Prova UNIFESP 2020 (1º dia e 2º dia) com Gabarito e Resolução Questão de: - Português - Inglês - Biologia - Química - Física - Ma...
Prova UNIFESP 2020 (1º dia e 2º dia) com Gabarito e Resolução
Questão de:
- Português
- Inglês
- Biologia
- Química
- Física
- Matemática
1º dia
Português
QUESTÃO 01
(UNIFESP 2020) Examine o cartum de Liana Finck, publicado em sua conta no Instagram em 13.08.2019.
No cartum, a casa pode ser vista como uma metáfora da
(A) intimidação.
(B) segurança.
(C) violência.
(D) privacidade.
(E) hospitalidade.
GABARITO.
Para responder às questões de 02 a 05, leia o trecho do livro O homem cordial, de Sérgio Buarque de Holanda.
Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o “homem cordial”.
A lhaneza¹ no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. São antes de tudo expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Na civilidade há qualquer coisa de coercitivo — ela pode exprimir-se em mandamentos e em sentenças.
Entre os japoneses, onde, como se sabe, a polidez envolve os aspectos mais ordinários do convívio social, chega a ponto de confundir-se, por vezes, com a reverência religiosa. Já houve quem notasse este fato significativo, de que as formas exteriores de veneração à divindade, no cerimonial xintoísta, não diferem essencialmente das maneiras sociais de demonstrar respeito.
Nenhum povo está mais distante dessa noção ritualista da vida do que o brasileiro. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez. Ela pode iludir na aparência — e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espécie de mímica deliberada de manifestações que são espontâneas no “homem cordial”: é a forma natural e viva que se converteu em fórmula.
Além disso a polidez é, de algum modo, organização de defesa ante a sociedade. Detém-se na parte exterior, epidérmica do indivíduo, podendo mesmo servir, quando necessário, de peça de resistência. Equivale a um disfarce que permitirá a cada qual preservar intatas sua sensibilidade e suas emoções.
Por meio de semelhante padronização das formas exteriores da cordialidade, que não precisam ser legítimas para se manifestarem, revela-se um decisivo triunfo do espírito sobre a vida. Armado dessa máscara, o indivíduo consegue manter sua supremacia ante o social. E, efetivamente, a polidez implica uma presença contínua e soberana do indivíduo.
No “homem cordial”, a vida em sociedade é, de certo modo, uma verdadeira libertação do pavor que ele sente em viver consigo mesmo, em apoiar-se sobre si próprio em todas as circunstâncias da existência. Sua maneira de expansão para com os outros reduz o indivíduo, cada vez mais, à parcela social, periférica, que no brasileiro — como bom americano — tende a ser a que mais importa. Ela é antes um viver nos outros.
(O homem cordial, 2012.)
¹lhaneza: afabilidade.
QUESTÃO 02
(UNIFESP 2020) De acordo com o autor,
(A) a lhaneza no trato, a hospitalidade e a generosidade são traços constitutivos da civilidade do brasileiro.
(B) a polidez constitui uma espécie de máscara com a qual os brasileiros continuamente se defendem da sociedade.
(C) a polidez observada no convívio social entre brasileiros chega quase a se confundir com a veneração religiosa.
(D) a lhaneza no trato, a hospitalidade e a generosidade constituem quase mandamentos impostos pela sociedade brasileira.
(E) a polidez constitui uma qualidade íntima dos brasileiros a se manifestar continuamente no convívio social.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(UNIFESP 2020) Aproxima-se do argumento exposto no último parágrafo do texto a seguinte citação do filósofo Friedrich Nietzsche:
(A) “O amor a um único ser é uma barbaridade: pois é praticado às expensas de todos os outros.”
(B) “Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.”
(C) “Vosso mau amor por vós mesmos vos faz do isolamento um cativeiro.”
(D) “O amor perdoa ao ser amado até o desejo.”
(E) “O medo promoveu mais a compreensão geral dos homens que o amor."
GABARITO.
QUESTÃO 04
(UNIFESP 2020) Dentre os seguintes termos empregados no primeiro parágrafo, considerados no contexto, o que tem sentido mais genérico é:
(A) veneração.
(B) lhaneza.
(C) polidez.
(D) civilidade.
