Prova de Fonoaudiologia (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Fonoaudiologia (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Fonoaudiologia (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


FONOAUDIOLOGIA

QUESTÃO 16
USP 2021: O processo de adaptação de aparelho auditivo em bebês deve contemplar quatro etapas distintas: avaliação, seleção, verificação e verificação ou avaliação de resultados. Nesse contexto, é correto afirmar:

(A) O diagnóstico audiológico nos primeiros meses de vida deve ser baseado em respostas eletrofisiológicas por frequência específica e, portanto, em dBNA.

(B) A adaptação de AASI em crianças menores de um ano não traz ganhos funcionais, devendo ser postergada até os dois anos.

(C) A seleção e a verificação do AASI, essencialmente, devem levar em consideração testes comportamentais, pois permitem avaliar o ganho funcional.

(D) Na fase de validação, o uso consistente e contínuo do AASI é incômodo, e sua retirada deve ocorrer em alguns períodos do dia para facilitar a adaptação do bebê.

(E) Tarefas de detecção de sons de fala calibradas em distâncias determinadas permitem, já no primeiro dia de uso de AASI, a avaliação e confirmação dos sons de fala aos quais a criança tem acesso.


QUESTÃO 17
USP 2021: Efeitos do envelhecimento na audição podem ser observados a partir dos 30 anos, o que pode prejudicar de forma impactante a comunicação interpessoal e as atividades de vida diária dos indivíduos. A prevalência da presbiacusia varia de acordo com o perfil dos idosos avaliados, mas pode ser considerada um problema de saúde pública. Em relação à presbiacusia, é correto afirmar que

(A) é mais frequente em mulheres.

(B) a avaliação audiológica evidenciará perda auditiva neurossensorial, unilateral e progressiva, geralmente de grau leve a moderado.

(C) a audiometria tonal liminar é o exame de escolha para avaliação do idoso e é suficiente para orientar a amplificação sonora.

(D) está diretamente relacionada ao distúrbio na recepção e compreensão da fala, promovendo isolamento, afastamento social e familiar e restrição de participação social.

(E) a adaptação de aparelhos em uma das orelhas é a melhor escolha, mesmo em perdas bilaterais.


QUESTÃO 18
USP 2021: A partir da recomendação da triagem auditiva neonatal universal (TANU) em caráter universal, os indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA) passam a ter outra conotação e não mais a de indicar a população a ser triada, já que todos podem apresentar uma alteração auditiva ao nascimento.

As crianças com fatores de risco em suas histórias têm maior probabilidade de ter esta alteração e, portanto, os IRDA passam a indicar a necessidade de um monitoramento audiológico nos primeiros anos de vida, devido à possibilidade de início da perda auditiva tardia.

Em relação à TANU e aos IRDA, é correto afirmar que

(A) a triagem auditiva deve ser realizada somente em crianças com fatores de risco para perda auditiva.

(B) se trata de avaliação própria do nível terciário, em virtude da complexidade da avaliação.

(C) a prematuridade e o peso ao nascer ≤ 2.000 g são considerados IRDA.

(D) o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) faz parte da avaliação realizada na TANU e deve ser realizada em todos os neonatos.

(E) neonatos com hiperbilirrubinemia devem ser submetidos à avaliação com potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE).


QUESTÃO 19
USP 2021: São ações prioritárias para a realização da promoção da saúde na atenção básica:

(A) Desenvolver habilidades pessoais e coletivas.

(B) Evitar danos à saúde, como excesso de medicação.

(C) Identificar pacientes em risco de sobremedicação.

(D) Promover diagnóstico precoce e tratamento imediato.

(E) Diagnosticar, reabilitar e evitar doenças secundárias.


QUESTÃO 20
USP 2021: Os principais sintomas relatados pelos pacientes que sugerem a ocorrência de disfagia orofaríngea são

(A) regurgitação do alimento para boca e mudança da voz após a refeição.

(B) dor torácica para deglutir alimentos sólidos e líquidos.

