Prova Famema 2019 (II) com Gabarito e Resolução (Faculdade de Medicina de Marília) - PROVA I QUESTÃO 01 (Famema 2019) Do questi...
Prova Famema 2019 (II) com Gabarito e Resolução
(Faculdade de Medicina de Marília)
- PROVA I
QUESTÃO 01
(Famema 2019) Do questionamento da personagem Mafalda, depreende-se uma crítica
(A) à desumanização do mundo.
(B) ao crescimento demográfico.
(C) à generalização do consumismo.
(D) à mercantilização da infância.
(E) à precariedade da educação.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o texto do crítico de arte Jorge Coli para responder às questões de 02 a 05.
Dizer o que seja a arte é coisa difícil. Um sem-número de tratados de estética debruçou-se sobre o problema, procurando situá-lo, procurando definir o conceito. Mas, se buscamos uma resposta clara e definitiva, decepcionamo-nos: elas são divergentes, contraditórias, além de frequentemente se pretenderem exclusivas, propondo-se como solução única.
Entretanto, se pedirmos a qualquer pessoa que possua um mínimo contato com a cultura para nos citar alguns exemplos de obras de arte ou de artistas, ficaremos certamente satisfeitos. Todos sabemos que a Mona Lisa, que a Nona sinfonia de Beethoven, que a Divina comédia, que Guernica de Picasso ou o Davi de Michelangelo são, indiscutivelmente, obras de arte. Assim, mesmo sem possuirmos uma definição clara e lógica do conceito, somos capazes de identificar algumas produções da cultura em que vivemos como sendo “arte”. Além disso, a nossa atitude diante da ideia “arte” é de admiração: sabemos que Leonardo ou Dante são gênios e, de antemão, diante deles, predispomo-nos a tirar o chapéu.
Podemos, então, ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas. Infelizmente, esta tranquilidade não dura se quisermos escapar ao superficial e escavar um pouco mais o problema. O Davi de Michelangelo é arte, e não se discute. Entretanto, eu abro um livro consagrado a um artista célebre do século XX, Marcel Duchamp, e vejo entre suas obras, conservado em museu, um aparelho sanitário de louça, absolutamente idêntico aos que existem em todos os mictórios masculinos do mundo inteiro. Ora, esse objeto não corresponde exatamente à ideia que eu faço da arte.
Assim, a questão que há pouco propusemos – como saber o que é ou não é obra de arte – de novo se impõe. Já vimos que responder com uma definição que parte da “natureza” da arte é tarefa vã. Mas, se não podemos encontrar critérios a partir do interior mesmo da noção de obra de arte, talvez possamos descobri-los fora dela.
Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui instrumentos específicos. Um deles, essencial, é o discurso sobre o objeto artístico, ao qual reconhecemos competência e autoridade. Esse discurso é o que proferem o crítico, o historiador da arte, o perito, o conservador de museu. São eles que conferem o estatuto de arte a um objeto. Nossa cultura também prevê locais específicos onde a arte pode manifestar-se, quer dizer, locais que também dão estatuto de arte a um objeto. Num museu, numa galeria, sei de antemão que encontrarei obras de arte; num cinema “de arte”, filmes que escapam à “banalidade” dos circuitos normais; numa sala de concerto, música “erudita” etc. Esses locais garantem-me assim o rótulo “arte” às coisas que apresentam, enobrecendo-as.
Desse modo, para gáudio¹ meu, posso despreocupar-me, pois nossa cultura prevê instrumentos que determinarão, por mim, o que é ou não arte. Para evitar ilusões, devo prevenir que a situação não é assim tão rósea. Mas, por ora, o importante é termos em mente que o estatuto da arte não parte de uma definição abstrata do conceito, mas de atribuições feitas por instrumentos de nossa cultura, dignificando os objetos sobre os quais ela recai.
(O que é arte, 2013. Adaptado.)
¹gáudio: alegria; júbilo.
QUESTÃO 02
(Famema 2019) A discussão proposta pelo texto dialoga intimamente com o seguinte enunciado:
(A) “À questão ‘O que é a arte?’ seria possível responder brincando (mas não seria uma brincadeira tola): que a arte é o que todos sabem o que é.” – Benedetto Croce (1866-1952)
(B) “À questão ‘O que é a arte?’ somos levados a responder: ‘Aquilo por meio do qual as formas tornam-se estilo.’” – André Malraux (1901-1976)
(C) “A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo.” – Vladimir Maiakovski (1893-1930)
(D) “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.” – Pablo Picasso (1881-1973)
(E) “Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” – Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 03
(Famema 2019) “Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui instrumentos específicos.” (5º parágrafo)
Em relação ao trecho que o sucede, o trecho sublinhado tem sentido de
(A) finalidade.
(B) causa.
(C) condição.
(D) consequência.
(E) explicação.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) “Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui instrumentos específicos.” (5º parágrafo)
Em relação ao trecho que o sucede, o trecho sublinhado tem sentido de
(A) finalidade.
(B) causa.
(C) condição.
(D) consequência.
(E) explicação.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 04
(Famema 2019) Em “Nossa cultura também prevê locais específicos onde a arte pode manifestar-se, quer dizer, locais que também dão estatuto de arte a um objeto.” (5º parágrafo), o termo sublinhado refere-se a
(A) “objeto”.
(B) “estatuto”.
(C) “arte”.
(D) “locais”.
(E) “cultura”.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em “Nossa cultura também prevê locais específicos onde a arte pode manifestar-se, quer dizer, locais que também dão estatuto de arte a um objeto.” (5º parágrafo), o termo sublinhado refere-se a
(A) “objeto”.
(B) “estatuto”.
(C) “arte”.
(D) “locais”.
(E) “cultura”.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 05
(Famema 2019) Em “Para evitar ilusões, devo prevenir que a situação não é assim tão rósea.” (6º parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o texto, por:
(A) enfadonha.
(B) instigante.
(C) curiosa.
(D) louca.
(E) simples.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em “Para evitar ilusões, devo prevenir que a situação não é assim tão rósea.” (6º parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o texto, por:
(A) enfadonha.
