Prova da EsPCEx 2019 (1º e 2º Dia) com Gabarito

Prova da EsPCEx 2019 (1º e 2º Dia) com Gabarito (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) Questões de: - Português - Física - Q...
Prova da EsPCEx 2019 (1º e 2º Dia) com Gabarito
(Escola Preparatória de Cadetes do Exército)

Questões de:
- Português
- Física
- Química
- Matemática
- Geografia
- História
- Inglês

PORTUGUÊS

Após a leitura atenta do texto apresentado a seguir, responda às questões propostas.

O fim do canudinho de plástico
Por Devorah Lev-Tov / Quinta-feira, 5 de Julho de 2018

Em 2015, um vídeo perturbador de uma tartaruga marinha oliva sofrendo com um canudo plástico preso em sua narina viralizou, mudando a atitude de muitos espectadores quanto ao utensílio plástico tão conveniente para muitos.

Mas, como pode o canudo plástico, um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado, causar tanto estrago? Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza.

Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.

E, em segundo lugar, ele não pode ser reciclado. “Infelizmente, a maioria dos canudos plásticos são leves demais para os separadores manuais de reciclagem, indo parar em aterros sanitários, cursos d’água e, por fim, nos oceanos”, explica Dune Ives, diretor executivo da organização Lonely Whale. A ONG viabilizou uma campanha de marketing de sucesso chamada “Strawless in Seattle” (ou “Sem Canudos em Seattle”) em apoio à iniciativa “Strawless Ocean” (ou “Oceanos Sem Canudos”).

Nos Estados Unidos, milhões de canudos de plástico são descartados todos os dias. No Reino Unido, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. Hotéis são alguns dos piores infratores: o Hilton Waikoloa Village, que se tornou o primeiro resort na ilha do Havaí a banir os canudos plásticos no início deste ano, utilizou mais de 800 mil canudos em 2017.

Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. “Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente”, diz Tessa Hempson, gerente de operações do Oceans Without Borders, uma nova fundação da empresa de safáris de luxo & Beyond.

“Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos”.

Mas, agora, o próprio canudo plástico começou a finalmente se tornar uma espécie ameaçada, com algumas cidades nos Estados Unidos (Seattle, em Washington; Miami Beach e Fort Myers Beach, na Flórida; e Malibu, Davis e San Luis Obispo, na Califórnia) banindo seu uso, além de outros países que limitam itens de plástico descartável, o que inclui os canudos. Belize, Taiwan e Inglaterra estão entre os mais recentes países a proporem a proibição.

Mesmo ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente e influenciar a indústria: a proibição em uma única rede de hotéis remove milhões de canudos em um único ano. As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017, e a AccorHotels estima o uso de 4,2 milhões de canudos nos Estados Unidos e Canadá também no último ano.

Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles, como aqueles com deficiências ou dentes e gengivas sensíveis. Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal. A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.

“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico. “A indústria hoteleira tem a obrigação de começar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos que gera”.
Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/fim-canudinhoplastico-canudo-poluicao-oceano . Acesso em 14 de março de 2019.

QUESTÃO 01
(EsPCEx 2019) Marque a alternativa correta de acordo com o texto.

[A] Em nossos oceanos, os resíduos plásticos são compostos praticamente por canudos.

[B] Pessoas com deficiências ou indivíduos com dentes e gengivas sensíveis são o fator responsável por ainda não ter ocorrido proibição do uso de canudos plásticos.

[C] O descarte indiscriminado de canudos plásticos constitui uma ameaça para a vida marinha, mas já existem iniciativas para a solução desse problema.

[D] Estados Unidos e Reino Unido são os países que mais lançam canudos plásticos nos oceanos.

[E] Os canudos vão parar nos oceanos por serem uma quantidade monumental de resíduos plásticos.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta.

“Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos”.

(EsPCEx 2019) O fragmento, transcrito do texto “O fim do canudinho de plástico”, permite concluir que:

[A] além dos canudos, há outros resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos.

[B] os canudos caracterizam a maior parte dos resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos.

[C] apenas os canudos que se tornam resíduos plásticos vão parar em nossos oceanos.

[D] os resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos são compostos essencialmente por canudos.

[E] há uma quantidade monumental de canudos plásticos em nossos oceanos que são compostos de resíduos plásticos.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(EsPCEx 2019) Marque a alternativa correta de acordo com o texto.

[A] O vídeo da tartaruga marinha oliva foi o que levou as grandes redes hoteleiras a proporem o fim dos canudos de plástico.

[B] Os canudos plásticos são muito leves e, por isso, acabam escapando dos separadores manuais de reciclagem.

[C] Nos Estados Unidos, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente.

[D] Pessoas com alguma deficiência ou com gengivas sensíveis são os principais causadores da epidemia de uso de canudos plásticos.

[E] David Laris, principal produtor de canudos plásticos no mundo, pensa nas consequências de sua atitude.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(EsPCEx 2019) No trecho a seguir, a oração adjetiva sublinhada refere-se a qual elemento, de acordo com o entendimento proporcionado pelo texto?

“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico.

[A] David Laris.
[B] Diretor de criação.
[C] Chef.
[D] A maioria das pessoas.
[E] Cachet Hospitality Group.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(EsPCEx 2019) “As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017.”

Assinale a alternativa em que a oração sublinhada abaixo tem a mesma função daquela destacada na frase acima.

[A] Ele se fragmenta em pedaços cada vez menores, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.

[B] É claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos.

[C] Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado.

[D] As empresas não precisam esperar que o governo institua a proibição antes de implementarem a sua própria.

[E] Redes hoteleiras que estão eliminando os canudos plásticos já testaram diversas alternativas descartáveis.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(EsPCEx 2019) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados pela mesma regra.

[A] plástico, últimos, mamíferos, único.

[B] contrário, hipóteses, sensíveis, hotéis.

[C] indústria, países, além, já.

[D] reutilizáveis, através, início, resíduos.

[E] próprio, sanitários, lá, descartável.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(EsPCEx 2019) “Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.

Assinale a alternativa em que a reescrita do fragmento está de acordo com as regras de pontuação da norma gramatical.

[A] ”Está claro que os canudos são apenas parte, da quantidade monumental, de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.

[B] “Isto está claro: os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.

[C] “Está claro que os canudos são apenas parte: da quantidade monumental de resíduos, que vão parar em nossos oceanos”.

[D] “Está claro, que os canudos são, apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.

[E] “Isto está claro, os canudos são apenas parte da quantidade monumental, de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(EsPCEx 2019) No excerto "A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas", o verbo sublinhado está no singular porque o autor

[A] quis colocar-se como o único que pensa nas consequências da utilização de canudos plásticos.

[B] preferiu a concordância enfática com a ideia de pluralidade sugerida pelo sujeito.

[C] efetuou a concordância erroneamente, já que o núcleo do sujeito anteposto está no plural.

[D] optou por uma concordância ideológica, já que se refere a um número pequeno de pessoas.

[E] efetuou a concordância estritamente gramatical com o coletivo singular.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(EsPCEx 2019) “A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.”

A vírgula colocada depois do sujeito está

[A] incorreta, pois não se deve separar o sujeito de seu complemento.

[B] incorreta, porque não se separa a oração subordinada adjetiva restritiva.

[C] correta, porque separa uma oração subordinada adjetiva explicativa.

[D] correta, porque separa a oração subordinada adverbial temporal.

[E] correta, porque separa o vocativo, Final Straw, no início do período.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(EsPCEx 2019) “Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles...”.

Assinale a alternativa em que a reescrita do fragmento mantém as relações de sentido e de subordinação indicadas no texto original.

[A] Utilizar um canudo não é a melhor das hipóteses, ainda que algumas pessoas os prefiram ou até necessitem deles...”

[B] “Visto que a utilização de um canudo não é a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles...”

[C] “Mesmo que a utilização de um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles...”

[D] Considere-se que utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, porque ainda há algumas pessoas que os preferem ou até necessitam deles...”

[E] Concluindo-se que utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, consideremos algumas pessoas que ainda os preferem ou até necessitam deles...”.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(EsPCEx 2019) Marque a alternativa correta quanto à concordância verbal.

[A] Um milhão de canudos plásticos são mais do que os oceanos podem suportar.

[B] Descarta-se ainda milhares de canudos plásticos anualmente.

[C] Haverão montanhas de resíduos plásticos nos oceanos dos quais os canudos são apenas parte.

[D] Mais de um hotel já deixaram de consumir canudos descartáveis.

[E] Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(EsPCEx 2019) Marque a alternativa na qual a palavra destacada funciona como adjetivo.

[A] Os canudos poluem bastante.

