Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito

Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito

Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito

TEXTO I

“O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.”
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10.

QUESTÃO 01
ENADE: De acordo com o texto, pode-se afirmar que

(A) a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.

(B) a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.

(C) a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.

(D) o sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.

(E) o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.


TEXTO II

Millôr e a ética do nosso tempo


QUESTÃO 02
ENADE: A charge de Millôr aponta para

(A) a fragilidade dos princípios morais.

(B) a defesa das convicções políticas.

(C) a persuasão como estratégia de convencimento.

(D) o predomínio do econômico sobre o ético.

(E) o desrespeito às relações profissionais.


QUESTÃO 03
ENADE: A charge de Millôr e o texto de Dom Paulo Evaristo Arns tratam, em comum,

(A) do total desrespeito às tradições religiosas e éticas.

(B) da defesa das convicções morais diante da corrupção.

(C) da ênfase no êxito econômico acima de qualquer coisa.

(D) da perda dos valores éticos nos tempos modernos.

(E) da perda da fé e da esperança num mundo globalizado.


QUESTÃO 04
“Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.

“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

ENADE: Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.

1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?

2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?

3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?

A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:

(A) revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.

(B) revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.

(C) revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.

(D) revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.

(E) Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.


QUESTÃO 05
“Crime contra Índio Pataxó comove o país
(...) Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.”
Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997.

ENADE: A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens.

Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:

(A) manifestar os ideais de diversas classes econômicas.

(B) seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.

(C) fornecer soluções por meio de força e autoridade.

(D) expressar os interesses particulares da juventude.

(E) estabelecer os rumos norteadores de comportamento.


QUESTÃO 06
ENADE: Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional.

Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino.

Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.

Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em prática, seria esperado que:

(A) o número de nascimentos de meninos fosse aproximadamente o dobro do de meninas.

(B) em média, cada família tivesse 1,25 filhos.

(C) aproximadamente 25% das famílias não tivessem filhos do sexo masculino.

(D) aproximadamente 50% dos meninos fossem filhos únicos.

(E) aproximadamente 50% das famílias tivessem um filho de cada sexo.


QUESTÃO 07
ENADE: A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari.

Portinari

De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. 
Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.

Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema.

enade

Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari:

(A) I, II, III e IV.  

(B) I, II, III e V.  

(C) I, II, IV e V.  

(D) I, III, IV e V.  

(E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 08
ENADE: Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação.

Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.

Número de hosts


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Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:

(A) Brasil e México.

(B) Brasil e Argentina.

(C) Argentina e México.

(D) Argentina e Brasil.

(E) México e Argentina.


COMPONENTE ESPECÍFICO

QUESTÃO 09 E 10 QUESTÕES DISCURSIVAS.

Texto III – questões 11 e 12

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Gabriela, autora do desenho acima, com 4 anos de idade, começou a falar as primeiras palavras por volta de 2 anos e 2 meses de idade. A mãe relata que a menina aparentemente escuta bem, mas, às vezes, parece distraída e demora para responder quando é chamada. Gabriela toma mamadeira em posição deitada e tem o hábito de sucção digital.

Na avaliação de linguagem, a criança apresenta bom repertório verbal e conceitos adequados para a idade. No nível fonético-fonológico, constataram-se trocas sistemáticas de: /g/!/k/; /s/!/f/; /v/!/f/; /r/!/l/; /z/!/s/; /d/!/t/ e omissão de /r/ em grupos consonantais.

Enquanto brincava com uma fazendinha de animais, produziu o seguinte discurso: “Tem que prender os carneirinhos, senão eles saem. Os cavalos estão caindo toda hora. Tá molengo. Nossa, quanto cavalo! Caiu! Todos cavalos tá molengo! Tá caindo! Tem mais cavalo. O cavalo derrubou a casa dele.”

Em relação à motricidade oral, apresentou língua, lábios e bochechas hipofuncionantes, porém com boa mobilidade. A avaliação otorrinolaringológica indicou presença de líquido nas orelhas médias em ambos os lados.

QUESTÃO 11
ENADE: Em relação ao caso descrito no texto III, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) Considerando-se o nível discursivo e o desenho de Gabriela, a hipótese diagnóstica provável é a de alteração de linguagem oral. 

2 (    ) As alterações no nível fonético-fonológico são compatíveis com a idade de Gabriela.

3 (    ) A conduta terapêutica indicada para esse caso envolve orientação familiar em relação à linguagem oral e conscientização da mãe e da filha quanto à necessidade de retirada da mamadeira e do hábito de sucção digital.

4 (    ) O processo terapêutico deve abranger adequação do sistema sensório-motor oral e trabalho com a oralidade, especialmente no nível fonético-fonológico, sem se perder de vista a linguagem em suas várias dimensões.

