Questões Revisão ENEM CEV (3º Dia) com Gabarito e Resolução Em meio a pandemia de Coronavírus o Grupo CEV decidiu realizar revisões p...
Em meio a pandemia de Coronavírus o Grupo CEV decidiu realizar revisões para os seus alunos e a quem interessar possa no seu canal no YouTube.
A terceira edição dessa Revisão on-line do Grupo CEV foi realizada no dia 16 de maio, teve duração de mais de 2h30 e tratou de assuntos das disciplinas de Física (Prof. Edmundo), Química (Prof. Éder), Matemática (Prof. Dhiancarlo) e Biologia (Prof. Thárcio).
Questões foram tratadas e disponibilizadas gratuitamente, então, nós decidimos trazer essas questões e suas respetivas explicações para que você também possa aproveitar desse conteúdo de qualidade.
Para tanto, basta clicar em "Gabarito" da sua questão de interesse (abaixo). Você terá acesso ao vídeo iniciando exatamente no tempo da questão na página que abrirá.
VEJA TAMBÉM:
- Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução
FÍSICA
Prof. Edmundo
Sabe-se que a pressão atmosférica diminui com a altitude, e essa diminuição causa alterações no comportamento do organismo humano.
Numa altura de aproximadamente 2500m acima do nível do mar, o organismo humano pode apresentar aumento na frequência cardíaca, dor de cabeça, náuseas, dificuldade para respirar, além de outros sintomas.
O gráfico a seguir fornece o comportamento da pressão atmosférica em relação à altitude.
Observe o gráfico e assinale a alternativa correta.
A) Em uma variação de altitude do nível do mar até uma altura de 1km observa-se, no gráfico, uma alteração de pressão como a observada em uma variação da altitude de 7km até 8km, pois a densidade do ar é a mesma em qualquer altitude.
B) Em uma variação de altitude do nível do mar até uma altura de 1km, observa-se, no gráfico, uma alteração de pressão menor que a observada em uma variação da altitude de 7 km até 8 km, pois a densidade do ar diminui com o aumento da altitude.
C) Em uma variação de altitude do nível do mar até uma altura de 1 km, observa-se, no gráfico, uma alteração de pressão maior que a observada em uma variação da altitude de 7 km até 8 km, pois a densidade do ar diminui com o aumento da altitude.
D) O organismo humano pode sofrer alterações no seu comportamento quando a pressão atmosférica a que está submetido é de aproximadamente 0,9 atm.
E) A curva apresentada no gráfico não é uma reta, pois a densidade do ar é constante, independentemente da altitude.
GABARITO.
QUESTÃO 02
No dia 10 de abril de 2019, foi publicada a primeira imagem de um buraco negro.
Essa imagem foi produzida por uma rede de telescópios como resultado do projeto Event Horizon Telescope, realizado pela Fundação Nacional de Ciências (National Science Fundation).
O buraco negro fotografado possui uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a massa do Sol, e se encontra a 5 milhões de anos-luz da Terra.
Considere que:
- 1 ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano;
- 1 ano é aproximadamente igual a 3,0 x 10⁷s;
- a velocidade da luz é igual a 3,0 x 10⁵km/s;
Sendo assim, a distância do buraco negro observado em relação à Terra é de
A) 5,9 x 10²⁵ m.
B) 4,5 x 10²² m.
C) 1,5 x 10¹⁵ m.
D) 9,0 x 10¹⁵ m.
E) 1,5 x 10¹⁴ m.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Parque Eólico de Osório, RS.
O Parque Eólico de Osório é o maior da América Latina e o segundo maior do mundo em operação. Com capacidade produtiva total de 150 MW, tem potência suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de energia elétrica de cerca de 650 mil pessoas.
(www.osorio.rs.gov.br. Adaptado.)
Considere agora a combustão completa do metano, principal componente do gás natural, cuja entalpia de combustão completa é cerca de -9 x 10² kJ/mol, e que as transformações de energia nessa combustão tenham eficiência ideal, de 100%.
Para fornecer a mesma quantidade de energia obtida pelo Parque Eólico de Osório quando opera por 1 hora com sua capacidade máxima, uma usina termoelétrica a gás necessitaria da combustão completa de uma massa mínima de metano da ordem de
A) 10 t.
B) 5 t.
C) 25 t.
D) 15 t.
E) 20 t.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Nas engenharias metalúrgica, mecânica e de materiais, o processo de têmpera é muito utilizado para conferir dureza aos materiais. Esse processo consiste em submeter o material a um resfriamento brusco após aquecê-lo acima de determinadas temperaturas. Isso causa o surgimento de tensões residuais internas, provocando um aumento da dureza e resistência do material.
Nos laboratórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie um aluno deseja realizar a têmpera de uma barra de ferro, cuja massa vale 1000 g. A peça é então colocada em um forno de recozimento durante o tempo suficiente para que ocorra o equilíbrio térmico.
