Prova UNIFESP 2019 (2º dia) com Gabarito e Resolução Biologia QUESTÃO 01 (UNIFESP 2019) Dengue pode ser transmitida por meio de rel...
Prova UNIFESP 2019 (2º dia) com Gabarito e Resolução
Biologia
QUESTÃO 01
(UNIFESP 2019) Dengue pode ser transmitida por meio de relações sexuais, aponta estudo
Pesquisa feita na Itália mostrou que o vírus da dengue aparece no sêmen mesmo um mês após um homem contaminado ter apresentado os primeiros sintomas; até então, sabia-se que apenas o vírus da zika poderia ser sexualmente transmissível.
(http://ultimosegundo.ig.com.br, 05.05.2018.)
a) Na forma de transmissão da dengue citada no texto, o elemento que falta é o hospedeiro, o vetor ou o agente etiológico da doença? No caso da zika, além da transmissão sexual, de que outra forma a doença pode ser transmitida entre humanos?
b) O texto informa que o vírus aparece no sêmen, fluido formado por espermatozoides e secreções de glândulas do sistema genital masculino. Cite uma dessas glândulas e a função de sua secreção no sêmen.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(UNIFESP 2019) Quem tem alergia ao ovo pode tomar a vacina da gripe?
Se fizerem parte dos grupos de risco, os alérgicos podem (e devem) tomar a vacina
Por anos, os médicos contraindicaram o imunizante para quem está proibido de ingerir esse alimento. Mas as recomendações mudaram no ano passado.
“Nos últimos anos, tivemos avanços na produção da vacina que permitiram reduzir substancialmente os traços de ovo na produção das doses”, esclarece a coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Com essa evolução, a probabilidade de um evento adverso alérgico ficou muito pequena, quase nula.
(https://saude.abril.com.br, 31.05.2018. Adaptado.)
a) Explique por que, no processo de produção da vacina, são utilizados ovos embrionados nos quais os vírus são inoculados.
b) Excluídos os casos dos alérgicos ao ovo, muitas pessoas ainda relutam em se vacinar contra a gripe, alegando, erroneamente, que o vírus presente na vacina pode causar a doença no vacinado. Explique por que essa alegação é incorreta e explique por que a vacina protege o vacinado contra a gripe.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(UNIFESP 2019) Leia o trecho da letra da canção “Flor do Cerrado”, de Caetano Veloso.
Todo fim de mundo é fim de nada é madrugada e ninguém
tem mesmo nada a perder
Eu quero ver
Olho pra você
Tudo vai nascer
Mas da próxima vez que eu for a Brasília eu trago uma flor
do Cerrado pra você
a) A que grupo vegetal pertence a planta da qual pretende-se colher a flor referida na música? Além da flor, que outro órgão é exclusivo desse grupo vegetal?
b) Supondo que essa flor tenha sido colhida de uma árvore típica do Cerrado, cite uma característica morfológica adaptativa dessa planta e justifique por que essa característica é importante para a sobrevivência da planta nas condições ambientais do Cerrado.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Leia o trecho da letra da canção “Flor do Cerrado”, de Caetano Veloso.
Todo fim de mundo é fim de nada é madrugada e ninguém
tem mesmo nada a perder
Eu quero ver
Olho pra você
Tudo vai nascer
Mas da próxima vez que eu for a Brasília eu trago uma flor
do Cerrado pra você
(www.vagalume.com.br)
a) A que grupo vegetal pertence a planta da qual pretende-se colher a flor referida na música? Além da flor, que outro órgão é exclusivo desse grupo vegetal?
b) Supondo que essa flor tenha sido colhida de uma árvore típica do Cerrado, cite uma característica morfológica adaptativa dessa planta e justifique por que essa característica é importante para a sobrevivência da planta nas condições ambientais do Cerrado.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Cientistas dos Estados Unidos conseguiram fazer com que uma mulher transgênero produzisse leite e amamentasse o filho, que foi gestado no útero de outra mulher. A mulher transgênero, que nasceu com corpo de homem, mas se identifica como mulher, não fez qualquer cirurgia para remoção de órgãos ou troca de sexo, mas passou por um tratamento hormonal que lhe permitiu a lactação.