(E) caráter.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(UNIFESP 2020) Está empregado em sentido figurado o termo sublinhado em:
(A) “Detém-se na parte exterior, epidérmica do indivíduo, podendo mesmo servir, quando necessário, de peça de resistência.” (2º parágrafo)
(B) “Entre os japoneses, onde, como se sabe, a polidez envolve os aspectos mais ordinários do convívio social” (1º parágrafo)
(C) “São antes de tudo expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante.” (1º parágrafo)
(D) “Nenhum povo está mais distante dessa noção ritualista da vida do que o brasileiro.” (2º parágrafo)
(E) “Na civilidade há qualquer coisa de coercitivo — ela pode exprimir-se em mandamentos e em sentenças.” (1º parágrafo)
GABARITO.
QUESTÃO 06
(UNIFESP 2020) O lema do carpe diem sintetiza expressivamente o motivo de se aproveitar o presente, já que o futuro é incerto. Tal lema manifesta-se mais explicitamente nos seguintes versos de Tomás Antônio Gonzaga:
(A) Ah! socorre, Amor, socorre
Ao mais grato empenho meu!
Voa sobre os Astros, voa,
Traze-me as tintas do Céu.
(B) Depois que represento
Por largo espaço a imagem de um defunto,
Movo os membros, suspiro,
E onde estou pergunto.
(C) É bom, minha Marília, é bom ser dono
De um rebanho, que cubra monte e prado;
Porém, gentil pastora, o teu agrado
Vale mais que um rebanho, e mais que um trono.
(D) Se algum dia me vires desta sorte,
Vê que assim me não pôs a mão dos anos:
Os trabalhos, Marília, os sentimentos
Fazem os mesmos danos.
(E) Ah! enquanto os Destinos impiedosos
Não voltam contra nós a face irada,
Façamos, sim, façamos, doce amada,
Os nossos breves dias mais ditosos.
GABARITO.
Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder às questões de 07 a 12.
Havia um homem que odiava Van Gogh. Pintor desconhecido, pobre, atribuía todas suas frustrações ao artista holandês. Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.
Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh, onde quer que estivessem. Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Seu plano era de uma simplicidade diabólica. Não faria como outros destruidores de telas que entram num museu armados de facas e atiram-se às obras, tentando destruí-las; tais insanos não apenas não conseguem seu intento, como acabam na cadeia. Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.
Deu-lhe muito trabalho, aquilo. Em primeiro lugar, era necessário treinar os cupins para que atacassem as telas de Van Gogh. Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana. Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada. Dessa forma, os insetos aprenderam a diferenciar tais obras de outras.
Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh. Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.
Conseguiu introduzir os cupins no museu e ficou à espera do que aconteceria. Sua decepção, contudo, foi enorme.
Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar. E por isso foram detectados.
O homem ficou furioso. Nem nos cupins se pode confiar, foi a sua desconsolada conclusão. É verdade que alguns insetos foram encontrados próximos a telas de Van Gogh. Mas isso não lhe serviu de consolo. Suspeitava que os sádicos cupins estivessem querendo apenas debochar dele. Cupins e Van Gogh, era tudo a mesma coisa.
(O imaginário cotidiano, 2002.)
QUESTÃO 07
(UNIFESP 2020) No trecho “Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador” (1º parágrafo), a sensação explicitada pelo pintor, em relação à obra de Van Gogh, é de
(A) temor.
(B) devoção.
(C) indiferença.
(D) inibição.
(E) submissão.
GABARITO.
QUESTÃO 08
(UNIFESP 2020) Em “Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh” (5º parágrafo), o cronista recorre à figura de linguagem denominada:
(A) metonímia.
(B) hipérbole.
(C) eufemismo.
(D) personificação.
(E) pleonasmo.
GABARITO.
QUESTÃO 09
"Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.” (1º parágrafo)
(UNIFESP 2020) Ao se transpor o trecho para o discurso indireto, os termos sublinhados assumem a seguinte redação:
(A) existirem, pode, meu.
(B) existissem, poderia, seu.
(C) existiam, puderem, meu.
(D) existem, poderei, dele.
(E) tenham existido, terá podido, seu.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(UNIFESP 2020) Observa-se a elipse de um substantivo no trecho:
(A) “Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava” (5º parágrafo)
(B) “Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo” (2º parágrafo)
(C) “Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh” (2º parágrafo)
(D) “Seu plano era de uma simplicidade diabólica” (3º parágrafo)
(E) “Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada” (4º parágrafo)
GABARITO.
QUESTÃO 11
(UNIFESP 2020) Expressam ideia de negação e ideia de repetição, respectivamente, os prefixos das palavras
(A) “deformados” e “repulsivo”.
(B) “insuspeitados” e “repulsivo”.
(C) “deformados” e “recobertas”.
(D) “repulsivo” e “recobertas”.
