Prova de Psicologia (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Psicologia (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Psicologia (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


PSICOLOGIA

QUESTÃO 16
USP 2021: De acordo com Pacheco e Alves (2007), pode-se dizer que a  questão da pessoa com deficiência passou, ao longo da  história, por diferentes posturas. Essas posturas são  chamadas de

(A) marginalização, assistencialismo, educação, reabilitação, integração social e inclusão social.

(B) marginalização, interacionistas, educação, reabilitação e normatização.

(C) marginalização, assistencialismo, educação, reabilitação, mainstreaming e normatização.

(D) marginalização, educação, reabilitação, normatização e  inclusão social.

(E) marginalização, assistência social, holística, reabilitação,  integração social e inclusão social.


QUESTÃO 17
USP 2021: Pacheco e Alves (2007) afirmam que o percurso por diferentes  posturas, pelas quais a pessoa com deficiência passou ao  longo dos tempos, pode ser considerado um percurso

(A) linear e contínuo, não direcionando às práticas políticas  atuais.

(B) dividido de forma bastante delimitada no tempo,  direcionando as práticas políticas atuais.

(C) não linear, em que as diferentes posturas ainda convivem  entre si e direcionam práticas e políticas públicas.

(D) não linear, em que, ainda que as diferentes posturas  convivam entre si, não direcionam práticas e políticas  públicas.

(E) dividido de forma bastante delimitada no tempo, não  direcionando as práticas políticas atuais.


QUESTÃO 18
USP 2021: A operacionalização da Rede de Atenção à Saúde (RAS)  constitui-se pela interação dos seus três elementos  constitutivos: população/região de saúde definidas, estrutura  operacional e por um sistema lógico de funcionamento  determinado pelo modelo de atenção à saúde (Ministério da  Saúde. Portaria nº 4.249, de 30 de dezembro de 2010). Sobre  o Modelo de Atenção à Saúde, é correto afirmar:

(A) É um sistema lógico que organiza o funcionamento da RAS,  articulando, de forma singular, as relações entre a população e suas subpopulações estratificadas por riscos.

(B) Para sua implantação, é necessária a manutenção do modelo  de atenção hegemônico no SUS, não havendo necessidade de  uma intervenção sobre as condições agudas e crônicas.

(C) É um modelo de atenção definido na regulamentação do  SUS e que preconiza a manutenção do modelo que é  centrado na doença.

(D) Esse modelo aponta para a necessidade de uma  organização que favoreça a especificidade dos saberes  para uma atuação hierarquizada em saúde.

(E) É um modelo que não considera as vulnerabilidades de  grupos ou populações e suas necessidades, fortalecendo  as ações sobre as condições agudas.


QUESTÃO 19
USP 2021: Dalgalarrondo (2000) distingue cinco tipos básicos de  vivências afetivas: humor ou estado de ânimo; emoções;  sentimentos; afetos; paixões. Sobre elas, é correto afirmar:

(A) O humor é um estado afetivo intenso, de curta duração,  originado geralmente como a reação do indivíduo a certas  excitações internas ou externas, conscientes ou  inconscientes.

(B) A emoção é definida como o tônus afetivo do indivíduo, o  estado emocional basal e difuso em que se encontra a  pessoa em determinado momento.

(C) Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos  intelectuais, valores, representações e, em geral, implicam  concomitantes somáticos.

(D) O afeto é a disposição afetiva de fundo que penetra toda a  experiência psíquica; é a lente afetiva que dá, às vivências do sujeito, uma cor particular, ampliando ou reduzindo o  impacto das experiências reais.

(E) A paixão é um estado afetivo extremamente intenso, que  domina a atividade psíquica como um todo, captando e  dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só  direção, inibindo os demais interesses.


QUESTÃO 20
USP 2021: Dalgalarrondo (2000) descreve algumas alterações das  emoções e dos sentimentos, dentre elas “sentimentos e  experiências afetivas inteiramente novos vivenciados por  pacientes em estado psicótico.

São afetos muito estranhos e  bizarros para a própria pessoa que os experimenta.”

Essa alteração descrita é designada por

(A) pânico.
(B) fobia.
(C) labilidade afetiva.
(D) anedonia.
(E) neotimia.


QUESTÃO 21
USP 2021: Araújo (2007) relata que “o psicodiagnóstico fenomenológico  introduz algumas mudanças significativas no modelo de  psicodiagnóstico proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno  (2003)”.

Assinale a alternativa que descreve algumas dessas inovações  do psicodiagnóstico fenomenológico:

(A) Considera o processo psicodiagnóstico como uma prática  passiva: diagnóstico e intervenção são processos distintos  e não podem ocorrer simultaneamente.