A equipe médica disse que a mulher amamentou incessantemente durante seis semanas e que o bebê estava com níveis normais de desenvolvimento.
O caso é o primeiro a ser registrado em um jornal científico.
a) Cite um dos hormônios que promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e responda, com justificativa, se a mulher transgênero teria a glândula que, no corpo feminino, normalmente o produz.
b) Cite o hormônio que estimula a produção e a secreção de leite e responda, com justificativa, se a mulher transgênero teria a glândula que, no corpo feminino, normalmente o produz.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Amamentação de bebê por mulher transgênero é registrada pela primeira vez em jornal científico
Técnica foi a mesma utilizada em mães que tiveram filho gestado por barriga de aluguel
Cientistas dos Estados Unidos conseguiram fazer com que uma mulher transgênero produzisse leite e amamentasse o filho, que foi gestado no útero de outra mulher. A mulher transgênero, que nasceu com corpo de homem, mas se identifica como mulher, não fez qualquer cirurgia para remoção de órgãos ou troca de sexo, mas passou por um tratamento hormonal que lhe permitiu a lactação.
A equipe médica disse que a mulher amamentou incessantemente durante seis semanas e que o bebê estava com níveis normais de desenvolvimento.
O caso é o primeiro a ser registrado em um jornal científico.
(https://emais.estadao.com.br, 15.02.2018. Adaptado.)
a) Cite um dos hormônios que promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e responda, com justificativa, se a mulher transgênero teria a glândula que, no corpo feminino, normalmente o produz.
b) Cite o hormônio que estimula a produção e a secreção de leite e responda, com justificativa, se a mulher transgênero teria a glândula que, no corpo feminino, normalmente o produz.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(UNIFESP 2019) Um agricultor adquiriu um saco de sementes de milho comercializadas por uma indústria agropecuária. O rótulo desse saco informava que as sementes vinham do cruzamento de linhagens diferentes e geneticamente puras, ou seja, para as características fenotípicas de interesse, as linhagens eram homozigotas, mas cada uma delas homozigota para alelos diferentes.
O agricultor plantou essas sementes em uma mesma área e obteve uma safra de ótima produção, com espigas uniformes e repletas de grãos.
Após a colheita, o agricultor, considerando a qualidade dessas espigas, resolveu guardar algumas delas para plantar a safra seguinte. Contudo, ainda que as condições ambientais tenham se mantido, essa nova safra foi pouco produtiva, gerando espigas não uniformes e sem a mesma qualidade da safra anterior.
a) As “linhagens diferentes”, citadas no rótulo do saco de milho, são da mesma espécie ou de espécies diferentes? Justifique sua resposta.
b) Explique por que as plantas obtidas pela germinação das sementes adquiridas produziram espigas uniformes e explique o porquê das diferenças fenotípicas e de produtividade da segunda safra em relação à primeira.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Um agricultor adquiriu um saco de sementes de milho comercializadas por uma indústria agropecuária. O rótulo desse saco informava que as sementes vinham do cruzamento de linhagens diferentes e geneticamente puras, ou seja, para as características fenotípicas de interesse, as linhagens eram homozigotas, mas cada uma delas homozigota para alelos diferentes.
O agricultor plantou essas sementes em uma mesma área e obteve uma safra de ótima produção, com espigas uniformes e repletas de grãos.
Após a colheita, o agricultor, considerando a qualidade dessas espigas, resolveu guardar algumas delas para plantar a safra seguinte. Contudo, ainda que as condições ambientais tenham se mantido, essa nova safra foi pouco produtiva, gerando espigas não uniformes e sem a mesma qualidade da safra anterior.
a) As “linhagens diferentes”, citadas no rótulo do saco de milho, são da mesma espécie ou de espécies diferentes? Justifique sua resposta.
b) Explique por que as plantas obtidas pela germinação das sementes adquiridas produziram espigas uniformes e explique o porquê das diferenças fenotípicas e de produtividade da segunda safra em relação à primeira.