[B] Ações individuais são bastante significativas.

[C] Algumas pessoas preferem ou necessitam bastante dos canudos.

[D] Foi encontrada uma lista bastante grande de espécies afetadas.

[E] Não há atitude bastante para resolver o problema.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(EsPCEx 2019) Em “um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado”, as palavras sublinhadas são formadas, respectivamente, por

[A] sufixação; derivação imprópria.
[B] prefixação; derivação prefixal e sufixal.
[C] aglutinação; hibridismo.
[D] parassíntese; sufixação.
[E] derivação prefixal e sufixal; parassíntese.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(EsPCEx 2019) Em “...estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente.”, o verbo auxiliar está conjugado no

[A] futuro do subjuntivo.
[B] presente do indicativo.
[C] imperativo afirmativo.
[D] presente do subjuntivo.
[E] futuro do presente do indicativo.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(EsPCEx 2019) Analise o período a seguir e marque a alternativa correta.

“Se quiser usar canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal.”

[A] O termo “se quiser usar canudo” é a oração principal do período e estabelece uma condição em relação a outra oração.

[B] A expressão “os reutilizáveis de metal ou vidro” é um termo com valor substantivo classificado sintaticamente como sujeito composto.

[C] O termo “a alternativa ideal” é um predicativo do sujeito que tem como núcleo o vocábulo “ideal”.

[D] O vocábulo “canudo” é um termo com valor adverbial que modifica o valor semântico da locução verbal “quiser usar”.

[E] A expressão “de metal ou vidro” é um termo com valor adjetivo classificado sintaticamente como adjunto adnominal.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(EsPCEx 2019) “Belize, Taiwan e Inglaterra foram os países que recentemente ___________ a proibição de canudos.”

Em consonância com as ideias do texto, o verbo que completa a lacuna corretamente é:

[A] propunham
[B] proporam
[C] propuseram
[D] proporiam
[E] proporão

GABARITO.

QUESTÃO 17
(EsPCEx 2019) Influenciados pelo poeta latino Horácio, os poetas árcades costumam reaproveitar dois temas da tradição clássica: o fugere urbem e o aurea mediocritas.

Assinale o trecho de Cláudio Manuel da Costa que apresenta essas características:

[A] “Como, ó Céus, para os ver terei constância, / Se cada flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?”

[B] “Se o bem desta choupana pode tanto, / Que chega a ter mais preço, e mais valia, / Que da cidade o lisonjeiro encanto;”

[C] “Enfim serás cantada, Vila Rica, / Teu nome alegre notícia, e já clamava; / Viva o senado! viva! repetia / Itamonte, que ao longe o eco ouvia.”

[D] “Já rompe, Nise, a matutina aurora / O negro manto, com que a noite escura, / Sufocando do Sol a face pura, / Tinha escondido a chama brilhadora.”

[E] “Destes penhascos fez a natureza / O berço, em que nasci: oh quem cuidara, / Que entre penhas tão duras se criara / Uma alma terna, um peito sem dureza.”

GABARITO.

QUESTÃO 18
(EsPCEx 2019) Em relação ao Classicismo, que se desenvolveu durante o século XVI, marque a alternativa correta.

[A] Esse movimento literário possibilita a expressão da condição individual, da riqueza interior do ser humano que se defronta com sua inadequação à realidade.

[B] A poesia dessa época adota convenções do bucolismo como expressão de um sentimento de valorização do ser humano.

[C] Os poetas pertencentes a esse período literário perseguiam uma expressão equilibrada, sóbria, capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção individual, colocando o homem como centro de todas as coisas.

[D] Os autores dessa estética literária procuraram retratar a vida como é e não como deveria ou poderia ser. Perseguem a precisão nas descrições, principalmente pela harmonização de detalhes que, somados, reforçam a impressão de realidade.

[E] A poesia desse período passa a ser considerada um esforço de captação e fixação das sutis sensações produzidas pela investigação do mundo interior de cada um e de suas relações com o mundo exterior.

GABARITO.

QUESTÃO 19
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”

(EsPCEx 2019) Marque a alternativa que aponta a característica do Romantismo presente no fragmento do Romance “Iracema”, de José de Alencar.

[A] Idealização da personagem mediante a associação entre aspectos humanos e elementos da natureza.

[B] Valorização do regionalismo por meio do registro de palavras e expressões típicas do vocabulário regional.

[C] Enaltecimento do indígena com o emprego do locus amoenus exigível em cenas da natureza das narrativas clássicas.

[D] Empoderamento de minorias marginalizadas por meio da escolha de uma mulher morena e indígena para o protagonismo da narrativa.

[E] Reflexão crítica sobre a formação do povo brasileiro mediante a identificação de uma mulher como verdadeira representante de nossas origens indígenas.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(EsPCEx 2019) Leia as estrofes a seguir e responda o que se pede.

Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
 (...)
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que

[A] as antíteses articulam-se em torno de desejos contraditórios e dividem-se entre a realidade espiritual e concreta, atingindo o desejo simbolista de transcendência espiritual.

[B] o pessimismo constitui-se em torno do desejo de morrer, característica da segunda geração romântica, marcada pelo “mal do século”.

[C] se registra a dicotomia do homem do século XVII, crise espiritual (teocentrismo) e paganismo (antropocentrismo), característica barroca.

[D] há um resgate do racionalismo e do equilíbrio do Classicismo como forma de combater a influência do Barroco, por isso a presença de opostos: lua no céu, lua no mar, alma e céu, corpo e mar.

[E] há uma preocupação formal, própria dos parnasianos que resgatam a poesia clássica, cultivando, por exemplo, o soneto, forma fixa da estrutura desta poesia.

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 21
(EsPCEx 2019) O circuito de um certo dispositivo elétrico é formado por duas pilhas ideais, possuindo cada uma tensão “V”, quatro lâmpadas incandescentes, que possuem resistências elétricas constantes e de mesmo valor, L1, L2, L3 e L4, e fios condutores de resistências desprezíveis, conforme o desenho abaixo.


Considerando que as lâmpadas não se queimam, pode-se afirmar que

[A] a lâmpada L1 brilha mais que a L2.
[B] todas as lâmpadas têm o mesmo brilho.
[C] as lâmpadas L1,L2 e L3 têm o mesmo brilho.
[D] a lâmpada L3 brilha mais que L2.
[E] nenhuma das lâmpadas tem brilho igual.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(EsPCEx 2019) Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares de raios R1 = 2π m e R2 = 4π m são percorridas, respectivamente, por correntes de intensidades i1 = 6 A e i2 = 8 A, conforme mostra o desenho.


A intensidade (módulo) do vetor indução magnética no centro das espiras “O” é

Dado: o meio é o vácuo e a permeabilidade magnética do vácuo

[A] 2 · 10⁻⁷ T.
[B] 3 · 10⁻⁷ T.
[C] 6 · 10⁻⁷ T.
[D] 8 · 10⁻⁷ T.
[E] 9 · 10⁻⁷ T.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(EsPCEx 2019) Duas polias, A e B, ligadas por uma correia inextensível têm raios RA = 60 cm e RB = 20 cm, conforme o desenho abaixo.

Admitindo que não haja escorregamento da correia e sabendo que a frequência da polia A é fA = 30 rpm, então a frequência da polia B é


[A] 10 rpm.
[B] 20 rpm.
[C] 80 rpm.
[D] 90 rpm.
[E] 120 rpm.

GABARITO.

QUESTÃO 24


(EsPCEx 2019) O sistema de polias, sendo uma fixa e três móveis, encontra-se em equilíbrio estático, conforme mostra o desenho. A constante elástica da mola, ideal, de peso desprezível, é igual a 50 N/cm e a forçana extremidade da corda é de intensidade igual a 100 N. Os fios e as polias, iguais, são ideais.

O valor do peso do corpo X e a deformação sofrida pela mola são, respectivamente

[A] 800 N e 16 cm.
[B] 400 N e 8 cm.
[C] 600 N e 7 cm.
[D] 800 N e 8 cm.
[E] 950 N e 10 cm.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(EsPCEx 2019) Uma viga rígida homogênea Z com 100 cm de comprimento e 10 N de peso está apoiada no suporte A, em equilíbrio estático.

Os blocos X e Y são homogêneos, sendo que o peso do bloco Y é de 20 N, conforme o desenho abaixo.


O peso do bloco X é

[A] 10,0 N.
[B] 16,5 N.
[C] 18,0 N.
[D] 14,5 N.
[E] 24,5 N.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(EsPCEx 2019) Um gás ideal é comprimido por um agente externo, ao mesmo tempo em que recebe calor de 300 J de uma fonte térmica.

