Prova Santa Casa 2020 (2º Dia) com Gabarito e Resolução Leia o poema de Claudio Manuel da Costa para responder às questões 01 e 02 . ...
Leia o poema de Claudio Manuel da Costa para responder às questões 01 e 02.
Pastores, que levais ao monte o gado,
Vede lá como andais por essa serra,
Que para dar contágio a toda a terra
Basta ver-se o meu rosto magoado:
Eu ando (vós me vedes) tão pesado,
E a Pastora infiel, que me faz guerra,
É a mesma que em seu semblante encerra
A causa de um martírio tão cansado.
Se a quereis conhecer, vinde comigo,
Vereis a formosura, que eu adoro;
Mas, não; tanto não sou vosso inimigo:
Deixai, não a vejais, eu vo-lo imploro;
Que se seguir quiserdes o que eu sigo,
Chorareis, ó Pastores, o que eu choro.
(Domício Proença Filho (org.). Roteiro da poesia brasileira, 2006.)
QUESTÃO 01
Santa Casa 2020: O uso da palavra “inimigo” (3ª estrofe) é explicado pelo fato de que o eu lírico
(A) ameaça os Pastores, informando que passará à posição de adversário daquele que se aproximar da Pastora.
(B) reconhece que teria sido imprudente se não alertasse os Pastores sobre o perigo de se aproximarem da Pastora.
(C) conclui que não é muito amigo aquele que se afasta de seu grupo pelo amor de uma mulher.
(D) admite que, ao contrário do que desejava, não tinha com a Pastora uma relação ideal.
(E) decide se libertar da relação amorosa, afastando-se da mulher que antes amava.
GABARITO.
QUESTÃO 02
Santa Casa 2020: Claudio Manuel da Costa é um poeta amplamente associado ao Arcadismo. No poema, uma característica dessa escola literária está expressa
(A) na descrição do impasse entre dois mundos igualmente imperfeitos, a tediosa vida dos pastores e as desventuras da vida amorosa.
(B) na utilização da temática pastoril, contrapondo a vida tranquila dos pastores ao sofrimento e à desilusão amorosa do eu lírico.
(C) no retrato da vida pastoril como tediosa em relação aos atributos positivos da vida urbana e à intensidade do sentimento amoroso.
(D) na configuração de um momento de indecisão entre dois mundos inconciliáveis, a tranquilidade do campo e a vida agitada nas cidades.
(E) no elogio à vida bucólica de um eu lírico integrado ao campo, em um cotidiano simples, pleno de pequenas recompensas.
GABARITO.
Leia a crônica “Analfabetismo”, de Machado de Assis, para responder às questões de 03 a 06.
Gosto dos algarismos, porque não são de meias medidas nem de metáforas. Eles dizem as coisas pelo seu nome, às vezes um nome feio, mas não havendo outro, não o escolhem. São sinceros, francos, ingênuos. As letras fizeram-se para frases: o algarismo não tem frases, nem retórica.
Assim, por exemplo, um homem, o leitor ou eu, querendo falar do nosso país dirá:
— Quando uma Constituição livre pôs nas mãos de um povo o seu destino, força é que este povo caminhe para o futuro com as bandeiras do progresso desfraldadas. A soberania nacional reside nas Câmaras; as Câmaras são a representação nacional. A opinião pública deste país é o magistrado último, o supremo tribunal dos homens e das coisas. Peço à nação que decida entre mim e o Sr. Fidélis Teles de Meireles Queles; ela possui nas mãos o direito a todos superior a todos os direitos.
A isto responderá o algarismo com a maior simplicidade:
— A nação não sabe ler. Há só 30% dos indivíduos residentes neste país que podem ler; desses uns 9% não leem letra de mão. 70% jazem em profunda ignorância. Não saber ler é ignorar o Sr. Meireles Queles: é não saber o que ele vale, o que ele pensa, o que ele quer; nem se realmente pode querer ou pensar. 70% dos cidadãos votam do mesmo modo que respiram: sem saber por que nem o quê. Votam como vão à festa da Penha, — por divertimento. A Constituição é para eles uma coisa inteiramente desconhecida. Estão prontos para tudo: uma revolução ou um golpe de Estado.
Replico eu:
— Mas, Sr. Algarismo, creio que as instituições…
— As instituições existem, mas por e para 30% dos cidadãos. Proponho uma reforma no estilo político. Não se deve dizer: “consultar a nação, representantes da nação, os poderes da nação”; mas — “consultar os 30%, representantes dos 30%, poderes dos 30%”. A opinião pública é uma metáfora sem base: há só a opinião dos 30%. Um deputado que disser na Câmara: “Sr. Presidente, falo deste modo porque os 30% nos ouvem…” dirá uma coisa extremamente sensata.
E eu não sei que se possa dizer ao algarismo, se ele falar desse modo, porque nós não temos base segura para os nossos discursos, e ele tem o recenseamento.
15 de agosto de 1876.
(Crônicas escolhidas de Machado de Assis, 1994.)
QUESTÃO 03
Santa Casa 2020: O texto, em sua ideia central,
(A) aponta a contradição entre as demandas expressas pela população e as decisões dos governantes em seus mandatos.
(B) aponta a contradição entre a realidade dos fatos e a retórica que considera que a totalidade da população participa ativa e conscientemente da vida política do país.
(C) critica a parcela da população incapaz de se instruir e participar ativamente das decisões políticas do país.
(D) aponta a semelhança entre a alienação do povo a respeito das questões públicas e a maneira inconsequente como os políticos agem em seus mandatos.
(E) critica a retórica dos governantes, que trata a população de maneira desigual em vez de considerar a todos como uma totalidade homogênea.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Santa Casa 2020: O texto é organizado com base em uma figura de linguagem. Trata-se
(A) do pleonasmo.
(B) da hipérbole.
(C) da personificação.
(D) da metonímia.
(E) do eufemismo.
GABARITO.
QUESTÃO 05
Santa Casa 2020: O termo sublinhado em “Proponho uma reforma no estilo político” (8º parágrafo) exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em:
(A) “A isto responderá o algarismo com a maior simplicidade” (4º parágrafo)
(B) “São sinceros, francos, ingênuos.” (1º parágrafo)
(C) “A Constituição é para eles uma coisa inteiramente desconhecida.” (5º parágrafo)
(D) “Quando uma Constituição livre pôs nas mãos de um povo o seu destino” (3º parágrafo)
(E) “Gosto dos algarismos, porque não são de meias medidas” (1º parágrafo)
GABARITO.
QUESTÃO 06
Santa Casa 2020: A frase em que ocorre um advérbio que modifica o sentido de um adjetivo é:
(A) “A isto responderá o algarismo com a maior simplicidade” (4º parágrafo)
(B) “São sinceros, francos, ingênuos.” (1º parágrafo)
(C) “A opinião pública deste país é o magistrado último” (3º parágrafo)
(D) “A Constituição é para eles uma coisa inteiramente desconhecida.” (5º parágrafo)
(E) “70% jazem em profunda ignorância.” (5º parágrafo)
GABARITO.
Leia o texto de Newton Bignotto para responder às questões de 07 a 09.
Em uma urna funerária romana exposta no Palazzo Massimo em Roma, está gravada em baixo-relevo a cena de uma batalha entre os soldados romanos e um exército de bárbaros. Os primeiros ocupam a parte de cima da urna e estão vestidos com uniformes elegantes, espadas e instrumentos de guerra.
