Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


TERAPIA OCUPACIONAL

QUESTÃO 16
USP 2021: O Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional (Resolução nº 425/2013 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) trata dos deveres dos terapeutas ocupacionais no exercício da profissão e, entre estes, dispõe sobre o relacionamento com a equipe.

De acordo com esse código, o terapeuta ocupacional deve

(A) ter diminuída sua responsabilidade técnica por erro cometido em sua atuação no âmbito da coletividade de uma instituição ou de uma equipe.

(B) indicar a conduta que deve ser seguida quando encaminhar cliente/paciente/usuário/família/ grupo/comunidade sob sua assistência aos serviços especializados de outro profissional.

(C) cooperar no diagnóstico e na assistência a cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade quando solicitado e, nesta situação, assumir a condução da intervenção.

(D) continuar a assistência de cliente/paciente/ usuário/família/grupo/comunidade encaminhado por colega em razão de impedimento eventual deste, mesmo quando cessado tal impedimento.

(E) colaborar com os seus conhecimentos na assistência ao cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade, envidando todos os esforços para o desenvolvimento de um trabalho cooperativo na equipe.


QUESTÃO 17
USP 2021: Em relação às responsabilidades fundamentais do terapeuta ocupacional, conforme estabelecido no Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, é vedado ao profissional

(A) negar a assistência ao cliente/paciente/usuário/ família/grupo/comunidade em caso de urgência.

(B) oferecer e divulgar seus serviços profissionais para cliente ou coletividades.

(C) manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício profissional.

(D) contribuir na determinação de padrões desejáveis de ensino e prática profissional.

(E) favorecer o acesso e exercício dos direitos sociais.


QUESTÃO 18
USP 2021: Em relação à Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID) e à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde, é correto afirmar:

(A) Ambas as classificações apresentam modelos lineares da deficiência que a relacionam a uma condição patológica.

(B) Os componentes do modelo proposto pela CIDID seguem uma ordem predeterminada que se inicia na desvantagem social enquanto causa da deficiência.

(C) Ambas as classificações compreendem o conceito de deficiência como uma perda, relacionada a uma alteração das estruturas e funções corporais.

(D) A CIDID fundamenta-se na abordagem biomédica, e a CIF, na abordagem holística/universalista.

(E) Os componentes do modelo proposto na CIF são atividade, participação, condição de saúde, desvantagens contextuais, funções e estruturas corporais e fatores pessoais.


QUESTÃO 19
USP 2021: Em um serviço hospitalar, a terapeuta ocupacional propôs a realização de uma intervenção em grupo com os seguintes objetivos: refletir sobre o trabalho e sua relação com a condição de saúde dos trabalhadores; auxiliar no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para favorecer a funcionalidade e evitar o agravamento do quadro clínico; propiciar oportunidades para ressignificação do trabalho e reorganização das atividades e condições.

O grupo era constituído por 11 participantes, trabalhadores de diferentes setores e funções do serviço hospitalar e que ingressaram juntos no início do processo.

Em relação às características estruturais da proposta de grupo apresentada, assinale a alternativa que as classifica corretamente:

(A) Grupo heterogêneo e sistemático.
(B) Grupo homogêneo e fechado.
(C) Grupo heterogêneo e fechado.
(D) Grupo homogêneo e aberto.
(E) Grupo heterogêneo e assistemático.


QUESTÃO 20
USP 2021: De acordo com o documento Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional da Associação Americana de Terapia Ocupacional, publicado em 2014, diferentes aspectos e suas interrelações compõem o domínio da profissão, entre estes: __________ que se referem a ações dirigidas a objetivos observáveis como pequenas unidades de envolvimento em ocupações de vida diária; __________ que correspondem as capacidades específicas, características ou crenças que influenciam o desempenho ocupacional; __________, ou seja, hábitos, rotinas, papéis e rituais que podem apoiar ou dificultar o desempenho ocupacional.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:

(A) fatores do cliente; ocupação; contexto e ambiente.

