UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir. Teatro da Vertigem é um grupo que tem como importante eixo de pesquisa o espaço cên...
UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir.
Teatro da Vertigem é um grupo que tem como importante eixo de pesquisa o espaço cênico, como por exemplo, a peça teatral BR3, do início dos anos 2000. Ao utilizar um rio degradado como cenário e colocar a platéia dentro de barcos para acompanhar o espetáculo, que se dá em deslocamento, o diretor estabelece um outro modo de fruição no teatro. Ao contrário de um lugar fixo e determinado para o espectador, ele o coloca em movimento e, por vários ângulos, possibilita o seu contato também com a poluição da cidade.
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos sobre teatro, relação entre obra e contexto, vida e cotidiano na arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Dispondo os espectadores dentro de barcos e deslocando-os durante o espetáculo, o grupo redimensiona aspectos do teatro clássico, revigorando o que perdurou do teatro grego: a relação com a paisagem.
II. Em BR3, ao abolir o princípio da perspectiva por colocar o espectador em barcos, dentro do rio, sujeito ao deslocamento, a dramaturgia retoma um aspecto do teatro medieval, no qual não havia espectador privilegiado.
III. Ao longo do tempo, diversos tipos de espaço foram utilizados para apresentações cênicas, desde a arquitetura dos teatros gregos, romanos e o palco elisabetano, até praças, ruas, galpões e prédios desativados.
IV. Em BR3, o espaço é compreendido não somente como aquele no qual algo será representado, mas, também, como parte da dramaturgia das peças; assim, as memórias e os significados de cada lugar potencializam os sentidos do que é visto.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Conteúdo programático:
Teatro, relações entre: obra e contexto, arte contemporânea, vida e cotidiano.
Resolução:
I. Incorreta. As características que são ressaltadas como inerentes à dramaturgia de BR3 não redimensionam o teatro clássico, pois o mesmo pressupunha uma relação fixa entre palco e plateia, e não possibilitava esses múltiplos pontos de vista que podem ser vivenciados em BR3.
II. Correta. A dramaturgia construída pelo Teatro da vertigem em BR3, mesmo distante no tempo, guarda relações com aspectos do teatro medieval, no qual não havia ponto de vista privilegiado. Em BR3, não existe um palco fixo no qual tudo acontece, pelo contrário, as cenas vão se desenrolando no deslocamento dos barcos dentro do rio, o que acaba por criar uma situação na qual cada ocupante do barco em deslocamento vai tendo uma “visão” momentânea daquilo que está acontecendo e daquele ponto de vista em particular.
III. Correta. A alternativa somente salienta os múltiplos espaços nos quais o teatro foi se construindo ao longo do tempo, em diversas concepções arquitetônicas, espaciais e, consequentemente, conceituais.
IV. Correta. A dramaturgia proposta pelo Vertigem não considera o espaço simplesmente como a área na qual se encenará uma peça, mas sim como tudo aquilo que nele está contido. O Diretor Antônio Araújo, ao comentar sobre os lugares referências para a construção da peça, dimensiona o aspecto dos valores simbólicos do lugar: “A idéia é que as cenas de Brasília, dentro do percurso, sejam ligadas ao monumental e aos viadutos — o Cebolão, a ponte CPTM e o viaduto da Anhangüera. Brasilândia acontece debaixo das pontes -– Atílio Fontana e Ponte dos Remédios. Ao ar livre, nas margens, a gente vai ter Brasiléia. A outra idéia de ocupação espacial é de que tudo que for meio de transporte ou cena de passagem e de movimento seja feito em barcos em movimento -– um barco-ônibus, um barco-avião, por exemplo”.
Resposta:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Teatro da Vertigem é um grupo que tem como importante eixo de pesquisa o espaço cênico, como por exemplo, a peça teatral BR3, do início dos anos 2000. Ao utilizar um rio degradado como cenário e colocar a platéia dentro de barcos para acompanhar o espetáculo, que se dá em deslocamento, o diretor estabelece um outro modo de fruição no teatro. Ao contrário de um lugar fixo e determinado para o espectador, ele o coloca em movimento e, por vários ângulos, possibilita o seu contato também com a poluição da cidade.
(Adaptado de: FERNANDES, Sílvia. Cartografia de BR3 - Entrevista
com Antônio Araújo. São Paulo: Revista Sala Preta (09-10-2005) p.
169-173.)
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos sobre teatro, relação entre obra e contexto, vida e cotidiano na arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Dispondo os espectadores dentro de barcos e deslocando-os durante o espetáculo, o grupo redimensiona aspectos do teatro clássico, revigorando o que perdurou do teatro grego: a relação com a paisagem.
II. Em BR3, ao abolir o princípio da perspectiva por colocar o espectador em barcos, dentro do rio, sujeito ao deslocamento, a dramaturgia retoma um aspecto do teatro medieval, no qual não havia espectador privilegiado.
III. Ao longo do tempo, diversos tipos de espaço foram utilizados para apresentações cênicas, desde a arquitetura dos teatros gregos, romanos e o palco elisabetano, até praças, ruas, galpões e prédios desativados.
IV. Em BR3, o espaço é compreendido não somente como aquele no qual algo será representado, mas, também, como parte da dramaturgia das peças; assim, as memórias e os significados de cada lugar potencializam os sentidos do que é visto.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.
Conteúdo programático:
Teatro, relações entre: obra e contexto, arte contemporânea, vida e cotidiano.
Resolução:
I. Incorreta. As características que são ressaltadas como inerentes à dramaturgia de BR3 não redimensionam o teatro clássico, pois o mesmo pressupunha uma relação fixa entre palco e plateia, e não possibilitava esses múltiplos pontos de vista que podem ser vivenciados em BR3.
II. Correta. A dramaturgia construída pelo Teatro da vertigem em BR3, mesmo distante no tempo, guarda relações com aspectos do teatro medieval, no qual não havia ponto de vista privilegiado. Em BR3, não existe um palco fixo no qual tudo acontece, pelo contrário, as cenas vão se desenrolando no deslocamento dos barcos dentro do rio, o que acaba por criar uma situação na qual cada ocupante do barco em deslocamento vai tendo uma “visão” momentânea daquilo que está acontecendo e daquele ponto de vista em particular.
III. Correta. A alternativa somente salienta os múltiplos espaços nos quais o teatro foi se construindo ao longo do tempo, em diversas concepções arquitetônicas, espaciais e, consequentemente, conceituais.
IV. Correta. A dramaturgia proposta pelo Vertigem não considera o espaço simplesmente como a área na qual se encenará uma peça, mas sim como tudo aquilo que nele está contido. O Diretor Antônio Araújo, ao comentar sobre os lugares referências para a construção da peça, dimensiona o aspecto dos valores simbólicos do lugar: “A idéia é que as cenas de Brasília, dentro do percurso, sejam ligadas ao monumental e aos viadutos — o Cebolão, a ponte CPTM e o viaduto da Anhangüera. Brasilândia acontece debaixo das pontes -– Atílio Fontana e Ponte dos Remédios. Ao ar livre, nas margens, a gente vai ter Brasiléia. A outra idéia de ocupação espacial é de que tudo que for meio de transporte ou cena de passagem e de movimento seja feito em barcos em movimento -– um barco-ônibus, um barco-avião, por exemplo”.
Resposta:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Próxima questão:
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