Questões UPE 2020 Filosofia com Gabarito Questões de: - Português - Matemática - Física - Inglês - Espanhol - Filosofia - ...
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FILOSOFIA
QUESTÃO 39
(UPE 2020) Atente ao texto e à figura a seguir sobre o pensamento mítico:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=o+pensamento
+mítico&client Acesso em: jul., 2019.
A Filosofia se constituiu por meio de uma passagem do mito ao logos (a razão). Antes do surgimento da Filosofia, a explicação para as questões humanas era fornecida pelos mitos. Podemos conhecer essas explicações lendo obras como Odisseia ou Ilíada, de Homero.
(DIMENSTEIN, Gilberto. Dez Lições de Filosofia. São Paulo: FTD, 2008, p. 27.)
Com base na figura e na citação acima, o autor ressalta o valor do pensamento mitológico para a explicação acerca das questões humanas. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
a) o pensamento mítico provém mais de regras lógicas e racionais de pouco sentido para as questões humanas.
b) o mito expressa o conhecimento de que o homem é senhor de si mesmo, de que é independente do mundo conhecido.
c) as explicações fornecidas pelos mitos são incoerentes e sem nenhum sentido para as questões humanas.
d) o pensamento mítico compreende uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo e na realidade vivida, dando sentido às questões humanas.
e) a passagem do mito ao logos se constitui o verdadeiro sentido do pensamento mítico.
GABARITO.
QUESTÃO 40
(UPE 2020) Sobre a gênese do conhecimento filosófico, considere o texto e a figura a seguir:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=
genese+do+pensamento+filosófico&client
Acesso em: jun., 2019.
A filosofia nasceu não na Grécia propriamente dita, mas, nas colônias gregas do Oriente e do Ocidente, a saber, na Jônia e na Magna Grécia.
(MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus, 1981, p. 17.)
O autor aponta que a origem da filosofia surge nas colônias gregas. Então, a filosofia grega nasceu procurando desenvolver o saber
a) alegórico.
b) irracional.
c) científico.
d) analógico.
e) racional.
GABARITO.
QUESTÃO 41
Leia o texto a seguir:
O pensamento grego
Sócrates, o homem que sabia perguntar. O próprio Sócrates, porém, não deixou nada escrito, e o que se sabe dele e de seu pensamento vêm dos textos de seus discípulos e de seus adversários.
(CONTRIM, Gilberto. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 93.) Adaptado.
(UPE 2020) O autor retrata, no âmbito do conhecimento filosófico, a singularidade das ideias de Sócrates. Nessa perspectiva, a filosofia socrática salienta o valor
a) da natureza.
b) do diálogo.
c) da mítica.
d) da escrita.
e) da ciência.
GABARITO.
QUESTÃO 42
(UPE 2020) No que se refere à condição humana e à cultura, observe o texto e a figura a seguir:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=a+condição+humana+e+a+cultura
Acesso em: jul., 2019.
A cultura pode ser considerada um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes, que modelam uma sociedade.
(COTRIM, Gilberto. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 15.)
Sobre a temática do homem como ser cultural e biológico, é CORRETO afirmar que
a) a ação humana se esgota na sua dimensão prática e prescinde dos símbolos.
b) a dimensão cultural abrange um amplo conjunto de símbolos, declinando dos valores que modelam uma sociedade.
c) o homem produz bens simbólicos, que o ajudam a dar significado ao mundo por ele produzido.
d) os valores e as atitudes são irrelevantes no tocante à condição humana e à cultura.
e) a cultura está sempre separada do universo existencial concreto do ser humano.
GABARITO.
QUESTÃO 43
(UPE 2020) Atente ao texto e à figura a seguir acerca da dimensão humana e do pensamento filosófico:
Disponível em: https://www.google.com/search?
q=a+dimensão+humana+e+o+pensamento Acesso em: jul., 2019.
Graças à filosofia, os valores fundados na razão passam a orientar a vida das pessoas, individualmente e em comunidade. Nos séculos VI e V a.C., os pensadores gregos começam a tomar consciência de que os bons e maus resultados da organização da cidade dependem das relações sociais.