(B) habilidades de desempenho; fatores do cliente; padrões de desempenho.

(C) fatores do cliente; habilidades de desempenho; contexto e ambiente.

(D) habilidades de desempenho; padrões de desempenho; fatores do cliente.

(E) padrões de desempenho; ocupação; fatores do cliente.


QUESTÃO 21
USP 2021: As histórias de vida compartilhadas entre paciente e terapeuta têm um lugar central na Terapia Ocupacional, em especial, para compreensão do sujeito atendido, seu contexto, desejos, acontecimentos e rupturas vividos e seus significados. Essas histórias podem ser contadas a partir de diferentes procedimentos, dentre os quais se encontra a entrevista. Castro (2007) define a entrevista no cuidado terapêutico-ocupacional como um

(A) procedimento realizado para sistematização dos resultados da intervenção pelo terapeuta.

(B) roteiro de perguntas estruturadas, metodologicamente fechadas, para maior acurácia das informações coletadas.

(C) procedimento destinado ao primeiro acolhimento do paciente, no momento efetivo da busca pelo atendimento.

(D) ferramenta a ser utilizada após o estabelecimento de vínculo, pois as narrativas são entrelaçadas por afetos e sentimentos.

(E) processo de interação entre terapeuta e paciente para obtenção de informações e aproximação entre ambos.


QUESTÃO 22
USP 2021: Em relação ao tipo e indicação de uso das órteses, é correto afirmar:

(A) Órtese dinâmica apresenta partes móveis e é indicada para imobilização controlada de uma articulação.

(B) Órtese estática não apresenta partes móveis e é indicada para imobilização de uma ou mais articulações e alongamento de estruturas.

(C) Órtese drop-out apresenta componentes estáticos e dinâmicos e é indicada para bloquear movimentos em qualquer direção cinemática.

(D) Órtese estática progressiva apresenta design semelhante ao da órtese estática, mas é indicada para ganho de amplitude de movimento.

(E) Órtese articulada apresenta componentes dinâmicos e é indicada para possibilitar o livre movimento em diferentes planos.


QUESTÃO 23
USP 2021: Em relação à classificação da natureza dos fatores de risco para adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras, assinale a alternativa correta:

(A) Fatores de risco ambientais incluem radiação, ruído, equipamentos e poeiras.

(B) Fatores de risco situacionais referem-se à presença de bactérias, fungos e outros fatores biológicos.

(C) Fatores de risco ambientais abrangem formas de energia, substâncias químicas e bactérias.

(D) Fatores de risco humanos estão associados às operações e materiais.

(E) Fatores de riscos situacionais são aqueles decorrentes da ação ou omissão humana.


QUESTÃO 24
USP 2021: A atenção integral aos trabalhadores e trabalhadoras inclui ações envolvendo assistência, promoção, vigilância e prevenção dos agravos relacionados ao trabalho. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat):

(A) Atribuição privativa prevista no escopo de ação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

(B) Estratégia de intervenção centrada na atuação sobre as consequências do trabalho ao trabalhador.

(C) Atribuição dos serviços externos à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

(D) Ação prioritária do CEREST para intervir em situações que colocam em risco a saúde da população geral.

(E) Estratégia que ocupa um papel central nas intervenções que têm como objeto a relação entre trabalho e saúde.


QUESTÃO 25
USP 2021: Nas práticas de saúde e trabalho, os terapeutas ocupacionais realizam ações que visam a prevenir adoecimentos, tratar e reabilitar os trabalhadores, bem como criar condições para o retorno após afastamento e para a permanência dos trabalhadores no trabalho.

Para tanto, é fundamental que as intervenções contemplem transformações nas condições e organização do trabalho e que os terapeutas ocupacionais dialoguem com disciplinas especializadas no estudo do trabalho, tais como a ________________.