Na parte de baixo estão os bárbaros, com olhos esgazeados e postura desorganizada. Em uma das cenas, um soldado segura a mão já desarmada de um inimigo e levanta seu rosto como a procurar o segredo de um povo inferior, que, ainda assim, havia tentado desafiar os conquistadores. Essa cena, longe de representar algo especial na cultura romana do século III, fazia parte de uma representação corrente do mundo e da posição ocupada pelos romanos.
Ela integrava a ação de busca pela identidade de um império que ambicionava por uma posição que fosse eterna. Para isso, era preciso olhar profundamente os olhos do inimigo, para talvez descobrir a própria essência do ser romano e daquilo que o negava e ameaçava sua existência.
De alguma maneira, continuamos a olhar dentro dos olhos do diferente para afirmarmos nossa identidade e expurgarmos nossos medos. Da Antiguidade até hoje foram muitos os momentos em que precisamos nomear os bárbaros, para podermos encontrar nosso próprio nome.
(Adauto Novaes (org.). Mutações: entre dois mundos, 2017.)
QUESTÃO 07
Santa Casa 2020: No final do texto, a passagem “precisamos nomear os bárbaros, para podermos encontrar nosso próprio nome” pode ser assim entendida:
(A) o encontro com o diferente, quando percebemos o que nos distingue dele, é o que nos permite entender quem somos.
(B) o vencedor de um combate deve prestar homenagens ao derrotado para que não seja visto como um mau vencedor.
(C) aquele que participa de uma guerra, se vencê-la, tem o direito de contar a história sobre aquele que perdeu, sem questionamentos, como se fosse verdade.
(D) o ser humano se repete ao longo da história, tanto em suas características positivas quando nas negativas, como a guerra.
(E) um povo diferente nos considera tão estranhos quanto nós os consideramos também estranhos.
GABARITO.
QUESTÃO 08
Santa Casa 2020: A relação de sentido que há entre as palavras “soldado” e “exército”, presentes no texto, é a mesma que há entre, respectivamente:
(A) pessoa e máquina.
(B) osso e esqueleto.
(C) roupa e cabide.
(D) cão e lobo.
(E) tribunal e juiz.
GABARITO.
QUESTÃO 09
Santa Casa 2020: Considerado o modo como se estrutura, o texto possui características de
(A) uma descrição subjetiva que incorpora elementos narrativos.
(B) uma descrição objetiva com finalidade documental.
(C) uma narrativa histórica com finalidade opinativa.
(D) uma dissertação expositiva com finalidade moralizante.
(E) uma dissertação argumentativa que incorpora elementos descritivos.
GABARITO.
QUESTÃO 10
Santa Casa 2020: Considere a tirinha de André Dahmer.
O efeito de humor da tirinha decorre, sobretudo, do fato de
(A) o segundo personagem ignorar completamente a fala do primeiro.
(B) as falas dos dois personagens se contradizerem.
(C) o primeiro personagem valer-se da concretização de uma ideia abstrata.
(D) o primeiro personagem assumir uma postura que exemplifica a fala do segundo.
(E) o segundo personagem confirmar, em sua fala, o que foi dito pelo primeiro.
GABARITO.
Leia o texto para responder às questões de 11 a 20.
Breaking down barriers
Shuffling feet and the general buzz of conversation made lectures a trial for Gemma Long during her first degree. She suffers from sensory overload connected to her autism, which was only diagnosed after she graduated. But when she started a teacher-training course years later, she received access to software to help her cope with dyslexia and found it transformative.
“I struggled to understand the point of lectures until I got that software,” recalls Long. “I didn’t realise how much useful information was in them. As someone who is hypersensitive to noise I spend most of my time in lectures trying to filter out the background noise, which means I miss much of what the lecturer is saying. Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content.”
Technology is breaking down barriers faced by students with disabilities. Online journal articles now mean that those with visual impairments can zoom in to read printed text or convert it to easier-to-read formats such as braille. Universities are also increasingly recording lectures which students can replay at their own pace, which benefits students with dyslexia or attention deficit disorder too.
According to Alistair McNaught, a digital learning consultant, universities are increasingly tracking how students learn, and then directing them to the accessible resources most suited to their personal needs. McNaught appreciates the way assistive technologies can help all students — whether they have a disability or not — but stresses that it’s important for universities to get the basics right first. “Many higher and further institutions have inaccessible websites or inaccessible digital content. If the content is inaccessible, investments in assistive technology can be undermined at a stroke.”
“Universities just need to get better at promoting the support that’s already there,” says Gemma Long. “Making specialist software and training generally available, rather than confining it to disabled students, makes it more widely known, as well as removes stigma.” For someone like her, who received her diagnoses late, it would have been particularly helpful. To this end, the assistive technology network she founded to represent staff who support their disabled students with tech, will hold its first awards ceremony next month. Universities are slowly tackling the barriers for disabled students. There’s more yet to come: the prospect of virtual reality – particularly when it comes to fieldwork. “It can be incredibly difficult for a disabled student to get a wheelchair on to a salt marsh,” says Piers Wilkinson, a researcher in the area. “But if the learning aims are being immersed in an environment, and making discoveries, virtual reality can achieve that.”
(www.theguardian.com, 03.06.2019. Adaptado.)
QUESTÃO 11
Santa Casa 2020: This text is mainly about
(A) medical technological innovations in universities.
(B) students with visual impairment and other dysfunctions.
(C) new tech solutions to attend disabled students.
(D) Gemma Long and her story of resilience.
(E) stigma to be dealt with by students with disabilities.
GABARITO.
QUESTÃO 12
Santa Casa 2020: The text was published in June of 2019 because
(A) universities are at present taking large steps towards tracking students with special needs.
(B) a new computer device to help the physically impaired had been just invented.
(C) Gemma Long had given The Guardian an interview about her condition and ways to cope with it.
(D) the following month Gemma Long’s assistive technology network would be given a distinction.
(E) discrimination and stigma have become topics of utmost importance for society in recent years.
GABARITO.
QUESTÃO 13
Santa Casa 2020: In the context of the first paragraph, the expression “made lectures a trial” means that
(A) Gemma Long had been experimenting with new technologies to cope with her learning difficulties.
(B) Gemma Long felt she was constantly being judged for her disabilities and limitations.
(C) Gemma Long’s extreme susceptibility to sounds made her following classes a very demanding task.
(D) Gemma Long’s undiagnosed autism prevented her from achieving her first degree.
(E) the conversations in the classrooms activated all of Gemma Long’s autism-like symptoms.
GABARITO.
QUESTÃO 14
Santa Casa 2020: In the fragment from the second paragraph “which means I miss much of what the lecturer is saying”, the underlined word refers to
(A) Gemma’s struggle to understand the point of the lectures she attended.
(B) all the information Gemma had to digest in one single lecture.
(C) Gemma’s difficulty in dealing with the new software available to her.
(D) the background noise that prevented Gemma from following her lessons.
(E) the time Gemma wasted dismissing the unwanted sounds around her.
GABARITO.
QUESTÃO 15
Santa Casa 2020: According to the third and fourth paragraphs, in order to assist students facing learning difficulties universities are
(A) investigating students’ learning styles and offering the basics to those with greater difficulties.
(B) following students on the way they learn and supplying learning resources accordingly.
