Prova Concurso: Enfermeiro 2021 (Nível Superior) com Gabarito
Prova Concurso: Enfermeiro 2021 (Nível Superior) com Gabarito
Concurso: VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO - 2020 - Edital nº 02
Órgão/Instituição: Organização Social Viva Comunidade
Banca/Organizadora: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo
Cargo: Enfermeiro
Escolaridade: Superior
Conhecimentos Básicos de Saúde Pública
QUESTÃO 01
IBADE 2021: A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil.
Sobre a PNH, é correto afirmar que:
I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho;
II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde;
III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;
IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
(A) I, II e IV.
(B) II e III.
(C) II, III e IV.
(D) I e III.
(E) I, III e IV.
QUESTÃO 02
IBADE 2021: No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras.
Um desses sistemas de informação consiste em reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional e apresenta atualmente um número de registros maiores do que o publicado pelo IBGE, com base nos dados de Cartório de Registro Civil.
Estamos falando do (a):
(A) SINAN.
(B) SINASC.
(C) SIM.
(D) SI-PNI.
(E) SINOP.
QUESTÃO 03
IBADE 2021: O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública. A respeito do CONASEMS, é correto afirmar que:
(A) é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração determinada e limitada.
(B) promove ações conjuntas que fortalecem a centralização política, administrativa e financeira do SUS.
(C) suas atividades compreendem reuniões, seminários, congressos, estudos, pesquisas, prestação de serviços, capacitação e educação permanente.
(D) um dos seus objetivos é a vedação da prestação de fiança, aval e demais espécies de caução real ou fidejussória.
(E) um dos seus princípios e normas é a manutenção de intercâmbio com associações e sociedades congêneres, nacionais e internacionais.
QUESTÃO 04
IBADE 2021: A Lei nº 12.401/2011 trata da Assistência Terapêutica e da Incorporação de Tecnologia em Saúde. A respeito desta Lei, é correto afirmar que:
(A) a dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde não faz parte da Assistência Terapêutica Integral.
(B) na ausência de protocolo clínico, a dispensação de medicamentos pode ser feita com base nas relações de medicamentos instituídas pelo gestor local, e a responsabilidade pelo fornecimento será pactuada na Secretaria Estadual de Saúde.
(C) dentro da Assistência Terapêutica Integral ocorre também a oferta de procedimentos terapêuticos, em regime ambulatorial e hospitalar exceto domiciliar.
(D) os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas deverão estabelecer os medicamentos ou produtos necessários nas diferentes fases da doença ou do agravo à saúde de que tratam.
(E) na falta de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, ocorrerá a impossibilidade da dispensação dos medicamentos.
QUESTÃO 05
IBADE 2021: A Notificação Compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria.
Dependendo da doença ou agravo, a notificação poderá ser imediata – em até 24 horas - ou semanal para os respectivos órgãos responsáveis. De acordo com a Portaria 264/2020, são exemplos de doenças ou agravos que poderão ser notificadas semanalmente:
(A) Acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes, acidente por animal peçonhento e acidente por animal potencialmente transmissor da raiva.
(B) Botulismo, Cólera e Coqueluche.
(C) Doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, e doença aguda pelo vírus Zika em gestante.
(D) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação, febre de Chikungunya em áreas sem transmissão e Febre Amarela.
(E) Acidente de trabalho com exposição a material biológico, dengue - casos e doença de Chagas crônica.
QUESTÃO 06
IBADE 2021: A Constituição de 1988 determinou, no Artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III - participação da comunidade;
IV – centralização da gestão e participação popular.
Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:
(A) I, II e III.
(B) II e IV.
(C) II, III e IV.
(D) I e III.
(E) I, III e IV.
QUESTÃO 07
IBADE 2021: O SUS tem como objetivo oferecer a toda população brasileira acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. São programas e ações do SUS, EXCETO:
(A) Programa Nacional de Imunização.
(B) Prevenção de Controle HIV/AIDS.
(C) Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos.
(D) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
(E) Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos.
QUESTÃO 08
IBADE 2021: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:
(A) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Dentista, Técnico de Enfermagem e Agentes comunitários de Saúde.
(B) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
(C) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
(D) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
(E) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
QUESTÃO 09
IBADE 2021: A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres fazendo parte da gama de programas existentes no SUS. A respeito da rede cegonha, é correto afirmar que:
(A) essa rede é estruturada a partir de três componentes: pré-natal, parto e nascimento.
(B) uma das diretrizes da rede cegonha é voltada para atenção à saúde das crianças de 0 a 12 meses com qualidade e resolutividade.
(C) a Rede Cegonha oferece recursos para a ampliação dos exames de pré-natal, de teste rápido de gravidez e de detecção da sífilis e HIV.
(D) um dos objetivos da rede cegonha é o acesso às ações de planejamento reprodutivo.
(E) compete ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.
QUESTÃO 10
IBADE 2021: A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O presente documento, assegura ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados, e foi elaborado levando em consideração seis princípios basilares, tais como:
I - todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado;
II - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
III - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;
IV - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:
(A) I, III e IV.