(E) “insuspeitados” e “deformados”.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(UNIFESP 2020) Tendo em vista a ordem inversa da frase, verifica-se o emprego de vírgula para separar um termo que exerce a função de sujeito em:
(A) “Deu-lhe muito trabalho, aquilo.” (4º parágrafo)
(B) “Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar.” (6º parágrafo)
(C) “Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.” (5º parágrafo)
(D) “Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.” (3º parágrafo)
(E) “Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana.” (4º parágrafo)
GABARITO.
QUESTÃO 13
(UNIFESP 2020) Leia o trecho do poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira.
O sapo-tanoeiro
[...]
Diz: — “Meu cancioneiro
É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
Vai por cinquenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.
Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia
Mas há artes poéticas...”
(Estrela da vida inteira, 1993.)
No trecho, o “sapo-tanoeiro” representa uma sátira aos
(A) modernistas.
(B) românticos.
(C) naturalistas.
(D) parnasianos.
(E) árcades.
GABARITO.
Para responder às questões 14 e 15, leia o trecho de uma carta de Charles Darwin ao biólogo Joseph Hooker em 11.01.1844.
Além de um interesse geral pelas terras meridionais, desde que retornei tenho me dedicado a um trabalho muito ambicioso que nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo. Fiquei tão impressionado com a distribuição dos organismos nas Galápagos e com a natureza dos fósseis de mamíferos americanos, que resolvi recolher todo tipo de coisa que pudesse ter alguma relação com alguma espécie. Li montanhas de livros sobre agricultura e horticultura e não paro de coletar informações. Por fim surgiu uma luz, e estou quase convencido (ao contrário do que achava inicialmente) de que as espécies (é como confessar um homicídio) não são imutáveis. Deus me livre das bobagens de Lamarck como “tendência ao progresso”, “adaptações a partir do esforço dos animais”, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.
(Shaun Usher (org.). Cartas extraordinárias, 2014.)
QUESTÃO 14
(UNIFESP 2020) Em termos figurados, a dimensão transgressora de sua teoria é reforçada por Darwin no seguinte trecho
(A) “Deus me livre das bobagens de Lamarck”.
(B) “um trabalho muito ambicioso”.
(C) “é como confessar um homicídio”.
(D) “nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo”.
(E) “ao contrário do que achava inicialmente”.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(UNIFESP 2020) “Deus me livre das bobagens de Lamarck como ‘tendência ao progresso’, ‘adaptações a partir do esforço dos animais’, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.”
No contexto em que se insere, o trecho sublinhado expressa ideia de
(A) comparação.
(B) causa.
(C) conclusão.
(D) consequência.
(E) concessão.
GABARITO.
Inglês
Examine o quadrinho de Peter Steiner para responder às questões 16 e 17.
QUESTÃO 16
(UNIFESP 2020) The cartoon means that
(A) both dogs are trying to imitate the way human beings behave.
(B) internet users may communicate without revealing their identity.
(C) the dark dog is surprised with what it saw on the internet about humans.
(D) people communicate with their pets no matter the media.
(E) the spotted dog assures it has never used the internet before.
GABARITO.
QUESTÃO 17
(UNIFESP 2020) It can be inferred from the phrase “On the Internet, nobody knows you’re a dog” that the dark dog is
(A) making an apology.
(B) giving an order.
(C) doing a report.
(D) providing a justification.
(E) using a quotation.
GABARITO.
Leia o texto para responder às questões de 18 a 25.
America’s social-media addiction is getting worse
(Sources: Pew Research Centre; e Marketer)
A survey in January and February 2019 from the Pew Research Centre, a think tank, found that 69% of American adults use Facebook; of these users, more than half visit the site “several times a day”. YouTube is even more popular, with 73% of adults saying they watch videos on the platform. For those aged 18 to 24, the figure is 90%. Instagram, a photo-sharing app, is used by 37% of adults. When Pew first conducted the survey in 2012, only a slim majority of Americans used Facebook. Fewer than one in ten had an Instagram account.
Americans are also spending more time than ever on social-media sites like Facebook. There is evidence that limiting such services might yield health benefits. A paper published last year by Melissa Hunt, Rachel Marx, Courtney Lipson and Jordyn Young, all of the University of Pennsylvania, found that limiting social-media usage to 10 minutes a day led to reductions in loneliness, depression, anxiety and fear. Another paper from 2014 identified a link between heavy social-media usage and depression, largely due to a “social comparison” phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves.
(www.economist.com, 08.08.2019. Adaptado.)
QUESTÃO 18
(UNIFESP 2020) According to the first paragraph and the graphic images, nowadays the most popular social-media platform among American adults is
(A) Snapchat.