GABARITO.
Química
QUESTÃO 06
(UNIFESP 2019) Analise a tabela, que fornece informações sobre a cal hidratada e o carbonato de cálcio.
a) Classifique esses dois compostos de cálcio de acordo com as funções inorgânicas às quais pertencem.
b) Um estudante recebeu uma amostra de 5,0 g de um desses dois compostos para ser aquecida. Após aquecimento prolongado a 1000 ºC, ele notou que a massa da amostra sofreu uma redução de 2,2 g em relação à inicial. Justifique por que a amostra recebida pelo estudante foi de CaCO3.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Analise a tabela, que fornece informações sobre a cal hidratada e o carbonato de cálcio.
a) Classifique esses dois compostos de cálcio de acordo com as funções inorgânicas às quais pertencem.
b) Um estudante recebeu uma amostra de 5,0 g de um desses dois compostos para ser aquecida. Após aquecimento prolongado a 1000 ºC, ele notou que a massa da amostra sofreu uma redução de 2,2 g em relação à inicial. Justifique por que a amostra recebida pelo estudante foi de CaCO3.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(UNIFESP 2019) Considere os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr e os fenômenos:
I. Conservação de massa nas transformações químicas.
II. Emissão de luz verde quando sais de cobre são aquecidos por uma chama.
a) Quais desses modelos possuem partículas dotadas de carga elétrica?
b) Identifique os modelos atômicos que permitem interpretar cada um dos fenômenos.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Considere os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr e os fenômenos:
I. Conservação de massa nas transformações químicas.
II. Emissão de luz verde quando sais de cobre são aquecidos por uma chama.
a) Quais desses modelos possuem partículas dotadas de carga elétrica?
b) Identifique os modelos atômicos que permitem interpretar cada um dos fenômenos.
GABARITO.
QUESTÃO 08
(UNIFESP 2019) Do rótulo de uma garrafa de xarope artificial sabor groselha foram obtidas as informações:
• 1 litro de xarope rende 9 litros de refresco.
• Ingredientes: açúcar, água, acidulante ácido cítrico, corantes alimentícios e aroma artificial de groselha.
• Informação nutricional (quantidade por porção de 20 mL): carboidratos 18 g e sódio 5 mg.
a) O elemento sódio está presente nesse xarope sob a forma de cátion ou de ânion? Faça a distribuição eletrônica em camadas do íon sódio, justificando a configuração com base na teoria do octeto.
b) Sabendo que o carboidrato presente nesse xarope é o açúcar sacarose (C12H22O11), calcule a concentração, em g/L, desse açúcar no xarope. Calcule a concentração, em mol/L, de sacarose no refresco preparado pela diluição do xarope com água, conforme informação do rótulo.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Do rótulo de uma garrafa de xarope artificial sabor groselha foram obtidas as informações:
• 1 litro de xarope rende 9 litros de refresco.
• Ingredientes: açúcar, água, acidulante ácido cítrico, corantes alimentícios e aroma artificial de groselha.
• Informação nutricional (quantidade por porção de 20 mL): carboidratos 18 g e sódio 5 mg.
a) O elemento sódio está presente nesse xarope sob a forma de cátion ou de ânion? Faça a distribuição eletrônica em camadas do íon sódio, justificando a configuração com base na teoria do octeto.
b) Sabendo que o carboidrato presente nesse xarope é o açúcar sacarose (C12H22O11), calcule a concentração, em g/L, desse açúcar no xarope. Calcule a concentração, em mol/L, de sacarose no refresco preparado pela diluição do xarope com água, conforme informação do rótulo.
GABARITO.
