Questões de Humanas da FGV-SP 2020 com Gabarito Questões de: - Matemática Aplicada - Matemática - Língua Portuguesa e Literatura ...
Questões de Humanas da FGV-SP 2020 com Gabarito
Questões de:
- Matemática Aplicada
- Matemática
- Língua Portuguesa e Literatura
- Inglês
-
HUMANAS
(História, Geografia e Atualidades)
(História, Geografia e Atualidades)
QUESTÃO 46
A expansão muçulmana (séculos VI e VIII) e as rotas comerciais (séculos VIII ao XI)
FRANCO JR., Hilário e ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas. História Geral. São Paulo:
Scipione, 2006, p. 19.
(FGV-SP 2020) Sobre a expansão e as rotas comerciais islâmicas, é correto afirmar:
A) Constituída a partir de antigos centros urbanos, como Cairo e Damasco, a expansão foi marcada pela centralização do poder e pelo estabelecimento de um circuito mercantil articulado à Europa medieval.
B) Impulsionada simultaneamente com a difusão da religião muçulmana, a expansão foi sucedida pela fragmentação política nos séculos subsequentes, a despeito do rico mercado que articulava o Oriente ao continente europeu.
C) Estabelecida devido à crise do mundo romano, a expansão permitiu aos árabes o restabelecimento de algumas instituições políticas de Roma e o restabelecimento do Mediterrâneo como Mare Nostrum.
D) Tributária do desenvolvimento da economia europeia, a expansão islâmica manteve as características das estruturas sociais e políticas do Norte da África e estimulou um processo inédito de urbanização na Mesopotâmia.
E) Vinculada à proliferação das práticas religiosas pagãs e animistas, reativas ao cristianismo, a expansão islâmica esteve imbricada à religião que defendia as práticas mercantis e a ascensão social como sinal da bênção dos deuses.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 47
(FGV-SP 2020) Uma complexa trama de alianças distribuiu os principais Estados europeus nas duas grandes guerras do século XX. A esse respeito é correto afirmar:
A) França, Inglaterra e Estados Unidos estiveram do mesmo lado nos dois conflitos mundiais.
B) Nas duas guerras, a característica principal foi a polarização entre Estados capitalistas e Estados socialistas.
C) A Itália foi aliada da Alemanha durante as duas guerras, apesar de suas vinculações históricas com o Estado francês.
D) A Espanha manteve-se neutra na Primeira Guerra mas participou ativamente da Segunda Guerra, aliada à Alemanha nazista.
E) A exaltação dos sentimentos nacionalistas motivou a Primeira Guerra mas foi substituída por motivações econômicas na Segunda Guerra.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 48
Palmares conseguiu fazer o medo senhorial referente às fugas escravas chegar a seu ponto máximo e também marcou o auge dos grandes exércitos de aniquilação. É relativamente frequente, na correspondência oficial entre a metrópole e os governos do final do século XVII, a equiparação de Palmares à invasão holandesa, pelos danos, perigos e dificuldades da guerra.
LARA, S. H., “Do singular ao plural. Palmares, capitães-do-mato e o governo dos escravos”.
In REIS, J.J. e GOMES, F. dos S., Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 87.
(FGV-SP 2020) A respeito de Palmares e dos quilombos no Brasil, é correto afirmar:
A) Apesar de ser apontado como o maior quilombo da História do Brasil, Palmares ofereceu menor risco que outros quilombos, pela forte presença de missionários católicos em seu interior.
B) As ações de repressão e aniquilação dos quilombolas, no período colonial, deveram-se à estrutura política centralizada e à formação de forte exército senhorial, que impunham a ordem escravista no Brasil.
C) Palmares e muitos dos quilombos surgidos na região nordeste mantiveram-se completamente fora do circuito das transações comerciais e da circulação de bens coloniais.
D) A violenta destruição de Palmares, ao final do século XVII, intimidou os escravos de outras regiões e marcou o início do declínio e do abandono dessa forma de resistência à escravidão no Brasil.
