Texto para as questões de 07 a 09 3 de Maio Aprendi com meu filho de dez anos Que a poesia é descoberta Das coisas que eu nunca vi ...
Texto para as questões de 07 a 09
3 de Maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é descoberta
Das coisas que eu nunca vi
Assinale a alternativa correta.
a) O poema é uma radical defesa da oralidade literária, pois o verso Das coisas que eu nunca vi (v.3) é entendido pelo leitor como “Das coisas que eu nunca li”.
b) A referência à infância no primeiro verso e o próprio título do poema afastam qualquer possibilidade de metalinguagem.
c) A crítica elitista contra modos de pensamento inovadores assume em “3 de Maio” uma acentuada expressão.
d) A ausência de complexidade formal do poema impede-o de ser considerado um exemplar típico da primeira fase modernista.
e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.
Resolução:
Nesses versos, o eu lírico afirma que a poesia deve captar a realidade inovadoramente, deixando de lado a visão usual e monótona que se tem do mundo. O poeta deve ter a mesma percepção do filho de dez anos que se encanta com o que vê.
Resposta.
e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.
Questão nº 08
Assinale a alternativa correta sobre a vida e a obra do poeta Oswald de Andrade (1890-1954).
a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua extensa obra literária.
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.
c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato.
d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e Vidas Secas.
e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas.
Resolução:
A paródia é recorrente na poesia de Oswald de Andrade que imitou jocosamente não só os textos informativos sobre a realidade brasileira, escritos no século XVI pelos cronistas europeus , como também parodiou a célebre Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, ao compor Canto do Regresso à Pátria.
Resposta:
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.
Questão nº 09
Segundo Alfredo Bosi, no seu livro História concisa da literatura: “Paralelamente às obras e nascendo com o desejo de explicá-las e justificá-las, os modernistas fundavam revistas e lançavam manifestos que iam delimitando os subgrupos, de início apenas estéticos, mas logo portadores de matizes ideológicos mais ou menos precisos”. A partir dessas considerações, assinale a alternativa correta.
I. A prática da escrita de manifestos se conecta exclusivamente aos movimentos de vanguarda latino-americanos, pois as vanguardas europeias preferiram, no lugar do manifesto, o uso de longos tratados estéticos.
II. Klaxon, publicada no ano de 1922 em São Paulo, e Estética, lançada em 1924 no Rio de Janeiro, foram duas revistas que contribuíram para o debate modernista ao longo da década de 1920.
III. Os “Manifesto da poesia Pau-Brasil” e “Manifesto antropófago” contêm importantes diretrizes do grupo modernista formado ao redor da ação cultural de Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
a) Estão corretas as afirmativas I e II.
b) Estão corretas as afirmativas I e III.
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.
Questão anterior:
- Texto para as questões de 01 a 06
Resolução:
A informação I está incorreta , porque a vanguarda europeia e os modernistas da América do Sul divulgaram as teorias artísticas inovadoras em manifestos, esses autores não compuseram longos tratados estéticos. As afirmações I e II são pertinentes, embora a II tivesse exigido que o vestibulando decorasse o nome e a data das revistas divulgadoras do Modernismo brasileiro.
Resposta:
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
Próxima questão:
- Texto para as questões 10 e 11
3 de Maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é descoberta
Das coisas que eu nunca vi
Oswald de Andrade
Questão nº 07Assinale a alternativa correta.
a) O poema é uma radical defesa da oralidade literária, pois o verso Das coisas que eu nunca vi (v.3) é entendido pelo leitor como “Das coisas que eu nunca li”.
b) A referência à infância no primeiro verso e o próprio título do poema afastam qualquer possibilidade de metalinguagem.
c) A crítica elitista contra modos de pensamento inovadores assume em “3 de Maio” uma acentuada expressão.
d) A ausência de complexidade formal do poema impede-o de ser considerado um exemplar típico da primeira fase modernista.
e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.
Resolução:
Nesses versos, o eu lírico afirma que a poesia deve captar a realidade inovadoramente, deixando de lado a visão usual e monótona que se tem do mundo. O poeta deve ter a mesma percepção do filho de dez anos que se encanta com o que vê.
Resposta.
e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.
Assinale a alternativa correta sobre a vida e a obra do poeta Oswald de Andrade (1890-1954).
a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua extensa obra literária.
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.
c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato.
d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e Vidas Secas.
e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas.
Resolução:
A paródia é recorrente na poesia de Oswald de Andrade que imitou jocosamente não só os textos informativos sobre a realidade brasileira, escritos no século XVI pelos cronistas europeus , como também parodiou a célebre Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, ao compor Canto do Regresso à Pátria.
Resposta:
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.
Questão nº 09
Segundo Alfredo Bosi, no seu livro História concisa da literatura: “Paralelamente às obras e nascendo com o desejo de explicá-las e justificá-las, os modernistas fundavam revistas e lançavam manifestos que iam delimitando os subgrupos, de início apenas estéticos, mas logo portadores de matizes ideológicos mais ou menos precisos”. A partir dessas considerações, assinale a alternativa correta.
I. A prática da escrita de manifestos se conecta exclusivamente aos movimentos de vanguarda latino-americanos, pois as vanguardas europeias preferiram, no lugar do manifesto, o uso de longos tratados estéticos.
II. Klaxon, publicada no ano de 1922 em São Paulo, e Estética, lançada em 1924 no Rio de Janeiro, foram duas revistas que contribuíram para o debate modernista ao longo da década de 1920.
III. Os “Manifesto da poesia Pau-Brasil” e “Manifesto antropófago” contêm importantes diretrizes do grupo modernista formado ao redor da ação cultural de Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
a) Estão corretas as afirmativas I e II.
b) Estão corretas as afirmativas I e III.
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.
Questão anterior:
- Texto para as questões de 01 a 06
Resolução:
A informação I está incorreta , porque a vanguarda europeia e os modernistas da América do Sul divulgaram as teorias artísticas inovadoras em manifestos, esses autores não compuseram longos tratados estéticos. As afirmações I e II são pertinentes, embora a II tivesse exigido que o vestibulando decorasse o nome e a data das revistas divulgadoras do Modernismo brasileiro.
Resposta:
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
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- Texto para as questões 10 e 11
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