(CORDI, Cassiano; SANTOS, Antônio Raimundo e Outros.
Para Filosofar. São Paulo: Scipione, 2000, p. 17.)
O texto e a figura acima retratam a importância que tem para as pessoas a reflexão filosófica, na forma de conduzir bem as construções humanas. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
a) a dimensão humana e o pensar filosófico são fundamentais para um novo conceito de responsabilidade nas construções humanas.
b) o pensamento filosófico está descentrado na boa condução das construções humanas.
c) os valores fundados na razão são secundários para a organização das relações sociais.
d) o pensamento filosófico grego tem ínfima importância sobre a dimensão humana e a organização das relações sociais.
e) os pensadores gregos têm pouco a contribuir para a tomada de consciência crítica no âmbito das relações sociais.
GABARITO.
QUESTÃO 44
(UPE 2020) Considere o seguinte texto acerca do pensamento filosófico:
A filosofia propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão. Mas não qualquer reflexão. O homem comum, no cotidiano da vida, é levado a momentos de parada, a fim de retomar o significado de seus atos e pensamentos, e nessa hora é solicitado a refletir. Entretanto, ainda não é filosofia rigorosa o que ele faz.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires.
Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna,
1993, p. 74.) Disponível em: https://www.google.com/search?q=a+reflexão+filosófica+ou+pensamento+filosófico
Acesso em: jun., 2019.
Com relação à temática do pensamento filosófico, é CORRETO afirmar que
a) no pensamento filosófico, o objeto de reflexão é a simples observação.
b) na filosofia propriamente dita, os atos e pensamentos são de pouca monta.
c) no pensamento filosófico, o pensar é questionado sem reflexão.
d) no pensamento filosófico, é necessário justificar com a dimensão argumentativa.
e) na filosofia propriamente dita, o argumento é posto em causa prescindindo do ato de refletir.
GABARITO.
FILOSOFIA
QUESTÃO 39
(UPE 2020) Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosófico:
O questionamento filosófico surge, pois, de um sentimento de surpresa, de estupefação e de susto diante do que aparece e se deixa estar aqui junto a nós. Aos poucos, porém, vamos assimilando uma determinada interpretação, aquela precisamente do mundo em que vivemos.
(BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar.
Petrópolis: Vozes, 1991, p. 168.)
O autor salienta a singularidade do conhecimento filosófico; de início, com a estupefação e, depois, com o primado da dimensão interpretativa. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) No conhecimento filosófico, a interpretação dispensa a estupefação.
b) O questionamento filosófico independe da estupefação.
c) O questionamento filosófico surge de uma determinada interpretação, declinando da estupefação.
d) Para o conhecimento filosófico, é imprescindível surgir um sentimento de surpresa e, paulatinamente, uma determinada interpretação.
e) No âmbito do conhecimento filosófico, a surpresa é suficiente.
GABARITO.
QUESTÃO 40
(UPE 2020) Considere o seguinte texto no que se refere à filosofia na história:
Os pensadores gregos pré-socráticos, assim chamados porque antecederam historicamente a Sócrates, são também conhecidos como filósofos da natureza, e essa primeira fase do pensamento grego é chamada de naturalista.
(CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, 2002, pp. 30-31)
Na trajetória filosófica nessa fase da história, as ideias dos filósofos estão conectadas com o mundo exterior, cujo intento é encontrar o princípio de todas as coisas. Sobre isso, é CORRETO afirmar que,
a) quando a investigação filosófica se ocupa fundamentalmente da origem do mundo, o período é denominado de cosmológico.
b) quando a investigação filosófica gira em torno das questões da natureza, o período é denominado de antropológico.
c) no período pré-socrático, o enfoque da investigação está fundamentalmente vinculado à política e às técnicas para o controle da natureza.
d) nessa primeira fase do pensamento grego, a cosmogonia tem primazia sobre a cosmologia.
e) com os pensadores gregos pré-socráticos, as explicações acerca da natureza têm valor secundário, e o enfoque de suas ideias recai sobre a mítica.
