Prova Design Gráfico ENADE 2018 com Gabarito QUESTÃO 01 (Enade 2018) Considerando o infográfico apresentado, avalie as afirmações ...
QUESTÃO 01
(Enade 2018) Considerando o infográfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A distribuição da área plantada com transgênicos no mundo reflete o nível de desenvolvimento econômico dos países.
II. Os Estados Unidos da América possuem a maior área plantada de algodão transgênico no mundo.
III. O hemisfério norte concentra a maior área de produção transgênica.
IV. A área de produção de soja transgênica é maior no Brasil que na Argentina.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(Enade 2018) A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade.
São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis.
Disponível em: <http://www.unisolbrasil.org.br/2015/>.
Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.
PORQUE
II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(Enade 2018) As questões relacionadas a organismos geneticamente modificados deixaram, há muito tempo, de serem discutidas apenas no âmbito acadêmico-científico. Também na arte, a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac transita pela zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia.
Os trabalhos de Eduardo Kac têm sido exibidos em exposições internacionais. Em seu currículo, constam obras de arte transgênicas, como GFP Bunny, uma coelha geneticamente modificada cujo pelo emite fluorescência verde ao ser iluminado por luz ultravioleta. Ela foi batizada com esse nome em razão da proteína verde fluorescente (green fluorescent protein) obtida de uma água-viva do Pacífico e injetada em óvulos de coelhos albinos, procedimento efetivamente realizado em um centro de pesquisa na França.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A obra GFP Bunny, de Eduardo Kac, contribui para a ampliação dos horizontes artísticos por meio do uso da engenharia genética como técnica de criação artística.
II. A obra GFP Bunny suscita várias questões, entre as quais se inclui a de caráter ético, como, por exemplo, a dos limites da pesquisa científica e do uso de aplicações tecnológicas.
III. As obras de arte biotecnológicas promovem a circulação de conceitos do campo da arte e de técnicas laboratoriais, mas, ao mesmo tempo, banaliza a singularidade da produção do artista.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) As questões relacionadas a organismos geneticamente modificados deixaram, há muito tempo, de serem discutidas apenas no âmbito acadêmico-científico. Também na arte, a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac transita pela zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia.
Os trabalhos de Eduardo Kac têm sido exibidos em exposições internacionais. Em seu currículo, constam obras de arte transgênicas, como GFP Bunny, uma coelha geneticamente modificada cujo pelo emite fluorescência verde ao ser iluminado por luz ultravioleta. Ela foi batizada com esse nome em razão da proteína verde fluorescente (green fluorescent protein) obtida de uma água-viva do Pacífico e injetada em óvulos de coelhos albinos, procedimento efetivamente realizado em um centro de pesquisa na França.
Disponível em: <www.g1.globo.com/Noticias/PopArte/>.
Acesso em: 18 ago. 2018 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A obra GFP Bunny, de Eduardo Kac, contribui para a ampliação dos horizontes artísticos por meio do uso da engenharia genética como técnica de criação artística.
II. A obra GFP Bunny suscita várias questões, entre as quais se inclui a de caráter ético, como, por exemplo, a dos limites da pesquisa científica e do uso de aplicações tecnológicas.
III. As obras de arte biotecnológicas promovem a circulação de conceitos do campo da arte e de técnicas laboratoriais, mas, ao mesmo tempo, banaliza a singularidade da produção do artista.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
(Enade 2018) Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
II. A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
III. As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
IV. A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
GABARITO.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-
no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/dados-
sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/>.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
(Enade 2018) Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
II. A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
III. As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
IV. A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(Enade 2018) A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A África tem sido pensada, por muitos, como um único país, compreendida de forma monolítica, como se fosse formada por cultura única, ou, até mesmo, um lugar de povos sem cultura alguma, o que contribui e reforça a exclusão social das obras africanas do sistema das artes visuais.
II. Construídas sob a égide do clichê da miserabilidade, as clássicas representações sobre a África, que retratam o continente como um celeiro da tradição, do arcaísmo, da produção manufaturada e artesanal, são estereótipos que precisam ser superados, por serem incompatíveis com a multiplicidade de expressões artísticas africanas.
III. Os estereótipos sobre o continente africano foram construídos a partir de interesses políticos, culturais e econômicos que sustentaram, durante séculos, projetos de exploração e ações excludentes.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
TEXTO 1
A frase em latim “Ex Africa semper aliquid novi”, do escritor romano Caio Plínio, dita há 2.000 anos, significa “da África sempre há novidades a reportar”. A partir dessa ideia, o curador alemão Alfons Hug montou a exposição “Ex Africa”, que conta com 18 artistas de oito países africanos e dois artistas brasileiros. A ideia da mostra é retratar a produção artística africana sem estereótipos aos quais estamos acostumados, como objetos de artesanato e referências iconográficas.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/>.
Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Até as vésperas da era colonial moderna era comum encontrar as imagens positivas sobre a África. Árabes e europeus descreveram as formas políticas africanas altamente elaboradas e socialmente aperfeiçoadas, entre as quais se alternavam reinos, impérios, cidades-Estado, entre outras. Após a conferência de Berlim (1885), que definiu a partilha colonial da África, essas imagens “simpáticas” começaram a sombrear. Reinos e Impérios foram substituídos pelas tribos primitivas em estado de guerra permanente, umas contra outras, para justificar e legitimar a Missão Civilizadora, que até hoje alimenta o imaginário da África no Brasil.
VIEIRA, F. S. S. Do eurocentrismo ao afropessimismo: reflexão
sobre a construção do imaginário “África” no Brasil.
Em Debate. PUC-Rio, n. 03, 2006 (adaptado).
(Enade 2018) A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A África tem sido pensada, por muitos, como um único país, compreendida de forma monolítica, como se fosse formada por cultura única, ou, até mesmo, um lugar de povos sem cultura alguma, o que contribui e reforça a exclusão social das obras africanas do sistema das artes visuais.
II. Construídas sob a égide do clichê da miserabilidade, as clássicas representações sobre a África, que retratam o continente como um celeiro da tradição, do arcaísmo, da produção manufaturada e artesanal, são estereótipos que precisam ser superados, por serem incompatíveis com a multiplicidade de expressões artísticas africanas.
III. Os estereótipos sobre o continente africano foram construídos a partir de interesses políticos, culturais e econômicos que sustentaram, durante séculos, projetos de exploração e ações excludentes.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 06
(Enade 2018) A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
TEXTO 1
Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência. A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares, entre outros.
HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de
rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 71,
Suplemento 1, p. 732-740, 2018 (adaptado).
TEXTO 2
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS.
Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/
principal/campanhas-publicitarias/19300-campanha-pop-rua>.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
(Enade 2018) A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(Enade 2018) Considerando as informações do infográfico, avalie as afirmações a seguir.
I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas do Brasil.
II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis.
III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções de mobilidade e nas modalidades compartilhadas de transporte.
IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes de serem atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
GABARITO.
(Enade 2018) Considerando as informações do infográfico, avalie as afirmações a seguir.
I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas do Brasil.
II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis.
III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções de mobilidade e nas modalidades compartilhadas de transporte.
IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes de serem atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
GABARITO.
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998. Apenas o goleiro Lloris, o lateral Pavard, o atacante Giroud e o meia Thauvin não se encaixam nessa descrição. Tal composição suscitou inúmeros debates acerca da presença de imigrantes na sociedade francesa e do multiculturalismo na Europa. À perspectiva multicultural se contrapõem a xenofobia, o racismo, a islamofobia, entre outras formas de segregação humana, sobretudo de imigrantes e seus descendentes.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/07/multiculturais
-franca-e-belgica-buscam-unidade-nacional-na-copa.shtml>.
Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) A admiração dos torcedores pelos jogadores da seleção francesa evidencia a redução do preconceito de cidadãos franceses contra descendentes de imigrantes.
B) O aumento do número de jogadores filhos de imigrantes e a ampliação da diversidade de nacionalidades ameaçam a perpetuação dos valores e da tradição do povo francês.
C) A inclusão de jogadores de origem árabe e africana na seleção francesa teve o efeito imediato de minimizar visões e interpretações equivocadas dos efeitos da imigração, como desemprego e pobreza.
D) A presença de jogadores franceses de origem africana sinaliza a efetiva integração dos imigrantes e de seus descendentes à sociedade francesa, após longo processo de incentivo à inclusão social de estrangeiros no país.
E) A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.
GABARITO.
QUESTÃO 09
(Enade 2018) No projeto gráfico de um periódico, no qual é necessário facilitar e agilizar o trabalho de design de cada página, indica-se o uso de um grid para a página, bem como o grid de linha de base, que estabelece importantes relações com elementos-chave do design.
A figura a seguir mostra a captura de tela de uma página visualizada com o grid de linha de base.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O programa Adobe InDesign é indicado para produzir peças gráficas que contenham uma grande quantidade de texto.
II. O Adobe InDesign é um programa editorial que dispõe de diversos recursos para o desenvolvimento de projetos gráficos, como definição de estilos de caracteres e parágrafos, grid e linhas de base.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(Enade 2018) A usabilidade de um sistema pode ser medida pela análise de suas características. Partindo-se dessa premissa, torna-se necessário explicitar quais princípios balizam um designer no desenvolvimento de um sistema de informação, para que apresente os conteúdos pertinentes de maneira eficaz, eficiente e satisfatória para seus utilizadores, e, principalmente, de forma que permitam seu uso de maneira inclusiva, ou seja, de modo que usuários com algum tipo de limitação também possam utilizá-lo.
Considerando essas informações e os princípios que balizam o designer ao desenvolver um sistema de informação, avalie as afirmações a seguir.
I. Para que os elementos da interface possibilitem a execução de diferentes tarefas para uma mesma ação, o designer deve obedecer ao princípio de possibilidade.
II. Ao desenvolver um sistema de informação no qual os elementos gráficos deixem explícitas as ações possíveis, o designer estará atendendo ao princípio de visibilidade.
III. Em um sistema de informação em que as informações deixem claro o que não se pode fazer, o princípio de constrangimentos está sendo seguido pelo designer.
IV. Se, em um sistema de informação, for adotado o princípio de feedback, os elementos gráficos deverão informar o que foi feito e qual foi o resultado dessa ação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
Design Gráfico
QUESTÃO 09
(Enade 2018) No projeto gráfico de um periódico, no qual é necessário facilitar e agilizar o trabalho de design de cada página, indica-se o uso de um grid para a página, bem como o grid de linha de base, que estabelece importantes relações com elementos-chave do design.
A figura a seguir mostra a captura de tela de uma página visualizada com o grid de linha de base.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O programa Adobe InDesign é indicado para produzir peças gráficas que contenham uma grande quantidade de texto.
PORQUE
II. O Adobe InDesign é um programa editorial que dispõe de diversos recursos para o desenvolvimento de projetos gráficos, como definição de estilos de caracteres e parágrafos, grid e linhas de base.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(Enade 2018) A usabilidade de um sistema pode ser medida pela análise de suas características. Partindo-se dessa premissa, torna-se necessário explicitar quais princípios balizam um designer no desenvolvimento de um sistema de informação, para que apresente os conteúdos pertinentes de maneira eficaz, eficiente e satisfatória para seus utilizadores, e, principalmente, de forma que permitam seu uso de maneira inclusiva, ou seja, de modo que usuários com algum tipo de limitação também possam utilizá-lo.
Considerando essas informações e os princípios que balizam o designer ao desenvolver um sistema de informação, avalie as afirmações a seguir.
I. Para que os elementos da interface possibilitem a execução de diferentes tarefas para uma mesma ação, o designer deve obedecer ao princípio de possibilidade.
II. Ao desenvolver um sistema de informação no qual os elementos gráficos deixem explícitas as ações possíveis, o designer estará atendendo ao princípio de visibilidade.
III. Em um sistema de informação em que as informações deixem claro o que não se pode fazer, o princípio de constrangimentos está sendo seguido pelo designer.
IV. Se, em um sistema de informação, for adotado o princípio de feedback, os elementos gráficos deverão informar o que foi feito e qual foi o resultado dessa ação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 11
(Enade 2018) Em um projeto gráfico de livro infantil para crianças não alfabetizadas, foi definido que a obra seria composta por informações textuais, cores primárias e formas geométricas, que, em conjunto, formariam ilustrações de personagens, os quais seriam reproduzidos em várias formas e tamanhos, compondo um mix de produtos educativos.
Considerando essa situação e a referida produção de ilustrações de personagens por um designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. É viável ao designer utilizar um software de edição de imagens, visto que, com ele, fazem-se tanto pequenas quanto grandes ampliações com a mesma qualidade.
II. Para produzir adequadamente as referidas ilustrações, o designer deve utilizar um software indicado para a produção de desenhos vetoriais que podem ser ampliados sem perda de resolução.
III. O designer deve utilizar um software para construir as ilustrações com formas geométricas e o programa de edição de imagens para colori-las, a fim de gerar uma imagem final no formato bitmap.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) Em um projeto gráfico de livro infantil para crianças não alfabetizadas, foi definido que a obra seria composta por informações textuais, cores primárias e formas geométricas, que, em conjunto, formariam ilustrações de personagens, os quais seriam reproduzidos em várias formas e tamanhos, compondo um mix de produtos educativos.
Considerando essa situação e a referida produção de ilustrações de personagens por um designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. É viável ao designer utilizar um software de edição de imagens, visto que, com ele, fazem-se tanto pequenas quanto grandes ampliações com a mesma qualidade.
II. Para produzir adequadamente as referidas ilustrações, o designer deve utilizar um software indicado para a produção de desenhos vetoriais que podem ser ampliados sem perda de resolução.
III. O designer deve utilizar um software para construir as ilustrações com formas geométricas e o programa de edição de imagens para colori-las, a fim de gerar uma imagem final no formato bitmap.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(Enade 2018) Os desafios de um sistema interativo centrado no usuário envolvem metodologias de inovação e processos criativos. Os tipos de metodologias de inovação e criação tradicionais adequados – Brainstorming, Design centrado no usuário, Design thinking, Open innovation, Outdriven innovation – geram novos produtos ou serviços no mercado digital. Construir produtos interativos utilizando-se de métodos e técnicas de design centrado no usuário é o escopo de todo projeto de design digital.
Nesse contexto, assinale a opção que apresenta as etapas e a respectiva aplicação de ferramentas no desenvolvimento de um do projeto de design digital.
A) Etapas: business model canvas e modelo de negócio. Ferramenta: cronograma.
B) Etapas: design de Interação e storyboard. Ferramenta: funcionalidades da interface digital.
C) Etapas: metodologias ágeis e plano de gestão ágil. Ferramenta: testes de usabilidade.
D) Etapas: pesquisa, entrevistas e questionário. Ferramenta: personas.
E) Etapas: pesquisa e personas. Ferramenta: plano de gestão ágil.
GABARITO.
(Enade 2018) Os desafios de um sistema interativo centrado no usuário envolvem metodologias de inovação e processos criativos. Os tipos de metodologias de inovação e criação tradicionais adequados – Brainstorming, Design centrado no usuário, Design thinking, Open innovation, Outdriven innovation – geram novos produtos ou serviços no mercado digital. Construir produtos interativos utilizando-se de métodos e técnicas de design centrado no usuário é o escopo de todo projeto de design digital.