(B) II e III.
(C) I, II e IV.
(D) II e IV.
(E) II, III e IV.
Conhecimentos Específicos
QUESTÃO 11
IBADE 2021: A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem é a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho 1986. A respeito dessa Lei, julgue as afirmações a seguir:
I - a Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, seguidos os mesmos graus de habilitação;
II – são atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
III - somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência;
IV – o técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.
Das afirmações acima descritas, estão corretas, apenas:
(A) II e IV.
(B) I, II e IV.
(C) II e III.
(D) II, III e IV.
(E) I e IV.
QUESTÃO 12
IBADE 2021: Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde.
Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização.
A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:
(A) não precisa ser sigilosa, podendo ser divulgada fora do âmbito médico sanitário para alertar a comunidade.
(B) pode ser realizada com a simples suspeita da doença ou evento, não se deve aguardar a confirmação do caso para efetuá-la.
(C) deve ser feita a autoridade sanitária somente por profissionais de saúde médicos ou enfermeiros, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes evitando a notificação negativa.
(D) os formulários de notificação são próprios de cada unidade ou município, sendo este elaborado de acordo com a região de saúde pelo secretário de saúde local.
(E) o envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito apenas com a confirmação do caso, configurando-se o que se denomina notificação positiva.
QUESTÃO 13
IBADE 2021: De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥ 140 x 90mmHg).
Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:
(A) coração, fígado, rins e pulmões.
(B) rins, pulmões, diafragma e vasos sanguíneos.
(C) coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos.
(D) encéfalo, rins, fígado e vasos sanguíneos
(E) coração, vasos sanguíneos, encéfalo e pulmões.
QUESTÃO 14
IBADE 2021: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS, visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres e promove ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação voltados para saúde da mulher. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:
I - ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs;
II - promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual;
III - implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero;
IV - reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias na população feminina.
Dos itens acima descritos estão corretos, apenas:
(A) I e IV.
(B) II, III e IV.
(C) I e III.
(D) I, II e III.
(E) II e III.
QUESTÃO 15
IBADE 2021: A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar.
A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:
(A) entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote).
(B) informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde.
(C) orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento.
(D) na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte.
(E) para a coleta, durante a noite, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter duas eliminações de escarro.
QUESTÃO 16
IBADE 2021: O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas, sendo reconhecidamente a meta de toda ação de saúde.
Caberá aos gestores do SUS, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, prover os meios e atuar para viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, sendo de competência dos Gestores Estaduais:
(A) implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional.
(B) estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde.
(C) apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Municipal de Saúde.
(D) manter articulação com os estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações.
(E) estabelecer diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa.
QUESTÃO 17
IBADE 2021: As doenças cerebrovasculares estão entre as patologias de maior morbimortalidade no mundo, dentre elas temos o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que se caracteriza por uma condição clínica que demanda um rápido atendimento, pois o tempo transcorrido entre o início dos sintomas, o diagnóstico e o tratamento do episódio agudo é a principal determinante do prognóstico.
Durante a assistência de enfermagem a ser prestada, é importante que o profissional enfermeiro conheça os parâmetros e variáveis relacionadas ao fluxo sanguíneo cerebral (FSC), que corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de:
(A) 44 mL/100 g/minuto.
(B) 54 mL/100 g/minuto.
(C) 72 mL/100 g/minuto.
(D) 42 mL/100 g/minuto.
(E) 94 mL/100 g/minuto.
QUESTÃO 18
IBADE 2021: Considerando a presença constante do enfermeiro, na assistência aos pacientes, frequentemente ele é o primeiro profissional a constatar os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA). Entre os sinais e sintomas observados na IRpA, destacam-se:
I - aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório;
II - alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia;
III - diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%);
IV - alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
(A) II e IV.
(B) I, II e III.
(C) III e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
QUESTÃO 19
IBADE 2021: Abordar a qualidade em saúde não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco é o atendimento hospitalar.
A avaliação do desempenho dos serviços de saúde é um elemento importante para caracterizar um sistema de saúde desejável e economicamente acessível.
O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar:
(A) objetivos, implementação e avaliação.
(B) planejamento, estrutura e avaliação.
(C) estrutura, processo e resultado.
(D) estrutura, implementação e resultado.
(E) pesquisa, diagnóstico e resultado.
QUESTÃO 20
IBADE 2021: A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) refere-se a qualquer infecção aguda, subaguda, recorrente ou crônica dos ovidutos e ovários, com envolvimento do tecido adjacente.
Temos três tipos de DIP:
A – Cervicite.
B – Endometrite.
C – Salpingo-ooforite.
ACHADOS NOS EXAMES DIAGNÓSTICOS:
( ) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos.
( ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus.
( ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus.
A sequência correta que correlaciona o tipo de DIP aos seus achados nos exames diagnósticos é:
(A) A, B, C.
(B) B, C, A.
(C) A, C, B.
(D) C, B, A.
(E) C, A, B.
COMENTÁRIOS