Essa disciplina reconhece a necessidade de levar em conta fatores subjetivos envolvidos no processo de adoecimento, tratamento e retorno ao trabalho, assim como as implicações subjetivas das exigências do trabalho nesses processos.

Assinale a disciplina que preenche a lacuna corretamente:

(A) Sociologia do trabalho.
(B) Antropometria.
(C) Psicopatologia do trabalho.
(D) Psicodinâmica do trabalho.
(E) Ergonomia da atividade.


QUESTÃO 26
USP 2021: A avaliação cuidadosa e o planejamento do tratamento são essenciais para a atenção à população idosa. Para isso, Mello (2007) sugere o uso do modelo de processo de solução de problemas em Terapia Ocupacional.

A qual passo deste modelo referem-se os questionamentos a seguir: “quando a pessoa pode ser agendada, qual a frequência dos atendimentos e a duração prevista do tratamento, quais equipamentos e materiais serão necessários, como os progressos serão registrados”? 

(A) Análise.
(B) Plano.
(C) Sumário de evolução.
(D) Programa.
(E) Avaliação inicial.


QUESTÃO 27
USP 2021: De acordo com a Política Nacional da Pessoa Idosa (Portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006), a atenção integral à população idosa envolve uma ampla gama de ações e a corresponsabilização de diferentes setores junto aos quais o Ministério da Saúde construirá articulações.

Assinale a alternativa que apresenta os objetivos a serem alcançados na integração com a assistência social; esporte e lazer; justiça edireitos humanos:

(A) Implantação de ações que facilitam o deslocamento da pessoa idosa; fomento à pesquisa na área de envelhecimento; implantação de ações para cumprimento de leis de acessibilidade.

(B) Desenvolvimento de ações de enfrentamento da pobreza; parceria para implementação de programas de atividade física e recreativa; promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

(C) Reconhecimento do risco social da pessoa idosa; elaboração de programas para preparação para a aposentadoria; coibição de explorações a idosos que continuam no mercado de trabalho.

(D) Criação de mecanismos de monitoramento de risco social individual; difusão de informações relativas à prevenção de incapacidades; implantação de política de atenção integral aos idosos residentes de instituições.

(E) Levantamento dos indivíduos idosos já aposentados; promoção da formação de grupos socioeducativos e de autoajuda; compromisso com a universalização do direito e da inclusão social.


QUESTÃO 28
USP 2021: Para o terapeuta ocupacional que desenvolve sua prática no contexto das políticas públicas de saúde, é essencial o reconhecimento do Projeto Terapêutico Singular como uma ferramenta de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta um dos movimentos do Projeto Terapêutico Singular e o descreve corretamente.

(A) Definição de metas: após realizar os diagnósticos, a equipeelabora propostas de curto, médio e longo prazo, que serão apresentadas ao usuário acompanhado.

(B) Divisão de responsabilidades: a responsabilização de membros das equipes por tarefas específicas contribui para a organização do trabalho e para o compartilhamento da gestão e do acompanhamento do caso.

(C) Definição de hipóteses diagnósticas: momento caracterizado por uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite conclusões sobre riscos e vulnerabilidades do usuário.

(D) Reestruturação: após a reavaliação da equipe, um grupo de profissionais se reúne com o usuário para redefinir as metas, contemplando suas percepções e necessidades.

(E) Reavaliação: após um período de acompanhamento, a equipe se reúne para mensurar os ganhos obtidos e alinhar ações e condutas, com o objetivo de uniformizar as modalidades de abordagem ao usuário.


QUESTÃO 29
USP 2021: Compreensão ampliada do processo saúde-doença, construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas, ampliação do objeto de trabalho, transformação dos instrumentos de trabalho e suporte para os profissionais de saúde são eixos fundamentais que compõem a proposta

(A) do trabalho interprofissional.
(B) da clínica ampliada.
(C) da prática baseada em evidências.
(D) do matriciamento.
(E) dos Projetos Terapêuticos Singulares.