(B) Propõe que a devolução seja feita ao final de todo o  psicodiagnóstico, visando à saúde mental de todos os  envolvidos no processo. 

(C) Enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no  processo, sendo que o cliente é um parceiro ativo e  envolvido no trabalho psicodiagnóstico.

(D) Mantém a relação paciente-psicólogo em termos de poder  e papéis, mas as redefine em termos de realização de  tarefas.

(E) O cliente tem um papel passivo, não se envolve no trabalho  de compreensão e eventual encaminhamento posterior.


QUESTÃO 22
USP 2021: De acordo com Yalom (2007), uma boa terapia de grupo  começa com uma boa seleção de pacientes. Sobre as  considerações do autor a respeito dos critérios de seleção  para formação de grupo terapêutico, assinale a alternativa  correta:

(A) Para a seleção de pacientes, a grande maioria dos clínicos  utiliza critérios de inclusão para os grupos, não se atendo  aos critérios de exclusão.

(B) Pacientes suicidas profundamente deprimidos devem ser  admitidos em um grupo de terapia heterogêneo, visando  a melhora do humor.

(C) Uma característica que exclui alguém de um grupo pode  ser exatamente a característica que garante a sua entrada  em outro grupo.

(D) Os pacientes que se encontram no meio de uma crise aguda  são bons candidatos para a terapia de grupo, pois há maior  motivação para a terapia.

(E) Grupos breves não trazem a necessidade de uma seleção  prévia de pacientes, visto que ocorrerão por um tempo  limitado.


QUESTÃO 23
USP 2021: A respeito dos diferentes formatos especializados e apoio  metodológicos das psicoterapias de grupo, Yalom (2007)  afirma que

(A) a terapia conjunta é quando o paciente é tratado  simultaneamente pelo mesmo terapeuta na terapia  individual e em grupo.

(B) a terapia combinada se refere a um formato de tratamento  em que o paciente é atendido por um terapeuta na terapia  individual e por outro na terapia de grupo.

(C) a terapia individual não costuma facilitar o curso do  paciente na terapia de grupo, visto que o paciente tende a  ficar mais calado nesta última.

(D) as abordagens terapêuticas individual e de grupo se  complementam bem se houver uma boa cooperação de  trabalho entre os terapeutas individuais e de grupo.

(E) as abordagens terapêuticas individual e de grupo se  complementam bem se a terapia individual tem como foco  principal a abordagem e os objetivos da terapia do grupo.


QUESTÃO 24
USP 2021: Para Cunha et al. (2000) “o exame detalhado do estado mental  do examinando, ou do paciente, será sempre importante”. 

Esse exame do estado mental requer que o psicólogo avalie  diversas funções psíquicas, como atenção, sensopercepção,  memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem,  inteligência, afetividade e conduta. Assinale a alternativa  correta sobre a função psíquica sensopercepção:

(A) Sensopercepção é a capacidade de captar as sensações,  através dos receptores sensoriais, e transformá-las em  sons e visões que não estão presentes para o indivíduo.

(B) Os transtornos mais frequentes da sensopercepção são  desorientação autopsíquica e/ou desorientação  alopsíquica.

(C) A alucinação é um dos transtornos da sensopercepção e é  definida como transtorno do reconhecimento da imagem.

(D) A sensopercepção revela a sensibilidade interna da pessoa  frente à satisfação ou à frustração de suas necessidades.

(E) Sensopercepção é a capacidade de captar as sensações,  através dos receptores sensoriais, e transformá-las em  imagens ou sensações no sistema nervoso central.


QUESTÃO 25
USP 2021: Para Cunha (2000), a marcação da consulta no  psicodiagnóstico “...formaliza um processo de trabalho  psicológico já iniciado... precedido de intensa angústia e  ambivalência. Corresponde à admissão da existência de algum  grau de perturbação e de dificuldades que justificam a  necessidade de ajuda”.

Sobre os motivos conscientes e  inconscientes da marcação da consulta, assinale a alternativa  correta:

(A) A emergência de fortes defesas nesse período pode, por  vezes, mascarar as motivações conscientes da busca pelo  processo psicodiagnóstico.

(B) Nos casos em que o paciente é encaminhado por outrem ao  psicólogo, o motivo aparente pode ser a própria solicitação  do exame ou o fato de ter sido mobilizado por colegas,  amigos, parentes.

(C) As motivações inconscientes estão no nível mais superficial e obscuro da psique. Constituem-se nos aspectos mais  verdadeiramente responsáveis pelas aflições do paciente.

(D) Quando há algum nível de consciência do problema, esta  costuma ser muito dolorosa, impossibilitando a situação de  enfrentamento de sua dificuldade.

