Prova de Física/Física Médica (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Física/Física Médica (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Física/Física Mpedica (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


FÍSICA/FÍSICA MÉDICA

QUESTÃO 16
USP 2021: Suponha que os indivíduos dos grupos A e B foram expostos à radiação, mas apenas os indivíduos do grupo A desenvolveram um determinado efeito estocástico após um dado tempo. Adicionalmente, os indivíduos dos grupos C e Dnão foram expostos à radiação, mas os indivíduos do grupo C  desenvolveram o mesmo efeito do grupo A, no mesmointervalo de tempo.

Qual o risco relativo estimado (R) para aumento da incidência do efeito em uma população exposta à radiação?

opções


QUESTÃO 17
USP 2021: O equilíbrio de partículas carregadas (EPC) ocorre em um dado volume V se o número de partículas carregadas de um dado tipo e energia saindo de V for igual ao número de partículas de mesmo tipo e energia entrando nesse mesmo volume V.

Considerando o EPC para um feixe de fótons de uma fonte externa de radiação incidindo em um dado material, é correto afirmar:

(A) É necessário que o material apresente composição heterogênea para que o EPC ocorra.

(B) O EPC deve ser garantido para minimizar o kerma radiativo e maximizar a dose absorvida.

(C) Em EPC, a dose absorvida em um ponto no meio é igual ao kerma colisional, independente das perdas radioativas.

(D) Em EPC, pode-se escrever a dose absorvida como sendo o produto da fluência de fótons do feixe incidente pelo coeficiente mássico de atenuação do meio absorvedor.

(E) Em EPC, a dose absorvida é igual ao kerma.


QUESTÃO 18
USP 2021: As chamadas mutações pontuais e aberrações estruturais são exemplos de efeitos da radiação ionizante que ocorrem

(A) no DNA.

(B) nos cromossomos.

(C) nas células somáticas.

(D) no DNA e cromossomos, respectivamente.

(E) nos cromossomos e no DNA, respectivamente.


QUESTÃO 19
USP 2021: Uma fonte isotrópica emite 10⁸ s⁻¹.cm⁻² fótons. Após o feixe ser atenuado por uma blindagem de espessura equivalente a 1 camada semirredutora, um detector registra 10⁴ s⁻¹ pulsos.

Assumindo que o detector tenha registrado todos os fótons incidentes em seu volume sensível, a eficiência absoluta percentual do detector é de

(A) 0,01%.
(B) 0,5%.
(C) 1%.
(D) 50%.
(E) 100%.


QUESTÃO 20
USP 2021: Dois feixes de radiação ionizante, A e B, têm LET igual a 100 keV/µm e 200 keV/µm no tecido biológico, respectivamente.

Sobre esses dois feixes de radiação, é correto afirmar:

(A) O feixe A é menos energético que o feixe B.

(B) O feixe A tem maior efetividade biológica relativa que o feixe B.

(C) O feixe B produz proporcionalmente mais efeitos indiretos que o feixe A.

(D) O feixe B é mais esparsamente ionizante que o feixe A.

(E) A e B são feixes de fótons de alta energia.


QUESTÃO 21
USP 2021: Sobre o decaimento β⁻ (beta menos), é correto afirmar:

(A) É emitido um neutrino, e o núcleo filho possui número atômico maior que o núcleo pai.

(B) É emitido um antineutrino, e o núcleo filho possui número atômico maior que o núcleo pai.

(C) É emitido um neutrino, e o núcleo filho possui número atômico menor que o núcleo pai.

(D) É emitido um antineutrino, e o núcleo filho possui número atômico menor que o núcleo pai.

(E) Não é emitido um neutrino/antineutrino, e o núcleo filho possui número atômico igual ao do núcleo pai.


QUESTÃO 22
USP 2021: O princípio ALARA estabelece que as doses devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequível. O princípio ALARA está relacionado

(A) à justificação da prática, pois a atividade com radiação deve ser exequível.

(B) à justificação da prática, pois apenas doses abaixo do limiar de efeitos estocásticos são justificadas.

(C) ao processo de otimização, já que não há limiar de dose para efeitos estocásticos.