(C) creating special and easier-to-read material in braille for the visually impaired.
(D) providing personalized lessons that students can follow at their own pace at home.
(E) producing online articles which can be easily accessed by both the disabled and the non-disabled.
GABARITO.
QUESTÃO 16
Santa Casa 2020: De acordo com o quarto parágrafo, um limite no que se refere ao uso de tecnologia em universidades reside
(A) nas barreiras que restringem o acesso de pessoas com deficiência a várias plataformas ou conteúdos digitais oferecidos.
(B) na falta de conhecimentos básicos que permitam aos alunos fazer uso adequado dos recursos disponíveis.
(C) na inconveniência decorrente do fato de que as mesmas ferramentas devam servir a alunos com ou sem deficiências.
(D) nos entraves ao atendimento aos estudantes de acordo com suas necessidades pessoais e particulares.
(E) na dificuldade de captar investimentos já que um número crescente de instituições deseja fazer da tecnologia uma aliada para a aprendizagem.
GABARITO.
QUESTÃO 17
Santa Casa 2020: In the fragment from the fifth paragraph “rather than confining it to disabled students”, the underlined expression can be replaced, without any change in the meaning of the sentence, by
(A) as opposed to.
(B) more than.
(C) in spite of.
(D) together with.
(E) apart from.
GABARITO.
QUESTÃO 18
Santa Casa 2020: The term “tackling”, in the first sentence of the last paragraph, means
(A) raising.
(B) testing.
(C) questioning.
(D) confronting.
(E) identifying.
GABARITO.
QUESTÃO 19
Santa Casa 2020: In the context of the last paragraph, the fragment “when it comes to fieldwork” is closest in meaning to:
(A) through fieldwork.
(B) when virtual reality gets too real.
(C) while in fieldwork.
(D) when people come to work in the fields.
(E) as regards fieldwork.
GABARITO.
QUESTÃO 20
Santa Casa 2020: O texto contém várias citações de pessoas relevantes para a discussão do tema em questão. Assinale a citação que, mais do que apenas descrever um fato, expressa um ponto de vista sobre ele.
(A) “Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content.” (2ⁿᵈ paragraph)
(B) “Many higher and further institutions have inaccessible websites or inaccessible digital content.” (4ᵗʰ paragraph)
(C) “Universities just need to get better at promoting the support that’s already there” (5ᵗʰ paragraph)
(D) “I struggled to understand the point of lectures until I got that software” (2ⁿᵈ paragraph)
(E) “I didn’t realise how much useful information was in them.” (2ⁿᵈ paragraph)
GABARITO.
QUESTÃO 21
Santa Casa 2020: Os gregos descobriram não somente a democracia, mas também a política, a arte de chegar a decisões por meio da discussão pública e, em seguida, de obedecer às decisões como condição necessária para uma existência social civilizada.
(Moses I. Finley. Démocratie antique et démocratie moderne, 1976. Adaptado.)
O historiador afirma que os gregos da Antiguidade
(A) concediam ao conjunto dos habitantes da cidade o direito de participação nas assembleias.
(B) eram contrários a resoluções de divergências entre cidades-estados pelo confronto militar.
(C) reconheciam como legítimas as deliberações públicas instituídas por mecanismos coletivos de participação.
(D) conceberam como incompatíveis o funcionamento da assembleia de cidadãos com a exploração da escravidão.
(E) postulavam a igualdade econômica dos cidadãos como condição necessária à igualdade de direitos.
GABARITO.
QUESTÃO 22
Santa Casa 2020: Observe a reprodução do Retábulo dos Sete Sacramentos (1445) de Rogier van der Weyden.
A pintura, pertencente ao Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica, reproduz uma arquitetura tipicamente
(A) clássica, considerando os arcos redondos de inspiração românica.
(B) gótica, considerando as linhas ascensionais da construção.
(C) barroca, considerando a oposição entre as figuras e o espaço.
(D) renascentista, considerando a utilização de colunas de mármore.
(E) maneirista, considerando a fusão de estilos construtivos diversos.
GABARITO.
QUESTÃO 23
Santa Casa 2020: Njinga foi uma guerreira destemida, que liderava pessoalmente seus exércitos, governando gentes distribuídas pelo Dongo e por Matamba. Controlou boa parte das rotas do tráfico que traziam escravos do interior e não deixou que os portugueses penetrassem nos sertões angolanos.
(Marina de Mello e Souza. Além do visível: poder, catolicismo e
comércio no Congo e em Angola (séculos XVI e XVII), 2018. Adaptado.)
Os vínculos entre os portugueses e Njinga eram essenciais para
(A) a proteção dos povos da África atlântica frente aos traficantes de escravos.
(B) a manutenção de portos de abastecimento de caravelas a caminho do Oriente.
(C) o controle militar português sobre as rotas atlânticas recém-descobertas.
(D) o fornecimento de mão de obra para a indústria açucareira no Brasil.
(E) o comércio de produtos coloniais brasileiros para as tribos do território angolano.
GABARITO.
QUESTÃO 24
Santa Casa 2020: Assim que os distritos ricos começaram a vomitar metal, cresceram as vilas em muitas regiões inóspitas — o planalto do norte do México, por exemplo — onde antes só haviam vivido populações esparsas. As estradas e o comércio expandiram-se rapidamente à medida que se desenvolveram novos circuitos econômicos, energizados pela mineração.
(Peter Bakewell. “A mineração na América espanhola colonial”.
In: Leslie Bethell (org.). História da América Latina, vol. II, 1999. Adaptado.)
Nas colônias espanholas da América, a exploração de metais preciosos implicou
(A) a proibição metropolitana de utilização da mão de obra indígena na economia mineradora.
(B) o processo de enriquecimento monetário dos mais tradicionais povos ameríndios.
(C) o confronto militar entre colonizadores espanhóis e ingleses pelo domínio das minas.
(D) a transformação histórica de territórios com a internacionalização de atividades econômicas locais.
(E) o aparecimento de uma burguesia ameríndia politicamente contrária ao domínio colonial.
GABARITO.
QUESTÃO 25
Santa Casa 2020: O sistema colonial havia engendrado um grupo heterogêneo de regiões, com poucas ligações entre si e nas quais prevalecia, no interior da elite branca, uma identidade de dupla face: lusitana e regional.
(Miriam Dolhnikoff. “Elites regionais e a construção do Estado Nacional”.
In: István Jancsó (org.). Brasil: formação do Estado e da Nação, 2003.)
O excerto alude a uma condição histórica
(A) agravada com a permanência da escravidão em escala nacional.
(B) manipulada pelos interesses econômicos ingleses na América.
(C) debilitadora da política externa brasileira na América do Sul.
(D) enfrentada pela organização institucional do país durante a Independência.
(E) derivada de diferenças culturais das sociedades indígenas brasileiras.
GABARITO.
QUESTÃO 26
Santa Casa 2020: Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. [...] Faziam as suas necessidades nos trens de animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. Amontoados [...] num carro de bois, [...] chegavam uma tarde às senzalas donde acabava de sair o braço escravo.
(Oswald de Andrade. Marco Zero I: A revolução melancólica, 1978.)
O escritor descreve
(A) a constituição de bairros de imigrantes, vindos das áreas rurais, nas metrópoles urbanas.
(B) as etapas do deslocamento da mão de obra imigrante dos países de origem até as propriedades agrícolas.