(C) histórico de pirose, regurgitação e sensação de alimento parado.

(D) monilíase na língua, engasgo, regurgitação de alimento não digerido.

(E) pirose, tosse noturna associada a dispneia e engasgo com saliva.


QUESTÃO 21
USP 2021: A deglutição é um processo que pode ser dividido em três fases: Fase Preparatória (P); Fase Oral (O); Fase Faríngea (F).

Sobre a deglutição e possíveis alterações desse processo, são feitas as seguintes afirmações:

( ) O sabor azedo e a temperatura fria diminuem o tempo da deglutição.

( ) Existe maior ativação no hemisfério esquerdo durante a deglutição.

( ) É possível análise da perda prematura e se há alimento no vestíbulo oral.

( ) Ocorre alteração no fechamento velofaríngeo e tempo de trânsito oral.

( ) Verifica-se a necessidade de deglutições múltiplas do alimento.

Assinale a alternativa que relaciona, na sequência correta, a fase da deglutição a cada uma das afirmações:

(A) (P), (F), (P), (O), (O), respectivamente.

(B) (F), (P), (O), (F), (F), respectivamente.

(C) (O), (F), (O), (F), (O), respectivamente.

(D) (F), (O), (P), (O), (F), respectivamente.

(E) (P), (O), (P), (F), (O), respectivamente.


QUESTÃO 22
USP 2021: Os distúrbios de fala adquiridos por uma lesão neurológica podem ser divididos em apraxia de fala e disartria. Relacione as manifestações com os respectivos diagnósticos, considerando “I” para apraxia de fala e “II” para disartria.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Problemas na comunicação oral devido a uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala.

( ) Erros de articulação aumentam proporcionalmente à complexidade do ajuste motor que a articulação exige.

( ) A incapacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos na produção espontânea de fonemas ou de uma sequência de fonemas.

( ) Alterações são caracterizadas como imprecisão na articulação das consoantes, monoaltura, monointensidade e velocidade lenta de fala.

( ) Ocorrem inúmeros erros fonêmicos, incluindo omissões, adições, repetições e, principalmente, substituições.

(A) (II) (II), (I), (II), (I), respectivamente.
(B) (I), (II), (I), (II), (I), respectivamente.
(C) (I), (I), (II), (I), (II), respectivamente.
(D) (II), (I), (II), (I), (II), respectivamente.
(E) (II), (I), (I), (II), (I), respectivamente.


QUESTÃO 23
USP 2021: Caso clínico: senhor de 73 anos, ao acordar apresentou, de forma súbita, cefaleia, fraqueza dos membros, confusão mental e alteração do discurso. Após exames clínicos, laboratoriais e de imagens, foi diagnosticado acidente vascular cerebral. Precisou de ventilação mecânica, mas evoluiu bem.

Foi extubado e decanulado com fechamento da traqueostomia e, logo após esse procedimento, solicitou-se a avaliação da deglutição com exame complementar para observar se havia condições seguras de liberação de dieta por via oral. Foi indicada a realização do exame da videofluoroscopia da deglutição.

Nesse caso, a conduta indicada foi

(A) correta, pois a videofluoroscopia é de fácil manejo, permite a identificação de alteração de sensibilidade e a verificação da eficácia das manobras.

(B) incorreta, pois a videoendoscopia de deglutição é mais indicada para avaliação da sensibilidade laríngea e é de fácil manejo para realização do exame.

(C) incorreta, pois seria melhor a videoendoscopia, pois não emprega radiação ionizante e permite a visualização de todas as fases da deglutição.

(D) correta, pois na videofluoroscopia é possível avaliar manobras e técnicas terapêuticas, inclusive a beira leito.

(E) incorreta, pois o paciente não pode fazer uso de sulfato de bário contrastado. Neste exame, não é possível avaliar as pregas vocais durante a deglutição.


QUESTÃO 24
USP 2021: Para casos de nódulos vocais, Behlau e colaboradores (2014) descrevem o emprego de uma técnica vocal que reduz a rugosidade, soprosidade, jitter e shimmer. Qual é a técnica?