QUESTÃO 09
(UNIFESP 2019) Considere a fórmula a seguir, na qual R, R’ e R’’ representam cadeias carbônicas distintas.
a) Que classe de nutrientes apresenta moléculas com essa fórmula? Indique qual é a principal função nutricional dessas moléculas no organismo humano.
b) Considere que, em uma substância, R, R’ e R’’ correspondam a CH3 — (CH2)10 —. Escreva as fórmulas estruturais dos produtos formados pela reação química dessa substância com hidróxido de sódio.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Considere a fórmula a seguir, na qual R, R’ e R’’ representam cadeias carbônicas distintas.
a) Que classe de nutrientes apresenta moléculas com essa fórmula? Indique qual é a principal função nutricional dessas moléculas no organismo humano.
b) Considere que, em uma substância, R, R’ e R’’ correspondam a CH3 — (CH2)10 —. Escreva as fórmulas estruturais dos produtos formados pela reação química dessa substância com hidróxido de sódio.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(UNIFESP 2019) Algumas frutas, como maçãs e bananas, apresentam escurecimento da polpa quando cortadas e expostas ao ar. A etapa inicial desse escurecimento está representada a seguir.
a) Justifique por que a polpa de uma fruta que possui essa característica escurece com maior rapidez quando esmagada com um garfo do que sob a forma de fatias. Qual é o papel da enzima polifenoloxidase nesse escurecimento?
b) Identifique a função orgânica oxigenada presente no catecol. Com base na variação do número de oxidação do oxigênio, justifique por que o O2 atua como espécie oxidante nessa reação.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Algumas frutas, como maçãs e bananas, apresentam escurecimento da polpa quando cortadas e expostas ao ar. A etapa inicial desse escurecimento está representada a seguir.
a) Justifique por que a polpa de uma fruta que possui essa característica escurece com maior rapidez quando esmagada com um garfo do que sob a forma de fatias. Qual é o papel da enzima polifenoloxidase nesse escurecimento?
b) Identifique a função orgânica oxigenada presente no catecol. Com base na variação do número de oxidação do oxigênio, justifique por que o O2 atua como espécie oxidante nessa reação.
GABARITO.
Física
QUESTÃO 11
(UNIFESP 2019) Do alto de um edifício em construção, um operário deixa um tijolo cair acidentalmente, a partir do repouso, em uma trajetória vertical que passa pela posição em que outro operário se encontra parado, no solo.
Um segundo depois do início da queda do tijolo, o operário no alto grita um alerta para o operário no solo.
Considerando o dado da figura, a resistência do ar desprezível, g = 10 m/s², a velocidade do som no ar igual a 350 m/s ecalcule:
a) a distância percorrida pelo tijolo entre os instantes t = 1 s e t = 3 s após o início de sua queda.
b) o intervalo de tempo, em segundos, que o operário no solo terá para reagir e se movimentar, depois de ter ouvido o grito de alerta emitido pelo operário no alto, e não ser atingido pelo tijolo.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(UNIFESP 2019) Uma esfera A desliza em movimento circular sobre uma mesa horizontal, sem atrito, presa a um pino fixo no centro da mesa por um fio ideal de comprimento L = 1 m. A energia cinética dessa esfera é constante e tem intensidade igual a 4 J.
Em um ponto P é colocada, em repouso, uma segunda esfera B, idêntica à primeira, de modo que ocorra uma colisão perfeitamente inelástica entre elas, conforme indica a figura.
a) Calcule a intensidade da tração, em N, no fio antes da colisão entre as esferas.
b) Determine a energia cinética, em J, do sistema formado pelas duas esferas juntas, imediatamente após a colisão entre elas.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Do alto de um edifício em construção, um operário deixa um tijolo cair acidentalmente, a partir do repouso, em uma trajetória vertical que passa pela posição em que outro operário se encontra parado, no solo.
Um segundo depois do início da queda do tijolo, o operário no alto grita um alerta para o operário no solo.
