Prova IFSUL 2019.2 (Integrado) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Leia o Texto 1 , para responder às questões de 1 a 8 . Por que nunca mais fi...
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o Texto 1, para responder às questões de 1 a 8.
Por que nunca mais fiz drama para comer.
Fabrício Carpinejar
Não podia empurrar o prato para a frente antes de limpá-lo. Havia essa ordem em casa. Jamais desperdiçar comida. Ficávamos na mesa o tempo que fosse até não sobrar nenhum grão de arroz ou feijão. Teve dia em que saí da sala de jantar de tardezinha. Permaneci de castigo por horas olhando a aquarela da louça, com a indolência das moscas. Nem existia micro-ondas na época para requentar o sabor. Ou engolia o alimento frio junto do orgulho ou não recebia permissão para brincar.
Eu e os meus irmãos conhecíamos bem o rigor do mandamento. Só que achávamos um exagero, tão confinados ao conforto das sobras. Quando era pequeno, a mãe dizia que a comida choraria se não a quisesse. E imaginava a vagem chorando, a cenoura chorando, a alface chorando, o bife chorando – bufê a quilo em restaurante, então, aparecia em minha imaginação como um infinito velório.
Ao entrar na escola, ela mudou o discurso e o tom tornou-se mais adulto e engajado, menos lúdico e fantasioso. Argumentava da injustiça social, da fome no mundo, em que pessoas excluídas não contavam com a chance de uma refeição por dia e não deveríamos esnobar e muito menos destratar uma bênção.
Sim: rezávamos na véspera das garfadas. Aquele minuto de silêncio também não ganhava a consideração dos filhos. Mais uma norma para perder tempo, assim desdenhávamos (confesso que hoje sinto falta das mãos dadas com todos ao redor da mesa).
Jurava que a fiscalização alimentar vinha de uma perseguição materna e paterna, absolutamente sem sentido.
Até que convidei um colega para ficar para o almoço. Ele foi o primeiro a terminar, rapidamente. E se calou. E não se mexeu mais. Assumiu uma condição de estátua. Ele recriminava os movimentos de avanço do corpo, como se significasse um crime repetir. Pensei que representava um gesto de educação próprio de visita.
Os pais perguntaram se ele não iria se servir mais, se não havia gostado de alguma coisa.
– Posso? Mesmo?
– Claro que sim, à vontade.
O meu amigo explicou o seu medo:
– Lá em casa ninguém repete, a mãe coloca um punhado de comida para cada irmão e acabou.
Nunca mais fiz drama para comer.
Disponível em:<gauchazh.clicrbs.com.br> Acesso em: 20 mar 2019.
(IFSUL 2019) Sobre o texto 1, são feitas determinadas afirmações. Marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
( ) Com base no trecho “confesso que hoje sinto falta das mãos dadas com todos ao redor da mesa.”, 4º parágrafo, afirma-se que um dos familiares do narrador havia morrido.
( ) Tanto o protagonista quanto os irmãos conheciam bem o rigor das regras parentais, mas consideravam um exagero.
( ) A atitude de um colega do narrador, que almoçou com ele e a família, ratificou a visão do protagonista sobre o desperdício de alimentos.
( ) O narrador-protagonista revive, em tom saudosista-reflexivo, acontecimentos da infância/adolescência dele.
A ordem correta, de cima para baixo, é
a) V – F – F - V.
b) F – V - F - V.
c) V – V – F - F.
d) F - V – V - V.
QUESTÃO 02
(IFSUL 2019) No primeiro parágrafo, a palavra “indolência” NÃO pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por qual das palavras abaixo?
a) Cuidado.
b) Preguiça.
c) Indiferença.
d) Apatia.
