Questões de FGV-SP 2020 Biologia com Gabarito Questões da FGV 2020 de: - Matemática - Biologia - História - Geografia - Ingl...
Questões de FGV-SP 2020 Biologia com Gabarito
Questões da FGV 2020 de:
- Matemática
-
- História
- Geografia
- Inglês
- Física
- Química
- Português
Biologia
QUESTÃO 31
(FGV-SP 2020) Cientistas monitoraram uma população de roedores, constituída por poucos indivíduos, que se instalou em uma área com abundância de recursos.
O gráfico representa possíveis curvas de crescimento dessa população de roedores ao longo do tempo.
(http://educacao.globo.com. Adaptado.)
No gráfico, a atuação de predadores que se alimentam dos roedores e o potencial biótico dessa população são representados, respectivamente, pelos números
a) 1 e 4.
b) 2 e 3.
c) 3 e 1.
d) 4 e 2.
e) 4 e 3.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 32
(FGV-SP 2020) A figura mostra onze espécies de lagartos do gênero Anolis encontradas na ilha de Porto Rico.
Cada espécie vive em uma região preferencial da vegetação, que é definida pelo tipo e altura das plantas, intensidade de luz solar e umidade, entre outros fatores.
(https://es.khanacademy.org. Adaptado.)
Sobre as relações ecológicas entre essas espécies de répteis e plantas, pode-se afirmar que
a) as onze espécies de lagartos ocupam o mesmo hábitat e o mesmo nicho ecológico.
b) os fatores abióticos determinam o tipo de alimentação dos lagartos em cada árvore.
c) a cadeia alimentar nessa vegetação é composta por, no mínimo, onze níveis tróficos.
d) a distribuição de diferentes nichos ecológicos na vegetação reduz a competição por alimento entre os lagartos.
e) a competição em uma mesma planta tende a deslocar as espécies dominadas para plantas mais baixas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 33
(FGV-SP 2020) A doença é percebida quando a perda de sangue começa a causar palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza — por isso o apelido “amarelão”. Esses sintomas prejudicam a capacidade de trabalho e aprendizagem.
(www.invivo.fiocruz.br)
O amarelão é adquirido no momento em que as larvas do verme
a) penetram na pele por meio da picada de mosquitos e migram do sangue para os vasos do sistema linfático.
b) penetram na pele, circulam pelo sangue e se instalam na musculatura do coração ou do esôfago.
c) penetram na pele e, pela corrente sanguínea, chegam até os pulmões, seguem até a boca, onde são engolidos, e se instalam no intestino delgado.
d) são ingeridas com carnes mal passadas, migram do intestino para a circulação sanguínea e chegam ao cérebro, onde se instalam
e) são ingeridas com os alimentos crus ou mal lavados e se instalam nos vasos sanguíneos do intestino delgado.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 34
(FGV-SP 2020) Os seres procariotos são bastante diversificados quanto aos processos bioquímicos de obtenção de energia para a manutenção do metabolismo celular.
A equação da reação química a seguir ocorre em alguns procariotos que participam de uma das etapas do ciclo do nitrogênio.
A etapa do ciclo do nitrogênio a que essa reação química está diretamente relacionada é a
a) desnitrificação.
b) fixação biológica.
c) nitrosação.
d) nitratação.
e) amonificação.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 35
(FGV-SP 2020) A figura mostra a distribuição dos íons Na+ e K⁺ na membrana plasmática de um neurônio, mediante estímulo externo, em três diferentes momentos que se sucedem.
(José M. Amabis e Gilberto R. Martho.
Biologia das células, 3a edição. Adaptado.)
Os momentos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
a) repolarização, polarização e despolarização.
b) despolarização, polarização e repolarização.
c) repolarização, despolarização e polarização.
d) polarização, despolarização e repolarização.
e) despolarização, repolarização e polarização.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 36
(FGV-SP 2020) A figura mostra uma técnica biotecnológica de manipulação de células para a produção de um embrião resultante da fusão entre um óvulo anucleado e o núcleo de uma célula somática.
(www.madrimasd.org. Adaptado.)
Essa técnica pode ser empregada para
a) aumentar a variabilidade genética da espécie.
b) evitar o surgimento de genes mutantes.
c) realizar a clonagem terapêutica.
d) identificar pessoas.
e) produzir células gaméticas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 37
(FGV-SP 2020) No ciclo de vida das plantas há alternância das gerações de organismos haploides e diploides. Para a obtenção de células haploides de uma planta basta extraí-las
a) da parede do ovário de uma rosa.
b) do tegumento de um pinhão.
c) da haste do esporângio de um musgo.
d) do protalo de uma samambaia.
e) o endosperma da semente de uma laranja.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 38
(FGV-SP 2020) Em um experimento, coletaram-se paramécios de um rio, que foram distribuídos em dois frascos, 1 e 2.
No frasco 1 foi adicionada água do mar e no frasco 2 foi adicionada água destilada. Monitorou-se a frequência de contrações dos vacúolos pulsáteis dos paramécios de ambos os frascos.