(B) Instagram.
(C) Twitter.
(D) YouTube.
(E) Facebook.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(UNIFESP 2020) No trecho do primeiro parágrafo “of these users, more than half”, a expressão sublinhada refere-se
(A) a 69% dos estadunidenses adultos.
(B) a cerca de 50% dos estadunidenses.
(C) aos estadunidenses entre 18 e 24 anos de idade.
(D) à metade dos usuários do Facebook.
(E) aos estadunidenses que usam Facebook todos os dias.
GABARITO.
QUESTÃO 20
(UNIFESP 2020) O trecho do primeiro parágrafo “Fewer than one in ten had an Instagram account” está ilustrado pela curva correspondente ao Instagram
(A) no gráfico 2, no ano de 2015, quando empata com o Snapchat.
(B) no gráfico 1, no ano de 2012, junto à curva correspondente ao Pinterest.
(C) no gráfico 1, no ano de 2018, quando se destaca das demais mídias sociais.
(D) no gráfico 2, no ano de 2014, quando a pesquisa do Pew Research Centre começou.
(E) no gráfico 1, no ano de 2014, quando há quase um empate com a curva correspondente ao Pinterest e ao Twitter.
GABARITO.
QUESTÃO 21
(UNIFESP 2020) According to the second paragraph, the excessive use of social-media raises questions about
(A) fake identities.
(B) privacy.
(C) loss of reality.
(D) procrastination.
(E) mental health.
GABARITO.
QUESTÃO 22
(UNIFESP 2020) According to the second paragraph, the paper published by researchers of the University of Pennsylvania showed that
(A) people who interrupt the social-media addiction can feel lonely or anxious, among other symptoms.
(B) the self-image people present in social-media does not match reality and generates stress.
(C) a reduction of the period of time people use social-media improves their health.
(D) a previous study published in 2014 had a misconception related to depression in heavy social-media users.
(E) youngsters should be allowed at the most 10 minutes social-media use per day.
GABARITO.
QUESTÃO 23
(UNIFESP 2020) In the excerpt from the second paragraph “limiting such services might yield health benefits”, the underlined expression may be replaced, without meaning change, by
(A) should impair.
(B) can damage.
(C) must deliver.
(D) could produce.
(E) will bring.
GABARITO.
QUESTÃO 24
(UNIFESP 2020) No trecho do segundo parágrafo “largely due to a ‘social comparison’ phenomenon”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
(A) in spite of.
(B) as a result of.
(C) apart from.
(D) instead of.
(E) in order to.
GABARITO.
QUESTÃO 25
(UNIFESP 2020) No trecho do segundo parágrafo “a ‘social comparison’ phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves”, a parte sublinhada tem função, no texto, de
(A) elucidação.
(B) avaliação.
(C) suposição.
(D) opinião.
(E) síntese.
GABARITO.
Redação
2º dia
Biologia
QUESTÃO 01
(UNIFESP 2020) As águas cristalinas do Caribe foram manchadas por uma invasão de sargaço, algas marrons que formam grandes ilhas flutuantes consideradas ecossistemas, onde se alimentam peixes, caranguejos e aves.
O principal fator que contribui para a formação dessas ilhas de sargaço é a produção agrícola, com o uso de fertilizantes na região do Rio Amazonas.
Os fertilizantes são arrastados pelas chuvas para o rio e chegam ao Oceano Atlântico. Em junho de 2018 a biomassa de sargaço atingiu mais de 20 milhões de toneladas.
(“Agricultura na Amazônia ‘alimenta’ formação de mancha gigante de algas marrons. https://oglobo.globo.com, 03.08.2019. Adaptado.)
(www.diariolibre.com)
a) Como é denominado o fenômeno decorrente do lançamento de fertilizantes no Oceano Atlântico, que contribui para a formação das ilhas de sargaço? Considere que em uma ilha de sargaço se alimentam uma espécie de peixe e uma espécie de ave. Esquematize uma pirâmide ecológica de biomassa que represente essa cadeia alimentar, indicando nessa pirâmide os organismos que a compõem.
b) A qual tipo de produtividade primária correspondem as 20 milhões de toneladas de biomassa de sargaço? Justifique sua resposta.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(UNIFESP 2020) Em células-tronco embrionárias (CTEs), o potencial de pluripotência pode variar entre as células oriundas de um mesmo embrião. À medida que o embrião se desenvolve, as células-tronco alteram a quantidade de determinados microRNAs, pequenas moléculas de RNA que apresentam uma sequência de nucleotídeos complementar à de um RNA mensageiro.