(B) instigante.
(C) curiosa.
(D) louca.
(E) simples.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 06
Leia o trecho de uma entrevista com o cineasta francês Jean Renoir (1894-1979), filho do conhecido pintor Pierre-Auguste Renoir, datada de novembro de 1958.
Cheguei mesmo a me perguntar se toda obra humana não é provisória – mesmo um quadro, mesmo uma estátua, mesmo uma obra arquitetônica, mesmo o Partenon. Seja qual for a solidez do Partenon, o que resta dele é muito pouco e não temos nenhuma ideia do que era quando acabara de ser construído. Mesmo o que resta vai desaparecer. Talvez se consiga, a custa de tanto colocar cimento nas colunas, mantê-lo por cem anos, duzentos anos, digamos quinhentos anos, digamos mil anos. Mas, enfim, chegará um dia em que o Partenon não existirá mais. Pergunto-me se não seria mais honesto abordar a obra de arte sabendo que ela é provisória e irá desaparecer, e que, na verdade, relativizando, não há diferença entre uma obra arquitetônica feita em mármore maciço e um artigo de jornal, impresso em papel e jogado fora no dia seguinte.
(Famema 2019) Neste trecho da entrevista, Jean Renoir reflete sobre
(A) a materialidade dos objetos artísticos.
(B) o significado dos objetos artísticos.
(C) a finalidade dos objetos artísticos.
(D) o conteúdo dos objetos artísticos.
(E) a origem dos objetos artísticos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o trecho de uma entrevista com o cineasta francês Jean Renoir (1894-1979), filho do conhecido pintor Pierre-Auguste Renoir, datada de novembro de 1958.
Cheguei mesmo a me perguntar se toda obra humana não é provisória – mesmo um quadro, mesmo uma estátua, mesmo uma obra arquitetônica, mesmo o Partenon. Seja qual for a solidez do Partenon, o que resta dele é muito pouco e não temos nenhuma ideia do que era quando acabara de ser construído. Mesmo o que resta vai desaparecer. Talvez se consiga, a custa de tanto colocar cimento nas colunas, mantê-lo por cem anos, duzentos anos, digamos quinhentos anos, digamos mil anos. Mas, enfim, chegará um dia em que o Partenon não existirá mais. Pergunto-me se não seria mais honesto abordar a obra de arte sabendo que ela é provisória e irá desaparecer, e que, na verdade, relativizando, não há diferença entre uma obra arquitetônica feita em mármore maciço e um artigo de jornal, impresso em papel e jogado fora no dia seguinte.
(Jean Renoir apud Jorge Coli. O que é arte, 2013. Adaptado.)
(Famema 2019) Neste trecho da entrevista, Jean Renoir reflete sobre
(A) a materialidade dos objetos artísticos.
(B) o significado dos objetos artísticos.
(C) a finalidade dos objetos artísticos.
(D) o conteúdo dos objetos artísticos.
(E) a origem dos objetos artísticos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 07
(Famema 2019) A veia lírico-amorosa do poeta barroco Gregório de Matos (1636-1696) está bem exemplificada em:
(A) “Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
De pó te faz espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.”
(B) “Aquele não sei quê, que, Inês, te assiste
No gentil corpo, e na graciosa face,
Não sei donde te nasce, ou não te nasce,
Não sei onde consiste, ou não consiste.”
(C) “A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.”
(D) “Senhor Antão de Sousa de Meneses,
Quem sobe a alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.”
(E) “Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
É verdade, Senhor, que hei delinquido,
Delinquido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.”
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A veia lírico-amorosa do poeta barroco Gregório de Matos (1636-1696) está bem exemplificada em:
(A) “Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
De pó te faz espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.”
(B) “Aquele não sei quê, que, Inês, te assiste
No gentil corpo, e na graciosa face,
Não sei donde te nasce, ou não te nasce,
Não sei onde consiste, ou não consiste.”
(C) “A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.”
(D) “Senhor Antão de Sousa de Meneses,
Quem sobe a alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.”
(E) “Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
É verdade, Senhor, que hei delinquido,
Delinquido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.”
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 08
Recusando as regras, os modelos e as normas, seus autores defendem a total liberdade criadora. Aos gêneros estanques opõem a sua mistura, conforme o livre arbítrio do escritor; à ordem clássica, a aventura; ao equilíbrio racional, a anarquia, o caos; ao universalismo estético, o individualismo; ao Cosmos, o “eu” particular; o seu ego constitui a única paisagem que lhe interessa, de tal forma que a Natureza se lhe afigura mera projeção do seu mundo interior.
(Famema 2019) O comentário do crítico Massaud Moisés refere-se aos autores do seguinte movimento literário:
(A) Realismo.
(B) Arcadismo.
(C) Naturalismo.
(D) Romantismo.
(E) Barroco.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Recusando as regras, os modelos e as normas, seus autores defendem a total liberdade criadora. Aos gêneros estanques opõem a sua mistura, conforme o livre arbítrio do escritor; à ordem clássica, a aventura; ao equilíbrio racional, a anarquia, o caos; ao universalismo estético, o individualismo; ao Cosmos, o “eu” particular; o seu ego constitui a única paisagem que lhe interessa, de tal forma que a Natureza se lhe afigura mera projeção do seu mundo interior.
(Massaud Moisés. Dicionário de termos literários, 2004. Adaptado.)
(Famema 2019) O comentário do crítico Massaud Moisés refere-se aos autores do seguinte movimento literário:
(A) Realismo.
(B) Arcadismo.
(C) Naturalismo.
(D) Romantismo.
(E) Barroco.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 09
(Famema 2019) Leia a fábula “A tartaruga e a águia” do escritor grego Esopo (620 a.C.?-564 a.C.?).
Uma tartaruga pediu a uma águia que a ensinasse a voar.
A ave tentou dissuadi-la:
– Voar é completamente contrário à sua natureza.