Sabendo-se que o trabalho do agente externo é de 600 J, então a variação de energia interna do gás é

[A] 900 J.
[B] 600 J.
[C] 400 J.
[D] 500 J.
[E] 300 J.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(EsPCEx 2019) Um objeto retilíneo e frontalperpendicular ao eixo principal, encontra-se diante de uma lente delgada convergente. Os focos F e F’, os pontos antiprincipais A e A’ e o centro óptico “O” estão representados no desenho abaixo.


Com o objetosobre o ponto antiprincipal A, pode-se afirmar que a imagemdesse objeto é:


Dados:


[A] real, invertida, e do mesmo tamanho que

[B] real, invertida, maior que

[C] real, direita, maior que

[D] virtual, direita, menor que

[E] virtual, invertida, e do mesmo tamanho que

GABARITO.

QUESTÃO 28
(EsPCEx 2019) No triângulo retângulo isóceles XYZ, conforme desenho abaixo, em que XZ = YZ = 3,0 cm, foram colocadas uma carga elétrica puntiforme Qx = +6 nC no vértice X e uma carga elétrica puntiforme Qy = +8 nC no vértice Y.

A intensidade do campo elétrico resultante em Z, devido às cargas já citadas é

Dados: o meio é o vácuo e a constante eletrostática do vácuo é


[A] 2 · 10⁵ N/C.
[B] 6 · 10³ N/C.
[C] 8 · 10⁴ N/C.
[D] 104 N/C.
[E] 105 N/C.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(EsPCEx 2019) No plano inclinado abaixo, um bloco homogêneo encontra-se sob a ação de uma força de intensidade F=4 N, constante e paralela ao plano. O bloco percorre a distância AB, que é igual a 1,6 m, ao longo do plano com velocidade constante.


Desprezando-se o atrito, então a massa do bloco e o trabalho realizado pela força peso quando o bloco se desloca do ponto A para o ponto B são, respectivamente,

Dados: adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s²





GABARITO.

QUESTÃO 30
(EsPCEx 2019) Um ponto material realiza um movimento harmônico simples (MHS) sobre um eixo 0x, sendo a função horária dada por:

para x em metros e t em segundos.

A pulsação, a fase inicial e o período do movimento são, respectivamente,



GABARITO.

QUESTÃO 31
(EsPCEx 2019) Considere um objeto que se desloca em movimento retilíneo uniforme durante 10 s.

O desenho abaixo representa o gráfico do espaço em função do tempo.


O espaço do objeto no instante t = 10 s, em metros, é

[A] 25 m.
[B] 30 m.
[C] 33 m.
[D] 36 m.
[E] 40 m.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(EsPCEx 2019) Um corpo homogêneo de massa 2 kg desliza sobre uma superfície horizontal, sem atrito, com velocidade constante de 8 m/s no sentido indicado no desenho, caracterizando a situação 1.

A partir do ponto A, inicia a subida da rampa, onde existe atrito. O corpo sobe até parar na situação 2, e, nesse instante, a diferença entre as alturas dos centros de gravidade (CG) nas situações 1 e 2 é 2,0 m.


A energia mecânica dissipada pelo atrito durante a subida do corpo na rampa, da situação 1 até a situação 2, é

Dado: adote a aceleração da gravidade g=10 m/s²

[A] 10 J.
[B] 12 J.
[C] 24 J.
[D] 36 J.
[E] 40 J.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 33
(EsPCEx 2019) Considerando a distribuição eletrônica do átomo de bismuto (83Bi) no seu estado fundamental, conforme o diagrama de Linus Pauling, pode-se afirmar que seu subnível mais energético e o período em que se encontra na tabela periódica são, respectivamente:

[A] 5d⁵ e 5º período.
[B] 5d⁹ e 6º período.
[C] 6s² e 6º período.
[D] 6p⁵ e 5º período.
[E] 6p³ e 6º período.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(EsPCEx 2019) O critério utilizado pelos químicos para classificar as substâncias é baseado no tipo de átomo que as constitui.

Assim, uma substância formada por um único tipo de átomo é dita simples e a formada por mais de um tipo de átomo é dita composta. Baseado neste critério, a alternativa que contém apenas representações de substâncias simples é:

[A] HCl , CaO e MgS.
[B] Cl2, CO2 e O3.
[C] O2, H2 e I2.
[D] CH4, C6H6 e H2O.
[E] NH3, NaCl e P4.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(EsPCEx 2019) Devido ao intenso calor liberado, reações de termita são bastante utilizadas em aplicações militares como granadas incendiárias ou em atividades civis como solda de trilhos de trem. A reação de termita mais comum é a aluminotérmica, que utiliza como reagentes o alumínio metálico e o óxido de ferro III.

A reação de termita aluminotérmica pode ser representada pela equação química não balanceada:

Al (s) + Fe2O3 (s) → Fe (s) + Al2O3 (s) + Calor

Dados: valores arredondados de entalpias padrão de formação das espécies ∆HºfAl2O3 = - 1676 kJ/mol; ∆HºfFe2O3 = - 826 kJ/mol

Acerca desse processo, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Após correto balanceamento, o coeficiente do reagente alumínio na equação química é 2.

II – Essa é uma reação de oxidorredução e o agente oxidante é o óxido de ferro III.

III – Na condição padrão, o ∆H da reação é - 503 kJ para cada mol de óxido de alumínio produzido.

IV – Na condição padrão, para a obtenção de 56 g de ferro metálico, o calor liberado na reação é de 355 kJ.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e IV.
[B] II, III e IV.
[C] I e II.
[D] I e III.
[E] III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(EsPCEx 2019) Um analista químico realizou um experimento em que utilizou 200 mL de uma solução de concentração 2 mol/L de ácido clorídrico (HCl) para reagir com uma certa massa de bicarbonato de sódio (também denominado de hidrogenocarbonato de sódio).

Notou que nem todo o ácido reagiu com essa massa de bicarbonato de sódio, restando um excesso de ácido. Ao final do experimento, ele obteve um volume de 6,15 L de gás carbônico, medidos a 27 ºC e 1 atm. Esse gás carbônico é oriundo da decomposição do ácido carbônico produzido na reação.

Dados:
R = 0,082 atm·L·mol⁻¹·K⁻¹
T (Kelvin) = t (Celsius) + 273

Esse analista fez as seguintes afirmativas:

I – A equação química balanceada que descreve corretamente a reação citada é:

II – Para a formação de 6,15 L de CO2, foram consumidos 21 g de bicarbonato de sódio.

III – É uma reação de oxidorredução e o ácido clorídrico é o agente oxidante.

IV – Se todo esse ácido clorídrico fosse consumido numa reação completa com bicarbonato de sódio suficiente, o volume de gás carbônico produzido seria de 9,84 L.

Na2CO3 + 2 HCl → H2CO3 + 2 NaCl

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e III.
[B] II e III.
[C] III e IV.
[D] II e IV.
[E] II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 37
(EsPCEx 2019) Muitas sínteses orgânicas podem ser realizadas como uma sequência de reações químicas. Considere a sequência de reações químicas representadas a seguir, como a monocloração de alcanos (1ª etapa) e a reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos (2ª etapa).

(1ª etapa – cloração)

(2ª etapa – alquilação Friedel-Crafts)

Para obtenção de um haleto orgânico, na primeira etapa é feita uma reação de halogenação (“substituição de hidrogênios de compostos orgânicos por átomos de haletos como o cloro, denominada de reação de cloração”).

Em seguida, na segunda etapa, é feito um processo conhecido por reação de alquilação Friedel-Crafts (“reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos ou, simplesmente, a ligação de grupos alquil à estrutura de compostos orgânicos como anéis aromáticos”).

Acerca das substâncias correspondentes, representadas genericamente pelas letras “A” e “B”, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “A” é cloroetano.

II – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “B” é o etilbenzeno.

III – Todos os carbonos da substância “B” apresentam hibridização sp2.

IV – A fórmula molecular da substância “B” é C8H10.

V – O processo de alquilação, representado pela equação da reação na segunda etapa, pode ser classificado como reação de substituição.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e III.
[B] II, III, IV e V.
[C] I, IV e V.
[D] II, IV e V.
[E] III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(EsPCEx 2019) Um experimento usado nas aulas práticas de laboratório da EsPCEx para compreensão da reatividade química é pautado na reação entre magnésio metálico (Mg⁰) e ácido clorídrico (HCl).

Experimentalmente consiste em mergulhar uma fita de magnésio metálico numa solução de concentração 0,1 mol/L de ácido clorídrico.