GABARITO.
QUESTÃO 41
(UPE 2020) Sobre a filosofia como o mais alto grau de conhecimento, considere o texto a seguir:
O conhecimento filosófico, enfim, é a mais alta expressão da necessidade de saber. É uma ciência, enquanto quer conhecer as coisas por suas causas. Mas, ao passo que todas as outras ciências se restringem a descobrir as causas mais imediatas, a Filosofia tem por fim descobrir as causas mais universais, isto é, as causas primeiras de todas as coisas.
(JOLIVET, R. Curso de Filosofia. Rio de Janeiro, 1990, p. 20.)
Na citação acima, o autor dimensiona a singularidade do saber filosófico como o mais alto grau de conhecimento, ou seja, retrata que os problemas da ciência não são os mesmos da Filosofia. No tocante a essa temática, é CORRETO afirmar que
a) o saber filosófico é um saber de algumas coisas, um saber imediato.
b) o saber filosófico é um saber que se evidencia nas causas mais imediatas, um saber individual.
c) o conhecimento filosófico é uma ciência que se restringe a descobrir as causas imediatas de todas as coisas de ordem prática.
d) o conhecimento das outras ciências e o saber filosófico são idênticos na descoberta das causas.
e) o saber filosófico é um saber pelo saber; é um saber pelas causas e pelos princípios das coisas.
GABARITO.
QUESTÃO 42
(UPE 2020) Sobre a filosofia e a dimensão cultural do humano, atente à figura e ao texto a seguir:
Disponível em: https://www.google.com/search?client=firefox- Acesso em: jul., 2019.
(...) Certamente, o homem sempre fez cultura porque é essencialmente um ser cultural, e não um ser natural. Mas somente durante os últimos decênios, tomou consciência dessa verdade, a tal ponto que fez dela tema privilegiado da reflexão filosófica.
(MONDIN, B. Introdução à filosofia. São Paulo:
Paulinas, 1980, p. 177.) Adaptado.
Na citação acima, o autor sinaliza o primado da reflexão filosófica no âmbito do estudo da dimensão cultural do humano. Com relação a essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
a) A dimensão da cultura é para o homem algo acidental.
b) O homem é pré-fabricado enquanto ser cultural.
c) Os valores são elementos constitutivos fundamentais de toda cultura.
d) A dimensão cultural prescinde da reflexão filosófica no projeto formativo do humano.
e) No âmbito da reflexão filosófica, o interesse por todas as manifestações culturais tem ínfima importância.
GABARITO.
QUESTÃO 43
(UPE 2020) Considere a imagem e o texto seguintes sobre a esfera do problema político e social:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=
tela+de+candido+portinari+os+retirantes Acesso em: jul., 2019.
Com frequência as pessoas não resistem ao individualismo, que reduz a complexidade das relações humanas à esfera dos negócios e da vida familiar, bastando ao bom cidadão o cumprimento das obrigações particulares. (Será que o mundo não vai além do meu jardim?).
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires.
Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992, p. 137.)
No âmbito do estudo filosófico, a dimensão política tem significado singular para uma leitura crítica na atividade que diz respeito à vida pública. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que
a) o valor da política fica restrito ao cumprimento das obrigações particulares.
b) a dimensão política permeia a complexidade das relações humanas de múltiplas maneiras.
c) o primado da esfera política declina do conceito de poder.
d) a ação política é exclusividade de uma determinada classe social.
e) o intento da esfera política e social diz respeito à vida individual.
GABARITO.
QUESTÃO 44
(UPE 2020) Com referência à consciência crítica e à filosofia na história, atente à figura e ao texto a seguir:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=
a+historia+da+filosofia+e+sócrates Acesso em: jul., 2019.
O filósofo Sócrates meditava sobre os problemas da vida cotidiana, as técnicas dos artesãos e a política. Voltando sua atenção para o problema do homem, Sócrates faz uma análise minuciosa das qualidades individuais e das virtudes humanas.
(HUISMAN, Denis. Compêndio moderno de filosofia.
Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987, p. 26.) Adaptado.
Na história da filosofia, o modelo da reflexão filosófico de Sócrates está no método da
a) experimentação.
b) verificação.
c) maiêutica.
d) contemplação.
e) abdução.
GABARITO.
FILOSOFIA
QUESTÃO 35
(UPE 2020) Sobre o Paradigma da Modernidade, atente ao texto a seguir:
Disponível em: www.google.com/search?q=o+
homem+moderno+e+a+ciencia
Acesso em: jul., 2019.
Na aprendizagem científica, o homem moderno toma a realidade, submete-a a projetos de medidas e cálculos, dá-lhe outra existência. Gosta de comportar-se como razão que está sempre medindo e calculando. Pela ciência, queremos ser criadores de um mundo que esteja totalmente sob nosso domínio e controle.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar.
Petrópolis: Vozes, p. 102, 1991.
O texto acima retrata a dimensão que a aprendizagem científica significa para o desenvolvimento da ciência moderna. O projeto da ciência, tanto em sua necessidade de acabamento quanto em seu princípio, opõe-se absolutamente à opinião. No âmbito dessa temática, é CORRETO afirmar que
a) a formação do espírito científico está vinculada à opinião.
b) o projeto da ciência opõe-se à razão que a calcula.
c) a revolução científica moderna tem por origem a interpenetração entre técnica e religião.
d) a leitura científica da realidade está atrelada aos sistemas geométrico e matemático.
e) o homem moderno toma a realidade, submetendo-a a projetos da fé e da contemplação.
GABARITO.
QUESTÃO 36
(UPE 2020) Na temática da Lógica, observe o texto a seguir:
Sobre a Natureza do silogismo
O silogismo é um argumento pelo qual, de um antecedente que une dois termos a um terceiro, se tira um consequente, que une estes dois termos entre si.
(JOLIVET, R. Curso de Filosofia, 1990, p. 47)
Disponível em: https://www.google.com/
search?q=silogismo&client Acesso em: jul., 2019.
O autor retrata acima, de forma clara e sucinta, uma definição de silogismo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) Todo silogismo regular é constituído de três proposições nas quais os três termos são comparados dois a dois.
b) Todo silogismo regular é constituído de duas proposições nas quais os dois termos são combinados dois a dois.
c) Todos os silogismos regulares não são constituídos de proposições nem comparados dois a dois.
d) O silogismo regular não é uma forma especial de argumento.
e) Todo silogismo irregular é constituído de uma proposição na qual os dois termos estão combinados um com o outro.
GABARITO.
QUESTÃO 37
(UPE 2020) Com relação à Moral, Ciência normativa, leia o seguinte texto:
A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia, que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando:
Introdução à Filosofia, 1996, p. 274.)
Analise os seguintes itens referentes a esse assunto:
I. Em toda cultura e em cada sociedade, institui-se uma moral, ou seja, valores concernentes ao bem e ao mal.
II. Responsabilidade e consciência são condições dispensáveis da vida ética.
III. O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações.
IV. A moral é a ciência da ética.
Está CORRETO o que se afirma
a) apenas em I, II e IV.
b) apenas em II, III e IV.
c) apenas em I e III.
d) em I, II, III e IV.
e) apenas em IV.
GABARITO.
QUESTÃO 38
(UPE 2020) Considere este texto relativo às Circunstâncias do Nascimento da Ciência Moderna:
A ciência não nasceu do desejo de adquirir um poder sobre as coisas, mas do desejo de conhecer a verdade. O desejo de verdade, essa fonte de dignidade humana, está na origem da ciência moderna e explica seu caráter; conhecer é a soberana prerrogativa da liberdade humana.
(JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna,
Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 35.)