5 (    ) Uma perda auditiva moderada não exerceria influência nas alterações no nível fonético-fonológico apresentadas por essa criança.


QUESTÃO 12
ENADE: Ainda em relação ao caso apresentado no texto III, assinale a opção que contemple os resultados obtidos em uma avaliação audiológica que confirmariam os achados otorrinolaringológicos.

A) presença concomitante de curva timpanométrica do tipo A (Jerger), reflexos acústicos presentes e audiometria lúdica com limiares auditivos normais

B) presença concomitante de curva timpanométrica do tipo A (Jerger), reflexos acústicos ausentes e audiometria lúdica com perda auditiva condutiva moderada 

C) presença concomitante de curva timpanométrica do tipo B (Jerger), reflexos acústicos presentes e audiometria lúdica com limiares auditivos normais

D) presença concomitante de curva timpanométrica do tipo B (Jerger), reflexos acústicos ausentes e audiometria lúdica com perda auditiva condutiva leve

E) presença concomitante de curva timpanométrica do tipo C (Jerger), reflexos acústicos presentes e audiometria lúdica com perda auditiva neurossensorial leve 


Texto IV – questões 13 e 14 

Um hospital atende convênios e pacientes particulares em uma cidade com 100.000 habitantes. Nesse hospital, há uma maternidade que registra uma média de 200 nascimentos/mês e possui uma UTI neonatal com 5 leitos. Um grupo de fonoaudiólogos procura a direção da maternidade para propor o desenvolvimento de um Programa de Triagem Auditiva Neonatal e de avaliação clínica de recém-nascidos no que se refere à alimentação.

QUESTÃO 13
ENADE: Com base na situação descrita no texto IV, julgue a validade dos argumentos favoráveis ao Programa de Triagem Auditiva.

I Se forem usadas emissões otoacústicas (ou otoemissões acústicas) na triagem, é possível, logo após a triagem, com 24 horas de vida da criança, fornecer aos pais um diagnóstico conclusivo de perda auditiva.

II Os fonoaudiólogos podem desenvolver sozinhos o programa, não havendo necessidade do envolvimento da equipe médica, de enfermagem e de outros profissionais do hospital, o que reduz os custos.

III Atualmente, busca-se o diagnóstico das alterações auditivas antes dos 3 meses de vida da criança, pois se sabe que, se a intervenção multidisciplinar for iniciada antes dos 6 meses de idade, é possível que a criança tenha desenvolvimento de linguagem similar ao de crianças com audição normal.

IV As crianças que passarem na triagem auditiva e apresentarem indicadores de risco auditivo precisam ser monitoradas por um fonoaudiólogo nos dois primeiros anos de vida, devido ao risco de perdas auditivas progressivas ou tardias.

V O ideal é que a triagem auditiva seja feita em todos os bebês nascidos na maternidade (triagem universal), pois, se somente aqueles que estiverem na UTI forem triados, há risco de se perder parte das crianças com problemas auditivos.

São válidos apenas os argumentos

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 14
ENADE: Considerando ainda a situação descrita no texto IV, assinale a opção que contemple aspectos importantes na avaliação fonoaudiológica clínica de recém-nascidos prematuros, de baixo peso, com malformações ou com alterações neurológicas na unidade de neonatalogia.

A) Observar a sucção em seio materno, quando possível, e o sistema sensório-motor oral na fase de pós-alimentação.

B) Avaliar o sistema sensório-motor oral na fase de pré-alimentação, bem como observar a passagem do leite pela sonda orogástrica ou nasogástrica, realizando estímulo de sucção não-nutritiva, caso o recém-nascido não esteja sugando o seio materno.

C) Avaliar o sistema sensório-motor oral após a alimentação do recém-nascido, pois ele estará saciado e mais tranqüilo e, portanto, dará melhores respostas de sucção.

D) Avaliar o sistema sensório-motor oral nas fases pré e pós-alimentação, pois não há participação ativa do recém-nascido quando o leite está sendo introduzido pela sonda.

E) Avaliar o sistema sensório-motor oral do recém-nascido apenas durante a alimentação no seio materno ou no momento da passagem do leite pela sonda, pois não é permitido que o recém-nascido seja manipulado em uma UTI pediátrica.


QUESTÃO 15
ENADE: Durante um acompanhamento fonoaudiológico foi constatada, em avaliações subseqüentes, mudança no padrão vocal de um rapaz de 15 anos. A freqüência fundamental modificou-se, ao longo de 6 meses, de 235 Hz para 115 Hz.

