FATEC 2018 - Questões Multidisciplinar. Vestibular 1º Semestre - Resolução* e Gabarito . Leia o texto: O ser humano é único em sua ...
FATEC 2018 - Questões Multidisciplinar.
Vestibular 1º Semestre - Resolução* e Gabarito.
Leia o texto:
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização.
<https://tinyurl.com/y968aj3g> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.
O texto cita a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, com a finalidade de
(A) desmentir a ideia de que a necessidade de aceitação dificulta as ações reativas dos indivíduos.
(B) expor a tese de que o ser humano tem necessidade de estímulos que o motivem à ação.
(C) reafirmar a universalidade humana, revelada no caráter comum de suas necessidades.
(D) contestar a ideia de que o trabalho deve ser desempenhado com motivação.
(E) defender a premissa de que todo ser humano prescinde de autoafirmação.
Na última quadrícula, o chefe menciona “habilidades de comunicação” (communication skills) com a intenção de
(A) mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade.
(B) exaltar a necessidade da comunicação como afirmação da individualidade.
(C) criticar a timidez de Dilbert que, segundo o chefe, não é uma pessoa comunicativa.
(D) promover melhorias das relações com os empregados, por meio da comunicabilidade.
(E) incentivar o pensamento e a discussão por meio do questionamento e da comunicação.
Resposta.
Leia o texto para responder às questões de números 03 e 04.
A desigualdade no mundo
Neste momento, o 1% mais rico da população mundial possui a mesma riqueza* que os outros 99% possuem conjuntamente. As oito pessoas mais ricas do mundo possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da população do planeta.
Após décadas de trabalho – e de notáveis avanços – no combate à pobreza, tivemos um aprendizado valioso: não é possível erradicar a pobreza no mundo sem reduzir drasticamente os níveis de desigualdade.
<https://tinyurl.com/y8bbbchy> Acesso em: 31.10.2017. Adaptado.
*Riqueza é a soma dos valores de bens materiais, como imóveis ou propriedades, e de bens financeiros, como aplicações ou ações.
Adote:
> Total da riqueza mundial: 250 trilhões de dólares;
> Total da riqueza concentrada pelas oito pessoas mais ricas do mundo: 428,4 bilhões de dólares;
> Total da população mundial: 7,2 bilhões de habitantes.
Questão 03
A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem parte do 1% mais rico da população mundial é, em milhões de dólares, aproximadamente igual a
(A) 1,567
(B) 1,623
(C) 1,736
(D) 1,892
(E) 1,904
Questão 04
A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem parte da metade mais pobre da população mundial é, em dólares, igual a
(A) 111
(B) 113
(C) 115
(D) 117
(E) 119
Respostas.
Recentemente têm sido observadas grandes transformações no panorama da educação e do mercado de trabalho, afetando principalmente os jovens. Considere os gráficos. (clique na imagem para ampliar).
(A) no período 1995–2006, houve aumento tanto da renda média dos adultos como da taxa de atividade dos jovens, o que resultou declínio na taxa de participação dos jovens que só trabalham, além de redução da proporção dos que são economicamente ativos e estudam simultaneamente.
(B) no período 2002–2003, a renda média dos adultos ficou estagnada e a taxa de atividade dos jovens aumentou, o que resultou declínio da taxa dos jovens que não estudam nem trabalham e aumento do número de jovens que só trabalham.
(C) no período 2009–2012, houve aumento da renda média dos adultos e diminuição da taxa de atividade dos jovens, o que resultou declínio da taxa de participação dos jovens na População Economicamente Ativa, além do aumento da participação dos jovens que só estudam.
(D) no período 1992–1995, a renda média dos adultos aumentou e a taxa de atividade dos jovens diminuiu, o que resultou aumento dos jovens que não estudam nem trabalham, bem como redução tanto dos jovens que estudam e trabalham, quanto dos que só estudam.
(E) no período 1995–1998, a renda média dos adultos diminuiu e a taxa de atividade dos jovens aumentou, o que resultou elevação da proporção tanto dos jovens que não estudam nem trabalham, quanto dos jovens que só trabalham.
