Prova de Música ENADE 2006 com Gabarito
Prova de Música ENADE 2006 com Gabarito
FORMAÇÃO GERAL
QUESTÃO 01
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
(Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)
ENADE: Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se
(A) um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.
(B) um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.
(C) um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.
(D) um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.
(E) uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.
QUESTÃO 02
ENADE: O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.
Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
(A) Os homens e as mulheres
adormecidos na praia
que nuvens procuram
agarrar?
(MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os
melhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.)
(B) Um barco singra o peito
rosado do mar.
A manhã sacode as ondas
e os coqueiros.
(ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de
Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)
(C) Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.
(MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia
poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)
(D) E olhamos a ilha assinalada
pelo gosto de abril que o mar trazia
e galgamos nosso sono sobre a areia
num barco só de vento e maresia.
(SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os
ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)
(E) As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga...
No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados...
Cabeças coroadas de algas magras e de estrados...
Gargantas engolindo grossos goles de água amarga...
(BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)
QUESTÃO 03
ENADE: Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa
(A) a afirmação da identidade regional.
(B) a fragilização do multiculturalismo global.
(C) o ressurgimento do fundamentalismo local.
(D) o esfacelamento da unidade do território nacional.
(E) o fortalecimento do separatismo estadual.
QUESTÃO 04
ENADE: A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.
A esse respeito, leia os quadros a seguir.
Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
(A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.
(B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
(C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
(D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
(E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.
QUESTÃO 05
Samba do Approach
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite uma drag queen.
(Zeca Baleiro)
I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.”
(POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)
II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.”
(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)
III - “O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”
(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)
IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.”
(PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a
face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)
ENADE: O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas,
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
QUESTÃO 06
ENADE: A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.
Considere as afirmativas a seguir.
I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.
II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.
III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 07
ENADE: A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.
Nota: (1) A amostra não comporta a desagregação para esta categoria.
Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é
(A) Belo Horizonte.
(B) Distrito Federal.
(C) Recife.
(D) Salvador.
(E) São Paulo.
QUESTÃO 08
Observe as composições a seguir.
ENADE: Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.
A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é
(A) a primeira estrofe e o quarto quadro.
(B) a segunda estrofe e o terceiro quadro.
(C) a segunda estrofe e o quarto quadro.
(D) a segunda estrofe e o quinto quadro.
(E) a terceira estrofe e o quinto quadro.
QUESTÕES 09 E 10 SEM RESOLUÇÃO.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Instrução: Para responder a todas as questões do Componente Específico deve-se manter silêncio, NÃO sendo permitida a emissão de qualquer tipo de som para a realização de solfejo ou ritmos de qualquer natureza.
QUESTÃO 11
ENADE: No presente ano comemora-se o 100o aniversário de nascimento do compositor gaúcho Radamés Gnattali, falecido em 1988. Autor de obras que se inserem tanto no repertório da música popular como no repertório da música de concerto, ele homenageou, em cada um dos movimentos de sua Suíte Retratos (para bandolim, orquestra e conjunto regional), quatro compositores que considerava fundamentais na formação da música instrumental brasileira. Esses compositores são
(A) Baden Powell, João Gilberto, Sivuca e Dorival Caymmi.
(B) Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda.
(C) Noel Rosa, Ary Barroso, Egberto Gismonti e Tom Jobim.
(D) Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Luiz Gonzaga e Naná Vasconcelos.
(E) Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.
QUESTÃO 12
ENADE: Um acorde perfeito (maior ou menor) será mais facilmente escutado como uma unidade, identificando mais sua sonoridade global e menos suas notas individuais, quando tocado por instrumentos
(A) que tocam sem vibrato ( por exemplo, harpa e marimba ).
(B) de acionamento similar ( por exemplo, piano e celesta ).
(C) que produzem timbres homogêneos ( por exemplo, um quarteto de cordas ).
(D) que produzem poucos harmônicos ( por exemplo, flauta doce e clarinete ).
(E) que possam sustentar o sons ( por exemplo, trombone e órgão ).
QUESTÃO 13
ENADE: Considere a seguinte progressão harmônica:
Respeitadas suas funções harmônicas, os acordes dos compassos 2 e 4 podem ser substituídos, respectivamente, por:
(A) C7 e D7.