E) A população de Palmares foi ampliada durante as lutas entre lusobrasileiros e holandeses, que provocaram constantes fugas de escravizados das plantations.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 49
(FGV-SP 2020) Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta acerca do plebiscito ocorrido no Chile em 1988.
Cartaz de propaganda. Plebiscito Nacional do Chile, 1988.
O cartaz
A) refere-se à lei que permitiria o casamento homoafetivo no Chile e representa o posicionamento dos setores conservadores.
B) critica a manutenção de ditaduras na América do Sul e representa o posicionamento daqueles que defendiam a continuidade da democracia no Chile.
C) refere-se à ditadura chilena e representa o conjunto de partidos de oposição ao general Pinochet.
D) refere-se à lei de anistia e conciliação elaborada pelo governo de Pinochet em conjunto com a oposição, que encerrou a ditadura militar no Chile.
E) posiciona-se contra a adoção do parlamentarismo no Chile e representa as forças políticas ligadas à ditadura de Pinochet.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 50
(FGV-SP 2020) Leia com atenção os três documentos abaixo:
Documento 1. Constituição Federal de 1946
Artigo 141; § 5
É livre a manifestação do pensamento sem que dependa de censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, nos casos e na forma que a lei preceituar, pelos abusos que cometer. Não é permitido o anonimato. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros e periódicos não dependerá de licença do poder público.
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10616503/paragrafo-5-artigo-141-daconstituicao-federal-de-18-de-setembro-de-1946
Documento 2. Ato Institucional n. 5 de 1968
Artigo 5.
A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:
I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;
II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;
III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política;
IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:
a) liberdade vigiada;
b) proibição de frequentar determinados lugares;
c) domicílio determinado,
§ 1º - O ato que decretar a suspensão dos direitos políticos poderá fixar restrições ou proibições relativamente ao exercício de quaisquer outros direitos públicos ou privados.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm
Documento 3. Constituição Federal de 1988
Artigo 150
A Constituição assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
§ 6º - Por motivo de crença religiosa, ou de convicção filosófica ou política, ninguém será privado de qualquer dos seus direitos.
(...)
§ 8º - É livre a manifestação de pensamento, de convicção política ou filosófica e a prestação de informação sem sujeição à censura, salvo quanto a espetáculos de diversões públicas, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros, jornais e periódicos independe de licença da autoridade. Não será, porém, tolerada a propaganda de guerra, de subversão da ordem ou de preconceitos de raça ou de classe.
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10730738/inciso-ix-do-artigo-5-daconstituicao-federal-de-1988
Assinale a alternativa correta:
A) O documento 1 baseia-se no princípio da liberdade de expressão relativa e foi elaborado em um período de intensa polarização político-ideológica e de crise das instituições democráticas.
B) O documento 2 estabelece o pleno exercício da opinião política, a liberdade de organização partidária em um contexto de abertura política e estabelecimento das regras democráticas.
C) O documento 3 estabelece a censura e os limites para a expressão artística, apontando para os riscos de crimes e punições advindos de abusos e violações legais.
D) Os documentos 1 e 3 asseguram as liberdades de expressão e de opinião, enquanto o documento 2 amplia a ação do Estado e do Poder Executivo em detrimento dos direitos dos cidadãos.
E) O documento 1 está vinculado à perspectiva autoritária característica do Estado Novo, durante o qual, o discurso aparentemente era democrático mas as leis e instituições eram profundamente autoritárias.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 51
(FGV-SP 2020) Segundo o Relatório do World Population Prospect (WPP) das Nações Unidas, a população da Terra vai continuar aumentando até o fim deste século, devendo passar dos 7,7 bilhões atuais para 10,9 bilhões, em 2100.
Sobre as causas e as consequências dessa previsão, analise as afirmações a seguir.
I. A estrutura etária da maioria dos países vem sofrendo mudanças significativas devido à queda da taxa de fecundidade, desde meados do século XX, e ao aumento da expectativa de vida, graças aos avanços da medicina.
