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Questões UPE 2020 História com Gabarito
Questões de:
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HISTÓRIA
QUESTÃO 21 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) Para o historiador François Hartog, “sem conceitos, não se vê nada, no sentido próprio, e se faz História narrativa. O trabalho do historiador é justamente encontrar a especificidade de seu terreno de estudo, isto é, o que é geral e particular ao mesmo tempo: tornar o indivíduo inteligível.”
(Apud COSTA. Reflexões sobre a historiografia da História Antiga:
apresentação de perspectivas de estudo para o Egito Antigo, p. 1325).
Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/
xviieeh/xviieeh/paper/viewFile/3488/2619
Acesso em: mai., 2019.
Com base nessa leitura, é CORRETO afirmar que a tarefa do historiador é
a) simplesmente elencar os fatos, sem questioná-los.
b) utilizar noções para interpretar os fatos coerentemente.
c) usar a narrativa para distorcer os fatos e doutrinar os leitores.
d) montar teorias da conspiração para desvendar sentidos ocultos.
e) fazer de seu ofício um instrumento meramente político-partidário.
GABARITO.
QUESTÃO 22 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) O Parque Nacional do Catimbau está localizado em Buíque, Pernambuco, e sobre ele escreveu Ricardo José Neves Barbosa: “é duplamente importante para a composição parcial do quadro das migrações pré-históricas nordestinas.
No plano macro, permite visualizar a região como área de passagem (...) aceitando-se o deslocamento de grupos humanos da calha do São Francisco para o Seridó (...). No plano micro, possibilita a identificação das ‘fronteiras gráficas de passagem’, resultantes do fluxo de grupos culturalmente distintos para a região (...).”
(BARBOSA. As pinturas rupestres da área arqueológica Vale do
Catimbau Buíque, Pernambuco: estudo das fronteiras
gráficas de passagem, p. 24 (adaptado). Disponível
em: https://repositorio.ufpe.br/handle/
123456789/728 Acesso em: mai., 2019.
Conforme as informações presentes no texto sobre as populações pré-históricas nordestinas, é CORRETO afirmar que
a) eram sedentárias, evitando deslocamentos.
b) desconheciam a estrutura geográfica da região.
c) utilizavam os cursos fluviais como importantes vias de deslocamento.
d) se deslocavam, mais ou menos, conforme os atuais territórios dos estados.
e) compreendê-las é impossível, pois não deixaram quaisquer registros escritos.
GABARITO.
QUESTÃO 23 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) Sobre a arte aborígene, escreveu Olívia Mindêlo:
A partir da cosmovisão dos habitantes originários do território australiano, uma pintura sozinha pode garantir o futuro de um povo inteiro, trazendo pistas em perspectiva aérea, por exemplo, sobre a localização de fontes secretas de água – dado precioso para quem vive em regiões desérticas, como são os nativos daquele país. Em outras palavras, o verbete sonho possui aqui uma semântica peculiar quando “materializada” entre tintas e telas.
Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/
210/o--pintar--aborígene-e-o--sonhar- Acesso em: dez., 2018.
As pinturas aborígenes australianas são uma das mais importantes manifestações da arte préhistórica. A essa arte, quais elementos, em termos gerais, NÃO devem ser vinculados?
a) Aspectos mítico-religiosos
b) Reflexos do complexo ideológico
c) Compreensões do mundo circundante
d) Realismo e ausência do elemento simbólico
e) Ancestralidade e percepção mágica do mundo
GABARITO.
QUESTÃO 24 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia os quadrinhos abaixo:
(UPE 2020) A qual importante filósofo da Antiguidade referem-se os quadrinhos?
a) Platão
b) Epicuro
c) Sócrates
d) Aristóteles
e) Santo Agostinho
GABARITO.
QUESTÃO 25 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) “O discurso de Heródoto aborda a relação envolvendo gregos e não gregos, trazendo para o primeiro plano os grupos étnicos considerados bárbaros por não usarem a língua grega como meio de comunicação. Entretanto (...) não deixa transparecer a conotação negativa de preconceitos étnicos devido à diferença na cor da pele.”
CÂNDIDO, Maria Regina. A África Antiga sob a ótica dos
clássicos gregos e o viés africanista, p. 24 (adaptado).
Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/
cadernoshistoria/article/view/15945/13450 Acesso em: maio, 2019.
Conforme o texto acima, é CORRETO afirmar que os gregos
a) rejeitavam os africanos como seres humanos.
b) desconheciam qualquer tipo de preconceito étnico.
c) percebiam a humanidade inteira como uma única família.
d) reputavam os africanos como intrinsecamente inferiores.
e) consideravam bárbaros aqueles que não falavam a língua grega.
GABARITO.
QUESTÃO 26 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia a imagem e o texto a seguir:
(UPE 2020) Em 2017, a rede inglesa BBC produziu um desenho animado chamado “Life in Roman Britain” (Vida na Bretanha Romana), de onde vem essa imagem. A representação de romanos de pele escura causou polêmica na época.
Sobre esse debate, a profa. Hella Eckardt afirmou: “Não há dúvida de que existiam pessoas de outras partes do mundo na Bretanha romana. Não sabemos, necessariamente, qual a cor de suas peles, mas sabemos que havia movimentos.
Temos norte-africanos confirmados na Muralha de Adriano, por exemplo”.
De acordo com esse texto, é CORRETO afirmar que
a) a diversidade étnica dos romanos é um fato comprovado.
b) a Bretanha não recebia imigrantes graças ao seu afastamento.
c) o Império romano era governado exclusivamente por italianos.
d) inexistiam movimentos populacionais dentro do Império Romano.
e) a Bretanha jamais foi conquistada pelos romanos, logo o debate é absurdo.
GABARITO.
QUESTÃO 27 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe a imagem a seguir:
É parte de uma pintura do século XV da Basílica de San Petronio
e mostra Maomé sendo torturado por demônios no inferno.
(UPE 2020) O que essa imagem nos revela sobre a visão cristã medieval a respeito do profeta do Islam?
a) Uma figura respeitada
b) Comparável a Jesus em santidade
c) Era uma importante figura histórica
d) Um perverso, precursor do Anticristo
e) Era simplesmente um desconhecido
GABARITO.
QUESTÃO 28 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe o meme a seguir:
(UPE 2020) Ele vem de uma página satírica do Facebook chamada Fevdo Ocioso, que utiliza memes para brincar com conteúdos medievais.
Qual prática social comum na Idade Média está nele representada?
a) A venda de relíquias
b) A confissão auricular
c) A venda de indulgências
d) A bênção dos pães e dos peixes
e) A corveia, dia de trabalho devido à Igreja
GABARITO.
QUESTÃO 29 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia o poema a seguir:
PADRÃO
O esforço é grande e o homem é pequeno.
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.
A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por-fazer é só com Deus.
E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
13-9-1918
Mensagem. Fernando Pessoa. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934.
(UPE 2020) Nesse poema de 1918, o poeta Fernando Pessoa recorda um momento fundamental para a história moderna. Qual seria esse momento?
a) O Monoteísmo
b) O Absolutismo
c) A Reforma Protestante
d) As Grandes Navegações
e) A Queda de Constantinopla
GABARITO.
QUESTÃO 30 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe a imagem a seguir:
(UPE 2020) Trata-se de imagem (c. 1630) feita por Zacharias Wagener, artista que esteve em Pernambuco a serviço do regime colonial holandês. Ela registra a(o)
a) inferioridade da cultura negra.
b) presença negra na América Portuguesa.
c) religiosidade colonial exclusivamente católica.
d) presença predominante de brancos na colônia.
e) quotidiano de guerras e conflitos na época colonial.
GABARITO.
HISTÓRIA
QUESTÃO 21
(UPE 2020) O contexto histórico de mudanças na estrutura política, econômica e social, pelas quais passava a sociedade brasileira do século XIX, contribuiu para o desenrolar da revolta de 1880, conhecida como Revolta do Vintém. Esse movimento, ocorrido no Rio de Janeiro, se deu em grande medida pelo aumento de um vintém sobre as passagens de bonde.
O perigo dos pobres: a Revolta do Vintém. Disponível em:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13593/13593_6.PDF
(Adaptado) Acesso em: mai., 2019.