3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Nesse contexto, assinale a opção que apresenta as etapas e a respectiva aplicação de ferramentas no desenvolvimento de um do projeto de design digital.
A) Etapas: business model canvas e modelo de negócio. Ferramenta: cronograma.
B) Etapas: design de Interação e storyboard. Ferramenta: funcionalidades da interface digital.
C) Etapas: metodologias ágeis e plano de gestão ágil. Ferramenta: testes de usabilidade.
D) Etapas: pesquisa, entrevistas e questionário. Ferramenta: personas.
E) Etapas: pesquisa e personas. Ferramenta: plano de gestão ágil.
GABARITO.
QUESTÃO 13
(Enade 2018) Como toda linguagem, o design apresenta, basicamente, duas possibilidades de articulação: uma que se realiza no sentido horizontal, com propriedades combinatórias; outra que se realiza no sentido vertical, em profundidade, com propriedades associativas. As relações combinatórias determinam os aspectos formais do produto, e as relações associativas, seus aspectos simbólicos. Juntas resultam na significação do produto.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No processo de desenvolvimento de um projeto, o designer deve estar atento à escolha dos elementos que constituem as dimensões sintática, semântica e pragmática do produto.
II. Os elementos semióticos selecionados para se desenvolver um projeto de design influenciam todo o período de concepção e de atuação do produto, influindo na estética, na sua representação simbólica e, especificamente, na sua funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) Como toda linguagem, o design apresenta, basicamente, duas possibilidades de articulação: uma que se realiza no sentido horizontal, com propriedades combinatórias; outra que se realiza no sentido vertical, em profundidade, com propriedades associativas. As relações combinatórias determinam os aspectos formais do produto, e as relações associativas, seus aspectos simbólicos. Juntas resultam na significação do produto.
ESCOREL, A. L. O efeito multiplicador do design.
São Paulo: SENAC, 2000 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No processo de desenvolvimento de um projeto, o designer deve estar atento à escolha dos elementos que constituem as dimensões sintática, semântica e pragmática do produto.
PORQUE
II. Os elementos semióticos selecionados para se desenvolver um projeto de design influenciam todo o período de concepção e de atuação do produto, influindo na estética, na sua representação simbólica e, especificamente, na sua funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(Enade 2018) As imagens a seguir reproduzem dois aplicativos desenvolvidos para auxílio a vítimas de violência: o Nós por Nós, que acolhe denúncias que não são dirigidas a delegacias, e o Mete a Colher, com participação restrita às mulheres.
A partir da análise das telas dos aplicativos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. O aplicativo Nós por Nós registra informações de denúncias de violência contra jovens em situação de vulnerabilidade social e, por questão de segurança, exige a identificação do usuário.
II. Mete a Colher é um aplicativo que promove interação entre as mulheres que precisam de ajuda e as que oferecem apoio e, ao possibilitar a aproximação e a comunicação, cria uma rede de acompanhamento e orientação.
III. Os dois aplicativos abordam questões de segurança e visam a desconstrução do machismo para melhor convívio entre as pessoas na sociedade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) As imagens a seguir reproduzem dois aplicativos desenvolvidos para auxílio a vítimas de violência: o Nós por Nós, que acolhe denúncias que não são dirigidas a delegacias, e o Mete a Colher, com participação restrita às mulheres.
A partir da análise das telas dos aplicativos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. O aplicativo Nós por Nós registra informações de denúncias de violência contra jovens em situação de vulnerabilidade social e, por questão de segurança, exige a identificação do usuário.
II. Mete a Colher é um aplicativo que promove interação entre as mulheres que precisam de ajuda e as que oferecem apoio e, ao possibilitar a aproximação e a comunicação, cria uma rede de acompanhamento e orientação.
III. Os dois aplicativos abordam questões de segurança e visam a desconstrução do machismo para melhor convívio entre as pessoas na sociedade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(Enade 2018) A gestão de design, considerada pelas empresas como uma ferramenta elementar de inovação social, econômica e ambiental, agrega diferencial e vantagens competitivas que influenciam, direcionam e integram as ações empresariais. O design contribui para a construção de uma empresa, agregando valor tanto à sua marca, quanto aos seus produtos e serviços.
Desde a década de 70 do século XX, surgem, nas escolas de design, estudos sobre economia circular, que trata de uma economia cujo objetivo é manter produtos, componentes e materiais com o seu mais elevado potencial de utilidade e valor em todos os momentos, desde o ciclo técnico até o ciclo natural de produção. No ciclo técnico isso compreende tanto o projeto do produto quanto seu reuso, reciclagem ou compartilhamento; e o ciclo natural abrange a utilização de matérias-primas renováveis e de produtos biodegradáveis.
Considerando-se as informações dos textos apresentados, a principal função de um designer como gestor de inovação que aplica a economia circular ao projeto de um produto é
A) selecionar materiais que minimizem os custos de produção.
B) priorizar uma política de crescimento econômico na empresa.
C) possibilitar a integração da área de design com a área tecnológica da empresa, para redução de custos.
D) selecionar os materiais que mais se adequem aos interesses econômicos da empresa ao projetar um produto.
E) buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente na produção de um material ou produto.
GABARITO.
(Enade 2018) A gestão de design, considerada pelas empresas como uma ferramenta elementar de inovação social, econômica e ambiental, agrega diferencial e vantagens competitivas que influenciam, direcionam e integram as ações empresariais. O design contribui para a construção de uma empresa, agregando valor tanto à sua marca, quanto aos seus produtos e serviços.
BROCCO, R.; HEEMANN, A.; CHAVES, L. I. Fundamentos da gestão do design e da sustentabilidade no design de mobiliário.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e
Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2016 (adaptado).
Desde a década de 70 do século XX, surgem, nas escolas de design, estudos sobre economia circular, que trata de uma economia cujo objetivo é manter produtos, componentes e materiais com o seu mais elevado potencial de utilidade e valor em todos os momentos, desde o ciclo técnico até o ciclo natural de produção. No ciclo técnico isso compreende tanto o projeto do produto quanto seu reuso, reciclagem ou compartilhamento; e o ciclo natural abrange a utilização de matérias-primas renováveis e de produtos biodegradáveis.
BORSCHIVER, S.; TAVARES, A. S. A contribuição da economia
circular para o desenvolvimento sustentável.
In: Caderno de Química Verde, ano 3, n. 9,
p. 10-13, Rio de Janeiro: UFRJ, 2018 (adaptado).
Considerando-se as informações dos textos apresentados, a principal função de um designer como gestor de inovação que aplica a economia circular ao projeto de um produto é
A) selecionar materiais que minimizem os custos de produção.
B) priorizar uma política de crescimento econômico na empresa.
C) possibilitar a integração da área de design com a área tecnológica da empresa, para redução de custos.
D) selecionar os materiais que mais se adequem aos interesses econômicos da empresa ao projetar um produto.
E) buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente na produção de um material ou produto.
GABARITO.
QUESTÃO 16
(Enade 2018) A metodologia de Guilhermo Gonzáles Ruiz divide a realização de um projeto de design em três fases: analítica, criativa e executiva, conforme mostra a figura a seguir.
Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na imagem, percebe-se a interdependência das fases analítica, criativa e executiva para se atingir a materialização do projeto.
II. Na fase criativa são realizadas ações táticas e técnicas para resolução do problema e dos subproblemas identificados na fase analítica.
III. Na fase executiva, valorizam-se os processos crítico e construtivo bem como os ajustes industriais e organizacionais para a materialização ou implantação do projeto de design.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) A metodologia de Guilhermo Gonzáles Ruiz divide a realização de um projeto de design em três fases: analítica, criativa e executiva, conforme mostra a figura a seguir.