(D) ao processo de otimização, já que não há limiar de dose para reações teciduais (efeitos determinísticos).

(E) à limitação das doses, pois os limites de dose efetiva individuais são estabelecidos pelo princípio ALARA.


QUESTÃO 23
USP 2021: Em um acelerador linear clínico, utilizado para produzir o feixe de radiação ionizante usado para tratar o paciente, a função do magnetron ou do klystron é

(A) gerar os pulsos de micro-ondas que são injetadas na guia de ondas para acelerar os elétrons.

(B) produzir os elétrons que são injetados na guia de ondas e, então, acelerados por ondas de radiofrequência.

(C) gerar diferenças de potencial da ordem de MV para aceleração dos elétrons na guia de ondas.

(D) produzir pulsos de alta potência para alimentação do filamento (electron gun) e geração dos elétrons que serão acelerados na guia de ondas.

(E) gerar campos magnéticos para defletir o feixe de elétrons na saída da guia de ondas.


QUESTÃO 24
USP 2021: O espectro de um feixe produzido em um tubo de raios X diagnóstico possui duas componentes: contínua e discreta (ou característica). A componente contínua do espectro de raios X é produzida

(A) por interações elásticas entre os elétrons e as cargas dos núcleos atômicos do alvo.

(B) pela relaxação eletrônica de átomos ionizados, com elétrons de camadas mais externas preenchendo lacunas em camadas mais internas.

(C) pela interação eletromagnética do potencial do tubo com o elétron acelerado.

(D) pela captura eletrônica pelos núcleos do alvo seguida de emissão de bremsstrahlung.

(E) por interações coulombianas inelásticas entre os elétrons e os núcleos atômicos do alvo.


QUESTÃO 25
USP 2021: A medição da radiação de fundo em um ambiente foi realizada com um instrumento com menor divisão da escala igual a 1 contagem. Foram realizadas 10 repetições das contagens, resultando em uma contagem média igual a 50 contagens, com desvio padrão igual a 2,5 contagens.

A incerteza expandida da contagem média, com intervalo de confiança de 99%, é de, aproximadamente,

(A) 1 contagem.
(B) 2 contagens.
(C) 5 contagens.
(D) 8 contagens.
(E) 10 contagens.


QUESTÃO 26
USP 2021: As radiações ionizantes possuem diversas aplicações na medicina, tanto no diagnóstico quanto na terapia. No entanto, devido a seus potenciais efeitos deletérios, o uso dessas radiações deve ser estritamente controlado, obedecendo-se a normas de proteção radiológica vigentes. Dentre os princípios e fatores que regem essas normas, é correto destacar:

(A) A otimização de práticas radiológicas deve considerar a proteção ao indivíduo, independentemente dos recursos financeiros necessários para a proteção.

(B) Todo tratamento envolvendo exposição à radiação deve ser otimizado de forma que a dose seja tão baixa quanto razoavelmente exequível.

(C) Nenhum trabalhador ou indivíduo do público deve receber, anualmente, doses inferiores aos limites primários estabelecidos pelas autoridades competentes.

(D) Nenhum uso da radiação ionizante é justificável se não há benefício à sociedade ou indivíduo.

(E) Exposições em que o benefício é superior ao risco não precisam seguir as normas de proteção radiológica, pois são consideradas seguras.


QUESTÃO 27
USP 2021: A energia cinética transferida por um feixe de fótons para partículas carregadas de um meio pode ser representada por meio do kerma e suas componentes colisional e radiativa.

Para calcular o kerma colisional em um volume V, deve-se

(A) subtrair a energia radiante transformada em massa de repouso no volume.

(B) somar as energias dos fótons de bremsstrahlung produzidos por partículas carregadas no volume.

(C) subtrair as energias de raios delta produzidos no volume.

(D) somar as energias das partículas carregadas entrando no volume.

(E) subtrair as energias de fótons de aniquilação de pares produzidas no volume.


QUESTÃO 28
USP 2021: Considerando que um dado objeto atenuador de um feixe de fótons é comprimido de forma que sua espessura se reduza à metade sem que haja perda de material, assinale a alternativa que descreve corretamente o que ocorre com o seu coeficiente de atenuação linear:

(A) Tem seu valor duplicado, pois o número de átomos por unidade de comprimento é dobrado.