Em seguida é retirada e rapidamente imersa em um tanque com 10.000 g de óleo, cujo calor específico sensível vale 0,40 cal/gºC. Sabendo que o calor específico sensível do ferro tem valor aproximado de 0,11 cal/gºC, e que a temperatura do óleo muda de 28 ºC para 38 ºC a temperatura do forno no momento em que a barra é retirada vale aproximadamente, em ºC
A) 100.
B) 200.
C) 300.
D) 400.
E) 500.
GABARITO.
QUÍMICA
Prof. Éder
QUESTÃO 01
Um dos compostos usados durante a Guerra do Vietnã foi o TCDD (tetraclorodioxina), também chamado de agente laranja.
Sua fórmula estrutural é representada a seguir, e seu uso como arma química pelos estadunidenses foi muito condenado pela ONU, pois, além dos efeitos imediatos, como queimaduras e morte, há os efeitos que acontecem a longo prazo, como o câncer.
Sobre esse composto, assinale a alternativa correta.
A) Trata-se de um composto polar, que pode penetrar na corrente sanguínea, causando leucemia.
B) A TCDD é lipofóbico, por esse motivo apresenta efeitos tóxicos a longo prazo.
C) As funções químicas presentes nesse composto são: éster e haleto orgânico.
D) A polaridade da molécula do TCDD é explicada pela simetria que ela apresenta.
E) A solubilidade desse composto em água é muito alta, devido às interações do tipo ligações de hidrogênio com os oxigênios da molécula.
GABARITO.
QUESTÃO 02
O gás metano é muito utilizado no dia a dia como gás de cozinha, podendo ser fornecido em botijão ou por tubulações. A reação de combustão do metano é:
CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g)
Se, por algum motivo, determinada casa começar a utilizar o gás butano em vez do gás metano, a reação de combustão a ser considerada seria:
2 C4H10(g) + 13 O2(g) → 8 CO2(g) + 10 H2O(g)
Ao considerar que um combustível 2 vezes mais poluente do que outro seria um combustível que, em mesmo volume que esse outro, libera o dobro da quantidade de dióxido de carbono, pode-se afirmar que o butano é
A) 2 vezes mais poluente do que o metano.
B) 2 vezes menos poluente do que o metano.
C) 4 vezes mais poluente do que o metano.
D) 4 vezes menos poluente do que o metano.
E) 8 vezes mais poluente do que o metano.
GABARITO.
QUESTÃO 03
O poli(álcool vinílico) (PVA) é a resina sintética, solúvel em água, produzida em maior volume no mundo. Foi obtido pela primeira vez em 1924, por Herrman e Haehnel, pela hidrólise ácida do poli(acetato de vinila), que é a forma de obtenção comercial utilizada até hoje.
Por suas excelentes propriedades, o PVA tem sido utilizado em um grande número de aplicações industriais. Este polímero é um excelente adesivo, possui boa resistência a solventes, óleos e graxas e sua resistência à passagem de oxigênio é superior à de qualquer polímero conhecido.
Aranha, I. B.; Lucas, E. F. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 11, nº 4, p. 174-181, 2001
Segundo a equação a seguir, a hidrólise do poli(acetato de vinila) forma os compostos A e B.
Sobre a reação, é correto afirmar:
A) O ácido acético (composto A) é menos solúvel em água que o poli(acetato de vinila), pois seus grupos hidroxilas não fazem ligações de hidrogênio com a água.
B) O ácido acético (composto B) é menos solúvel em água que o poli(acetato de vinila), pois seus grupos hidroxilas não fazem ligações de hidrogênio com a água.
C) O poli(álcool vinílico) (composto A) é mais solúvel em água que o poli(acetato de vinila), pois seus grupos hidroxilas podem fazer ligações de hidrogênio com a água.
D) O poli(álcool vinílico) (composto B) é mais solúvel em água que o poli(acetato de vinila), pois seus grupos hidroxilas podem fazer ligações de hidrogênio com a água.
GABARITO.
MATEMÁTICA
Prof. Dhiancarlo
QUESTÃO 01
Em um teste para uma nova modalidade de corrida tripla, uma equipe de três corredores deve se revezar da seguinte forma: o primeiro percurso é feito de motocicleta, em um rali, por um membro da equipe; o segundo percurso deve ser feito de bicicleta, numa corrida em estrada, por outro membro da equipe; o terceiro percurso é feito a pé, em uma pista urbana, pelo último membro da equipe.
Considerando que o primeiro atleta correu metade do percurso total mais 37 km; o segundo atleta correu metade do que faltava mais 27 km; o terceiro atleta correu metade do restante mais 17 km, pisou em falso, se machucou e saiu da corrida a 2 km do seu fim, qual a distância total, em km, percorrida pela equipe que completar a prova?
A) 81 km.
