Prova de Serviço Social (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Serviço Social (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Serviço Social (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


SERVIÇO SOCIAL

QUESTÃO 16
USP 2021: De acordo com Barroco & Terra (2012, Código de Ética do/a assistente social comentado. São Paulo: Cortez), a prática profissional interdisciplinar precisa ser, sempre que possível,incentivada pela/o assistente social no interior das instituições e devem ser respeitadas as normas e limites legais, técnicos e normativos de outras profissões, bem como a especificidade de sua área de atuação.

Nesse sentido, quando solicitada opinião técnica sobre o objeto de uma intervenção conjunta e, portanto, multidisciplinar, a/o assistente social deve

(A) delimitar o âmbito de sua ação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

(B) expandir sua ação e objeto profissional indistintamente de modo multidisciplinar, evidenciando os componentes comuns da opinião técnica.

(C) ampliar o âmbito de sua ação de forma uníssona, multidisciplinar e genérica com outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

(D) enfatizar sua prática profissional coerente, exclusivamente, com as determinações institucionais e com as diferentes áreas técnicas.

(E) restringir o âmbito de sua ação de modo que suas respostas profissionais estejam em total consonância com a opinião técnica de outras profissões.


QUESTÃO 17
USP 2021: A seguridade social brasileira prevista na Carta Constitucionalde 1988 não foi materializada na sua totalidade conforme os princípios da universalidade, uniformidade, equivalência, seletividade, distributividade, irredutibilidade, diversidade edo caráter democrático e descentralizado. Behring & Boschetti (2007, Política Social: fundamentos e história. 3ª ed. Biblioteca Básica de Serviço Social, vol. 2. São Paulo: Cortez) ressaltam que um dos motivos que impediram a concretude e a efetivação desses princípios na saúde, previdência e assistência social é

(A) o pacto social do estado brasileiro alinhado às necessidades sociais e econômicas das camadas da população mais desfavorecidas.

(B) a aliança da classe trabalhadora com projetos societários neoliberais e conservadores que rechaçaram a ideia da seguridade social.

(C) o ajuste neoliberal alinhado às características próprias da formação sócio-histórica brasileira de cariz antinacional, antidemocrático e antipopular.

(D) a ausência de demandas sociais concretas que exigissem respostas do Estado no desenvolvimento das políticas de saúde, previdência e assistência social.

(E) o acordo de diferentes correntes político-partidárias que evidenciaram a necessidade de reformular parte dos princípios da seguridade social.


QUESTÃO 18
USP 2021: No texto do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (2012), sobre as atribuições privativas da/o assistente social, Iamamoto ressalta as possíveis dificuldades em identificar o caráter privativo do trabalho das/os assistentes sociais.

A autora afirma que “o que delimita o caráter da atividade enquanto privativa do assistente social é a sua qualificação enquanto matéria, área e unidade de Serviço Social” (2012, p.38).

E ainda salienta que a prerrogativa dessa autodefinição que constitui a concepção profissional é

(A) das particulares iniciativas da sociedade civil que originam as razões e especificidades de cada área de atuação profissional em contraposição aos determinantes societários.

(B) dos seus agentes especializados e de seus organismos representativos que, em determinados contextos societários, confirmam a necessidade ou utilidade social dessa especialização do trabalho.

(C) dos órgãos legislativos e das comissões especializadas que determinam a razão de existência e funcionabilidade da profissão no desenvolvimento sócio-histórico a partir das especializações do trabalho.

(D) das instituições tradicionais que marcadamente constituíram o mercado de trabalho profissional e que determinaram o fazer do exercício profissional vinculado ao atendimento de suas necessidades.

(E) dos usuários dos serviços e políticas sociais que atribuem as suas requisições aos diferentes profissionais de forma independente dos organismos representativos e da constituição histórica de cada área.


QUESTÃO 19
USP 2021: No documento “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (CFESS, 2010), afirma-se que o atendimento direto aos usuários é um dos principais eixos de atuação, e as ações socioassistenciais são uma das ações predominantes nesse atendimento.

