Prova IFSUL 2020.1 (Concomitante) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Texto 1 Por trás da “boa aparência”: o racismo em números no me...
LÍNGUA PORTUGUESA
Texto 1
Por trás da “boa aparência”: o racismo em números no mercado.
“Precisa-se de moça de boa aparência para auxiliar de dentista. Rua Boa Vista, 11, primeiro andar.” O anúncio publicado no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contém uma expressão de uso bastante comum até 2006, quando foi proibida por viés discriminatório. Para 70% dos brasileiros, “boa aparência” não é apenas um código para cabelos lisos e pele clara, é um sintoma da discriminação racial ainda presente no país em que mais da metade da população se autodeclara negra.
“Precisamos refletir sobre o significado da compreensão de que vivemos em um país racialmente harmônico, que ainda está presente em nosso imaginário. Pela noção de democracia racial, dizemos que o racismo não existe e, se a população negra vive em desvantagem social, é porque não se esforçou o suficiente”, explica Giselle dos Anjos Santos, doutoranda em História Social pela USP e consultora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), organização pioneira na promoção da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho no Brasil.
Na área de recrutamento e seleção por quase uma década, a ex-recrutadora Marion Caruso vivenciou de perto as inconsistências entre discurso e prática relacionadas ___ aceitação racial dentro do mercado de trabalho. “Me pediam que não enviasse pessoas negras para as vagas porque tinham ‘cara de empregadinha’”. Com demandas como ___ que Marion recebia, não é difícil imaginar por que a expectativa de que o Brasil alcance ___ igualdade racial no mercado de trabalho é de 150 anos, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos em 2016.
Os números não param de alarmar. Ainda de acordo com o Ethos, embora 54% da população brasileira seja negra, eles ocupam apenas 5% dos cargos de liderança nas maiores empresas do país. Quando se fala em mulheres pretas e pardas em altos cargos de chefia, esse índice chega a menos de 1%. O espaço para homens e mulheres negros vai se afunilando conforme os cargos vão ficando cada vez mais altos: na base da pirâmide corporativa, os aprendizes negros chegam a ultrapassar os brancos.
Giselle explica que, ao longo da história, a sociedade brasileira se construiu nas bases do racismo. Daí a desigualdade e falta de oportunidades. “Todos os indicadores sociais refletem ___ desigualdades colocadas”, explica a estudiosa. A mulher negra tem 50% mais chances de estar desempregada do que qualquer outro grupo da nossa sociedade. É fundamental que pensemos em ações afirmativas que venham no sentido de superar as desigualdades históricas. ”
Mesmo que o número de estudantes negros nas universidades federais tenha triplicado na última década, garantindo a qualificação necessária para as vagas, a consultora e pesquisadora alerta que as barreiras começam muito antes do recrutamento. “Existe uma lógica de rede de informação e contato. Quando perguntados nos censos desenvolvidos pelo CEERT em diferentes instituições como ficaram sabendo de determinada vaga, os profissionais brancos respondem que souberam por parentes e amigos. A realidade é diferente para pessoas negras, cujos familiares geralmente trabalharam a vida toda no setor informal. ” [...]
Publicado em 23/08/19, por Nayara Fernandes, no portal de notícias R7. Disponível em:
<https://noticias.r7.com/economia/por-tras-da-boa-aparencia-o-racismo-em-numeros-no-mercado23082019>. Acesso em: 25 ago. 2019 (Texto adaptado para fins didáticos).
QUESTÃO 01
(IFSUL 2020) No que se refere aos objetivos da reportagem, é correto dizer que o texto
a) problematiza a persistência do racismo no ambiente profissional e sugere uma série de ações capazes de diminuir as desigualdades sociais entre brancos e negros, salientando o papel da escola e da mídia nesse processo.
b) evidencia a distância entre o número de negros existentes na população brasileira e o número de negros que ocupam cargos de chefia, destacando o papel da mídia para conscientizar as empresas sobre a necessidade de acabar com essa desigualdade no ambiente profissional.
c) demonstra, por meio de dados históricos e estatísticos, a persistência do racismo na sociedade brasileira e o quanto isso afeta a ascensão profissional das pessoas negras, principalmente a ascensão dos homens desse grupo étnico.
d) ressalta que, embora a expressão “boa aparência” - por muito tempo presente nos critérios de seleção para uma vaga de trabalho - tenha sido proibida por lei, a discriminação racial ainda está presente nos processos de recrutamento das empresas.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(IFSUL 2020) Com base nas informações apresentadas pelo texto, leia as afirmações a seguir, assinalando se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Embora as desigualdades de oportunidades entre brancos e negros tenham diminuído nas últimas décadas, ainda há muitos desafios a serem superados.
