Prova IFMT 2020 com Gabarito PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Marcelle é professora assistente de Física na Universidade Brandeis, nos Es...
Prova IFMT 2020 com Gabarito
PORTUGUÊS
QUESTÃO 01
Marcelle é professora assistente de Física na Universidade Brandeis, nos
Estados Unidos, e estuda a natureza da expansão acelerada do universo usando
dados de alguns dos telescópios mais poderosos já construídos.
Além disso, ela coordena uma equipe no Fermilab, um dos mais renomados centros
de pesquisa em física de partículas, que ajudou a detectar uma fusão de
estrelas de nêutrons pela primeira vez e atualmente está ajudando a criar um
método novo para determinar a constante de Hubble.
A importância do prêmio é tanta que 47 dos vencedores da bolsa foram
posteriormente reconhecidos pelo Nobel.
“É uma honra receber a Bolsa de Pesquisa Sloan", disse Soares-Santos.
"Encontrar-me ao lado das pessoas de destaque que foram reconhecidas ao longo
dos anos é o que me deixa mais orgulhosa com esse prêmio."
Disponível em: encurtador.com.br/oBLNQ - Publicado em: 25 mar. 2019.
(IFMT 2020) Este texto, cujo título é “Astrofísica brasileira vence prêmio da
ciência mundial”, foi retirado do portal do Sistema Mineiro de Inovação.
De acordo com o texto e seu título, analise os itens abaixo e assinale a
alternativa incorreta.
(A) As aspas usadas no texto indicam a fala da vencedora do prêmio, Marcelle.
(B) Marcelle, ao receber o prêmio da ciência mundial, também receberá o Nobel
de Física.
(C) Marcelle, para realizar seus estudos, não usa dados de alguns telescópios.
(D) O título da notícia destaca que uma mulher brasileira foi vencedora de um
prêmio mundialmente importante.
(E) O centro de pesquisa que a professora coordena é referência em física de
partículas.
QUESTÃO 02
Língua
[...]
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
[...]
(VELOSO, 1984)
Informação buscada em: encurtador.com.br/oGHIJ.
(IFMT 2020) Analise as alternativas abaixo, considerando o fragmento de
“Língua”, e assinale a alternativa correta.
(A) "Ser" e "estar", verbos no verso 1, estão conjugados no tempo presente
do modo subjuntivo.
(B) A palavra “profusão”, no verso 3, pode ser substituída por “ausência”
sem prejuízo de sentido.
(C) Prosódia refere-se ao emprego correto da acentuação tônica das palavras
da Língua Portuguesa, mas não está ligada à oralidade (fala).
(D) “Quero [...] dedicar [...] criar” são verbos no infinitivo.
(E) Para o eu-lírico, paródias são recursos poéticos que podem encurtar as
dores.
Considere o quadro abaixo, em que estão algumas características de duas
escolas literárias brasileiras (Romantismo e Realismo), para responder às
questões 3, 4 e 5.
QUESTÃO 03
(IFMT 2020) Acerca do Romantismo brasileiro, assinale a alternativa correta.
(A) Castro Alves, poeta brasileiro, representa a terceira geração romântica
e condoreira.
(B) Apesar de representar o condoreirismo, Castro Alves é um poeta que
idealiza o amor.
(C) A primeira geração romântica tem como representante o escritor Manuel
Antônio de Almeida.
(D) Ceci e Peri são personagens de um romance de José de Alencar e
representam a terceira geração.
(E) As características do Romantismo brasileiro se assemelham às
características do Realismo, conforme apresentado no quadro.
QUESTÃO 04
(IFMT 2020) Assinale a alternativa que apresenta apenas escritores do
Romantismo brasileiro:
(A) Aluísio de Azevedo, Manuel Antônio de Almeida, Castro Alves.
(B) Gonçalves Dias, Castro Alves, Machado de Assis.
(C) José de Alencar, Gonçalves Dias e Machado de Assis.
(D) Álvares de Azevedo, Castro Alves, José de Alencar.
(E) Raul Pompeia, Machado de Assis, José de Alencar.
QUESTÃO 05
(IFMT 2020) Referente ao Realismo brasileiro, assinale a alternativa
correta.
(A) O mais conhecido escritor do Realismo brasileiro é Raul Pompeia.
(B) Machado de Assis, em suas obras, não retratou a sociedade brasileira e
nem criticou a sociedade e a política da época.
(C) Capitu é uma personagem da obra
Dom Casmurro, escrita por Machado de Assis, e a narrativa investiga o comportamento
humano.
(D) Aluísio de Azevedo não pertence ao Realismo brasileiro.
(E)
Memórias Póstumas de Brás Cubas
foi escrita no século XX por Raul Pompeia.
QUESTÃO 06
(IFMT 2020) Observe a tirinha e analise os itens a seguir.
I – O personagem Armandinho, quando usa a palavra “fogos”, faz referência a
fogos de artifício que são estourados nas festas de final de ano.
II – Ao perguntar para Armandinho se ele está “ansioso”, o sentido dado pelo
pai é que o filho gosta dos fogos de artifício.
III – Armandinho, ao responder para o pai “Estamos... Muito!”, faz uso da
ironia. Isso pode ser comprovado pelos sinais de pontuação e também pela
presença dos animais que sofrem com o barulho dos fogos de artifício.
IV – Armandinho, ao responder para o pai “Estamos... Muito!”, demonstra
gostar dos fogos de artifício.
Podemos afirmar que:
(A) Todos os itens estão incorretos.
(B) Apenas o I está correto.
(C) I, II e III estão corretos.
(D) Apenas o IV está correto.
(E) Todos os itens estão corretos.
QUESTÃO 07
(IFMT 2020) Em se tratando do uso do acento grave de crase, analise as
alternativas abaixo e assinale a incorreta.
(A) Os estudos de uso da crase na língua portuguesa referem-se à regência
verbal e nominal.
(B) Em "Josefa voltou à casa paterna, de onde saiu quando criança", o uso do
acento grave indicador de crase antes da palavra “casa” está correto, porque
a palavra aparece determinada pelo adjetivo “paterna”.
(C) Em "À noite, Severiano senta na varanda de sua casa e toca violão", como
indicativo de tempo, a palavra feminina “noite” exige o uso do acento grave
indicador de crase.