QUESTÃO 03
(IFSUL 2019) Qual frase abaixo está no sentido denotativo?
a) Nunca mais fiz drama para comer. (último parágrafo)
b) Não podia empurrar o prato para a frente antes de limpá-lo. (1º parágrafo)
c) Assumiu uma condição de estátua. (6º parágrafo)
d) Pensei que representava um gesto de educação próprio de visita. (6º parágrafo)
QUESTÃO 04
(IFSUL 2019) No trecho Quando era pequeno, a mãe dizia que a comida choraria se não a quisesse. E imaginava a vagem chorando, a cenoura chorando, a alface chorando, o bife chorando – bufê a quilo em restaurante, então, aparecia em minha imaginação como um infinito velório., (2º parágrafo), respectivamente, há presença, nas expressões em destaque, das seguintes figuras de linguagem:
a) personificação e ironia.
b) metáfora e comparação.
c) personificação e comparação.
d) metáfora e metonímia.
QUESTÃO 05
(IFSUL 2019) Na frase Claro que sim, à vontade., a expressão destacada recebe crase pelo mesmo motivo de:
a) Saiu de casa às pressas.
b) Ele saiu às duas horas da tarde.
c) Adora bife à parmegiana.
d) Chegarás cedo àquela cidade.
QUESTÃO 06
(IFSUL 2019) Observe o trecho a seguir:
Teve dia em que saí da sala de jantar de tardezinha. Permaneci de castigo por horas olhando a aquarela da louça, com a indolência das moscas. Nem existia micro-ondas na época para requentar o sabor. (1º parágrafo)
Se a palavra destacada fosse colocada no plural, quantas outras palavras precisariam ser alteradas, para manter a concordância adequada?
a) Nenhuma.
b) Uma.
c) Duas.
d) Três.
QUESTÃO 07
(IFSUL 2019) Seguindo as regras da gramática normativa de transformação do discurso direto para o indireto, qual(is) reformulação(ões) do trecho Lá em casa ninguém repete, a mãe coloca um punhado de comida para cada irmão e acabou. (11º parágrafo), está(ão) adequada(s) em discurso indireto?
I. O convidado contou que na casa dele ninguém repete, a mãe dele coloca um punhado de comida para cada irmão e acabou.
II. O convidado contou que na casa dele ninguém repetia, que a mãe dele colocava um punhado de comida para cada irmão e acabava.
III. O colega relatou que na casa dele ninguém repete, disse que a mãe colocava um punhado de comida para cada irmão e acabou.
IV. O colega relatou que em casa ninguém repetia, que a mãe colocava um punhado de comida para cada irmão e acabava.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
QUESTÃO 08
(IFSUL 2019) Analise as afirmativas abaixo referentes a aspectos linguísticos observados no texto.
I. No título do texto, Por que nunca mais fiz drama para comer., a expressão destacada poderia ser substituída por A razão pela qual.
II. Nas palavras destacadas “estátua” e “velório”, a ocorrência do acento se dá pelo mesmo motivo: paroxítona terminada em ditongo.
III. No trecho Os pais perguntaram se ele não iria se servir mais, se não havia gostado de alguma coisa., o verbo haver possui o mesmo significado de existir.
IV. No trecho Ou engolia o alimento frio junto do orgulho ou não recebia permissão para brincar., a conjunção alternativa “ou” não apresenta ideia de exclusão.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
Leia o texto 2, para responder às questões 9 e 10.
Texto 2
Disponível em:<escolaverde.org> Acesso em: 22 mar.19. |
QUESTÃO 09
QUESTÃO 10
QUESTÃO 11
QUESTÃO 12
QUESTÃO 13
QUESTÃO 14
QUESTÃO 15
QUESTÃO 16
QUESTÃO 17
QUESTÃO 18
QUESTÃO 19
QUESTÃO 20
QUESTÃO 21
QUESTÃO 22
QUESTÃO 23
QUESTÃO 24
QUESTÃO 25
QUESTÃO 26
QUESTÃO 27
QUESTÃO 28
QUESTÃO 29
QUESTÃO 30
QUESTÃO 31
(IFSUL 2019) O texto 2 pertence ao gênero textual
a) anúncio publicitário.
b) receita.
c) manual de instruções.
d) campanha comunitária.