Os microRNAs degradam ou impedem a tradução dos RNAs mensageiros a que se associam e, dessa forma, contribuem para a manutenção da pluripotência das CTEs.
O entendimento desses mecanismos de regulação da pluripotência pode auxiliar as pesquisas com as CTEs e também com as células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), obtidas a partir de células adultas de pacientes, modificadas em laboratório.
(“Novos mecanismos que regulam a pluripotência em células-tronco embrionárias são desvendados”.
www.portaldaenfermagem.com.br, 18.08.2019. Adaptado.)
a) Qual é a sequência de bases nitrogenadas no microRNA que se liga à sequência de bases CAGU de um RNA mensageiro? Cite outra molécula de RNA que pode se ligar ao RNA mensageiro.
b) No que consiste a pluripotência das CTEs? Qual a vantagem do uso de células iPS na formação de tecidos para transplantes?
GABARITO.
QUESTÃO 03
(UNIFESP 2020) Dois ecólogos viram um toco de árvore que, à primeira vista, parecia estar morto, porém, notaram que ele estava vivo. Intrigados, os cientistas instalaram no toco e em uma árvore ao lado instrumentos para medir o fluxo de água.
Os resultados mostraram que o funcionamento das duas plantas estava intimamente interligado. Nos dias de sol, a árvore absorvia água do solo, enquanto o toco permanecia dormente. À noite, era o toco que se hidratava, e a árvore não absorvia mais água. Ao que tudo indica, a fusão de várias raízes criou um verdadeiro sistema de encanamento compartilhado no solo daquela floresta.
(A. J. Oliveira. “O toco de árvore que se recusa a morrer”.
https://super.abril.com.br, 29.07.2019. Adaptado.)
a) Durante a noite, como se apresentavam os ostíolos dos estômatos nas folhas da árvore? Qual a consequência desse comportamento dos ostíolos em relação ao fluxo de dióxido de carbono da atmosfera para o mesófilo?
b) Em qual tecido vegetal os ecólogos mediram o fluxo de água presente no toco e na árvore? Por que somente a hidratação não justifica o toco estar vivo?
GABARITO.
QUESTÃO 04
(UNIFESP 2020) Pesquisadores conseguiram fazer com que macacos que sofriam de paralisia em uma das pernas, devido a lesões na espinha, pudessem retomar o movimento com o uso de um dispositivo wireless implantado no cérebro.
Os macacos tiveram chips implantados nas partes do cérebro que controlam o movimento. Os chips detectam os impulsos elétricos com as instruções para mexer a perna e enviam os dados para um computador sobre a cabeça dos macacos.
O computador decifra as mensagens e envia as instruções em modo wireless para receptores, adaptados à coluna, que estimulam os nervos correspondentes por meio de sinais elétricos. A transferência de informações em modo wireless ocorre sempre em um único sentido.
(Janus Gallagher. “Tecnologia wi-fi ajuda a reverter paralisia em macacos”,
10.11.2016. www.bbc.com. Adaptado.)
a) Que células interagem com os chips implantados no cérebro dos macacos? Como se denominam os nervos que conectam a medula espinhal às células musculares que movimentam a perna dos macacos?
b) Ao espetar com um alfinete a perna que sofre paralisia, há reação de afastamento repentino da perna, porém os macacos não sentem que foram espetados. Qual o papel da medula espinhal nesse afastamento repentino? Por que a transferência de informações em modo wireless não permite que os macacos sintam que essa perna foi espetada pelo alfinete?
GABARITO.
QUESTÃO 05
(UNIFESP 2020) A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria oportunista de um grupo que está entre os microrganismos que mais causam infecções hospitalares e que mais têm desenvolvido resistência a antibióticos nos últimos anos.
Outro microrganismo desse grupo é a Klebsiella pneumoniae carbapenemase, uma superbactéria. Pesquisadores analisaram K. pneumoniae presentes na urina de 48 pessoas diagnosticadas com infecção urinária.
Em duas pessoas as bactérias apresentaram um fenótipo de virulência, conhecido como hipermucoviscosidade, em que as bactérias produzem grande quantidade de um biofilme espesso e viscoso, que adere as bactérias ao epitélio da bexiga e as protegem, tornando dificílima sua eliminação.
(Karina Toledo. “Bactérias multirresistentes são identificadas fora de ambiente hospitalar”. http://agencia.fapesp.br, 21.08.2019. Adaptado.)
a) A qual gênero pertence a superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase? Cite uma característica exclusiva das bactérias que as integra ao Reino Monera.
b) O que é uma bactéria oportunista? Do ponto de vista evolutivo e devido ao tratamento com antibióticos, como o fenótipo hipermucoviscosidade pode se tornar predominante ao longo do tempo?