Esse evento marcou a história social do Brasil, por apresentar como uma de suas motivações principais a(o)
a) abolição da escravidão.
b) queda do regime monárquico.
c) melhoria dos serviços públicos.
d) aumento do salário dos operários.
e) pleito de igualdade para os escravos libertos.
GABARITO.
QUESTÃO 22
Observe a imagem a seguir:
WAGENER, Zacharias. CARLO, Gian. Escravidão e bens no Recife no Limiar do século XIX.
Disponível em: Transversos, Rio de Janeiro, v. 02, n. 02, mar.-set. 2014, pp. 108-120.
(UPE 2020) Nela se demonstra a seguinte prática socioeconômica em Pernambuco:
a) o comércio de escravos.
b) a venda de indulgências.
c) a organização quilombola.
d) o mercado de especiarias.
e) a venda de índios aldeados.
GABARITO.
QUESTÃO 23
Leia o texto a seguir:
“Esta é a ocasião, ó Pernambucanos
De mostrar que somos livres e somos fortes
Melhor é pela Pátria sofrer mil mortes
Que ser escravos de Déspotas Tiranos
Basta de ferros sofrer, basta de enganos
Vinguemos a Pátria, unamos as sortes
Perca-se fazendas, vidas e consortes
Morram os Déspotas, fiquemos ufanos
Temos Bahia, Ceará e Maranhão
Que podemos dispor à nossa vontade
Quebre-se do Soberano o cruel grilhão
Extinga-se do Brasil a majestade
Basta de servilismo, basta de opressão
Viva a República, viva a Liberdade”.
Poema anônimo. S/D. Arquivo Nacional (RJ), no Fundo Confederação do Equador.
In: ALARCÃO, Janine Pereira de Sousa. O saber e o fazer:
República, Federalismo e Separatismo na Confederação do Equador.
Dissertação de Mestrado em História, UNB, 2006.
(UPE 2020) Tem-se como principal objetivo político defendido pelo movimento pernambucano o(a)
a) fortalecimento da Monarquia.
b) intervencionismo nas províncias.
c) instituição de um Estado republicano.
d) implantação de uma Tirania clássica.
e) introdução de um capitalismo de Estado.
GABARITO.
QUESTÃO 24
Leia os quadrinhos a seguir:
(UPE 2020) O movimento descrito na história ficou assim conhecido:
a) Socialista.
b) Anarquista.
c) Monarquista.
d) Abolicionista.
e) Corporativista.
GABARITO.
QUESTÃO 25
Leia o seguinte quadrinho:
JAF, Ivan; ROSA, Rodrigo. Adaptação de: O Cortiço.
1. Ed. – São Paulo: Ática, 2009, p. 07.
(UPE 2020) Na adaptação da obra de Aluízio de Azevedo, a figura feminina das últimas décadas do século XIX aparece em oposição à mulher da(do)
a) Ditadura.
b) Estado Novo.
c) Integralismo.
d) mundo industrial.
e) sociedade burguesa.
GABARITO.
QUESTÃO 26
Observe a imagem a seguir:
Capa da revista The All-Story Magazine, outubro de 1912.
(UPE 2020) A obra do escritor norte-americano Edgar Burroughs, retratada na revista, recebeu forte influência do evolucionismo do século XIX.
Qual característica está relacionada ao neocolonialismo e ao personagem da imagem em questão?
a) Oposição à seleção natural como desenvolvimento humano.
b) Superioridade do homem branco, filho da aristocracia inglesa.
c) Afirmação de que todas as espécies se desenvolvem de forma equânime.
d) Defesa de que os indivíduos não sofrem modificações ao longo do tempo.
e) Contraposição da ideia de que os organismos vivem numa constante luta pela sobrevivência.
GABARITO.
QUESTÃO 27
(UPE 2020) Qual dos quadros a seguir é uma autêntica representação do movimento romântico do século XIX?
GABARITO.
QUESTÃO 28
Observe o seguinte quadro:
(UPE 2020) Nele se retrata o processo de emancipação política de uma ilha conhecida por Santo Domingo Espanhol, de fundação e cultura espanhola, que, em 1844, se tornou independente do Haiti, que a ocupava militarmente havia 22 anos.
O quadro e o texto tratam, respectivamente, do processo político de qual país da América Latina a seguir?
a) México
b) Guiana
c) Suriname
d) Costa Rica
e) República Dominicana
GABARITO.
