UEL 2018: Observe a imagem e leia os textos a seguir. Quaisquer que sejam os conteúdos das imagens devemos considerá-las sempre como fo...
UEL 2018: Observe a imagem e leia os textos a seguir.
Quaisquer que sejam os conteúdos das imagens devemos considerá-las sempre como fontes históricas de abrangência multidisciplinar. As fotografias são pistas para tentarmos desvendar o passado. Elas nos mostram um fragmento selecionado da aparência das coisas, das pessoas e dos fatos, tal como foram (estética e ideologicamente) congelados num dado momento de sua existência / ocorrência.
Até meados da década de 1970, o café era o principal produto da economia paranaense, que correspondia à metade da produção nacional e à terça parte da produção mundial. O processo de modernização da agricultura no Paraná ocorreu entre fins da década de 1960 e início dos anos de 1970. [...] Esse processo alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, desemprego no campo e êxodo rural. Contribuíram ainda para a queda da produção as pragas e alterações climáticas, como a ferrugem e as geadas, sendo a geada negra de 1975 um marco importante nesse processo.
Com base na imagem, nos textos e nos conhecimentos sobre fotografia, modernização do campo e êxodo rural, considere as afirmativas a seguir.
I. O interesse pelos processos que envolvem a manufatura foi a base para o aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do século XX, sobretudo, no Estado do Paraná, culminando no processo de modernização do campo com o qual foi possível resistir a grandes intempéries.
II. O sentido da imagem fotográfica documental, do ponto de vista da interpretação estética, é fixo e, quando ele é atribuído pela história oficial, esta imagem se torna um testemunho cuja realidade fica expressa.
III. O desemprego no campo, o êxodo rural e os problemas sociais influenciaram também a ampliação de zonas periféricas nas cidades, representando um desafio para o poder público na constituição de suas políticas.
IV. O potencial da imagem fotográfica poderá ser alcançado na medida em que ela for contextualizada na trama histórica e em seus múltiplos desdobramentos que a circunscreveram no tempo e no espaço, no ato do registro.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Conteúdo programático:
fotografia, modernização do campo, êxodo rural.
Resolução:
I. Incorreta. Não foi o interesse pelos processos que envolvem a manufatura o responsável pelo aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do século XX, e sim o interesse pelo processo de modernização do campo. Desde os anos de 1950, era possível notar um processo de modernização da agricultura que estava, no entanto, dependente da importação de produtos, máquinas e insumos agrícolas do exterior. O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e na existência de conflitos localizados pela posse da terra. A modernização agrícola no Estado do Paraná foi acompanhada de mudanças que, historicamente, ocorrem na instalação da base técnica no campo, como problemas sociais, dentre eles, o êxodo rural, a concentração fundiária a partir dos anos de 1970 e o desemprego no campo.
II. Incorreta. O sentido da imagem fotográfica documental não é fixo, ele está atrelado ao contexto no qual foi produzida, nas intenções daquele que a registrou e também naquele que vê (o espectador). Mesmo o sentido que é dado pela história oficial é questionável, pois os sentidos são múltiplos e, muitas vezes, estão implícitas nessas atribuições de sentidos escolhas e tendências.
III. Correta. A necessidade de deslocamento das áreas rurais para as áreas urbanas de modo não programado, e sim pela necessidade imediata, apresenta como possibilidade de moradia os lugares nas áreas periféricas das cidades, sem as condições adequadas de infra-estrutura. Essa migração de muitos modos apresentou-se e, ainda hoje, se apresenta como sendo um desafio para os poderes públicos pensarem e constituírem suas políticas sociais em vários âmbitos (econômicos, habitacionais, culturais etc.).
IV. Correta: Conhecer a historicidade da imagem, o contexto onde foi produzida, enriquece e se faz importante para uma leitura e compreensão das intenções e das demandas no momento em que a imagem foi feita. Dessa maneira, a linguagem visual se faz importante para a compreensão, entretanto, só a decodificação da imagem por meio da leitura dos códigos visuais que a constituem não basta para que tenhamos uma compreensão dela.
Resposta:
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Leia os textos e observe as figuras a seguir.