( ) O imaginário da democracia racial contribui para a erradicação das desigualdades raciais e sociais no Brasil, pois as oportunidades existem para todos, basta se esforçar.
( ) Uma das provas de que o racismo não é um impeditivo para o crescimento profissional dos negros é o fato de, em algumas empresas, o número de aprendizes negros ultrapassar o número de aprendizes brancos.
( ) Apesar da discriminação racial afetar homens e mulheres, as mulheres negras sofrem dupla discriminação - racial e de gênero - , afirmação que pode ser comprovada por meio dos dados estatísticos presentes no texto.
A sequência correta, de cima para baixo, é
a) F – F – V – V.
b) V – F – F – V.
c) V – V – F – F.
d) F – V – V – V.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(IFSUL 2020) Nas linhas 15, 17, 18 e 27, o correto preenchimento das lacunas deve ser realizado, respectivamente, por meio da sequência presente em
a) à – a – à – as.
b) a - à – à – às.
c) à – a – a- as.
d) a – à- à – as.
GABARITO.
QUESTÃO 04
(IFSUL 2020) A sequência na qual os vocábulos recebem acento gráfico em decorrência das mesmas regras que determinam o seu emprego em anúncio (linha 2), contém (linha 2), viés (linha 3), país (linha 5), área (linha 14) e inconsistências (linha 15)
a) prenúncio – desdém- convés – faísca- tênue – imprudência
b) prenúncio- convêm- invés- Luís- aparência – arrogância
c) estúdio- desdém- pés- faísca- aparência- imprudência
d) estúdio- convêm- convés- tênue- aparência- arrogância
GABARITO.
QUESTÃO 05
(IFSUL 2020) Releia o trecho a seguir, extraído das linhas 29 e 30: “É fundamental que pensemos em ações afirmativas que venham no sentido de superar as desigualdades históricas.”
Em qual das alternativas abaixo as alterações nos tempos verbais das orações NÃO mantêm o sentido, a concordância e a correlação verbal adequada
a) É fundamental que sejam pensadas ações afirmativas que venham no sentido de superar as desigualdades históricas.
b) Seria fundamental que se pensasse em ações afirmativas que viessem no sentido de superar as desigualdades históricas.
c) Será fundamental pensarmos em ações afirmativas que venham no sentido de superar as desigualdades históricas.
d) Será fundamental quando pensarmos em ações afirmativas que venham no sentido de superar as desigualdades históricas.
GABARITO.
QUESTÃO 06
(IFSUL 2020) Qual das afirmações a seguir está adequada às convenções da gramática normativa?
a) A utilização de aspas, nas linhas 1 e 2, ocorre pelo mesmo motivo pelo qual são utilizadas antes e após a expressão “boa aparência” (linha 4).
b) As expressões “segundo uma pesquisa” (linha 19) e “Ainda de acordo com o Ethos” (linha 20) são marcadores do discurso direto.
c) No período “A realidade é diferente para pessoas negras, cujos familiares geralmente trabalharam a vida toda no setor informal.” (linhas 36 e 37), a palavra “cujos” retoma a expressão “pessoas negras”.
d) No período “O anúncio publicado no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contém uma expressão de uso bastante comum [...].”(linhas 2 e 3), a vírgula é utilizada por tratar-se de um aposto.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(IFSUL 2020) Se o período “O anúncio publicado no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contém uma expressão de uso bastante comum até 2006, quando foi proibida por viés discriminatório”. (linhas 2 e 3), fosse passado para o plural, sem alteração de sentido, qual das reformulações abaixo estaria correta?
a) Os anúncios publicados no Estado de São Paulo, em junho de 1914 contêm expressões de usos bastantes comuns até 2006, quando foram proibidas por vieses discriminatórios.
b) Os anúncios publicados no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contêm expressões de uso bastante comum até 2006, quando foram proibidas por viés discriminatório.
c) Os anúncios publicados no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contém expressões de uso bastante comum até 2006, quando foram proibidas por vieses discriminatórios.
d) Os anúncios publicados no Estado de São Paulo, em junho de 1914, contém expressões de uso bastante comum até 2006, quando foram proibidas por viés discriminatório.