(E) Há uma tendência para que o motivo explicitado ao  psicólogo seja o mais ansiogênico e o mais tolerável para  o paciente ou, ainda, para o responsável que o leva.


QUESTÃO 26
USP 2021: De acordo com a pesquisa de Casanova (2015) sobre a  formação para o trabalho em equipe na residência  multiprofissional em saúde, é correto afirmar que essa  formação

(A) não compromete a identidade profissional; na realidade,  reforça e valoriza o outro profissional como parceiro  legítimo na construção de conhecimentos.

(B) exige a negociação para definir qual a especialidade  técnica comandará o plano de tratamento individual.

(C) traz como consequência a transformação das práticas,  com vistas à compartimentalização no cuidado.

(D) segue na linha do cuidado integral prestado ao paciente,  com um olhar mais atento e focado no processo da  doença.

(E) reconhece os limites e as especificidades de cada  profissão, mas, na prática, os profissionais não conseguem  preservar suas especificidades.


QUESTÃO 27
USP 2021: Maria atua como psicóloga em uma equipe de Consultório na  Rua (CnR). Esse ponto de atenção à saúde é parte do  componente da atenção

(A) psicossocial especializada.
(B) hospitalar.
(C) estratégica de desinstitucionalização.
(D) básica.
(E) residencial de caráter transitório.


QUESTÃO 28
USP 2021: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é constituído por  “equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza atendimento às pessoas com ___________ e às  pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool  e outras drogas, em sua área territorial, em regime de  tratamento intensivo, semi-intensivo, e não intensivo”. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

(A) perturbações psiquiátricas leves e moderadas.
(B) transtornos mentais graves e persistentes.
(C) comportamentos socialmente inadaptados.
(D) graves problemas de saúde psicoemocional.
(E) alterações psicomotoras e lesões neurocerebrais.


QUESTÃO 29
USP 2021: Conforme a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, as equipes que atuam nas enfermarias especializadas em saúde mental de Hospital Geral devem desenvolver ações de cuidado

(A) voltadas ao afastamento do usuário de seu convívio social e familiar.

(B) que assegurem internação de longa duração até a possível reinserção social do paciente.

(C) articuladas ao projeto terapêutico desenvolvido pelo serviço de referência do usuário.

(D) cuja finalidade é a remissão total dos sintomas psicóticos apresentados pelo paciente.

(E) direcionadas para a revisão dos diagnósticos e da terapia farmacológica pregressa.


QUESTÃO 30
USP 2021: Sobre as iniciativas de geração de trabalho e renda, de  empreendimentos solidários e de cooperativismo social  destinadas à Reabilitação Psicossocial, é correto afirmar:

(A) São indicadas para promover a reabilitação neurofuncional  de pacientes psiquiátricos.

(B) Substituem a oferta de auxílio à reabilitação do Programa De Volta para Casa.

(C) Têm como finalidade a alta hospitalar de pessoas em situação de internação psiquiátrica.

(D) Asseguram formas de tratamento baseadas no trabalho com fins terapêuticos.

(E) Visam a garantir a melhoria das condições concretas de vida e a inclusão social.


QUESTÃO 31
USP 2021: Sobre a Redução de Danos (RD), é correto afirmar:

(A) Fundamenta-se no princípio da ética do cuidado e no  protagonismo dos usuários em relação ao próprio cuidado.

(B) Tem como meta a diminuição da oferta de drogas ilícitas  nas comunidades vulneráveis e nas cenas públicas de uso.

(C) Está pautada nas decisões dos profissionais de saúde  acerca do que é mais efetivo para a melhoria de vida dos  usuários.

(D) Caracteriza-se pelo estímulo ao compartilhamento de  instrumentos para o uso de substâncias que causem  dependência.

(E) Requer o protagonismo do usuário na procura pelos  serviços e não o contrário (o serviço realizar busca ativa no  território).


QUESTÃO 32
USP 2021: Sobre a estratégia de Matriciamento, é correto afirmar:

(A) O encaminhamento de casos da Atenção Básica para os Centros de Atenção Psicossocial é a melhor garantia de resolubilidade  em saúde mental.

(B) O Centro de Atenção Psicossocial deve assumir as  demandas de saúde mental do território para que a  Atenção Básica foque apenas em doenças crônicas, como  diabetes e hipertensão.

(C) O cuidado em saúde mental não faz parte do trabalho das  equipes de atenção básica, visto ser esta uma atribuição  própria dos serviços especializados, como os CAPS e os  Hospitais.

(D) Um exemplo de comunicação inadequada entre os  serviços de saúde é aquela baseada em informes escritos  e transferência de responsabilidades.

(E) Na ausência de psiquiatras na Atenção Básica, o Centro de  Atenção Psicossocial fornece o atendimento individual  pelo profissional especialista em saúde mental.