B) 82 km.
C) 166 km.
D) 167 km.
E) 334 km.
GABARITO.
QUESTÃO 02
Uma loja virtual realiza uma promoção com o seguinte anúncio:
Outra promoção que a loja poderia fazer, oferecendo o mesmo desconto percentual, é
A) Leve duas e pague uma.
B) Leve três e pague uma.
C) Leve três e pague duas.
D) Leve quatro e pague três.
E) Leve quatro e pague um.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Quando os meteorologistas dizem que a precipitação da chuva foi de 1mm, significa que houve uma precipitação suficiente para que a coluna de água contida em um recipiente que não se afunila como, por exemplo, um paralelepípedo reto-retângulo, subisse 1mm.
Essa precipitação, se ocorrida sobre uma área de 1m², corresponde a 1 litro de água.
O esquema representa o sistema de captação de água da chuva que cai perpendicularmente à superfície retangular plana e horizontal da laje de uma casa, com medidas 8m por 10 m.
Nesse sistema, o tanque usado para armazenar apenas a água captada da laje tem a forma de paralelepípedo reto-retângulo, com medidas internas indicadas na figura a seguir.
Estando o tanque de armazenamento inicialmente vazio, uma precipitação de 10 mm no local onde se encontra a laje da casa preencherá
A) 40% da capacidade total do tanque.
B) 60% da capacidade total do tanque.
C) 20% da capacidade total do tanque.
D) 10% da capacidade total do tanque.
E) 80% da capacidade total do tanque.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Observe na imagem uma pirâmide de base quadrada, seccionada por dois planos paralelos à base, um contendo o ponto A e o outro o ponto B. Esses planos dividem cada aresta lateral em três partes iguais.
Considere as seguintes medidas da pirâmide:
- altura = 9 cm;
- aresta da base = 6 cm;
- volume total = 108 cm³.
O volume da região compreendida entre os planos paralelos, em cm³, é
A) 26.
B) 24.
C) 28.
D) 30.
GABARITO.
BIOLOGIA
Prof. Thárcio
QUESTÃO 01
Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento:
Colocou 200 mℓ de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 mℓ, enquanto pelo papel dobrado foi de 12 mℓ.
Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de
A) manter o volume de absorção.
B) aumentar a superfície de absorção.
C) diminuir a velocidade de absorção.
D) aumentar o tempo de absorção.
E) manter a seletividade na absorção.
GABARITO.
QUESTÃO 02
Nunca se viram tantos gêmeos e trigêmeos. As estatísticas confirmam a multiplicação dos bebês, que resulta da corrida das mamães às clínicas de reprodução. O motivo pelo qual a reprodução assistida favorece a gestação de mais de uma criança é a própria natureza do processo.
Primeiro, a mulher toma medicamentos que aumentam a fertilidade e, em consequência, ela libera diversos óvulos em vez de apenas um. Os óvulos são fertilizados em laboratório e introduzidos no útero. Hoje, no Brasil, permite-se que apenas quatro embriões sejam implantados – justamente para diminuir os índices de gravidez múltipla.
(Veja, 30 de março de 2011.)
Suponha que uma mulher tenha se submetido ao tratamento descrito na notícia, e que os quatro embriões implantados em seu útero tenham se desenvolvido, ou seja, a mulher dará à luz quadrigêmeos. Considerando-se um mesmo pai para todas as crianças, pode-se afirmar que
A) a probabilidade de que todas sejam meninas é de 50%, que é a mesma probabilidade de que todos sejam meninos.
B) a probabilidade de as crianças serem do mesmo sexo é de 25%, e a probabilidade de que sejam dois meninos e duas meninas é de 50%.
C) embora as crianças possam ser de sexos diferentes, uma vez que se trata de gêmeos, serão geneticamente mais semelhantes entre si do que o seriam caso tivessem nascidas de gestações diferentes.
D) as crianças em questão não serão geneticamente mais semelhantes entre si do que o seriam caso não fossem gêmeas, ou seja, fossem nascidas de quatro diferentes gestações.
E) as crianças serão gêmeos monozigóticos, geneticamente idênticos entre si e, portanto, todas do mesmo sexo.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C.
Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os seguintes dados:
O gráfico demonstra relações ecológicas distintas entre as espécies envolvidas, bem como fatores de controle do potencial biótico entre elas, logo a espécie
A) A favorece C e prejudica B.
B) B favorece A e prejudica C.
C) C favorece B e prejudica A.
D) B favorece A e prejudica C.
E) C favorece A e prejudica B.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica.
Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica. Células haploides de uma Angiosperma podem ser observadas no(a)
A) endosperma da semente e no tubo polínico.
B) saco embrionário e na parede da antera.
C) parede do ovário e no grão de pólen.
D) interior do óvulo e no grão de pólen.
E) pistilo e no filete do estame.
GABARITO.
COMENTÁRIOS