GABARITO.
QUESTÃO 08
(IFSUL 2020) No que se refere à sinonímia, NÃO é possível realizar substituição, sem perda de valor semântico, entre os vocábulos
a) inconsistências (linha 15) e indecisões.
b) afunilando (linha 23) e estreitando.
c) corporativa (linha 24) e organizacional.
d) recrutamento (linha 33) e convocação.
GABARITO.
Leia a charge abaixo, do cartunista Junião, para responder à questão 9:
Disponível em: <www.juniao.com.br>. Acesso em: 01 set. 2019.
QUESTÃO 09
(IFSUL 2020) Por apresentar teor conotativo, a charge pode ser associada a uma figura de linguagem. A partir dessa afirmação, é correto afirmar que
a) a árvore cortada e os novos galhos nascendo representam, na charge, metonimicamente a esperança de uma sociedade mais justa, apesar de ter existido um longo período de escravidão em nosso país.
b) as raízes profundas, presentes na imagem, representam metaforicamente o quão complexo é acabar com o racismo no Brasil, pois a ideia de raça foi historicamente construída e mantida por muito tempo em nosso país.
c) a charge estabelece uma comparação entre a persistência do racismo no Brasil e os problemas ambientais existentes no país, afirmação possível de ser comprovada, pois os dois problemas possuem a mesma origem histórica.
d) a imagem presente na charge é uma personificação do racismo, pois atribui vida a uma ideia, que não existe autonomamente, dependendo de pessoas que sintam e pratiquem o racismo para que ela possa existir.
GABARITO.
Para responder à questão 10, leia a tirinha a seguir, publicada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).
Disponível em: rj.cut.org.br. Acesso em: 29 ago. 2019.
QUESTÃO 10
(IFSUL 2020) Com base nos elementos verbo-visuais presentes na tirinha, considere as seguintes afirmações:
I. Ao compararmos os primeiros quadros com o último quadro, é perceptível o constrangimento do homem diante da resposta da mulher, possivelmente porque ele considerava o alisamento do cabelo como algo normal, sinônimo de “boa aparência”.
II. A tirinha problematiza a imposição social que as mulheres negras sofriam/sofrem para alisar o cabelo, pois a estética branca era/é o modelo a ser seguido, produzindo um imaginário social de que os cabelos crespos eram desarrumados, inadequados ao ambiente profissional.
III. Na primeira parte da fala do personagem masculino, há a utilização do nível formal de linguagem; no entanto, nas próximas interações, os personagens utilizam uma linguagem mais informal. Essa mudança de registro sinaliza uma mudança de pauta do diálogo: de um comunicado mais profissional, passa para uma conversa mais coloquial.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa (s)
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
GABARITO.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 11
(IFSUL 2020) Um conjunto é formado por elementos. A relação básica entre um objeto e o conjunto é a relação de pertinência. Portanto, quando um objeto x é um dos elementos do conjunto A, dizemos que x pertence ao conjunto A, ou que x ∈ A. Outra relação importante é a de inclusão.
Se todo elemento do conjunto D for elemento do conjunto E, diz-se que D é um subconjunto de E, logo D está contido em E, isto é, D ⊂ E.
Considere os conjuntos P = {3,5,7,11,13,17} e S = {3,7} e de acordo com essas informações, analise as seguintes afirmações:
I. Se x ∈ P, então x é um número primo.
II. Todo elemento do conjunto S é solução da equação x² - 8x + 15 = 0.
III. O conjunto S está contido no conjunto , isto é, S ⊂ P.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(IFSUL 2020) Alunos do IFSul foram questionados a respeito de suas afinidades com as disciplinas de Física, Matemática e Química.