II. O aumento populacional deverá estar concentrado na África subsaariana e no sul-sudeste da Ásia, devido à manutenção de taxas de natalidade ainda elevadas e à difusão de medidas profiláticas, higiene básica e qualidade da água.
III. O aumento da expectativa de vida deverá acentuar ainda mais a clivagem socioeconômica, em função da persistência das desigualdades no campo da saúde, como a alta mortalidade materna e infantil entre as populações dos países mais pobres.
Está correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 52
Na década de 1970, o modelo de produção industrial fordista mostravase incapaz de conter as contradições inerentes ao capitalismo. Essa incapacidade pode ser resumida em uma única palavra: rigidez. A recessão dos anos 70, exacerbada pelos choques do petróleo, deu início a numerosos processos que solaparam o modelo fordista e, em consequência, seguiu-se um período de reestruturação econômica e de reajustamento social e político – a acumulação flexível.
Adaptado de HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
(FGV-SP 2020) Com relação às características do regime de acumulação flexível, assinale a afirmação correta.
A) Incentiva a criação de unidades fabris concentradas e verticalizadas, aumentando o ritmo produtivo.
B) Regulamenta as relações de trabalho mediante negociações coletivas, garantindo a estabilidade do emprego.
C) Elimina a demarcação de tarefas, enfatizando a corresponsabilidade dos trabalhadores no processo produtivo.
D) Estimula a produção em série, exigindo a formação de grandes estoques de matérias-primas e de produtos finais.
E) Possibilita a fabricação em massa de produtos homogêneos, estimulando o consumo em grande escala de bens duráveis.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 53
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento usou, pela primeira vez, o conceito de Desenvolvimento Sustentável no Relatório Brundtland, de 1987.
O Desenvolvimento Sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
Apud BRUNDTLAN, Comissão. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford, Nova Iorque: 1987 (http://eubios.info/BetCD/Bt14.doc).
(FGV-SP 2020) Com relação aos componentes do Desenvolvimento Sustentável, assinale a afirmação incorreta.
A) A sustentabilidade ecológica avalia a manutenção dos estoques de recursos naturais a serem incorporados às atividades produtivas.
B) A sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade dos ecossistemas em absorver e se recompor das agressões antrópicas.
C) A sustentabilidade social refere-se à adoção de políticas distributivas e à universalização de atendimento em saúde, educação e seguridade social.
D) A sustentabilidade econômica caracteriza-se pelo uso intensivo dos recursos naturais e pela procura de produtos substitutos quando surge a ameaça de esgotamento.
E) A sustentabilidade política refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 54
(FGV-SP 2020) Em relação ao desmatamento na Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem realizando o inventário de perda da floresta primária por meio do desmatamento “por corte raso”, isto é, a remoção completa da cobertura florestal em um curto espaço de tempo e sua total substituição por outras coberturas e usos (agricultura, pastagens, construção de hidrelétricas etc.).
A esse respeito, analise o mapa a seguir.
Com base no mapa, assinale a afirmação correta.
A) O chamado “arco de fogo”, às margens sul e leste da Floresta Amazônica, sofreu mais com o desmatamento, devido à expansão da agricultura empresarial e da pecuária de corte.
B) Os “povos da floresta”, comunidades ribeirinhas e produtores familiares em áreas de assentamento mantiveram os sistemas tradicionais de agricultura, o que diminuiu os índices de desmatamento.
C) O aumento da produtividade da bovinocultura na Amazônia influenciou na expansão da área desmatada, porque passou a exigir novas áreas de confinamento e o plantio de novas forrageiras.
D) A construção de barragens para a instalação de hidrelétricas deu origem a grandes reservatórios que atuam na regularização do regime de chuvas e na renovação da cobertura florestal.
E) Os sistemas intensivos de produção agropecuários adotaram o “corte raso” para recuperar áreas degradadas, graças à integração lavoura-pecuária-floresta.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 55
(FGV-SP 2020) O Brasil, em apenas cinquenta anos, entre 1960 e 2010, passou de 70,2 milhões para 191,7 milhões de habitantes, e sua população urbana passou de 44% para 84%.