(A) Técnica de som basal (vocal fry).
(B) Técnica de firmeza glótica com a vogal “i”.
(C) Técnica de “b” prolongado.
(D) Técnica de vibração sonorizada de língua.
(E) Técnica do som hiperagudo com a vogal “i”.


QUESTÃO 25
USP 2021: Com relação à estimulação sensorial dos nervos cranianos para a deglutição, correlacione as colunas e assinale a sequência correta:

USP 2021: Com relação à estimulação sensorial dos nervos cranianos para a deglutição, correlacione as colunas e assinale a sequência correta

(A) (2), (1), (4) e (3), respectivamente.

(B) (1), (3), (2) e (4), respectivamente.

(C) (3), (4), (1) e (2), respectivamente.

(D) (4), (2), (3) e (1), respectivamente.

(E) (3), (1), (2) e (4), respectivamente.


QUESTÃO 26
USP 2021: Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre doenças da laringe e seu respectivo diagnóstico fonoaudiológico:

(A) Fenda em ampulheta / disfonia organofuncional.

(B) Pólipo vocal / disfonia orgânica por abuso vocal.

(C) Edema de Reinke / disfonia organofuncional.

(D) Cisto vocal epidermoide / disfonia orgânica neurológica.

(E) Alteração da muda vocal / disfonias orgânicas psiquiátricas.


QUESTÃO 27
USP 2021: Com relação à síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), os objetivos da terapia fonoaudiológica são

(A) adequar a postura e força muscular da língua.

(B) adequar a força do palato mole com exercícios de sopro.

(C) adequar a mobilidade da musculatura dos músculos suprahióideos.

(D) adequar a musculatura da faringe com exercícios do som basal.

(E) adequar a força dos músculos infra e supra-hióideos.


QUESTÃO 28
USP 2021: O mecanismo velofaríngeo (MVF) funciona como um esfíncter cuja atuação envolve a elevação e a posteriorização do palato mole, a anteriorização da parede posterior da faringe e a mesialização das paredes laterais da faringe.

Com isso, é correto afirmar que, em um caso de fissura labiopalatina com hipernasalidade, o mecanismo velofaríngeo que ocorre é:

(A) Abertura do MVF para a produção dos sons nasais.

(B) Fechamento do MVF para a produção do som da vogal /ã/.

(C) Abertura do MVF para a produção do som da vogal /i/.

(D) Fechamento do MVF para a produção dos sons nasais.

(E) Abertura do MVF para a produção dos sons orais.


QUESTÃO 29
USP 2021: Segundo GIACHETI (2014), os transtornos do neurodesenvolvimento

(A) constituem um grupo de condições que acometem o período de desenvolvimento de um indivíduo.

(B) caracterizam indivíduos com alteração no desenvolvimento de habilidades cognitivas, de linguagem e comportamentais classificados em: grupo com etiologia genética desconhecida e grupo com etiologia multifatorial.

(C) caracterizam-se por variações previsíveis e regulares no atraso do desenvolvimento.

(D) quando investigados pelo fonoaudiólogo geram informações sobre o genótipo de linguagem em sua modalidade oral e escrita, de fala, audição e funções motoras orais.

(E) envolvem três etapas no processo diagnóstico fonoaudiológico: analítica, informativa e devolutiva.


QUESTÃO 30
USP 2021: De acordo com ORTIZ, PAGLIARIN e FONSECA (2014), para que o indivíduo processe diferentes fontes e tipos de informações, são necessários domínios cognitivos, como as memórias, as atenções, as funções executivas e a própria linguagem. A esse respeito, é correto afirmar:

(A) A atenção está relacionada com a linguagem na modalidade de expressão, uma vez que propicia a manutenção do tópico abordado com o interlocutor.

(B) A alça fonológica é um tipo de memória, responsável por gerenciar, monitorar e modificar ações, comportamentos e informações verbais.