Considerando o dado da figura, a resistência do ar desprezível, g = 10 m/s², a velocidade do som no ar igual a 350 m/s ecalcule:
a) a distância percorrida pelo tijolo entre os instantes t = 1 s e t = 3 s após o início de sua queda.
b) o intervalo de tempo, em segundos, que o operário no solo terá para reagir e se movimentar, depois de ter ouvido o grito de alerta emitido pelo operário no alto, e não ser atingido pelo tijolo.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(UNIFESP 2019) Uma esfera A desliza em movimento circular sobre uma mesa horizontal, sem atrito, presa a um pino fixo no centro da mesa por um fio ideal de comprimento L = 1 m. A energia cinética dessa esfera é constante e tem intensidade igual a 4 J.
Em um ponto P é colocada, em repouso, uma segunda esfera B, idêntica à primeira, de modo que ocorra uma colisão perfeitamente inelástica entre elas, conforme indica a figura.
a) Calcule a intensidade da tração, em N, no fio antes da colisão entre as esferas.
b) Determine a energia cinética, em J, do sistema formado pelas duas esferas juntas, imediatamente após a colisão entre elas.
GABARITO.
QUESTÃO 13
(UNIFESP 2019) A figura representa um calorímetro de fluxo, cuja função é medir o calor específico de determinado líquido de densidade 800 kg/m³.
Esse líquido flui pelo aparelho com uma vazão constante de 3 L/min, entra à temperatura θ1 = 25 ºC e sai à temperatura θ2 = 30 ºC, depois de ter sido aquecido por um aquecedor de potência constante de 320 W.
Considere que todo calor fornecido pelo aquecedor seja absorvido pelo líquido.
a) Calcule a energia térmica, em J, dissipada pelo aquecedor, necessária para aquecer 6 L do líquido.
b) Determine o calor específico do líquido, em
GABARITO.
(UNIFESP 2019) A figura representa um calorímetro de fluxo, cuja função é medir o calor específico de determinado líquido de densidade 800 kg/m³.
Esse líquido flui pelo aparelho com uma vazão constante de 3 L/min, entra à temperatura θ1 = 25 ºC e sai à temperatura θ2 = 30 ºC, depois de ter sido aquecido por um aquecedor de potência constante de 320 W.
Considere que todo calor fornecido pelo aquecedor seja absorvido pelo líquido.
a) Calcule a energia térmica, em J, dissipada pelo aquecedor, necessária para aquecer 6 L do líquido.
b) Determine o calor específico do líquido, em
GABARITO.
QUESTÃO 14
(UNIFESP 2019) Um caminhão de 2 m de altura e 6 m de comprimento está parado a 15 m de uma lente esférica delgada de distância focal igual a 3 m. Na figura, fora de escala, estão representados o caminhão, a lente e a imagem do caminhão conjugada pela lente.
Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, calcule, em m:
a) a altura (y) da imagem da frente do caminhão.
b) o comprimento (x) da imagem do caminhão.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Um caminhão de 2 m de altura e 6 m de comprimento está parado a 15 m de uma lente esférica delgada de distância focal igual a 3 m. Na figura, fora de escala, estão representados o caminhão, a lente e a imagem do caminhão conjugada pela lente.
Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, calcule, em m:
a) a altura (y) da imagem da frente do caminhão.
b) o comprimento (x) da imagem do caminhão.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(UNIFESP 2019) Algumas espécies de aranha tecem teias com fios de seda seca revestidos com uma solução que os deixa higroscópicos, ou seja, capazes de absorver a umidade do ar, tornando-os bons condutores elétricos.
Para estudar as propriedades elétricas desses fios, um pesquisador tinha disponíveis dois deles (fio A e fio B), idênticos, e ambos originalmente com 5 mm de comprimento. Um desses fios (fio A) foi lentamente esticado até que dobrasse de comprimento, tendo sua espessura diminuída. A resistência elétrica desses dois fios, em função de seu comprimento, está registrada na tabela.
a) Considerando que a condutividade desses fios se deva apenas ao revestimento aquoso de espessura uniforme ao longo de seus comprimentos e que a resistividade desses revestimentos seja constante, qual o valor da relaçãosendo S1 e S2 as áreas das secções transversais desse revestimento quando o fio A mede 5 mm e 10 mm, respectivamente?
b) Em seguida, o fio A esticado e com 10 mm de comprimento foi associado em série com o fio B, com seu comprimento original de 5 mm. Essa associação foi submetida a uma diferença de potencial constante de 9 V, conforme a figura.
