Prova de Nutrição ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Nutrição ENADE 2004 com Gabarito
TEXTO I
“O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.”
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10.
QUESTÃO 01
ENADE: De acordo com o texto, pode-se afirmar que
(A) a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.
(B) a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
(C) a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
(D) o sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
(E) o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
TEXTO II
QUESTÃO 02
ENADE: A charge de Millôr aponta para
(A) a fragilidade dos princípios morais.
(B) a defesa das convicções políticas.
(C) a persuasão como estratégia de convencimento.
(D) o predomínio do econômico sobre o ético.
(E) o desrespeito às relações profissionais.
QUESTÃO 03
ENADE: A charge de Millôr e o texto de Dom Paulo Evaristo Arns tratam, em comum,
(A) do total desrespeito às tradições religiosas e éticas.
(B) da defesa das convicções morais diante da corrupção.
(C) da ênfase no êxito econômico acima de qualquer coisa.
(D) da perda dos valores éticos nos tempos modernos.
(E) da perda da fé e da esperança num mundo globalizado.
QUESTÃO 04
“Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
ENADE: Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
(A) revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
(B) revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.
(C) revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.
(D) revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
(E) Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.
QUESTÃO 05
“Crime contra Índio Pataxó comove o país
(...) Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.”
Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997.
ENADE: A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens.
Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
(A) manifestar os ideais de diversas classes econômicas.
(B) seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
(C) fornecer soluções por meio de força e autoridade.
(D) expressar os interesses particulares da juventude.
(E) estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
QUESTÃO 06
ENADE: Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional.
Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino.
Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.
Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em prática, seria esperado que:
(A) o número de nascimentos de meninos fosse aproximadamente o dobro do de meninas.
(B) em média, cada família tivesse 1,25 filhos.
(C) aproximadamente 25% das famílias não tivessem filhos do sexo masculino.
(D) aproximadamente 50% dos meninos fossem filhos únicos.
(E) aproximadamente 50% das famílias tivessem um filho de cada sexo.
QUESTÃO 07
ENADE: A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari.
Portinari
De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa.
Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.
Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema.
Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari:
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II, III e V.
(C) I, II, IV e V.
(D) I, III, IV e V.
(E) II, III, IV e V.
QUESTÃO 08
ENADE: Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação.
Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:
(A) Brasil e México.
(B) Brasil e Argentina.
(C) Argentina e México.
(D) Argentina e Brasil.
(E) México e Argentina.
COMPONENTE ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE: No atendimento ambulatorial a adolescente de 14 anos do sexo feminino ficou identificada a opção pela prática de dieta ovo–lacto–vegetariana. Considerando as características biopsicossociais dessa fase, a conduta inicial mais adequada será
(A) convencê-la da inadequação dessa dieta ao seu momento biológico.
(B) orientá-la quanto às corretas substituições alimentares para atender às suas necessidades nutricionais.
(C) suplementar a dieta com vitamina C e fibras, por serem estes os nutrientes que estariam faltando na sua dieta.
(D) instruir os responsáveis pela adolescente a assumir a direção de sua dieta, suplementando-a com vitaminas A e D.
(E) fracionar a dieta em 07 refeições diárias, para permitir melhor absorção de nutrientes.
QUESTÃO 10
ENADE: Ao vermos um alimento, sentirmos seu cheiro ou imaginarmos uma refeição, se não estivermos saciados, haverá secreção de ácidos pelas células parietais no estômago
PORQUE
essas sensações provocam impulsos do nervo vago, que estimulam a gastrina, um hormônio estimulante das secreções e motilidade gástrica.
A esse respeito, pode-se concluir que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) as duas afirmações são falsas.
(D) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(E) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
QUESTÃO 11
ENADE: Considerando a necessidade de suplementação de líquido e nutriente durante uma competição esportiva intensa e de longa duração, sob alta temperatura ambiente, quais os tipos de carboidratos mais indicados para oferecer energia sem promover desconforto gástrico?
(A) Glicose, frutose e maltodextrina.
(B) Glicose, metrose e maltodextrina.
(C) Glicose, galactose e frutose.
(D) Frutose, lactose e galactose.