Resposta.
Nos últimos anos, a leitura biométrica – criação e identificação de códigos com base em padrões individuais como, por exemplo, as impressões digitais – tem atraído o interesse de empresas que buscam, por meio dessa tecnologia, realizar o controle de entrada e saída de funcionários.
As impressões digitais são desenhos que se formam quando as papilas, presentes nas pontas dos dedos, tocam uma superfície lisa. Nesse contato, ocorre depósito de vestígios papilares visíveis ou ocultos. Os vestígios visíveis podem ser observados se a mão que os contém estiver suja de tinta ou de sangue. Já os ocultos resultam dos vestígios de suor que os dedos deixam em um determinado local.
Há vários reagentes que podem ser usados para tornar visíveis vestígios papilares ocultos. Uma substância bastante utilizada nesse caso é a ninidrina, que reage com um dos componentes do suor formando um produto colorido.
<http://tinyurl.com/y99dvkto> Acesso em: 13.11.2017. Adaptado.
A equação química simplificada que representa a reação que ocorre entre a ninidrina e uma das moléculas presentes no suor (apresentada na equação como composto X) é
O composto X que reage com a ninidrina apresenta as funções orgânicas
(A) amida e álcool.
(B) amina e cetona.
(C) amina e aldeído.
(D) amida e ácido carboxílico.
(E) amina e ácido carboxílico.
Resposta.
Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos.
Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu
(A) no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial acelerou o processo de urbanização, favorecendo a formação de mercados produtores e consumidores na Europa e nos Estados Unidos.
(B) no século XVII, quando a ascensão do pensamento Iluminista popularizou o acesso aos livros, provocando o desenvolvimento da razão e do pensamento crítico das classes populares.
(C) na Idade Moderna, quando, ao retirar Deus do centro das preocupações humanas, o Humanismo provocou a valorização do individualismo, enfraquecendo os laços comunitários.
(D) na Grécia antiga, quando o crescimento da população e o surgimento da filosofia forçaram a reformulação da legislação e a extensão dos direitos civis para todas as classes sociais.
(E) no final da Idade Média, quando as alterações climáticas provocaram a queda da produção agrícola, o êxodo rural e o surgimento da classe operária.
A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os Isoptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.
A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo
(A) intraespecífica desarmônica.
(B) intraespecífica harmônica.
(C) interespecífica neutra.
(D) interespecífica harmônica.
(E) interespecífica desarmônica.
A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo
(A) intraespecífica desarmônica.
(B) intraespecífica harmônica.
(C) interespecífica neutra.
(D) interespecífica harmônica.
(E) interespecífica desarmônica.
No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi levantado que milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo (ônibus municipal, metrô e trem) para deslocamento ao trabalho. No ano de 2014, esse tipo de transporte foi responsável pelo consumo de aproximadamente 3,3 Gtep contra 10,3 Gtep do transporte individual (automóveis e motos).
Fonte dos dados: http://files.antp.org.br/2016/9/3/sistemasinformacao-mobilidade--comparativo-2003_2014.pdf. Acesso em: 10.11.2017.
É correto afirmar que a diferença entre a energia consumida pelo transporte coletivo e o transporte individual, em 2014, em GWh, foi, aproximadamente, de
(A) 8,4x10³
(B) 8,4x10⁵
(C) 8,4x10⁷
(D) 8,4x10⁹
(E) 8,4x10¹¹
Fonte dos dados: http://files.antp.org.br/2016/9/3/sistemasinformacao-mobilidade--comparativo-2003_2014.pdf. Acesso em: 10.11.2017.
É correto afirmar que a diferença entre a energia consumida pelo transporte coletivo e o transporte individual, em 2014, em GWh, foi, aproximadamente, de
(A) 8,4x10³
(B) 8,4x10⁵
(C) 8,4x10⁷
(D) 8,4x10⁹
(E) 8,4x10¹¹
*resolução Objetivo
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