QUESTÃO 30
USP 2021: Fernanda é terapeuta ocupacional de um Centro de Atenção Psicossocial. Um dos aspectos que deve estar presente em sua prática profissional é o acolhimento. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que é o acolhimento, no contexto de trabalho de Fernanda:

(A) Realização de triagem do usuário que chega ao serviço, com o intuito de reconhecer suas demandas e iniciar o processo de vinculação.

(B) Postura caracterizada pela disponibilidade em receber o outro, no momento da escuta individual.

(C) Descrição do modo de trabalho do serviço, caracterizado pelo não agendamento de triagens.

(D) Atitude de reconhecimento da equipe como humana e, portanto, sujeita a dificuldades.

(E) Atitude transversal que permeia todos os processos de trabalho e não apenas um procedimento.


QUESTÃO 31
USP 2021: A organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) busca superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde. Considerando seus objetivos, sua composição e seu funcionamento, é correto afirmar:

(A) Os pontos de atenção que compõem as Redes de Atenção à Saúde relacionam-se de forma hierárquica, a partir da organização dos serviços em níveis de complexidade.

(B) No contexto da Rede de Atenção à Saúde, a atenção primária à saúde responsabiliza-se pelos problemas de saúde mais frequentes e de menor complexidade, ocupando um papel complementar na coordenação do cuidado.

(C) O principal objetivo das Redes de Atenção à Saúde é incrementar o desempenho do sistema em termos de acesso e eficiência econômica, buscando otimizar recursos.

(D) O domicílio pode ser considerado um ponto de atenção à saúde, por ser um espaço no qual uma ação de saúde singular pode ser produzida.

(E) Os hospitais regionais centrais apresentam maior concentração técnica e responsabilizam-se pelos casos de maior complexidade, ocupando um papel central na coordenação do cuidado.


QUESTÃO 32
USP 2021: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos de atenção especializada da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Considerando as diretrizes e os objetivos da RAPS, bem como a organização de trabalho dos CAPS, assinale a alternativa que apresenta aspectos referentes ao funcionamento e às atribuições dos CAPS:

(A) São serviços de funcionamento 24h, com atendimento ininterrupto aos usuários, com o intuito de manejar crises no próprio serviço e evitar internações.

(B) Coordenam ações de saúde mental junto à atenção básica, por meio do matriciamento, e são responsáveis por todas as ações de cuidado específico em saúde mental.

(C) São responsáveis por coordenar a elaboração e desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular de todos os usuários que se encontram na Unidade de Acolhimento de seu território de referência.

(D) Os CAPS do tipo I atendem adultos e/ou crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, e os de tipo II, a mesma população com transtornos mentais agudos.

(E) Os CAPS são responsáveis por elaborar o Projeto Terapêutico Singular de todos os usuários dos Serviços de Atenção em Regime Residencial de seu território de referência.


QUESTÃO 33
USP 2021: As afirmações a seguir apresentam aspectos que compõem diretrizes para o cuidado a pessoas com questões decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas:

1) Intervenção que potencializa a organização e a realização da promoção de saúde, além de favorecer a avaliação do caso e do potencial de risco com o grau de sofrimento.

2) Flexibilidade dos horários; acolhimento dos usuários, mesmo sob efeitos de substâncias psicoativas; dispensação de insumos de proteção à saúde e à vida (ex.: preservativos, alimentação, entre outros).

3) Abordagem ético-política, na qual o usuário é convidado a ser protagonista de sua situação. 

Assinale a alternativa que nomeia corretamente as diretrizes descritas em cada afirmação:

(A) 1- baixa exigência; 2- escuta qualificada; 3- protagonismo.

(B) 1- empoderamento; 2- redução de danos; 3- escuta qualificada.

(C) 1- avaliação padronizada; 2- escuta qualificada; 3- empoderamento.