A tabela abaixo apresenta as informações obtidas com a pesquisa.
Com base na tabela, o total de alunos envolvidos na pesquisa é
a) 600
b) 610
c) 620
d) 630
GABARITO.
QUESTÃO 13
(IFSUL 2020) Para a produção de peças em ferro, aço e cobre, ocorreram aumentos mensais, sendo de uma tonelada, meia tonelada e duzentos quilogramas, respectivamente, conforme é apresentado na tabela abaixo fornecida pela fábrica.
Os dados numéricos estão em toneladas (t).
Seguindo esses mesmos aumentos mensais para cada tipo de fundição, ferro, aço e cobre, a produção total em toneladas no décimo primeiro mês será de
a) 54 t.
b) 55 t.
c) 56 t.
d) 57 t.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(IFSUL 2020) Um estudante do curso de Comunicação Visual do IFSul deseja realizar um trabalho de colagem, a fim de embelezar as margens da capa de sua agenda e, para isso, colocará uma fita ao longo das bordas, conforme é apresentado na figura abaixo.
Os tamanhos dos papéis Série P, estipuladas pelo curso, seguem as seguintes medidas apresentadas na tabela abaixo. Ao chegar na loja que vende os pacotes da Série P o estudante percebe que esqueceu de medir a capa de sua agenda. A única informação que ele lembra é que a capa possui o mesmo tamanho de uma folha P4.
Seguindo o padrão estabelecido na tabela anterior, a alternativa que apresenta a melhor aproximação para o número de centímetros de fita que o estudante deverá utilizar para enfeitar a sua agenda é
a) 19,2 cm.
b) 19,3 cm.
c) 19,4 cm.
d) 19,5 cm.
GABARITO.
Leia com atenção o texto abaixo e o gráfico a respeito da Evolução da Capacidade Instalada, para responder às questões 15 e 16.
Texto 1
O crescimento vertiginoso da energia eólica no Brasil foi responsável pela quebra de um recorde importante no mês passado. A força do vento ultrapassou em capacidade instalada a hidrelétrica de Itaipu, alcançando a vice-liderança no ranking da matriz elétrica do país, atrás apenas da hidroeletricidade. A informação obtida em primeira mão pelo blog leva em conta os dados apurados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABBEólica) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Disponível em: <g1.globo.com>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Disponível em: <www.aneel.gov.br>. Acesso em: 19 ago. 2019.
QUESTÃO 15
(IFSUL 2020) A respeito da evolução da capacidade instalada da matriz energética eólica no Brasil, atual e previsões até 2023, é correto afirmar que:
a) É esperado que em 2023 se obtenha a maior variação na capacidade acumulada em relação aos demais valores observados.
b) É esperada uma estagnação da capacidade instalada entre os anos de 2020 e 2021.
c) A capacidade acumulada cresceu menos no período de 2018 até 2019 quando comparada com o período de 2013 até 2014.
d) A capacidade acumulada cresceu mais no período de 2011 até 2012 quando comparada com o período de 2016 até 2017.
GABARITO.
QUESTÃO 16
(IFSUL 2020) É correto afirmar que o aumento da capacidade acumulada entre os anos de 2012 e 2017 foi de:
a) 10059,3
b) 10146,3
c) 10182,3
d) 10245,3
GABARITO.
Leia o texto a seguir com atenção, para responder às questões 17 e 18.
Uma função quadrática é qualquer função f: R → R cuja lei de formação é f(x) αx² + bx + c, onde a, b, e c são números reais, e α ≠ 0. Considere a função f(x) = -x² + 2x + 2.
QUESTÃO 17
(IFSUL 2020) Identifique, entre os itens a seguir, o gráfico da função f.
GABARITO.