Quaisquer que sejam os conteúdos das imagens devemos considerá-las sempre como fontes históricas de abrangência multidisciplinar. As fotografias são pistas para tentarmos desvendar o passado. Elas nos mostram um fragmento selecionado da aparência das coisas, das pessoas e dos fatos, tal como foram (estética e ideologicamente) congelados num dado momento de sua existência / ocorrência.
(Adaptado de KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica.
São Paulo: Ateliê editorial, 2010. p. 21.)
Até meados da década de 1970, o café era o principal produto da economia paranaense, que correspondia à metade da produção nacional e à terça parte da produção mundial. O processo de modernização da agricultura no Paraná ocorreu entre fins da década de 1960 e início dos anos de 1970. [...] Esse processo alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, desemprego no campo e êxodo rural. Contribuíram ainda para a queda da produção as pragas e alterações climáticas, como a ferrugem e as geadas, sendo a geada negra de 1975 um marco importante nesse processo.
(Adaptado de PRIORI, A., et al. História do Paraná: séculos XIX e XX
[online]. Maringá: Eduem, 2012. A modernização do campo e o êxodo
rural. p. 115-127.)
Com base na imagem, nos textos e nos conhecimentos sobre fotografia, modernização do campo e êxodo rural, considere as afirmativas a seguir.
I. O interesse pelos processos que envolvem a manufatura foi a base para o aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do século XX, sobretudo, no Estado do Paraná, culminando no processo de modernização do campo com o qual foi possível resistir a grandes intempéries.
II. O sentido da imagem fotográfica documental, do ponto de vista da interpretação estética, é fixo e, quando ele é atribuído pela história oficial, esta imagem se torna um testemunho cuja realidade fica expressa.
III. O desemprego no campo, o êxodo rural e os problemas sociais influenciaram também a ampliação de zonas periféricas nas cidades, representando um desafio para o poder público na constituição de suas políticas.
IV. O potencial da imagem fotográfica poderá ser alcançado na medida em que ela for contextualizada na trama histórica e em seus múltiplos desdobramentos que a circunscreveram no tempo e no espaço, no ato do registro.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Conteúdo programático:
fotografia, modernização do campo, êxodo rural.
Resolução:
I. Incorreta. Não foi o interesse pelos processos que envolvem a manufatura o responsável pelo aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do século XX, e sim o interesse pelo processo de modernização do campo. Desde os anos de 1950, era possível notar um processo de modernização da agricultura que estava, no entanto, dependente da importação de produtos, máquinas e insumos agrícolas do exterior. O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e na existência de conflitos localizados pela posse da terra. A modernização agrícola no Estado do Paraná foi acompanhada de mudanças que, historicamente, ocorrem na instalação da base técnica no campo, como problemas sociais, dentre eles, o êxodo rural, a concentração fundiária a partir dos anos de 1970 e o desemprego no campo.
II. Incorreta. O sentido da imagem fotográfica documental não é fixo, ele está atrelado ao contexto no qual foi produzida, nas intenções daquele que a registrou e também naquele que vê (o espectador). Mesmo o sentido que é dado pela história oficial é questionável, pois os sentidos são múltiplos e, muitas vezes, estão implícitas nessas atribuições de sentidos escolhas e tendências.
III. Correta. A necessidade de deslocamento das áreas rurais para as áreas urbanas de modo não programado, e sim pela necessidade imediata, apresenta como possibilidade de moradia os lugares nas áreas periféricas das cidades, sem as condições adequadas de infra-estrutura. Essa migração de muitos modos apresentou-se e, ainda hoje, se apresenta como sendo um desafio para os poderes públicos pensarem e constituírem suas políticas sociais em vários âmbitos (econômicos, habitacionais, culturais etc.).
IV. Correta: Conhecer a historicidade da imagem, o contexto onde foi produzida, enriquece e se faz importante para uma leitura e compreensão das intenções e das demandas no momento em que a imagem foi feita. Dessa maneira, a linguagem visual se faz importante para a compreensão, entretanto, só a decodificação da imagem por meio da leitura dos códigos visuais que a constituem não basta para que tenhamos uma compreensão dela.
Resposta:
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Leia os textos e observe as figuras a seguir.
Eu sou incapaz de deduzir que o sentido documental da fotografia não é fixo.
ResponderExcluir