Calcule a potência dissipada, em watts, por essa associação.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Algumas espécies de aranha tecem teias com fios de seda seca revestidos com uma solução que os deixa higroscópicos, ou seja, capazes de absorver a umidade do ar, tornando-os bons condutores elétricos.
Para estudar as propriedades elétricas desses fios, um pesquisador tinha disponíveis dois deles (fio A e fio B), idênticos, e ambos originalmente com 5 mm de comprimento. Um desses fios (fio A) foi lentamente esticado até que dobrasse de comprimento, tendo sua espessura diminuída. A resistência elétrica desses dois fios, em função de seu comprimento, está registrada na tabela.
a) Considerando que a condutividade desses fios se deva apenas ao revestimento aquoso de espessura uniforme ao longo de seus comprimentos e que a resistividade desses revestimentos seja constante, qual o valor da relaçãosendo S1 e S2 as áreas das secções transversais desse revestimento quando o fio A mede 5 mm e 10 mm, respectivamente?
b) Em seguida, o fio A esticado e com 10 mm de comprimento foi associado em série com o fio B, com seu comprimento original de 5 mm. Essa associação foi submetida a uma diferença de potencial constante de 9 V, conforme a figura.
Calcule a potência dissipada, em watts, por essa associação.
GABARITO.
Matemática
QUESTÃO 16
(UNIFESP 2019) Em investigações forenses é possível calcular o número (n) do calçado de uma pessoa a partir do comprimento (c) da sua pegada, em centímetros, encontrada na cena da investigação. A fórmula utilizada pelos peritos é
A imagem indica uma pegada, de comprimento 272 mm, encontrada na cena de um crime.
a) Calcule o número do calçado correspondente à pegada identificada na imagem.
b) Em outra cena criminal, peritos identificaram uma pegada correspondendo aos números de calçados de 38 a 40. Testemunhas disseram que a altura (h) da pessoa que deixou a pegada era de 1,60 m a 1,70 m.
Represente, no gráfico do campo de Resolução e Resposta, todos os pares ordenados (c, h) dos possíveis suspeitos desse crime. Considere c, n e h como variáveis reais contínuas na representação gráfica de (c, h).
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Em investigações forenses é possível calcular o número (n) do calçado de uma pessoa a partir do comprimento (c) da sua pegada, em centímetros, encontrada na cena da investigação. A fórmula utilizada pelos peritos é
A imagem indica uma pegada, de comprimento 272 mm, encontrada na cena de um crime.
a) Calcule o número do calçado correspondente à pegada identificada na imagem.
b) Em outra cena criminal, peritos identificaram uma pegada correspondendo aos números de calçados de 38 a 40. Testemunhas disseram que a altura (h) da pessoa que deixou a pegada era de 1,60 m a 1,70 m.
Represente, no gráfico do campo de Resolução e Resposta, todos os pares ordenados (c, h) dos possíveis suspeitos desse crime. Considere c, n e h como variáveis reais contínuas na representação gráfica de (c, h).
GABARITO.
QUESTÃO 17
(UNIFESP 2019) Em um jogo disputado em várias rodadas consecutivas, um jogador ganhou metade do dinheiro que tinha a cada rodada ímpar e perdeu metade do dinheiro que tinha a cada rodada par.
a) Sabendo que o jogador saiu do jogo ao término da 4ª rodada com R$ 202,50, calcule com quanto dinheiro ele entrou na 1ª rodada do jogo.
b) Suponha que o jogador tenha entrado na 1ª rodada do jogo com R$ 1.000,00, terminando, portanto, essa rodada com R$ 1.500,00, e que tenha saído do jogo ao término da 20ª rodada. Utilizando log 2 = 0,301, log 3 = 0,477 e os dados da tabela, calcule com quanto dinheiro, aproximadamente, ele saiu do jogo.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) Em um jogo disputado em várias rodadas consecutivas, um jogador ganhou metade do dinheiro que tinha a cada rodada ímpar e perdeu metade do dinheiro que tinha a cada rodada par.