(B) D7 e E7.
(C) F#7 e G#7.
(D) F7 e G7.
(E) B7 e C#7.
QUESTÃO 14
ENADE: Para que um trecho musical tocado por um saxofone em Mi bemol soe em Dó maior, a partitura deve apresentar a seguinte armadura:
QUESTÃO 15
ENADE: O fragmento abaixo mostra os compassos iniciais da Balada em Sol menor de F. Chopin.
Existe uma relação harmônica entre o arpejo de Lá bemol inicial e a tônica Sol menor que aparece no compasso 9. Por qual nome é conhecido o arpejo de Lá bemol dentro dessa relação harmônica?
(A) enarmonia
(B) terça picarda
(C) sexta aumentada
(D) sexta napolitana
(E) quinta aumentada
QUESTÃO 16
ENADE: Dança nordestina, difundida por todo o Brasil pelo sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Baião é reconhecido por qual das figuras rítmicas?
QUESTÃO 17
ENADE: Entre as diversas aplicações do termo “estilo”, em música, há uma que se refere à organização de seus componentes. Uso frequente de ritmo desprovido de rigidez métrica, nuances timbrísticas, formas diluídas, escalas com inflexões modais ou exóticas, em relação às tradicionais maior e menor do sistema tonal, deram uma certa placidez à ambiência sonora criada por C. Debussy.
Aparentemente, foi essa característica que gerou, mesmo a contragosto dele, a associação de sua música a um estilo predominante em artes plásticas a partir da segunda metade do século XIX.
Considere o seguinte fragmento:
Trata-se de qual estilo e qual é a escala utilizada?
(A) Impressionista; escala de tons inteiros.
(B) Expressionista; escala dodecafônica.
(C) Dadaísta; escala heterofônica.
(D) Minimalista; escala fragmentada.
(E) Neoclassicista; escala modal.
QUESTÃO 18
ENADE: O fragmento abaixo é extraído da 4a peça do Quaderno Musicale di Annalibera, de Luigi Dallapiccola. Trata-se de uma obra composta em 1952. Por que este fragmento, embora extraído de uma obra dodecafônica, apresenta forte sonoridade tonal?
(A) Porque todas a dissonâncias estão resolvidas.
(B) Porque sua série está construída sobre saltos de 3a.
(C) Porque o saltos melódicos estão dentro da tessitura vocal e o acompanhamento é estável e regular.
(D) Porque a união de melodia e acompanhamento forma tríades e tétrades comuns no sistema tonal.
(E) Porque seu ritmo, embora irregular, auxilia a compreensão das progressões harmônicas.
QUESTÃO 19
ENADE: Considere turmas de alunos que aprendem música a partir de melodias que já sabem cantar. Para que eles escrevam essas melodias sem o uso de instrumentos musicais, o que pode ser considerado DISPENSÁVEL?
(A) Perceber diferenças entre movimentos melódicos ascendentes e descendentes.
(B) Perceber diferenças entre movimentos melódicos baseados na escala e no acorde.
(C) Perceber diferenças entre tensão e repouso melódicos.
(D) Perceber diferenças entre intervalos.
(E) Perceber diferenças de localização rítmica em relação ao compasso.
QUESTÃO 20
ENADE: Analise:
I - A música concreta consiste em um procedimento experimental de composição que utiliza sons gravados produzidos por objetos variados.
II - Na Sinfonia No 9, L. van Beethoven apresenta um texto poético escrito por Göethe que celebra os valores do Iluminismo (o cosmopolitismo, a superação das desavenças nacionais e a pregação da tolerância).
III - A Escola de Viena, fundada pelo príncipe Carl Theodor em 1743 e dirigida inicialmente por Johann Stamitz, demandava simplicidade melódica e grandes efeitos de dinâmica, contrapondo-se à estética barroca.
Está correto o que consta em
(A) I, II e III.
(B) II e III, somente.
(C) III, somente.
(D) II, somente.
(E) I, somente.