(B) É reduzido pela metade, uma vez que o objeto agora tem menor espessura.

(C) É inalterado, pois é uma propriedade intrínseca ao material atenuador.

(D) É reduzido em um quarto, pois obedece à lei de decaimento exponencial.

(E) Aumenta quatro vezes, pois varia com o inverso do quadrado da distância.


QUESTÃO 29
USP 2021: Para atingir a qualidade adequada em um feixe de raios X, é necessário utilizar uma combinação de quatro filtros de materiais diferentes: alumínio (Z=13), chumbo (Z = 82), cobre (Z = 29) e estanho (Z = 50).

Com o objetivo de minimizar a influência dos raios X característicos de cada filtro no feixe de raios X, a ordem dos filtros posicionados na direção de propagação do feixe deve ser:

(A) Chumbo, estanho, alumínio e cobre.

(B) Alumínio, cobre, estanho e chumbo.

(C) Chumbo, estanho, cobre e alumínio.

(D) Cobre, alumínio, chumbo e estanho.

(E) A ordem dos filtros não altera o espectro do feixe.


QUESTÃO 30
USP 2021: Sobre o potencial de excitação médio (I) presente na fórmula de Bethe para o cálculo do stopping power de partículas carregadas, é correto afirmar:

(A) Seus valores são obtidos por meio de cálculos teóricos.

(B) Depende do tipo de partícula carregada incidente.

(C) Apresenta dependência exponencial com o número atômico (Z) do meio.

(D) Pode ser aproximado por I=10Z eV para materiais com Z muito baixo.

(E) Quanto maior o valor do potencial de excitação médio I, menor a deposição de energia no meio.


QUESTÃO 31
USP 2021: Os tecidos biológicos possuem diferentes mecanismos de resposta aos potenciais danos provocados pelas radiações ionizantes. Para efeitos de segurança em Proteção Radiológica, assume-se que o efeito biológico produzido por radiação ionizante é de caráter

(A) cumulativo, ou seja, despreza-se o reparo dos danos da radiação.

(B) determinístico, ou seja, despreza-se o reparo dos danos da radiação.

(C) limitado, ou seja, assume-se o reparo parcial dos danos da radiação.

(D) reversível, ou seja, assume-se o reparo integral dos danos da radiação.

(E) estocástico, ou seja, despreza-se o reparo dos danos da radiação.


QUESTÃO 32
USP 2021: Assinale a alternativa correta a respeito do processo de captura eletrônica:

(A) O núcleo pai captura um fotoelétron que interage com um próton, transformando-se em um nêutron.

(B) A maior probabilidade de captura ocorre para elétrons das camadas mais externas.

(C) Pode haver emissão de neutrino, raios X característicos, elétron Auger e raios gama.

(D) O núcleo pai tem excesso de nêutrons em relação a prótons, comparado à configuração mais estável desse átomo.

(E) A maior parte da energia é irradiada como neutrino, que é rapidamente absorvido pela matéria.


QUESTÃO 33
USP 2021: Sobre o processo de produção de pares, é correto afirmar:

(A) Ocorre na colisão de um elétron com o núcleo atômico.

(B) O coeficiente mássico de atenuação por produção de pares é aproximadamente proporcional ao número atômico Z.

(C) Tem maior probabilidade de ocorrência para fótons de alta energia incidindo em átomos com baixo número atômico.

(D) Resulta na emissão de dois pósitrons em direções diametralmente opostas.

(E) Produz um par elétron-pósitron com energia cinética de 511 keV cada.


QUESTÃO 34
USP 2021: É correto afirmar que a seção-de-choque de Klein-Nishina

(A) se reduz a seção-de-choque Thomson para fótons de alta energia.

(B) considera a interação de um fóton com um elétron ligado e em repouso.

(C) está de acordo com resultados experimentais obtidos para qualquer energia do fóton incidente.

(D) descreve a seção-de-choque fotoelétrica para os casos em que a energia do fóton incidente é igual à energia de ligação do elétron.