Mas a tartaruga suplicou e insistiu ainda mais. Então a águia pegou a tartaruga com suas garras, levou-a até bem alto no céu e depois a soltou. A tartaruga caiu nos rochedos e se espatifou.
Depreende-se leitura da fábula a seguinte moral:
(A) Os artifícios dos maus não escapam à perspicácia dos mais sensatos.
(B) Muitas vezes o esforço vence o talento natural, quando este se torna indiferença.
(C) Quem concebe armadilhas para os outros se torna o causador de seus próprios males.
(D) Muitos se recusam a ouvir os bons conselhos que lhes são dados: azar o deles.
(E) Aqueles que têm uma natureza má prejudicam até mesmo quem os ajuda.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Leia a fábula “A tartaruga e a águia” do escritor grego Esopo (620 a.C.?-564 a.C.?).
Uma tartaruga pediu a uma águia que a ensinasse a voar.
A ave tentou dissuadi-la:
– Voar é completamente contrário à sua natureza.
Mas a tartaruga suplicou e insistiu ainda mais. Então a águia pegou a tartaruga com suas garras, levou-a até bem alto no céu e depois a soltou. A tartaruga caiu nos rochedos e se espatifou.
(Fábulas, 2013.)
Depreende-se leitura da fábula a seguinte moral:
(A) Os artifícios dos maus não escapam à perspicácia dos mais sensatos.
(B) Muitas vezes o esforço vence o talento natural, quando este se torna indiferença.
(C) Quem concebe armadilhas para os outros se torna o causador de seus próprios males.
(D) Muitos se recusam a ouvir os bons conselhos que lhes são dados: azar o deles.
(E) Aqueles que têm uma natureza má prejudicam até mesmo quem os ajuda.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 10
Leia o poema “Namorados” de Manuel Bandeira (1886-1968).
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
– Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com
A moça olhou de lado e esperou.
– Você não sabe quando a gente é criança e de repente
A moça se lembrava:
– A gente fica olhando...
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
– Antônia, você parece uma lagarta listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
– Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
(Famema 2019) Verifica-se a ocorrência de personificação no seguinte verso:
(A) “A moça olhou de lado e esperou.”
(B) “A meninice brincou de novo nos olhos dela.”
(C) “– Antônia, você é engraçada! Você parece louca.”
(D) “A moça arregalou os olhos, fez exclamações.”
(E) “– Antônia, você parece uma lagarta listada.”
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o poema “Namorados” de Manuel Bandeira (1886-1968).
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
– Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com
[a sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
– Você não sabe quando a gente é criança e de repente
[vê uma lagarta listada?
A moça se lembrava:
– A gente fica olhando...
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
– Antônia, você parece uma lagarta listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
– Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
(Estrela da vida inteira, 2009.)
(Famema 2019) Verifica-se a ocorrência de personificação no seguinte verso:
(A) “A moça olhou de lado e esperou.”
(B) “A meninice brincou de novo nos olhos dela.”
(C) “– Antônia, você é engraçada! Você parece louca.”
(D) “A moça arregalou os olhos, fez exclamações.”
(E) “– Antônia, você parece uma lagarta listada.”
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 11
(Famema 2019) A progressão aritmética (a1, a2, a3, …) tem razão 2 e os termos a1, a2 e a5 formam, nesta ordem, uma progressão geométrica.
A razão da progressão geométrica é
(A) 1.
(B) 2.
(C) 5.
(D) 4.
(E) 3.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 12
(Famema 2019) Os gráficos das funções f(x) = 2ˣ⁺ᴷ e g(x) = ax² + bx, com k, a e b números inteiros, se intersectam no ponto (1, 1).
Sabendo que g(2) = 0, o valor de g(f(3)) é
(A) –8.
(B) 16.
(C) –16.
(D) –3.
(E) 8.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A progressão aritmética (a1, a2, a3, …) tem razão 2 e os termos a1, a2 e a5 formam, nesta ordem, uma progressão geométrica.
A razão da progressão geométrica é
(A) 1.
(B) 2.
(C) 5.
(D) 4.
(E) 3.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 12
(Famema 2019) Os gráficos das funções f(x) = 2ˣ⁺ᴷ e g(x) = ax² + bx, com k, a e b números inteiros, se intersectam no ponto (1, 1).
Sabendo que g(2) = 0, o valor de g(f(3)) é
(A) –8.
(B) 16.
(C) –16.
(D) –3.
(E) 8.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 13
(Famema 2019) Na equação polinomial x³ – 2x² – x + 2 = 0, uma das raízes é –1. O módulo da diferença entre a menor e a maior das raízes é
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 0.
(E) 4.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Na equação polinomial x³ – 2x² – x + 2 = 0, uma das raízes é –1. O módulo da diferença entre a menor e a maior das raízes é
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 0.
(E) 4.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 14
(Famema 2019) Determinado curso universitário oferece aos alunos 7 disciplinas opcionais, entre elas as disciplinas A e B, que só poderão ser cursadas juntas. Todo aluno desse curso tem que escolher pelo menos uma e no máximo duas disciplinas opcionais por ano.
Assim, o número de maneiras distintas de um aluno escolher uma ou mais de uma disciplina opcional para cursar é
(A) 18.
(B) 21.
(C) 11.
(D) 13.
(E) 16.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Determinado curso universitário oferece aos alunos 7 disciplinas opcionais, entre elas as disciplinas A e B, que só poderão ser cursadas juntas. Todo aluno desse curso tem que escolher pelo menos uma e no máximo duas disciplinas opcionais por ano.
Assim, o número de maneiras distintas de um aluno escolher uma ou mais de uma disciplina opcional para cursar é
(A) 18.
(B) 21.
(C) 11.
(D) 13.
(E) 16.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 15
(Famema 2019) Em um grupo de 150 estudantes, 25% das mulheres e 50% dos homens falam espanhol. Sabendo que 34% dos estudantes desse grupo falam espanhol, o número de mulheres desse grupo que falam espanhol é
(A) 54.
(B) 51.
(C) 38.
(D) 24.