Acerca do processo acima descrito e considerando-se ocorrência de reação, são feitas as seguintes afirmativas:

I – A ocorrência da reação é evidenciada pela formação de bolhas do gás oxigênio.

II – Um dos produtos formados na reação é o óxido de magnésio.

III – O coeficiente estequiométrico do ácido clorídrico, após a escrita da equação da reação corretamente balanceada, é 2.

IV – O agente oxidante dessa reação de oxidorredução é o ácido clorídrico.

V – Considerando a solução inicial do ácido clorídrico de concentração 0,1 mol/L como 100 % ionizado (ácido forte), o pH dessa solução é 2.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e III.
[B] III e IV.
[C] III, IV e V.
[D] I, II e V.
[E] II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(EsPCEx 2019) Em algumas operações militares, grupos especiais utilizam artefatos explosivos, como granadas de mão, denominadas de Luz e Som (ou atordoantes). Após sua deflagração, a granada gera como efeitos um estampido muito alto e um intenso flash de luz, que atordoam o oponente.

Algumas granadas deste tipo podem possuir como reagente componente principal o magnésio metálico em pó. Considerando a luz emitida por esta granada como resultado da reação química entre o magnésio metálico pulverizado e o oxigênio do ar, tem-se a equação da reação:

Mg (s) + O2 (g) → MgO (s) + luz

Acerca do magnésio e da reação descrita acima, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Essa é uma reação de simples troca.

II – Nesta reação ocorre a oxidação do magnésio metálico.

III – Após a deflagração da granada com reação do magnésio metálico (conforme a equação da reação descrita acima), há formação de um sal de magnésio.

IV – Conforme o diagrama de Linus Pauling, a distribuição eletrônica do cátion magnésio (Mg²⁺) é: 1s², 2s², 2p⁶.

V – Após a deflagração da granada com reação do magnésio metálico (conforme a equação da reação descrita acima), ocorre a formação de óxido de magnésio e gás hidrogênio como produtos.

VI – As ligações químicas existentes entre os átomos de magnésio metálico são denominadas de metálicas e as ligações químicas existentes entre os átomos no óxido de magnésio são denominadas de iônicas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, III, IV e VI.
[B] II, IV e V.
[C] II, IV e VI.
[D] I, II, III e IV.
[E] I, II e VI.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(EsPCEx 2019) Muitas sínteses químicas são baseadas em reações orgânicas que, dependendo dos reagentes e dos catalisadores, podem gerar uma infinidade de produtos.

Uma relevante questão em sínteses orgânicas está no fato de que, quando se efetuam substituições em anéis aromáticos que já contêm um grupo substituinte, verifica-se experimentalmente que a posição do segundo grupo substituinte depende da estrutura do primeiro grupo, ou seja, o primeiro ligante do anel determinará a posição preferencial do segundo grupo substituinte.

Esse fenômeno denominado dirigência ocasionará a formação preferencial de alguns compostos, com relação a outros isômeros. Usa-se comumente as nomenclaturas orto (posições 1 e 2 dos grupos substituintes no anel aromático), meta (posições 1 e 3) e para (posições 1 e 4) em compostos aromáticos para a indicação das posições dos grupos substituintes no anel aromático.

A reação expressa na equação I demonstra a síntese orgânica alquilação de compostos aromáticos, denominada de alquilação de Friedel-Crafts.

(equação I)

Na alquilação aromática, ocorre a ligação de grupos alquil (estrutura carbônica como os grupos -CH3) à estrutura de anéis aromáticos, pela substituição de um hidrogênio do anel. O catalisador mais comum nesse processo é o cloreto de alumínio (AlCl3).

A reação expressa na equação II é a mononitração de aromáticos e demonstra uma nitração, em que apenas um grupo nitro é adicionado à estrutura orgânica, pela substituição de um hidrogênio do anel. Usa o reagente ácido nítrico (HNO3) e o catalisador ácido sulfúrico (H2SO4).

(equação II)

A reação expressa na equação III é a de haletos orgânicos com compostos aromáticos monossubstituídos e mostra outro processo químico denominado halogenação, no qual um átomo de halogênio é adicionado à estrutura orgânica, pela substituição de um hidrogênio do anel. Esse processo pode ser catalisado pelo FeBr3.

(equação III)

A alternativa que apresenta respectivamente o nome (aceito pela IUPAC) correto das substâncias “A”, “B” e o composto “C”, é

[A] tolueno, ortonitrobenzeno e orto-bromonitrotolueno.

[B] benzeno, (mono)nitrotolueno e 1,2-dibromobenzeno.

[C] tolueno, (mono)nitrobenzeno e 1,2-dibromonitrobenzeno.

[D] benzeno, (mono)nitrobenzeno e meta-bromonitrobenzeno.

[E] benzeno, (mono)nitrobenzeno e para-bromonitrotolueno.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(EsPCEx 2019) Neste ano de 2019, foi realizada pelos alunos da EsPCEx uma prática no laboratório de química envolvendo eletrólise com eletrodos ativos conforme a descrição experimental:

- Num béquer de capacidade 100 mL (cuba eletrolítica) coloque cerca de 50 mL de solução aquosa de sulfato de cobre II de concentração 1 mol.L-1. Tome como eletrodos uma barra fina de cobre e um prego de ferro. Ligue-os com auxílio de fios a uma fonte externa de eletricidade com uma corrente contínua de intensidade de 3 Ampères. Esta fonte tem capacidade para efetuar perfeitamente esse processo de eletrólise. O prego deve ser ligado ao polo negativo da fonte e a barra de cobre ao polo positivo da fonte. Mergulhe os eletrodos na solução durante 16 minutos e 5 segundos e observe.

Considere o arranjo eletrolítico (a 25 ºC e 1 atm) e o sal completamente dissociado, conforme visto na figura a seguir:

Dado: 1 Faraday (F) = 96500 Coulomb (C) / mol de elétrons.


Na discussão apresentada nos relatórios dos diversos grupos de alunos, surgiram as seguintes afirmativas:

I – Na superfície do prego ocorreu a deposição de cobre metálico.

II – Durante o processo a barra de cobre se oxida.

III – A massa de cobre metálico que se depositou na superfície do prego foi de 2,45 g.

IV – A semi-reação de redução que ocorre no cátodo é Cu²⁺ + 2 e⁻ Cuº.

V – A reação global é Fe²⁺ + Cu° Fe° + Cu²⁺

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e IV.
[B] II, III e V.
[C] I, IV e V.
[D] I, II, III e IV.
[E] I, II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(EsPCEx 2019) O fósforo branco, substância química cuja estrutura é representada pela fórmula P4, é utilizado em algumas munições fumígenas (munições que produzem fumaça).

Ele pode ser obtido a partir da fosforita (Ca3(PO4)2), um mineral de fosfato de cálcio, por meio da reação com sílica (dióxido de silício - SiO2) e carvão coque (C) num forno especial a 1300 ºC.

A equação não balanceada da reação é:

Ca3(PO4)2 (s) + SiO2 (s) + C (s) → CaSiO3 (s) + CO (g) + P4 (s)

Acerca deste processo, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Após o balanceamento da equação por oxidorredução, a soma dos coeficientes estequiométricos é igual a 35.

II – O dióxido de silício é uma molécula que apresenta estrutura de geometria molecular angular.

III – O agente redutor do processo é o dióxido de silício.

IV – Neste processo ocorre a oxidação do carbono.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e III.
[B] I, III e IV.
[C] II e IV.
[D] III e IV.
[E] I e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 43
(EsPCEx 2019) Um aluno, durante uma aula de química orgânica, apresentou um relatório em que indicava e associava alguns compostos orgânicos com o tipo de isomeria plana correspondente que eles apresentam. Ele fez as seguintes afirmativas acerca desses compostos e da isomeria correspondente:

I - os compostos butan-1-ol e butan-2-ol apresentam entre si isomeria de posição.

II - os compostos pent-2-eno e 2 metilbut-2-eno apresentam entre si isomeria de cadeia.

III - os compostos propanal e propanona apresentam entre si isomeria de compensação (metameria).

IV - os compostos etanoato de metila e metanoato de etila apresentam entre si isomeria de função.

Das afirmativas feitas pelo aluno, as que apresentam a correta relação química dos compostos orgânicos citados e o tipo de isomeria plana correspondente são apenas

[A] I e II.
[B] I, II e III.
[C] II e IV.
[D] I, II e IV.
[E] III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(EsPCEx 2019) “Houston, temos um problema” - Esta frase retrata um fato marcante na história das viagens espaciais, o acidente com o veículo espacial Apollo 13. Uma explosão em um dos tanques de oxigênio da nave causou a destruição parcial do veículo, obrigando os astronautas a abandonarem o módulo de comando e ocuparem o módulo lunar, demovendo os do sonho de pisar na lua nessa missão espacial.