São Paulo: Rosari, 2006 (adaptado).
Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na imagem, percebe-se a interdependência das fases analítica, criativa e executiva para se atingir a materialização do projeto.
II. Na fase criativa são realizadas ações táticas e técnicas para resolução do problema e dos subproblemas identificados na fase analítica.
III. Na fase executiva, valorizam-se os processos crítico e construtivo bem como os ajustes industriais e organizacionais para a materialização ou implantação do projeto de design.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 17
(Enade 2018) Vários casos nos quais se identifica apropriação de ideias em peças de design gráfico – por exemplo, em marcas – são divulgados e debatidos pela mídia. Em uma entrevista publicada em matéria jornalística de 2010, o designer britânico Chris Tornley, criador da imagem mostrada na Figura 1, é apontado como o “primeiro autor” da marca atribuída a Jonathan Mak, estudante de design de Hong Kong, cuja criação, mostrada na Figura 2, obteve grande destaque entre as diversas imagens criadas em homenagens a Steve Jobs, por ocasião de sua morte, em 2011.
A imagem mostra a marca da empresa Apple com a silhueta do rosto do homenageado no lugar da mordida na maçã. Na entrevista, o designer britânico afirmou não acreditar que Mak tenha sido um “copiador”, afirmou também ser muito comum, entre as pessoas que exercem atividades ligadas à criatividade e ao design, a concepção das mesmas ideias.
Considerando o texto apresentado e as situações vivenciadas por designers gráficos ao criarem projetos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dois designers podem chegar a soluções similares ainda que em projetos com propósitos diferentes.
II. No caso de soluções similares que podem gerar disputa, a legislação brasileira assegura o direito autoral àquele que registrar a obra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) Vários casos nos quais se identifica apropriação de ideias em peças de design gráfico – por exemplo, em marcas – são divulgados e debatidos pela mídia. Em uma entrevista publicada em matéria jornalística de 2010, o designer britânico Chris Tornley, criador da imagem mostrada na Figura 1, é apontado como o “primeiro autor” da marca atribuída a Jonathan Mak, estudante de design de Hong Kong, cuja criação, mostrada na Figura 2, obteve grande destaque entre as diversas imagens criadas em homenagens a Steve Jobs, por ocasião de sua morte, em 2011.
A imagem mostra a marca da empresa Apple com a silhueta do rosto do homenageado no lugar da mordida na maçã. Na entrevista, o designer britânico afirmou não acreditar que Mak tenha sido um “copiador”, afirmou também ser muito comum, entre as pessoas que exercem atividades ligadas à criatividade e ao design, a concepção das mesmas ideias.
ZAGO, A. M.; FERREIRA, F. A. Uma análise do discurso
envolvendo autoria, plágio e imaginário coletivo na criação em design gráfico.
Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras,v. 8, n. 2, p. 72-88, 2012 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e as situações vivenciadas por designers gráficos ao criarem projetos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dois designers podem chegar a soluções similares ainda que em projetos com propósitos diferentes.
PORQUE
II. No caso de soluções similares que podem gerar disputa, a legislação brasileira assegura o direito autoral àquele que registrar a obra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 18
(Enade 2018) Considerando a ergonomia informacional, que se ocupa da transmissão e da recepção de informações que ocorrem entre os seres humanos em diversas situações do seu cotidiano, foram criados, para melhorar a sinalização interna e a comunicação em uma biblioteca, alguns pictogramas que auxiliam na identificação de espaços e serviços, conforme demonstra a figura a seguir.
Com base nas informações e nas imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca do desenvolvimento e do conceito de pictogramas.
I. Um pictograma é um símbolo gráfico utilizado para transmitir informações e mensagens específicas e seu entendimento deve ser acessível ao observador, independentemente de sua capacidade intelectual ou conhecimento técnico.
II. Pictogramas são representações que auxiliam a compreensão de informações complexas e que, se escritas, seriam longas e exigiriam muito tempo do usuário para serem lidas.
III. Devido aos pictogramas serem organizados de acordo com cada idioma, nos projetos de sinalização em que sejam necessárias informações sobre utilidade ou advertências costuma-se incorporar aos pictogramas palavras construídas a partir do alfabeto específico de cada idioma.
IV. Pictogramas são usados para transmitir uma mensagem de compreensão imediata, portanto, seus símbolos devem ser consistentes e seguir padrões de criação que garantam a clareza visual e o entendimento da informação representada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
(Enade 2018) Considerando a ergonomia informacional, que se ocupa da transmissão e da recepção de informações que ocorrem entre os seres humanos em diversas situações do seu cotidiano, foram criados, para melhorar a sinalização interna e a comunicação em uma biblioteca, alguns pictogramas que auxiliam na identificação de espaços e serviços, conforme demonstra a figura a seguir.
Com base nas informações e nas imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca do desenvolvimento e do conceito de pictogramas.
I. Um pictograma é um símbolo gráfico utilizado para transmitir informações e mensagens específicas e seu entendimento deve ser acessível ao observador, independentemente de sua capacidade intelectual ou conhecimento técnico.
II. Pictogramas são representações que auxiliam a compreensão de informações complexas e que, se escritas, seriam longas e exigiriam muito tempo do usuário para serem lidas.
III. Devido aos pictogramas serem organizados de acordo com cada idioma, nos projetos de sinalização em que sejam necessárias informações sobre utilidade ou advertências costuma-se incorporar aos pictogramas palavras construídas a partir do alfabeto específico de cada idioma.
IV. Pictogramas são usados para transmitir uma mensagem de compreensão imediata, portanto, seus símbolos devem ser consistentes e seguir padrões de criação que garantam a clareza visual e o entendimento da informação representada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(Enade 2018) O CMYK é conhecido tecnicamente como processo de impressão a quatro cores. O sistema baseia-se em três cores: cyan (azul), magenta (vermelho) e yellow (amarelo), que, junto ao preto, podem reproduzir uma quantidade infinita de cores.
Com relação ao processo de impressão CMYK, avalie as afirmações a seguir.
I. O CMYK é um processo subtrativo de cores, em que as cores não são determinadas pelas diferentes emissões de luz, mas, sim, pela absorção e subtração das cores de luz branca, e, portanto, quando se misturam os pigmentos, há maior absorção da luz que incide sobre a pigmentação, o que resulta em menor reflexo da cor para nossos olhos.
II. Com exceção do preto, as cores que fazem parte do processo CMYK são chamadas de cores primárias, pois, por meio da mistura em proporções iguais, de duas em duas, obtêm-se as cores secundárias: verde, vermelho-alaranjado e azul-violeta.
III. O diretor de arte utiliza o processo CMYK em seu trabalho para desenvolvimento das peças para meios eletrônicos, como a internet e o vídeo, pois nesse processo as cores são mais vivas e luminosas do que as cores para padrões gráficos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. ANULADA
(Enade 2018) O CMYK é conhecido tecnicamente como processo de impressão a quatro cores. O sistema baseia-se em três cores: cyan (azul), magenta (vermelho) e yellow (amarelo), que, junto ao preto, podem reproduzir uma quantidade infinita de cores.
CESAR, N. Direção de Arte em Propaganda.
9. ed. Brasília: Editora Senac, 2006 (adaptado).
Com relação ao processo de impressão CMYK, avalie as afirmações a seguir.
I. O CMYK é um processo subtrativo de cores, em que as cores não são determinadas pelas diferentes emissões de luz, mas, sim, pela absorção e subtração das cores de luz branca, e, portanto, quando se misturam os pigmentos, há maior absorção da luz que incide sobre a pigmentação, o que resulta em menor reflexo da cor para nossos olhos.
