Os Textos 2 , 3 e 4 servem de base às questões 06 e 07 . Texto 02 Tragédia no lar Na Senzala, úmida, estreita, Brilha a cha...
Os Textos 2, 3 e 4 servem de base às questões 06 e 07.
Na Senzala, úmida, estreita,
Brilha a chama da candeia,
No sapé se esgueira o vento.
E a luz da fogueira ateia.
Junto ao fogo, uma africana,
Sentada, o filho embalando,
Vai lentamente cantando
Uma tirana indolente,
Repassada de aflição.
E o menino ri contente...
Mas treme e grita gelado,
Se nas palhas do telhado
Ruge o vento do sertão. [...]
E voz como um soluço lacerante
Continua a cantar:
"Eu sou como a garça triste
"Que mora à beira do rio,
"As orvalhadas da noite
"Me fazem tremer de frio.
"Me fazem tremer de frio
"Como os juncos da lagoa;
"Feliz da araponga errante
"Que é livre, que livre voa.
I
Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.
II
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
— Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;
Como o desterro de minh'alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
QUESTÃO 07
(UPE 2020) A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, assinale a alternativa CORRETA.
a) O Texto 2 revela a vida dos escravos na senzala e é representativo do Condoreirismo, vertente social e abolicionista da primeira geração da poesia romântica brasileira. Castro Alves escreveu apenas poemas com teor abolicionista, com foco na denúncia social.
b) Além da produção poética de cunho abolicionista, Castro Alves também escreveu poemas líricos, como o Texto 2, no qual o poeta revela uma imagem idealizada e angelical da personagem feminina.
c) Gonçalves Dias é um poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo pensamento nacionalista. O indianismo é explorado nessa fase, conforme se nota no Texto 3, no qual o índio surge de forma idealizada, como um guerreiro valente.
d) O Mal do Século marcou a terceira geração do Romantismo brasileiro, com poesia caracterizada por nacionalismo extremo, melancolia profunda, culto do mistério. A poesia de Álvares de Azevedo destacou-se nessa fase, com temáticas sobre morte e representação naturalista das mulheres.
e) O Texto 4 é um exemplo da poesia ultrarromântica e apresenta a angústia do eu lírico com a possibilidade da morte. O poema caracteriza-se pela simplicidade da linguagem e pela ausência de simbolismo na representação da morte como único refúgio.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A linguagem figurada tem lugar de destaque nos textos poéticos e pode ser característica forte de determinadas escolas literárias.
GABARITO:
c) Gonçalves Dias é um poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo pensamento nacionalista. O indianismo é explorado nessa fase, conforme se nota no Texto 3, no qual o índio surge de forma idealizada, como um guerreiro valente.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
Texto 02
Tragédia no lar
Na Senzala, úmida, estreita,
Brilha a chama da candeia,
No sapé se esgueira o vento.
E a luz da fogueira ateia.
Junto ao fogo, uma africana,
Sentada, o filho embalando,
Vai lentamente cantando
Uma tirana indolente,
Repassada de aflição.
E o menino ri contente...
Mas treme e grita gelado,
Se nas palhas do telhado
Ruge o vento do sertão. [...]
E voz como um soluço lacerante
Continua a cantar:
"Eu sou como a garça triste
"Que mora à beira do rio,
"As orvalhadas da noite
"Me fazem tremer de frio.
"Me fazem tremer de frio
"Como os juncos da lagoa;
"Feliz da araponga errante
"Que é livre, que livre voa.
CASTRO ALVES, Antônio de. Tragédia no lar (excertos). In:
Os escravos. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000009.pdf
Acesso em: 20/06/2019.
O canto do guerreiro
I
Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.
II
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
DIAS, Gonçalves. O canto do guerreiro. Excertos.
Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/gdias01.html#canto
Acesso em: 20/06/2019.
Lembrança de morrer
Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
— Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;
Como o desterro de minh'alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
AZEVEDO, Álvares de. Lembrança de morrer. Excertos.
Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/avz4.html#lembranca
Acesso em: 20/06/2019.
QUESTÃO 07
(UPE 2020) A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, assinale a alternativa CORRETA.
a) O Texto 2 revela a vida dos escravos na senzala e é representativo do Condoreirismo, vertente social e abolicionista da primeira geração da poesia romântica brasileira. Castro Alves escreveu apenas poemas com teor abolicionista, com foco na denúncia social.
b) Além da produção poética de cunho abolicionista, Castro Alves também escreveu poemas líricos, como o Texto 2, no qual o poeta revela uma imagem idealizada e angelical da personagem feminina.
c) Gonçalves Dias é um poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo pensamento nacionalista. O indianismo é explorado nessa fase, conforme se nota no Texto 3, no qual o índio surge de forma idealizada, como um guerreiro valente.
d) O Mal do Século marcou a terceira geração do Romantismo brasileiro, com poesia caracterizada por nacionalismo extremo, melancolia profunda, culto do mistério. A poesia de Álvares de Azevedo destacou-se nessa fase, com temáticas sobre morte e representação naturalista das mulheres.
e) O Texto 4 é um exemplo da poesia ultrarromântica e apresenta a angústia do eu lírico com a possibilidade da morte. O poema caracteriza-se pela simplicidade da linguagem e pela ausência de simbolismo na representação da morte como único refúgio.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A linguagem figurada tem lugar de destaque nos textos poéticos e pode ser característica forte de determinadas escolas literárias.
GABARITO:
c) Gonçalves Dias é um poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo pensamento nacionalista. O indianismo é explorado nessa fase, conforme se nota no Texto 3, no qual o índio surge de forma idealizada, como um guerreiro valente.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
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