(D) Em "Assistimos, todos os dias, à novela das oito. Mas já não há
novidades", o uso do acento grave em “à novela” é correto, porque o verbo
"assistir", quando significa “ver", exige a preposição “a”.
(E) Em "Muitos brasileiros preferem cinema à teatro", o acento grave,
indicador de crase em “à teatro”, está correto, porque, apesar de "teatro"
ser uma palavra masculina, o verbo "preferir" exige preposição.
QUESTÃO 08
(IFMT 2020) Relacione a coluna A, onde estão nomes de escritores, com a
coluna B, onde estão obras literárias.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
(A) 1, 2, 3, 4, 5
(B) 1, 2, 3, 5, 4
(C) 4, 5, 2, 1, 3
(D) 3, 1, 2, 5, 4
(E) 2, 1, 5, 4, 3
O texto "Libelo" é referência para responder às questões
9 e 10.
LIBELO
De que mais precisa um homem senão de um pedaço de mar - e um barco com o
nome da amiga, e uma linha e um anzol pra pescar?
E enquanto pescando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão
de suas mãos, uma pro caniço, outra pro queixo, que é pra ele poder se
perder no infinito, e uma garrafa de cachaça pra puxar tristeza, e um pouco
de pensamento pra pensar até se perder no infinito...
— Mas o amigo foi ludibriado, e é preciso por ele lutar!
De que mais precisa um homem senão de um pedaço de terra - um pedaço bem
verde de terra - e uma casa, não grande, branquinha, com uma horta e um
modesto pomar; e um jardim - que um jardim é importante - carregado de flor
de cheirar?
E enquanto morando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão
de suas mãos pra mexer na terra e arranhar uns acordes no violão quando a
noite se faz de luar, e uma garrafa de uísque pra puxar mistério, que casa
sem mistério não vale morar...
— Mas a terra foi escravizada, e é preciso por ela lutar!
De que mais precisa um homem senão de um amigo pra ele gostar, um amigo bem
seco, bem simples, desses que nem precisa falar - basta olhar - um desses
que desmereça um pouco da amizade, de um amigo pra paz e pra briga, um amigo
de casa e de bar? E enquanto passando, enquanto esperando, de que mais
precisa um homem senão de suas mãos para apertar as mãos do amigo depois das
ausências, e pra bater nas costas do amigo, e pra discutir com o amigo e pra
servir bebida à vontade ao amigo?
— Mas o amigo foi ludibriado, e é preciso por ele lutar!
De que mais precisa um homem senão de uma mulher pra ele amar, uma mulher
com dois seios e um ventre, e uma certa expressão singular? E enquanto
passando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão de um
carinho de mulher quando a tristeza o derruba, ou o desatino o carrega em
sua onda sem rumo?
Sim, de que mais precisa um homem senão de suas mãos e da mulher - as únicas
coisas livres que lhe restam para lutar pelo mar, pela terra, pelo amigo...
(Vinicius de Moraes. Disponível em:
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/libelo)
QUESTÃO 09
(IFMT 2020) Após a leitura, analise as alternativas e assinale a incorreta.
(A) O texto é uma prosa poética, porque, apesar de não estar distribuído em
estrofes e versos, apresenta melodia e rimas em seu interior, como em
“Enquanto pescando, enquanto esperando” (3ª linha) e rimas semelhantes se
repetem ao longo da tessitura.
(B) O dicionário digital Aulete apresenta como um dos sentidos da palavra
"libelo" “texto de cunho satírico, difamátorio, injurioso”. Pode-se afirmar
que o título e também o texto apresentam esse sentido.
(C) “De que mais precisa um homem senão” é como se inicia cada linha do
texto. Essa repetição é uma figura de estilo denominada anáfora.
(D) Para o eu-lírico, o homem precisa de suas próprias mãos e também da
mulher, porque somente assim pode lutar pelas outras coisas.
(E) Tanto o homem como a mulher são representações universais e, por isso,
não foram nomeados.
QUESTÃO 10
(IFMT 2020) Analise os itens e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - “De que mais precisa um homem senão [...] Mas o amigo foi ludibriado
[...] Mas a terra foi escravizada”. A ideia inicial em cada parágrafo é de
que o homem precisa de coisas simples, por isso o uso de “senão”. Essa ideia
é contrariada pelo uso da conjunção “mas”, usada ao longo do texto como
recurso para demonstrar que há sempre uma ação que sucede outras ações.
II - “Senão” significa no texto “a não ser”.
III - Trata-se de um texto poético, portanto metafórico.
IV - Em [...] “o desatino o carrega em sua onda sem rumo”, o “o” que
antecede o verbo “carrega” é um pronome que substitui “homem”.
(A) I, II, III são falsos.
(B) III e IV são verdadeiros.
(C) I e IV são verdadeiros.
(D) Todos os itens são falsos.
(E) Todos os itens são verdadeiros.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 11
(IFMT 2020) Um aluno de Engenharia da Computação do IFMT, em 2018/2, fez
três avaliações de Cálculo Diferencial e Integral I. Na nota da terceira
avaliação, ele obteve 2 pontos a mais que na nota da segunda. Na segunda,
obteve 2 pontos a mais que na da primeira.
Sabendo que a média aritmética das três notas é 65, então a nota da primeira
avaliação é:
(A) 61
(B) 62
(C) 63
(D) 64
(E) 65
QUESTÃO 12
(IFMT 2020) Sete pessoas vão formar uma fila para comprar ingressos em um
cinema. Entre elas, há um casal e este ficará junto. Sabendo disso, o
número de maneiras distintas que essas pessoas poderão ser distribuídas na
fila é igual a:
(A) 120
(B) 1440
(C) 720
(D) 5040
(E) 900
QUESTÃO 13
(IFMT 2020) Uma bola de futebol é lançada para cima a partir do solo
(a bola partiu da origem como mostra a figura ao lado) e descreve uma
trajetória em forma de parábola.
Representando o lançamento dessa bola no sistema cartesiano ortogonal de
coordenadas abaixo, temos as medidas D = 10 metros e
H = 25 metros.
A lei que define a função quadrática de y (em metros) em função de
x (em segundos) decorrido após o lançamento é igual a:
QUESTÃO 14
(IFMT 2020) Na figura abaixo, temos os triângulos retângulos ABC e EDC.