QUESTÃO 29
Observe o quadro a seguir:
Victor Meirelles. 1875. Óleo sobre tela.
1,770x2,600cm MuseuImperial/Ibram/MinC/nº 09/2016.
Acesso em: mai., 2019.
(UPE 2020) Nele está representado qual evento da história do Brasil imperial ocorrido em 1871?
a) A primeira regência da Princesa Isabel
b) A assinatura da abolição da escravidão
c) O compromisso de abertura dos portos
d) A declaração de guerra contra o Paraguai
e) O acordo de não agressão com a Cisplatina
GABARITO.
QUESTÃO 30
Observe as seguintes imagens:
FRAGOSO, Edo. (et al.). Inovações tecnológicas do século XIX.
Revista de História Contemporânea, 2008.
(UPE 2020) Assinale a alternativa que indica o evento histórico que abriu espaço para a existência dessas inovações tecnológicas no século XIX.
a) Revolução Socialista
b) Revolução Francesa
c) Revolução Taylorista
d) Grandes Navegações
e) II Revolução Industrial
GABARITO.
HISTÓRIA
QUESTÃO 31
(UPE 2020) Construído a partir de um golpe político-militar e, portanto, carente de legitimidade, o regime inaugurado por Vargas em 1930 disseminou, por toda a sociedade, uma produção de cunho político e cultural, que afirmava a necessidade histórica do novo governo.
Para os trabalhadores, em particular, o Estado, nos anos 30 e 40, tornou-se produtor de bens materiais e simbólicos, a fim de obter deles a aceitação e o consentimento ao regime político.
FERREIRA, Jorge Luiz. A cultura política dos
trabalhadores no Primeiro Governo Vargas.
Rio de Janeiro: Revista Estudos Históricos,
col. 3, n. 6, 1990, p. 180.
As duas principais características político-econômicas do regime citado foram respectivamente
a) Protecionismo e privatismo.
b) Populismo e desenvolvimentismo.
c) Nacional-Estatismo e parlamentarismo.
d) Industrialismo e não intervenção do Estado.
e) Livre-cambismo e aumento das importações.
GABARITO.
QUESTÃO 32
(UPE 2020) A postura do intelectual pernambucano Gilberto Freyre, relativa às constantes mudanças de estratégia política, configura, de fato, uma ambiguidade na definição de sua posição ante os processos de centralização política e de industrialização na Era Vargas. Sua obra, assim como a dos outros intelectuais atuantes nesse contexto, reagiu, com certa ambiguidade, ao centralismo de Vargas e ao seu projeto modernizador.
MESQUITA, Gustavo. Gilberto Freyre e o Estado Novo:
a trajetória de uma relação ambígua. Cadernos do Desenvolvimento, Rio de
Janeiro, v. 8, n. 12, p. 208, jan.-jun. 2013. (Adaptado)
O posicionamento político do intelectual citado foi de oposição a Vargas em 1937, em razão da
a) não adesão dos militares ao Estado Novo.
b) luta nacional contra o regionalismo cultural.
c) luta pelo centralismo como modelo para o Nordeste.
d) formação de bloco econômico com a Alemanha Nazista.
e) construção de um governo autoritário com influência do exército.
GABARITO.
QUESTÃO 33
Observe a imagem a seguir:
(UPE 2020) Quais as principais causas sociopolíticas do movimento retratado pela charge?
a) Messianismo e reforma agrária
b) Crise do império e abolição da escravatura
c) Quebra das oligarquias e democratização do voto
d) Sufrágio masculino e arcaísmo da estrutura fundiária
e) Voto indireto e implantação da política do café com leite
GABARITO.
QUESTÃO 34 - NULA.
QUESTÃO 35
Observe a imagem a seguir:
O Portador da tocha. Arno Brecker, 1938.
(UPE 2020) Quais são as características da arte no movimento político nela representado?
a) Barroco e heroísmo
b) Expressionismo e ateísmo
c) Classicismo e romantismo
d) Naturalismo e antagonismo
e) Antropocentrismo e liberalismo
GABARITO.
QUESTÃO 36
Observe a imagem a seguir:
(UPE 2020) A obra “Inserções em circuitos ideológicos”, de Cildo Meireles, retrata a morte de um destacado jornalista durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil.