(C) os fatores de expulsão de trabalhadores imigrantes das sociedades europeias para o mercado brasileiro.
(D) a melhoria das condições materiais de vida dos colonos imigrantes nas fazendas paulistas.
(E) os conflitos motivados por diferenças socioculturais entre a população imigrante e a mão de obra escrava.
GABARITO.
Leia o excerto para responder às questões 27 e 28.
A base estatística mais sólida de que se dispõe a partir do censo econômico de 1920 permite formar-se uma ideia mais precisa do ritmo de crescimento da economia brasileira. Entre aquele ano e 1929, a taxa média anual de crescimento do produto foi da ordem de 4,5 por cento. No período compreendido entre 1929 e 1937, essa taxa se reduz a 2,3 por cento. No decênio seguinte (1937-47) há uma ligeira elevação para 2,9 e finalmente no último decênio (1947-57) assinala-se uma elevação substancial para 5,3 por cento.
(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 1989.)
QUESTÃO 27
Santa Casa 2020: A queda da taxa média de crescimento da economia brasileira de 4,5 para 2,3 por cento deveu-se
(A) à perda de poder político da burguesia industrial com a queda da Primeira República brasileira.
(B) à montagem, pelos países imperialistas nas colônias africanas, de empresas agrícolas concorrentes com as brasileiras.
(C) à dívida crescente dos grandes produtores agrícolas com o capitalismo financeiro anglo-americano.
(D) à falência do Estado brasileiro devido aos gastos com a política de proteção dos preços do café nos mercados externos.
(E) à contração do mercado consumidor internacional com a crise das economias capitalistas desenvolvidas.
GABARITO.
QUESTÃO 28
Santa Casa 2020: Os dois últimos decênios referidos pelo excerto, de 1937 a 1957, correspondem historicamente
(A) à fundação de empresas estatais no Brasil e à reorganização econômica dos países industrializados no período do pós-guerra.
(B) às políticas econômicas liberais dos governos brasileiros e à crise das indústrias automobilísticas em escala global.
(C) ao equilíbrio constitucional da política brasileira e à vigência de um clima internacional de paz com o fim da Segunda Guerra Mundial.
(D) à socialização da economia industrial brasileira e à formação da União das Nações Anti-imperialistas da América Latina.
(E) à política de neutralidade do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e à hegemonia mundial dos Estados Unidos com a dissolução da União Soviética.
GABARITO.
QUESTÃO 29
Santa Casa 2020: Observe a intervenção artística de Cildo Meirelles “Quem matou Herzog” (1975).
O “Projeto Cédula” de Cildo Meirelles
(A) popularizou a crítica filosófica à ideologia governamental do desenvolvimento econômico.
(B) comprovou a filiação da classe artística aos partidos políticos de resistência clandestina.
(C) evidenciou a impossibilidade de criação artística em momentos de ausência de liberdades democráticas.
(D) procurou atualizar a arte de contestação política brasileira com os movimentos da vanguarda europeia.
(E) denunciou, fora dos controles imediatos da censura estatal, uma violência política impune.
GABARITO.
QUESTÃO 30
Santa Casa 2020: A própria intensidade do debate dos anos sessenta sobre a “juventude” deixou evidente que se havia rompido qualquer tipo de consenso entre as gerações. Mas não foram produzidas tantas alterações como esperavam alguns militantes mais radicais. Em 1967, um membro dos Rolling Stones foi condenado à prisão por posse de drogas: uma pesquisa nacional mostrou que 85% dos menores de 20 anos estavam de acordo com a sentença.
(Asa Briggs. Historia social de Inglaterra, 1994. Adaptado.)
Pode-se afirmar que os movimentos de contracultura e de luta por direitos naqueles anos
(A) fortaleceram a ideologia conservadora das classes populares rurais.
(B) acrescentaram conteúdos novos às exigências de transformação social.
(C) foram pouco relevantes do ponto de vista das manifestações artísticas.
(D) permaneceram ignorados pelos meios de comunicação de massa.
(E) limitaram-se a combater as desigualdades econômicas do capitalismo.
GABARITO.
QUESTÃO 31
Santa Casa 2020: A complexidade técnica que caracteriza a quarta revolução industrial abarca
(A) a elaboração de objetos técnicos que ditam novo ritmo à produção de manufaturas.
(B) a produção uniformizada e acessível a mercados consumidores globalizados.
(C) um sistema de energia capaz de elevar a produtividade em unidades fabris.
(D) a dispensa da mão de obra para a realização de atividades mecânicas e repetitivas.
(E) um conjunto de tecnologias capazes de integrar os mundos biológico, físico e digital.
GABARITO.
QUESTÃO 32
Amazon: ajude um bilionário
a destruir pequenas livrarias
Nesta semana nos deparamos com um exemplo prático de como a Amazon destrói livrarias utilizando-se de seu gigantesco poder financeiro. Os preços que pratica são inviáveis para qualquer um, até mesmo para nós, que produzimos o livro e fazemos a venda direta, sem passar por intermediários. Ela comercializa livros de R$ 60,00 por R$ 43,80, de R$ 50,00 por R$ 36,50. Como estamos dos dois lados do balcão, sabemos que ninguém consegue sustentar-se vendendo livros com tamanho “desconto” (que não é desconto, é uma prática que tem sido combatida em alguns países).
(Tadeu Breda. http://outraspalavras.net, 30.05.2019. Adaptado.)
Santa Casa 2020: A prática econômica problematizada no excerto é conhecida por
(A) oligopólio.
(B) dumping.
(C) cartel.
(D) holding.
(E) truste.
GABARITO.
QUESTÃO 33
Santa Casa 2020: No processo de urbanização brasileiro ocorreu a terciarização das cidades, fenômeno explicado, dentre outros fatores, pela
(A) demarcação e regularização fundiária de ocupações em zonas periféricas.
(B) conurbação de centros metropolitanos orientada pela especulação imobiliária.
(C) contratação de empresas para a elaboração de orçamentos participativos.
(D) multiplicação e diversificação das atividades de comércio e de serviços.
(E) criação de organizações não governamentais para a fiscalização do espaço público.
GABARITO.
QUESTÃO 34
Santa Casa 2020: O peso da história certamente não desapareceu: ocupadas e estruturadas em função de atividades econômicas diversas, durante períodos distintos, as regiões brasileiras ainda estão organizadas em bacias de exportação quase autônomas. As disparidades que existem entre elas refletem ainda, em boa parte, o maior ou menor sucesso de sua história econômica específica.
(Hervé Théry e Neli A. de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018. Adaptado.)
Os desequilíbrios regionais a que o excerto faz alusão evocam
(A) a pluralidade fiscal que tendeu ao segregacionismo do território brasileiro.
(B) a ampla biodiversidade que orientou a capitalização do território pela sociedade.
(C) os ciclos econômicos que organizaram o espaço nacional em arquipélagos.
(D) a formação de núcleos urbanos que mantiveram a condição de um país pouco povoado.
(E) os tratados coloniais que levaram à ocupação interiorana tardia do território.
GABARITO.
QUESTÃO 35
Santa Casa 2020: Recentemente, voltou à tona o debate sobre a possível entrada do Brasil para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, o país está disposto a se autodeclarar “desenvolvido” perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), o que traz consequências. Por exemplo, tome-se o caso de um medicamento para Aids. A dose patenteada do produto custava, em 2013, cerca de US$ 16. Em razão das negociações realizadas com base na “licença compulsória” (medida prevista na OMC sempre que um país não desenvolvido enfrenta desafios na área de saúde), o valor da dose foi baixado para US$ 0,43.