(E) 45.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em um grupo de 150 estudantes, 25% das mulheres e 50% dos homens falam espanhol. Sabendo que 34% dos estudantes desse grupo falam espanhol, o número de mulheres desse grupo que falam espanhol é
(A) 54.
(B) 51.
(C) 38.
(D) 24.
(E) 45.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 16
(Famema 2019) A reta r de equaçãoe a reta s de equaçãose intersectam no ponto A, conforme mostra o gráfico.
Sabendo que o ponto B é a intersecção da reta r com o eixo das ordenadas e que o ponto C é a intersecção da reta s com o eixo das abscissas, a área do triângulo ABC, em unidades de área, é
(A) 13,0.
(B) 9,5.
(C) 19,0.
(D) 11,5.
(E) 16,5.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A reta r de equaçãoe a reta s de equaçãose intersectam no ponto A, conforme mostra o gráfico.
Sabendo que o ponto B é a intersecção da reta r com o eixo das ordenadas e que o ponto C é a intersecção da reta s com o eixo das abscissas, a área do triângulo ABC, em unidades de área, é
(A) 13,0.
(B) 9,5.
(C) 19,0.
(D) 11,5.
(E) 16,5.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 17
(Famema 2019) Uma pessoa colocou em um frasco não transparente 21 comprimidos de um medicamento A e 15 comprimidos de um medicamento B. Todos os comprimidos possuem o mesmo formato e as mesmas dimensões, porém são de cores diferentes.
Se essa pessoa retirar aleatoriamente 2 comprimidos desse frasco, um após o outro, sem reposição, a probabilidade de saírem 2 comprimidos do mesmo medicamento é
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Uma pessoa colocou em um frasco não transparente 21 comprimidos de um medicamento A e 15 comprimidos de um medicamento B. Todos os comprimidos possuem o mesmo formato e as mesmas dimensões, porém são de cores diferentes.
Se essa pessoa retirar aleatoriamente 2 comprimidos desse frasco, um após o outro, sem reposição, a probabilidade de saírem 2 comprimidos do mesmo medicamento é
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 18
(Famema 2019) A figura mostra o triângulo retângulo ABC, de hipotenusa AB = 10 cm, com o ânguloe o ponto D sobre o lado.
Sabendo queé bissetriz do ângulo BÂC, o valor da razãoé
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A figura mostra o triângulo retângulo ABC, de hipotenusa AB = 10 cm, com o ânguloe o ponto D sobre o lado.
Sabendo queé bissetriz do ângulo BÂC, o valor da razãoé
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 19
(Famema 2019) Em uma pesquisa foram utilizadas 50 mudas de determinado tipo de planta com alturas diferentes. A tabela mostra o número de mudas e suas respectivas alturas.
Considerando as alturas de todas essas mudas, a média, a moda e a mediana são, respectivamente,
(A) 8,8 cm; 10 cm; 9 cm.
(B) 8,3 cm; 18 cm; 8 cm.
(C) 8,3 cm; 10 cm; 9 cm.
(D) 8,8 cm; 18 cm; 9 cm.
(E) 8,5 cm; 18 cm; 8 cm.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em uma pesquisa foram utilizadas 50 mudas de determinado tipo de planta com alturas diferentes. A tabela mostra o número de mudas e suas respectivas alturas.
Considerando as alturas de todas essas mudas, a média, a moda e a mediana são, respectivamente,
(A) 8,8 cm; 10 cm; 9 cm.
(B) 8,3 cm; 18 cm; 8 cm.
(C) 8,3 cm; 10 cm; 9 cm.
(D) 8,8 cm; 18 cm; 9 cm.
(E) 8,5 cm; 18 cm; 8 cm.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 20
(Famema 2019) A área lateral de um cilindro circular reto é 72π cm² e seu volume é 6 vezes o volume de um cone circular reto que tem 18 cm de altura. Sabendo que a medida do raio da base do cilindro é o dobro da medida do raio da base do cone, então a medida do raio da base do cone é
(A) 8 cm.
(B) 2 cm.
(C) 4 cm.
(D) 10 cm.
(E) 6 cm.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A área lateral de um cilindro circular reto é 72π cm² e seu volume é 6 vezes o volume de um cone circular reto que tem 18 cm de altura. Sabendo que a medida do raio da base do cilindro é o dobro da medida do raio da base do cone, então a medida do raio da base do cone é
(A) 8 cm.
(B) 2 cm.
(C) 4 cm.
(D) 10 cm.
(E) 6 cm.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 21
(Famema 2019) Em 2018, pesquisadores chineses propuseram a criação de um imposto para famílias com menos de dois filhos, visando
(A) desencorajar a natalidade devido à alta taxa de fecundidade.
(B) desestimular o crescimento vegetativo devido à baixa taxa de mortalidade.
(C) incrementar a população relativa diante da baixa taxa de fecundidade.
(D) incentivar a natalidade diante do envelhecimento da população.
(E) estimular o crescimento demográfico diante do bônus demográfico.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 22
A inclusão digital no Brasil ainda é um desafio: 51% da população brasileira não está incluída digitalmente. É preciso incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, de criação e exposição de ideias inovadoras, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas e outras tantas possibilidades. A grande dificuldade é compreender que a inclusão digital não é somente aumentar as vendas de computadores ou ensinar as pessoas a acessarem as redes sociais mas, também, adotar uma nova cultura de utilização dos computadores e da internet.
(Famema 2019) Um entrave para a inclusão digital no Brasil é a
(A) hierarquia urbana.
(B) industrialização tardia.
(C) desigualdade socioeconômica.
(D) compreensão espacial.
(E) obsolescência programada.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em 2018, pesquisadores chineses propuseram a criação de um imposto para famílias com menos de dois filhos, visando
(A) desencorajar a natalidade devido à alta taxa de fecundidade.
(B) desestimular o crescimento vegetativo devido à baixa taxa de mortalidade.
(C) incrementar a população relativa diante da baixa taxa de fecundidade.
(D) incentivar a natalidade diante do envelhecimento da população.