As medidas dos segmentos são= 180 metros,= 80 metros e= 100 metros. Então, o valor do segmentoem metros, é igual a:
(A) 340
(B) 260
(C) 220
(D) 200
(E) 190
QUESTÃO 15
(IFMT 2020) A figura geométrica abaixo representa um trapézio isósceles.
A área desse trapézio é igual a:
(A) 2800m²
(B) 3200m²
(C) 3600m²
(D) 4200m²
(E) 4800m²
QUESTÃO 16
(IFMT 2020) Algumas funções são criadas em determinadas situações, de modo
que as informações não fiquem tão claras para qualquer pessoa.
Um exemplo disso é a função a seguirque fornece a produtividade de uma fábrica em função do número x de
funcionários. Desse modo,
(A) a produtividade máxima ocorre quando o número de funcionários é igual
a 10.
(B) a produtividade mínima ocorre quando o número de funcionários é igual
a 100.
(C) se a quantidade de funcionário for igual a 100, a fábrica produzirá
1000 peças.
(D) a produtividade será de 200 peças se o número de funcionários for
igual a 10.
(E) se a quantidade de funcionário for 15, a produtividade será de 1500.
QUESTÃO 17
(IFMT 2020) O gerador eólico ou turbina eólica é um equipamento que tem a
capacidade de captar a energia cinética contida nos ventos e transformá-la
em energia elétrica.
Consideremos que esse gerador em questão tem suas hélices com 10 m de
comprimento cada, ou seja, em rotação as pontas descrevem uma
circunferência de diâmetro aproximado de 20 m.
Percebendo que as pontas das hélices são igualmente espaçadas, então
concluímos que a figura plana formada, ao serem ligados os pontos A, B e
C, é um triângulo:
(A) obtusângulo com ângulos de 120°, 30° e 30°.
(B) isósceles com aproximadamente 35 m de perímetro.
(C) retângulo com hipotenusa de aproximadamente 90 m.
(D) equilátero com perímetro de aproximadamente 150 m.
(E) equilátero e isósceles com perímetro de aproximadamente 30√3 m.
QUESTÃO 18
(IFMT 2020) Representa os cinco dados numéricos o conjunto
A={13,-1,-2,9,3}, no qual cada um ocorre com frequência igual a 1.
Um sexto dado será inserido no conjunto A, também com frequência igual a
1, de modo que a mediana do novo conjunto de dados será a mediana dos
dados do conjunto A original, acrescida de 2,5.
Após a inserção desse sexto dado, a média aritmética dos dados passará a
ser igual a:
(A) 5,0
(B) 5,5
(C) 6,0
(D) 6,5
(E) 7,0
QUESTÃO 19
(IFMT 2020) Um cone é gerado a partir da rotação de 360º de um triângulo
retângulo em torno de um de seus catetos, e a hipotenusa é denominada
geratriz.
Uma esfera é gerada a partir de um círculo, rotacionando-o em torno de seu
diâmetro mínimo de 180º; acima do diâmetro, há uma metade da esfera, e os
180º abaixo dele geram a outra metade.
Um cilindro circular reto é gerado a partir da rotação de um retângulo em
torno do seu eixo (e) a um ângulo mínimo de:
(A) 360º
(B) 270º
(C) 180º
(D) 90º
(E) 60º
QUESTÃO 20
(IFMT 2020) O preço de um prato de comida em um restaurante representa:
A figura ilustra um exemplo de como as informações podem ser entregues ao
público-alvo. Sabemos que existem diversos tipos de gráficos e esse pode
ser chamado de pictograma ou, como é mais conhecido, gráfico de pizza.
Nesse tipo de gráfico, o ângulo usado para representar a margem de lucro
do restaurante foi de
(A) 18º
(B) 24º
(C) 30º
(D) 36º
(E) 42º
FÍSICA
QUESTÃO 21
(IFMT 2020) No ponto A da figura abaixo, encontra-se um observador submerso
na água de uma piscina de índice de refração
Pelo ar, de índice de refração n = 1, passa um pássaro a uma distância de
1,5 m da superfície S, como mostra a figura.
Considerando que os raios em relação à vertical são pouco inclinados,
determine a posição da imagem em que o observador vê o peixe.
(A) 0,5 m
(B) 1,0 m
(C) 1,5 m
(D) 2,0 m
(E) 2,5 m
QUESTÃO 22
(IFMT 2020) As lentes são sistemas ópticos utilizados em diversos
equipamentos, tais como: telescópios, microscópios, projetores e até mesmo
em um simples par de óculos.
As lentes esféricas são constituídas de 3 meios homogêneos e
transparentes, separadas por duas superfícies esféricas ou uma superfície
esférica e outra plana, e podem ser classificadas em lentes convergentes
(que convergem os raios luminosos) ou divergentes (que divergem os raios
luminosos).
Considerando que as lentes abaixo estão situadas em um meio com índice de
refração menor que do material que constitui as lentes, qual a ordem que
representa de forma correta a classificação dessas lentes?
A) Convergente, divergente, divergente, divergente.
(B) Convergente, divergente, divergente, convergente.
(C) Divergente, convergente, convergente, divergente.
(D) Divergente, convergente, convergente, convergente.
(E) Todas as lentes são convergentes.
QUESTÃO 23
(IFMT 2020) Ao entrar no perímetro urbano de uma cidade, um viajante com
velocidade constante de 72 km/h, em uma via retilínea, avista uma placa de
sinalização com limite de velocidade de 40 km/h, e logo aplica uma
frenagem em seu carro, que, após 4 segundos, atinge a velocidade de 36
km/h, atendendo ao limite estabelecido.
Se desprezarmos o atrito com o ar e considerarmos apenas o sistema
veículo-estrada, qual o módulo da aceleração aplicada pelo motorista nessa
frenagem?
(A) 1,5 m/s²
(B) 2,0 m/s²
(C) 2,5 m/s²
(D) 3,0 m/s²
(E) 3,5 m/s²
QUESTÃO 24
(IFMT 2020) Um dos esportes motorizados mais espetaculares do mundo é a
Fórmula 1, por atingirem uma velocidade de até 372,6 km/h, como é o
recorde pertecente ao colombiano Juan Pablo Montoya, no Circuito de Monza,
palco do GP da Itália.
O esporte atrai muita atenção. Digamos que um piloto de testes, em uma
pista retilínea, percorra 500 m em 12 segundos, partindo do repouso, e
que, durante 80% do percurso mantenha aceleração constante e nos últimos
20% do percurso conclua com velocidade constante.