II. Com exceção do preto, as cores que fazem parte do processo CMYK são chamadas de cores primárias, pois, por meio da mistura em proporções iguais, de duas em duas, obtêm-se as cores secundárias: verde, vermelho-alaranjado e azul-violeta.
III. O diretor de arte utiliza o processo CMYK em seu trabalho para desenvolvimento das peças para meios eletrônicos, como a internet e o vídeo, pois nesse processo as cores são mais vivas e luminosas do que as cores para padrões gráficos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. ANULADA
QUESTÃO 20
(Enade 2018) O “design às avessas” é um processo de design que leva em consideração o pensamento do projeto invertido, ou seja, metodologicamente é feita uma análise do produto materializado até se chegar ao sistema industrial de produção.
As fases propostas pelo autor são: 1) perda; 2) uso; 3) entrega; 4) armazenagem; 5) acabamento; e 6) impressão. Nessa proposta metodológica, propõe-se começar pelo final, projetando-se o destino correto do produto e suas consequências ambientais até se chegar à impressão, fase em que se incluem todos os materiais que entram na fábrica e os impactos ecológicos do processo produtivo industrial de impressão.
De acordo com a proposta metodológica descrita, correspondem às ações das fases de armazenagem e de impressão, respectivamente:
A) avaliar o destino e a reciclabilidade do produto; planejar as camadas de empilhamento e distribuição dos impressos.
B) planejar transporte eficiente e distribuição alternativa; avaliar o processo mecânico de acabamento e evitar perdas no corte.
C) verificar o uso real do espaço para otimização do empilhamento; projetar o uso de papel reciclado e tintas ultravioleta (UV) no processo produtivo.
D) avaliar o trabalho mecânico e eliminar perdas do material; projetar o produto com base na experiência de uso e agregar valor educativo ao impresso.
E) providenciar a distribuição alternativa do produto e possibilitar o seu reuso; projetar o produto para o reaproveitamento do material e a reciclagem do impresso.
GABARITO.
(Enade 2018) O “design às avessas” é um processo de design que leva em consideração o pensamento do projeto invertido, ou seja, metodologicamente é feita uma análise do produto materializado até se chegar ao sistema industrial de produção.
As fases propostas pelo autor são: 1) perda; 2) uso; 3) entrega; 4) armazenagem; 5) acabamento; e 6) impressão. Nessa proposta metodológica, propõe-se começar pelo final, projetando-se o destino correto do produto e suas consequências ambientais até se chegar à impressão, fase em que se incluem todos os materiais que entram na fábrica e os impactos ecológicos do processo produtivo industrial de impressão.
DOUGHERTY, B. Design Gráfico Sustentável.
São Paulo: Edições Rosari, 2011 (adaptado).
De acordo com a proposta metodológica descrita, correspondem às ações das fases de armazenagem e de impressão, respectivamente:
A) avaliar o destino e a reciclabilidade do produto; planejar as camadas de empilhamento e distribuição dos impressos.
B) planejar transporte eficiente e distribuição alternativa; avaliar o processo mecânico de acabamento e evitar perdas no corte.
C) verificar o uso real do espaço para otimização do empilhamento; projetar o uso de papel reciclado e tintas ultravioleta (UV) no processo produtivo.
D) avaliar o trabalho mecânico e eliminar perdas do material; projetar o produto com base na experiência de uso e agregar valor educativo ao impresso.
E) providenciar a distribuição alternativa do produto e possibilitar o seu reuso; projetar o produto para o reaproveitamento do material e a reciclagem do impresso.
GABARITO.
QUESTÃO 21
(Enade 2018) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem, entre suas responsabilidades, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde pública, o que envolve, invariavelmente, as embalagens de produtos do setor.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca da atuação do designer ao desenvolver projetos de embalagem.
I. O designer contribui para se evitar a penetração de agentes externos em embalagens que entrem em contato direto com alimentos, ao especificar, no projeto, o tipo de material e o modelo adequado a essas embalagens.
II. O tipo de fabricação do produto e o tipo de entrega ao consumidor são planejados pelo designer, uma vez que, entre suas atribuições, inclui-se a de planejar a logística de distribuição desse produto.
III. O uso de plástico em embalagens de produtos alimentícios deve ser priorizado, a fim de estimular o reaproveitamento desses recipientes e a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte de embalagens cuja degradação é demorada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem, entre suas responsabilidades, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde pública, o que envolve, invariavelmente, as embalagens de produtos do setor.
Disponível em: <http://www.dehonplast.com.br>.
Acesso em: 11 jul. 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca da atuação do designer ao desenvolver projetos de embalagem.
I. O designer contribui para se evitar a penetração de agentes externos em embalagens que entrem em contato direto com alimentos, ao especificar, no projeto, o tipo de material e o modelo adequado a essas embalagens.
II. O tipo de fabricação do produto e o tipo de entrega ao consumidor são planejados pelo designer, uma vez que, entre suas atribuições, inclui-se a de planejar a logística de distribuição desse produto.
III. O uso de plástico em embalagens de produtos alimentícios deve ser priorizado, a fim de estimular o reaproveitamento desses recipientes e a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte de embalagens cuja degradação é demorada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 22
(Enade 2018) A mostra “Design da Periferia”, com a curadoria de Adélia Borges, resultou de pesquisas realizadas pelo Brasil em cidades e comunidades que exibem preciosas lições de design. Segundo a curadora, por trás da precariedade de vida da maioria dos brasileiros encontram-se soluções geniais, manifestações inequívocas de sabedoria criativa, em artefatos feitos pelo povo para uso em seu cotidiano. “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, diz a curadora.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso de materiais improvisados e detritos em soluções engenhosas pela população das periferias demonstra que essa população tem uma concepção de design.
II. A solução para problemas cotidianos criada pelas comunidades periféricas provém da avaliação por seus membros daquilo que é necessário à comunidade em face do enfrentamento da carência de recursos materiais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) A mostra “Design da Periferia”, com a curadoria de Adélia Borges, resultou de pesquisas realizadas pelo Brasil em cidades e comunidades que exibem preciosas lições de design. Segundo a curadora, por trás da precariedade de vida da maioria dos brasileiros encontram-se soluções geniais, manifestações inequívocas de sabedoria criativa, em artefatos feitos pelo povo para uso em seu cotidiano. “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, diz a curadora.
Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br>.
Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso de materiais improvisados e detritos em soluções engenhosas pela população das periferias demonstra que essa população tem uma concepção de design.
PORQUE
II. A solução para problemas cotidianos criada pelas comunidades periféricas provém da avaliação por seus membros daquilo que é necessário à comunidade em face do enfrentamento da carência de recursos materiais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 23
(Enade 2018) Uma sinalização adequada, externa ou interna a um ambiente, deve contribuir para facilitar o fluxo das pessoas e transmitir organização e segurança, além de contribuir para a economia de tempo. Em seu aspecto visual, deve integrar o ambiente (arquitetura) à identidade (marca).
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir, acerca de itens que compõem um projeto de sinalização.
I. As bases sobre as quais o projeto de sinalização será aplicado são denominadas suporte.
II. A paleta de cores permite que se estabeleçam contrastes para uma boa leitura da identidade visual.
III. Em um projeto de sinalização, a tipografia é escolhida em função da legibilidade dos sinais e deve ser a mesma do logotipo criado no projeto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. ANULADA
(Enade 2018) Uma sinalização adequada, externa ou interna a um ambiente, deve contribuir para facilitar o fluxo das pessoas e transmitir organização e segurança, além de contribuir para a economia de tempo. Em seu aspecto visual, deve integrar o ambiente (arquitetura) à identidade (marca).
um guia sobre marketing das marcas e como representar
graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir, acerca de itens que compõem um projeto de sinalização.
