Músicas para as aulas de Matemática
Músicas para as aulas de Matemática
Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolveram a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora.
Vale um observação: é importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das crianças para fazer adaptações e criação de movimentos. Assim, você manterá o interesse da garotada em alta.
1. Na escola
(Melodia: Ciranda, cirandinha)
Na escola, eu aprendo
muitas coisas interessante.
A escola é para todos,
ela é muito importante.
Na escola, faço rodinha
e converso com os coleguinhas.
Na escola, tem recreio,
onde brinco sem receio.
Simone Braga
2. Subindo e descendo
(Melodia: Tema dos Sete Anões)
Eu vou, eu vou
subir a escada, eu vou.
Um, dois, três, quatro e cinco.
Eu vou, eu vou, eu vou.
Eu vou, eu vou.
descer a escada, eu vou.
Um, dois, três, quatro e cinco.
Eu vou, eu vou, eu vou.
Simone Braga
3. O foguete
(Melodia: Ciranda, cirandinha)
O foguete vai subindo,
vai levando o astronauta.
Que beleza lá em cima,
quero ir com você.
Tchau, foguete!
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gerusa Rodrigues Pinto
4. Eu entrei na roda
(Melodia: A canoa virou)
Eu entrei na roda
pra dançar com os numerais.
Eu entrei na contradança,
eles são muito legais.
Os numerais são bonitinhos.
Vou dançar com todos eles.
Vou batendo com as mãozinhas
0, 1, 2, 3 e 4.
Vê chegando depressinha
O 5, o 6 e o 7.
Em seguida, rebolando,
vêm o 8 e o 9.
Gerusa Rodrigues Pinto
5. Os numerais
Sou dois e formo par.
Venha logo pro meu lado,
eu, você, um abraço.
Venha ser meu namorado!
Sou o três e também impar.
Sou redondo e engraçado.
Se você der um beijo,
vou ficar sempre ao seu lado!
Sou o quatro, bem esperto,
me pareço com a cadeira.
Batam palmas bem ligeiro,
quero mesmo e brincadeira!
Sou o cinco, seu amigo,
sempre alegre e brincalhão.
Tenho uma grande barriga
e um belo coração!
Vejam bem que engraçado,
sou também bem redondinho.
É só puxar uma perninha e
fico parecido com um cachimbinho!
Se você já pinta o sete,
com certeza me conhece.
Sou bem alto e importante,
você já sabe: Sou o sete!
Dizem que sou bem engraçado,
parecido com um biscoito.
É só retorcer uma corda
e logo apareço: Sou o oito!
Já sei contar números.
Agora, já sei contar.
Vamos todos juntos
de uma só vez.
é muito fácil,
vocês vão ver
como é bom,
como é bom
saber contar com vocês!
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
6. Ciranda dos numerais
(Melodia: Ciranda, cirandinha)
Os numerais são divertidos,
com eles, posso contar.
0, 1 e 2 meus amigos vão ficar.
com eles, posso fazer
a ciranda do aprender.
3, 4 e 5, deles, não vou me esquecer.
Vamos abrindo esta roda,
mais numerais vão entrar:
O 6, 7 e 8 todos vão participar.
Ficou faltando o 9,
mas correndo ele vem,
para fechar a nossa roda
e a ciranda terminar.
Frances Rodrigues Pinto e Fernanda Rodrigues Gandra
7. Contando com os dedinhos
(Melodia: Atire o pau no gato)
Agora, sei contar, ar, ar.
E vou mostrar, ar, ar.
Com os meus dedinhos, inhos.
Aprendi, di, di, tão rapidinho, nho.
E agora, e agora, vou contar:
Um, dois, três, quatro, cinco.
Simone Braga
1º Passo
Disponha sobre a mesa diversas tampinhas de garrafa. Durante a música, ao citar o numeral, pegue uma tampinha de cada vez e peça às crianças que façam o mesmo.
2º Passo
Leve palitos de picolé para a sala de aula.
Entregue palitos para determinada criança.
Peça-lhe que distribua “um palito para cada colega”.
Pergunte-lhe:
Quantos palitos há na mão de cada coleguinha?
O que devemos fazer para que cada um fique com dois palitos?
8. Indiozinho
1, 2, 3 indiozinhos
4, 5, 6 indiozinhos
7, 8, 9 indiozinhos
10 num pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo,
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase vazio virou.
1, 2, 3 indiozinhos.
4, 5, 6 indiozinhos.
7, 8, 9 indiozinhos.
10 num pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo,
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase quase virou,
quase quase virou,
quase quase virou,
mas não virou.
9. Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato-to,
mas o gato-to não morreu-reu-reu.
Dona Chica-ca admirou-se-se
do berro, do berro que o gato deu:
Miau!
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças cantam e rodam. No final, agacham e gritam “miau!”
10. A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três,
bota quatro, bota cinco, bota seis,
bota sete, bota oito, bota nove,
bota dez.
Modo de brincar
As crianças, de mãos dadas,
formam uma roda que vai girando e cantando. Ao final, dizem a palavra “Dez” e, sem deixarem as mãos das companheiras, dão um pulo e caem no chão.
11. Dedinhos
Polegares, polegares
Onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
Indicadores, indicadores,
onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
Dedos médios, dedos médios,
onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
Anelares, anelares,
onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
Dedos mínimos, dedos mínimos,
onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
Todos os dedos, todos os dedos,
onde estão? Aqui, estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam
e se vão, e se vão.
12. Marina conta 1
Marina conta 1.
Marina conta 1: é 1, é 1, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 2.
Marina conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 3.
Marina conta 2: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 4.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 5.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 6.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 7.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 8.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 9.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
Marina conta 10.
Marina conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 6, é 7, é 8, é 9, é 10, é!
Ana, viva a Marina, viva a Marina.
13. A barata
A barata diz que tem sete saias de filó.
É mentira da barata, ela tem é uma só.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é uma só!
A barata diz que tem uma cama de marfim.
É mentira da barata, ela tem é de capim.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é de capim!
A barata diz que tem um sapato de fivela.
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
O sapato é da mãe dela.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda livre.
Como brincar:
As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam ao verso “Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!”, elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.
14. Macha soldado
Macha soldado, cabeça de papel!
Quem não marchar direito vai preso pro quartel.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em fileira.
Como brincar:
As crianças marcham enquanto cantam a música.
15. Caranguejo
Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é.
Caranguejo só é peixe na enchente da maré.
Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda!
Caranguejo peixe é!
Domínio público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda!”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham.
16. Cachorrinho está latindo
Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho, deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lê, lê!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda com uma criança no centro.
Como brincar:
A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
17. Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.
Por isso, dona Ana, entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças giram e cantam. No verso “Por isso, dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e assim que termina a canção, recita um verso.
18. De abóbora faz melão
(bis)
De abóbora faz melão, de melão faz melancia.
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá, faz doce de maracujá.
(bis)
Quem quiser aprender a dançar vai à casa de seu Juquinha.
(bis)
Ele pula, ela roda, ele faz requebradinho.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
No verso “Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá”, as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso “Ele pula, ele roda”. Nesse momento, eles fazem o que a letra da música manda: pelam, gritam no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.
19. A canoa virou,
por deixá-la virar,
foi por causa de Pedrinho,
que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nada,
tirava Pedrinho
do fundo do mar.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso “Que não soube remar”. Elas trocam “Pedrinho” pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de constas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e estejam de costas. Ainda girando, eles começam a cantar a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.
20. Escravos de Jó
Escravo de Jó
jogava o caxangá;
tira, põe,
deixa ficar!
Guerreiros com guerreiros
fazem zig-zig-zá (bis)
Material:
Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em círculo, sentado no chão.
Como brincar:
Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe | Deixa ficar!”, todos tiram a pedrinha da frente do colega, colocam-na à sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!”. Nesse comento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
21. O cravo brigou com a rosa
O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa despedaçada.
O cravo saiu doente,
a rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio
e a rosa pôs-se a chorar.
Domínio Público
Participantes:
No mínimo seis.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças giram cantando. Duas, no centro, representam o cravo e a rosa.
22. Carneirinho, carneirão
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão.
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
para todos se ajoelhar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão.
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
para todos se levantar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão.
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão.
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
para todos se levantar.
Domínio público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Em roda ou livres.
Como brincar:
O grupo canta, roda e faz o que fiz a letra da música: ajoelha, levanta e senta.
23. Onde está a Margarida?
Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavaleiros!
Ela está em seu castelo,
olê, olê, olé!
Ela está em seu castelo,
olê, seus cavaleiros!
Eu queria vê-la,
olê, olê, olá!
Eu queria vê-la,
olê, seus cavaleiros!
Mas o muro é muito alto,
olê, olê, olá!
Mas o muroé muito alto,
olê, seus cavaleiros!
Tirando uma pedra,
olê, olê, olá!
Tirando uma pedra,
olê, seus cavaleiros!
Uma pedra não faz falta,
olê, olê, olá!