(Ronaldo Lemos. “Mudança na OMC pode impactar
a saúde”. www.folha.uol.com.br, 13.05.2019. Adaptado.)
O exemplo apresentado revela que a mudança na autodeclaração brasileira enquanto país desenvolvido perante a OMC terá como consequência
(A) a mudança de perfil na balança comercial, o que obriga o país a atender sua demanda industrial nacionalmente.
(B) o encerramento de acordos comerciais, como aqueles para a importação de produtos médicos.
(C) o isolamento do país em seu bloco econômico, comprometendo o abastecimento interno.
(D) a aproximação entre representantes dos capitais público e privado, propondo soluções às necessidades do mercado.
(E) a perda de direitos no âmbito do comércio internacional, como concessões e isenções tributárias.
GABARITO.
QUESTÃO 36
Santa Casa 2020: A imagem representa uma vegetação característica do Cerrado.
Essa formação corresponde às
(A) savanas.
(B) estepes.
(C) campinaranas.
(D) veredas.
(E) restingas.
GABARITO.
QUESTÃO 37
Santa Casa 2020: As informações representadas no mapa indicam a
(A) influência da continentalidade na Ásia.
(B) atuação da zona de convergência intertropical.
(C) formação das chuvas de monções.
(D) interferência do aquecimento global na Ásia.
(E) mudança climática provocada pelo El Niño.
GABARITO.
QUESTÃO 38
Santa Casa 2020: Considere o logotipo oficial da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável) e a charge criada a partir dele.
Considerando as análises realizadas por ambientalistas sobre os resultados da Rio+20, a releitura apresentada na charge está relacionada
(A) ao descompasso de organizações internacionais em discutir temas já superados pelos países.
(B) à realização de um evento ambiental em um país que não criminaliza o desmatamento.
(C) à ausência de meios e de metas concretas para atingir os compromissos propostos.
(D) à indisposição da população para debates pragmáticos sobre o meio ambiente.
(E) ao debate teórico realizado na Conferência, sem a representação do país que abrigou o evento.
GABARITO.
QUESTÃO 39
Santa Casa 2020: Os gráficos apresentam valores válidos para o Brasil em 2017.
Os valores observados correspondem, respectivamente,
(A) à matriz energética e à energia final.
(B) à energia final e à energia primária.
(C) à energia primária e à matriz energética.
(D) à matriz elétrica e à matriz energética.
(E) à matriz energética e à matriz elétrica.
GABARITO.
QUESTÃO 40
Santa Casa 2020: A velocidade na obtenção, manipulação e exibição de dados e informações somada à necessidade de espacialização de fenômenos de diversas naturezas vêm se tornando elementos fundamentais no planejamento e gestão de diferentes propósitos nos mais variados segmentos da sociedade.
Um exemplo desse quadro são os planejamentos e gestões ambientais que congregam uma complexa gama de dados e informações que precisa ser bem-avaliada e integrada para gerar produtos espacializados que possibilitem soluções rápidas diante dos problemas analisados.
(Paulo M. L. de Menezes. Roteiro de cartografia, 2013.)
As considerações apontadas no excerto, relacionadas à fluidez da informação, convergem para a aplicação
(A) do geoprocessamento.
(B) da estereoscopia.
(C) do sistema de posicionamento global.
(D) da aerofotogrametria.
(E) das projeções cartográficas.
GABARITO.
QUESTÃO 41
Santa Casa 2020: Para montar uma exposição de animais durante um trabalho escolar, um aluno inseriu abaixo da imagem de determinado animal a seguinte descrição: “esse animal apresenta simetria radial, sistema digestório incompleto e tentáculos. Nota-se nele, entretanto, ausência de órgãos dos sistemas circulatório, respiratório e excretor”. O animal descrito é
(A) um poliqueto.
(B) uma planária.
(C) uma esponja.
(D) uma hidra.
(E) uma lula.
GABARITO.
QUESTÃO 42
Santa Casa 2020: Um quadro de hipertensão arterial em uma mulher grávida pode provocar o descolamento prematuro da placenta. Caso o descolamento ocorra, o feto poderá ter problemas de desenvolvimento e até vir a óbito, porque
(A) a proteção mecânica exercida pela placenta será perdida.
(B) o gás carbônico e as excretas serão acumulados no feto.
(C) o feto perderá a mobilidade no interior da placenta.
(D) os nutrientes se acumularão na corrente sanguínea fetal.
(E) o feto não conseguirá expulsar antígenos, como alguns vírus.
GABARITO.
QUESTÃO 43
Santa Casa 2020: O gráfico mostra a curva de dissociação do oxigênio, a qual indica a concentração relativa de oxigênio combinado à hemoglobina humana.
De acordo com o gráfico, os pontos X e Y representam, respectivamente, o sangue contido
(A) no átrio direito e nos músculos.
(B) na veia cava e no átrio esquerdo.
(C) na artéria pulmonar e no ventrículo direito.
(D) no ventrículo esquerdo e no fígado.
(E) na artéria aorta e na veia pulmonar.
GABARITO.
QUESTÃO 44
Santa Casa 2020: A análise de uma cadeia alimentar formada por produtores e consumidores permite concluir que
(A) os produtores perdem grande parte da energia fixada na matéria orgânica e isso não ocorre na transferência de energia entre os consumidores.
(B) os produtores transformam energia luminosa em energia química e consomem grande parte dela em seu metabolismo, sobrando menos energia para os consumidores primários.
(C) cerca de 70% da energia química sintetizada pelos produtores é armazenada e pode ser utilizada integralmente por todos os consumidores.
(D) a energia obtida pelos produtores segue um fluxo cíclico, no qual os consumidores sempre apresentam menos energia do que aqueles organismos que os antecederam.
(E) cerca de 10% da energia solar que atinge os produtores é utilizada para a síntese da matéria orgânica, que será totalmente consumida pelos consumidores.
GABARITO.
QUESTÃO 45
Santa Casa 2020: A crença de que o colágeno presente na gelatina dá mais firmeza à pele é irreal, uma vez que essa substância
(A) não é digerida em peptídeos ao passar pelo estômago e pelo duodeno, sendo eliminada, sem modificação química, nas fezes humanas.
(B) é absorvida pelo intestino delgado e não se fixa necessariamente na pele humana, podendo se fixar nos tendões e nos discos intervertebrais.
(C) desnatura-se durante o preparo industrial e as enzimas dos sucos digestivos não apresentam sítios ativos que reconheçam a molécula desnaturada.
(D) não é constituída por monômeros orgânicos para se transformar na matéria-prima que poderia ser utilizada na síntese da proteína na pele humana.
(E) é digerida pelas enzimas gástricas e intestinais, e os aminoácidos obtidos dessa digestão serão matéria-prima para sintetizar outros tipos de proteínas.
GABARITO.
QUESTÃO 46
Santa Casa 2020: Analise as afirmações que indicam a formação de dois organismos transgênicos, obtidos por técnicas semelhantes, utilizando-se enzimas de restrição, ligases e células dos respectivos seres vivos.
