Questões de Geografia IFCE 2020.1 com Gabarito QUESTÕES DE: - Português - Geografia - História - Biologia - Física - Matemá...
Questões de Geografia IFCE 2020.1 com Gabarito
QUESTÕES DE:
- Português
-
- História
- Biologia
- Física
- Matemática
- Química
Técnico Integrado
QUESTÃO 11
(IFCE 2020) As coordenadas geográficas compõem um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa, no qual são identificados os paralelos e os meridianos que possibilitam a localização geográfica.
Adaptado - https://pt.wikipedia.org/wiki/Coordenadas_geogr%C3%A1ficas
Observando o planisfério acima é correto afirmar-se que o ponto
A) B localiza-se nos hemisférios meridional e ocidental e o ponto C nos hemisférios boreal e oriental.
B) B localiza-se nas coordenadas 40° latitude sul e 80° longitude oeste.
C) C localiza-se nas coordenadas 20° longitude sul e 40° latitude oeste.
D) A localiza-se nas coordenadas 50° latitude norte e 100° longitude oeste.
E) A localiza-se nos hemisférios boreal e oriental e o ponto D nos hemisférios meridional e ocidental.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(IFCE 2020) Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local.
Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em certa localidade. Também se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante certo período.
O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região.
Fonte: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules
/conteudo/conteudo.php?conteudo=227
De acordo com esse conceito do INMET, é correto afirmar-se que
A) tempo e clima possuem conceitos diferentes e não sofrem interferência da ação humana.
B) em latitudes semelhantes os climas também serão semelhantes em relação à temperatura.
C) nas regiões de elevadas altitudes os climas apresentam temperaturas médias elevadas.
D) o tempo sofre alterações de forma prolongada não sendo possíveis modificações diárias.
E) os climas possuem características diferentes de acordo com a latitude e altitude do planeta.
GABARITO.
QUESTÃO 13
(IFCE 2020) Alguns dos aspectos presentes na Nova Ordem Mundial são a globalização e os blocos econômicos, que consistem na união de diferentes países que desejam estabelecer uma relação econômica fortalecida entre si.
Sobre essa temática, é correto afirmar-se que
A) o Mundo Global tem origem na Segunda Guerra Mundial através de uma divisão econômica entre capitalista e socialista conhecida como divisão Norte e Sul.
B) o MERCOSUL foi fundado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo um bloco econômico de integração de todo o continente americano.
C) o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) foi substituído pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá – USMCA, que, além de criar uma zona econômica na América do Norte, integrou-se aos países da América Central.
D) a globalização na atual fase do capitalismo, representada pela integração econômica dos blocos regionais, consegue eliminar as desigualdades existentes entre as economias continentais.
E) o Reino Unido se prepara para sair da União Europeia depois de um plebiscito realizado em 2016, acionando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(IFCE 2020) Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas.
Essa proposta se baseia no processo histórico e econômico de formação do território brasileiro.
Adaptado - https://cultura.culturamix.com/geral/divisao-geoeconomica-do-brasil
Sobre as principais características dessa divisão regional, é correto afirmar-se que
A) a região nordeste, representada pelo número 2, é considerada a região do futuro, com uma economia baseada no extrativismo vegetal e baixa densidade demográfica.
B) a região Centro-Sul, representada pelo número 1, é o conjunto regional mais dinâmico do país, com grande parque industrial e agropecuária moderna.
C) a região da Amazônia, representada pelo número 3, possui atividades econômicas relacionadas à monocultura da cana de açúcar e pecuária extensiva.
D) a proposta regional de Pedro Pinchas leva em consideração a federação brasileira, respeitando os limites dos estados em cada região do país.
E) as regiões geoeconômicas do Brasil são consideras a divisão oficial do território brasileiro, atualizada a cada censo demográfico do país.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(IFCE 2020) O Oriente Médio é uma região no continente asiático. Sua área também ocupa outros dois continentes: uma pequena porção do sudoeste da Europa e do norte da África.
Nessa região são comuns conflitos por causas religiosas, fatores geoestratégicos e pela riqueza econômica de um produto ali localizado, sendo ele o
A) carvão.
B) minério de ferro.
C) petróleo.
D) ouro.
E) manganês.
GABARITO.
Subsequente
QUESTÃO 11
(IFCE 2020) A rede urbana do Ceará é composta por
A) duas regiões metropolitanas: Fortaleza e Sobral.
B) duas regiões metropolitanas: Fortaleza e Cariri.
C) três regiões metropolitanas: Fortaleza, Cariri e Sobral.
D) uma região metropolitana: Fortaleza.