Na situação descrita acima, desconsiderando-se outras variáveis, a mudança de freqüência seria percebida como uma voz mais

A) aguda.

B) forte.

C) fraca.

D) grave.

E) soprosa.


QUESTÃO 16
ENADE: João, 38 anos de idade, foi encaminhado pelo médico do trabalho para realização de audiometria tonal liminar, com queixas de zumbido bilateral muito intenso.

Na anamnese, João relatou que vem trabalhando em uma tecelagem há 17 anos, em diversas posições próximas às máquinas, e que, nos últimos 4 anos, encontra-se no posto de supervisor dos operadores dos teares. Informou, ainda, que a empresa implementou um programa de conservação auditiva há 2 anos.

A partir de então, João passou a utilizar protetor auricular permanentemente durante o horário de trabalho e a realizar avaliações audiológicas periódicas. João refere não conhecer pessoas próximas na sua família que tenham apresentado problemas auditivos antes dos 50 anos de idade.

Nessa situação, se João apresentar perda auditiva induzida por exposição ao ruído ocupacional, é provável que sua audiometria seja semelhante a

 
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Texto V – questões 17 e 18

Antônio, 65 anos de idade, advogado atuante, inclusive em audiências públicas, apresenta, há três semanas, zumbido permanente e episódios de vertigem. Relata perda auditiva progressiva há aproximadamente cinco anos, dificuldade de reconhecimento de fala em ambientes ruidosos e desconforto diante de sons intensos. Além disso, apresenta articulação imprecisa, loudness reduzida, valores de tempo máximo de fonação encurtados e gestualidade excessiva.

QUESTÃO 17
ENADE: Na avaliação audiológica de Antônio (caso descrito no texto V), foram constatados limiares de reconhecimento de fala (LRF/SRT) em 40 dBNA, timpanometria tipo A e presença de reflexos acústicos em ambas as orelhas. Com base nos dados apresentados, julgue as afirmativas abaixo.

I Os resultados da avaliação audiológica apresentados são coerentes com as queixas do paciente.

II A perda auditiva de Antônio é provavelmente neurossensorial. 

III Antônio apresenta perda auditiva bilateral de grau severo, segundo a classificação de Davis e Silvermann.

IV A presença concomitante de zumbido, tontura (vertigem) e perda auditiva sugere provável comprometimento tanto auditivo como vestibular.

V O desconforto a sons intensos associado à perda auditiva sugere que o problema tenha predominantemente origem retrococlear.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 18
ENADE: Em relação aos aspectos vocais mencionados no texto V, julgue se as afirmativas seguinte são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

1 (    ) A articulação imprecisa e a loudness reduzida são características decorrentes do processo natural de envelhecimento (presbifonia); portanto, não há como reverter o quadro clínico de Antônio.

2 (    ) É importante que se realize um trabalho visando ao aprimoramento da voz e à preservação da saúde vocal de Antônio. 

3 (    ) Antônio pode beneficiar-se de exercícios de respiração, articulação e intensidade e de um trabalho que abranja a expressividade vocal e corporal.

4 (    ) É necessária a atuação de um terapeuta corporal para adequação da gestualidade de Antônio, uma vez que o fonoaudiólogo deve ater-se aos aspectos vocais.

5 (    ) É relevante trabalhar com Antônio a situação de audiência, enfatizando-se a integração corpo-voz e expressividade.


Texto VI – questões de 19 a 21

Ana Luísa, 2 anos e 6 meses de idade, tem a seguinte avaliação audiológica: avaliação eletrofisiológica por potenciais evocados auditivos de tronco cerebral (ABR/BERA/PEATC) com ausência de respostas ao clique na intensidade máxima do equipamento (equivalente a 100 dBNA), em ambas as orelhas; curvas timpanométricas tipo A (Jerger) com reflexos acústicos contralaterais e ipsilaterais ausentes, em ambas as orelhas; respostas do tipo localização lateral para sons graves acima de 70 dBA e à voz amplificada em 70 dBNA no campo livre; ausência de reflexo cócleo-palpebral. Não foi possível obter condicionamento para realização de audiometria por resposta de orientação condicionada (Suzuki e Ogiba) ou audiometria de reforço visual.

Segundo a mãe, Ana Luísa não emite sons inteligíveis e não compreende ordens verbais simples; comunica-se por meio de gestos e apresenta boa interação com seus familiares.

A avaliação otorrinolaringológica não evidenciou alteração no exame físico e a avaliação neurológica demonstrou desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a idade.

QUESTÃO 19
ENADE: A respeito do caso descrito no texto VI e dos procedimentos a serem adotados pelo fonoaudiólogo de Ana Luísa, julgue se os itens abaixo são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F)

1 (    ) Se o fonoaudiólogo atuar em uma abordagem bilíngüe, encaminhará a criança para interação com indivíduos surdos usuários de língua de sinais.