(E) estimular o crescimento demográfico diante do bônus demográfico.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 22
A inclusão digital no Brasil ainda é um desafio: 51% da população brasileira não está incluída digitalmente. É preciso incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, de criação e exposição de ideias inovadoras, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas e outras tantas possibilidades. A grande dificuldade é compreender que a inclusão digital não é somente aumentar as vendas de computadores ou ensinar as pessoas a acessarem as redes sociais mas, também, adotar uma nova cultura de utilização dos computadores e da internet.
(www.unama.br. Adaptado.)
(Famema 2019) Um entrave para a inclusão digital no Brasil é a
(A) hierarquia urbana.
(B) industrialização tardia.
(C) desigualdade socioeconômica.
(D) compreensão espacial.
(E) obsolescência programada.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 23
(Famema 2019) A água que se acumula nas depressões do terreno começa a escoar pelas vertentes quando o solo está saturado e as poças não conseguem mais conter a água. Inicialmente o fluxo é difuso e, no estágio seguinte, é linear, quando esse fluxo começa a se concentrar. O desenvolvimento de microrravinas é o terceiro estágio.
O movimento descrito no excerto é
(A) o transporte exorreico, responsável pelo desenvolvimento de planícies.
(B) a ressurgência, responsável pela formação dos solos.
(C) o transporte de massas, responsável pela criação de meandros.
(D) a infiltração, responsável pela formação de aquíferos.
(E) o escoamento superficial, responsável pelos processos erosivos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A água que se acumula nas depressões do terreno começa a escoar pelas vertentes quando o solo está saturado e as poças não conseguem mais conter a água. Inicialmente o fluxo é difuso e, no estágio seguinte, é linear, quando esse fluxo começa a se concentrar. O desenvolvimento de microrravinas é o terceiro estágio.
(Teresa G. Florenzano. “Introdução à geomorfologia”.
In: Geomorfologia, 2008. Adaptado.)
O movimento descrito no excerto é
(A) o transporte exorreico, responsável pelo desenvolvimento de planícies.
(B) a ressurgência, responsável pela formação dos solos.
(C) o transporte de massas, responsável pela criação de meandros.
(D) a infiltração, responsável pela formação de aquíferos.
(E) o escoamento superficial, responsável pelos processos erosivos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 24
(Famema 2019) Considere a proposta econômica representada na imagem.
Essa proposta é pautada
(A) no aproveitamento máximo dos recursos extraídos e produzidos por cadeias produtivas integradas.
(B) na associação entre a atividade produtiva e o consumo de recursos finitos, o que promove a geração de resíduos.
(C) no controle de riscos ambientais pela utilização de produtos artesanais, o que interrompe o consumo industrial.
(D) na geração intencional de lixo como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
(E) na formação de sistemas entre fornecedores e produtores para ampliar a extração de recursos naturais.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Considere a proposta econômica representada na imagem.
Essa proposta é pautada
(A) no aproveitamento máximo dos recursos extraídos e produzidos por cadeias produtivas integradas.
(B) na associação entre a atividade produtiva e o consumo de recursos finitos, o que promove a geração de resíduos.
(C) no controle de riscos ambientais pela utilização de produtos artesanais, o que interrompe o consumo industrial.
(D) na geração intencional de lixo como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
(E) na formação de sistemas entre fornecedores e produtores para ampliar a extração de recursos naturais.
QUESTÃO 25
Analise o mapa.
(Famema 2019) A legenda do mapa está organizada segundo
(A) áreas proporcionais.
(B) áreas ordenadas.
(C) linhas diferenciadas.
(D) pontos ordenados.
(E) linhas proporcionais.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Analise o mapa.
(Famema 2019) A legenda do mapa está organizada segundo
(A) áreas proporcionais.
(B) áreas ordenadas.
(C) linhas diferenciadas.
(D) pontos ordenados.
(E) linhas proporcionais.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 26
O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal.
Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros.
(Famema 2019) As origens do sistema feudal podem ser encontradas
(A) no declínio da escravidão no Império Romano, o que originou nova forma de trabalho, e na noção de fidelidade pessoal dos germanos.
(B) no fortalecimento da autoridade imperial, que se sobrepôs ao Senado romano, e na tradição das leis escritas dos povos germânicos.
(C) no fracasso da reforma agrária no Império Romano, o que intensificou as guerras civis, e na concepção de poder divino dos germanos.
(D) na assimilação dos povos dominados, que se tornaram plenos cidadãos romanos, e na ideia de propriedade privada dos germanos.
(E) na crise dos minifúndios romanos, o que gerou intenso êxodo rural, e nas relações escravistas típicas das comunidades germânicas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal.
Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros.
(Francisco C. T. da Silva. Sociedade feudal, 1982. Adaptado.)
(Famema 2019) As origens do sistema feudal podem ser encontradas
(A) no declínio da escravidão no Império Romano, o que originou nova forma de trabalho, e na noção de fidelidade pessoal dos germanos.
(B) no fortalecimento da autoridade imperial, que se sobrepôs ao Senado romano, e na tradição das leis escritas dos povos germânicos.
(C) no fracasso da reforma agrária no Império Romano, o que intensificou as guerras civis, e na concepção de poder divino dos germanos.
(D) na assimilação dos povos dominados, que se tornaram plenos cidadãos romanos, e na ideia de propriedade privada dos germanos.
(E) na crise dos minifúndios romanos, o que gerou intenso êxodo rural, e nas relações escravistas típicas das comunidades germânicas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 27
(Famema 2019) A varíola cruzou pela primeira vez o oceano Atlântico, chegando, especificamente, à ilha Hispaniola no final de 1518 ou início de 1519. Durante os quatro séculos seguintes, a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco do ultramar – um papel talvez até mais importante, pois os indígenas acabaram voltando o mosquete, e depois o rifle, contra os invasores, mas a varíola pouquíssimas vezes lutou do lado dos primeiros habitantes.
Depreende-se do excerto que
(A) o controle sobre o avanço da varíola trazida pelos europeus fortaleceu os ameríndios.
(B) a passividade dos ameríndios diante da conquista europeia consolidou a colonização.