E) quatro regiões metropolitanas: Fortaleza, Sobral, Cariri e Maracanaú.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(IFCE 2020) Nos últimos meses o Nordeste tem enfrentado o maior desastre ambiental relativo à derramamento de óleo no litoral, estando tomado de manchas de petróleo que estão se espalhando pelos principais pontos turísticos da região, como as praias de Ponta Grossa, Redoma e Jericoacoara, no Ceará, Boa Viagem, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, no Recife, e a Foz do Rio São Francisco, em Sergipe.
Em setembro, as manchas negras já tinham atingido 99 locais em 46 municípios de 8 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), conforme o G1 de 26 de set. de 2019.
A maior parte (41%) está no Rio Grande do Norte (veja a situação por estado mais abaixo).
A imagem acima reproduz as áreas onde foram identificadas manchas de óleo no Nordeste brasileiro. É correto afirmar-se que a imagem
A) se configura como um mapa, por apresentar características como representação plana em pequena escala, com legendas e escala bem definida.
B) não se configura como um mapa, por inexistirem informações como legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
C) se configura como uma carta, por apresentar características como representação plana, com escala média e desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática.
D) não se configura como carta, por existirem informações como título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
E) se configura como uma planta, por apresentar características como representação plana, com escala grande e desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática.
GABARITO.
QUESTÃO 13
(IFCE 2020) O mês de agosto moveu as atenções do mundo inteiro para a Amazônia. A maior floresta tropical do mundo registrou um aumento de 196% dos focos de incêndio em relação ao mesmo período no ano anterior.
Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ao todo foram considerados mais de 30 mil focos ativos somente em agosto, sendo o maior número nos últimos nove anos. [...] No meio de toda a confusão, os problemas com as queimadas começaram a se agravar ainda mais no dia 10 de agosto.
Por meio de um grupo no WhatsApp, alguns agricultores e grileiros (nome dados às pessoas que fazem grilagem de terras, isto é, falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse da terra), no Pará, programaram incendiar áreas da floresta. A data ficou conhecida como “Dia do Fogo” e a ação está sendo investigada pela polícia.
De acordo com integrantes do grupo, o motivo dos incêndios era chamar a atenção dos governantes, alegando que trabalham sem apoio do governo.
Vestibular Brasil Escola, 05 de Ago. de 2019. Fonte:
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/
desmatamento-queimadas-na-amazonia.htm
Considerando o texto acima, não indica uma consequência das queimadas o(a)
A) aumento da erosão do solo.
B) mortandade dos micro-organismos que vivem no solo.
C) ampliação da poluição atmosférica.
D) diminuição dos nutrientes pedológicos.
E) redução do aquecimento global.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(IFCE 2020) Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar-se que
I. O predomínio dos planaltos no Centro-Sul do Brasil é um dos responsáveis pelo reduzido potencial hidroelétrico da região.
II. As depressões são áreas inclinadas em consequência do processo erosivo que se forma entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos.
III. Os planaltos são formas de relevo elevadas com superfície irregular e altitudes variáveis, no entanto, superiores a 300 metros.
IV. As planícies correspondem a uma pequena extensão do território em áreas mais planas, formadas pela deposição de sedimentos.
Estão corretas
A) apenas I e III.
B) I, II, III e IV.
C) apenas I e II.
D) apenas II, III e IV.
E) apenas III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(IFCE 2020) A pedogênese é o fenômeno que classifica o processo pelo qual o solo é formado a partir da degradação e composição das rochas e da junção de materiais orgânicos de origem animal e vegetal.
Embora os maiores resultados da formação do solo sejam alcançados por meio dos intemperismos, a pedogênese também é influenciada pela ação de outros fatores naturais, que propiciam a formação de um solo bem desenvolvido, a exemplo do relevo, do clima e do tempo cronológico.
Sobre a ação dos referidos fatores naturais na formação do solo é incorreto afirmar-se que
A) o clima frio e seco de algumas regiões faz com que as ações dos intemperismos aconteçam de forma mais rápida e menos intensa, uma vez que o aumento da temperatura diminui a velocidade das reações químicas.
B) o relevo influencia o processo de entrada/penetração das águas das chuvas, uma vez que se por alguma razão o relevo for desigual, a distribuição do líquido será feita de forma diferente, atingindo áreas mais baixas e côncavas.
C) a umidade e a variação de temperatura influenciam diretamente na intensidade e na velocidade da formação dos solos, assim como na distribuição de matéria orgânica e de minerais para os perfis dos solos.
D) em regiões de clima quente e úmido, as ações dos intemperismos acontecem de forma mais rápida e intensa, uma vez que o aumento da temperatura acelera a velocidade das reações químicas. Além disso, elas provocam a decomposição das rochas e consequentemente a pedogênese.
E) o tempo que o solo fica exposto à atmosfera determina a sua maturidade. Os solos mais velhos, em sua maioria, são mais profundos que os solos mais novos.
GABARITO.
COMENTÁRIOS