(E) Frutose, maltodextrina e lactose.
QUESTÃO 12
ENADE: Devido a certas características inerentes ao processo de envelhecimento humano, algumas modificações na dieta poderão ser necessárias para que se atenda a essas especificidades, como por exemplo:
(A) aumentar o número de refeições, aumentar o volume por refeição e abrandar as fibras dietéticas por cocção ou por subdivisão.
(B) aumentar o número de refeições, reduzir o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
(C) aumentar o número de refeições, reduzir o volume por refeição e abrandar as fibras dietéticas por cocção ou por subdivisão.
(D) diminuir o número de refeições, aumentar o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
(E) diminuir o número de refeições, reduzir o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
QUESTÃO 13
ENADE: Os glicídios presentes nos cereais, como o arroz, estão, em sua maior parte, na forma de amido. Quando sofre cocção em meio úmido a uma temperatura de 61 a 78 °C, o arroz manifesta uma mudança típica, em função do teor de amido que contém. A mudança observada e o nome do processo que a determina, respectivamente, são:
(A) cor caramelo pela dextrinização do amido.
(B) cor leitosa pela decomposição do amido em lactose e glicose.
(C) consistência dura e resistente pela desidratação do amido.
(D) consistência gelatinosa pela gelatinização do amido.
(E) redução de volume pela desidratação do amido.
QUESTÃO 14
ENADE: Uma mulher procura o nutricionista de uma Unidade de Alimentação e Nutrição relatando que seus familiares costumam apresentar alterações gastrointestinais após ingerirem salada de hortaliças e legumes crus e que ela não sabe como deve proceder para higienizar de forma correta esses alimentos. A orientação adequada é
(A) lavar um a um em água corrente, deixar de molho em solução contendo ácido acético por 15 minutos e enxaguar em água potável.
(B) lavar um a um em água corrente, deixar de molho em ácido acético por 10 minutos e enxaguar se achar necessário.
(C) lavar um a um em água corrente, deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos e enxaguar em água potável.
(D) lavar um a um, deixar de molho em hipoclorito de sódio e enxaguar se achar necessário.
(E) lavar um a um, deixar de molho em solução iodada e enxaguar abundantemente em água potável.
QUESTÃO 15
ENADE: A estrutura tridimensional de uma proteína é significante para sua função. A modificação de sua estrutura chama-se desnaturação. São fatores que podem desnaturar uma proteína:
(A) agitação mecânica e presença de ácidos graxos.
(B) agitação mecânica e presença de calciferol.
(C) extremos de temperatura e presença de glicose.
(D) extremos de temperatura e presença de aminoácidos.
(E) extremos de temperatura e presença de ácidos fortes.
QUESTÃO 16
ENADE: Um grupo de pessoas apresentou sintomas de vômito e náuseas 2 horas após se alimentar em uma Unidade de Alimentação e Nutrição.
No ambulatório de atendimento da empresa foi detectado que o único alimento ingerido em comum foi o arroz cozido e que este havia sido preparado de véspera. O provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi:
(A) Salmonella sp.
(B) Clostridium botulinum.
(C) Staphylococcus aureus.
(D) Bacillus cereus.
(E) Listeria monocitogenes.
QUESTÃO 17
ENADE: Uma firma de consultoria de alimentos foi contratada por um restaurante comercial para implantar no local o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Um dos primeiros passos a ser efetuado antes da implantação desse sistema é:
(A) elaboração do fluxograma de produção.
(B) treinamento dos funcionários.
(C) aquisição de equipamentos de última geração.
(D) contratação de mão-de-obra qualificada.
(E) identificação dos pontos críticos de controle.
QUESTÃO 18
ENADE: Uma criança de 8 anos foi atendida no ambulatório de nutrição apresentando fraqueza, sonolência, mucosas hipocoradas e diagnóstico de anemia ferropriva. Sabe-se que a biodisponibilidade de ferro depende de alguns fatores. Uma refeição com melhor biodisponibilidade de ferro que deve ser dada a esse criança é:
(A) frango assado, arroz integral, feijão, cenoura e pudim de leite.
(B) bife acebolado, arroz, feijão, espinafre e suco de caju.