Pode-se afirmar que a aceleração média aplicada pelo piloto, do repouso
até 80% do percurso, é de aproximadamente:
(A) 2,08 m/s²
(B) 3,33 m/s²
(C) 4,03 m/s²
(D) 5,88 m/s²
(E) 7,03 m/s²
QUESTÃO 25
(IFMT 2020) Ao estudar os circuitos elétricos, o professor pede para um
grupo de alunos fazer a medida da capacitância de uma associação de
capacitores idêntica à da figura abaixo.
Após a medida, qual a capacitância correta que deve ser encontrada pelos
alunos nesta associação?
QUÍMICA
QUESTÃO 26
(IFMT 2020) A vitamina C, ácido ascórbico (C6H8O6), faz parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.
Ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Uma das principais fontes de vitamina C é a acerola, embora a quantidade de ácido ascórbico seja variável.
Considerando que cada 100 g de acerola (fruta) possui 1,0 g de vitamina C, quantos gramas de acerola um indivíduo precisa consumir para obter 200 mg de vitamina C (dose diária recomendada)?
(A) 10g
(B) 20 g
(C) 20 mg
(D) 100 mg
(E) 200 g
QUESTÃO 27
(IFMT 2020) A riboflavina, vitamina B2, é importante para o organismo porque participa de funções como estimular a produção de sangue e a manter o metabolismo adequado.
Pode ser encontrada principalmente no leite e nos seus derivados, estando também presente em alimentos como flocos de aveia, cogumelos, espinafre e ovo.
De acordo com sua estrutura química, as funções orgânicas presentes na riboflavina são:
(A) Amina, Álcool e Cetona.
(B) Amida, Álcool e Cetona.
(C) Amina, Amida, Álcool.
(D) Amina, Amida e Cetona.
(E) Amina, Amida e Éter
QUESTÃO 28
(IFMT 2020) A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no planeta depende desse processo. A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos.
O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais. A reação química que ocorre durante a fotossíntese é endotérmica:
Texto modificado de: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br
Marque a alternativa correta.
(A) Reação endotérmica é aquela que absorve energia e tem a entalpia dos reagentes menor que a entalpia dos produtos.
(B) Reação endotérmica é aquela que absorve energia e tem a entalpia dos reagentes igual à entalpia dos produtos.
(C) Reação endotérmica é aquela que absorve energia e tem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos.
(D) Reação endotérmica é aquela que libera energia, e tem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos.
(E) Reação endotérmica é aquela que libera energia, e tem a entalpia dos reagentes menor que a entalpia dos produtos.
QUESTÃO 29
O iodo (Z=53) é um elemento essencial para a manutenção da saúde, pois ele é imprescindível para que a tireoide funcione corretamente, devido ao seu papel na formação dos hormônios que atuam sobre ela.
A carência de iodo é considerada, pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa mundial evitável do aparecimento de doenças de desenvolvimento e mentais, isso representa um grande problema de saúde pública.
Texto modificado de: https://www.natue.com.br/
(IFMT 2020) Sobre o iodo, é correto afirmar:
(A) O iodo é um calcogênio localizado no sexto período da tabela periódica e possui 6 elétrons na camada de valência.
(B) O iodo é um metal de transição e tem como subnível mais energético 5d⁷.
(C) O iodo é um halogênio localizado no quinto período da tabela periódica e possui sete elétrons na camada de valência.
(D) O iodo é um metal alcalino terroso, localizado no quinto período, apresenta dois elétrons na camada de valência.
(E) O iodo é um gás nobre e está localizado no quinto período da tabela periódica.
QUESTÃO 30
(IFMT 2020) Atualmente, existem inúmeros produtos de uso capilar e que exercem diferentes funções. A figura abaixo representa a escala de pH dos produtos mais comuns, como condicionador, shampoo, coloração e descoloração.
Disponível em: http://www.resuminhobasico.com/ Acesso em 02 de fevereiro 2019.
Observe a figura e analise as afirmativas.
I – Quanto menor o valor do pH, mais ácido o cabelo e mais aberta a cutícula.
II – Quanto maior o valor do pH, mais alcalino o cabelo e mais aberta a cutícula.
III – Os condicionadores e shampoos apresentam pH alcalinos.
IV – Os produtos utilizados na coloração e descoloração possuem pH alcalinos.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e II
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I e III
(E) II e IV
HISTÓRIA
QUESTÃO 31
(IFMT 2020) De acordo com o historiador José Alves de Freitas (2016), “a Era Moderna, período compreendido entre os séculos XV e XVIII, é comumente apresentada como um período efervescente e de rupturas radicais na política, economia e cultura, enfim, na vida e na forma das pessoas”.
Assinale a alternativa que não corresponde a um movimento histórico ocorrido durante a Era Moderna:
(A) Expansão Marítima Comercial.
(B) Renascimento Cultural.
(C) Formação das Monarquias Absolutistas.
(D) Queda do Império Romano.
(E) Iluminismo.
QUESTÃO 32
Leia o excerto da letra “Sonhos Guaranis” e responda ao que se pede:
Mato Grosso encerra em sua própria terra
Sonhos guaranis
Por campos e serras a história enterra uma só raiz
Que aflora nas emoções
E o tempo faz cicatriz
Em mil canções
Lembrando o que não se diz
Mato Grosso espera esquecer quisera
O som dos fuzis
Se não fosse a guerra
Quem sabe hoje era um outro país
Amante das tradições de que me fiz aprendiz
Em mil paixões sabendo morrer feliz
(Disponível em : https://www.letras.mus.br/almir-sater/127236/. Acesso em 10 fev. 2019).
(IFMT 2020) O trecho da canção “Sonhos Guaranis”, de autoria de Almir Sater e Paulo Simões, faz referência a um importante evento para a história de Mato Grosso e do Brasil, ocorrido na segunda metade do século XIX.
Trata-se da:
(A) Guerra dos Cabanos.
(B) Guerra do Paraguai.
(C) Guerra dos Mascates.
(D) Revolta do Tanque Novo.
(E) Rusga.
QUESTÃO 33
(IFMT 2020) A respeito da Primeira Constituição Republicana brasileira, datada de 1891, é correto afirmar que:
(A) Foi assegurado a todos os cidadãos brasileiros o direito ao voto secreto.