QUESTÃO 18
(IFSUL 2020) A respeito da função f, afirma-se que
a) x = 1 - √3 e x = 1 + √3 são os zeros de f e que assume valores negativos para x ∈]1 - √3,1 + √3[.
b) x = 1 - √3 e x = 1 + √3 são os zeros de f e que assume valores positivos para x ∈]1 - √3,1 + √3[.
c) x = -1 + √3 e x = -1 + √3 são os zeros de f e que assume valores negativos para x ∈] - 1 - √3, -1 + √3[.
d) x = -1 √3 e x = -1 + √3 são os zeros de f e que assume valores positivos para x ∈] - 1 - √3, -1 + √3[.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(IFSUL 2020) Na cidade Nova Albuquerque, ocorreu uma brincadeira entre os casais de uma comunidade, valendo um prêmio para o primeiro casal que respondesse corretamente à questão que será apresentada a seguir.
A brincadeira consiste em associar letras a algarismos e, posteriormente, utilizar uma função para produzir uma sequência de números.
Para realizar a associação de letras com algarismos, foi utilizada a seguinte tabela:
Como aplicação, foi empregada a seguinte sequência alfanumérica da placa de um carro, conforme é apresentado na figura abaixo:
Disponível em: <https://g1.globo.com> Acesso em: 23 ago. 2019.
Para entendermos a aplicação, veremos o seguinte exemplo:
Utilizando a tabela acima na placa BRA7S19, obteremos a associação 1707819. Note que os algarismos em negrito estão inalterados, conforme segue a ordem alfanumérica da placa. Se, para cada algarismo da sequência
1, 7, 0, 7, 8, 1, 9,
realizarmos uma associação através da função f(x)= x + 2, obteremos a sequência
3, 9, 2, 9, 10, 3, 11.
Seguindo o mesmo raciocínio na mesma sequência de algarismos, 1 7 0 7 8 1 9, por meio da função 𝑔(x) = 2x + 1, obteremos uma correspondência numérica na seguinte ordem:
a) 3, 9, 1, 9, 11, 3, 13.
b) 3, 11, 1, 11, 13, 3, 15.
c) 3, 13, 1, 13, 15, 3, 17.
d) 3, 15, 1, 15, 17, 3, 19.
GABARITO.
QUESTÃO 20
(IFSUL 2020) Antibióticos são medicamentos capazes de combater infecções causadas por microrganismos. Dentre esses antibióticos, a Amoxicilina é especializada no tratamento das infecções bacterianas suscetíveis a ela.
Tal Medicamento possui uma meia-vida biológica de cerca de 1 hora, significando que metade da substância presente no organismo será eliminada a cada hora após a sua ingestão.
Dessa forma, a quantidade da droga, após a sua ingestão, pode ser expressa como uma função do tempo , medido em horas,
onde Q(t) representa a quantidade de Amoxicilina presente no organismo t horas, após a sua ingestão, e Q0 é a quantidade da droga presente no organismo assim que administrada.
Disponível em: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Supondo que uma dose de 512 mg de Amoxicilina tenha sido ingerida, pela primeira vez, às 8 horas da manhã, o horário no qual apenas 64 mg da substância estará presente no organismo é
a) 9 horas.
b) 10 horas.
c) 11 horas.
d) 12 horas.
GABARITO.
FÍSICA
QUESTÃO 21
(IFSUL 2020) Por que a vodca não congela no freezer residencial?
Esse é o questionamento feito por um estudante ao seu professor de Física, em que obtém, a seguinte resposta: “A vodca contém aproximadamente 50% de álcool, cuja temperatura de congelamento é próxima a – 175˚F. Essa quantidade de álcool é suficiente para que a vodca suporte a temperatura do freezer doméstico sem passar ao estado sólido”.
Buscando compreender melhor a explicação do professor, o estudante converte a temperatura em Fahrenheit, da escala termométrica, utilizada na explicação, para graus Celsius.
Supondo que o cálculo do estudante esteja correto, qual é o valor encontrado?
a) – 115˚C
b) – 80˚C
c) – 175˚C
d) – 35˚C
GABARITO.
QUESTÃO 22
(IFSUL 2020) O efeito Doppler é caracterizado pela mudança da frequência de uma onda percebida por um observador, em virtude do movimento relativo, de aproximação ou de afastamento, entre a fonte e esse observador. Tal efeito apresenta muitas aplicações práticas, dentre elas a determinação da velocidade de rotação de um tornado por uma antena de radar.
