UEL 2018: Leia o texto a seguir. Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desen...
UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana. A produção dos meios imediatos de vida, materiais e, por conseguinte, a correspondente fase de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma época é a base a partir da qual tem se desenvolvido as instituições políticas, as concepções jurídicas, as idéias artísticas. A descoberta da mais-valia clareou estes problemas.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção materialista da história, assinale a alternativa correta.
a) Existem leis gerais e invariáveis na história, que fazem a vida social retornar continuamente ao ponto de partida, isto é, a uma forma idêntica de exploração do homem sobre o homem.
b) A mais-valia, ou seja, uma maneira mais eficaz de os proprietários lucrarem por meio da venda dos produtos acima de seus preços, é uma manifestação típica da sociedade capitalista e do mundo moderno.
c) O darwinismo social é a base da concepção materialista da história na medida em que esta teoria demonstra cientificamente que somente os mais aptos podem sobreviver e dominar, sendo os capitalistas um exemplo.
d) A partir de intercâmbios na infraestrutura da vida social, desenvolve-se um conjunto de relações que passam a integrar o campo da superestrutura, com uma interdependência necessária entre elas.
e) A sociedade burguesa, por intensificar a exploração dos homens através do trabalho assalariado, constitui-se em forma de organização social menos desenvolvida que as anteriores.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir.
Conteúdo programático:
O conhecimento em Ciências Sociais: introdução ao estudo da sociedade – Teoria e Método.
Resolução:
a) Incorreta. Para a concepção materialista da história não existem leis gerais e invariáveis, mas somente tendências no interior da história que, portanto, podem ou não confirmar-se na medida em que as relações sociais se desenvolvem dentro de modos de produção determinados. Na concepção materialista da história, cada momento de síntese atingido no plano da história prepara para manifestações cada vez mais complexas da vida social, sendo, desse modo, impossível o movimento cíclico, ainda que, no plano da aparência, os indivíduos possam acreditar que o cotidiano seja sempre o mesmo.
b) Incorreta. A mais-valia não é a venda de uma mercadoria acima de seu valor. Conceito básico da teoria marxiana para explicar a exploração na sociedade capitalista, a mais-valia, seja ela absoluta ou relativa, resulta de tempo de trabalho socialmente necessário e não pago. Em outras palavras, em uma jornada de trabalho de oito horas, por exemplo, metade do tempo trabalhado seria o necessário para repor os custos de produção (força de trabalho mais matérias-primas e forças produtivas, por exemplo) e o restante seria o excedente obtido pelo capitalista, mas não pago aos assalariados. Soma-se a isto que a mais-valia não existe apenas na sociedade capitalista, é uma expressão recorrente nas sociedades estruturadas em classes. O que ocorre no capitalismo é que a mais-valia torna-se uma expressão básica das relações sociais de produção.
c) Incorreta. Ainda que Marx e Engels demonstrassem respeito pela teoria de Darwin, eles são críticos tanto da reflexão sobre a evolução das espécies assim como das teorias de Malthus sobre o crescimento populacional. Para Marx e Engels, ambas as teorias, cada uma a seu modo, traduzem no campo do pensamento matizes do pensamento liberal para explicar a vida social. Para a concepção materialista da história, a explicação não está na sobrevivência dos mais áptos e sim nas relações sociais de produção que se estabelecem com o desenvolvimento da história humana.
d) Correta. A infraestrutura econômica da sociedade, isto é, aquela na qual se processam as relações do homem com suas condições de existência, mediadas pela categoria trabalho, é a base a partir da qual se elevam outras manifestações da vida social, tais como o direito, a religião, as ideologias, entre outras, formando aquilo que Marx e Engels denominam supraestrutura. Como trabalham com a concepção de totalidade do social, infraestrutura e supraestrutura, para o pensamento de Marx e Engels, encontramse íntima e indissoluvelmente ligadas, sem que uma seja o efeito mecânico da outra.
e) Incorreta. Marx e Engels consideram em sua concepção materialista da história que, por mais aviltantes que sejam as relações de exploração estabelecidas no modo de produção capitalista, este tipo de sociedade é muito mais complexa e avançada que as formas anteriores. Um exemplo é a afirmação que desenvolvem de que a sociedade capitalista rasgou todos os véus que acobertavam a exploração e colocou pela primeira vez na história, com maior clareza, o que pode realizar o pensamento e a ação humanas. Para ambos, a sociedade burguesa, inclusive, por pautar-se em forças produtivas muito mais avançadas do que as formas de sociabilidade anteriores, é a primeira a criar as condições futuras para a existência de uma sociedade em bases verdadeiramente comunais, ou o modo de produção comunista.
Resposta:
d) A partir de intercâmbios na infraestrutura da vida social, desenvolve-se um conjunto de relações que passam a integrar o campo da superestrutura, com uma interdependência necessária entre elas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana. A produção dos meios imediatos de vida, materiais e, por conseguinte, a correspondente fase de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma época é a base a partir da qual tem se desenvolvido as instituições políticas, as concepções jurídicas, as idéias artísticas. A descoberta da mais-valia clareou estes problemas.