(C) A memória implícita pode ser semântica, armazenando informações episódicas e fatos. A memória explícita envolve processos cognitivos aprendidos em uma variedade de habilidades motoras e cognitivas não acessíveis à consciência.

(D) As memórias são classificadas segundo três critérios: modalidade de entrada de informação sensorial, tempo de duração do armazenamento, conteúdo armazenado.

(E) As funções executivas estão relacionadas com tarefas de leitura que exigem compreensão do conteúdo lido e sustentação de foco ao longo de todo o texto.


QUESTÃO 31
USP 2021: A utilização do mascaramento na avaliação audiológica, segundo ALVARENGA e CORTELETTI (2006), requer conhecimento sobre alguns conceitos relativos à audição humana. Sobre esses conceitos, é correto afirmar:

(A) O efeito de oclusão significa um aumento da intensidade do som que poderá chegar à cóclea testada por condução óssea devido à soma da energia produzida no meato acústico externo, pela vibração do crânio, a esse som.

(B) Curva sombra ocorre quando limiares obtidos na orelha pior, sem o mascaramento da orelha contralateral, podem representar a curva de audição da orelha boa.

(C) Atenuação interaural ocorre quando a energia que atinge a cóclea da orelha testada é inferior à intensidade apresentada por condução aérea na orelha não testada.

(D) O fone de inserção, quando utilizado na avaliação audiológica, requer menor valor de atenuação interaural devido à menor área de contato entre o fone e a base do crânio.

(E) A ocorrência da audição cruzada deve ser sempre considerada durante a pesquisa do limiar aéreo, tendo como referência um valor comum de atenuação interaural para todas as frequências.


QUESTÃO 32
USP 2021: A avaliação audiológica de 0 a 1 ano de idade, segundo ALVARENGA e ARAÚJO (2015), segue protocolo que compreende métodos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos. A respeito desses métodos, é correto afirmar:

(A) A presença de emissões otoacústicas evocadas transientes (EOET) demonstram funcionalidade das células ciliadas externas e descartam presença de alteração auditiva.

(B) O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) é utilizado para diagnóstico de disfunção da cóclea em crianças de alto risco.

(C) O princípio cross-check norteia a realização de procedimentos complementares quando é detectada alteração em dois ou mais procedimentos do protocolo de avaliação.

(D) A pesquisa do reflexo acústico do estapédio (RAE) fornece informações sobre a orelha média e auxilia a predizer o limiar auditivo.

(E) Os sons de linguagem utilizados para observação comportamental são: /u/ /m/ /a/ /ʃ/ /i/ /s/.


QUESTÃO 33
USP 2021: De acordo com WERTZNER e PAGAN-NEVES (2014), a avaliação complementar de crianças com distúrbio fonológico (DF) envolve o uso de provas com e sem equipamentos. Sobre essa avaliação, é correto afirmar:

(A) A prova de inconsistência de fala (IF) verifica a programação fonética e a capacidade de produção de um fonema ausente em seu inventário fonológico.

(B) A prova de diadococinesia oral mede a capacidade de realizar ações musculares sequenciais com ritmo alternado entre lento e rápido.

(C) A estimulabilidade de fala reflete a habilidade de modificar os erros na produção de fala e evidencia a integridade estrutural e funcional do mecanismo de fala.

(D) A taxa articulatória diminuída em crianças com DF indica dificuldade na produção de sons opostos, o que pode demonstrar atraso na aquisição do sistema fonológico.

(E) A eletroglotografia é útil para o atendimento de crianças que apresentem ininteligibilidade de fala, pois pode auxiliar no prognóstico de casos favoráveis quando for observada presença e manutenção de vibração das pregas vocais durante a produção de um som alvo.


QUESTÃO 34
USP 2021: Segundo ZAMBERLAN-AMORIM, MANDRÁ e JORGE (2014), a atenção integral à saúde no cuidado hospitalar deve levar em conta

(A) o conceito ampliado de saúde, que reconhece o usuário como um indivíduo com necessidades biopsicossociais e de cuidado centrado em sua doença.