I. As bases sobre as quais o projeto de sinalização será aplicado são denominadas suporte.
II. A paleta de cores permite que se estabeleçam contrastes para uma boa leitura da identidade visual.
III. Em um projeto de sinalização, a tipografia é escolhida em função da legibilidade dos sinais e deve ser a mesma do logotipo criado no projeto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. ANULADA
QUESTÃO 24
(Enade 2018) O design da experiência do usuário é relevante em projetos no âmbito da interação humano-computador. Pesquisas recentes aplicadas ao design e às interfaces gráficas destacam-se nas grandes telas: computadores desktop, terminais de autoatendimento bancário etc. Mas, e quanto aos novos dispositivos, esses que nos vestem: relógios, pulseiras, monitores de atividade física, óculos, consoles de videogame, headsets de realidade virtual?
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design centrado no usuário consiste em um processo com alto grau de empatia, ou seja, é fundamental colocar-se no lugar do usuário para entender suas necessidades, hábitos e, principalmente, sua interação com o produto.
II. Para melhor compreensão dos fatores associados direta ou indiretamente ao problema de projeto de design centrado no usuário, são consideradas principalmente as capacidades humanas (sensoriais, físicas e motoras) e as dimensões (temporal e social).
III. Quando se projeta um design com visão centrada no usuário, levam-se em conta espaços, produtos e comunicações, bem como as políticas e práticas sociais, que têm em vista a diversidade humana e a melhoria da experiência de cada indivíduo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) O design da experiência do usuário é relevante em projetos no âmbito da interação humano-computador. Pesquisas recentes aplicadas ao design e às interfaces gráficas destacam-se nas grandes telas: computadores desktop, terminais de autoatendimento bancário etc. Mas, e quanto aos novos dispositivos, esses que nos vestem: relógios, pulseiras, monitores de atividade física, óculos, consoles de videogame, headsets de realidade virtual?
Disponível em: <https://medium.com/ux-design-natal/wearables-e-um-futuro-com-artefatosinteligentes-alguns-caminhos-para-ux-1d86c00edbd6>.
Acesso em: 23 jul. 2018 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design centrado no usuário consiste em um processo com alto grau de empatia, ou seja, é fundamental colocar-se no lugar do usuário para entender suas necessidades, hábitos e, principalmente, sua interação com o produto.
II. Para melhor compreensão dos fatores associados direta ou indiretamente ao problema de projeto de design centrado no usuário, são consideradas principalmente as capacidades humanas (sensoriais, físicas e motoras) e as dimensões (temporal e social).
III. Quando se projeta um design com visão centrada no usuário, levam-se em conta espaços, produtos e comunicações, bem como as políticas e práticas sociais, que têm em vista a diversidade humana e a melhoria da experiência de cada indivíduo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 25
(Enade 2018) A gestão de design, aplicada de maneira macroestrutural e estratégica, atua na identificação de possibilidades pelas quais o design possa contribuir para a percepção do valor da empresa.
A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Ao se aplicar a gestão do design no nível operacional, atua-se de maneira pontual em uma atividade específica, relacionada, por exemplo, à criação ou à diferenciação de um único produto e/ou desenvolvimento de marca.
II. No nível tático ou funcional, amplia-se a atuação da gestão do design, assumindo-se o gerenciamento de algumas estratégias, principalmente as que envolvem a marca, havendo um relacionamento mais efetivo do setor de design com outros setores da organização.
III. No nível da gestão estratégica do design, em que todas as atividades realizadas dependem de aprovação pela administração superior, organizam-se procedimentos, padrões, orçamentos e avalia-se o projeto desenvolvido na organização.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) A gestão de design, aplicada de maneira macroestrutural e estratégica, atua na identificação de possibilidades pelas quais o design possa contribuir para a percepção do valor da empresa.
MOZOTA, B. Gestão do design: usando o design para
construir valor de marca e inovação corporativa.
Porto Alegre: Bookman, 2011 (adaptado).
A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Ao se aplicar a gestão do design no nível operacional, atua-se de maneira pontual em uma atividade específica, relacionada, por exemplo, à criação ou à diferenciação de um único produto e/ou desenvolvimento de marca.
II. No nível tático ou funcional, amplia-se a atuação da gestão do design, assumindo-se o gerenciamento de algumas estratégias, principalmente as que envolvem a marca, havendo um relacionamento mais efetivo do setor de design com outros setores da organização.
III. No nível da gestão estratégica do design, em que todas as atividades realizadas dependem de aprovação pela administração superior, organizam-se procedimentos, padrões, orçamentos e avalia-se o projeto desenvolvido na organização.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 26
(Enade 2018) A imagem a seguir mostra um aplicativo de autoajuda que, por meio do acompanhamento das emoções, permite aos usuários o monitoramento de crises.
Com base na imagem e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A escolha da cor verde para o emoticon feliz e da vermelha para o triste, na tela inicial, direciona intuitivamente a primeira ação do usuário na interface.
II. Ao projetar a interface desse aplicativo fazendo uso de um emoticon feliz (verde) e de um triste (vermelho), o designer simplificou a interação do usuário com o aplicativo, reforçando o diálogo visual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) A imagem a seguir mostra um aplicativo de autoajuda que, por meio do acompanhamento das emoções, permite aos usuários o monitoramento de crises.
Com base na imagem e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A escolha da cor verde para o emoticon feliz e da vermelha para o triste, na tela inicial, direciona intuitivamente a primeira ação do usuário na interface.
PORQUE
II. Ao projetar a interface desse aplicativo fazendo uso de um emoticon feliz (verde) e de um triste (vermelho), o designer simplificou a interação do usuário com o aplicativo, reforçando o diálogo visual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 27
(Enade 2018) O processo histórico da produção e da criação gráficas acompanha a evolução do homem. Os sistemas de composição se aperfeiçoaram conforme a necessidade de informação e foram influenciando características estéticas dos projetos gráficos desenvolvidos.
Por volta de 1439, Johannes Gutenberg separou as letras das tábuas da xilogravura e usou letras individuais para montar textos. A utilização dos tipos móveis, como ficaram conhecidas as peças de chumbo feitas por Gutenberg, tornou-se um sucesso amplamente reconhecido e divulgado.
Considerando as informações do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, sob a perspectiva tecnológica e social do design gráfico.
I. A invenção de Gutenberg marcou uma evolução nas artes gráficas e deu origem ao que conhecemos hoje como tipografia.
II. Com a tipografia e outros sistemas que vieram a completar a demanda por impressão, a atividade do designer se ampliou, uma vez que, além do projeto gráfico, ele passou a planejar sua produção.
III. A partir do século XIX, a tecnologia de tipos móveis foi perdendo espaço gradativamente, sendo substituída por processos de impressão menos custosos e demorados em determinadas aplicações.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
(Enade 2018) O processo histórico da produção e da criação gráficas acompanha a evolução do homem. Os sistemas de composição se aperfeiçoaram conforme a necessidade de informação e foram influenciando características estéticas dos projetos gráficos desenvolvidos.
Por volta de 1439, Johannes Gutenberg separou as letras das tábuas da xilogravura e usou letras individuais para montar textos. A utilização dos tipos móveis, como ficaram conhecidas as peças de chumbo feitas por Gutenberg, tornou-se um sucesso amplamente reconhecido e divulgado.
COLLARO, A. C. Produção Gráfica: arte e técnica na direção de arte.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012 (adaptado).
Considerando as informações do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, sob a perspectiva tecnológica e social do design gráfico.