(D) 1- escuta qualificada; 2- baixa exigência; 3- redução de danos.

(E) 1- protagonismo; 2- empoderamento; 3- escuta qualificada.


QUESTÃO 34
USP 2021: A respeito do uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) em Saúde Mental, é correto afirmar:

(A) A necessidade de documentar o impacto das intervenções faz com que o uso de testes padronizados que fornecem informações quantitativas seja priorizado em Terapia Ocupacional, em detrimento dos que fornecem informações qualitativas.

(B) Seu uso fornece informações detalhadas sobre o desempenho ocupacional do cliente, o que contribui para o desenvolvimento de programas individualizados, a partir das informações disponibilizadas pelo instrumento, e para a detecção de mudanças, após um período de intervenção.

(C) A área de desempenho ocupacional na qual predominam dificuldades identificadas pelos clientes da saúde mental é o lazer, o que sugere que os terapeutas ocupacionais precisam abordar medidas de entretenimento nas ações de cuidado, de modo a ampliar as experiências e a satisfação nesse âmbito.

(D) Os resultados da avaliação decorrentes do uso de instrumentação padronizada constituem-se como um elemento central do processo terapêutico, de modo que a informação disponibilizada pelo teste direcione as condutas clínicas.

(E) Uma das limitações de seu uso refere-se à falta de concordância entre problemas citados pelo cliente e problemas identificados pelo terapeuta. Nesse caso, o terapeuta deve priorizar sua avaliação, de modo a assegurar a segurança e a integridade do paciente.


QUESTÃO 35
“Trata-se de um método que não ataca diretamente os problemas de comportamento, mas tenta analisá-los e eliminar suas causas. Seu objetivo é apoiar a pessoa com transtorno do espectro do autismo em seu desenvolvimento, para ajudá-la a conseguir chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível, auxiliando-a na compreensão do mundo que a cerca (mediante a aquisição de habilidades de comunicação que lhe permitam relacionar-se com outras pessoas) e oferecendo-lhe, sempre que possível, condições de escolher de acordo com suas próprias necessidades. A estruturação física do ambiente de tratamento e aprendizagem da criança, de acordo com seu nível de compreensão, oferece apoio para o processo de desenvolvimento”.

USP 2021: Assinale a alternativa que identifica corretamente a abordagem de cuidado a crianças com transtorno do espectro do autismo descrita, extraída da Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2015):

(A) Integração Sensorial (IS).
(B) Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
(C) Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA).
(D) Acompanhamento Terapêutico (AT).
(E) Tratamento e Educação para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEACCH).


QUESTÃO 36
USP 2021: O desenvolvimento da criança é um importante determinante de saúde. Na perspectiva da Terapia Ocupacional, o atraso ou desvio no desenvolvimento é compreendido como

(A) o conjunto de disfunções neuromotoras ocasionadas por impactos pré e perinatais, como a paralisia cerebral. 

(B) equivalente à deficiência intelectual, pelo fato de a criança apresentar dificuldades em realizar tarefas típicas para sua idade cronológica.

(C) a apresentação comum em crianças prematuras que apresentam escores mais baixos que o grupo controle em testes desenvolvimentais.

(D) um diagnóstico temporário, que é utilizado quando há alguma dúvida sobre o diagnóstico exato apresentado pela criança, referindo-se a qualquer problema referente ao desenvolvimento.

(E) a incapacidade da criança de realizar atividades e tarefas com um propósito no contexto em que se encontra inserida, apresentando assim transtornos no desempenho ocupacional.


QUESTÃO 37
USP 2021: A população atendida em Terapia Ocupacional em Pediatria incluios recém-nascidos, os bebês e as crianças que apresentam riscosou alterações no seu desenvolvimento. Quando o foco da intervenção é o bebê ainda pequeno, o terapeuta ocupacional

(A) deve compreender que o bebê se encontra em uma fase rica de transformações e ampliações de possibilidades, concomitante aos primórdios de seu desenvolvimento emocional, sendo dotado de determinado potencial orgânico herdado, que se desenvolverá na interação com o ambiente.