Para isso, a antena pode medir a velocidade das gotas de água que se movem em direção à antena de um lado e que se afastam da antena de outro lado, resultando em um cálculo para determinação da velocidade.
Figura extraída de Trefil & Hazen. Física Viva, vol. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
Levando em consideração o texto e os conhecimentos científicos sobre o efeito Doppler, qual é a alternativa que apresenta a explicação correta para a determinação da velocidade de rotação do tornado?
a) Na região A, a frequência da onda refletida é maior do que na região B. Isso ocorre porque, na aproximação entre as gotas de água do tornado e a antena do radar, a frequência da onda aumenta.
b) Na região A, a frequência da onda refletida é menor do que na região B. Isso ocorre porque, na aproximação entre as gotas de água do tornado e a antena do radar, a frequência da onda diminui.
c) Nas regiões A e B, a frequência da onda refletida aumenta, e o comprimento de onda diminui, em virtude do movimento de rotação do tornado.
d) Nas regiões A e B, a frequência da onda não se altera. A velocidade de rotação do tornado é determinada a partir da variação do comprimento de onda entre a onda incidente e a refletida.
GABARITO.
QUESTÃO 23
(IFSUL 2020) A luz é uma onda eletromagnética com faixa de frequência compreendida entre 3,85.10¹⁴ 23. Hz e 7,69.10¹⁴ Hz, conforme apresentado na tabela abaixo.
Considerando a velocidade de propagação da luz igual a 3.10⁸ m/s, e os conhecimentos físicos sobre ondas eletromagnéticas, analise as afirmativas a seguir:
I. O vermelho, cor de menor frequência do espectro visível, é também a onda luminosa de menor comprimento de onda.
II. O azul, com frequência de 6.10¹⁴ Hz, possui comprimento de onda λ = 5.10⁻⁷ m.
III. Qualquer cor do espectro luminoso, ao sofrer reflexão e refração, mantém inalterada sua frequência.
Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa(s)
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 24
(IFSUL 2020) João, um estudante de ensino médio, leva para a aula de Física sua receita oftalmológica, para que possa debater com o professor e seus colegas o possível defeito de visão que possui.
Considerando que João tem dificuldade de enxergar objetos distantes e que a solução para seu problema é a utilização de óculos com lentes esféricas divergentes, é correto afirmar que o defeito de visão que esse estudante apresenta é
a) astigmatismo.
b) hipermetropia.
c) miopia.
d) estrabismo.
GABARITO.
Leia o texto e responda à questão 25.
Lentes Polarizadas
“Boa parte da luz refletida em superfícies não metálicas é polarizada. O brilho do vidro ou da água é um bom exemplo. A não ser para incidência perpendicular, o raio refletido contém mais vibrações paralelas à superfície refletora, enquanto o feixe transmitido contém mais vibrações em ângulos retos com as vibrações da luz refletida. O brilho das superfícies refletoras pode ser diminuído consideravelmente usando-se óculos escuros com lentes polaroides”.
Fonte: HEWITT, Paul. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2015.
QUESTÃO 25
(IFSUL 2020) Um motorista de automóvel, buscando filtrar a luz refletida pelo asfalto, deseja comprar um óculos com lente polarizada. Para tanto, o eixo de polarização mais adequado é o plano
a) vertical para as duas lentes.
b) horizontal para as duas lentes.
c) vertical para a lente esquerda e plano horizontal para a lente direita.
d) horizontal para a lente esquerda e plano vertical para a lente direita.
GABARITO.
QUESTÃO 26
(IFSUL 2020) Você já deve ter percebido que um objeto parece ter uma forma anormal quando mergulhado parcialmente em água, como representado na fotografia ao lado, na qual um pincel está parcialmente mergulhado em um copo com água.
Essa ilusão é causada pelo fenômeno ondulatório chamado refração da luz, que ocorre quando a luz refletida pelo pincel muda de meio de propagação, passando da água para o ar.