GABARITO.
Química
QUESTÃO 06
(UNIFESP 2020) Os gases medicinais são utilizados em hospitais, clínicas de saúde ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.
Considere a composição de quatro gases medicinais, acondicionados separadamente em quatro cilindros, I, II, III e IV, nas condições indicadas na tabela.
a) Identifique, entre os gases medicinais citados, aquele que é constituído por uma substância química simples e aquele que gera uma solução aquosa ácida ao ser borbulhado em água destilada.
b) Baseando-se no princípio de Avogadro, determine as seguintes proporções:
• número de moléculas no cilindro I : número de moléculas no cilindro II : número de moléculas no cilindro III : número de moléculas no cilindro IV.
• número de átomos de oxigênio no cilindro II : número de átomos de oxigênio no cilindro III.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(UNIFESP 2020) O leite de magnésia é uma suspensão aquosa. Determinada embalagem desse produto mostra a seguinte composição:
Cada 15 mL contém: hidróxido de magnésio (1282,50 mg), hipoclorito de sódio e água purificada.
Um grupo de estudantes resolveu utilizar uma amostra desse leite de magnésia, que se encontrava com data de validade expirada para ingestão humana, a fim de obter sulfato de magnésio hepta-hidratado, a ser utilizado em laboratório escolar como reagente para testes qualitativos. Para tanto, executaram o procedimento ilustrado a seguir.
a) Represente, por meio de fórmula, as ligações químicas presentes no hidróxido de magnésio, Mg(OH)2. Cite o nome do método de separação de misturas empregado pelos estudantes na última etapa do procedimento.
b) Escreva a equação da reação química que ocorre na etapa 2. Calcule a massa de sulfato de magnésio hepta-hidratado obtida pelos estudantes, admitindo que o rendimento foi de 100%.
GABARITO.
QUESTÃO 08
(UNIFESP 2020) Considere as seguintes características de um suco de limão fresco:
• pH = 2
• teor de vitamina C (ácido ascórbico, C6H8O6) = 80 mg / 100 mL
Uma limonada foi preparada com a diluição de um copo (200 mL) desse suco em água, até completar o volume de 2 litros.
a) Calcule a concentração de vitamina C no suco de limão fresco, em % (m/V) e em mol/L.
b) Calcule a concentração de íons H⁺(aq) no suco de limão fresco. Determine o pH da limonada preparada com esse suco.
GABARITO.
QUESTÃO 09
(UNIFESP 2020) Considere o experimento:
Uma porção de iodeto de sódio sólido, radioativo, cujo ânion ¹³¹I⁻ é radioativo, foi adicionada a uma solução aquosa saturada, sem corpo de fundo, de iodeto de sódio (NaI) não radioativo, formando uma solução saturada com corpo de fundo.
Após algum tempo, a mistura foi filtrada e a intensidade da radiação foi verificada no sólido retido no filtro e na solução saturada. Foi constatado que a solução saturada, inicialmente não radioativa, tornou-se radioativa, e que o sólido apresentou menor intensidade de radiação do que apresentava antes de ser adicionado à solução.
a) Calcule o número de nêutrons e de elétrons do ânion ¹³¹I⁻.
b) Escreva a equação química que representa o equilíbrio de solubilidade do iodeto de sódio em água. Baseando-se no conceito de equilíbrio químico e no comportamento das espécies químicas em nível microscópico, justifique por que a radioatividade do sólido diminuiu e a solução saturada tornou-se radioativa.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(UNIFESP 2020) O lactato de mentila é um éster utilizado em cremes cosméticos para a pele, com a finalidade de dar sensação de refrescância após a aplicação.
Esse éster é obtido pela reação entre mentol e ácido láctico, cujas fórmulas estruturais estão representadas a seguir.
a) Cite o nome da função orgânica comum ao mentol e ao ácido láctico. Indique, na estrutura do ácido láctico reproduzida no campo de Resolução e Resposta, o átomo de carbono assimétrico.
b) Utilizando fórmulas estruturais, escreva a equação química que representa a formação do lactato de mentila a partir do mentol e do ácido láctico. Analisando a estrutura do lactato de mentila, justifique por que esse éster apresenta baixa solubilidade em água.
GABARITO.