QUESTÃO 10
(IFSUL 2019) No texto 2, há presença de verbos no modo imperativo, pois o texto possui a finalidade de
a) suplicar ao interlocutor.
b) convencer o interlocutor.
c) ordenar ao interlocutor.
d) ameaçar o interlocutor.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 11
(IFSUL 2019) Considere as expressões numéricas:
É correto afirmar que o valor de é
a) 5
b) 20
c) 26
d) 31
QUESTÃO 12
(IFSUL 2019) Aeronaves estão entre os meios de transporte mais seguros e rápidos do mundo. Os aviões comerciais do Brasil conseguem percorrer 200 km em apenas 15 minutos.
Um desses aviões partirá de Porto Alegre às 7h45min e fará uma viagem de 1200 km até o Rio de Janeiro.
Dessa forma, a estimativa do horário de chegada ao Rio de Janeiro é
a) 8h45min.
b) 9h.
c) 9h15min.
d) 9h30min.
QUESTÃO 13
(IFSUL 2019) Na recepção de uma empresa, há um galão de 20 L (litros) de água mineral, disponibilizando copos de 100 e 300 mL (mililitros) para o consumo.
Considerando que já foram consumidos 25 copos cheios de 300 mL e 65 copos cheios de 100 mL desse galão, quantos copos de 300 mL ainda podemos encher com o volume de água restante no galão?
a) 20
b) 24
c) 26
d) 30
QUESTÃO 14
(IFSUL 2019) Analise as seguintes afirmações:
I. A fração equivale a 40%.
II. x = 6 é a única solução da equação 2(x + 4) = 4(x - 1) .
III. Um círculo cujo diâmetro mede 10 cm tem uma área medindo 25π cm².
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
QUESTÃO 15
(IFSUL 2019) A família Silva construirá uma nova residência conforme a seguinte planta baixa humanizada:
Considerando que o custo de cada metro quadrado construído seja R$ 1.600,00, o valor total estimado para a obra será de
a) R$ 161.600,00
b) R$ 168.000,00
c) R$ 174.400,00
d) R$ 179.000,00
QUESTÃO 16
(IFSUL 2019) Os últimos anos foram marcados pela redução na fabricação e venda de carros novos.
Visando superar esse momento de dificuldade, muitas concessionárias realizam as promoções chamadas de Taxa Zero. Esse tipo de promoção consiste em vender um carro por meio de pagamento de um valor inicial e o valor restante em parcelas mensais iguais e sem juros.
Considere que uma loja venda um modelo no valor de R$ 45.000,00 com taxa zero. Nesse caso, o cliente pode dar uma entrada no valor de 60% do carro e parcelar o restante em 30 vezes sem juros.
Qual é o valor de cada parcela nessa promoção?
a) R$ 600,00
b) R$ 700,00
c) R$ 800,00
d) R$ 900,00
QUESTÃO 17
(IFSUL 2019) O valor numérico decimal da expressão para x = 2, y = -3 e z = 5 é
a) 1,82
b) 1,84
c) 1,86
d) 1,88
QUESTÃO 18
(IFSUL 2019) Durante uma aula de matemática, a professora Ana deixou a seguinte pista sobre sua família:
“Eu tenho dois filhos. As idades deles são exatamente as raízes da equação
Daqui a 10 anos, qual será a idade do filho mais velho de Ana?
a) 14
b) 15
c) 16
d) 17
QUESTÃO 19
(IFSUL 2019) A extraordinária biodiversidade da natureza brasileira se reflete na grande variedade de frutas disponíveis nas feiras do nosso país.
Em determinada feira, o preço de 4 kg de banana mais o de 1 kg de maçã é R$ 19,00, e o preço de 2 kg de banana mais o de 3 kg de maçã é R$ 22,00. Portanto, o preço de 2 kg de banana mais o de 2 kg de maçã é de
a) R$ 16,00
b) R$ 17,00
c) R$ 18,00
d) R$ 19,00
QUESTÃO 20
(IFSUL 2019) As raízes das equações x² + 25 = 10x e (y - 3)² = y² - 63 representam as medidas dos comprimentos dos catetos do triângulo retângulo representado na figura.