(C) a suscetibilidade dos ameríndios a novas doenças facilitou o domínio dos europeus.
(D) o uso de armas de fogo foi o fator principal da vitória dos ameríndios sobre os europeus.
(E) a vulnerabilidade dos europeus decorreu da tecnologia bélica dos ameríndios.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A varíola cruzou pela primeira vez o oceano Atlântico, chegando, especificamente, à ilha Hispaniola no final de 1518 ou início de 1519. Durante os quatro séculos seguintes, a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco do ultramar – um papel talvez até mais importante, pois os indígenas acabaram voltando o mosquete, e depois o rifle, contra os invasores, mas a varíola pouquíssimas vezes lutou do lado dos primeiros habitantes.
(Alfred W. Crosby. Imperialismo ecológico: a expansão
biológica da Europa, 900-1900, 2011. Adaptado.)
Depreende-se do excerto que
(A) o controle sobre o avanço da varíola trazida pelos europeus fortaleceu os ameríndios.
(B) a passividade dos ameríndios diante da conquista europeia consolidou a colonização.
(C) a suscetibilidade dos ameríndios a novas doenças facilitou o domínio dos europeus.
(D) o uso de armas de fogo foi o fator principal da vitória dos ameríndios sobre os europeus.
(E) a vulnerabilidade dos europeus decorreu da tecnologia bélica dos ameríndios.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 28
(Famema 2019) Leia o excerto de Brasil Pitoresco, escrito pelo francês Charles Ribeyrolles, sobre as fazendas de café do Vale do Paraíba.
A fazenda brasileira, viveiro de escravos, é uma instituição fatal. Sua oficina não pode se renovar, e a ciência, mãe de todas as forças, fugirá dela enquanto campearem a ignorância e a servidão. O dilema consiste, pois, no seguinte: transformar ou morrer.
Na região do Oeste paulista, esse “dilema”
(A) persistiu, o que impediu a modernização das fazendas de café, cujos proprietários lucravam com o tráfico negreiro.
(B) inexistiu, pois a mecanização já predominava na cafeicultura, o que dispensou a maioria dos trabalhadores.
(C) resultou na crise da cafeicultura após a aprovação da Lei Áurea, devido à escassez de mão de obra.
(D) foi solucionado com a vinda de imigrantes apoiada pelos cafeicultores, que investiam também em ferrovias.
(E) dificultou o trabalho assalariado em função do preconceito gerado pelo atraso tecnológico da lavoura cafeeira.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Leia o excerto de Brasil Pitoresco, escrito pelo francês Charles Ribeyrolles, sobre as fazendas de café do Vale do Paraíba.
A fazenda brasileira, viveiro de escravos, é uma instituição fatal. Sua oficina não pode se renovar, e a ciência, mãe de todas as forças, fugirá dela enquanto campearem a ignorância e a servidão. O dilema consiste, pois, no seguinte: transformar ou morrer.
(Charles Ribeyrolles, 1859. Apud Ana Luiza Martins.
O trabalho nas fazendas de café, 1994.)
Na região do Oeste paulista, esse “dilema”
(A) persistiu, o que impediu a modernização das fazendas de café, cujos proprietários lucravam com o tráfico negreiro.
(B) inexistiu, pois a mecanização já predominava na cafeicultura, o que dispensou a maioria dos trabalhadores.
(C) resultou na crise da cafeicultura após a aprovação da Lei Áurea, devido à escassez de mão de obra.
(D) foi solucionado com a vinda de imigrantes apoiada pelos cafeicultores, que investiam também em ferrovias.
(E) dificultou o trabalho assalariado em função do preconceito gerado pelo atraso tecnológico da lavoura cafeeira.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 29
(Famema 2019) Os anos de 1945 a 1960 foram marcados pela explosão do sentimento nacional nas dezenas de países da Ásia, da África e do Oriente Médio. É na modificação das relações de força no seio de cada colônia ou em cada grupo de colônias que se devem procurar as causas do enfraquecimento do velho sistema de dominação. Nenhum movimento de libertação nacional podia esperar a vitória se não contasse com o apoio total de sua população.
Uma das consequências da Segunda Guerra Mundial foi o enfraquecimento da Europa e a emergência de duas grandes potências: a União Soviética e os Estados Unidos da América. As duas tomaram posições anticolonialistas.
De acordo com o excerto, esses movimentos de independência conjugavam
(A) o pacifismo nas colônias e o desenvolvimento dos países capitalistas.
(B) a unificação política das colônias e a ascensão de partidos comunistas.
(C) a conscientização dos povos coloniais e as tensões da Guerra Fria.
(D) o nacionalismo dos dominados e a hegemonia das potências europeias.
(E) a ação de elites coloniais e os confrontos militares entre as superpotências.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Os anos de 1945 a 1960 foram marcados pela explosão do sentimento nacional nas dezenas de países da Ásia, da África e do Oriente Médio. É na modificação das relações de força no seio de cada colônia ou em cada grupo de colônias que se devem procurar as causas do enfraquecimento do velho sistema de dominação. Nenhum movimento de libertação nacional podia esperar a vitória se não contasse com o apoio total de sua população.
Uma das consequências da Segunda Guerra Mundial foi o enfraquecimento da Europa e a emergência de duas grandes potências: a União Soviética e os Estados Unidos da América. As duas tomaram posições anticolonialistas.
(Carlos Serrano e Kabengele Munanga.
A revolta dos colonizados, 1995. Adaptado.)
De acordo com o excerto, esses movimentos de independência conjugavam
(A) o pacifismo nas colônias e o desenvolvimento dos países capitalistas.
(B) a unificação política das colônias e a ascensão de partidos comunistas.
(C) a conscientização dos povos coloniais e as tensões da Guerra Fria.
(D) o nacionalismo dos dominados e a hegemonia das potências europeias.
(E) a ação de elites coloniais e os confrontos militares entre as superpotências.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 30
(Famema 2019) Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981.
O processo de abertura política iniciou-se no governo do general Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo
(A) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo.