Não foram poucos os problemas enfrentados pelos astronautas nessa missão. Um específico referiu-se ao acúmulo de gás carbônico (dióxido de carbono - CO2) exalado pelos astronautas no interior do módulo lunar. No fato, os astronautas tiveram que improvisar um filtro com formato diferente do usado comumente no módulo.

Veículos espaciais são dotados de filtros que possuem hidróxidos que reagem e neutralizam o gás carbônico exalado pelos tripulantes. Para neutralização do gás carbônico, o hidróxido mais utilizado em veículos espaciais é o hidróxido de lítio.

Em sua reação com o dióxido de carbono, o hidróxido de lítio forma carbonato de lítio sólido e água líquida. Considerando o volume de 246 L de gás carbônico produzido pelos astronautas (a 27 ºC e 1 atm), a massa de hidróxido de lítio necessária para reagir totalmente com esse gás é de

Dados:
R = 0,082 atm·L·mol⁻¹·K⁻¹
T (Kelvin) = t (Celsius) + 273

[A] 54 g.
[B] 85 g.
[C] 121 g.
[D] 346 g.
[E] 480 g.

GABARITO.


2º DIA

MATEMÁTICA

QUESTÃO 01
(EsPCEx 2019) Se a equação polinomial x²+2x+8=0 tem raízes a e b e a equação x² +mx+n=0 tem raízes (a+1) e (b+1), então m+n é igual a

[A] -2.
[B] -1.
[C] 4.
[D] 7.
[E] 8.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(EsPCEx 2019) Dividindo-se o polinômio P(x)=2 x⁴-5x³+k x-1 por (x-3) e (x+2), os restos são iguais. Neste caso, o valor de k é igual a

[A] 10.
[B] 9.
[C] 8.
[D] 7.
[E] 6.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(EsPCEx 2019) Considere a função quadrática f: |R → |R definida por f(x) = x² +3x+c, com c ∈ |R, cujo gráfico no plano cartesiano é uma parábola.

Variando-se os valores de c, os vértices das parábolas obtidas pertencem à reta de equação:



GABARITO.

QUESTÃO 04
(EsPCEx 2019) Sabe-se que as raízes da equação x³-3x²-6x+k=0 estão em progressão aritmética. Então podemos afirmar que o valor deé igual a



GABARITO.

QUESTÃO 05
(EsPCEx 2019) O Sargento encarregado de organizar as escalas de missão de certa organização militar deve escalar uma comitiva composta por um capitão, dois tenentes e dois sargentos.

Estão aptos para serem escalados três capitães, cinco tenentes e sete sargentos.

O número de comitivas distintas que se pode obter com esses militares é igual a

[A] 630.
[B] 570.
[C] 315.
[D] 285.
[E] 210.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(EsPCEx 2019) O conjunto solução da inequação 2cos²x+sen x > 2, no intervalo [0, π], é



GABARITO.

QUESTÃO 07
(EsPCEx 2019) Um trapézio ABCD, retângulo em A e D, possui suas diagonais perpendiculares.

Sabendo-se que os lados AB e CD medem, respectivamente, 2 cm e 18 cm, então a área, em cm², desse trapézio mede

[A] 120.
[B] 60.
[C] 180.
[D] 30.
[E] 240.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(EsPCEx 2019) O Exército Brasileiro pretende construir um depósito de munições, e a seção transversal da cobertura desse depósito tem a forma de um arco de circunferência apoiado em colunas de sustentação que estão sobre uma viga.

O comprimento dessa viga é de 16 metros e o comprimento da maior coluna, que está posicionada sobre o ponto médio da viga, é de 4 metros, conforme a figura abaixo.


Considerando um plano cartesiano de eixos ortogonais xy, com origem no ponto A, de modo que o semi-eixo x esteja na direção de AB, é correto afirmar que a função que modela o arco AB da seção transversal do telhado, com relação ao plano cartesiano de eixos xy, é dada por



GABARITO.

QUESTÃO 09
(EsPCEx 2019) Considere um tronco de pirâmide quadrangular regular.

Sobre esse sólido, é correto afirmar:

[A] Se r e s são retas suporte de arestas laterais distintas, então r e s são reversas.

[B] Se r é a reta suporte de uma diagonal da base menor e s é a reta suporte de uma aresta lateral, então r e s são reversas.

[C] Se r é a reta suporte de um lado da base maior e s é a reta suporte de um lado da base menor, então r e s são paralelas.

[D] Se r é a reta suporte de uma diagonal da base maior e s é a reta suporte de um lado da base menor, então r e s são retas reversas.

[E] Se r é a reta suporte de uma diagonal da base maior e s é reta suporte da diagonal de uma face, então r e s são reversas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(EsPCEx 2019) Na figura abaixo está representado um trecho do gráfico de uma função real da forma y=m·sen (nx)+k, com n > 0.


Os valores de m, n e k, são, respectivamente,



GABARITO.

QUESTÃO 11
(EsPCEx 2019) Na figura abaixo ABCDEF é um hexágono regular de lado igual a 1, ABMN e CDVU são quadrados.


Com base nessas informações, a medida do segmento VN é igual a



GABARITO.

QUESTÃO 12
(EsPCEx 2019) As equações das retas paralelas à reta r: 3x+4y-1=0, que cortam a circunferência λ: x²+y²-4x-2y-20=0 e determinam cordas de comprimento igual a 8, são, respectivamente

[A] 3x+4y+5=0 e 3x+4y+25=0.

[B] 3x+4y-5=0 e 3x+4y-25=0.

[C] 3x-4y+5=0 e 3x-4y+25=0.

[D] 3x+4y-5=0 e 3x+4y+25=0.

[E] 3x+4y+5=0 e 3x+4y-25=0.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(EsPCEx 2019) A partir de um cubo de aresta 1, inscreve-se uma esfera; nessa esfera inscreve-se um novo cubo e neste, uma nova esfera.

Repetindo essa operação indefinidamente, a soma das áreas totais desses cubos é igual a

[A] 7.
[B] 8.
[C] 9.
[D] 10.
[E] 11.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(EsPCEx 2019) Duas cidades A e B têm suas áreas urbanas divididas em regiões Comercial, Residencial e Industrial. A tabela 1 fornece as áreas dessas regiões em hectares para as duas cidades.

A tabela 2, por sua vez, fornece os valores anuais médios de arrecadação, em milhões de reais por hectare, referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao fornecimento de energia elétrica e ao fornecimento de água.

Tabela 1


Tabela 2


Considere as matrizes T1 e T2, associadas respectivamente às tabelas 1 e 2.


Seja aij os elementos da matriz resultante do produto T1·T2ᵗ. Nessas condições, a informação contida no termo de ordem a22 desse produto de matrizes é o valor total arrecadado com

[A] fornecimento de energia elétrica nas áreas residenciais.
[B] fornecimento da água da cidade A.
[C] fornecimento da água nas áreas residenciais.
[D] IPTU nos distritos industriais.
[E] fornecimento de energia elétrica na cidade B.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(EsPCEx 2019) Seja f a função quadrática definida por


O produto dos valores reais de k para os quais a função f (x) tem uma raiz dupla é igual a

[A] 1.
[B] 2.
[C] 3.
[D] 4.
[E] 5.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(EsPCEx 2019) A condição para que o sistematenha solução única é


[A] a ≠ 1.
[B] a ≠ -1.
[C] a ≠ 2.
[D] a ≠ -2.
[E] a ≠ 0.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(EsPCEx 2019) Um poliedro convexo, com 13 vértices, tem uma face hexagonal e 18 faces formadas por polígonos do tipo P. Com base nessas informações, pode-se concluir que o polígono P é um

[A] dodecágono.
[B] octógono.
[C] pentágono.
[D] quadrilátero.
[E] triângulo.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(EsPCEx 2019) Uma esfera de raio 10 cm está inscrita em um cone equilátero. O volume desse cone, em cm³, é igual a

[A] 1000π.
[B] 1500π.
[C] 2000π.
[D] 2500π.
[E] 3000π.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(EsPCEx 2019) A área da região compreendida entre o gráfico da função f(x)=||x-4|-2|, o eixo das abscissas e as retas x=0 e x=6 é igual a (em unidades de área)

[A] 2.
[B] 4.
[C] 6.
[D] 10.
[E] 12.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(EsPCEx 2019) Numa sala existem duas caixas com bolas amarelas e verdes. Na caixa 1, há 3 bolas amarelas e 7 bolas verdes. Na caixa 2, há 5 bolas amarelas e 5 bolas verdes. De forma aleatória, uma bola é extraída da caixa 1, sem que se saiba a sua cor, e é colocada na caixa 2.