O gráfico que representa a variação dessas frequências nos frascos 1 e 2 é:
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 39
(FGV-SP 2020) Uma criança nasceu com um defeito em uma de suas valvas cardíacas. Essa valva não se fecha por completo durante a sístole cardíaca, o que ocasiona retorno de sangue arterial. O defeito nessa valva cardíaca faz com que o sangue retorne
a) do átrio direito para o ventrículo direito.
b) do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo.
c) do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.
d) do ventrículo direito para o átrio direito.
e) do átrio direito para as veias cavas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 40
(FGV-SP 2020) A figura mostra uma planta cultivada em vaso de vidro transparente que contém água e todos os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal.
O caule e a raiz foram iluminados unilateralmente. Ao longo dos dias, verificou-se o crescimento do caule em direção à luz e da raiz contra a luz.
(www.educabras.com. Adaptado.)
A mudança na conformação da planta ao longo dos dias é explicada
a) pela migração de um fitormônio do lado iluminado para o lado não iluminado da planta.
b) pelo aumento da produção de clorofila no interior dos cloroplastos nas células do lado iluminado da planta.
c) pela degradação da clorofila do lado iluminado da planta devido ao aquecimento pela luz.
d) pela intensidade luminosa em um dos lados da planta ser maior que o ponto de compensação fótico.
e) pela elevação da taxa de fotossíntese nas células presentes no lado iluminado da planta.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 41
(FGV-SP 2020) A figura representa uma estrutura em formato helicoidal que confere uma importante adaptação a um animal.
(http://transgenicosintocaveis.blogspot.com)
Essa estrutura é encontrada
a) na galinha e tritura os alimentos para facilitar e acelerar a digestão.
b) no gafanhoto e promove a absorção de excretas da hemolinfa para o intestino.
c) na perereca e facilita as trocas gasosas pela superfície da pele.
d) no polvo e impede o retorno do sangue venoso para as veias dos tentáculos.
e) no tubarão e aumenta a superfície de absorção de nutrientes no intestino.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 42
(FGV-SP 2020) O gás carbônico proveniente das células dos tecidos do corpo humano difunde-se para o líquido intersticial e atinge os capilares sanguíneos. Uma vez na corrente sanguínea, a maior parte do gás carbônico é transportado
a) ligado aos átomos de ferro da hemoglobina.
b) na forma de íons bicarbonato no plasma.
c) adsorvido externamente à membrana das hemácias.
d) combinado às estruturas proteicas da oxiemoglobina.
e) dissolvido no citoplasma das hemácias.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 43
(FGV-SP 2020) Pedro é afetado por uma doença recessiva ligada ao sexo. Ele casou-se com Olívia, cujo irmão era a única pessoa de sua família que tinha a mesma doença de Pedro. A probabilidade de Pedro e Olívia gerarem uma menina doente é
a) 1/2.
b) 1/3.
c) 1/4.
d) 1/8.
e) 1/16.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 44
(FGV-SP 2020) Em moscas Drosophila melanogaster, a cor dos olhos e o comprimento das asas são determinados, respectivamente, pelos genes R e E, conforme a tabela 1.
Do cruzamento repetitivo entre uma fêmea duplo-heterozigótica e um macho duplo-homozigótico recessivo nasceram 295 moscas, cujos fenótipos são apresentados na tabela 2.
Os resultados obtidos desse cruzamento confirmam que os genes R e E encontram-se
a) no mesmo par de cromossomos não homólogos, ocupam mais de um locus gênico e a maioria dos descendentes são parentais gerados por mutação.
b) em cromossomos não homólogos, sofrem recombinação gênica por crossing-over e a maioria dos descendentes apresenta genótipo parental.
c) em cromossomos não homólogos, segregam de forma independente e a minoria dos descendentes é recombinante por encontros gaméticos ao acaso.
d) no mesmo par de cromossomos homólogos, ocupam o mesmo locus gênico e a maioria dos descendentes portam alelos parentais mutantes.
e) no mesmo par de cromossomos homólogos, sofrem recombinação por crossing-over e a minoria dos descendentes são indivíduos recombinantes.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 45
(FGV-SP 2020) O fixismo, o lamarckismo e o darwinismo são formas de pensamento científico que propõem alternativas para a compreensão da existência das inúmeras espécies em nosso planeta, de que forma elas surgiram e como se relacionam com o ambiente.
Essas teorias divergem em pontos importantes, como em relação ao papel do ambiente, que,
a) para o fixismo, promove pressões negativas sobre os indivíduos iguais da população e impedem a manifestação de novas características desvantajosas para a espécie.
b) para o darwinismo e o lamarckismo, interage com os indivíduos e possibilita a ocorrência de modificações das características predominantes na população ao longo do tempo.
c) para o darwinismo, impõe dificuldades que devem ser superadas pelos indivíduos da população através de modificações que promovam características vantajosas para a espécie.
d) para o lamarckismo, gera competição entre os indivíduos diferentes de uma população e favorece o predomínio de características compatíveis para a sobrevivência da espécie.
e) para o lamarckismo e o fixismo, impõe alterações direcionadas aos indivíduos, que respondem positivamente ao adquirirem novas características favoráveis à sobrevivência.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
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