2 (    ) Se o fonoaudiólogo atuar em uma abordagem oralista, recomendará que a criança seja exposta à língua oral, com o argumento de que, mesmo não sendo a modalidade de preferência dessa criança, a língua oral deve ser ensinada, pois é língua majoritária.

3 (    ) Se o fonoaudiólogo atuar em uma abordagem bilíngue, não recomendará o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e, sim, orientará os pais a falar e fazer sinais ao mesmo tempo, para garantirem a comunicação.

4 (    ) Se o fonoaudiólogo atuar em uma abordagem oralista, indicará o uso de dois aparelhos de amplificação sonora individual e recomendará que a criança seja exposta à língua oral e receba treinamento auditivo e de leitura orofacial.

5 (    ) Independentemente da abordagem em que se baseie o fonoaudiólogo, deve recomendar o uso de dois aparelhos de amplificação sonora individual e encaminhar a criança a uma escola especial, descartando a necessidade de um trabalho fonoaudiológico específico.


QUESTÃO 20
ENADE: Analisando a situação descrita no texto VI, se confirmada a hipótese diagnóstica de perda auditiva neurossensorial severa ou profunda bilateral de origem coclear em Ana Luísa, o resultado esperado nas otoemissões acústicas transitórias/transientes, em ambas as orelhas, será

A) otoemissões acústicas em 500, 1.000 e 2.000 Hz.

B) otoemissões acústicas ausentes.

C) otoemissões acústicas em 60 dBNA.

D) otoemissões acústicas com atraso de latência.

E) otoemissões acústicas presentes.


QUESTÃO 21

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ENADE: Considerando o caso de Ana Luísa apresentado no texto VI, vanali-se a figura acima e julgue as afirmativas referentes à adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI).

I O tipo de aparelho mais indicado para Ana Luísa seria o intracanal, uma vez que seu meato acústico externo ainda é muito pequeno.

II A conduta indicada para Ana Luísa seria a adaptação binaural, que permitiria o desenvolvimento adequado da função auditiva e da linguagem.

III Um aparelho com ganho acústico de características similares às representadas no gráfico poderia ser adequado para Ana Luísa, por representar um maior ganho em agudos do que em graves.

IV O aparelho retroauricular não seria uma boa indicação, uma vez que a tecnologia nele utilizada é considerada ultrapassada.

V O gráfico evidencia um ganho máximo de 60 dB em 500 Hz.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I, II e III. 

B) I, II e IV.                                                                                                              

C) I, IV e V.                                                                                                               

D) II, III e V.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 22
ENADE: Ao visitar uma escola de educação infantil, uma fonoaudióloga é indagada sobre uma criança de 2 anos que está gaguejando muito e, por isso, é motivo de preocupação da professora.

Acerca dessa situação, assinale a opção correta.

A) Considerando-se que, quanto mais precoce for o atendimento terapêutico maior a chance de sucesso, é recomendável que essa criança inicie terapia de fala o mais brevemente possível.

B) A gagueira nessa idade é considerada uma disfluência natural de fala, ou gagueira fisiológica, não havendo necessidade de qualquer orientação por parte do fonoaudiólogo.

C Recomenda-se não interromper a fala da criança, mas sim, prestar atenção ao conteúdo da fala e não à sua forma.

D) Em razão da faixa etária dessa criança é desnecessário orientar os educadores e os familiares em relação a como lidar com essa situação.

E) Pedir à criança que fale devagar e respire antes de falar são consideradas atitudes benéficas nesses casos.


QUESTÃO 23
ENADE: Na história da fonoaudiologia no Brasil verifica-se que, após a Segunda Guerra Mundial, a profissão começou a se inserir de forma mais atuante na área da saúde. Até então, o fonoaudiólogo era considerado um profissional da área da educação, que trabalhava nas escolas para corrigir as impurezas da língua, sendo esta fator de unidade nacional. Atualmente, a fonoaudiologia é uma profissão regulamentada que vem expandindo suas áreas de atuação.

Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

I A fonoaudiologia foi sempre considerada uma ciência e a implantação dos primeiros cursos acadêmicos no Brasil ocorreu na década de 20 do século passado.

II A regulamentação da profissão ocorreu na década de 80 do século passado e, desde então, houve um movimento crescente de inserção dos fonoaudiólogos nos serviços públicos de saúde.

III A incorporação gradual do fonoaudiólogo nos serviços públicos tem provocado mudanças na forma de atuação desse profissional.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item I está certo.