Uma pedra não faz falta,
olê, seus cavaleiros!
Apareceu a Margarida,
olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida,
olê, seus cavaleiros!
Domínio público
Participantes:
No minimo cinco.
Organização:
Em circulo: um junto ao outro, representando um muro.
Uma criança fica no centro, representando a Margarida;
e a outra, do lado de fora.
Como brincar:
A criança que está fora canta a primeira estrofe e corre sozinha em volta da roda. Quando termina, as que estão na roda cantam a segunda. Depois, alteram-se nas próximas duas. Em "Tirando uma pedra", a criança que está fora escolhe um colega, dá a mão a ele e, juntos dão voltas. O muro responde com a próxima quadra. Assim segue até que todos as "pedras" sejam tiradas.
24. Passa, passa, gavião
(estribilho)
Passa, passa, Gavião,
todo mundo passa.
Os cavaleiros fazem assim,
os cavaleiros fazem assim,
assim, assim,
assim, assim.
Os carpinteiros fazem assim,
os carpinteiros fazem assim,
assim, assim,
assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
os sapateiros fazem assim,
assim, assim.
assim, assim.
Domínio publico
Participantes:
No minimo dois.
Organização:
Em roda.
Como brincar:
As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício.
25. Peixe vivo
Como pode o peixo vivo
viver fora d´água fria?
Como pode o peixe vivo
viver fora d´água fria?
Como poderei viver?
Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua,
sem a tua companhia.
Os pastores desta aldeia,
já me fazem zombaria,
por me ver assim chorando,
por me ver assim chorando,
sem a tua, sem a tua,
sem a tua companhia.
Domínio publico
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Livre.
Como brincar:
As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.
26. Samba Lelê
Samba Lelê tá doente,
tá com a cabeça quebrada.
Samba Lelê precisava,
é de umas boas palmadas.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!
Ó morena bonita,
como é que se namora?
Põe o lencinho no bolso,
deixa a pontinha de fora.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!
Ó morena bonita,
onde é que você mora?
Moro na praia Formosa,
diga adeus e vou-me embora.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda com uma criança no centro.
Como brincar:
No final de cada quadra, as crianças que estão na roda batem palmas e quem está no centro samba.
27. Se rua fosse minha
Se esta rua,
se esta rua fosse minha.
Eu mandava,
eu mandava ladrilhar.
Com pedrinhas,
com pedrinhas de brilhantes.
Para o meu,
para o meu amor passar.
Nesta rua,
nesta rua tem um bosque,
que se chama,
que se chama solidão.
Dentro dele,
dentro dele mora um anjo,
que roubou,
que roubou meu coração.
Se eu roubei,
se eu roubei, teu coração,
tu também,
tu também roubaste o meu,
se eu roubei,
se eu roubei teu coração,
é por que,
é por que te quero bem.
Domínio público
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda com uma criança no centro.
Como brincar:
A última parte é cantada, apenas, pela criança que está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.
28. Sapo Cururu
Sapo cururu
na beira do rio.
Quando o sapo grita, ó, maninha!
É que está com frio.
A mulher do sapo
é que está lá dentro
fazendo rendinha, ó, maninha,
pro seu casamento.
Domínio público
Participantes:
No mínimo dois.
Organização:
Livre.
Como brincar:
As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda com uma criança no centro.
Como brincar:
A ultima parte é cantada, apenas, pela criança que está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.
29. Teresinha de Jesus
Teresinha de Jesus,
de uma queda,
foia ao chão:
acudiram três cavalheiros,
todos os três de chapéu na mão.
O primeiro foi seu pai;
o segundo seu irmão;
o terceiro foi aquele
que Teresa deu a mão.
Domínio público
Participantes:
No mínimo três.
Organização:
Em roda com uma criança no centro.
Como brincar:
O grupo gira cantando. No fim da cantoria, a criança do centro puxa para o meio a que deverá substituí-la.
30. Senhora dona Sancha
Senhora dona Sancha,
coberta de ouro e prata,
descubra seu rosto,
queremos ver sua cara.
Que anjos são esses,
que andam rodeando
de noite e de dia,
Padre-Nossa, Ave-Maria!
Somos filhos de um rei,
e netos do visconde
e o "seu" rei mandou dizer
para todos se esconder.
Domínio público
Participantes:
No mínimo quatro.
Organização:
Em roda, com uma criança no centro.
Como brincar:
A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar. A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.
É isso! Esperamos ter ajudado você a diversificar seus trabalho em sala de aula. É sempre bom lembrar que nós temos muito mais atividades no Indagação Infantil.
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