I. Uma bactéria recebe, em seu cromossomo, um gene humano que tem informação para a síntese de insulina.
II. Um zigoto de uma cabra recebe um gene humano que tem informação para a síntese da proteína glucocerebrosidase. Esse zigoto se desenvolve e dá origem a uma cabra transgênica.
Caso a bactéria gere descendentes por bipartição e a cabra transgênica cruze com um macho não transgênico e gere um filhote, a probabilidade de esses descendentes também serem transgênicos, em ambos os casos, será de
(A) 50% e 50%, respectivamente.
(B) 100% e 50%, respectivamente.
(C) 50% e 25%, respectivamente.
(D) 100% e 25%, respectivamente.
(E) 100% e 100%, respectivamente.
GABARITO.
QUESTÃO 47
Santa Casa 2020: No corpo humano, os mecanismos de feedback ou de retroalimentação são aqueles em que a produção de alguns hormônios por uma glândula interferem na produção hormonal de outra. O esquema ilustra um caso de feedback envolvendo a hipófise e a tireóidea.
Em uma pessoa que não apresenta nenhuma alteração no mecanismo hormonal esquematizado, a _________ da taxa de _________ resulta na _________ da síntese de _________.
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas do texto.
(A) elevação – tiroxina – elevação – TSH
(B) redução – tiroxina – redução – TSH
(C) elevação – tiroxina – redução – TSH
(D) elevação – TSH – redução – tiroxina
(E) redução – TSH – elevação – tiroxina
GABARITO.
QUESTÃO 48
Santa Casa 2020: O feto humano apresenta entre os dedos membranas interdigitais, as quais desaparecem ao longo do desenvolvimento porque as células dessas membranas possuem um mecanismo de morte celular geneticamente programado. Isso também ocorre de forma saudável nas células intestinais e nas células da medula óssea vermelha. Esse mecanismo é denominado
(A) clasmocitose.
(B) diapedese.
(C) necrose.
(D) apoptose.
(E) fagocitose.
GABARITO.
QUESTÃO 49
Santa Casa 2020: Suponha que a figura esquematizada represente a flor do cajueiro.
De acordo com a figura, a estrutura denominada
(A) pétala é um verticilo derivado evolutivamente do caule.
(B) ovário se desenvolve no fruto carnoso.
(C) antera é responsável pela formação das oosferas.
(D) carpelo contém a abertura por onde saem os grãos de pólen.
(E) pedúnculo se desenvolve no pseudofruto do caju.
GABARITO.
QUESTÃO 50
Santa Casa 2020: Em uma população em equilíbrio gênico, a frequência do alelo a é de 60%. No heredograma, Maria, que apresenta o fenótipo recessivo, se casa com Fred, que apresenta fenótipo dominante. Dois anos depois, ela está grávida.
A probabilidade de Maria gerar, nessa gestação, uma criança com genótipo idêntico ao seu será de
(A) 12%.
(B) 40%.
(C) 48%.
(D) 24%.
(E) 50%.
GABARITO.
QUESTÃO 51
Santa Casa 2020: A ocorrência de isótopos radioativos na natureza e a produção de isótopos radioativos artificiais de alguns elementos permitem a realização de estudos variados e a utilização desses isótopos em diversas áreas, tais como a produção de energia e a medicina.
Uma característica dos isótopos radioativos é a
(A) diminuição da meia-vida ao longo do tempo.
(B) estabilidade nuclear.
(C) redução contínua da intensidade de emissões radioativas.
(D) emissão de raios X.
(E) menor quantidade de subpartículas nucleares.
GABARITO.
QUESTÃO 52
Santa Casa 2020: O nitrato de potássio (KNO3) e o clorato de potássio (KCℓO3) são compostos com venda controlada pelo exército, pois sua decomposição térmica gera grande quantidade de oxigênio e, por isso, podem ser utilizados na produção de explosivos. As equações que representam a decomposição térmica desses sais são:
4KNO3 2K2O + 2N2 + 5O2
2KCℓO3 2KCℓ + 3O2
Considerando o volume molar dos gases nas CNTP igual a 22,4 L/mol, se uma mistura contendo 20,2 g de KNO3 e 12,25 g de KCℓO3 for totalmente decomposta termicamente, o volume de gás oxigênio recolhido, medido nas CNTP, será de
(A) 4,48 L.
(B) 22,40 L.
(C) 17,92 L.
(D) 13,44 L.
(E) 8,96 L.
GABARITO.
QUESTÃO 53
Santa Casa 2020: A oxidação do etanol produz etanal e libera 172 kJ por mol de etanol oxidado. A equação dessa reação é:
2CH3CH2OH (ℓ) + O2 (g) → 2CH3CHO (ℓ) + 2H2O (ℓ)
Considerando que as entalpias de formação do etanol e da água sejam, respectivamente, - 280 kJ/mol e - 286 kJ/mol, a entalpia de formação do etanal é igual a
(A) -178 kJ/mol.
(B) -166 kJ/mol.
(C) +92 kJ/mol.
(D) -80 kJ/mol.
(E) +178 kJ/mol.
GABARITO.
QUESTÃO 54
Santa Casa 2020: A figura mostra duas etapas de desidratação de um óxido hidratado. A primeira etapa é realizada em uma faixa de temperatura compreendida entre 25 ºC e 250 ºC. A segunda etapa é realizada em uma faixa de temperatura entre 250 ºC e 550 ºC.
Nas etapas 1 e 2 são rompidas, respectivamente, ligações do tipo
(A) ponte de hidrogênio e dipolo-dipolo.
(B) ponte de hidrogênio e covalente.
(C) dipolo-dipolo e iônica.
(D) dipolo-dipolo e covalente.
(E) ponte de hidrogênio e iônica.
GABARITO.
QUESTÃO 55
Santa Casa 2020: Considere a reação entre o íon iodeto e o íon persulfato e a tabela que apresenta dados do estudo de cinética dessa reação.
De acordo com os dados obtidos, verifica-se que se trata de uma reação
(A) não elementar e de ordem global 4.
(B) não elementar e de ordem global 3.
(C) elementar e de ordem global 3.
(D) não elementar e de ordem global 2.
(E) elementar e de ordem global 2.
GABARITO.
Leia o texto para responder às questões 56 e 57.
O corante índigo é uma das substâncias mais antigas utilizadas para colorir tecidos de celulose, como as calças jeans. É uma molécula insolúvel em água, que precisa ser solubilizada para poder grudar no tecido e depois precipitada para não sair quando o tecido for lavado.
Sua solubilização ocorre pela reação entre o índigo e uma mistura de hidróxido de sódio (NaOH) e ditionito de sódio (Na2S2O4), que forma o leucoíndigo, solúvel em água. A equação a seguir representa essa reação.
A indústria têxtil gera muitos efluentes contaminados com o leucoíndigo. Essa substância pode ser removida da solução resultante por eletrólise, recuperando o índigo insolúvel.
QUESTÃO 56
Santa Casa 2020: Considere que 50 litros de solução para tingimento foram preparados com concentração de 0,5 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH), além de ditionito de sódio (Na2S2O4) em quantidade suficiente.
Considerando o rendimento da reação igual a 100%, qual a quantidade de moléculas de leucoíndigo produzidas nessa reação?
(A) 12,5 mol.
(B) 25,0 mol.
(C) 18,75 mol.
(D) 6,25 mol.
(E) 31,25 mol.
GABARITO.