Compreendendo-as como uma das principais demandas, o referido documento aponta a necessidade de apreensão das concretas atribuições e competências profissionais de modo que se estabeleçam “prioridades de ações e estratégias, a partir das demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas” (p.41).

Nesse sentido, os parâmetros sugerem, por exemplo, elaboração de

(A) normativas institucionais que potencializem a ordem e a burocracia do trabalho.

(B) manuais de atendimento de perguntas e respostas padronizadas e seletivas.

(C) documento que reproduz passo a passo a rotina do trabalho profissional.

(D) fluxograma de hierarquização do trabalho com as determinações institucionais.

(E) protocolos que definem o fluxo de encaminhamentos para os diversos serviços.


QUESTÃO 20
USP 2021: Compreende-se como uma conquista importante para a categoria profissional o reconhecimento do Serviço Social como profissão da área da saúde, inicialmente com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS n. 218/1997 e, posteriormente, com a sanção do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, com a Resolução n. 383/1999.

É correto afirmar que “o Assistente Social, em sua prática profissional, contribui para o atendimento das demandas imediatas da população, além de facilitar o seu acesso às informações e ações educativas para que a saúde possa ser percebida como produto das

(A) responsabilidades individuais de cada cidadão e das formas que recorrem aos serviços de saúde”.

(B) determinações naturais e territoriais que geram fatores de riscos e morbidades inerentes”.

(C) violações de direitos no campo do acesso e do tratamento especializado na esfera privada”.

(D) condições gerais de vida e da dinâmica das relações sociais, econômicas e políticas do País”.

(E) estruturas familiares e domésticas que reproduzem maus hábitos e prejuízos de higiene e alimentação”.


QUESTÃO 21
USP 2021: Bravo & Matos (2009) consideram importante destacar que o trabalho da/o assistente social na saúde exige criatividade, incorporação de conhecimentos e das novas requisições articulados aos princípios de dois projetos que revelam o compromisso das/os profissionais com a busca qualificada de respostas às necessidades dos usuários. 

Trata-se do Projeto da Reforma:

(A) Administrativa e do Projeto Modernizador.

(B) da Previdência e do Projeto Fenomenológico.

(C) Sanitária e do Projeto Ético-Político Profissional.

(D) Agrária e do Projeto de Reatualização do Conservadorismo.

(E) Protestante e do Projeto de Intenção de Ruptura.


QUESTÃO 22
USP 2021: Matos (2013), no livro “Serviço Social, Ética e Saúde: reflexões para o exercício profissional”, apresenta o debate sobre a particularidade do trabalho da/o assistente social na saúde e problematiza:

“(...) a saúde, como qualquer outro campo de trabalho profissional, apresenta particularidades que necessitam ser desveladas pelos que atuam na área. Assim, compreender os determinantes da política de saúde e seus rebatimentos no trabalho desenvolvido na instituição e na vida dos usuários torna-se fundamental” (p. 63).

Nesse sentido, o autor ressalta uma das principais características que constituem a particularidade do trabalho profissional na saúde enquanto um elo invisível de

(A) estímulo ao projeto privatista.
(B) aliança com os convênios particulares.
(C) união da política pública e filantropia.
(D) fortalecimento e efetivação do SUS.
(E) recuperação dos modelos biomédicos.


QUESTÃO 23
USP 2021: No texto “Território e gestão de políticas sociais”, de Sposati(2013), discorre-se sobre a importância da apropriação do território na gestão e efetivação das políticas sociais. Um doscaminhos indicados pela autora é justamente a necessidade de um trabalho intersetorial que concretamente conheça a abrangência das escolas, das creches, dos serviços de saúde, enfim, dos serviços sociais no território.

Frente a essa perspectiva, Sposati sugere a construção de um processo de relações que desencadeie, dentre outras,

(A) pactuação a partir do conhecimento das demandas; aproximação com interlocutores da população; estímulo à possibilidade de gestão participativa.

(B) união dos diferentes setores da política social; afastamento dos movimentos populares e de lideranças locais; incentivo a modelos restritivos de gestão.

(C) organização institucional a partir dos interesses do Estado; aproximação com as lideranças político-partidárias; incentivo à possibilidade de gestão centralizada.