B) Apenas o item II está certo.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 24
ENADE: Por orientação da diretora de sua escola, Selma, professora de ensino médio, procurou um fonoaudiólogo. Ela afirma que sua voz some frequentemente e que, às vezes, ao falar ao telefone, é confundida com uma voz masculina.

Relata também rouquidão, dor de garganta e cansaço ao falar. Apesar das queixas, gosta de sua voz rouca e grave, acrescentando que não quer fazer terapia fonoaudiológica. Finaliza contando que só foi à consulta porque a diretora assim lhe ordenou e ela ficou com medo de perder seu emprego.

Diante da situação exposta, assinale a opção que corresponde à conduta fonoaudiológica correta.

A) O fonoaudiólogo deve procurar conscientizar essa professora quanto à necessidade e aos benefícios do tratamento fonoaudiológico e esclarecê-la quanto aos prejuízos e conseqüências prováveis, no caso de ela optar por não cuidar de sua voz.

B) Como Selma comentou que gosta da sua voz e não quer ser atendida, o profissional fica impedido de tomar qualquer atitude.

C) Selma pode ser orientada a manter sua voz “rouca e grave”, uma vez que, nos dias de hoje, esse tipo de voz é valorizada por ser considerada sensual.

D) O fonoaudiólogo deve encaminhar Selma para o médico otorrinolaringologista e iniciar a terapia, mesmo que ela não queira, para evitar que essa professora perca o emprego.

E) Selma deve ser encaminhada a um médico otorrinolaringologista para realizar cirurgia de laringe, uma vez que não está motivada para a terapia fonoaudiológica e não pode deixar de cuidar da sua voz, seu instrumento de trabalho.


Texto VII – questões 25 e 26

Durante a entrevista com a mãe de uma criança de 6 anos de idade, com paralisia cerebral e que freqüenta escola regular, o fonoaudiólogo escuta o seguinte depoimento:

“Pedro gosta de comer de tudo, mas não consegue mastigar direito e pega a colher com dificuldade. Então, eu dou o alimento batido no liquidificador. Ele baba muito. Dou a mamadeira sempre engrossada, pois tenho medo que ele perca peso. Ele fala com dificuldade e não pára quieto em sala de aula. O que eu quero saber mesmo é se ele vai falar como as outras crianças.”

QUESTÃO 25
ENADE: Diante da situação descrita no texto VII, julgue os procedimentos a seguir.

I Deve-se enfatizar o treino motor oral para adequação da fala e das funções estomatognáticas, acolhendo-se, desse modo, a angústia da mãe em relação ao falar. Apesar de Pedro comer de tudo, não se deve retirar a mamadeira, para evitar que a criança perca peso.

II É indicado para favorecer o controle de baba de Pedro o trabalho com as funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração associado à adequação da tonicidade, mobilidade e sensibilidade dos órgãos fonoarticulatórios.

III A conduta terapêutica deve abranger a adequação do sistema sensório-motor oral, incluindo controle de baba e introdução de alimentos sólidos, o favorecimento da linguagem e de uma comunicação mais eficaz, além da orientação acerca do manuseio de Pedro em casa.

IV Para maior benefício de Pedro pressupõe-se uma intervenção integrada com outros profissionais, como médicos, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Estão certos apenas os procedimentos

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: Ainda considerando o caso de Pedro, apresentado no texto VII, assinale a opção correta em relação ao processo de inclusão.

A) A escola deve se preparar para receber Pedro de acordo com as condições específicas desse aluno, adaptando o espaço físico e orientando a equipe e demais alunos.

B) A escola precisa receber orientação do fonoaudiólogo no que se refere às questões de letramento, pois esse é o único aspecto a ser trabalhado na escola por esse profissional.

C) A escola deve obrigatoriamente contratar uma equipe multidisciplinar, para atuar nas questões de postura, linguagem e alimentação de Pedro.

D) A escola precisa providenciar vídeos de desenhos infantis para manter Pedro controlado durante a situação de alimentação, uma vez que ele não pára quieto.

E) A escola deve, necessariamente, contratar um fonoaudiólogo para realizar terapia no ambiente escolar, especialmente no que diz respeito à alimentação de Pedro.


Texto VIII – questões 27 e 28

Aline, 9 anos de idade, cursa a 3.ª série do ensino fundamental e foi encaminhada para avaliação fonoaudiológica em razão de queixas de desatenção e dificuldade de aquisição de leitura e escrita. O histórico de desenvolvimento é aparentemente normal, sem doenças importantes nem internações, mas com presença de otites médias de repetição nos primeiros 4 anos de vida. As avaliações otorrinolaringológica, neurológica e audiológica básica não evidenciaram alterações.