QUESTÃO 57
Santa Casa 2020: Um efluente foi eletrolisado durante 5 horas, 21 minutos e 40 segundos, utilizando-se uma corrente elétrica de intensidade 0,1 ampère. Considerando a constante de Faraday igual a 96500 C/mol, a quantidade de matéria de índigo precipitada nesse intervalo de tempo e o eletrodo em que ocorre a reação são
(A) 0,01 mol e cátodo.
(B) 0,02 mol e ânodo.
(C) 0,02 mol e cátodo.
(D) 0,01 mol e ânodo.
(E) 0,04 mol e ânodo.
GABARITO.
QUESTÃO 58
Santa Casa 2020: A ureia, ao ser aquecida a uma temperatura entre 85 ºC e 90 ºC, sofre decomposição conforme a equação a seguir:
O OH⁻ gerado na decomposição térmica de 10⁻⁵ mol de ureia foi adicionado a 1 L de solução ácida de pH = 5. Considerando o produto iônico da água (Kw) igual a 10⁻¹⁴, o novo pH dessa solução é igual a
(A) 9.
(B) 11.
(C) 10.
(D) 8.
(E) 7.
GABARITO.
QUESTÃO 59
Santa Casa 2020: Um técnico de laboratório realizou testes com cinco substâncias para analisar a atividade óptica de cada uma delas. As fórmulas estruturais das substâncias analisadas estão apresentadas a seguir.
A molécula que apresenta atividade óptica é
(A) a trimetilamina.
(B) o ácido 3-metilbutanoico.
(C) o propan-1,2,3-triol.
(D) o dicloroetano.
(E) o ácido 2-hidroxibutanoico.
GABARITO.
QUESTÃO 60
Santa Casa 2020: A substância 6-metilept-5-en-2-ona pode ser encontrada na atmosfera como produto natural da decomposição de materiais orgânicos. Essa substância pode sofrer ozonólise, produzindo dois compostos oxigenados:
A substância X produzida na reação apresenta grupos funcionais característicos das funções
(A) álcool e cetona.
(B) aldeído e cetona.
(C) álcool e aldeído.
(D) ácido carboxílico e cetona.
(E) ácido carboxílico e aldeído.
GABARITO.
QUESTÃO 61
Santa Casa 2020: O velocímetro dos automóveis indica a velocidade a partir do raio das rodas do automóvel e da contagem do número de voltas que essas rodas efetuam em certo intervalo de tempo.
Suponha que um velocímetro, calibrado para um automóvel com rodas de raio 30 cm, esteja indicando a velocidade de 90 km/h, mas está erroneamente instalado em um automóvel com rodas de raio 27 cm. Esse automóvel está se movendo com velocidade de
(A) 93 km/h.
(B) 87 km/h.
(C) 81 km/h.
(D) 99 km/h.
(E) 72 km/h.
GABARITO.
QUESTÃO 62
Santa Casa 2020: A partir de uma elevação ao lado de um lago de águas tranquilas, uma criança lançou uma pedra obliquamente para cima com velocidade inicial de módulo 10 m/s e direção que formava um ângulo θ com a horizontal, tal que sen θ=0,80 e cos θ=0,60.
Sabendo que a pedra saiu da mão da criança a uma altura de 4,0 m acima da superfície do lago, considerando g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, o deslocamento horizontal D da pedra até atingir a superfície do lago foi
(A) 9,6 m.
(B) 11,4 m.
(C) 9,0 m.
(D) 12,0 m.
(E) 13,6 m.
GABARITO.
QUESTÃO 63
Santa Casa 2020: A figura mostra um quadro pendurado na parede do fundo de um vagão de um trem que se move com aceleração horizontal constante ah = 2,0 m/s². Em determinado instante, o quadro cai, deslizando em contato com a parede do vagão.
Sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre as superfícies da parede e do quadro vale 0,3 e que a aceleração gravitacional vale 10 m/s², a aceleração vertical do quadro enquanto ele desliza pela parede é
(A) 6,8 m/s².
(B) 9,4 m/s².
(C) 4,0 m/s².
(D) 9,8 m/s².
(E) 12 m/s².
GABARITO.
QUESTÃO 64
Santa Casa 2020: Uma pequena esfera de massa 10 g foi abandonada a partir do repouso de uma altura de 1,25 m, chocou-se com o solo e retornou até a altura de 0,80 m, na mesma vertical.
Desprezando a ação da resistência do ar e considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s², a intensidade do impulso recebido pela esfera na colisão com o solo foi
(A) 0,05 N ⋅ s.
(B) 0,04 N ⋅ s.
(C) 0,07 N ⋅ s.
(D) 0,03 N ⋅ s.
(E) 0,09 N ⋅ s.
GABARITO.
QUESTÃO 65
Santa Casa 2020: O gráfico mostra a temperatura, em função do tempo de aquecimento, do conjunto composto por um recipiente de capacidade térmica 3,0 × 10² J/ °C e por 0,50 kg de água nele contido.
Sabendo que o calor específico da água é 4,2 × 10³ J/(kg⋅ °C), que a fonte forneceu calor para o conjunto na razão constante de 5,0 × 10² J/s e supondo que não ocorreu evaporação da água durante o aquecimento, a quantidade de calor dissipada para o meio externo, desde o início do aquecimento até o instante em que a temperatura do conjunto atingiu 70 °C, foi
(A) 4,5 × 10⁴ J.
(B) 2,7 × 10⁵ J.
(C) 1,5 × 10⁴ J.
(D) 1,2 × 10⁵ J.
(E) 3,0 × 10⁴ J.
GABARITO.
QUESTÃO 66
Santa Casa 2020: O diagrama P × V mostra as transformações isotérmica (AB), isovolumétrica (BC) e isobárica (CD) sofridas por certa massa de gás ideal.
A energia interna do gás diminuiu
(A) apenas nas transformações AB e BC.
(B) apenas nas transformações BC e CD.
(C) apenas na transformação CD.
(D) apenas na transformação AB.
(E) em todas as transformações.
GABARITO.
QUESTÃO 67
Santa Casa 2020: A figura mostra uma lente delgada e convergente de distância focal igual 180 cm e um objeto luminoso colocado sobre o eixo principal da lente.
Sendo a distância entre o objeto e a lente igual a 60 cm, a posição da imagem conjugada pela lente no eixo x, representado na figura, é
(A) -10 cm.
(B) 30 cm.
(C) 150 cm.
(D) -30 cm.
(E) -70 cm.
GABARITO.
QUESTÃO 68
Santa Casa 2020: O gráfico mostra o nível mínimo de intensidade sonora (limiar auditivo) que uma onda sonora deve ter para sensibilizar o sistema auditivo de uma pessoa de 90 anos ao atingi-lo, em função da frequência da onda sonora. Note que os valores no eixo das ordenadas são decrescentes.
O nível de intensidade sonora, quando medido em decibéis, é dado por
sendo β o nível de intensidade sonora, I a intensidade da onda sonora e I0 um valor constante e igual a 1,0 × 10⁻¹² W/m². Sabendo que as ondas sonoras se propagam no ar com velocidade de 330 m/s, a intensidade mínima que uma onda sonora de comprimento 0,10 m deve ter para sensibilizar o sistema auditivo de uma pessoa de 90 anos ao atingi-lo é, aproximadamente,
(A) 3,8 × 10⁻³ W/m².