Após esse procedimento, a probabilidade de extrair uma bola amarela da caixa 2 é igual a



GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 21
(EsPCEx 2019) “Brexit é uma abreviação para “British exit” (saída britânica, na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se refere à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia”.
Fonte: BBC News Brasil. O que é o Brexit? Entenda a polêmica saída do Reino Unido da União
Europeia com esta e outras 10 questões. In: www.bbc.com/portuguese (acesso em 29 mar 19).

Considerando a composição do Reino Unido, escolha aquela que melhor expressa a representação cartográfica do Brexit dentre as alternativas abaixo:



GABARITO.

QUESTÃO 22
(EsPCEx 2019) Recentemente o governo brasileiro resolveu abolir o “horário de verão”, uma medida que tinha por finalidade economizar energia no período do ano em que a maior parte do território nacional recebe mais luminosidade natural ao longo do dia.

A duração dessa luminosidade varia de acordo com a localidade, dependendo da latitude e da estação do ano. O gráfico abaixo apresenta a duração média de luminosidade natural em três localidades (I, II e III) ao longo de um período do ano.


Considerando as características geográficas do território brasileiro, é possível concluir que as localidades I, II e III podem representar, respectivamente, a variação da luminosidade natural das seguintes cidades:

[A] Porto Alegre, Brasília e Recife.
[B] Curitiba, Belém e Salvador.
[C] São Paulo, Florianópolis e Manaus.
[D] Cuiabá, Campo Grande e Rio de Janeiro.
[E] Palmas, Natal e Belo Horizonte.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(EsPCEx 2019) A figura a seguir representa as placas tectônicas que compõem a crosta terrestre.

O movimento dessas placas está indicado por setas. Na figura estão plotados alguns pontos geográficos (de I a V).


Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.

[A] O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.

[B] O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.

[C] O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.

[D] O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia.

[E] O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(EsPCEx 2019) Irregular distribuição dos recursos hídricos, uso compartilhado de bacias hidrográficas, ineficientes sistemas de tratamento, desmatamento, construção de barragens, despejo de lixo, diversidade climática, expansão da urbanização, pressão demográfica, geração de energia, projetos de irrigação, dentre outros, são fatores que potencializam o estresse hídrico e originam situações hidroconflitivas.

Sobre esse último termo, considere as seguintes afirmações:

I – Um exemplo de situação hidroconflitiva é o caso da construção de barragens para projetos de irrigação na bacia do rio Nilo pelo governo Sudanês, o que tem provocado tensões com o vizinho Egito.

II – O Brasil, por dispor de uma região extremamente rica em recursos hídricos, não tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua história republicana.

III – O Rio Ganges atravessa quase todo o território de Bangladesh antes de se abrir no largo delta, em território indiano. A construção de barragens a montante, pelo primeiro, tem provocado desavenças entre esses dois países.

IV – No conflito entre israelenses e palestinos, há um importante componente hídrico, evidenciado pela posse e controle das escassas fontes existentes na região.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] I e IV
[E] II e IV

GABARITO.

QUESTÃO 25
(EsPCEx 2019) Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou o seguinte texto aos seus alunos:

“Quase todo mundo conhece alguém que tem certeza de que o pouso da Apolo 11 na lua, assim como os pequenos grandes passos de Neil Armstrong foram uma farsa. São pessoas que garantem que tudo foi uma produção de Hollywood (...). Agora mesmo estamos diante de gente que garante que a Terra, diferentemente de todos os outros planetas e satélites do nosso sistema solar, é na verdade plana.

São os terraplanistas (...). Mas tem gente pior que os terraplanistas. Por exemplo, a sociedade que acredita – e divulga – que a Terra é oca. E habitada. Lá estariam vikings, nazistas e até uma raça superior que viveria num lugar chamado Agharta, iluminado por um sol interior.”
Fonte: Paulo Pestana. A ficção na vida real. Jornal Correio Braziliense, 27 de janeiro de 2019.

Após a leitura, o professor pediu aos seus alunos que, com base em evidências científicas, refutassem a ideia de que a Terra é oca. Três alunos apresentaram seus argumentos:

João: “Essa ideia de que a Terra é oca é um absurdo do ponto de vista da Ciência. Por meio de sismógrafos, é possível medir a velocidade de propagação das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta é formado por diversas camadas, com densidade e composição de materiais variados.”

Carlos: “Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”

José: “Como a Terra poderia ser oca se já sabemos que os terremotos e os vulcões, por exemplo, originam-se da pressão exercida pelo magma encontrado na astenosfera?”

Considerando a estrutura da Terra, pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por

[A] João
[B] Carlos
[C] José
[D] Carlos e João
[E] João e José

GABARITO.

QUESTÃO 26
(EsPCEx 2019) A figura abaixo é uma representação dos principais climas que atuam no Brasil.

Considere os seguintes climogramas. Eles representam as médias anuais de temperatura e pluviosidade de três cidades brasileiras entre os anos de 1961-1990.



Considerando as características climáticas brasileiras, pode-se afirmar que:

[A] O climograma X é representativo do clima I (Tropical de Altitude) e pode representar a cidade de Boa Vista.

[B] O climograma Y é representativo do clima III (Semiárido) e pode representar a cidade de Petrolina.

[C] O climograma Z é representativo do clima VI (Subtropical) e pode representar a cidade de Porto Alegre.

[D] O climograma X é representativo do clima IV (Tropical ) e pode representar a cidade de Goiânia.

[E] O climograma Y é representativo do clima II (Equatorial Úmido) e pode representar a cidade de Manaus.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(EsPCEx 2019) China e Índia são dois gigantes que possuem inúmeras semelhanças, como, por exemplo, o fato de serem os países mais populosos do mundo e fazerem parte dos chamados BRICS. Apesar disso, guardam inúmeras características que os diferenciam entre si.

Sobre as diferenças entre esses dois gigantes, podemos citar os fatos de que, enquanto:

I – a Índia baseia sua matriz energética no petróleo e na energia nuclear, a China prioriza o gás natural e o carvão mineral.

II – a China implantou um rígido programa de controle de natalidade, a Índia não tem demonstrado a mesma preocupação ao longo das últimas décadas.

III – a China dispõe de uma maior diversidade cultural, a Índia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade étnica e liguística.

IV – o modelo econômico chinês privilegiou a produção industrial, a Índia está se convertendo numa economia de serviços, na qual se destacam setores como tecnologia da informação e biotecnologia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] I e IV

GABARITO.

QUESTÃO 28
(EsPCEx 2019) Desde os primitivos rabiscos em uma placa de argila ou em peles de animais até a difusão maciça de aplicativos de localização e de navegação em smartphones, o uso de mapas é uma necessidade vital para o homem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

I – Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos.

II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes.

III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa.

IV – Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] I e IV
[D] II e III
[E] III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 29
(EsPCEx 2019) É inequívoca a influência do clima sobre as mais variadas atividades humanas, na diferenciação da paisagem e na biogeografia. Analise as afirmativas abaixo:

I – A célula tropical (também chamada célula de Hadley) é responsável pela transferência de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alísios e os contra-alísios.

II – O El Niño é uma anomalia climática com desdobramentos globais. Na costa ocidental da América do Sul, o fenômeno provoca a elevação da temperatura da água do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano.

III – No Sul e Sudeste da Ásia, a agricultura tradicional é muito influenciada pelo regime das monções, cujo mecanismo básico de alternância de centros de pressão é semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas a duração e as respectivas escalas de abrangência.

IV – O clima mediterrâneo, típico do sul da Europa, das extremidades norte e sul da África, de parte do litoral chileno e californiano e da porção meridional da Austrália, apresenta duas estações bem distintas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 30
(EsPCEx 2019) “O deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religiões”.
SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil:
Espaço Geográfico e Globalização (3). 2ª ed. S Paulo: Moderna, 2012.

Sobre os fluxos migratórios contemporâneos, considere as seguintes afirmações:

I – Em termos quantitativos, a maior parte dos deslocamentos humanos se refere à saída de migrantes dos países pobres e emergentes em direção aos desenvolvidos.

II – Na última década, a América Latina e o Caribe contribuíram com o maior contingente de emigrantes, seguidos pela África setentrional.

III – Países do Oriente Médio, como Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Kuwait recebem muitos migrantes oriundos do sul da Ásia (Paquistão, Índia e Filipinas).