Física
QUESTÃO 11
(UNIFESP 2020) Um foguete de massa M partiu do repouso da posição A, no solo horizontal, e subiu verticalmente, monitorado por um radar que o seguiu durante determinado trecho de seu percurso, mantendo-se sempre apontado para ele.
A figura 1 mostra o foguete na posição B, a 8500 m de altura, com a linha que liga o radar a ele inclinada de um ângulo a = 1 rad em relação à horizontal. Para acompanhar o foguete no trecho AB, o radar girou ao redor de um eixo horizontal que passa por ele, com velocidade angular média ωméd = 0,02 rad/s.
Um pouco mais tarde, ao passar pela posição C, com velocidade de 4600 km/h, o primeiro estágio do foguete (de cor azul, nas figuras), de massa, desacoplou-se do restante do veículo. Imediatamente após o desacoplamento, devido à ação de forças internas, a velocidade escalar do primeiro estágio foi reduzida a 3000 km/h, na mesma direção e sentido da velocidade do foguete no trecho AB, conforme mostra a figura 2.
Considerando a massa total do foguete (M) constante, calcule:
a) a velocidade escalar média do foguete, em m/s, no trecho AB de sua subida vertical.
b) a velocidade escalar instantânea vc do foguete, em m/s, sem o primeiro estágio, imediatamente após o desacoplamento ocorrido na posição C.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(UNIFESP 2020) Para determinar a densidade de uma coroa metálica maciça, foi realizado um experimento em que ela foi pendurada em um dinamômetro ideal por dois modos diferentes: um no ar e outro totalmente imersa na água em equilíbrio contida em um recipiente, de acordo com as figuras 1 e 2, respectivamente.
Na primeira situação, o dinamômetro indicou 8,0 N e, na segunda situação, indicou 7,6 N.
Sabendo que a densidade da água é 10³ kg/m³ e adotando g = 10 m/s²,
a) represente as forças que agem na coroa na situação da figura 2 e calcule a massa dessa coroa, em kg.
b) calcule a densidade, em kg/m³, dessa coroa.
GABARITO.
QUESTÃO 13
(UNIFESP 2020) Um objeto linear é colocado verticalmente em repouso sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo E de centro de curvatura C, foco principal F e vértice V.
Nessa situação, esse espelho forma uma imagem real, invertida e quatro vezes maior do que o objeto, como representado na figura.
Em seguida, o objeto é movimentado horizontalmente, com velocidade escalar média VOB até o ponto C, onde é novamente mantido em repouso; simultaneamente, sua imagem movimentou-se com velocidade escalar média VIM até sua nova posição final.
Calcule:
a) o valor absoluto da razão
b) a distância focal, em cm, desse espelho.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(UNIFESP 2020) Uma corda elástica homogênea tem uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra é segurada por uma pessoa.
A partir do repouso, com a corda esticada na horizontal, a pessoa inicia, com sua mão, um movimento oscilatório vertical com frequência constante, gerando pulsos que se propagam pela corda.
Após 2 s do início das oscilações, a configuração da corda encontra-se como mostra a figura.
Sabendo que os pulsos gerados na corda estão se propagando para a direita com velocidade escalar constante:
a) copie a figura da corda no campo de Resolução e Resposta e represente com setas para cima (↑), para baixo (↓), para direita (→) ou para esquerda (←) a velocidade vetorial instantânea dos pontos da corda P, Q, R e S indicados, no instante representado na figura. Caso a velocidade de algum deles seja nula, escreva v = 0.
b) calcule a velocidade de propagação, em m/s, da onda nessa corda.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(UNIFESP 2020) A figura representa uma balança eletromagnética utilizada para determinar a massa M do objeto preso a ela. Essa balança é constituída por um gerador ideal cuja tensão U pode ser ajustada, por um resistor ôhmico de resistência R = 40 Ω e por uma barra condutora AC, de massa e resistência elétrica desprezíveis, conectada ao gerador por fios ideais.
A barra AC mede 50 cm e está totalmente imersa em um campo magnético uniforme de intensidade B = 1,6 T, perpendicular à barra e ao plano desta folha e apontado para dentro dela. O objeto, cuja massa pretende-se determinar, está preso por um fio isolante e de massa desprezível no centro da barra AC.
Adotando g = 10 m/s² e considerando que, para manter o objeto preso à balança em repouso, será necessário ajustar a tensão do gerador para U = 200 V, calcule, quando a balança estiver em funcionamento,
a) a diferença de potencial, em V, nos terminais do resistor de 40 Ω e a potência dissipada por ele, em W.
b) a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que atravessa a barra AC e a massa M, em kg, do objeto preso a balança.