(Adaptado de: ENGELS, F. Discurso diante do túmulo de Marx. 1883.
Disponível em: <http://www.marxists.org/espanol/m-e/1880s/83-
tumba.htm>. Acesso em: 11 set. 2017.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção materialista da história, assinale a alternativa correta.
a) Existem leis gerais e invariáveis na história, que fazem a vida social retornar continuamente ao ponto de partida, isto é, a uma forma idêntica de exploração do homem sobre o homem.
b) A mais-valia, ou seja, uma maneira mais eficaz de os proprietários lucrarem por meio da venda dos produtos acima de seus preços, é uma manifestação típica da sociedade capitalista e do mundo moderno.
c) O darwinismo social é a base da concepção materialista da história na medida em que esta teoria demonstra cientificamente que somente os mais aptos podem sobreviver e dominar, sendo os capitalistas um exemplo.
d) A partir de intercâmbios na infraestrutura da vida social, desenvolve-se um conjunto de relações que passam a integrar o campo da superestrutura, com uma interdependência necessária entre elas.
e) A sociedade burguesa, por intensificar a exploração dos homens através do trabalho assalariado, constitui-se em forma de organização social menos desenvolvida que as anteriores.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir.
Conteúdo programático:
O conhecimento em Ciências Sociais: introdução ao estudo da sociedade – Teoria e Método.
Resolução:
a) Incorreta. Para a concepção materialista da história não existem leis gerais e invariáveis, mas somente tendências no interior da história que, portanto, podem ou não confirmar-se na medida em que as relações sociais se desenvolvem dentro de modos de produção determinados. Na concepção materialista da história, cada momento de síntese atingido no plano da história prepara para manifestações cada vez mais complexas da vida social, sendo, desse modo, impossível o movimento cíclico, ainda que, no plano da aparência, os indivíduos possam acreditar que o cotidiano seja sempre o mesmo.
b) Incorreta. A mais-valia não é a venda de uma mercadoria acima de seu valor. Conceito básico da teoria marxiana para explicar a exploração na sociedade capitalista, a mais-valia, seja ela absoluta ou relativa, resulta de tempo de trabalho socialmente necessário e não pago. Em outras palavras, em uma jornada de trabalho de oito horas, por exemplo, metade do tempo trabalhado seria o necessário para repor os custos de produção (força de trabalho mais matérias-primas e forças produtivas, por exemplo) e o restante seria o excedente obtido pelo capitalista, mas não pago aos assalariados. Soma-se a isto que a mais-valia não existe apenas na sociedade capitalista, é uma expressão recorrente nas sociedades estruturadas em classes. O que ocorre no capitalismo é que a mais-valia torna-se uma expressão básica das relações sociais de produção.
c) Incorreta. Ainda que Marx e Engels demonstrassem respeito pela teoria de Darwin, eles são críticos tanto da reflexão sobre a evolução das espécies assim como das teorias de Malthus sobre o crescimento populacional. Para Marx e Engels, ambas as teorias, cada uma a seu modo, traduzem no campo do pensamento matizes do pensamento liberal para explicar a vida social. Para a concepção materialista da história, a explicação não está na sobrevivência dos mais áptos e sim nas relações sociais de produção que se estabelecem com o desenvolvimento da história humana.
d) Correta. A infraestrutura econômica da sociedade, isto é, aquela na qual se processam as relações do homem com suas condições de existência, mediadas pela categoria trabalho, é a base a partir da qual se elevam outras manifestações da vida social, tais como o direito, a religião, as ideologias, entre outras, formando aquilo que Marx e Engels denominam supraestrutura. Como trabalham com a concepção de totalidade do social, infraestrutura e supraestrutura, para o pensamento de Marx e Engels, encontramse íntima e indissoluvelmente ligadas, sem que uma seja o efeito mecânico da outra.
e) Incorreta. Marx e Engels consideram em sua concepção materialista da história que, por mais aviltantes que sejam as relações de exploração estabelecidas no modo de produção capitalista, este tipo de sociedade é muito mais complexa e avançada que as formas anteriores. Um exemplo é a afirmação que desenvolvem de que a sociedade capitalista rasgou todos os véus que acobertavam a exploração e colocou pela primeira vez na história, com maior clareza, o que pode realizar o pensamento e a ação humanas. Para ambos, a sociedade burguesa, inclusive, por pautar-se em forças produtivas muito mais avançadas do que as formas de sociabilidade anteriores, é a primeira a criar as condições futuras para a existência de uma sociedade em bases verdadeiramente comunais, ou o modo de produção comunista.
Resposta:
d) A partir de intercâmbios na infraestrutura da vida social, desenvolve-se um conjunto de relações que passam a integrar o campo da superestrutura, com uma interdependência necessária entre elas.
Próxima questão:
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