(B) O texto constitucional assegurou o direito do voto para os analfabetos.
(C) A Constituição manteve a união entre a Igreja e o Estado, vigente desde o período colonial.
(D) Foi garantido ao presidente da República a atribuição do poder moderador perante o legislativo e o judiciário.
(E) As mulheres não tinham o direito de exercer o voto e não podiam se candidatar a cargos eletivos.
QUESTÃO 34
(IFMT 2020) Analise a figura e, utilizando seus conhecimentos sobre Imperialismo, assinale a alternativa incorreta.
A caricature of Bismark at the 1884 Berlin Conference, often
taken as the starting point of the Scramble for Africa.
(Disponível em: www.pordentrodaafrica.com. Acesso em 10 fev. 2019).
(A) Mais de 90% do território africano foi dominado por nações europeias no período que compreendeu a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
(B) A divisão do território africano resultou de um processo de fora, iniciado na Conferência de Berlim. Esse processo ficou conhecido como Partilha da África.
(C) Apesar de loteados entre as potências europeias, os territórios africanos permaneceram independentes.
(D) Os chamados impérios coloniais na África foram formados por países como Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Portugal, entre outros.
(E) A partilha da África foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores.
QUESTÃO 35
O século XX foi palco para o surgimento de regimes totalitários. “Segundo o filósofo e historiador Norberto Bobbio, o termo fascismo se refere principalmente à sua dimensão histórica, constituída pelo fascismo italiano e posteriormente pelo fascismo alemão”.
(Disponível em: guiadoestudante.abril.com.br. Acesso em 10 fev. 2019. (Adaptado)).
(IFMT 2020) Sobre as características dos regimes totalitários, assinale a alternativa incorreta:
(A) Liberalismo.
(B) Militarismo.
(C) Nacionalismo.
(D) Anticomunismo.
(E) Expansionismo.
GEOGRAFIA
QUESTÃO 36
(IFMT 2020) A figura a seguir mostra um grupo de trabalhadores rurais em uma das principais atividades econômicas vigentes no mundo, a agricultura.
(Disponível em: br.sputniknews.com/brasil. Acesso em 05 fev. 2019).
A agricultura ocupa um lugar de destaque na economia de muitos países africanos, asiáticos e latino-americanos. Relacione os sistemas de cultivo comuns nesses continentes com a técnica praticada:
I - Agricultura de subsistência
II - Agricultura itinerante
III - Agricultura irrigada
IV - Agricultura de jardinagem
V - Agricultura de plantation
( ) É praticada na Ásia de monções, região superpovoada das planícies e vales inundáveis do continente, com destaque para o cultivo do arroz. A Ásia é o maior produtor mundial de arroz, que é cultivado em pequenas propriedades.
( ) Esse tipo de produção agropecuária autossuficiente tem pequeno ou nenhum envolvimento com transações de mercado e, geralmente, é praticado com pouco capital e baixa tecnologia em pequenas propriedades, sendo o excedente da produção destinado a mercados locais, a centros urbanos próximos ou complementar culturas comerciais de exportação.
( ) É praticada no sudeste do continente asiático, nas vertentes da cadeia montanhosa do Himalaia. Embora a rizicultura seja o principal cultivo, ela se associa a outros cultivos, como o do milho, do trigo e de leguminosas.
( ) Essa agricultura foi introduzida pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI e é praticada até hoje em terras da África, América Latina e Ásia Meridional. É uma monocultura com finalidades comerciais, que conta com aplicação de grandes capitais para a plantação em larga escala de produtos agrícolas, em especial os tropicais. Praticada em grandes propriedades rurais, em geral com numerosa mão de obra, esse tipo de empreendimento destina-se a abastecer principalmente o mercado externo.
( ) Esse tipo de agricultura é praticada em vastas áreas da África e América Latina. Consiste em atear fogo à mata para limpar e preparar o terreno a semeadura, somada à ação das chuvas e à não utilização de adubos, leva ao esgotamento precoce do solo.
A sequência correta é:
(A) II, IV, III, I, V
(B) V, I, II, IV, III
(C) III, I, IV, V, II
(D) I, II, V, III, IV
(E) III, I, V, IV, II
QUESTÃO 37
(IFMT 2020) Os climogramas são gráficos que representam, em linhas, temperaturas médias mensais e, em colunas, a precipitação acumulada mensal de um determinado lugar.
Com base nessas informações, identifique o clima correspondente ao climograma a seguir.
(A) Clima equatorial úmido.
(B) Clima tropical alternadamente úmido e seco.
(C) Clima tropical litorâneo.
(D) Clima subtropical úmido.
(E) Clima tropical semiárido.
QUESTÃO 38
(IFMT 2020) As modificações na produção industrial começaram a ser introduzidas com base em um sistema desenvolvido no Japão que depois passou a ser adotado no mundo por muitas empresas. Esse novo modelo ficou conhecido como pós-fordista ou toyotista. São características desse modelo, exceto:
(A) Métodos mais flexíveis tornaram possível fabricar produtos mais adequados à demanda, individualizados e variados, segundo as necessidades do mercado consumidor (customização).
(B) Os materiais que compõem o produto chegam no momento da montagem (just in time), o que permite eliminar despesas com estoque (estoque zero) e produzir a quantidade necessária para atender a demanda.
(C) Máquinas de ajustes rápidos e flexíveis geram produção variada e mais adaptada às constantes mudanças tecnológicas e às exigências da demanda.
(D) A fim de garantir maior produtividade, figuram a execução de tarefas em tempo cronometrado e a fixação do trabalhador no seu posto de serviço (as peças passaram a ser movidas por uma esteira), permitindo poupar o tempo em que os operários gastavam na troca de atividade ou ferramenta.
(E) Para alcançar maior produtividade e eficiência, as empresas adotam um processo de reestruturação, conhecido como reengenharia, que implica, entre outras medidas, maior qualificação dos funcionários e demissão dos menos capacitados.
QUESTÃO 39
(IFMT 2020) Observe o esquema abaixo que representa uma rede hidrográfica, que é um conjunto formado por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.
(Disponível em: www.sogeografia.com.br)
Sobre esse conceito, o Brasil, devido à sua grande extensão territorial e ao predomínio de climas úmidos, possui uma extensa e densa rede hidrográfica. Sobre o assunto, analise e julgue os itens a seguir.