(D) decisão por parte dos governantes de reorganização das políticas sociais; aproximação dos setores dominantes; estímulo à gestão filantrópica e assistencial.

(E) compreensão das necessidades socioterritoriais; afastamento dos setores representativos da população; desestímulo à gestão participativa.


QUESTÃO 24
USP 2021: No debate de Matos (2013) sobre documentação e registro do trabalho profissional, é ressaltada a importância de a/o assistente social elaborar o plano de trabalho do Serviço Social na saúde. Assim, o autor tece alguns indicativos, dentre os quais afirma que o documento deve ser

(A) individual, em que a equipe possa apenas indicar as prioridades gerais para o setor sem ao menos compor com a/o profissional; é importante uma leitura institucional e conhecimento das relações hierárquicas.

(B) misto, em que tanto a equipe quanto a/o profissional determine as atribuições do Serviço Social; é importante uma leitura do regimento institucional e conhecimento das demandas do gestor.

(C) coletivo, em que a equipe determina as prioridades e ações a serem desenvolvidas pela/o assistente social; é importante uma revisão dos recursos disponíveis e conhecimento das técnicas dos outros profissionais.

(D) individual, em que a/o profissional elenca suas prioridadese ações institucionais, é importante uma análise dos espaços físicos e mobiliários disponíveis e conhecimento das pessoas influentes no território.

(E) coletivo, em que a equipe possa indicar as prioridades a serem desenvolvidas num determinado período; é importante uma leitura da conjuntura e conhecimento das demandas dos usuários.


QUESTÃO 25
“Preconceito e discriminação são formas antiéticas de se relacionar com as diferenças sociais e individuais. As intervenções profissionais desencadeadas por diversas formas de atendimento que excluam ou discriminem os usuários, impeçam o seu acesso aos serviços, limitem a sua autonomia, que os submetam a situações de desrespeito e de autoritarismo interferem na vida dos usuários”
(BARROCO &TERRA, 2012 p. 74).

USP 2021: As afirmações mencionadas destacam condutas antiéticas de profissionais que revelam, segundo as autoras,

(A) exercício coerente com o seu projeto profissional de caráter emancipatório, de uma formação qualificada e de apropriação crítica da realidade com compromisso ético.

(B) uma moral emancipadora que valoriza o respeito à autonomia dos sujeitos, a liberdade de suas escolhas, de acordo com conhecimento crítico e vinculado aos direitos humanos.

(C) práticas de uma cultura conservadora, de precarização da formação profissional, da fragilização de uma consciência crítica e leitura simplificada da realidade social.

(D) coerência com as práticas profissionais vinculadas ao projeto ético-político, que compreende todos os sujeitos sociais enquanto sujeitos de direitos e leitura crítica da realidade.

(E) uma posição diante do mundo incorporada por matrizes libertárias e emancipadoras, de associativismo progressista e com análise crítica da realidade.


QUESTÃO 26
USP 2021: No documento do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (2012, p.44), Iamamoto, ao refletir sobre o projeto profissional do Serviço Social, ressalta: “O projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro. Tem suas raízes nas forças sociais progressistas e está fundado nas reais condiçõessociais em que se materializa a profissão”. Nesta direção, a operacionalização desse projeto supõe o reconhecimento das condições

(A) institucionais que circundam as políticas sociais, principais espaços do trabalho das/os assistentes sociais.

(B) singulares da formação profissional da/o assistente social que determinarão suas ações.

(C) de vida e da vontade particular da/o agente profissional que substanciará suas intervenções.

(D) sócio-históricas que circunscrevem o trabalho da/o assistente social na atualidade.

(E) morais dos sujeitos sociais que influenciarão a direção tomada pela/o profissional.


QUESTÃO 27
USP 2021: A questão social é matéria substantiva do trabalho profissional da/o assistente social. Iamamoto (2005, p.28) afirma que “apreender a questão social é também captar as múltiplas formas de pressão social, de invenção e de reinvenção da vida construídas no cotidiano, pois é no presente que estão sendo recriadas formas novas de viver que apontam um futuro que está sendo germinado”.