A explicação adequada para o fenômeno está na seguinte afirmação:
a) Quando um feixe de luz passa da água para o ar, sua velocidade de propagação não se altera, o que provoca alteração na sua direção de propagação.
b) Embora os meios ar e água apresentem o mesmo índice de refração, a velocidade de propagação da luz altera-se ao passar de um meio para o outro, gerando desvio de feixes de luz.
c) O desvio dos feixes de luz deve-se meramente à ilusão de óptica gerada pela associação entre os meios água e vidro.
d) Como o ar e a água apresentam diferentes índices de refração, a velocidade de propagação da luz é diferente de um meio para outro, causando o desvio de feixes de luz.
GABARITO.
QUESTÃO 27
(IFSUL 2020) Como consequência da busca cada vez maior pelo uso de energias renováveis, tem aumentado a utilização de energia solar para geração de energia elétrica e para aquecimento de água nas residências brasileiras.
A todo momento, o Sol emite grandes quantidades de energia para o espaço, e uma pequena parte dessa energia atinge a Terra. A quantidade de energia solar recebida, a cada unidade de tempo, por unidade de área, varia de acordo com o ângulo de inclinação dos raios solares em relação à superfície. Essa grandeza física é chamada de potência solar.
Considere que em determinada região do Brasil, a potência solar vale 200 W/m² e que uma placa solar para aquecimento de água tem área útil de 10 m².
Considerando que todo calor absorvido pela placa é convertido em aquecimento da água e que o fluxo de água é de 5 litros (m = 5000 g) a cada 1 minuto, e adotando o calor específico da água igual a 4 J/g.˚C, qual é a elevação de temperatura que a placa solar é capaz de impor à água?
a) 2˚C.
b) 4˚C.
c) 6˚C.
d) 10˚C.
GABARITO.
QUESTÃO 28
(IFSUL 2020) Em um recipiente termicamente isolado são misturados 400 g de água, inicialmente a temperatura de 20˚C, com uma pequena barra de aço, de massa 500 g e inicialmente a 80˚C.
Considerando que ocorre trocas de energia, na forma de calor, apenas entre a água e o ferro e que o calor específico da água e do aço são respectivamente iguais a 1,0 cal/g.˚C e 0,12 cal/g.˚C, a temperatura de equilíbrio térmico é aproximadamente igual a
a) 20˚C.
b) 28˚C.
c) 40˚C.
d) 60˚C.
GABARITO.
QUESTÃO 29
(IFSUL 2020) Em virtude de variações de temperatura, aquecimento e resfriamento, os materiais alteram suas dimensões.
Em pontes, por exemplo, são colocadas “juntas de dilatação”, para que não ocorra deformação dos materiais com a variação do comprimento da construção.
Figura extraída de HEWITT, Paul. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Considerando o coeficiente de dilatação linear do concreto igual a 7.10⁻⁶ ˚C⁻¹, cada 100 m de comprimento da ponte, ao sofrer uma variação de temperatura de 20˚C da manhã para a tarde, irá dilatar
a) 0,10 cm.
b) 1,40 cm.
c) 2,80 cm.
d) 7,40 cm.
GABARITO.
QUESTÃO 30
(IFSUL 2020) Os espelhos esféricos, que podem ser classificados como côncavo ou convexo, apresentam como superfície refletora a parte interna ou externa de uma calota esférica.
Disponível em: <resumoescolar.com.br>. Acesso em: 03 set. 2019.
Considere um espelho esférico de Gauss, do tipo convexo, semelhante ao da imagem, com raio de curvatura é igual a 1,0 m. Uma pessoa, com 1,7 m de altura, coloca-se em pé na frente do espelho, a uma distância de 2 m de sua superfície.
Nessas condições, qual é o tamanho da imagem formada e suas características?
a) 34 cm, direita e virtual.
b) 34 cm, direita e real.
c) 1,3 m, invertida e real.
d) 1,3 m, direita e virtual.
GABARITO.
QUÍMICA
QUESTÃO 31
(IFSUL 2020) Um experimento comum em laboratório é o teste de chama. Nesse teste, observa-se que metais e íons metálicos, quando recebem energia (calor), têm seus elétrons excitados, promovendo um salto quântico e, ao retornarem ao estado menos energético, esses elétrons emitem radiação, no comprimento da luz visível, alterando a cor da chama.
Diferentes metais produzem chamas de cores diferentes como pode ser observado na tabela a seguir.
Fonte: Santos, MA. (2019).