Assim sendo, o comprimento da hipotenusa z desse triângulo retângulo é
a) 13
b) 14
c) 15
d) 16
HISTÓRIA
QUESTÃO 21
Leia o texto a seguir:
Os Caldeus derrotaram os assírios e formaram, em 612 a. C., o último império da Mesopotâmia. Babilônia voltou a ser capital.
(ANTUNES, Maria Fernanda e MARANHÃO, Ricardo. Trabalho e civilização: a humanidade em
construção. volume 1: ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 1999.)
(IFSUL 2019) Sobre o povo da antiga Mesopotâmia abordado no texto, é correto afirmar que
a) invadiram o Reino de Israel e levaram os hebreus prisioneiros para a Caldeia.
b) foram submetidos à autoridade de Órus, rei dos Kushitas, que acabou com os jardins suspensos da Babilônia.
c) foram conquistados por Ciro, rei dos Persas, que acabou com o Cativeiro da Babilônia.
d) conquistaram a Fenícia e absorveram as técnicas agrícolas de fertilização do solo.
QUESTÃO 22
Leia o texto a seguir:
No ano 711, já o século VIII, derrotaram o reino dos visigodos, iniciando a dominação da Península Ibérica, que se estenderia até o século CV (1492).
(FARIA, Ricardo de Moura e outros. História & companhia.
6° Série. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1998.)
(IFSUL 2019) O texto acima se refere à expansão Árabe na Europa. No intuito de combater as investidas dos muçulmanos no ocidente, ocorreram
a) a Batalha de Queroneia e a Guerra de Leuctras.
b) a Batalha de Poitiers e as Guerras de Reconquista da Península Ibérica.
c) as Guerras Púnicas e as Guerras Médicas.
d) A Batalha de Lepanto e a Guerra do Peloponeso.
QUESTÃO 23
Leia o texto a seguir:
Nas universidades medievais, era ensinada a ideia tradicional do grego Ptolomeu, que dizia que a Terra está no centro do universo. Acreditava-se que o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra. A Igreja apoiava essa teoria geocêntrica afirmando que ela se baseava em passagens da Bíblia.
(SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica.
6° série. São Paulo: Nova Geração, 1999.)
(IFSUL 2019) A teoria exposta acima foi contestada por
a) Nicolau Copérnico, com a teoria heliocêntrica.
b) Martin Lutero, com o protestantismo religioso.
c) Américo Vespúcio, com a esfericidade da Terra.
d) João Calvino, com a justificação da usura.
QUESTÃO 24
Leia o texto a seguir:
No ano de 1515, o comércio de especiarias com o Oriente rendeu 1 milhão de cruzados a Portugal, enquanto o de pau brasil apenas 50 mil cruzados.
(SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica.
6° série. São Paulo: Nova Geração, 1999.)
(IFSUL 2019) Mesmo com o exposto no texto acima, Portugal enviou, no período pré-colonial, as expedições guarda-costas com o intuito de
a) controlar o monopólio da exploração dos ameríndios.
b) assegurar o comércio do açúcar com os holandeses.
c) escravizar os africanos através do escambo.
d) garantir a posse das terras ao expulsar os franceses da costa atlântica.
QUESTÃO 25
(IFSUL 2019) Os Campos Neutrais, área constituída entre as lagoas Mirim e Mangueira e a costa marítima no atual território do Rio Grande do Sul, foram criados pelo
a) Tratado de Madri, de 1750.
b) Tratado de Santo Ildefonso, de 1777.
c) Tratado de Badajós, de 1801.
d) Tratado de El Pardo, de 1761.
QUESTÃO 26
Leia o texto a seguir:
A Revolução Francesa de 1789 estimulou a rebelião. Em 1791, um negro chamado Toussaint Louverture liderou a mais gigantesca revolta de escravos da história das Américas. Brilhante general, ele comandou um exército de milhares de homens.
(SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica. 7° série. São Paulo: Nova Geração, 1999.)
(IFSUL 2019) O texto se refere à Revolução
a) Pernambucana.
b) Comunera.
c) Haitiana.
d) Americana.