(B) tem como foco de intervenção o espaço físico e seus componentes, como berço, luminosidade, brinquedos e materiais, de modo a realizar as adaptações necessárias para fornecer ao bebê as condições imprescindíveis para seu desenvolvimento.

(C) deve assegurar estimulações contínuas e frequentes no decorrer dos primeiros dias de vida, posto que os estímulos sensório-motores são fundamentais no desenvolvimento do pensamento, da cognição e da percepção.

(D) considera que o estado emocional do bebê influencia sua aprendizagem e adaptação e correlaciona-se ao estado emocional de seus cuidadores, que, por isso, são o alvo principal das intervenções.

(E) trabalha em equipe interdisciplinar e se apropria de manejos da Fisioterapia e Psicologia, que contribuem para o bem estar do bebê e seus cuidadores, sendo, portanto, um profissional imprescindível no ambiente neonatal.


QUESTÃO 38
USP 2021: Em Terapia Ocupacional, a __________ está interligada à postura teórica e ideológica do profissional que a realiza. Quando se toma a __________ como um momento de examinar as atividades e determinar seus componentes, assume-se a postura do cientificismo, que considera o todo como a somatória das partes e como forma de garantir a neutralidade e objetividade do conhecimento.

No contexto hospitalar, as atividades ganham uma dimensão própria e oferecem a possibilidade de fortalecer a dimensão de sujeito decada paciente, objetificado pelos procedimentos hospitalares. Nesse contexto, a __________ oferece subsídios relevantes às intervenções do terapeuta ocupacional.

Assinale a alternativa cujo termo apresentado preenche corretamente as três lacunas:

(A) avaliação funcional.
(B) análise de atividade.
(C) construção do caso clínico.
(D) análise do comportamento.
(E) discussão de caso.


QUESTÃO 39
USP 2021: Sobre a inserção da Terapia Ocupacional nos contextos hospitalares, é correto afirmar:

(A) Trata-se de um campo novo para a atuação profissional, que coloca em discussão a concepção teórica e metodológica que rege o cotidiano de trabalho nas instituições de cuidado.

(B) Como membros de equipes multidisciplinares, os terapeutas ocupacionais precisam contestar os modos de produção de cuidado que não dialoguem com a perspectiva da clínica ampliada, denunciando ações reducionistas.

(C) Os planos de ação são voltados ao tratamento de patologias específicas e compostos de atendimentos individuais no âmbito da reabilitação física.

(D) A compreensão das relações entre saúde e doença, bem como das implicações da patologia e do processo de internação daqueles que se configuram como pacientes, se faz fundamental.

(E) O terapeuta ocupacional pode contribuir com a construção do cuidado longitudinal e, por isso, suas ações devem se concentrar na articulação com os demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.


QUESTÃO 40
USP 2021: A respeito da brinquedoteca presente no contexto hospitalar, é correto afirmar:

(A) Os profissionais de saúde não devem entrar na brinquedoteca, para que este espaço fique marcado como um lugar seguro e diferente dos outros.

(B) Ela é vista como um espaço saudável onde, apesar da dor e dos aparelhos que carrega consigo, o paciente pode ser criança.

(C) A ludicidade presente no espaço contribui para que procedimentos de cuidados da enfermagem sejam realizados ali com um impacto menor para a criança.

(D) Ela é projetada para crianças que não necessitam de suporte de aparelhos e apresentam condições de independência para o brincar.

(E) O espaço físico da brinquedoteca constitui-se como um setting terapêutico privilegiado composto por materiais, recursos e atividades e, por isso, é o local de atuação do terapeuta ocupacional no contexto da pediatria.


COMENTÁRIOS

Nome

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einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito 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INDAGAÇÃO: Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2021) com Gabarito
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