I. A invenção de Gutenberg marcou uma evolução nas artes gráficas e deu origem ao que conhecemos hoje como tipografia.
II. Com a tipografia e outros sistemas que vieram a completar a demanda por impressão, a atividade do designer se ampliou, uma vez que, além do projeto gráfico, ele passou a planejar sua produção.
III. A partir do século XIX, a tecnologia de tipos móveis foi perdendo espaço gradativamente, sendo substituída por processos de impressão menos custosos e demorados em determinadas aplicações.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 28
(Enade 2018) Com base no infográfico apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No infográfico, figuras humanas mostram a constituição familiar fora do padrão heteronormativo, chamando a atenção do leitor para a discussão do conceito de família.
II. A imagem não só constrói uma narrativa em que a violência homofóbica destrói famílias e expõe a criança, mas também tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para dados alarmantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) Com base no infográfico apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No infográfico, figuras humanas mostram a constituição familiar fora do padrão heteronormativo, chamando a atenção do leitor para a discussão do conceito de família.
PORQUE
II. A imagem não só constrói uma narrativa em que a violência homofóbica destrói famílias e expõe a criança, mas também tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para dados alarmantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 29
(Enade 2018) Sobre infográficos e considerando a imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. Infográficos são quadros nos quais se transformam textos em elementos visuais, como fotos, mapas ou ilustrações, para se transmitir uma informação.
II. Os infográficos são considerados atraentes pelo leitor, pois facilitam a compreensão da informação, além de oferecer uma noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço.
III. Por incluir texto e imagem, o infográfico apresentado estimula a capacidade de entender e interpretar figuras bem como o raciocínio lógico.
IV. A configuração visual do infográfico apresentado possibilita a definição do público alvo a ser abordado, no caso, pessoas LGBTI+.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
(Enade 2018) Sobre infográficos e considerando a imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. Infográficos são quadros nos quais se transformam textos em elementos visuais, como fotos, mapas ou ilustrações, para se transmitir uma informação.
II. Os infográficos são considerados atraentes pelo leitor, pois facilitam a compreensão da informação, além de oferecer uma noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço.
III. Por incluir texto e imagem, o infográfico apresentado estimula a capacidade de entender e interpretar figuras bem como o raciocínio lógico.
IV. A configuração visual do infográfico apresentado possibilita a definição do público alvo a ser abordado, no caso, pessoas LGBTI+.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 30
(Enade 2018) O designer precisa conhecer e escolher a metodologia adequada para desenvolver determinado projeto, independentemente da mídia em que será veiculado. Mensurar os resultados de cada etapa faz parte do processo e das escolhas adequadas das ferramentas.
A partir dessas informações, assinale a opção em que estão ordenadas corretamente as etapas de desenvolvimento de um projeto de design gráfico.
A) Exploração do problema; teste ergonômico; seleção de alternativas; avaliação das alternativas e descrição da solução.
B) Exploração do problema; geração de alternativas; seleção de alternativas; feedback e descrição da solução.
C) Exploração do problema; geração de alternativas; ideação; avaliação das alternativas e descrição da solução.
D) Exploração do problema; avaliação das alternativas; geração de alternativas; seleção de alternativas; e descrição da solução.
E) Exploração do problema; geração de alternativas; seleção de alternativas; avaliação das alternativas e descrição da solução.
GABARITO.
(Enade 2018) O designer precisa conhecer e escolher a metodologia adequada para desenvolver determinado projeto, independentemente da mídia em que será veiculado. Mensurar os resultados de cada etapa faz parte do processo e das escolhas adequadas das ferramentas.
LUPTON, E. Intuição, ação e criação.
São Paulo: Editora G. Gili, 2013 (adaptado).
A partir dessas informações, assinale a opção em que estão ordenadas corretamente as etapas de desenvolvimento de um projeto de design gráfico.
A) Exploração do problema; teste ergonômico; seleção de alternativas; avaliação das alternativas e descrição da solução.
B) Exploração do problema; geração de alternativas; seleção de alternativas; feedback e descrição da solução.
C) Exploração do problema; geração de alternativas; ideação; avaliação das alternativas e descrição da solução.
D) Exploração do problema; avaliação das alternativas; geração de alternativas; seleção de alternativas; e descrição da solução.
E) Exploração do problema; geração de alternativas; seleção de alternativas; avaliação das alternativas e descrição da solução.
GABARITO.
QUESTÃO 31
(Enade 2018) O setor de embalagens cresceu e assumiu proporções de uma indústria gigantesca, com os executivos de compra e venda tomando consciência, nos últimos anos, da importância do empacotamento. As direções progressivas estão examinando os aspectos de embalagem de seus negócios sob nova luz.
Considerando esse contexto bem como o planejamento do projeto de desenvolvimento de embalagens, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O planejamento do projeto de desenvolvimento de embalagens deve ser elaborado de maneira integrada, estando articulado com os planos táticos e operacionais da empresa e incluindo os recursos de marketing disponíveis.
II. O projeto de embalagem é uma etapa que proporciona a antevisão da peça final e permite que se conheçam previamente as ferramentas e os instrumentos adequados ao desenvolvimento de uma embalagem adaptada ao produto, à interação com o público e aos objetivos do mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
(Enade 2018) O setor de embalagens cresceu e assumiu proporções de uma indústria gigantesca, com os executivos de compra e venda tomando consciência, nos últimos anos, da importância do empacotamento. As direções progressivas estão examinando os aspectos de embalagem de seus negócios sob nova luz.
CHESKIN, L. Por que se compra: a pesquisa motivacional e sua aplicação.
São Paulo: Livraria Pioneira, 1964 (adaptado).
Considerando esse contexto bem como o planejamento do projeto de desenvolvimento de embalagens, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O planejamento do projeto de desenvolvimento de embalagens deve ser elaborado de maneira integrada, estando articulado com os planos táticos e operacionais da empresa e incluindo os recursos de marketing disponíveis.
PORQUE
II. O projeto de embalagem é uma etapa que proporciona a antevisão da peça final e permite que se conheçam previamente as ferramentas e os instrumentos adequados ao desenvolvimento de uma embalagem adaptada ao produto, à interação com o público e aos objetivos do mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO.
QUESTÃO 32
(Enade 2018) Susan Kare é uma pioneira e influente iconógrafa. Criou milhares de ícones na década de 1980 para interfaces de sistemas operacionais utilizando-se de uma grade minimalista de pixels. Seus ícones comunicam de imediato com sua forma e função, com inteligência e estilo próprios.
Considerando criação de interfaces digitais por meio do design gráfico, o ícone é definido como uma
A) representação verbal em um sistema operacional.
B) representação por meio da lógica de diagrama em aplicativos.
C) imagem com representação variável dentro de uma mesma interface.
D) representação que torna as funcionalidades em sistemas operacionais mais intuitivas.
E) imagem estática ou que pode apresentar dinamismo devido a sua ligação indissociável com computadores.
GABARITO.
(Enade 2018) Susan Kare é uma pioneira e influente iconógrafa. Criou milhares de ícones na década de 1980 para interfaces de sistemas operacionais utilizando-se de uma grade minimalista de pixels. Seus ícones comunicam de imediato com sua forma e função, com inteligência e estilo próprios.
KRUGER, S. Não me faça pensar.
Rio de Janeiro: Alta Books, 2014 (adaptado).
Considerando criação de interfaces digitais por meio do design gráfico, o ícone é definido como uma
A) representação verbal em um sistema operacional.
B) representação por meio da lógica de diagrama em aplicativos.
C) imagem com representação variável dentro de uma mesma interface.
D) representação que torna as funcionalidades em sistemas operacionais mais intuitivas.
E) imagem estática ou que pode apresentar dinamismo devido a sua ligação indissociável com computadores.
GABARITO.
