SANTA CASA 2018: 1ª Dia - Questão 17 e 18 Leia o texto de Marilena Chaui para responder às questões 17 e 18. Ignorar é não saber alguma c...
SANTA CASA 2018: 1ª Dia - Questão 17 e 18
Leia o texto de Marilena Chaui para responder às questões 17 e 18.
Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos. Em geral, o estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e as opiniões que possuímos para viver e agir no mundo se conservam como eficazes e úteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas, nenhum motivo para desconfiar delas e, consequentemente, achamos que sabemos tudo o que há para saber.
A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.
Outras vezes, estamos confiantes e seguros e, de repente, vemos ou ouvimos alguma coisa que nos enche de espanto e de admiração, não sabemos o que pensar ou o que fazer com a novidade que vimos ou ouvimos porque as crenças, opiniões e ideias que possuímos não dão conta do novo. O espanto e a admiração, assim como antes a dúvida e a perplexidade, nos fazem querer saber o que não sabíamos, nos fazem querer sair do estado de insegurança ou de encantamento, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.
Quando isso acontece, estamos na disposição de espírito chamada busca da verdade.
a) De acordo com o texto, em que se assemelham e em que se diferenciam os termos “ignorância” e “incerteza”?
b) Segundo o texto, como o surgimento de uma “novidade” pode produzir um movimento intelectual?
Questão 18 - Santa Casa 2018
a) “Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.”
Reescreva o trecho, selecionando uma conjunção adequada, de modo que, no período resultante, a última oração expresse uma consequência. Faça ajustes, se necessário.
b) “O espanto e a admiração nos fazem querer saber o que não sabemos e criam o desejo de superar a incerteza.”
Reescreva o trecho, selecionando uma conjunção adequada, de modo que, no período resultante, a oração centrada no verbo “criar” expresse uma finalidade. Faça ajustes, se necessário.
Questão anterior:
- Questão 16 - Um resistor de resistência variável AB é constituído por um fio de ferro de resistividade 1,2 × 10⁻⁷ Ω · m e secção transversal de área constante e igual a 0,75 mm².
Resposta Questão 17 - Santa Casa 2018
a) “Ignorância” e “incerteza” se assemelham quanto à dificuldade de se chegar à verdade; já que aquela não coloca em dúvida crenças e opiniões e esta desencadeia um processo de insegurança relativo aos saberes instituídos. Quanto à diferença entre os dois termos, a ignorância pode ser definida como a alienação do indivíduo sobre o mundo e sobre; já a incerteza pressupõe um permanente questionamento na busca da verdade. Assim, a incerteza instaura uma abertura para novas visões de mundo, o que coincide justamente com a perspectiva da filosofia.
b) A “novidade” desestabiliza crenças arraigadas e tidas como dogmas, também instaura a dúvida e o consequente desejo de um novo e mais abrangente conhecimento. Assim, nessa busca pela verdade, surge “um movimento intelectual”.
Resposta Questão 18 - Santa Casa 2018
a) Temos dúvidas, ficamos tão cheios de perplexidade que somos tomados pela insegurança.
b) O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, a fim de criarmos o desejo de superar a incerteza.
Ou: O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, para que criemos o desejo de superar a incerteza.
Ou: O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, para criar o desejo de superar a incerteza.
Próxima questão:
- Questão 19 e 20 - Leia o trecho inicial do conto “Tempo da camisolinha”, de Mário de Andrade, para responder às questões.
Leia o texto de Marilena Chaui para responder às questões 17 e 18.
Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos. Em geral, o estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e as opiniões que possuímos para viver e agir no mundo se conservam como eficazes e úteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas, nenhum motivo para desconfiar delas e, consequentemente, achamos que sabemos tudo o que há para saber.
A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.
Outras vezes, estamos confiantes e seguros e, de repente, vemos ou ouvimos alguma coisa que nos enche de espanto e de admiração, não sabemos o que pensar ou o que fazer com a novidade que vimos ou ouvimos porque as crenças, opiniões e ideias que possuímos não dão conta do novo. O espanto e a admiração, assim como antes a dúvida e a perplexidade, nos fazem querer saber o que não sabíamos, nos fazem querer sair do estado de insegurança ou de encantamento, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.
Quando isso acontece, estamos na disposição de espírito chamada busca da verdade.
(Convite à Filosofia, 2004. Adaptado.)
Questão 17 - Santa Casa 2018a) De acordo com o texto, em que se assemelham e em que se diferenciam os termos “ignorância” e “incerteza”?
b) Segundo o texto, como o surgimento de uma “novidade” pode produzir um movimento intelectual?
Questão 18 - Santa Casa 2018
a) “Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.”
Reescreva o trecho, selecionando uma conjunção adequada, de modo que, no período resultante, a última oração expresse uma consequência. Faça ajustes, se necessário.
b) “O espanto e a admiração nos fazem querer saber o que não sabemos e criam o desejo de superar a incerteza.”
Reescreva o trecho, selecionando uma conjunção adequada, de modo que, no período resultante, a oração centrada no verbo “criar” expresse uma finalidade. Faça ajustes, se necessário.
- Questão 16 - Um resistor de resistência variável AB é constituído por um fio de ferro de resistividade 1,2 × 10⁻⁷ Ω · m e secção transversal de área constante e igual a 0,75 mm².
Resposta Questão 17 - Santa Casa 2018
a) “Ignorância” e “incerteza” se assemelham quanto à dificuldade de se chegar à verdade; já que aquela não coloca em dúvida crenças e opiniões e esta desencadeia um processo de insegurança relativo aos saberes instituídos. Quanto à diferença entre os dois termos, a ignorância pode ser definida como a alienação do indivíduo sobre o mundo e sobre; já a incerteza pressupõe um permanente questionamento na busca da verdade. Assim, a incerteza instaura uma abertura para novas visões de mundo, o que coincide justamente com a perspectiva da filosofia.
b) A “novidade” desestabiliza crenças arraigadas e tidas como dogmas, também instaura a dúvida e o consequente desejo de um novo e mais abrangente conhecimento. Assim, nessa busca pela verdade, surge “um movimento intelectual”.
a) Temos dúvidas, ficamos tão cheios de perplexidade que somos tomados pela insegurança.
b) O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, a fim de criarmos o desejo de superar a incerteza.
Ou: O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, para que criemos o desejo de superar a incerteza.
Ou: O espanto e a admiração nos fazem saber o que não sabemos, para criar o desejo de superar a incerteza.
Próxima questão:
- Questão 19 e 20 - Leia o trecho inicial do conto “Tempo da camisolinha”, de Mário de Andrade, para responder às questões.
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