(B) as características gerais dos diferentes grupos etários e a possibilidade de construir estratégias de educação em saúde para incentivar os envolvidos a adquirirem novos hábitos de autocuidado e autonomia.

(C) as práticas implicadas em humanizar as relações com base em três ações: acolhimento, hospitalização, encaminhamento pós-alta.

(D) a necessidade de atuar em rede de atenção à saúde a partir da perspectiva de prevenção das doenças prevalentes no território, com vistas à diminuição do número de internações.

(E) a valorização da gestão da comunicação mediante uso de recursos comuns, na medida em que todas as unidades da rede têm as mesmas metas, estratégias e sistemas de informação.


QUESTÃO 35
USP 2021: De acordo com MADUREIRA e SILVA (2013), alimentar-se é uma das condições vitais para a sobrevivência e, ao nascer, o bebê está pronto para respirar, sugar e deglutir. A coordenação harmônica dessas funções requer integridade neuroanatomofisiológica.

A respeito dessas funções, é correto afirmar:

(A) Na fase oral da deglutição, o bolo é posicionado sobre a língua, que sofrerá o efeito das estruturas osteomusculoarticulares para a ejeção oral mediante escape anterior bloqueado, língua em projeção anterior, pressão propulsiva de condução do bolo e despressurização da faringe.

(B) Na primeira etapa involuntária da deglutição, com rinofaringe e cavidade bucal seladas, o bolo migra para a laringofaringe, o hióide se abaixa e a laringe se anterioriza, aumentando a resistência para facilitar a passagem do bolo.

(C) Redes de interneurônios evitam modulação no processo de deglutição diante de mudanças nas características do bolo alimentar, tais como textura, temperatura e volume.

(D) A coordenação entre respiração e deglutição é definida pelo ponto em que a apneia ocorre em relação à fase do ciclo respiratório.

(E) A deglutição surge ao redor da 6ª semana da vida intrauterina e tem papel fundamental na regulação do volume do líquido amniótico.


QUESTÃO 36
USP 2021: Segundo SOUSA et al. (2008), a pesquisa das emissões otoacústicas (EOA) evocadas na prática clínica é importante para auxiliar no diagnóstico de perdas auditivas neurossensoriais. Sobre as EOA, é correto afirmar:

(A) As EOA são sons registrados no conduto auditivo externo, gerados pela atividade fisiológica dentro da cóclea, especificamente pela atividade micromecânica não linear das células ciliadas externas do órgão de Corti.

(B) Emissões otoacústicas evocadas transientes (EOAT) são sons de alta intensidade produzidos pela cóclea, que se manifestam como uma onda sonora complexa no conduto auditivo externo durante 1 segundo após a apresentação do estímulo.

(C) O estímulo mais usado na prática clínica é o clique com faixa de frequência entre 500 Hz e 4 kHz ou tone burst com especificidade de frequência, não linear.

(D) O check-fit é um procedimento realizado ao final da pesquisa das EOA, fornecendo informações quanto ao nível do pico equivalente ao estímulo após a colocação da sonda no conduto auditivo externo.

(E) Realizado em condições ruidosas, o procedimento aumenta o número de grupos de estímulos aceitos, demorando mais tempo para alcançar o número de grupos de estímulos necessários em cada memória.


QUESTÃO 37
USP 2021: Segundo PERISSINOTO, ISOTANI e TAMANAHA (2016), a atuação nos processos de linguagem com falantes tardios é oportuna desde os primeiros anos. Nesse contexto, é correto afirmar:

(A) A identificação de atraso de linguagem e início da intervenção permitem que todas as crianças entrem no ritmo médio de desenvolvimento, bem como possibilitam identificar efeitos tardios do atraso.

(B) A intervenção fonoaudiológica direta compreende o planejamento e execução de estratégias terapêuticas focados nas inabilidades da criança.

(C) A intervenção fonoaudiológica indireta compreende a seleção de objetivos em conjunto com os pais, como: compartilhar a atenção, iniciar e manter contato visual, iniciar e manter troca de turnos, construir narrativas breves.