O autor exprime acima, de forma clara e distinta, categorias pontuais sobre o Paradigma da Modernidade, ou seja, o nascimento da Ciência Moderna. Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que
a) no desejo de conhecer a verdade, a ciência moderna só nasceu mesmo, de verdade, com o matemático, astrônomo e físico Galileu Galilei.
b) no desejo de conhecer o poder, a ciência moderna só nasceu mesmo com o filósofo Aristóteles.
c) a ciência moderna segue o modelo do universo geocêntrico de Aristóteles.
d) na origem da ciência moderna, a concepção do universo é substituída pela do cosmos, conjunto fechado, ligado pela pluralidade de suas leis.
e) na ciência moderna, o desejo de verdade está vinculado à fonte da pura contemplação, declinando da experimentação.
GABARITO.
QUESTÃO 39
(UPE 2020) Com relação ao raciocínio e ao argumento, leia o texto a seguir:
O silogismo é o conteúdo mental do ato de raciocinar. No âmbito do raciocínio, podemos distinguir sempre o antecedente e o consequente.
Fonte: R. Jolivet. Curso de Filosofia.
Sobre essa temática, observe o seguinte argumento:
Todo mamífero é mortal.
Todo gato é mamífero.
Logo, todo gato é mortal.
Esse tipo de inferência expressa o raciocínio
a) Hipotético.
b) Indutivo.
c) Falacioso.
d) Abdutivo.
e) Dedutivo.
GABARITO.
QUESTÃO 40
(UPE 2020) Atente ao texto a seguir referente à concepção filosófica da liberdade humana:
Sartre afirma que estamos condenados à liberdade. É ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatória. Para o filósofo, é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado)
A autora salienta acima o enfoque filosófico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre. Sobre esse enfoque, é CORRETO afirmar que tais ideias estão alinhadas à concepção
a) essencialista.
b) materialista.
c) existencialista.
d) espiritualista.
e) realista.
GABARITO.
QUESTÃO 41
(UPE 2020) Em relação à questão democrática, leia o seguinte texto e observe a imagem:
A palavra democracia vem do grego demos ("povo") e Kratia, de krátos ("governo", "poder", "autoridade"). Os atenienses são o primeiro povo a elaborar teoricamente o ideal democrático, dando ao cidadão a capacidade de decidir os destinos da pólis (cidade-estado grega).
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS,
Maria Helena Pires. Filosofando, 1996, p. 181.)
Disponível em: https://www.google.com/
search?q=democracia+grega&client= Acesso em: jul., 2019.
A autora retrata acima a origem da palavra democracia. Desde seu nascedouro, o sentido do termo tem se transformado ao longo do tempo. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que o
a) ideal democrático reaparece na história, com sentidos iguais, ora no liberalismo, ora exaltando os ideais do anarquismo.
b) ideal democrático reaparece na história, com sentidos diferentes, ora no progressismo, ora nos ideais do liberalismo, ora nos ideais do socialismo.
c) real democrático não reaparece na história, com sentidos diferentes. A democracia é unidirecional.
d) real democrático reaparece na história, com sentidos iguais. A realidade democrática é autocrática.
e) ideal democrático reaparece na história, com sentidos iguais. O ideal democrático é plutocrático.
GABARITO.
QUESTÃO 42
Observe o texto a seguir:
As questões éticas fundamentais – como as que concernem às relações entre responsabilidade, liberdade e necessidade – devem ser abordadas a partir de pressupostos filosóficos básicos.
(VÃZQUEZ, Adolfo Sãnchez. Ética. Rio de Janeiro, 1997, p. 17)
Disponível em: https://www.google.com/search?q=ética&client
Acesso em: jul., 2019.
(UPE 2020) O autor salienta acima algumas categorias representativas no que concerne à Filosofia Moral. Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. O problema concernente à responsabilidade moral depende, para sua solução, das relações entre liberdade e necessidade.
II. A liberdade e a necessidade são categorias representativas que estão à margem da Filosofia Moral.
III. Na Filosofia Moral, o comportamento moral é inconsciente, livre e irresponsável na ação moralmente correta.
IV. A Filosofia Moral pressupõe um duplo objetivo: elaborar princípios que norteiam os homens para a ação moralmente correta e refletir sobre os sistemas morais.
Estão CORRETOS
a) apenas III e IV.
b) apenas II e IV.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.
GABARITO.
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