Questões Português (UECE 2020.1) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 Obras de Monteiro Lobato entram para domínio público S...
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1
Obras de Monteiro Lobato entram para domínio público
Saiba o que muda e quais repercussões isso poderá ter na relação dos leitores com as obras do escritor
Ele dá nome a ruas, escolas e bibliotecas por todo o Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, homenageia a data de nascimento desse escritor, autor de mais de 50 livros que mexeram, como ninguém, com o imaginário de crianças e jovens de todo o Brasil. A personalidade em destaque é Monteiro Lobato, cujas obras ingressaram em domínio público em 1º de janeiro deste ano.
“Quando a obra ingressa no domínio público, qualquer pessoa pode utilizá-la, fazer adaptações, traduzir, veicular, imprimir, ou seja, fazer qualquer tipo de uso econômico sem ter de pedir autorização prévia para o autor ou titular de direitos”, explica a diretora da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Carolina Panzolini.
[...] A legislação brasileira estipula o prazo de 70 anos a partir de 1º de janeiro ao ano subsequente à morte do autor para que as obras dele entrem em domínio público. Especialista na obra de Monteiro Lobato, a professora de Literatura Brasileira Milena Ribeiro Martins, da Universidade Federal do Paraná, acredita que o ingresso da obra do escritor paulista em domínio público vai aumentar a atenção do público e reaquecer o interesse pela obra de Lobato.
[...] “O número de leitores de Lobato tende a aumentar porque, comercialmente, vai haver novas edições e o número de criações com base na obra de Lobato deve aumentar”, avalia. Milena defende que, apesar de alguns terem quase 100 anos, os livros de Lobato, em especial os voltados ao público infantil, podem ser muito atraentes para os jovens leitores que vivem cercados de experiências multimídias. “Há um misto de fantasia, de ciência, de imaginação e de criatividade na obra do Lobato, que ainda é atraente para as crianças”, argumenta.
[...]
Uma das ousadias de Lobato foi, em uma época em que o conservadorismo era grande, dar voz às crianças, que não costumavam ter espaço na maioria das famílias para expor seus pensamentos. “Ele não vai pensar numa criança simplesmente obediente, mas ele vai pensar numa criança reflexiva, criativa, produzindo novos significados para o seu momento histórico. E, nesse sentido, ele muda muito a literatura nacional e discute produção literária estrangeira dentro da sua obra”, destaca a especialista.
CAMPANERUT, Camila. Obras de Monteiro Lobato entram
para domínio público. Brasília: Ministério da Cidadania,
2019. Disponível em: http://cultura.gov.br/obras-demonteiro-lobato-entram-para-dominio-publico/.
Acesso em: 30/08/2019.
QUESTÃO 01
UECE 2020: Os textos de Monteiro Lobato entraram para domínio público desde 1º de janeiro deste ano, o que pode acarretar mudanças no cenário da literatura nacional. Dessa forma, segundo o texto 1, sobre a obra do referido autor, é INCORRETO afirmar que
A) poderá ocasionar uma ampliação do público leitor de Monteiro Lobato.
B) transformar-se-á em publicações através de experiências multimidiáticas.
C) não necessitará de autorização do titular dos seus direitos para sua utilização.
D) poderá haver um acréscimo de criações baseadas na obra do autor.
GABARITO.
QUESTÃO 02
UECE 2020: Desde 1º de janeiro de 2019, não há mais necessidade de pedir autorização para utilizar as obras de Monteiro Lobato, porque
A) os leitores estão cercados de experiências multimidiáticas.
B) os livros desse autor são atraentes para crianças e jovens.
C) a data do nascimento do autor é marcada como o Dia Nacional do Livro Infantil.
D) o ano anterior a esta data indica que decorreram 70 anos da morte do autor.
GABARITO.
QUESTÃO 03
UECE 2020: O texto 1 defende um ponto de vista e, para isso, apresenta fatos e opiniões. Sobre esse aspecto, assinale a opção que se apresenta como opinião utilizada para defender o ponto de vista do autor.
A) O autor Monteiro Lobato dá nome a ruas, escolas e bibliotecas por todo o Brasil.
B) O Dia Nacional do Livro Infantil homenageia a data de nascimento de Monteiro.
C) A obra de Lobato ingressou em domínio público em 1º de janeiro de 2019.
D) O ingresso da obra de Lobato em domínio público aumentará seu público leitor.
GABARITO.
QUESTÃO 04
UECE 2020: Monteiro Lobato é um importante escritor da literatura brasileira, principalmente, pelos seus livros escritos para o público infanto-juvenil. Considerando o autor e seu contexto histórico, atente para as seguintes afirmações:
I. Monteiro Lobato também criou obras que tratam de questões sociais, o que faz com que se possa enquadrá-lo no Movimento Modernista.
II. Monteiro Lobato retratou, em algumas de suas obras, questões relacionadas à Geografia, Matemática e Língua Portuguesa.
III. As obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato revolucionaram a literatura para este público porque traziam a imagem de crianças à frente de sua época.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 05
UECE 2020: No primeiro parágrafo do texto 1, há vários termos ou expressões para se referir a Monteiro Lobato, tais como ele (linha 1), esse escritor (linha 4), personalidade (linha 7) e autor (linha 4). Com relação a esse aspecto, atente para as seguintes assertivas:
I. O recurso de substituição de termos ou expressões foi utilizado para garantir a manutenção temática.
II. A substituição de termos ou expressões funcionou como um elemento de coesão textual.
III. A referência ao autor Monteiro Lobato, realizada de várias formas diferentes, tornou o texto repetitivo.
Estão corretas somente as assertivas contidas em
A) I e II.