IV – A “drenagem de cérebros” é um grande problema para os países de origem desses fluxos, pois afeta a sua capacidade tecnológica, comprometendo o seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 31
(EsPCEx 2019) Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, existem grandes extensões do território brasileiro em que vários elementos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia e solo) interagem de forma singular, caracterizando uma unidade paisagística: são os chamados domínios morfoclimáticos. Entre eles ocorrem faixas de transição.

Sobre os domínios morfoclimáticos e as faixas de transição, considere as seguintes afirmações:

I – A exuberância da Floresta Amazônica contrasta com a pobreza de grande parte de seus solos, geralmente ácidos, intemperizados e de baixa fertilidade.

II – Tipicamente associados à Campanha Gaúcha, os campos apresentam um relevo com suaves ondulações, cobertas principalmente por gramíneas. Neste domínio, há um preocupante processo de desertificação advindo de anomalias climáticas observadas nas últimas décadas.

III – O Cerrado, adaptado à alternância do clima tropical, ocupa mais de 3 milhões de km² e apresenta solos pobres. É uma formação tipicamente latifoliada que, dentre outras características, perde as folhas durante o período de seca.

IV – A Mata dos Cocais é uma faixa de transição situada entre os domínios da Floresta Amazônica, do Cerrado e da Caatinga. Predominam as palmeiras, com destaque para o babaçu, a carnaúba e o buriti.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] I e IV
[D] II e III
[E] II e IV

GABARITO.

QUESTÃO 32
(EsPCEx 2019) O mundo moderno é um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigências de um mercado balizado pelo paradigma da eficiência, são desafios incontornáveis. Sobre as características e a participação das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas:

I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.

II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.

III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.

IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.

V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I, II e III
[B] I, III e V
[C] I, IV e V
[D] II, III e IV
[E] II, IV e V

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 33
(EsPCEx 2019) O Mundo Feudal baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal.

Havia uma grande massa de camponeses presos à terra, que viviam sob o domínio dos senhores feudais e que se dividiam em dois grupos com características particulares:

[A] Suseranos e vassalos
[B] Cavaleiros e soldados
[C] Servos e baixo clero
[D] Servos e vilões
[E] Vilões e salteadores

GABARITO.

QUESTÃO 34
(EsPCEx 2019) Que monarca francês representou o ponto culminante do Absolutismo em seu país e cujo ministro, Colbert, lançou as bases do Mercantilismo, no período de 1643 a 1715?

[A] Cardeal Richelieu
[B] Henrique VIII
[C] Luís XVI
[D] Felipe II
[E] Luís XIV

GABARITO.

QUESTÃO 35
(EsPCEx 2019) Muitos europeus acreditavam que, em direção ao sul, o mar seria habitado por monstros e estaria sempre em chamas. Se arriscassem cruzar o oceano Atlântico, à época conhecido como mar Tenebroso, iriam se deparar com o fim do mundo.

Mesmo assim, os portugueses se lançaram às Grandes Navegações, no final do século XV.

Considerando:

I – A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos;

II – A Criação da Companhia das Índias Ocidentais;

III – A existência de um poder centralizador e de um Estado unificado;

IV – A descoberta da imensa mina de prata em Potosí pelos lusitanos;

V – A invenção da bússola pelos portugueses na Escola de Sagres.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta as causas que levaram à Expansão Marítima Portuguesa.

[A] I e II
[B] I e III
[C] I, II e III
[D] III e IV
[E] IV e V

GABARITO.

QUESTÃO 36
(EsPCEx 2019) No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem.

Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:

[A] Erasmo de Roterdã
[B] Thomas Morus
[C] Pieter Bruegel
[D] Martinho Lutero
[E] Nicolau Copérnico

GABARITO.

QUESTÃO 37
(EsPCEx 2019) Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:

[A] a elevação do Estado do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve.


[B] o reconhecimento da importância das Regiões do Sul e Sudeste, em função do incremento do ciclo econômico do café.

[C] a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.

[D] o estado do Grão-Pará e Maranhão recebeu a denominação de estado do Maranhão.

[E] a restauração do sistema de Capitanias Hereditárias.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(EsPCEx 2019) Assim como os fenômenos físicos – diziam os iluministas -, as relações entre os indivíduos são regidas pelas leis da natureza. Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas.

Respectivamente, são representantes desses dois grupos:

[A] Voltaire e Adam Smith.
[B] Diderot e Montesquieu.
[C] Piaget e François Quesnay.
[D] Vincent de Gournay e Voltaire.
[E] François Quesnay e Sartre.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(EsPCEx 2019) A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas.

Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?

[A] Tratado de Utrecht, de 1713.
[B] Tratado de Methuen, de 1703.
[C] Tratado de Paris, de 1763.
[D] Tratado de Madri, de 1750.
[E] Tratado de Utrecht, de 1715.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(EsPCEx 2019) Embora estivessem subordinadas às leis inglesas, as Treze Colônias norte-americanas gozavam de certa autonomia no que dizia respeito aos assuntos internos. No século XVIII, as relações entre as Colônias e Londres se deterioraram pouco a pouco.

Os conflitos se acirraram em 1773, levando o Parlamento britânico a aprovar medidas restritivas em relação à Assembleia de Massachusetts, nas Treze Colônias, que foram denominadas como:

[A] Atos de Navegação de Cromwell.
[B] Pacto do Mayflower.
[C] Leis Intoleráveis.
[D] Primeiro Congresso Continental.
[E] Leis Townshend.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(EsPCEx 2019) Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros há tempos. No século XVIII, inspiraram movimentos contra o domínio português.

Em 1870, um grupo de políticos lançou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano.

Os seguintes episódios, ocorridos na segunda metade do século XIX, abalaram o Império Brasileiro. Considerando os seguintes fatos:

I – Questão Militar.
II – Questão de Fronteiras.
III – Questão Religiosa.
IV – Questão da Cisplatina.
V – Questão Abolicionista.

Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposições estão corretas no que se refere às questões que contribuiram para o fim do período Imperial Brasileiro.

[A] I e II.
[B] I, II e III.
[C] I, III e V.
[D] III, IV e V.
[E] IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(EsPCEx 2019) O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo.

A principal causa dessa crise mundial foi

[A] a desindustrialização da economia norte-americana, que acabou por desabastecer o mercado internacional.

[B] a superprodução da indústria dos Estados Unidos da América, que cresceu além das necessidades dos mercados interno e internacional.

[C] a vigorosa industrialização da União Soviética, que supriu satisfatoriamente os mercados interno e internacional.

[D] o excesso do capital financeiro na Europa, que afetou diretamente o surgimento de governos democráticos na Península Ibérica.

[E] a quebra da Bolsa de Moscou, que acabou por induzir falências de empresas e de bancos e milhões de desempregados nos Estados Unidos.

GABARITO.

QUESTÃO 43
(EsPCEx 2019) Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as superpotências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa.

Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética .

Esta conferência foi realizada em

[A] Bandung.
[B] Teerã.
[C] Yalta.
[D] Pan Munjon.
[E] Varsóvia.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(EsPCEx 2019) Em 1985, a inflação brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situação, o governo Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilização econômica, conhecido como Plano Cruzado. Observe as afirmativas abaixo.

I – Instituição da moeda chamada Real;

II – Congelamento de preços;

III – “Gatilho” salarial, determinando que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20% ao mês;

IV – Substituição da moeda corrente no país, o cruzeiro, pelo cruzeiro novo;

V – Introdução da Unidade Real de Valor (URV).

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão relacionadas ao plano econômico supracitado.

[A] I e II.
[B] I e V.
[C] II e III.
[D] III e V.
[E] IV e V.

GABARITO.

INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões 45, 46 e 47.

Teaching English in the Brazilian countryside

“In Brazil, countryside youth want to learn about new places, new cultures and people. However, they think their everyday lives are an obstacle to that, because they imagine that country life has nothing to do with other parts of the world”, says Rafael Fonseca. Rafael teaches English in a language school in a cooperative coffee cultivation in Paraguaçu. His learners are the children of rural workers.

Rafael tells us that the objective of the project being developed in the cooperative is to give the young people more opportunities of growth in the countryside, and that includes the ability to communicate with international buyers. “In the future, our project may help overcome the lack of succession in countryside activities because, nowadays, rural workers’ children become lawyers, engineers, teachers, and sometimes even doctors, but those children very rarely want to have a profession related to rural work”, says Rafael.

“That happens”, he adds, “because their parents understand that life in the countryside can be hard work and they do not want to see their children running the same type of life that they have. Their children also believe that life in the country does not allow them to have contact with other parts of the world, meet other people and improve cultural bounds. The program intends to show them that by means of a second language they can travel, communicate with new people and learn about new cultures as a means of promoting and selling what they produce in the country, and that includes receiving visitors in their workplace from abroad.”