É nesta direção que a autora vai afirmar que a questão social é, ao mesmo tempo, 

(A) desigualdade e rebeldia.
(B) violência e educação.
(C) pobreza e riqueza.
(D) liberdade e resistência.
(E) diversidade e miséria.


QUESTÃO 28
USP 2021: Segundo Mioto (2010), no artigo “Família, trabalho com famílias e Serviço Social”, sob a franca orientação positivista/funcionalista, os assistentes sociais aprimoraram os seus instrumentos e técnicas direcionados para o processo de averiguação e controle dos modos de vida das famílias, especialmente através de um forte processo de burocratização dos procedimentos e de regulamentação para a condução do atendimento às famílias.

Entretanto, na contemporaneidade, tal compreensão profissional sobre o trabalho com famílias tem sido questionada e, aos poucos, posta em desuso. 

Assinale a alternativa que corresponda à nova forma de atuação profissional com as famílias pelo Serviço Social:

(A) O Serviço Social compreende as necessidades trazidas não como problemas exclusivos daquele indivíduo ou grupo familiar, mas, ao contrário, como expressões de necessidades humanas não satisfeitas, decorrentes da desigualdade social própria da organização capitalista.

(B) O Serviço Social compreende as necessidades familiares a partir dos processos de mediações entre o universal e o individual, fazendo interpretações mais coerentes e evitando erros durante as avaliações de julgamento moral do profissional.

(C) Embora haja, na contemporaneidade, uma compreensão mais ampla acerca dos processos de disfuncionalidade das famílias, ainda se percebe necessárias as ações de controle dos modos de vida e reprodução social através da restrição do acesso às políticas públicas.

(D) A atuação profissional do Serviço Social com as famílias, na contemporaneidade, encontra-se alinhada às práticas de terapia familiar com um resgate do método criado por Mary Richmond de caso, grupo e comunidade.

(E) A atuação da/o assistente social com famílias, na contemporaneidade, pauta-se no resgate histórico da genealogia familiar e na construção de constelações familiares. Desse modo, o trabalho com famílias na área da saúde mental pode ser realizado dispensando-se a necessidade de profissionais de outras disciplinas.


QUESTÃO 29
USP 2021: Um dos lócus ocupacionais da/o assistente social na área da saúde é o hospital e, embora o atendimento aconteça dentro da instituição, Martinelli (2011), no texto “O trabalho do assistente social em contextos hospitalares”, relembra que o alcance do olhar do profissional eticamente comprometido transcende os muros do hospital, buscando os núcleos de apoio na família, na comunidade, lugares sociais de pertencimento onde se dá o cotidiano de vida das pessoas. 

Assinale a alternativa correta sobre a compreensão do cotidiano para o Serviço Social:

(A) A vida cotidiana é permeada de contradições que devem ser desveladas e mudanças a serem feitas pela via do trabalho e da meritocracia.

(B) A vida cotidiana é atravessada por banalidades, senso comum e simplicidade, não apresentando potencial para a intervenção profissional.

(C) É na cotidianidade da vida que se observam os hábitos, tradições e costumes, não havendo espaço para transformação nem por grupos e nem por indivíduos.

(D) É na cotidianidade que a vida acontece; assim, é preciso apropriar-se dos contextos sociais e relacionais da população atendida para manter os empregos e as relações de produção sob a ótica da exploração capitalista.

(E) É na cotidianidade da vida que a história se faz e assim seforjam as vulnerabilidades e riscos, mas se forjam também suas formas de superação.


QUESTÃO 30
USP 2021: Segundo Vasconcelos (2013), na obra “Saúde Mental e Serviço Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade”,considerando os diferentes graus de cooperação e coordenação entre as diferentes disciplinas, pode-se compreender as variações entre os conceitos de interdisciplinaridade. Assinale a alternativa correta que apresente a definição exata do conceito abordado:

(A) A pluridisciplinaridade consiste na presença do ecletismo de ideias e pensamentos sem coerência entre si, mas que convergem em um conhecimento comum.

(B) A multidisciplinaridade consiste na presença de diversas disciplinas simultaneamente, sem que exista uma relação entre elas.