B) III.
C) II.
D) I e III.
GABARITO.
QUESTÃO 06
UECE 2020: Com relação à vírgula utilizada antes da expressão “[...], autor de mais de 50 livros que mexeram, como ninguém, com o imaginário de crianças e jovens de todo o Brasil.” (linhas 4-7), é INCORRETO afirmar que
A) a referida expressão é um aposto, por isso, deve ser separada por vírgulas.
B) foi utilizada porque separa um termo que resume a expressão anterior.
C) essa pontuação foi usada porque a expressão em destaque explica o termo anterior.
D) é necessária porque o termo em destaque esclarece a expressão anterior.
GABARITO.
TEXTO 2
Diáspora
Acalmou a tormenta
Pereceram
Os que a estes mares ontem se arriscaram
E vivem os que por um amor tremeram
E dos céus os destinos esperaram
Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos pro outro lado
No Rio Vermelho do mar sagrado
Os Center shoppings superlotados
De retirantes refugiados
You, where are you?
Where are you?
Where are you?
Onde está
Meu irmão
Sem Irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
Onde estás?
Deus
Ó Deus onde estás
Que não respondes
Em que mundo
Em qu’estrela
Tu t’escondes
Embuçado nos céus
Há dois mil anos te mandei meu grito
Que embalde desde então corre o infinito
Onde estás, Senhor Deus
[...]
ANTUNES, Arnaldo; BROWN, Carlinhos; MONTE, Marisa.
Diáspora. In: Tribalistas. Rio de Janeiro: Phonomotor
Records Universal Music, 2017. Disponível em:
https://www.letras.mus.br/tribalistas/diaspora/.
Acesso em: 08 de set. de 2019.
QUESTÃO 07
UECE 2020: É objetivo da letra da canção Diáspora
A) denunciar a saga dos refugiados ao longo da história da humanidade.
B) narrar a travessia dos mares por um grupo de turistas.
C) descrever situações degradantes das travessias marítimas por turistas.
D) apresentar a separação entre familiares de refugiados por motivos religiosos.
GABARITO.
QUESTÃO 08
UECE 2020: Observe a seguinte definição de diáspora, publicada em FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988, p. 220:
“Sf 1. A dispersão dos judeus no decorrer dos séculos. 2. P. ext. Dispersão de povos, por motivos políticos ou religiosos, em virtude de perseguição de grupos dominadores intolerantes”.
Considerando a referida definição e a letra da canção, atente para as seguintes afirmações:
I. A história narrada centra-se em questões religiosas, elegendo o mar Egeu como local de acontecimento para a separação dos povos.
II. A história narrada vai além do texto bíblico para a compreensão do drama dos refugiados, a partir de diversas questões políticas e/ou religiosas.
III. A questão dos refugiados é abordada a partir da inserção de outros lugares que, na contemporaneidade, também têm problemas políticos e/ou religiosos.
Estão corretas as assertivas contidas em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 09
UECE 2020: O fato de os autores da letra da canção Diáspora utilizarem o verbo em primeira pessoa do plural, na expressão “Atravessamos o mar Egeu” (linha 61), indica intenção de
A) engajar o ouvinte/leitor na problemática dos refugiados.
B) demarcar diferentes povos de diferentes lugares.
C) naturalizar as experiências de sofrimento dos refugiados.
D) acentuar o abandono de crianças retiradas de suas famílias.
GABARITO.
QUESTÃO 10
UECE 2020: A textualidade marca-se por diversos fatores que se integram, a fim de instituir sentido ao conjunto de enunciados, transformando-os em um texto.
Assim, na letra da canção Diáspora, há
I. intertextualidade, porque podemos depreender a presença de outros textos, por exemplo, textos bíblicos (linhas 61-62; 65- 66) e o poema Vozes d’África, de Castro Alves (linhas 86-95).
II. coerência, porque há uma lógica interna no texto quando os autores relacionam a dispersão do povo judeu à saga dos imigrantes.
III. informatividade, porque as informações apresentam dados novos para a atualização da questão dada, a partir de um tema já apresentado inicialmente.
Estão corretas as complementações contidas em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 11
UECE 2020: Observe a estrutura sintática da primeira estrofe da letra da canção Diáspora (linhas 56-60) e atente para as seguintes afirmações:
I. Os sujeitos dos verbos perecer (“pereceram” — linha 57) e viver (“vivem” — linha 59) se encontram na ordem inversa e correspondem a um mesmo referente que é iniciado pela expressão “os que” (linhas 58 e 59).
II. Considerando “a tormenta” (linha 56) como um fenômeno da natureza, é correto afirmar que a referida expressão é sujeito do verbo acalmar (“Acalmou” — linha 56).
III. O sujeito do verbo viver (“vivem” — linha 59) pode ser interpretado como simples ou composto, dependendo da interpretação da expressão “[...] os que por um amor tremeram / E dos céus os destinos esperaram” (linhas 59-60).
É correto o que se diz em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 12
UECE 2020: Os versos “You, where are you?/ Where are you?” (linhas 69-71), cuja tradução literal para o português é Você, onde está você? / Onde está você?, encontram-se em língua inglesa porque
A) há um caso de estrangeirismo, realizado através de palavras vindas de outro idioma e incorporadas à língua portuguesa.
B) aponta para o engajamento de todos na questão, atualizando-a para um idioma considerado universal.
C) marca uma opção para os ouvintes da canção em outros países que não adotam a língua portuguesa.
D) atrai um público maior e mais jovem para as discussões acerca de temáticas contemporâneas.
GABARITO.
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