O crescimento das cidades brasileiras ocorreu de maneira desenfreada, sem que os investimentos em infraestrutura acompanhassem a ocupação do solo.
Sobre os impactos do acelerado processo de urbanização, analise as afirmações a seguir.
I. Os indicadores sociais, como a taxa de mortalidade e a expectativa de vida, apresentam uma evolução positiva, graças à integração das pessoas e famílias à vida urbana.
II. Os indicadores urbanísticos que refletem as reais condições de vida da população, como a mobilidade urbana e o saneamento básico, mostram um espaço desigual e fragmentado.
III. Os indicadores de empregabilidade, como o nível de escolaridade e a renda per capita, revelam que as grandes cidades foram capazes de incorporar a força de trabalho disponível.
Está correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 56
(FGV-SP 2020) Em junho de 2019, após 20 anos de negociações, a União Europeia (UE) e o MERCOSUL fecharam um acordo comercial que envolve 25% da economia global e 780 milhões de pessoas, totalizando quase 10% da população do mundo.
A respeito desse acordo, analise as afirmações a seguir.
I. O acordo, para entrar em vigor, deve ser ratificado por cada Estadoparte; no caso do Brasil, deve ser avaliado e aprovado pelo Legislativo e, então, ratificado pelo Poder Executivo.
II. O acordo cria um bloco econômico que prevê uma união aduaneira e monetária entre os Estados-partes; no caso do Brasil, irá alavancar as exportações de produtos agrícolas.
III. O acordo gera oportunidades de desenvolvimento econômico e de cooperação; no caso do MERCOSUL, permitirá o acesso a um dos maiores mercados do mundo e trará volume importante de investimentos para os países do bloco.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) II, apenas.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 57
(FGV-SP 2020) Em 2019, foram celebrados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e os 100 anos de fundação, na Alemanha, da escola de arte e design Bauhaus, voltada para as relações entre arte e indústria. Essa dupla comemoração mostra a convergência entre arte e ciência.
A esse respeito, observe as imagens a seguir.
I. Na exposição dedicada a Leonardo da Vinci, no Museu Galileu de Florença, um visitante observa o desenho de um poliedro vazado usado pelo artista para estudar a representação da tridimensionalidade.
II. No Centro Georges Pompidou, em Paris, estão expostas as poltronas idealizadas, na década de 1920, por Marcel Breuer, arquiteto e designer da Bauhaus.
Em relação à atualidade do diálogo entre arte, ciência e tecnologia presente na obra de Leonardo da Vinci e da escola Bauhaus, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) Leonardo da Vinci buscou compreender a relação entre representação artística e perspectiva, de modo análogo às pesquisas atuais acerca de percepção visual e imagens em 3D.
( ) Marcel Breuer aplicou os princípios da criação artística à produção de mobiliário e enfrentou o problema ainda contemporâneo de relacionar lógica de fabricação industrial, funcionalismo e design.
( ) A atualidade das pesquisas de Leonardo da Vinci e dos princípios da Bauhaus reside no modo como repensaram a relação entre arte e tecnologia, traço marcante da nossa era industrial.
As afirmações são, respectivamente,
A) V – F – V.
B) V – F – F.
C) F – V – V.
D) V – V – F.
E) V – V – V.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 58
(FGV-SP 2020) Em junho de 2019, ativistas do Greenpeace instalaram um letreiro gigante em frente ao Museu Nacional de História e Arte de Amsterdã, substituindo a mensagem “I amsterdam" por “I amazonia”.
A iniciativa chamava a atenção para a necessidade de preservar a floresta amazônica em um momento em que o governo brasileiro anunciava a revisão do Fundo Amazônia, criado em 2008.
A respeito do funcionamento do Fundo Amazônia, assinale a afirmação correta.
A) O Fundo capta investimentos para ações de prevenção, monitoramento, combate ao desmatamento e de promoção do uso sustentável da floresta amazônica.
B) Uma parte dos recursos angariados pelo Fundo é destinada a indenizar os investidores do agronegócio na Região Amazônica, cujas terras foram desapropriadas por razões de preservação ambiental.
