Questões de Física IFMT 2018 com Gabarito FÍSICA 2018 QUESTÃO 21 IFMT 2018: A velocidade escalar média é a razão entre o espaço pe...
Questões de Física IFMT 2018 com Gabarito
FÍSICA 2018
IFMT 2018: A velocidade escalar média é a razão entre o espaço percorrido por um móvel pelo intervalo de tempo durante o qual o deslocamento ocorre. Ao contrário da velocidade vetorial média, que contabiliza apenas a distância em linha reta entre o ponto de partida e o ponto de chegada, a velocidade escalar média considera o espaço total percorrido. Com base nestas informações, a velocidade escalar média de um automóvel que percorre a primeira metade de uma rodovia com velocidade de 40 km/h e a segunda metade da rodovia com velocidade de 60 km/h é de:
a) 48 km/h
b) 50 km/h
c) 40 km/h
d) 100 km/h
e) 60 km/h
Resposta.
IFMT 2018: O nosso cotidiano é repleto de fenômenos físicos que nos auxiliam nas mais diversas atividades. Dentre eles, destacam-se as ondas, que surgem quando um sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio e a perturbação se propaga de uma região para outra do sistema transportando apenas energia. Quando uma onda que se propaga muda de meio ou encontra um obstáculo, ela interage com o meio, o que gera alguns comportamentos específicos, chamados de fenômenos ondulatórios. Os fenômenos ondulatórios estão presentes nas ondulações em um lago, nos sons musicais que você pode ouvir, na transmissão dos jogos de futebol e até nas mensagens enviadas via redes sociais.
O fenômeno ondulatório melhor representado no esquema da figura acima é o da:
a) reflexão
b) dispersão
c) refração
d) difração
e) polarização
Resposta.
IFMT 2018: O termo “faquir” refere-se aos indianos islâmicos que praticam a mendicância e submetem-se a uma vida de privações, procurando, com isso, atingir a perfeição espiritual e o controle dos sentidos. Como parte de sua prática, os faquires executam feitos de resistência física ou de suposta magia, como, por exemplo, deitar sobre uma cama cravejada por pregos organizados, com as pontas afiadas voltadas para cima, e não se machucarem.
Assinale a alternativa que explica corretamente o fato dos faquires não se machucarem quando estão deitados sobre uma cama de pregos.
a) A pele calejada do faquir evita que a ponta do prego o perfure.
b) O intenso trabalho de meditação e controle mental do faquir faz com que ele resista à dor proveniente das perfurações, por um longo período de tempo.
c) Ao deitar-se sobre a cama de pregos, o faquir aumenta a área de contato do seu corpo e, consequentemente, o seu peso é distribuído e a pressão em cada prego se torna mínima, insuficiente para provocar qualquer lesão.
d) Alguns pregos da cama são maiores e, como a pressão é diretamente proporcional à área de contato, o peso do faquir é concentrado nessas regiões, fazendo com que as lesões sejam pontuais e imperceptíveis ao público.
e) As pontas robustas dos pregos aliadas à entrada estratégica do faquir na cama diminuem a pressão e impedem que o faquir se machuque.
Resposta.
IFMT 2018: Na associação de resistores da figura abaixo, o valor da potência dissipada pelo resistor R3 vale:
a) 480 W
b) 240 W
c) 720 W
d) 1440 W
e) 110 W
Resposta.
IFMT 2018: A estrutura cristalina existente nos condutores que são percorridos por corrente elétrica faz com que pelo menos uma parte da energia elétrica se converta em energia térmica. Isso acontece, basicamente, pelo choque das partículas portadoras de carga em movimento com os átomos constituintes do condutor. Todo dispositivo elétrico dissipa uma parte de sua energia elétrica na forma de calor. Esse fenômeno de conversão de energia elétrica em energia térmica é chamado de:
a) Efeito Corona.
b) Efeito Kirchhoff.
c) Efeito Fotoelétrico.
d) Efeito Joule.
e) Efeito Compton.
Resposta.