Em relação à linguagem oral, observou-se dificuldade de compreensão oral de histórias e de ordens. Quanto à leitura e escrita, verificou-se que a criança apresentou leitura lentificada e silabada, com alterações na compreensão; erros ortográficos decorrentes da não-percepção do traço de sonoridade e dificuldades para realizar atividades de segmentação e soletração. Os resultados da avaliação do processamento auditivo demonstraram alterações importantes.

QUESTÃO 27
ENADE: Na situação relatada no texto VIII, constata-se que Aline apresenta

A) alteração de leitura e escrita, necessitando de terapia fonoaudiológica nesse aspecto, associada a treinamento em processamento auditivo.

B) alteração de leitura e escrita, porém, como seu principal problema relaciona-se ao processamento auditivo, não se justifica a indicação de terapia em leitura e escrita.

C) alterações de linguagem oral que precisam ser trabalhadas antes da terapia em leitura e escrita.

D) alterações de processamento auditivo, as quais não influenciam o distúrbio de leitura e escrita, uma vez que Aline apresenta alterações para sons não-verbais.

E) alteração de processamento auditivo decorrente de histórico de otite média e provável quadro de déficit cognitivo.


QUESTÃO 28
ENADE: Considerando o caso de Aline (texto VIII) e a avaliação do processamento auditivo, assinale a opção correta.

A) Em todos os testes que Aline realizou, foi sempre avaliada uma orelha de cada vez, apresentando-se mais de um estímulo simultaneamente a essa orelha.

B) Durante a avaliação foram aplicados testes em que estímulos de fala eram alterados, por exemplo, pela presença de mensagens competitivas, de forma a exigir o máximo das habilidades de escuta e, assim, evidenciarem-se dificuldades.

C) Testes não-verbais não puderam ser aplicados para avaliar aspectos do processamento auditivo de Aline, uma vez que esse processamento é uma função exclusivamente verbal.

D) Testes convencionais de processamento auditivo não avaliaram habilidades de escuta de Aline tais como a capacidade de separar informações vindas das duas orelhas (separação binaural) e a de preencher falhas na informação (fechamento auditivo).

E) Um diagnóstico preciso de alteração do processamento auditivo de Aline poderia ser feito por meio de um único teste, desde que escolhido adequadamente, com base nos dados da anamnese e da avaliação fonoaudiológica prévia.


QUESTÃO 29
ENADE: Uma maternidade realiza ações de promoção da saúde em fonoaudiologia com recém-nascidos. Os aspectos abordados estão relacionados a temas como aleitamento materno, desenvolvimento motor e de linguagem. O atendimento ambulatorial é realizado nos grupos de pré-natal e de puericultura, e o atendimento na enfermaria ocorre nos leitos de puerpério normal.

Com base na situação descrita, assinale a opção correta.

A) O fonoaudiólogo deve atuar no pré-natal, puericultura e enfermarias, abordando conteúdos dos temas apresentados na situação acima e inserindo aspectos do desenvolvimento auditivo e sensório-motor oral.

B) A ação de promoção de saúde é inadequada no pré-natal, pois a gestante tem que ser orientada apenas sobre a gravidez. Após o parto é que devem ser abordados temas como crescimento e desenvolvimento do recém-nascido.

C) A mãe hospitalizada não pode ser interrompida por profissionais para orientá-la quanto aos cuidados e à vigilância do recém-nascido, uma vez que o ambiente hospitalar não é apropriado para ações de educação em saúde e, sim, de assistência à saúde.

D) Na perspectiva da atenção integral, o fonoaudiólogo abordará exclusivamente conteúdos relacionados ao desenvolvimento da linguagem, considerando que as outras alterações prevalentes nos primeiros anos de vida serão superadas com o crescimento.

E) Ações de reabilitação serão privilegiadas, pois, no âmbito hospitalar, somente essas são de competência do fonoaudiólogo.


QUESTÃO 30
ENADE: A organização de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) deve contemplar ações de diferentes níveis de complexidade, respeitando seus princípios e diretrizes.

Os serviços de saúde oferecem ações em fonoaudiologia, definidas por tabelas de procedimentos que não refletem as potencialidades de intervenção da área nem tampouco atendem às necessidades de saúde da população. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

I Os serviços de saúde devem ser constituídos respeitando-se a regionalização e a hierarquização da rede, a fim de facilitarem o acesso e a oferta de ações em diferentes níveis de complexidade.

II A rede de serviços de saúde do SUS deve garantir a redução de riscos de doenças e de outros agravos e o estabelecimento de condições que restrinjam o acesso às ações e aos serviços de reabilitação somente àqueles trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

III Os princípios e a diretrizes do SUS nas ações e nos serviços de saúde são assegurados por meio de conselhos gestores descentralizados, com a participação paritária de usuários e trabalhadores, gestores e prestadores de serviços.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item I está certo.