(E) necessita de correções para os casos em que a energia do fóton é comparável à energia de ligação do elétron ao átomo do alvo.


QUESTÃO 35
USP 2021: A estabilidade das armadilhas eletrônicas em materiais termoluminescentes (TL) está associada à temperatura de cada pico no espectro TL, de forma que

(A) picos em temperaturas entre 100°C e 150°C são estáveis e adequados para dosimetria.

(B) picos em temperaturas acima de 225°C são muito estáveis, mas podem sofrer interferência de sinais infravermelho e espúrios, prejudicando a medida dosimétrica.

(C) picos em temperaturas entre 200°C e 225°C são indesejáveis por resultar de processos fosforescentes.

(D) se deve escolher o pico TL mais intenso, independentemente da temperatura em que ocorrem.

(E) a profundidade da armadilha também influencia na estabilidade do sinal dosimétrico, embora não esteja relacionada à temperatura do pico TL.


QUESTÃO 36
USP 2021: Um modelo geralmente aceito para exposições à radiação é de que o risco de ocorrência de efeitos é linear com a dose e não há dose limiar para a ocorrência de efeitos. Esse modelo refere-se a

(A) baixas doses e efeitos estocásticos.
(B) altas doses e reações teciduais.
(C) qualquer dose e efeitos estocásticos.
(D) qualquer dose e reações teciduais.
(E) qualquer dose e qualquer tipo de efeito.


QUESTÃO 37
USP 2021: Dosimetria por cintilação e termoluminescência são amplamente utilizadas em aplicações de Física Médica. Sobre essas técnicas dosimétricas, é correto afirmar:

(A) São processos complementares, pois a presença de armadilhas de elétrons aumenta as intensidades de cintilação e de termoluminescência.

(B) Os dois processos dependem da presença de armadilhas dosimétricas no detector.

(C) A resposta de um bom cintilador deve ser proporcional à taxa de dose do feixe incidente enquanto a resposta de um bom dosímetro termoluminescente deve ser independente da taxa de dose.

(D) Materiais termoluminescentes não emitem cintilação.

(E) Em geral, cintiladores orgânicos também são bons dosímetros termoluminescentes.


QUESTÃO 38
USP 2021: Sobre a interação de fótons com a matéria, é correto afirmar:

(A) No efeito fotoelétrico, um fóton interage com um elétron livre.

(B) O efeito fotoelétrico é o principal processo de interação de fótons com os tecidos moles para o intervalo de energia em radioterapia (MeV).

(C) O efeito Compton tem baixa probabilidade de ocorrer, pois os materiais não possuem elétrons livres.

(D) No efeito Compton, pode-se considerar o elétron como livre se a energia do fóton incidente for muito maior que a energia de ligação do elétron ao átomo.

(E) No efeito fotoelétrico, deve-se considerar o elétron ligado, pois a energia do fóton incidente é menor que a energia de ligação do elétron ao átomo.


QUESTÃO 39
USP 2021: A Síndrome da Irradiação Aguda (SIA) ocorre quando doses elevadas de corpo inteiro são recebidas em um curto intervalo de tempo. As fases da SIA, em ordem de ocorrência, são

(A) sintomática, prodrômica, resultante e morte/recuperação.

(B) prodrômica, latência, sintomática e morte/recuperação.

(C) latência, sintomática, resultante e morte/recuperação.

(D) prodrômica, sintomática, morte/recuperação e resultante.

(E) latência, prodrômica, sintomática e morte/recuperação.


QUESTÃO 40
USP 2021: Sobre o tempo morto de um detector de radiação, é correto afirmar:

(A) Aumenta, no modelo paralisável, caso algum outro evento verdadeiro ocorra dentro do período inativo do detector.

(B) Não influencia a resposta do detector.

(C) Diminui o número de contagens se a taxa de decaimento da fonte for muito menor que o inverso do tempo morto do detector.

(D) Depende do tipo de fonte de radiação a ser utilizada.

(E) Não pode ser determinado experimentalmente.


COMENTÁRIOS

Nome

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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos 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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova de Física/Física Médica (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Física/Física Médica (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Física/Física Médica (Residência USP 2021) com Gabarito
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