I - O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares, existindo apenas lagos de várzea e lagunas ou lagoas costeiras, além de centenas de represas e açudes resultantes da construção de barragens.
II - Todos os rios brasileiros, sem exceção, possuem regime pluvial.
III - Predominam rios de planícies, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice pluviométrico.
IV - O Sertão nordestino concentra o maior número de rios de regime temporário no território nacional. No restante do país, predominam os rios perenes.
V - Todos os rios do país possuem drenagem endorreica, ou seja, que correm para o interior do continente, onde deságuam.
Assinale a alternativa correta:
(A) Os itens I, II, III são verdadeiros.
(B) Os itens II, III e IV são verdadeiros.
(C) Os itens I, III e V são verdadeiros.
(D) Os itens II e IV são verdadeiros.
(E) Os itens I e IV são verdadeiros.
QUESTÃO 40
(IFMT 2020) A manchete e o texto da reportagem abaixo retratam um dos assuntos mais relevantes das questões ambientais nos últimos anos no país: a temática da matriz energética.
Disponível em: https://oglobo.globo.com
[...] Em meio a incertezas sobre como o próximo governo pretende agir em relação aos acordos de redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa, a Agência Internacional de Energia (AIE) afirma que o Brasil é o país que apresenta a matriz energética menos poluente do mundo e com a maior participação de combustíveis renováveis entre os grandes consumidores globais de energia. Segundo o organismo, que é ligado à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país deverá somar quase 45% de fontes renováveis na matriz energética em 2023, usados, principalmente, nas áreas de transportes e industrial [...].
(O Globo, Eliane Oliveira, 19/11/2018).
Nesse sentido, torna-se importante conhecer e discutir a matriz energética do país para orientar o planejamento do setor energético e, assim, garantir a produção e o uso adequados da energia produzida, inclusive para o futuro.
Entre as alternativas a seguir, indique a principal fonte da matriz energética e elétrica brasileira, segundo o balanço energético nacional de 2015 (ano-base 2014):
(A) gás natural e eólica.
(B) petróleo (e derivados) e hidráulica.
(C) biomassa e carvão (e derivados).
(D) carvão mineral e nuclear.
(E) urânio e derivados do petróleo.
BIOLOGIA
QUESTÃO 41
Observe a figura abaixo:
(IFMT 2020) Na imagem em destaque, observam-se dois grupos de plantas, as Briófitas, representadas pelos musgos, e as Pteridófitas, pelas samambaias. A principal característica que as diferencia é:
(A) Presença de raízes nas Pteridófitas.
(B) Ausência de flores nas Pteridófitas.
(C) Presença de frutos nas Briófitas.
(D) Ausência de folhas nas Briófitas.
(E) Presença de vasos condutores nas Pteridófitas.
QUESTÃO 42
Analise a figura abaixo:
(IFMT 2020) Dos fatores que não interferem na taxa fotossintética, podemos destacar a:
(A) intensidade luminosa.
(B) concentração de oxigênio.
(C) temperatura.
(D) concentração de gás carbônico.
(E) disponibilidade de água.
QUESTÃO 43
Analise o esquema abaixo:
(IFMT 2020) Considerando os mecanismos de regulação da concentração de glicose no sangue, analise as afirmativas abaixo:
I. Em situação de atividade física intensa, o nível de insulina diminui e de glucagon se eleva.
II. A elevada ingestão de carboidratos estimula o aumento da concentração de glucagon.
III. Os hormônios insulina e glucagon atuam de maneira antagônica no mecanismo de regulação da disponibilidade da glicose.
IV. A quebra da glicose no fígado independe das taxas de insulina e glicose, sendo necessária apenas a presença do glucagon.
As afirmativas corretas são:
(A) I e III.
(B) I, III e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) I, II e IV.
QUESTÃO 44
A figura abaixo representa o mesófilo foliar.
(IFMT 2020) Considerando o funcionamento das estruturas do mesófilo foliar, assinale a alternativa incorreta:
(A) A abertura e o fechamento dos estômatos não dependem da luminosidade e temperatura do ambiente em que a planta vive.
(B) O parênquima paliçádico e o lacunoso formam o parênquima clorofiliano.
(C) A cutícula é uma película constituída de uma substância denominada cutina. Está localizada na parte mais externa da folha, protegendo o vegetal contra a transpiração demasiada.
(D) Nas folhas de plantas hidrófitas, que flutuam na superfície da água, pode haver estômatos somente na epiderme da face superior, já que as folhas que se encontram submersas geralmente não apresentam estômatos.
(E) Algumas das principais funções da epiderme é o controle da transpiração, regulação das trocas gasosas e a defesa contra infecções.
QUESTÃO 45
(IFMT 2020) O cultivo de citros é destaque para o agronegócio no Brasil e fundamental para a economia do Rio Grande do Sul. As cigarrinhas (Cicadellidae) são consideradas potenciais vetoras da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença Clorose Variegada dos Citros (CVC).
Uma pesquisa realizou um estudo sobre a flutuação populacional das espécies de cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae), potenciais vetoras de Xylella fastidiosa, associadas à cultura de citros em dez cidades do Vale do Caí, Rio Grande do Sul, Brasil.
A coleta de dados permitiu encontrar resultados demonstrados no gráfico abaixo:
Dados meteorológicos e flutuação populacional de cigarrinhas coletados em citros. Fonte: Ernesto Fabrin et al. (2014). Análise faunística e flutuação populacional de cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae) potenciais vetoras de Xylella fastidiosa associadas à cultura de citros no Vale do Caí, RS. Caderno de Pesquisa. 26. 54-64.
Considerando os resultados apresentados, podemos afirmar que:
(A) A taxa de natalidade das cigarrinhas é maior em meses de temperatura abaixo de 15⁰C.
(B) Os picos de precipitações não demonstram influência sobre a flutuação populacional de cigarrinhas.
(C) Observa-se que, nos meses de janeiro a abril, a flutuação populacional de cigarrinhas variou apenas em função da temperatura.
(D) O estudo acima demonstrou que a variação de temperatura e variação de precipitação podem ser consideradas fatores preponderantes para a flutuação populacional de cigarrinhas.
(E) A flutuação populacional de cigarrinhas chegou a zero nas precipitações acima de 200 mm.