B) Apenas o item II está certo.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


Texto IX – questões 31 e 32 

Um centro de reabilitação oferece atendimento a jovens com necessidades especiais, sendo que o corpo de profissionais é composto por neurologista, psicólogo, otorrinolaringologista, assistente social, 2 fonoaudiólogos, 2 fisioterapeutas e 2 terapeutas ocupacionais. A instituição recebeu um caso de Síndrome de Down, Lucas, de 13 anos de idade. Na entrevista inicial do setor de fonoaudiologia, a mãe queixou-se que seu filho ainda fala errado, não está alfabetizado, não come direito, apresenta ronco noturno e problemas freqüentes de ouvido.

QUESTÃO 31
ENADE: A respeito da situação apresentada no texto IX, julgue as afirmações relativas à atuação fonoaudiológica no âmbito de uma equipe interdisciplinar.

I O diagnóstico definitivo da criança só será fechado após as avaliações das diferentes áreas e reunião entre os membros da equipe.

II De acordo com o Código de Ética da profissão, os dois fonoaudiólogos desse centro não poderão atender Lucas sem o consentimento de ambas as partes.

III Na atuação interdisciplinar, pressupõe-se que as ações de planejamento, terapia e orientação de Lucas sejam discutidas em equipe.

Assinale a opção correta.

A) Apenas a afirmação I está certa.

B) Apenas a afirmação II está certa.

C) Apenas as afirmações I e III estão certas.

D) Apenas as afirmações II e III estão certas.

E) Todas as afirmações estão certas.


QUESTÃO 32
ENADE: Em relação à queixa da mãe de Lucas descrita no texto IX, assinale a opção correta quanto às condutas do fonoaudiólogo.

A) Na orientação familiar de Lucas, a prioridade é quanto ao falar “errado”, pois esse aspecto impedirá sua alfabetização.

B) É importante avaliar as condições de alimentação de Lucas, porém nenhuma atitude poderá ser tomada devido às suas dificuldades com o signo lingüístico.

C) É fundamental enfatizar no planejamento fonoaudiológico as alterações de motricidade oral, uma vez que Lucas tem disfunção temporomandibular devido ao ronco noturno.

D) Trabalhar com a narrativa de Lucas será pouco produtivo em função de seu prejuízo cognitivo.

E) É necessário encaminhamento para avaliação otorrinolaringológica para investigação das condições respiratórias e otológicas.


QUESTÃO 33
ENADE: Um fonoaudiólogo foi designado para atuar em uma creche. Em seu primeiro dia de observação, verificou que as recreacionistas, ao colocarem as crianças para dormir, permitiam o uso contínuo da chupeta em todo o período de sono.

Além disso, permitiam que as crianças usassem a chupeta durante as brincadeiras, durante o tempo que quisessem. Após essas constatações, o fonoaudiólogo elaborou uma proposta de atuação.

Em relação à situação apresentada acima, julgue como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) as propostas do fonoaudiólogo para a solução do problema descrito.

1 (    ) Elaborar folhetos explicativos para as recreacionistas, a fim de elucidar as conseqüências do uso contínuo da chupeta, deixando-os à disposição para leitura no período de trabalho.

2 (    ) Promover palestras sobre o desenvolvimento do sistema sensório-motor oral e da linguagem oral.

3 (    ) Organizar encontros com as recreacionistas para orientá-las quanto à necessidade de retirada da chupeta, conforme a idade da criança.

4 (    ) Não interferir, pois é consenso que a utilização da chupeta acalma a criança.

5 (    ) Realizar ações integradas junto à creche e à família.


QUESTÃO 34
ENADE: Há muita controvérsia sobre avaliação de crianças com atraso no desenvolvimento de linguagem não decorrente de outras patologias.

Independentemente da concepção de linguagem e da abordagem lingüística que se adotem, existem alguns procedimentos que são fundamentais para o diagnóstico desse tipo de alteração.

Para esse caso, classifique como VERDADEIROS (V) ou FALSOS(F) os procedimentos listados a seguir.

1 (    ) Realizar exames complementares para diagnóstico diferencial de alterações como surdez, autismo ou deficiência mental.

2 (    ) Contemplar na avaliação de linguagem os aspectos fonético-fonológico, sintático-semântico e pragmático-discursivo.

3 (    ) Definir o diagnóstico a partir de observação da produção lingüística espontânea da criança no ambiente familiar.

4 (    ) Realizar testes objetivos com protocolos padronizados e validados para a faixa etária.