FÍSICA 2018/2
QUESTÃO 21
IFMT 2018-2: Em um experimento de Física, a professora desafiou os alunos a acenderem um palito de fósforo utilizando dois espelhos esféricos, A e B, e uma lâmpada. Ambos os espelhos eram côncavos e tinham distâncias focais FA = 30 cm e FB = 40 cm. Um esquema possível para que os alunos obtivessem sucesso nesse desafio seria:
I. colocando os espelhos um de frente para o outro, separados por uma distância d superior aos focos dos espelhos, com a lâmpada no foco do espelho A e o fósforo no foco do espelho B;
II. colocando os espelhos um de costas para o outro, separados por uma distância d superior aos focos dos espelhos, com a lâmpada no vértice do espelho A e o fósforo no foco do espelho B;
III. colocando os espelhos um de frente para o outro, separados por uma distância d superior aos focos dos espelhos, com a lâmpada no foco do espelho B e o fósforo no foco do espelho A;
IV. colocando o espelho A no foco do espelho B, com a lâmpada no vértice do espelho A e o fósforo no vértice do espelho B.
(A) Apenas os esquemas I e III seriam possíveis.
(B) Apenas os esquemas II e III seriam possíveis.
(C) Apenas os esquemas II e IV seriam possíveis.
(D) Apenas os esquemas III e IV seriam possíveis.
(E) N.D.A.
Resposta.
QUESTÃO 22
IFMT 2018-2: Uma criança brincava de bola em frente a sua casa, quando, de repente, um carro de som em alta velocidade veio na sua direção. A criança percebeu que, quando o carro se aproximava, o som estava mais agudo, e, quando se afastava, estava mais grave. Esse mesmo fenômeno também é observado em ondas eletromagnéticas, como a luz para analisar se as galáxias estão se aproximando ou se afastando da nossa galáxia (Via Láctea). Quando as galáxias estão se aproximando com uma velocidade relativamente alta, a frequência que chega até nós é diferente da frequência real emitida, tendo um desvio para o azul, e, quando se afasta, tem um desvio para o vermelho. Esse fenômeno é conhecido na Física como:
(A) Efeito Joule.
(B) Efeito Corona.
(C) Efeito Fotoelétrico.
(D) Efeito Compton.
(E) Efeito Doppler.
Resposta.
QUESTÃO 23
IFMT 2018-2: Alunos de um projeto de Física, certo dia, se depararam com um problema ao realizar um experimento de calorimetria. O professor estudava a troca de calor de alguns materiais em um calorímetro como o ilustrado na figura, quando, então, deixou a equipe de alunos responsável por coletar e inserir os dados do experimento em um programa para que este fizesse a leitura. A experiência consistia em um princípio básico de trocas de calor, em que uma massa de água sofrera uma variação de temperatura em um calorímetro após ser inserido neste uma placa de metal aquecida.
O calorímetro, considerado ideal neste experimento, estava com sua escala graduada em Fahrenheit, e os alunos fizeram uma leitura da temperatura inicial e final da água e obtiveram uma variação de 18 °F, mas o programa trabalhava com a variação em graus Celsius. Nessas condições, o valor da variação de temperatura a ser inserida no programa deve ser, em Celsius, de:
(A) 10°
(B) 15°
(C) 27°
(D) 35°
(E) 40°
Resposta.
QUESTÃO 24
IFMT 2018-2: Para trocar a lâmpada do refletor de um campo de futebol onde seria realizado um campeonato, na zona rural de uma cidade, o responsável pelo campeonato precisou saber a altura do poste em que se encontrava o refletor, a fim de comprar uma escada adequada para realizar tal tarefa. Após alguns segundos, pensando em como descobrir a altura do poste, seu filho que participava do segundo ano do ensino médio lhe deu uma ideia baseada nas aulas de Física a que assistia no colégio onde estudava.
O menino disse que seria possível encontrar a altura do poste medindo sua sombra e, ao mesmo tempo, a sombra e altura de uma haste com tamanho conhecido, fincada no chão. A sombra do poste media 2,5 m e a haste de 1 m de altura tinha uma sombra de 50 cm.
Considerando essas informações, a altura do poste é de:
(A) 3 m
(B) 4 m
(C) 5 m
(D) 6 m
(E) 7 m
Resposta.
QUESTÃO 25
IFMT 2018-2: Partindo de uma cidade A até uma cidade B e, logo após, até uma cidade C, um móvel faz seu percurso com velocidade média de 80 km/h. Sabendo que a distância entre as cidades A e B é a mesma entre as cidades B e C, e que entre as cidades B e C a velocidade média foi de 60 km/h, assinale a alternativa que corresponde à velocidade média do móvel entre as cidades A e B.
(A) 70 km/h
(B) 80 km/h
(C) 100 km/h
(D) 110 km/h
(E) 120 km/h
Resposta.
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