(D) A troca de informações com o professor deve ser mediada diretamente pelos pais da criança após receberem a devolutiva da avaliação fonoaudiológica.

(E) A avaliação fonoaudiológica deve ser pautada em registros de observação de situações espontâneas entre a criança e o profissional.


QUESTÃO 38
USP 2021: Segundo MOUSINHO e ALVES (2016), a linguagem oral e a linguagem escrita, cujo desenvolvimento acontece de forma interrelacionada, complementam-se e influenciam o desenvolvimento infantil. Pensar na promoção desses aspectos é pensar em cenários que possam atingir as famílias e as escolas. Sobre esses aspectos, é correto afirmar:

(A) A narrativa, atividade comunicativa interacional, é um processamento discursivo que tem como pilar o nível morfossintático da língua.

(B) Habilidades de nível básico são exclusivas da linguagem escrita, mas insuficientes para que haja leitura.

(C) A compreensão de uma história vai além do que está escrito na página ou mostrado nas imagens e pode ser estimulada mediante práticas sistemáticas de leitura silenciosa.

(D) As propostas do Desenho Universal para Aprendizagem (UDL) e da Promoção da Saúde divergem quanto às ações voltadas para um grupo de risco com transtornos de linguagem e demais alunos.

(E) A proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (UDL) defende o princípio de que todos os estudantes são iguais quanto às suas necessidades, habilidades e interesses, mas apresentam diferentes formas de aprendizagem.


QUESTÃO 39
USP 2021: HAGE e PINHEIRO (2016) discorrem sobre características típicas do desenvolvimento da linguagem e pontuam a importância de conhecê-las para identificar problemas comunicativos e linguísticos na infância. Acerca do desenvolvimento normal de linguagem e das suas alterações, as autoras destacam:

(A) A aquisição lexical é composta por palavras de duas categorias: lexical e gramatical. A criança adquire primeiramente palavras gramaticais, que têm interrelação com a evolução sintática. Repertório inferior a 200 palavras aos 24 meses pode ser sinal de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL).

(B) Quando os marcos do desenvolvimento fonológico não são atingidos nas idades previstas, configura-se o Transtorno Fonológico (TF). A maioria dos casos (80%) tem origem ambiental, decorrentes de otite média de repetição.

(C) O Distúrbio da Comunicação Social (DCS) é uma alteração da semântica que afeta o uso da comunicação verbal e não verbal, além da produção discursiva.

(D) A evolução morfossintática ocorre em quatro etapas: prélinguagem (0 a 12 meses), sintaxe primitiva (entre 12 e 36 meses), expansão léxico-gramatical (entre 36 e 50 meses), últimas aquisições sintáticas (após os 50 meses). Crianças com alterações primárias de linguagem apresentam manifestações morfológicas.

(E) Ausência de balbucio pode ser indicador de risco para Apraxia da Fala na Infância (AFI): alteração na programação motora da fala, com prejuízo na precisão e na consistência dos movimentos para produzir sons, sem transtorno neuromuscular.


QUESTÃO 40
USP 2021: Os sinais de risco para transtornos de linguagem são discutidos por Mousinho e Alves (2016), que destacam:

(A) Dificuldades semânticas e morfossintáticas sinalizam os principais alertas para risco de transtorno de linguagem no início da alfabetização.

(B) Vocabulário restrito (nível lexical) dificulta interações sociais e compreensão de pistas contextuais.

(C) Dificuldade de consciência fonológica e de compreensão de morfemas e dêiticos é preditiva de risco para discalculia.

(D) No desenvolvimento das habilidades de leitura do escolar em direção à autonomia, fluência e prosódia não são aspectos relevantes para transformá-lo em leitor eficiente.

(E) A organização dos fonemas, do léxico, das regras fonológicas e gramaticais, ainda que conscientes no domínio da linguagem oral, não diminui a necessidade de favorecer o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas.


COMENTÁRIOS

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administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da 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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de 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Prova de Fonoaudiologia (Residência USP 2021) com Gabarito
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