(C) A interdisciplinaridade consiste no estabelecimento de uma relação hierarquizada entre as disciplinas com vistas a avaliarquais são melhores e quais são piores na construção de um saber.

(D) A transdisciplinaridade consiste no compartilhamento de uma base axiomática na construção de um campo de saber, mas sem autonomia teórica.

(E) A interdisciplinaridade consiste na construção de um saber transcendental a todas as disciplinas pré-existentes.


QUESTÃO 31
USP 2021: Andrade (2008), no texto “Serviço Social”, discute os limites e possibilidades do cuidado no fim da vida, ressaltando a importância da articulação entre família, paciente e equipe multiprofissional e que “(...) cuidar em nenhum momento pode se configurar como uma imposição e ser cuidado deve ser sempre uma possibilidade e não uma tortura.” (ANDRADE, 2008, p.70)

Assinale a alternativa correta que apresente o objetivo da intervenção da/o assistente social nos cuidados paliativos:

(A) Não há espaço para intervenção profissional da/o assistente social na área de cuidados paliativos, uma vez que o paciente falecerá e seus direitos já foram negados ou desassistidos.

(B) Para o paciente, garantir momentos finais com dignidade e todos os direitos possíveis assegurados e, para a família, oferecer condolências.

(C) A/O assistente social, nos cuidados paliativos, torna-se responsável pelas orientações acerca do velório e benefícios previdenciários, além de fazer a comunicação do óbito à família.

(D) Para o paciente, garantir a qualidade de vida em seus momentos finais e uma morte digna e, para a família, auxiliar na manutenção do equilíbrio familiar possível, ofertando suporte emocional e orientações sobre direitos sociais.

(E) Para o paciente, não há intervenção viável no fim da vida, porém, para a família, garantir que esta seja assistida em todas suas necessidades e realizar orientações acerca de direitos e benefícios previdenciários.


QUESTÃO 32
USP 2021: Os estudos sociais realizam-se a partir de demandas que um usuário apresente ao assistente social de um programa ou serviço e são feitos através de instrumentos como a entrevista,a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos referentes à situação. Assinale a alternativa correta sobre visita domiciliar:

(A) As visitas domiciliares consistem em diligências feitas semagendamento prévio ou comunicação ao usuário para conhecer a realidade de fato, sem mentiras ou disfarces

(B) As visitas domiciliares são atribuições privativas da/o assistente social, de modo que, em uma equipe de saúde, é obrigatória sua presença durante essas ações.

(C) As visitas domiciliares acontecem na residência, visam a conhecer as condições de vida, o território e os aspectos cotidianos das relações, tendo a observação como instrumento indispensável.

(D) As visitas domiciliares acontecem na residência, visam conhecer as relações do usuário com seus familiares e vizinhos, incentivando a boa convivência comunitária.

(E) As visitas domiciliares são instrumentos privativos da prática da/o assistente social e acontecem na residência do usuário atendido e devem ser realizadas sempre em dupla psicossocial.


QUESTÃO 33
USP 2021: Conforme Chupel e Mioto (2010), no texto “Acolhimento e Serviço Social: contribuição para a discussão das ações profissionais no campo da saúde”, no campo da saúde coletiva, o acolhimento tem sido compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo tecnoassistencial na assistência à saúde, pautado no desenvolvimento de práticas que contemplem o princípio da integralidade, com a garantia de acesso, a criação de vínculo e do atendimento humanizado e a busca pela maior resolutividade.

Assinale a alternativa correta sobre a consequência, para os usuários, de um serviço de saúde com um acolhimento bem feito:

(A) Estabelecimento de uma relação de dependência do usuário ao serviço e ao profissional.

(B) Promoção do aumento do coeficiente de autonomia dos sujeitos.

(C) Promoção da compreensão da importância do cuidado em saúde e da frequência diária e obrigatória nos serviços de alta complexidade.

(D) Promoção do ganho de qualidade de vida e independência do doente em relação ao seu grupo familiar.

(E) Estabelecimento de uma relação vertical entre usuário e profissional, sendo o primeiro obediente às orientações feitas no serviço de saúde.