a) Sabendo que o jogador saiu do jogo ao término da 4ª rodada com R$ 202,50, calcule com quanto dinheiro ele entrou na 1ª rodada do jogo.
b) Suponha que o jogador tenha entrado na 1ª rodada do jogo com R$ 1.000,00, terminando, portanto, essa rodada com R$ 1.500,00, e que tenha saído do jogo ao término da 20ª rodada. Utilizando log 2 = 0,301, log 3 = 0,477 e os dados da tabela, calcule com quanto dinheiro, aproximadamente, ele saiu do jogo.
GABARITO.
QUESTÃO 18
(UNIFESP 2019) A figura representa um trapézio retângulo UNFE de alturae uma circunferência de centro P inscrita no triângulo SNF, com S pertencente àSabe-se queé perpendicular a, que I é o ponto médio dee que UN = 8 cm, EF = 6 cm e ES = 8 cm.
a) Calcule NS e a área do trapézio UNFE.
b) Calcule a área da região destacada em verde na figura.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) A figura representa um trapézio retângulo UNFE de alturae uma circunferência de centro P inscrita no triângulo SNF, com S pertencente àSabe-se queé perpendicular a, que I é o ponto médio dee que UN = 8 cm, EF = 6 cm e ES = 8 cm.
a) Calcule NS e a área do trapézio UNFE.
b) Calcule a área da região destacada em verde na figura.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(UNIFESP 2019) A imagem ilustra três dados, A, B e C. O dado A é convencional, o dado B tem duas faces numeradas com 2 e quatro faces numeradas com 6, e o dado C possui as seis faces numeradas com 5. As faces de cada dado são equiprováveis.
a) Calcule a probabilidade de que a soma dos números obtidos em um lançamento dos três dados seja múltiplo de 3.
b) Considere que dois dos três dados sejam sorteados ao acaso e que, em seguida, os dados sorteados sejam lançados ao acaso. Qual a probabilidade de que a soma dos números obtidos no lançamento seja um múltiplo de três?
GABARITO.
(UNIFESP 2019) A imagem ilustra três dados, A, B e C. O dado A é convencional, o dado B tem duas faces numeradas com 2 e quatro faces numeradas com 6, e o dado C possui as seis faces numeradas com 5. As faces de cada dado são equiprováveis.
a) Calcule a probabilidade de que a soma dos números obtidos em um lançamento dos três dados seja múltiplo de 3.
b) Considere que dois dos três dados sejam sorteados ao acaso e que, em seguida, os dados sorteados sejam lançados ao acaso. Qual a probabilidade de que a soma dos números obtidos no lançamento seja um múltiplo de três?
GABARITO.
QUESTÃO 20
(UNIFESP 2019) De acordo com a norma brasileira de regulamentação de acessibilidade, o rebaixamento de calçadas para travessia de pedestres deve ter inclinação constante e não superior a 8,33% (1:12) em relação à horizontal.
Observe o seguinte projeto de rebaixamento de uma calçada cuja guia tem altura BC = 10 cm.
a) Calcule a medida dena situação limite da regulamentação.
b) Calcule o comprimento dena situação em que a inclinação da rampa é de 5%. Deixe a resposta final com raiz quadrada.
GABARITO.
(UNIFESP 2019) De acordo com a norma brasileira de regulamentação de acessibilidade, o rebaixamento de calçadas para travessia de pedestres deve ter inclinação constante e não superior a 8,33% (1:12) em relação à horizontal.
Observe o seguinte projeto de rebaixamento de uma calçada cuja guia tem altura BC = 10 cm.
a) Calcule a medida dena situação limite da regulamentação.
b) Calcule o comprimento dena situação em que a inclinação da rampa é de 5%. Deixe a resposta final com raiz quadrada.
GABARITO.
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