QUESTÃO 21
ENADE: Considere a primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro e as afirmativas abaixo:
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante
E o sol da liberdade em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante
I - As notas da melodia correspondentes às sílabas sublinhadas são aproximações por semitom ascendente, respectivamente, em relação ao quinto e ao terceiro graus da tonalidade.
II - A terceira sílaba da palavra “Ipiranga” coincide com o quarto tempo do compasso quaternário.
III - As duas primeiras notas da melodia formam um intervalo de quarta justa entre o primeiro e o quarto graus da tonalidade.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 22
ENADE: Considere os cinco trechos melódicos abaixo.
I - Pelo menos três deles correspondem a melodias populares da música de concerto.
II - Pelo menos dois deles correspondem a clássicos da música popular.
III - Em pelo menos três deles a tonalidade implícita é certamente maior.
IV - Em pelo menos três deles não é possível inferir se a tonalidade implícita é maior ou menor.
Está correto o que consta em
(A) I, II e III, somente.
(B) I e III, somente.
(C) II e IV, somente.
(D) II, III e IV, somente.
(E) I, II, III e VI.
QUESTÃO 23
ENADE: O fragmento abaixo foi extraído do samba Tempo Feliz, de Baden Powell e Vinicius de Morais.
Considere:
I - Observa-se, na melodia, a utilização recorrente da síncopa, recurso rítmico característico desse gênero.
II - A notação, na forma de melodia cifrada, indica que a montagem dos acordes, incluindo a escolha do registro e a distribuição das vozes, fica a critério do intérprete.
III - A ausência da notação de dinâmica determina que a intensidade deva ser constante durante toda a execução.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
(A) II e III.
(B) I e III.
(C) I e II.
(D) II.
(E) I.
QUESTÃO 24
ENADE: O fragmento abaixo é uma frase composta sobre a escala de tons inteiros.
Há um repouso no final do 4o compasso porque
I - a conclusão ocorre na nota Fá#, nota que é enfatizada no fragmento.
II - a divisão da frase ocorre em dois grupos de dois compassos que terminam com a mesma nota Fá#.
III - a conclusão por trítono reforça a idéia conclusiva presente no 2o compasso.
Está correto o que se afirma em
(A) I e III,somente.
(B) II, somente.
(C) II e III, somente.
(D) III, somente.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 25
ENADE: Considere o fragmento de texto abaixo.
Incentivar o desenvolvimento da audição interior é uma das atribuições do educador musical. É ela que possibilita a prática tradicionalmente conhecida como solfejo e é este que, por sua vez, auxilia o músico a idealizar sua performance. Em torno desse assunto, educadores musicais desenvolveram o conceito de “audiação”, que consiste na “habilidade de ouvir internamente e compreender música cujo som não está ou pode jamais ter estado fisicamente presente”.
(Adaptado de SANTIAGO, Diana. Proporções nos Ponteios para Piano de Camargo Guarnieri: Um estudo sobre representações mentais em performance musical. Tese de Doutorado em Música. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002, p.89)
Tendo o texto como base, considere:
I - Pode-se inferir que incentivar o desenvolvimento da audição interior é incumbência também dos professores de instrumento e canto.
II - Ouvir internamente possibilita a compreensão de música cujo som esteja fisicamente ausente.
III - Educadores musicais têm direcionado seu pensar a assuntos relacionados ao desenvolvimento da audição interior.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) I e III, somente.
(D) I, II e III.
(E) II e III, somente.
QUESTÃO 26
Considere:
ENADE: Esta melodia, extraída de uma partitura para coral a 5 vozes de H. Villa-Lobos, faz referência à cultura de origem
(A) asiática.
(B) ameríndia.
(C) caribenha.
(D) portuguesa.
(E) africana.
QUESTÃO 27
ENADE: O uso do termo “forma” em análise musical é controverso por sugerir a existência de um molde pré-fixado. Mais apropriado seria falar dos princípios que orientam a construção de uma determinada peça − princípio sonata, princípio de variação e assim por diante. Nuances conceituais à parte, o que se pode observar é uma freqüente presença de padrões estruturais. Entre esses padrões, que são tratados como formas e convencionalmente aceitos como tal, considere o seguinte:
O padrão acima corresponde
(A) ao Rondó.