QUESTÃO 34
USP 2021: Segundo Mioto (2010), no artigo “Família, trabalho com famílias e Serviço Social”, a família caracteriza-se por sua capacidade de produção de subjetividades, por ser uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.

Porém, também se verifica sua importância na vida pública, uma vez que a família desempenha uma função na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. Diante de tal constatação, pode-se afirmar que a família cobre as insuficiências do Estado e das políticas públicas no cuidado de seus membros.

Assinale a alternativa correta acerca da intenção do trabalho do Serviço Social com as famílias:

(A) O foco de interesse central do Serviço Social é compreender e intervir na relação da família com a proteção social.

(B) A intenção do trabalho do Serviço Social com as famílias é aprimorar suas capacidades de produção de subjetividade, de modo que, fortalecidas, necessitem menos dos cuidados estatais.

(C) O foco de interesse central do Serviço Social no trabalho com famílias é garantir relações de proteção social para além do âmbito das políticas públicas, estimulando as relações interpessoais e os vínculos comunitários.

(D) O foco de interesse central do Serviço Social é intervir narealidade social e promover a reinserção social somente dos grupos familiares que estão destituídos de condições econômicas por mais de 2 anos.

(E) A intenção do trabalho do Serviço Social com famílias é garantir sua capacidade de manutenção da ordem social, política e econômica através da readequação de costumes, valores e hábitos familiares.


QUESTÃO 35
USP 2021: Segundo Vasconcelos (2013), na obra “Saúde Mental e Serviço Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade”, para o cuidado em saúde, faz-se necessária uma mudança das identidades profissionais convencionais para o engajamento em práticas interdisciplinares. Assinale a alternativa correta sobre a maneira possível de se propor uma nova cultura profissional adequada aos contextos de saúde pública:

(A) Processo de implementação de relações profissionais hierarquizadas e de subalternização de uma disciplina em relação a outra.

(B) Processo de implementação da transdisciplinaridade e da perda completa das fronteiras entre as disciplinas.

(C) A construção de um conhecimento único e hegemônico na diretriz do cuidado em saúde pública.

(D) A construção de relações democráticas entre as equipes, mas hierarquizadas na relação com os usuários dos serviços de saúde.

(E) Processo de implementação da interdisciplinaridade e da democratização entre as equipes.


QUESTÃO 36
USP 2021: De acordo com Mioto, no texto “Estudos socioeconômicos” (2009, p. 486), “os estudos sociais são realizados nos mais diversos campos de intervenção profissional e estão vinculados ao acesso a determinados benefícios sociais de ordem material e financeira, em que se inclui a aquisição de bens e de serviços. Ou ainda, são realizados para servir como subsídio para o arbítrio de situações conflituosas como é típico do campo sociojurídico.”.

Assinale a alternativa corretaque apresente o objetivo do estudo social feito pela/o assistente social:

(A) Conhecer com profundidade e criticamente uma determinada situação ou expressão da questão social e emitir um parecer formalizado ou não.

(B) Conhecer de maneira crítica a realidade social de um grupo populacional, a fim de construir políticas públicas mais adaptativas que organizem as pessoas nos contextos de pobreza.

(C) Conhecer com profundidade e criticamente um indivíduo ou família para realização de encaminhamentos psicológicos.

(D) Fazer aproximações sucessivas com a realidade social, a fim de resgatar a autonomia dos usuários a partir da restrição do acesso às políticas sociais.

(E) Fazer aproximações sucessivas com a realidade social para selecionar, por mérito, as famílias e indivíduos que podem acessar as políticas de proteção social.


QUESTÃO 37
USP 2021: Segundo Andrade (2008), no texto sobre o Serviço Social no âmbito dos Cuidados Paliativos, a morte em domicílio dos pacientes em Cuidados Paliativos hoje se constitui um ponto de discussão, pois “(...) morrer em domicílio, se por um lado pode trazer conforto para o paciente por estar em um ambiente que lhe é familiar, respeito aos seus desejos e proximidade da família, por outro pode causar extrema angústia para os familiares, trazer a sensação de impotência ou de não ter feito o suficiente, o que poderá acarretar em complicações no processo de luto.” (ANDRADE, 2008, p.73).