QUESTÃO 27
(IFSUL 2019) O processo de independência do Brasil, em 1822, foi marcado pela aproximação de Pedro I com o grupo composto por brasileiros, que desejavam manter o que havia sido conquistado com a chegada da Família Real em 1808. De 1822-31, a história política do Brasil foi marcada pelo reinado do filho de João VI, período conhecido como Primeiro Reinado.
Foram fatos ocorridos nesse período, EXCETO
a) a Guerra Cisplatina e a Revolta dos Mercenários irlandeses.
b) a Confederação do Equador e a Noite das Garrafadas.
c) a nomeação do ministério dos marqueses e a morte do jornalista Líbero Badaró.
d) a Revolta dos Cabanos e a Revolta dos Malês.
QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir:
O clima de insegurança e o fracasso do capitalismo liberal, que se mostrava incapaz de resolver os problemas básicos de milhares de pessoas, também abriram espaço para que surgissem outras soluções.
(FARIA, Ricardo de Moura e outros. História & companhia. 8° Série. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1998.)
(IFSUL 2019) O texto faz referência ao período entre guerras (1919-29). Quais foram as outras soluções adotadas pelos países abalados pela crise econômica?
a) Adoção do mercantilismo e uma intervenção estatal na economia.
b) Ascensão do despotismo esclarecido e de uma liberalização das finanças.
c) Implantação de regimes políticos totalitários de direita e de esquerda.
d) Emersão do neoliberalismo e de políticas vinculadas ao bem-estar social.
QUESTÃO 29
Leia o texto a seguir:
Quando Vargas iniciou o processo de abertura, devido às pressões sofridas, novos partidos políticos foram formados. Eles atuaram ao longo de todo o período conhecido como populismo. (1946-1964).
(FARIA, Ricardo de Moura e outros. História & companhia.
8° Série. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1998.)
(IFSUL 2019) O partido político formado, na sua grande maioria, pelos antigos integralistas, sob a liderança de Plínio Salgado, foi o (a)
a) UDN – União Democrática Nacional.
b) PSP – Partido Social Progressista.
c) PSD – Partido Social Democrático.
d) PRP – Partido da Representação Popular.
QUESTÃO 30
Leia o texto a seguir:
O primeiro passo para a organização desse movimento foi a Conferência de Bandung, realizada na Indonésia, em 1955, da qual participaram 25 países da Ásia e da África.
(ANTUNES, Maria Fernanda e MARANHÃO, Ricardo. Trabalho e civilização: a humanidade em
construção. volume 4: ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 1999.)
(IFSUL 2019) O texto faz referência à criação do
a) Movimento de países não alinhados durante a Guerra Fria.
b) Bloco socialista, sob a liderança da União Soviética.
c) Bloco Capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos.
d) Estado de Israel, realizada pela Organização das Nações Unidas.
GEOGRAFIA
QUESTÃO 31
(IFSUL 2019) As coordenadas geográficas de Moroni, capital das Ilhas Comores, são, aproximadamente, as seguintes: Lat. 11° S e Long. 43° E.
Com base nessas informações, conclui-se que a sua localização está em qual quadrante da Terra?
QUESTÃO 32
QUESTÃO 33
QUESTÃO 34
QUESTÃO 35
QUESTÃO 36
QUESTÃO 37
QUESTÃO 38
QUESTÃO 39
QUESTÃO 40
(IFSUL 2019) Em uma carta cartográfica, a distância entre as cidades de Pelotas e São Lourenço do Sul é de 5 cm.
Considerando que a distância real entre ambas é de 70 km, a escala utilizada na carta é de
a) 1: 1.400
b) 1: 14.000
c) 1: 140.000
d) 1: 1.400.000
QUESTÃO 33
Observe a imagem a seguir:
(IFSUL 2019) A forma de relevo exposta na imagem acima é conhecida como
a) chapada.
b) cuesta.
c) falésia.
d) fiorde.
QUESTÃO 34
(IFSUL 2019) Quanto aos tipos climáticos presentes no território brasileiro, analise as informações da segunda coluna e enumere-a de acordo com a primeira.