INGLÊS
LEIA O TEXTO “XENOPHOBIA AND HATE ON THE INTERNET” E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 46 A 50.
XENOPHOBIA AND HATE ON THE INTERNET
Intolerant websites and discussions are expanding over the Internet and the younger generation is being used. It’s a fact. This fact, however, means a threat to democracy and human rights.
A glance at these racist blogs and websites and we can see how neo-Nazi organizations use the Internet to deny the Holocaust, to distribute their propaganda, and to incite hate crimes. The connection between hate speeches and hate crimes is evident and we can now observe how an atmosphere of intolerance has condensed on websites, blogs, forums, chats, or in “newsgroups.” An atmosphere that legitimizes violence and crime against immigrants, Jews, homosexuals, Muslims, gypsies, those of African descent, and all human beings who do not fit into the “Aryan” and white supremacist perspective. There are two reasons for the neo-Nazi interest in the Internet. If the world population already reaches almost 7 billion people, the number connected to the Internet is around 2 billion. This is a powerful reason. The other is the impunity with which their hatred moves, practically without legal limitations in many countries.
More concretely, neo-Nazi activity on the Internet endlessly seeks to connect with the younger generation and for this reason centers itself on the “social networks” which, along with Youtube, have made the Web 2.0 into a refuge for extremist intolerance, from jihadist terrorism to neo-Nazi violence. We cannot forget that Facebook has 250 million subscribers worldwide.
This is a social network with a huge number of groups and pages dedicated to hate, and hundreds of pages where they encourage hatred, discrimination, and violence against vulnerable groups.
Denial also takes place on social networks and hate websites. According to the neo-Nazis, the Holocaust did not exist and the extermination camps were a “model of coexistence.” Racial hatred is another main course of the Internet. There are hundreds of sites, forums, and social networks based on xenophobia and, to be more precise, a supposed white supremacy.
Jews continue to be a community the intolerants want to exterminate and the rest of the races or minorities are considered people destined to be slaves or perform menial tasks.
There are neo-Nazi sites in every western country and in several Asian countries, including Japan and Korea. Russia is beginning to look the biggest producer of neo Nazis. Many servers are in the United States, where they find many legal facilities.
Many materials are also distributed via Internet; hate music has become commercialized, garments of a neo-Nazi fashion are sold, and some websites even sell various types of weapons.
According to the latest annual study of the Simon Wiesenthal Foundation, there are an estimated 10,000 websites promoting hatred at an international level.
This is the seed of intolerance, which does not stop growing in the heat of economic crisis and which uses young people. Therefore, this situation threats democracy, its values, and human rights.
Source: IBARRA, Esteban. Xenophobia and Hate on the Internet. Adapted. Available at: <https://movementagainstintolerance.wordpress.com/>. Accessed on: Feb 09, 2018.
QUESTÃO 46
(IFMT 2020) Considerando o vocabulário e a estrutura da língua inglesa contidos no texto, assinale a alternativa incorreta.
(A) O termo “huge” (linha 15) pode ser substituído por “small”, sem prejuízo quanto ao sentido do texto, pois são sinônimos.
(B) “Therefore” (linha 32) pode ser substituído por “thus”, sem prejuízo quanto ao sentido do texto.
(C) A expressão “did not exist” (linha 19) pode ser traduzida como “não existiu”, pois “did” é um auxiliar que indica que o verbo “exist” está no passado.
(D) O termo “hatred” (linha 19) pode ser substituído por “hate”, sem prejuízo quanto ao sentido do texto.
(E) Os termos “seeks” (linha 12) e “centers” (linha 13) são verbos, estão no presente e receberam “s” devido a estarem na terceira pessoa do singular.
QUESTÃO 47
(IFMT 2020) Marque a alternativa que apresenta a melhor tradução para o trecho: “Jews continue to be a community the intolerants want to exterminate and the rest of the races or minorities are considered people destined to be slaves or perform menial tasks” (linhas 22-23).
(A) Os Judeus continuam sendo a comunidade com maior desejo de exterminar o restante das raças, consideradas de menor valor.
(B) As minorias e os Judeus querem escravizar ou exterminar as demais raças.
(C) Os Judeus continuam sendo uma comunidade que os intolerantes desejam exterminar e o resto das raças ou minorias são consideradas pessoas destinadas a ser escravas ou a desempenhar tarefas domésticas.
(D) As minorias querem escravizar os Judeus e estes, por sua vez, querem exterminar as minorias.
(E) Os Judeus continuam sendo os que mais exterminam e as demais raças são consideradas pessoas que servem apenas para realizar tarefas domésticas.
QUESTÃO 48
(IFMT 2020) Analise as assertivas, se verdadeiras (V) ou falsas (F), e marque a alternativa correta.
I – É evidente a conexão entre os discursos e os crimes de ódio.
II – Há na Internet centenas de páginas que incentivam o ódio, a discriminação e a violência contra grupos vulneráveis.
III – A disseminação da intolerância por meio de websites não atingiu níveis internacionais, focalizando-se apenas em alguns poucos países orientais.
IV – Os neonazistas negam o Holocausto e afirmam uma suposta supremacia branca.
V – Vários materiais que incentivam a intolerância são distribuídos via Internet. Inclusive, alguns websites vendem vários tipos de armas.
(A) F, F, V, F, F
(B) V, V, V, F, F
(C) F, F, F, V, V
(D) V, V, F, V, F
(E) V, V, F, V, V
QUESTÃO 49
(IFMT 2020) Assinale a alternativa que resume as principais ideias do texto.
(A) O ódio e a intolerância têm sido disseminados por meio de websites, porém esse fato não significa risco algum à democracia, nem aos direitos humanos.
(B) A promoção e a disseminação de ódio e de intolerância têm se expandido por meio de websites e de redes sociais, usando a geração mais jovem. E esse fato ameaça a democracia e os direitos humanos.
(C) Os neonazistas negam que o Holocausto existiu e a igualmente negam a supremacia da raça branca.
(D) A culpa da disseminação da intolerância é das redes sociais e dos websites.
(E) A disseminação do ódio e da intolerância ocorre apenas nos países asiáticos e na Rússia e não ocorre nos países do ocidente.
QUESTÃO 50
(IFMT 2020) De acordo com o texto, são duas as razões do interesse dos neonazistas pela internet:
(A) A impunidade, devido à falta de limitações legais.
(B) Somente o grande número de jovens que se conectam às redes sociais.