(B) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias.
(C) relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.
(D) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa.
(E) associava medidas democráticas a outras autoritárias.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981.
O processo de abertura política iniciou-se no governo do general Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo
(A) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo.
(B) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias.
(C) relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.
(D) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa.
(E) associava medidas democráticas a outras autoritárias.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o texto para responder às questões de 31 a 33.
Fake news can distort people’s beliefs even after being debunked. A study recently published in the journal Intelligence suggests that some people may have an especially difficult time rejecting misinformation. Asked to rate a fictitious person on a range of character traits, people who scored low on a test of cognitive ability continued to be influenced by damaging information about the person even after they were explicitly told the information was false. The study is significant because it identifies what may be a major risk factor for vulnerability to fake news.
One possible explanation for this finding is based on the theory that a person’s cognitive ability reflects how well they can regulate the contents of working memory – their “mental workspace” for processing information. First proposed by the cognitive psychologists Lynn Hasher and Rose Zacks, this theory holds that some people are more prone to “mental clutter” than other people. In other words, some people are less able to discard (or “inhibit”) information from their working memory that is no longer relevant to the task at hand, or information that has been discredited. Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably with advancing age, suggesting that older adults may also be especially vulnerable to fake news. Another reason why cognitive ability may predict vulnerability to fake news is that it correlates highly with education. Through education, people may develop meta-cognitive skills – strategies for monitoring and regulating one’s own thinking – that can be used to combat the effects of misinformation.
(www.scientificamerican.com, 06.02.2018. Adaptado.)
QUESTÃO 31
(Famema 2019) O tema central do texto é
(A) a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.
(B) a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.
(C) a associação entre memória operacional e envelhecimento.
(D) o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.
(E) o processamento e a regulação de informação na memória operacional.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 32
(Famema 2019) Considere o trecho do segundo parágrafo “Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably”. O termo sublinhado é empregado com o mesmo sentido em:
(A) There was a sign on the entrance door.
(B) The program will be broadcast on BBC TV.
(C) Looking around the room I notice a diary on her bedside table.
(D) Yesterday I watched a documentary on forensic science.
(E) The glass of wine was on the kitchen counter.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o texto para responder às questões 34 e 35.
At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches. The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu. Some of the small plates to start are shrimp or scallop, an organic egg with king crab in a pine nut sauce, and pan-seared zucchini with shrimp in a soy sauce. More substantial dishes include poached lemon sole with vegetables, chicken with root vegetables, and grilled New York strip steak with Korean mountain greens and mustard dressing. Classics like bibimbap, kimchi stew with pork belly, and galbi (short ribs) are also served, and there is a set array of dishes called Hwaban Table. The name of the restaurant means “as beautiful as a flower,” and there are floral elements in the dining room and on some plates.
(Famema 2019) O tema central do texto é
(A) a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.
(B) a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.
(C) a associação entre memória operacional e envelhecimento.
(D) o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.
(E) o processamento e a regulação de informação na memória operacional.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 32
(Famema 2019) Considere o trecho do segundo parágrafo “Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably”. O termo sublinhado é empregado com o mesmo sentido em:
(A) There was a sign on the entrance door.
(B) The program will be broadcast on BBC TV.
(C) Looking around the room I notice a diary on her bedside table.
(D) Yesterday I watched a documentary on forensic science.
(E) The glass of wine was on the kitchen counter.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 33
(Famema 2019) A partir da associação entre o texto e o cartum, depreende-se que a expressão “mental clutter”, empregada no segundo parágrafo do texto, significa
(A) acúmulo mental de informações irrelevantes de modo desorganizado.
(B) descarte mental de informações irrelevantes de forma randômica.
(C) acúmulo de elementos diversos para trabalhos manuais.
(D) justaposição de diferentes elementos no espaço de trabalho.
(E) habilidade com trabalhos criativos em espaços caóticos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) A partir da associação entre o texto e o cartum, depreende-se que a expressão “mental clutter”, empregada no segundo parágrafo do texto, significa
(A) acúmulo mental de informações irrelevantes de modo desorganizado.
(B) descarte mental de informações irrelevantes de forma randômica.
(C) acúmulo de elementos diversos para trabalhos manuais.
(D) justaposição de diferentes elementos no espaço de trabalho.
(E) habilidade com trabalhos criativos em espaços caóticos.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
Leia o texto para responder às questões 34 e 35.
At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches. The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu. Some of the small plates to start are shrimp or scallop, an organic egg with king crab in a pine nut sauce, and pan-seared zucchini with shrimp in a soy sauce. More substantial dishes include poached lemon sole with vegetables, chicken with root vegetables, and grilled New York strip steak with Korean mountain greens and mustard dressing. Classics like bibimbap, kimchi stew with pork belly, and galbi (short ribs) are also served, and there is a set array of dishes called Hwaban Table. The name of the restaurant means “as beautiful as a flower,” and there are floral elements in the dining room and on some plates.
(Florence Fabricant. www.nytimes.com, 14.08.2018. Adaptado.)
QUESTÃO 34
(Famema 2019) The dining area of the restaurant is described as
(A) noisy and colorless.
(B) varied and colorful.
(C) tranquil and colorless.
(D) calm and colorful.
(E) pale and insipid.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) The dining area of the restaurant is described as
(A) noisy and colorless.
(B) varied and colorful.
(C) tranquil and colorless.
(D) calm and colorful.
(E) pale and insipid.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 35
(Famema 2019) According to the text, the name Hwaban stands for
(A) as beautiful as a flower.
(B) traditional and personalized.
(C) set array of dishes.
(D) Korean fare.
(E) modern touches.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) According to the text, the name Hwaban stands for
(A) as beautiful as a flower.
(B) traditional and personalized.
(C) set array of dishes.
(D) Korean fare.