Diante dessa reflexão, a autora indica aspectos a serem observados nesse contexto de cuidado. Assinale a alternativa correta que apresente tal proposição:

(A) Nunca autorizar o falecimento em casa, pois é mais burocrático e traumático para família.

(B) Deve-se respeitar sempre o desejo do paciente no que diz respeito ao término de sua vida, assim, caso a morte seja traumática para a família, é dever da equipe encaminhá-la para serviço de acompanhamento psicológico posteriormente.

(C) Se o desejo do falecimento em casa não for extensivo à família e se as possíveis dimensões dessa problemática não forem adequadamente abordadas, a ocorrência da morte em domicílio constituir-se-á em uma violência para paciente e família e uma irresponsabilidade da equipe.

(D) A equipe não tem propriedade para intervir na tomada de decisão do paciente e da família no momento do falecimento de um paciente de cuidados paliativos, mas deve ofertar apoio quando isso acontecer.

(E) Mesmo que o desejo do falecimento em casa seja de comum acordo entre família e paciente, deve-se respeitar a decisão do médico e equipe.


QUESTÃO 38
USP 2021: Chupel e Mioto (2010), no texto “Acolhimento e Serviço Social: contribuição para a discussão das ações profissionais no campo da saúde”, afirmam que o acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais e que a postura receptiva é uma maneira de ser solidário ao outro e de estabelecer uma relação de apoio entre profissionais e usuários.

Assinale a alternativa que apresente,segundo os autores, os elementos que compõem o acolhimento da/o assistente social:

(A) Escuta, compartilhamento de informações, orientações diretivas e correção das condutas do usuário.

(B) Escuta, troca de informações, conhecimento da demanda do usuário e comportamento cordial.

(C) Escuta, orientações sobre direitos, orientações sobre e agendamento de horário.

(D) Escuta, atendimento ordenado e burocratizado, respeito e hierarquização das relações.

(E) Escuta qualificada, observação, classificação de risco e correção das condutas do usuário.


QUESTÃO 39
USP 2021: Segundo os autores Chupel e Mioto (2010), no texto “Acolhimento e Serviço Social: contribuição para a discussão das ações profissionais no campo da saúde”, com base em um modelo assistencial usuário-centrado, o momento do acolhimento inicial é quando o profissional toma ciência de quais são as necessidades de saúde que fizeram o usuário buscar o serviço.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta acerca do objetivo do acolhimento realizado pela/o assistente social:

(A) Para garantir o acesso do usuário aos mais diversos direitos sociais e construir uma relação de confiança que permita a criação de vínculos.

(B) Para garantir o conhecimento da realidade vivida e planejar intervenções para sua transformação a despeito da autorização do usuário.

(C) Para captar informações a fim de subsidiar pareceres técnicos de destituição de guarda e penalidades aos usuários dos serviços de saúde.

(D) Para captar informações sobre o estilo de vida e fazer avaliação socioeconômica para não facilitar o ingresso do usuário no serviço de saúde.

(E) Para garantir os direitos sociais expressos em lei e diminuir o número de atendimentos multiprofissionais ao longo do tratamento.


QUESTÃO 40
USP 2021: As ações socioeducativas têm por objetivo o fortalecimento de processos emancipatórios e de uma consciência crítica diante da realidade social e das expressões da questão social e acontecem através de orientação e acompanhamento com os usuários de um serviço e seus familiares. Segundo Mioto (2009), as ações socioeducativas estão estruturadas em dois pilares. Assinale a alternativa que apresente corretamente quais são as bases das ações socioeducativas:

(A) Compartilhamento de informações e resgate da culpa.
(B) Entrevista inicial e interrogatório social.
(C) Orientação previdenciária e vigilância sanitária.
(D) Processo reflexivo e ações de benemerência.
(E) Socialização de informações e processo reflexivo.


COMENTÁRIOS

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einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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INDAGAÇÃO: Prova de Serviço Social (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Serviço Social (Residência USP 2021) com Gabarito
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