O modelo atômico que explica este fenômeno é o de
a) Bohr.
b) Dalton.
c) Thonson.
d) Rutherford.
GABARITO.
QUESTÃO 32
(IFSUL 2020) O bicarbonato de sódio (NAHCO3) é utilizado como fermento químico no preparo de bolos e tortas.
Sua função é fazer com que a massa cresça e fique ‘fofa’ durante a cocção do produto através da liberação, na massa, de um gás oriundo da reação de decomposição desse sal.
Qual gás é liberado durante a decomposição do bicarbonato de sódio?
a) Oxigênio.
b) Hidrogênio.
c) Dióxido de Carbono.
d) Monóxido de carbono.
GABARITO.
Leia o texto abaixo, para responder às questões 33 e 34.
O aço, liga de grande importância econômica, tem em sua composição principalmente Ferro, Carbono, Manganês, Fósforo, Níquel e Cromo.
QUESTÃO 33
(IFSUL 2020) Dentre os elementos citados como componentes do aço, qual apresenta elétron mais enérgico no subnivel np²?
a) C.
b) P.
c) Fe.
d) Ni.
GABARITO.
QUESTÃO 34
(IFSUL 2020) Sobre os metais citados no texto, afirma-se que apresentam
a) elétron mais energético no subnivel f.
b) apenas 3 camadas eletrônicas em sua eletrosfera.
c) sub-nível d incompleto.
d) baixa condutividade elétrica.
GABARITO.
QUESTÃO 35
(IFSUL 2020) O íon Ca⁺² 35. é muito importante na formação dos ossos, dentes e no processo de coagulação sanguínea, mas seu excesso provoca comprometimento da função renal.
O número de elétrons presente nesse íon é
a) 40.
b) 20.
c) 22.
d) 18.
GABARITO.
QUESTÃO 36
(IFSUL 2020) A geometria molecular é importante para prever a polaridade de uma molécula. Uma análise da geometria de uma molécula permite prever seu comportamento em termos de polaridade ou apolaridade.
Analisando a molécula da amônia (NH3), observa-se que esta é ______________ pois apresenta uma geometria ________________.
A alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas, é
a) apolar; angular.
b) apolar; linear.
c) polar; tetraédrica.
d) polar; piramidal.
GABARITO.
QUESTÃO 37
(IFSUL 2020) O sulfato de alumínio é um sal muito utilizado no tratamento de água e resulta da reação de neutralização total de um ácido com uma base.
A reação de síntese desse sal está expressa em:
a) H2SO3+2 AlOH → Al2SO3+2 H2O.
b) 3 H2SO4+2 Al(OH)3 → Al2(SO4)3+ 6 H2O.
c) 3 H2SO3+2 Al(OH)3 → Al2SO3+6 H2O.
d) H2SO4+Al(OH)3 → Al2SO4 +1 H2O.
GABARITO.
QUESTÃO 38
(IFSUL 2020) Observe a figura abaixo sobre o ciclo de poluição e chuva ácida.
Disponível em: Blog Galera. Disponível em: <galera-eco.blogspot.com>. Acesso em: 29 ago. 2019.
De acordo com a figura, os óxidos responsáveis pela chuva ácida são:
a) H2SO4 e HNO3.
b) H2SO3 e HNO2.
c) SO2 e NO2.
d) SO2 e Na2O.
GABARITO.
QUESTÃO 39
(IFSUL 2020) Considere os seguintes compostos:
I. Cloreto de sódio
II. H2O
III. Dióxido de carbono
IV. Óxido de alumínio
V. Na2S
Quais apresentam ligação iônica?
a) II e III, apenas.
b) I, IV e V, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
GABARITO.
QUESTÃO 40
Observe a figura abaixo.
- Talvez, um dos senhores poderia me dizer o que há de tão atraente lá fora?
Disponível em: <http://msflynn.edublogs.org>. Acesso em: 15 ago. 2019.
(IFSUL 2020) A atração demonstrada na charge se deve a qual tipo de ligação química?
a) Iônica.
b) Covalente polar.
c) Dipolo permanente.
d) Metálica.
GABARITO.
COMENTÁRIOS