(E) modern touches.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 36
(Famema 2019) Uma formiga cortadeira, movendo-se a 8 cm/s, deixa a entrada do formigueiro em direção a uma folha que está 8 m distante do ponto em que se encontrava. Para cortar essa folha, a formiga necessita de 40 s. Ao retornar à entrada do formigueiro pelo mesmo caminho, a formiga desenvolve uma velocidade de 4 cm/s, por causa do peso da folha e de uma brisa constante contra o seu movimento.
O tempo total gasto pela formiga ao realizar a sequência de ações descritas foi
(A) 200 s.
(B) 240 s.
(C) 340 s.
(D) 420 s.
(E) 260 s.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Uma formiga cortadeira, movendo-se a 8 cm/s, deixa a entrada do formigueiro em direção a uma folha que está 8 m distante do ponto em que se encontrava. Para cortar essa folha, a formiga necessita de 40 s. Ao retornar à entrada do formigueiro pelo mesmo caminho, a formiga desenvolve uma velocidade de 4 cm/s, por causa do peso da folha e de uma brisa constante contra o seu movimento.
O tempo total gasto pela formiga ao realizar a sequência de ações descritas foi
(A) 200 s.
(B) 240 s.
(C) 340 s.
(D) 420 s.
(E) 260 s.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 37
(Famema 2019) Em um parque temático, um trator traciona dois vagões idênticos, 01 e 02, de massa M cada um. Os eixos das rodas desses vagões são livres de atritos.
Em uma das viagens, o vagão 01 seguiu completamente vazio enquanto o vagão 02 estava completamente ocupado por turistas que, juntos, somavam uma massa m. No início dessa viagem, o trator imprimiu ao vagão 01 uma força constante F, conferindo ao conjunto trator-vagões uma aceleração a. Nessa situação, a intensidade da força de tração T sobre o engate entre os dois vagões era
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em um parque temático, um trator traciona dois vagões idênticos, 01 e 02, de massa M cada um. Os eixos das rodas desses vagões são livres de atritos.
Em uma das viagens, o vagão 01 seguiu completamente vazio enquanto o vagão 02 estava completamente ocupado por turistas que, juntos, somavam uma massa m. No início dessa viagem, o trator imprimiu ao vagão 01 uma força constante F, conferindo ao conjunto trator-vagões uma aceleração a. Nessa situação, a intensidade da força de tração T sobre o engate entre os dois vagões era
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 38
(Famema 2019) Em uma bolsa térmica foram despejados 800 mL de água à temperatura de 90 ºC. Passadas algumas horas, a água se encontrava a 15 ºC.
Sabendo que o calor específico da água é 1,0 cal/(g ∙ ºC), que a densidade da água é 1,0 g/mL e admitindo que 1 cal equivale a 4,2 J, o valor absoluto da energia térmica dissipada pela água contida nessa bolsa térmica foi, aproximadamente,
(A) 220 kJ.
(B) 300 kJ.
(C) 50 kJ.
(D) 140 kJ.
(E) 250 kJ.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Em uma bolsa térmica foram despejados 800 mL de água à temperatura de 90 ºC. Passadas algumas horas, a água se encontrava a 15 ºC.
Sabendo que o calor específico da água é 1,0 cal/(g ∙ ºC), que a densidade da água é 1,0 g/mL e admitindo que 1 cal equivale a 4,2 J, o valor absoluto da energia térmica dissipada pela água contida nessa bolsa térmica foi, aproximadamente,
(A) 220 kJ.
(B) 300 kJ.
(C) 50 kJ.
(D) 140 kJ.
(E) 250 kJ.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 39
(Famema 2019) Tomando como referência a sombra gerada por uma cadeira de 60 cm de altura, uma pessoa decidiu determinar a altura de um muro construído próximo à lateral de sua casa por meio de métodos geométricos.
A casa, o muro e a cadeira estavam sobre o mesmo chão horizontal e, como não era possível obter uma sombra completa do muro, a pessoa providenciou um espelho plano que prendeu paralelamente à lateral da casa, como mostra a figura, que representa os resultados obtidos em um mesmo instante.
A pessoa concluiu que o muro tinha uma altura de
(A) 3,2 m.
(B) 3,0 m.
(C) 2,4 m.
(D) 2,7 m.
(E) 2,1 m.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Tomando como referência a sombra gerada por uma cadeira de 60 cm de altura, uma pessoa decidiu determinar a altura de um muro construído próximo à lateral de sua casa por meio de métodos geométricos.
A casa, o muro e a cadeira estavam sobre o mesmo chão horizontal e, como não era possível obter uma sombra completa do muro, a pessoa providenciou um espelho plano que prendeu paralelamente à lateral da casa, como mostra a figura, que representa os resultados obtidos em um mesmo instante.
A pessoa concluiu que o muro tinha uma altura de
(A) 3,2 m.
(B) 3,0 m.
(C) 2,4 m.
(D) 2,7 m.
(E) 2,1 m.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 40
(Famema 2019) Um estudante de eletrônica, desejando medir valores de resistências elétricas, montou uma associação de resistores sem realizar soldagens.
Para tanto, prendeu cinco resistores de 1000 Ω com fita adesiva e isolante, conectando as extremidades desses resistores a dois clipes de papel, idênticos e de resistências elétricas desprezíveis. Para finalizar, conectou um resistor de 200 Ω a cada clipe, obtendo o arranjo ilustrado.
O valor do resistor equivalente, medido entre os pontos A e B, será
(A) 400 Ω.
(B) 500 Ω.
(C) 100 Ω.
(D) 600 Ω.
(E) 200 Ω.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
(Famema 2019) Um estudante de eletrônica, desejando medir valores de resistências elétricas, montou uma associação de resistores sem realizar soldagens.
Para tanto, prendeu cinco resistores de 1000 Ω com fita adesiva e isolante, conectando as extremidades desses resistores a dois clipes de papel, idênticos e de resistências elétricas desprezíveis. Para finalizar, conectou um resistor de 200 Ω a cada clipe, obtendo o arranjo ilustrado.
O valor do resistor equivalente, medido entre os pontos A e B, será
(A) 400 Ω.
(B) 500 Ω.
(C) 100 Ω.
(D) 600 Ω.
(E) 200 Ω.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
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