(B) ao Blues.
(C) à Canção.
(D) ao Choro.
(E) à Sonata.
QUESTÃO 28
Considere os trechos abaixo:
ENADE: As melodias I, II e III pertencem, respectivamente, a obras de
(A) Handel, Mozart e Ravel.
(B) Bach, Haydn e Tchaikovsky.
(C) Brahms, Mozart e Beethoven.
(D) Bach, Berlioz e Mozart.
(E) Mozart, Tchaikovsky e Beethoven.
QUESTÃO 29
Considere a seguinte progressão harmônica:
Ré menor com 7a menor – Sol maior com 7a menor – Dó maior com 7a maior
ENADE: A melodia que, quando tocada por um instrumento solista e sem nenhum tipo de acompanhamento, melhor expressa a progressão harmônica acima é:
QUESTÃO 30
ENADE: Em contraposição à chamada educação tradicional, centrada na atividade de ensino e na figura do professor como principal detentor do saber, as tendências pedagógicas construtivistas caracterizam-se por considerar a importância da aprendizagem como atividade do aluno, em seu processo pessoal e contínuo de construção de conhecimento.
Entre as propostas que durante o século XX marcaram presença na educação musical brasileira, qual delas caracterizou-se principalmente por mudança de foco semelhante à que se descreveu acima?
(A) As propostas pedagógicas de escolas livres surgidas no Brasil principalmente a partir da década de 1960, em resposta a uma demanda que tinha a canção popular como principal referência cultural.
(B) As propostas brasileiras inspiradas nas pedagogias das escolas de jazz norte-americanas.
(C) As propostas dos conservatórios que se inspiraram no Conservatório de Paris.
(D) As propostas inspiradas nas chamadas pedagogias ativas, surgidas na Europa a partir das idéias de Jacques Dalcroze.
(E) As propostas pedagógicas inspiradas na música de compositores que elevaram o ruído à categoria de som musical.
Instruções: As questões de números 31 a 35 contêm duas afirmações.
Pode-se afirmar que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 31
ENADE: A emissão vocal utilizada por João Gilberto para interpretar a canção brasileira não deve ser avaliada esteticamente por comparação com a emissão vocal utilizada para o canto lírico
PORQUE
enquanto a interpretação de canções populares está mais vinculada ao uso do microfone, o canto lírico prescinde desse tipo de equipamento, graças à maneira de utilização do aparelho vocal.
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 32
ENADE: Esta é uma das primeiras obras de W. A. Mozart.
“Binária contínua circular” é uma possível designação para a forma desta peça
PORQUE
a divisão em duas partes explicitada no compasso 8 justifica a expressão “binária”; o uso da dominante no final da primeira parte, por sugerir continuação rumo à tônica Fá maior, justifica a expressão “contínua”; e “circular” refere-se à volta, no compasso 17, tanto do material melódico, como da harmonia inicial.
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 33
ENADE: O verismo, termo originado da palavra vero (verdade, em italiano), pode ser notado nas óperas de alguns compositores como P. Mascagni, G. Verdi e G. Puccini
PORQUE
em suas óperas os cantores NÃO empregam a técnica do “falsete” para as suas execuções.
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 34
ENADE: Os modernos meios informáticos permitem simular, em programas de computador, vários equipamentos de áudio originalmente de alto custo. Além disso, oferecem um conjunto de ferramentas para escrever música, gravar, sintetizar e transformar sons das mais diversas maneiras, e até certo ponto de forma razoavelmente intuitiva ao usuário. Assim:
Os meios informáticos democratizam e colocam ao alcance de todos a ARTE de compor
PORQUE
tornam possível a manipulação direta de arquivos de áudio pelo usuário, sem que para isto seja necessário o conhecimento formal da linguagem musical.
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 35
ENADE: Os projetos pedagógico-musicais inseridos em programas de inclusão social são praticamente idênticos aos projetos pedagógicos de escolas de música
PORQUE
a presença de uma equipe multidisciplinar nesses programas, invariavelmente, faz com que o professor de música não precise se preocupar com os aspectos relacionados à inclusão social.
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e e segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
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