5 (    ) Conhecer a performance da criança e compará-la com a esperada para crianças de mesma idade cronológica e mesmo nível socioeconômico. 


QUESTÃO 35
ENADE: Marizete, de 27 anos de idade, é apresentadora de TV de uma emissora direcionada ao público jovem. Após poucos meses de trabalho, começou a queixar-se de rouquidão constante e cansaço ao falar. Afirma também que sua voz ficou mais grave. Por estar preocupada com sua voz, procurou o fonoaudiólogo por iniciativa própria.

Na entrevista, relatou que, por exigência do padrão da emissora, precisa falar mais rápido do que o usual. Na avaliação fonoaudiológica inicial, observou-se loudness habitual elevada, pitch agravado, faixa de extensão vocal reduzida, voz rouco-soprosa, velocidade de fala acelerada, valores de tempo máximo de fonação encurtados, articulação e modulação restritas, ressonância laringofaríngea e ataque vocal brusco. O exame otorrinolaringológico evidenciou nódulos nas pregas vocais.

Em relação ao caso de Marizete, julgue se os itens seguintes são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) A primeira conduta a ser indicada é a intervenção cirúrgica, precedida de terapia vocal de curta duração e de orientações de higiene vocal para auxiliar na regressão da região nodular. 

2 (    ) A terapia fonoaudiológica como conduta principal ou complementar à intervenção cirúrgica nos casos de nódulos é reconhecidamente relevante.

3 (    ) Marizete pode beneficiar-se de uma proposta terapêutica que abranja cuidados com a voz, no tocante às noções de higiene vocal, além de tratamento farmacológico para nódulos.

4 (    ) A conduta terapêutica abrange, entre outras, técnicas com sons facilitadores para suavização da emissão e redução do foco laringofaríngeo e técnicas como bocejo e voz salmodiada para redução do ataque vocal brusco.

5 (    ) O prognóstico do tratamento de Marizete é bom tanto na reabilitação vocal como em uma abordagem combinada (cirurgia e reabilitação). Porém, há probabilidade de recorrência do quadro, se o comportamento vocal não for modificado ou se a terapia for insuficiente.


QUESTÃO 36
ENADE: No que se refere à atuação do fonoaudiólogo em um hospital de cirurgias reparadoras da face, cuja maior demanda é de crianças pequenas com fissuras lábio-palatinas, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) O nascimento de uma criança com fissura lábio-palatina pode acarretar sentimentos controversos nos pais, tais como insegurança, rejeição e(ou) superproteção. 

2 (    ) Um dos principais aspectos a serem abordados na terapia fonoaudiológica é a adequação da hipernasalidade, que é uma das características mais comuns da fala de uma criança com fissura.

3 (    ) Dada a baixa incidência de alterações de orelha média nas crianças com fissuras lábio-palatinas, não é necessário incluir a avaliação audiológica no protocolo geral do hospital.

4 (    ) As cirurgias reparadoras são tão eficazes que dispensam a terapia fonoaudiológica posterior.

5 (    ) Os pais de um bebê fissurado devem receber orientações quanto à alimentação, para se garantir a nutrição do bebê e favorecer um desenvolvimento saudável. 


QUESTÃO 37
ENADE: Jéssica, 17 anos de idade, foi acometida por um acidente vascular cerebral, há 3 meses, apresentando hemiplegia direita e sequela na fala e nas funções de sucção, mastigação e deglutição. Apresenta dificuldade de marcha, especialmente para subir e descer degraus.

Após 15 dias de internação, recebeu alta hospitalar. Reside com a mãe e a irmã mais velha em localidade de difícil acesso para transporte coletivo, porém coberta pelo Programa de Saúde da Família.

Assinale a opção que apresenta a conduta ou o encaminhamento apropriado ao caso descrito acima, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

A) Jéssica foi encaminhada para re-hospitalização, uma vez que o quadro clínico precisa de cuidados de maior complexidade, com monitoramento em unidade de terapia intensiva.

B) Jéssica foi encaminhada para o agente comunitário de saúde, que orientou a família em relação aos cuidados com manuseio, higiene e alimentação, considerando que ela é uma paciente sem possibilidades terapêuticas.

C) A conduta proposta foi assistência domiciliar, em razão das condições da paciente, sendo delimitadas ações dos profissionais de saúde e da família, pois é fundamental o envolvimento de sua mãe e de sua irmã nos cuidados diários.

D) Jéssica foi encaminhada para um Centro de Reabilitação, deixando-se de considerar a dificuldade de locomoção e o local de moradia.

E) As seqüelas de Jéssica não justificam intervenção fonoaudiológica.


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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito 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farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2004 com Gabarito
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