Rafael’s strategy is to contextualize the English language and keep learners up-to-date with what happens in the global market. “Integrating relevant topics about countryside living can be transformative in the classroom. The local regional and cultural aspects are a great source of inspiration and learning not only for the young, but for us all.”
Adapted from http://www.cambridge.org/elt/blog/2019/01/21/
teaching-english-in-the-brazilian-classroom/

QUESTÃO 45
(EsPCEx 2019) In the sentence “... our project may help overcome the lack of succession in countryside activities...” (paragraph 2), the word overcome means

[A] increase a problem.
[C] control a problem.
[E] neglect a problem.
[B] hide a problem.
[D] start a problem.

GABARITO.

QUESTÃO 46
(EsPCEx 2019) Choose the alternative with the correct reference for the underlined words from the text.

[A] they (paragraph 1) = countryside youth

[B] his (paragraph 1) = Paraguaçu

[C] us (paragraph 2) = workers

[D] their (paragraph 3) = rural workers’ children

[E] them (paragraph 3) = other parts of the world

GABARITO.

QUESTÃO 47
(EsPCEx 2019) According to the text, read the statements and choose the correct alternative.

I. Rafael tries to show them that their everyday lives are not an obstacle.

II. Those children’s parents don’t want them to attend university.

III. Rafael brings classroom topics close to what the children see and live.

IV. Those children may replace their parents in the future as rural workers.

V. The language school reaffirms that country life has nothing to do with other parts of the world.

[A] I, II and IV are correct.
[B] II, IV, and V are correct.
[C] All of them are correct.
[D] I, III, IV and V are correct.
[E] I, III and IV are correct.

GABARITO.

Leia o texto a seguir e responda às questões 48, 49 e 50.

(Título omitido propositadamente)

Italian children have been told not to turn up to school unless they can prove they have been properly vaccinated. The deadline follows months of national debate over compulsory vaccination. The new law came amid a surge in measles cases - but Italian officials say vaccination rates have improved since it was introduced. Children must receive a range of mandatory immunisations before attending school. They include vaccinations for chickenpox, polio, measles, mumps and rubella.

Children up to the age of six years will be excluded from nursery and kindergarten without proof of vaccination under the new rules. Those aged between six and 16 cannot be banned from attending school, but their parents face fines if they do not complete the mandatory course of immunisations.

Italian media report that regional authorities are handling the situation in a number of different ways. In Bologna, the local authority has set letters of suspension to the parents of some 300 children, and a total of 5,000 children do not have their vaccine documentation up to date. In other areas there have been no reported cases, while still others have been given a grace period of a few days beyond the deadline.

The new law was passed to raise Italy’s dropping vaccination rates from below 80% to the World Health Organisation’s 95% target.
Adapted from https://www.bbc.com/news/world-europe-47536981

QUESTÃO 48
(EsPCEx 2019) Choose the most appropriate title for the text.

[A] Italy bans unvaccinated children from school.

[B] Italian vaccination rates increased to 80% this year.

[C] National debate over compulsory vaccination has no deadline.

[D] Parents to face fines if they are not immunised in Italy.

[E] Italy prohibits immunisation campaigns in schools.

GABARITO.

QUESTÃO 49
(EsPCEx 2019) Choose the statement in which the word range is used with the same meaning as in paragraph 1.

[A] It came within my range of vision.

[B] The bomb was tested on a missile range in the desert.

[C] Prices range between £7 and £10.

[D] There is a wide range of opinions on this issue.

[E] She was cooking soup on the range.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(EsPCEx 2019) In the sentence “...while still others have been given a grace period of a few days...” (paragraph 3), the expression grace period means

[A] tiebreak.
[B] dead end.
[C] extra time.
[D] target.
[E] timetable.

GABARITO.

Leia o texto a seguir e responda às questões 51, 52 e 53.

Lego wants to replace plastic blocks with sustainable materials

The Lego Group wants to replace the plastic in their products with a “sustainable material” by 2030, the company announced.

The world’s largest toy company will invest $1 billion in their new LEGO Sustainable Materials Centre in Denmark, which _______(1) devoted to finding and implementing new sustainable alternatives for their current building materials. Lego plans on hiring 100 specialists for the center. There is no official definition of a sustainable material.

Legos _______(2) made with a strong plastic known as acrylonitrile butadiene styrene since 1963. The company uses more than 6,000 tons of plastic annually to manufacture its products, according to NBC News.

Changing the raw material could have a large effect on Lego’s carbon footprint, especially considering that only 10% of the carbon emissions from Lego products come from its factories. The other 90% is produced from the extraction and refinement of raw materials, as well as distribution from factories to toy stores.

The company _______(3) already taken steps to lower its carbon footprint, including a reduction of packaging size and an investment in an offshore wind farm.
Adapted from http://time.com/3931946/lego-sustainable-materials/

QUESTÃO 51
(EsPCEx 2019) In the sentence “Changing the raw material could have a large effect on Lego’s carbon footprint...” (paragraph 4), the expression carbon footprint means

[A] carbon dioxide separation technology for industrial and gas treating applications.

[B] estimation of soil carbon saturation that indicates its potential to store more carbon.

[C] the amount of carbon dioxide produced by the activities of a company.

[D] species that are particularly sensitive and disappear after a pollution event.

[E] long-term rise in the average temperature of the Earth’s climate system.

GABARITO.

QUESTÃO 52
(EsPCEx 2019) Choose the alternative containing the correct verb forms to complete gaps (1), (2) and (3) in paragraphs 2, 3 and 5 respectively.

[A] have, will be, have
[B] are, have been, have
[C] will be, has been, hasn’t
[D] will be, have been, has
[E] will be, haven’t been, has

GABARITO.

QUESTÃO 53
(EsPCEx 2019) According to the text, choose the correct statement.

[A] A new sustainable material has already been chosen.

[B] Lego has already reduced the size of their packaging.

[C] Lego is planning to reduce the size of their products.

[D] Lego’s raw material will continue to be the same.

[E] They are going to hire 100 specialists in 2030.

GABARITO.

Leia o texto a seguir e responda às questões 54, 55 e 56.

Prison without guards or weapons in Brazil

Tatiane Correia de Lima is a 26-year-old mother of two who is serving a 12-year sentence in Brazil. The South American country has the world’s fourth largest prison population and its jails regularly come under the spotlight for their poor conditions, with chronic overcrowding and gang violence provoking deadly riots.

Lima had just been moved from a prison in the mainstream penitential system to a facility run ______(1) the Association for the Protection and Assistance to Convicts (APAC) in the town of Itaúna, in Minas Gerais state. Unlike in the mainstream system, “which steals your femininity”, as Lima puts it, at the APAC jail she is allowed to wear her own clothes and have a mirror, make-up and hair dye. But the difference between the regimes is far more than skin-deep.

The APAC system has been gaining growing recognition as a safer, cheaper and more humane answer to the country’s prison crisis. All APAC prisoners must have passed through the mainstream system and must show remorse and be willing to follow the strict regime of work and study which is part of the system’s philosophy. There are no guards or weapons and visitors are greeted by an inmate who unlocks the main door to the small women’s jail.

Inmates are known as recuperandos (recovering people), reflecting the APAC focus ______(2) restorative justice and rehabilitation. They must study and work, sometimes in collaboration with the local community. If they do not - or if they try to abscond - they risk being returned to the mainstream system.

There have been physical fights but never a murder at an APAC jail.
Adapted from https://www.bbc.com/news/world-latin-america-44056946

QUESTÃO 54
(EsPCEx 2019) Choose the alternative containing the correct words to respectively complete gaps (1) and (2).

[A] to, in
[B] in, of
[C] at, on
[D] by, from
[E] by, on

GABARITO.

QUESTÃO 55
(EsPCEx 2019) In the sentence “But the difference between the regimes is far more than skin-deep.” (paragraph 2), the expression skin-deep means

[A] protective.
[B] extreme.
[C] shocking.
[D] profound.
[E] superficial.

GABARITO.

QUESTÃO 56
(EsPCEx 2019) According to the text, choose the correct statement.

[A] Brazil’s prison system is the most populous in the world.

[B] The prisoners must regret their previous crimes to be relocated to an APAC jail.

[C] There have been no cases of aggression inside APAC facilities.

[D] Lima has a child who is 12 years old.

[E] Brazil is known for its poverty and street protests.

GABARITO.


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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos 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einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito 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farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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INDAGAÇÃO: Prova da EsPCEx 2019 (1º e 2º Dia) com Gabarito
Prova da EsPCEx 2019 (1º e 2º Dia) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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