QUESTÃO 33
USP 2021: Segundo Chiaverini et al.(2011), “O ________ demarcaria uma  área de saber e de prática profissional e o ________ um  espaço de limites imprecisos onde cada disciplina ou profissão  buscaria em outras o apoio para cumprir suas tarefas teóricas  e práticas”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

(A) Individual; relacional.
(B) Âmbito profissional; âmbito interprofissional.
(C) Núcleo; campo.
(D) Corporativismo; coletivismo.
(E) Projeto Terapêutico Singular; Projeto Terapêutico  Territorial.


QUESTÃO 34
USP 2021: O trabalho em grupo com as equipes de saúde é considerado uma das funções presentes nas atividades de matriciamento. 

Esse trabalho tem como objetivo

(A) contribuir para a criação de uma linguagem comum da interdisciplinaridade.

(B) ofertar um espaço psicoterapêutico individual no contexto grupal da equipe.

(C) reforçar o sentimento de individualismo entre as profissões e áreas de atuação.

(D) minimizar a capacidade da equipe para solucionar seus conflitos internos.

(E) identificar e apontar os membros responsáveis pelas dificuldades e fracassos da equipe.


QUESTÃO 35
USP 2021: A Intervenção Breve para uso de substâncias psicoativas tem como características ser objetiva, ter tempo determinado e focada na autonomia das pessoas. Seu planejamento inclui a realização de seis passos, dentre os quais se encontra a

(A) sugestão.
(B) confrontação.
(C) abstinência.
(D) empatia.
(E) resiliência.


QUESTÃO 36
USP 2021: Segundo o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado, quando do exercício de suas funções profissionais,

(A) analisar crítica e historicamente a realidade política, econômica, cultural e social.

(B) promover o acesso da população ao conhecimento da ciência psicológica.

(C) prestar serviços profissionais em situação de emergência, sem visar ao benefício pessoal.

(D) levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício irregular da profissão.

(E) induzir a convicções ideológicas, religiosas e de orientação sexual.


QUESTÃO 37
USP 2021: Sobre as dimensões subjetiva e objetiva da doença  apresentadas no capítulo “Fundamentos em Psicologia Hospitalar e da Saúde” (Moretto, Kamers, Marcon, 2016), assinale a alternativa correta:

(A) A leitura do sujeito sobre seu sofrimento e a daquele que tem a doença como objeto de estudo e trabalho são equivalentes.

(B) Há uma compreensão universal do estar doente, pois as explicações não variam conforme a cultura e o momento histórico.

(C) A posição do médico e da ciência, que identificam e tratam uma doença, é diferente daquela adotada (ou assumida) pelo paciente, que sente a enfermidade e sofre com seus efeitos.

(D) A patologia refere-se à percepção individual ante um sofrimento, e a enfermidade está relacionada aos distúrbios de funções do organismo.

(E) A equipe de saúde e o paciente não possuem expectativas diferentes sobre o que há para ser tratado.


QUESTÃO 38
USP 2021: Sobre a atuação na área da saúde (Moretto, Kamers, Marcon, 2016), o psicólogo

(A) esforça-se para preservar a intimidade e privacidade do paciente, não realizando a escuta no contexto do leito em enfermarias.

(B) não tem a função de avaliar se o paciente e sua família reúnem condições de assumir a continuidade do cuidado após a alta hospitalar.

(C) propõe-se a trabalhar sobre a doença e não sobre a enfermidade, visando à adesão do paciente às condutas clínicas. 

(D) não deve exercer o papel de mediador entre os interesses do paciente e os da equipe de saúde.

(E) caracteriza-se por ser um profissional qualificado para ouvir o significado que o paciente dá ao seu sofrimento.


QUESTÃO 39
USP 2021: Segundo Spink (2010), a perspectiva construtivista é recente nas aplicações ao campo da saúde, no qual, tradicionalmente, a psicologia tem atuado fundamentada na ótica

(A) interpessoal.
(B) intraindividual.
(C) transdisciplinar.
(D) intersubjetiva.
(E) transcultural.


QUESTÃO 40
USP 2021: Segundo Spink (2010), “A vertente clínica do trabalho do psicólogo na instituição de saúde, por sua vez, possibilita sua interlocução com os diversos campos de saber, ou seja, a  ____________. A isso chamamos de vertente institucional do trabalho do psicólogo na Instituição de saúde”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

(A) Multiprofissionalidade.
(B) Interdisciplinaridade.
(C) Transprofissionalidade.
(D) Multidisciplinaridade.
(E) Interprofissionalidade.


COMENTÁRIOS

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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de 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neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de 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Prova de Psicologia (Residência USP 2021) com Gabarito
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