GABARITO.
Matemática
QUESTÃO 16
(UNIFESP 2020) A tabela indica o quadro de medalhas dos seis países primeiros colocados nos jogos Pan-Americanos realizados na cidade de Lima, que terminaram em agosto de 2019.
Essa edição marcou a conquista do maior número de medalhas pelo Brasil, desde sua primeira participação nos jogos.
(www.uol.com.br. Adaptado.)
a) Admita um novo critério para a classificação dos países no quadro de medalhas, em que a medalha de bronze vale 1 ponto, a de prata vale 2 pontos e a de ouro vale 3 pontos, ordenando-se os países pelo total de pontos obtidos com suas medalhas. Por esse novo critério, Argentina, Brasil, Cuba e EUA passam a totalizar 200, 326, 191 e 621 pontos, respectivamente. Calcule a pontuação do México e do Canadá pelo novo critério, e compare a classificação desses seis países no critério atual com o novo critério.
b) Sabe-se que os jogos Pan-Americanos acontecem de quatro em quatro anos e que na edição do Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil conquistou 157 medalhas. Considerando-se o total de medalhas conquistadas pelo Brasil nas últimas cinco edições desses jogos que aconteceram no século XXI, a mediana e a moda são, ambas, iguais a 141, e a média é igual a 146,6. Determine a sequência crescente do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nessas cinco edições dos jogos e calcule o desvio padrão entre o maior (em Lima) e o menor (em Santo Domingo) número de medalhas conquistadas.
GABARITO.
QUESTÃO 17
(UNIFESP 2020) Uma corda de 1 m de comprimento está conectada no ponto D de um triângulo retângulo ABC de ângulo reto no vértice A e medidas AB = 3 m e AC = 4 m. O ponto de conexão entre a corda e o triângulo pode deslizar livremente por todos os lados do triângulo.
Durante o deslocamento do ponto D por todos os lados do triângulo, com o ponto E distando sempre 1 m do triângulo, E descreverá uma curva fechada, contida no plano do triângulo ABC, chamada de λ.
a) Faça um esboço do desenho de λ e calcule o comprimento dessa curva.
b) Seja M o ponto mais distante do vértice B atingido pelo ponto E durante seu deslocamento e A’ a projeção ortogonal do ponto A sobre a hipotenusa do triângulo ABC. Calcule a distância entre os pontos M e A’.
GABARITO.
QUESTÃO 18
(UNIFESP 2020) As figuras indicam, em vista superior, duas caixas reto-retangulares. A caixa 1 possui bolas verdes idênticas ao longo de toda a área da sua base, sem superposição e sem espaço entre elas.
A caixa 2 possui bolas azuis idênticas ao longo de todo o seu contorno interno, sem superposição e sem espaço entre elas.
a) Admita que a caixa 1 tenha 1591 bolas verdes, x colunas de bolas verdes e y linhas de bolas verdes. Sabendo que a diferença entre x e y, nessa ordem, é igual a 6, calcule x e y.
b) Admita que a caixa 2 tenha 266 bolas azuis e que haja um cubo inscrito em uma dessas bolas. Calcule a medida da aresta desse cubo, sabendo que a base da caixa é um retângulo de 2 metros por 3 metros.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(UNIFESP 2020) A figura indica seis tipos de tomadas e os pinos projetados para nelas se encaixarem (1-A, 2-B, 3-C, 4-D, 5-E e 6-F).
Além dessa correspondência, sabe-se que:
• O pino A também se encaixa na tomada 2.
• O pino D também se encaixa nas tomadas 3 e 5.
• O pino E também se encaixa nas tomadas 3 e 4.
a) Sorteando-se aleatoriamente um tipo de pino e um tipo de tomada, qual é a probabilidade de que o encaixe entre eles possa ser feito?
b) Sorteando-se aleatoriamente dois tipos de tomadas e dois tipos de pinos, qual é a probabilidade de que seja possível conectar um deles a uma tomada e o outro a outra?
GABARITO.
QUESTÃO 20
(UNIFESP 2020) No plano cartesiano de eixos ortogonais foi desenhada uma circunferência λ, de centro A e equação geral x² + y² - 4x - 6y - 12 = 0. Os pontos B, C, D e E pertencem a λ, sendoum diâmetro de λ.
Sabe-se ainda que a medida do ânguloé de 30º e queesão segmentos paralelos.
a) Determine as medidas dos ângulose, indicadas na figura por α, β e ε.
b) Calcule a área do pentágono côncavo ACDEB, destacado na figura em cinza.
GABARITO.
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