(1) Subtropical
(2) Tropical Úmido
(3) Semiárido
(4) Equatorial
(5) Tropical Semiúmido
( ) Possui a maior amplitude térmica anual.
( ) É influenciado pela Bacia do rio Amazonas.
( ) Está presente no Sertão Nordestino.
( ) Abrange o Cerrado e o Pantanal.
( ) Predomina no litoral brasileiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é
a) 1 – 4 – 3 – 5 – 2
b) 4 – 2 – 5 – 3 – 1
c) 3 – 1 – 4 – 2 – 5
d) 2 – 5 – 1 – 4 – 3
QUESTÃO 35
Leia o texto a seguir:
...ocorre nos deslocamentos diários entre a residência e o trabalho das pessoas, com as pessoas se deslocando da sua cidade de origem e retornando no mesmo dia a ela. É o que ocorre nas chamadas cidades-dormitórios onde as pessoas residem, chegando a elas no final do dia apenas para dormir após a jornada de trabalho em outra cidade, já tendo que acordar no dia seguinte para trabalhar novamente na outra cidade. As (...) de trabalhadores são as mais comuns, porém elas podem ser também de estudantes que diariamente se deslocam para estudar em outra cidade.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/>. Acesso em: 08 mar. 2019.
(IFSUL 2019) A qual tipo de migração o texto acima se refere?
a) Clandestina.
b) Pendular.
c) Sazonal.
d) Transumância.
QUESTÃO 36
Leia o texto a seguir:
Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.
Disponível em:<brasilescola.uol.com.br>. Acesso em: 08 mar. 2019.
(IFSUL 2019) Que vantagem a referida energia apresenta em relação às demais?
a) Menor terreno para sua instalação.
b) Baixo custo de seu funcionamento.
c) Utilização de combustíveis renováveis.
d) Inexistência de resíduos gerados.
QUESTÃO 37
Considere a tabela abaixo:
(IFSUL 2019) Considerando as informações acima, é correto classificar os países, quanto ao seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em ordem de classificação, em
a) 1º Noruega, 2º Brasil, 3º Argentina, 4º Níger.
b) 1º Noruega, 2º Argentina, 3º Brasil, 4° Níger.
c) 1º Níger, 2º Brasil, 3º Argentina, 4º Noruega.
d) 1º Níger, 2º Argentina, 3º Brasil, 4º Noruega.
QUESTÃO 38
Leia o texto a seguir:
... são organismos geneticamente modificados (OGM) que receberam um gene de outro ser vivo em seu DNA por meio de técnicas empregadas na biotecnologia. (...) são necessários muitos anos de pesquisa. O trabalho envolve cientistas de diversas áreas do conhecimento, a exemplo de biologia, genética e agronomia.
Disponível em: <https://cib.org.br/>. Acesso em: 11 mar. 2019.
(IFSUL 2019) O texto acima refere-se aos
a) cisgênicos.
b) homogênicos.
c) multigênicos.
d) transgênicos.
QUESTÃO 39
Leia o texto a seguir:
... é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.
Disponível em: <https://educalingo.com/pt/dic-pt>. Acesso em: 06 mar. 2019.
(IFSUL 2019) O processo acima descrito é denominado de
a) conurbação.
b) hierarquização.
c) periferização.
d) verticalização.
QUESTÃO 40
Leia o texto a seguir:
Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80.
(...) Abrange, aproximadamente, 72% do território da América do Sul (12,8 milhões de km², equivalente a três vezes a área da União Europeia); 69,5% da população sul-americana (288,5 milhões de habitantes) e 76,2% do PIB da América do Sul em 2016 (US$ 2,79 trilhões de um total de US$ US$ 3,66 trilhões, segundo dados do Banco Mundial).
Disponível em: <www.mercosul.gov.br>. Acesso em: 06 mar. 2019 (adaptado).
(IFSUL 2019) Quais são os membros fundadores do bloco acima descrito?
a) Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
b) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
c) Brasil, Chile, Paraguai e Venezuela.
d) Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai.
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