C) O Fundo recebe empréstimos internacionais reembolsáveis graças aos lucros obtidos com as iniciativas de exploração sustentável da Amazônia.
D) A gestão do Fundo é realizada pelos estados integrantes da Amazônia Legal, responsáveis por captar os recursos, além de contratar e monitorar os projetos apoiados.
E) Os parceiros internacionais do Fundo mais comprometidos com a preservação da floresta amazônica são institutos governamentais dos Estados Unidos, da Noruega e da Alemanha.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 59
Como as democracias morrem
Desde o final da Guerra Fria, a maior parte dos colapsos democráticos não foi causada por generais e soldados, mas pelos próprios governos eleitos. Líderes eleitos subverteram as instituições democráticas em países como Venezuela, Hungria, Nicarágua, Filipinas, Rússia e Turquia, entre outros.
O retrocesso democrático hoje começa nas urnas. Não há tanques nas ruas. Constituições e outras instituições nominalmente democráticas restam vigentes e as pessoas ainda votam. Autocratas eleitos mantêm um verniz de democracia enquanto corroem a sua essência. Muitos esforços do governo para subverter a democracia são “legais”, no sentido de que são aprovados pelo Legislativo ou aceitos pelos tribunais.
Eles podem até mesmo ser retratados como esforços para aperfeiçoar a democracia – tornar o Judiciário mais eficiente, combater a corrupção ou limpar o processo eleitoral. Os jornais continuam a ser publicados, mas são intimidados e levados a se autocensurar. A erosão da democracia é, para muitos, quase imperceptível.
Adaptado de LEVITSKY, Steven e ZIBLATT, Daniel.
Como as democracias morrem.
Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p. 17-18.
(FGV-SP 2020) A partir do texto, relacione os indicadores do processo de erosão endógena das democracias aos exemplos apresentados.
1. Rejeição das regras do jogo democrático.
2. Negação da legitimidade dos oponentes políticos.
3. Redução das liberdades civis e da mídia.
4. Controle das instituições, como o Judiciário.
( ) Em 2018, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán modificou as normas de nomeação para a Suprema Corte, garantindo uma maioria de juízes alinhados a seu partido e com jurisdição sobre a lei eleitoral e o direito de manifestação.
( ) Em 2016, no último debate presidencial, Donald Trump declarou que não reconheceria o resultado das urnas, caso a oponente vencesse as eleições.
( ) A partir de 2016, o governo Erdoğan, na Turquia, usou a tentativa de golpe militar contra seu governo para antecipar as eleições e reprimir a oposição de jornalistas, funcionários públicos e políticos.
( ) A partir de 2017, Nicolás Maduro obteve, na Assembleia Nacional Constituinte, a cassação dos principais partidos políticos adversários e indiciou seus opositores como traidores da Venezuela.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo.
A) 2, 3, 1 e 4.
B) 4, 1, 3 e 2.
C) 1, 4, 2 e 3.
D) 2, 4, 3 e 1.
E) 4, 3, 2 e 1.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
QUESTÃO 60
(FGV-SP 2020) Leia os trechos a seguir sobre a conjuntura econômica brasileira dos últimos anos.
1. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu em junho de 2019 manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano. A Selic serve como referência para as demais taxas de juros cobradas de pessoas e de empresas.
g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/19/
2. O Congresso Nacional, em dezembro de 2016, votou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, para conter a trajetória crescente da dívida pública.
Adaptado de agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12
3. O saldo de entrada e saída de dólares do país ficou positivo em maio. As entradas superaram as saídas em US$ 346 milhões, informou o Banco Central do Brasil.
agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-0506
As notícias referem-se a medidas adotadas pelo poder público para gerenciar a economia do país e são exemplos, respectivamente, de política
A) cambial - tributária - monetária.
B) fiscal - monetária - orçamentária.
C) monetária - cambial - tributária.
D) monetária - fiscal – cambial.
E) orçamentária - monetária - fiscal.
GABARITO E RESOLUÇÃO.
COMENTÁRIOS