QUESTÃO 33
(Enade 2018) Em 1960, na Alemanha, o designer Emil Ruder criou o cartaz da 10ª Zurich Artists. Na peça de Emil, reproduzida a seguir, pode-se verificar geometrização do diagrama, deslocamento e espacialidade das informações. Esse trabalho segue um modelo de composição no qual se propõem padrões gráficos com uma singularidade compositiva e com a utilização da tipografia.
Diversos autores exploraram a evolução do layout e dividiram os sistemas gráficos em eixos de leitura. Kimberly Elam (2007) definiu quatro sistemas gráficos como os mais importantes: axial, radial, modular e bilateral. A proposta da autora na criação desses sistemas baseou-se na aplicação da proporção da natureza e na regularidade espacial dos diagramas constantes nos experimentos da história do design gráfico.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) No cartaz, utilizou-se como técnica de composição o sistema bilateral, criando-se um perfeito equilíbrio geométrico central com a representação gráfica espelhada dos elementos da página.
B) Na imagem, há dois sistemas de composição, pois utilizou-se a força geométrica horizontal e vertical do sistema axial e a divisão espacial em áreas espelhadas do sistema bilateral.
C) No cartaz, percebe-se um eixo principal de leitura das informações devido à aplicação do sistema modular no diagrama.
D) Na peça, verifica-se um eixo principal das direções ortogonais e, com a utilização do sistema axial, torna-se a percepção assimétrica por meio das linhas.
E) Na imagem, a leitura depende das orientações e das direções lineares que circulam em todo o espaço da peça; as linhas partem de um ponto central e percorrem toda a página, o que denota a utilização do sistema radial na sua criação.
GABARITO.
(Enade 2018) Em 1960, na Alemanha, o designer Emil Ruder criou o cartaz da 10ª Zurich Artists. Na peça de Emil, reproduzida a seguir, pode-se verificar geometrização do diagrama, deslocamento e espacialidade das informações. Esse trabalho segue um modelo de composição no qual se propõem padrões gráficos com uma singularidade compositiva e com a utilização da tipografia.
Diversos autores exploraram a evolução do layout e dividiram os sistemas gráficos em eixos de leitura. Kimberly Elam (2007) definiu quatro sistemas gráficos como os mais importantes: axial, radial, modular e bilateral. A proposta da autora na criação desses sistemas baseou-se na aplicação da proporção da natureza e na regularidade espacial dos diagramas constantes nos experimentos da história do design gráfico.
ELAM, K. Typographic Systems.
New York: Princeton Architectural Press, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) No cartaz, utilizou-se como técnica de composição o sistema bilateral, criando-se um perfeito equilíbrio geométrico central com a representação gráfica espelhada dos elementos da página.
B) Na imagem, há dois sistemas de composição, pois utilizou-se a força geométrica horizontal e vertical do sistema axial e a divisão espacial em áreas espelhadas do sistema bilateral.
C) No cartaz, percebe-se um eixo principal de leitura das informações devido à aplicação do sistema modular no diagrama.
D) Na peça, verifica-se um eixo principal das direções ortogonais e, com a utilização do sistema axial, torna-se a percepção assimétrica por meio das linhas.
E) Na imagem, a leitura depende das orientações e das direções lineares que circulam em todo o espaço da peça; as linhas partem de um ponto central e percorrem toda a página, o que denota a utilização do sistema radial na sua criação.
GABARITO.
QUESTÃO 34
(Enade 2018) Os computadores agilizam e facilitam o trabalho de diagramação, no entanto, um designer não se limita a acumular as informações (texto e imagens) dentro de determinado espaço. Um texto deve ser organizado de forma que sua compreensão seja agradável e colabore com a experiência da leitura. Há vários aspectos de composição que interferem negativamente na leiturabilidade e na legibilidade de um texto e são os chamados “crimes tipográficos”.
A imagem a seguir apresenta uma composição de coluna de texto.
Com base nas informações do texto e na composição mostrada na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. Constitui “crime tipográfico” a redundância na marcação de início do novo parágrafo do texto.
II. As linhas viúvas provocam desequilíbrio na composição dessa coluna de texto.
III. Os espaços em branco decorrentes da não hifenização do texto prejudicam a leiturabilidade do texto.
IV. Verificam-se entrelinhas negativas na diagramação do texto, com colisão entre tipos ascendentes e descendentes.
É correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III, IV.
GABARITO.
(Enade 2018) Os computadores agilizam e facilitam o trabalho de diagramação, no entanto, um designer não se limita a acumular as informações (texto e imagens) dentro de determinado espaço. Um texto deve ser organizado de forma que sua compreensão seja agradável e colabore com a experiência da leitura. Há vários aspectos de composição que interferem negativamente na leiturabilidade e na legibilidade de um texto e são os chamados “crimes tipográficos”.
LUPTON, E. Pensar com tipos.
São Paulo: Cosac Naify, 2006 (adaptado).
A imagem a seguir apresenta uma composição de coluna de texto.
Com base nas informações do texto e na composição mostrada na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. Constitui “crime tipográfico” a redundância na marcação de início do novo parágrafo do texto.
II. As linhas viúvas provocam desequilíbrio na composição dessa coluna de texto.
III. Os espaços em branco decorrentes da não hifenização do texto prejudicam a leiturabilidade do texto.
IV. Verificam-se entrelinhas negativas na diagramação do texto, com colisão entre tipos ascendentes e descendentes.
É correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III, IV.
GABARITO.
QUESTÃO 35
(Enade 2018) Para um projeto de livro infantil paradidático, voltado para crianças de 6 a 8 anos, estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, no qual se aborda o respeito à diversidade, foram feitas as seguintes especificações, que excederam o orçamento previsto:
• tiragem: 10 000 exemplares;
• formato fechado: 19 x 22 cm;
• papel:
• capa: triplex 280 g/m²;
• miolo: couchê 120 g/m².
• número de páginas do miolo: 24;
• encadernação: grampo metálico;
• cores: 4 x 4;
• acabamento da capa: laminação com brilho.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Caso se mude o formato do livro para 16 x 22 cm (fechado), obtém-se melhor aproveitamento do papel e consequente redução no seu custo de impressão.
II. Uma forma de reduzir o custo de impressão do livro é mudar o papel do miolo, de couchê 120 g/m² para papel offset 90 g/m².
III. A troca do acabamento da capa para laminação fosca acarretará diminuição do custo de produção desse livro.
IV. Utilizar um papel diferenciado com texturas variadas nas páginas como forma de se remeter ao conceito de diversidade é uma opção viável para a redução dos custos de impressão do livro.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO.
(Enade 2018) Para um projeto de livro infantil paradidático, voltado para crianças de 6 a 8 anos, estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, no qual se aborda o respeito à diversidade, foram feitas as seguintes especificações, que excederam o orçamento previsto:
• tiragem: 10 000 exemplares;
• formato fechado: 19 x 22 cm;
• papel:
• capa: triplex 280 g/m²;
• miolo: couchê 120 g/m².
• número de páginas do miolo: 24;
• encadernação: grampo metálico;
• cores: 4 x 4;
• acabamento da capa: laminação com brilho.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Caso se mude o formato do livro para 16 x 22 cm (fechado), obtém-se melhor aproveitamento do papel e consequente redução no seu custo de impressão.
II. Uma forma de reduzir o custo de impressão do livro é mudar o papel do miolo, de couchê 120 g/m² para papel offset 90 g/m².
III. A troca do acabamento da capa para laminação fosca acarretará diminuição do custo de produção desse livro.
IV. Utilizar um papel diferenciado com texturas variadas nas páginas como forma de se remeter ao conceito de diversidade é uma opção viável para a redução dos custos de impressão do livro.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO.
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