(C) Apenas o grande número de assinantes do Youtube e do Facebook.
(D) O grande número de pessoas que se conectam à Internet e a impunidade, pois, em muitos países praticamente não há limitações legais.
(E) O ódio e a xenofobia notados nos websites, nos blogs e no Facebook.
ESPANHOL
TEXTO 1
La Historia de Juan
Esta es la historia de Juan
El niño que nadie amó
Que por las calles creció
Buscando el amor, bajo el sol
Su madre lo abandonó
Su padre lo maltrató
Su casa fue un callejón
Su cama un cartón, su amigo Dios
uan preguntó por amor
Y el mundo se lo negó
Juan preguntó por honor
Y el mundo le dió deshonor
Juan preguntó por perdón
Y el mundo lo lastimó
Juan preguntó y preguntó
Y el mundo jamás lo escuchó
Él sólo quiso jugar
Él sólo quiso soñar
Él sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
Él sólo quiso volar
Él sólo quiso cantar
Él sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
Tan fuerte fue su dolor
Que un día se lo llevó
Tan fuerte fue su dolor
Que su corazón se apagó
Tan fuerte fue su temor
Que un día solo lloró
Tan fuerte fue su temor
Que un día su luz se apagó
Él sólo quiso jugar
Él sólo quiso soñar
Él sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
Él sólo quiso volar
Él sólo quiso cantar
Él sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
Cantante: Juanes / Compositor: Juan Esteban Aristizabal / https://www.cifraclub.com.br/juanes/92872/letra/
QUESTÃO 46
(IFMT 2020) Indique a opção que resume a ideia do texto “La historia de Juan”.
(A) É a história de João, um menino abandonado pela mãe e maltratado pelo pai. Cresceu nas ruas. Só Deus era o seu amigo. Morava nas calçadas, dormia em papelões. De sol a sol, tão forte foi a sua dor que chorou, e tão forte foi o seu temor que o seu coração parou, a sua luz se apagou. Ele só queria brincar, amar, sonhar e voar, mas o mundo jamais o escutou.
(B) É a história de João, que foi abandonado ainda criança pela mãe e maltratado pelo pai. Cresceu nas ruas. Não tinha amigos. Vivia nas calçadas, dormia em caixas. João perguntou por amor, por perdão e por honra, mas não havia ninguém para responder. De sol a sol, um dia seu coração parou, a sua luz se apagou. Era uma criança que queria apenas cantar, voar, sonhar e amar, mas o mundo lhe esqueceu.
(C) Conta a trajetória de um jovem que foi abandonado quando criança. Viveu nas ruas procurando amor e perdão das pessoas. Um dia, tudo se acabou, pois o mundo o esqueceu.
(D) Relata a vida de um jovem que foi abandonado quando criança. Viveu nas ruas procurando amor e perdão das pessoas. Um dia tudo se acabou. A morte foi inevitável pelas condições de saúde do jovem.
(E) É a história de um menino chamado João, que foi abandonado pela mãe. Não tinha um lar. Cresceu se perguntando de amor, perdão, honra. Mas só Deus poderia lhe responder. Morava nas calçadas, dormia em papelões. Um dia, o seu coração parou. Morreu à luz do dia.
QUESTÃO 47
(IFMT 2020) Os termos destacados em “Su madre lo abandonó / Su padre lo maltrató / Y el mundo se lo negó / Y el mundo le dió deshonor / Pero el mundo lo olvidó” se referem à/ao:
(A) Historia
(B) Madre
(C) Niño
(D) Amor
(E) Padre
TEXTO 2
El presidente francés Nicolas Sarkozy visita una fábrica de acero. Para sorpresa del jefe, Sarkozy felicita a uno de sus empleados, Morton, con un efusivo abrazo.
Lo mismo ocurre cuando el presidente Obama va de visita, y una vez más con Vladimir Putin.
Sin mostrarse impresionado, el jefe le dice a Morton:
— Apuesto a que no conoces al Papa.
Morton se encoge de hombros y responde, muy tranquilo:
— Jugamos juntos al golf.
El jefe toma la respuesta como una afrenta personal y paga los pasajes de ambos al Vaticano.
Durante una bendición papal, Morton se escabulle, y al poco rato reaparece al lado del Papa. Dos hombres chinos golpean suavemente al jefe en el hombro y le preguntan:
— ¿Quién es el hombre de blanco que está de pie junto a Morton?
(Fonte: www.selecciones.com.ar).
QUESTÃO 48
(IFMT 2020) Marque a alternativa correta para a tradução da frase: “Durante una bendición papal, Morton se escabulle, y al poco rato reaparece al lado del Papa.”
(A) Durante a missa, Morton se encabula e não fica ao lado do Papa e foge.
(B) Durante a benção papal, Morton foge, mas logo volta.
(C) Durante a benção do Papa, Morton foge, e reaparece ao lado do Papa.
(D) Durante a missa, Morton foge, e demora para voltar e receber a benção papal.
(E) Durante a benção papal, Morton escapa, mas em um momento reaparece ao lado do Papa.
QUESTÃO 49
(IFMT 2020) Na pergunta, considerando o contexto da história, “— ¿Quién es el hombre de blanco que está de pie junto a Morton?”, marque a opção que responde à questão.
(A) El jefe
(B) El Papa
(C) Vladimir Putin
(D) El chino
(E) El empleado
TEXTO 3
Se ha tragado el sacacorchos
Una llamada a urgencias:
- ¡Doctor, doctor, un amigo se ha tragado el sacacorchos cuando estábamos a punto de cenar!
- ¿Y que han hecho?
- Hemos abierto la botella con un tenedor.
(Fonte: https://www.1000chistes.com/maschistes.php)
QUESTÃO 50
(IFMT 2020) Marque a opção correta quanto à urgência na chamada por ajuda.
(A) Um amigo engasgou com a tampa da garrafa. Mas conseguiram abri-la com uma faca.
(B) Um amigo engoliu a tampa da garrafa. Mas conseguiram abri-la com uma colher.
(C) Um amigo engasgou com um saca-rolhas. Mas não conseguiram abrir a garrafa.
(D) Um amigo engasgou com um saca-rolhas. Mas conseguiram abrir a garrafa com um garfo.
(E) Um amigo engasgou com um saca-rolhas. Mas abriram a garrafa com um facão.
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