(B) 1,0 × 10⁻⁹ W/m².
(C) 1,0 × 10⁻⁵ W/m².
(D) 3,8 × 10⁻⁹ W/m².
(E) 3,0 × 10⁻⁵ W/m².
GABARITO.
QUESTÃO 69
Santa Casa 2020: Em uma sala há quatro lâmpadas idênticas, L1, L2, L3 e L4, de 127 V – 20 W, que são acionadas por dois interruptores, I1 e I2. As lâmpadas são separadas em dois grupos, um formado pelas lâmpadas L1 e L2 e outro pelas lâmpadas L3 e L4.
As lâmpadas de cada grupo sempre acendem simultaneamente, mas cada grupo pode acender independentemente do outro. Todas as lâmpadas sempre acendem com seu brilho normal. O esquema que representa o circuito elétrico para essas quatro lâmpadas é
GABARITO.
QUESTÃO 70
Santa Casa 2020: Para explicar o fenômeno do efeito fotoelétrico, Einstein considerou que a luz é composta por fótons (partículas de luz) e que cada fóton transporta uma quantidade de energia, EF, dada pela expressão EF = h ⋅ f, sendo f a frequência da onda associada à luz e h a constante de Planck, de valor 6,6 × 10⁻³⁴ J ∙ s.
Um LED que emite 6,0 × 10¹⁸ fótons a cada minuto e cuja luz tem frequência 5,0 × 10¹⁴ Hz emite com potência igual a
(A) 3,0 × 10⁻³ W.
(B) 1,2 × 10⁻² W.
(C) 5,6 × 10⁻² W.
(D) 2,0 W.
(E) 3,3 × 10⁻² W.
GABARITO.
QUESTÃO 71
Observe o gráfico.
Santa Casa 2020: Em relação aos dados apresentados no gráfico, pode-se afirmar que
(A) a maior expectativa de vida dos homens e a maior expectativa de vida das mulheres ocorrem em estados diferentes.
(B) o primeiro e o segundo estados com as maiores diferenças de expectativa de vida entre mulheres e homens são do Nordeste.
(C) o Tocantins é o estado em que a expectativa de vida dos homens e das mulheres é mais próxima das respectivas médias do Brasil.
(D) os estados em que a expectativa de vida dos homens está abaixo da do Brasil também têm expectativa de vida das mulheres abaixo da do Brasil.
(E) a diferença entre a expectativa de vida das mulheres e a dos homens supera 9 anos nos estados da região Norte.
GABARITO.
QUESTÃO 72
Santa Casa 2020: A figura representa parte de um tapete retangular de 204 cm por 374 cm. O tapete é formado por retalhos em forma de quadrados verdes e brancos, todos congruentes entre si.
A medida do lado desses quadrados, em centímetros, é o maior número inteiro possível.
O número de retalhos usados na confecção desse tapete é igual a
(A) 33.
(B) 66.
(C) 34.
(D) 68.
(E) 51.
GABARITO.
QUESTÃO 73
Santa Casa 2020: De um paralelepípedo reto-retângulo de arestas 4 m, 5 m e 6 m, retira-se o prisma reto ABCDEFG, conforme indica a figura.
Em relação ao volume do paralelepípedo inicial, o volume do prisma retirado corresponde a
(A) 15%.
(B) 20%.
(C) 16%.
(D) 10%.
(E) 12%.
GABARITO.
QUESTÃO 74
Santa Casa 2020: Partindo do ponto P, no solo, Renato sobe um aclive retilíneo com inclinação constante de 30º até atingir a altitude de 900 metros em relação ao solo, no ponto Q.
A partir desse ponto, o aclive, ainda retilíneo, passa a ter inclinação constante de 60º até o ponto M, onde localiza-se um mirante com altitude de 1260 metros em relação ao solo.
Sabendo que Renato subiu o trechocom velocidade constante de 2 metros por segundo e o trechocom velocidade constante de √3 metro por segundo, seu tempo total de caminhada de P até M foi igual a
(A) 20 min.
(B) 19 min.
(C) 15 min.
(D) 18 min.
(E) 21 min.
GABARITO.
QUESTÃO 75
Santa Casa 2020: Álvaro, Bernardo e Cláudio são suspeitos de um crime e deram as seguintes declarações em seus respectivos interrogatórios:
Álvaro: Foi Cláudio quem cometeu o crime.
Bernardo: Fui eu quem cometeu o crime.
Cláudio: Não foi Bernardo que cometeu o crime.
A polícia sabe que o crime foi cometido por apenas um dos três, que duas das declarações são mentirosas e que uma é verdadeira.
Usando apenas os dados fornecidos, pode-se afirmar que a probabilidade de
(A) Cláudio ter mentido na sua declaração é de 100%.
(B) Álvaro ser o criminoso é de 100%.
(C) Bernardo ser o criminoso é de 50%.
(D) Bernardo ser o criminoso é de
(E) Álvaro ter dito a verdade na sua declaração é de 50%.
GABARITO.
QUESTÃO 76
Santa Casa 2020: Observe o gráfico da função f(x) = 1,05ˣ, definida de |R em |R.
A quantia monetária de R$ 1.000,00 será investida à taxa de juros anual de 5%. Consultando o gráfico fornecido e fazendo cálculos, uma boa estimativa do valor que será resgatado desse investimento após 50 anos de aplicação é de
(A) R$ 11.500,00.
(B) R$ 7.300,00.
(C) R$ 8.400,00.
(D) R$ 10.200,00.
(E) R$ 9.600,00.
GABARITO.
QUESTÃO 77
Santa Casa 2020: Observe o gráfico de duas funções trigonométricas, de |R em |R, cujas duas primeiras intersecções positivas estão indicadas pelos pontos P e Q.
A medida dena unidade dos eixos do plano cartesiano, é igual a
GABARITO.
QUESTÃO 78
Santa Casa 2020: Os crachás dos participantes de um congresso de medicina serão identificados com a primeira letra do primeiro nome da pessoa, seguida pela primeira letra do seu último sobrenome. Por exemplo, o crachá de Sílvio de Paiva Morais será identificado por SM.
Considerando as 26 letras do nosso alfabeto, o número mínimo de participantes desse congresso para que se tenha, com certeza, pelo menos dois crachás que comecem com uma mesma vogal e que terminem com uma mesma letra, dentre as 26 letras do alfabeto, é igual a
(A) 27.
(B) 131.
(C) 32.
(D) 105.
(E) 211.
GABARITO.
QUESTÃO 79
Santa Casa 2020: Observe a matriz M e sua representação gráfica na tela de um computador, com 0 representando pixel branco e 1 representando pixel verde.
Seja N a matriz dada por:
Considere a representação gráfica a seguir:
Uma operação matricial que resulta nessa representação é
(A) Mᵗ + N
(B) M⁻¹ + N
(C) Mᵗ - N
(D) M⁻¹ - N
(E) N - Mᵗ
GABARITO.
QUESTÃO 80
Santa Casa 2020: A reta r, de equação 4y + 21 = 0, será rotacionada em sentido anti-horário por P, que é o seu intersecto com o eixo y, até que r intersecte a circunferência λ, de equação x² + (y - 1)² = 25, pela primeira vez.
Esse ponto de intersecção está indicado na figura por Q.
Sendo a o ângulo de giro de r em torno de P até atingir λ em Q, tg α é igual a
GABARITO.
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