Assinale a alternativa que indica uma das principais características da arte nesse período.
a) Assessorar os órgãos de censura no combate aos comunistas.
b) Subsidiar a propaganda governamental de reformas administrativas.
c) Servir de base para a implementação da espionagem soviética no Brasil.
d) Apoiar a divulgação da política norte-americana para a América Latina.
e) Auxiliar na circulação de notícias, criando uma rede de contrainformações.
GABARITO.
QUESTÃO 37
Leia o texto a seguir:
Está queimando! Irmãozinhos, está queimando!
Nosso pobre vilarejo queima.
Ventos zangados, cheios de raiva
Destroem, quebram, estraçalham
Fortes estão as chamas selvagens
Tudo em volta queima!
E vocês estão parados, olhando
De braços cruzados!
E vocês estão parados, olhando
Nosso vilarejo queimando!
LERNER, Silvia Rosa Nossek.
A música como memória de um drama:
o Holocausto. Rio de Janeiro:
Garamond, 2017, p. 69.
(UPE 2020) Composta por Mordechai Gebirtig, na Polônia, em 1938, essa canção se tornou muito popular no período, pelo fato de
a) defender a necessidade de autoexílio dos judeus.
b) solicitar aos judeus que lutassem contra o progrom.
c) indicar que não adiantaria mais lutar contra a ocupação.
d) denunciar a falta de apoio internacional para a causa ariana.
e) demonstrar a solidariedade dos soldados com as minorias étnicas.
GABARITO.
QUESTÃO 38
Observe a tira a seguir:
(UPE 2020) O graphic novel destaca um dos maiores e atuais problemas do Oriente Médio. A questão retratada tem como principal consequência a(o)
a) disputa por Jerusalém como capital palestina.
b) crise na fronteira com a Síria pelos domínios de Golã.
c) controle pela Cisjordânia com a divisão da cidade de Belém.
d) acirramento das relações entre Israelenses e Palestinos pela demarcação de terras.
e) ampliação do apoio da ONU a Israel pela posse e pelo uso das águas do Rio Jordão.
GABARITO.
QUESTÃO 39
(UPE 2020) No dia 1 de setembro de 1932, um grupo armado peruano tomou de assalto a cidade de Leticia, depôs as autoridades locais, içou uma nova bandeira tricolor e instalou um governo peruano em solo colombiano. As reações iniciais frente a esse fato foram tratadas de maneira diplomática, porque foi reconhecido como um “problema doméstico”, já que a Colômbia aceitou a versão do Peru, segundo a qual “uns comunistas tomaram a cidade de Leticia para provocar perturbação no país e atacar o governo de Luis Miguel Sánchez Cerro.
PEÑA, Mónika Liliana; ALONSO, Gabriel David.
El conflicto colombo-peruano y las reacciones
del Centro de Historia Santander, 1932-1937.
Revista de Historia Regional y Local.
Vol. 4, n. 8, julio-dicembre, 2012, p. 377.
Como principal motivação que levou essas duas nações ao conflito, tem-se o(a)
a) reconhecimento da independência do Peru.
b) rivalidade pelo controle do chamado Chaco Boreal.
c) soberania peruana pelos arquipélagos do Sul continental.
d) renúncia da Colômbia em ter uma saída para o Rio Amazonas.
e) disputa por uma parte da bacia amazônica, rica em seringueiras.
GABARITO.
QUESTÃO 40
(UPE 2020) Como todo o nacionalismo africano, o de Moçambique nasceu da experiência do colonialismo europeu. A fonte de unidade nacional é o sofrimento comum durante os últimos cinquenta anos sob o domínio português.
MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique.
Lisboa: Sá da Costa editora, 1975, p. 87.
Qual a principal consequência sociopolítica do processo de emancipação retratado no texto?
a) Deterioração do regime do apartheid com a melhoria na distribuição de renda
b) Organização de uma comunidade econômica africana liderada por Moçambique
c) Formação de um governo orientado para a construção de uma sociedade socialista
d) Desestabilização por causa da tomada do poder pela Resistência Nacional de Moçambique
e) Criação do pleno emprego na mineração e obras públicas
GABARITO.
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