(C) carne moída, macarrão, queijo ralado, brócolis e sorvete.
(D) ovo frito, arroz, ervilha, beterraba e suco de laranja.
(E) peixe, purê de batatas, feijão, alface e banana.
QUESTÃO 19
ENADE: O colesterol é um dos principais formadores das placas de ateroma. Por este motivo, é considerado nocivo à saúde, mas possui, no entanto, funções fisiológicas importantes.
Quais são elas?
(A) Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares, formação de membranas celulares.
(B) Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidosbiliares, lipogênese.
(C) Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares, lipólise.
(D) Degradação celular, síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares.
(E) Síntese de glicogênio, síntese de proteína e energia celular.
QUESTÃO 20
ENADE: Paciente de 37 anos, do sexo masculino, procura nutricionista por ter engordado muito após o casamento, tendo parado nessa época de realizar atividade física.
A avaliação física mostra obesidade do tipo abdominal, peso de 91 kg, altura de 1,73m, pressão arterial de 150 x 105 mmHg. A avaliação laboratorial mostra colesterol total de 250 mg/dl, triglicérides de 320 mg/dl, HDL-colesterol de 33 mg/dl e LDL- colesterol de 180 mg/dl, glicemia de 98 mg/dl, insulina elevada.
Quais as bases fisiopatológicas do distúrbio apresentado por este paciente e qual o tratamento mais adequado para a correção deste distúrbio?
(A) Hipercolesterolemia primária, dieta com baixo colesterol.
(B) Hipercolesterolemia primária, dieta com baixo teor de gordura.
(C) Diabetes e hipercolesterolemia, tratamento com insulina.
(D) Resistência periférica à ação da insulina, dieta com baixo teor de colesterol e triglicérides.
(E) Resistência periférica à ação da insulina, dieta hipocalórica.
QUESTÃO 21 - ANULADA
QUESTÃO 22
ENADE: De acordo com a American Heart Association, a homocisteína é considerada um marcador para eventos cardiovasculares, não sendo, no entanto, considerada fator de risco independente. Qual o substrato que origina a homocisteína e quais são as vitaminas envolvidas no seu metabolismo?
(A) Glicose/vitaminas C, B6 e B12.
(B) Ácido palmítico/vitaminas C e B12 e ácido fólico.
(C) Ácido palmítico/vitaminas B12 e B1 e ácido fólico.
(D) Metionina/vitaminas C, B6 e B12.
(E) Metionina/vitaminas B6, B12 e ácido fólico.
QUESTÃO 23 - ANULADA
QUESTÃO 24
ENADE: MSC, sexo feminino, 49 anos, 84Kg e IMC = 32kg/m² relata ter grande apetite e muita dificuldade para emagrecer. Informa estar engordando desde a gravidez (20 anos), já fez a dieta das proteínas e utilizou em duas ocasiões moderadores do apetite.
O recordatório de 24h evidencia um VET de 2700kcal (58% CHO, 33% gorduras e 9% proteínas), com evidência de um quase ausente consumo de frutas e verduras.
Veio à consulta nutricional com o objetivo de ser encaminhada para uma cirurgia bariátrica.
A abordagem desta paciente deve incluir
(A) dieta de muito baixa caloria como medida drástica paraa redução rápida e eficaz do peso corporal e encaminhamento ao médico.
(B) dieta com redução do consumo de alimentos de alta densidade calórica e redistribuição qualiquantitativa dos alimentos.
(C) dieta hipocalórica associada a medicação para redução do apetite no pré-operatório e atividade física aeróbica orientada por profissional graduado.
(D) perda de peso rápida, com a finalidade de promover a adesão da paciente ao tratamento, além de encaminhamento para apoio psicoterápico.
(E) orientações para perda de peso e encaminhamento para médico especialista em cirurgia para redução do estômago.
QUESTÃO 25
ENADE: No Brasil, a passagem de uma situação de alta fecundidade e alta mortalidade para uma de baixa fecundidade e progressiva baixa mortalidade tem propiciado mudanças significativas na pirâmide populacional, caracterizadas por um aumento progressivo e acentuado da população adulta e idosa.
Considerando os aspectos nutricionais envolvidos neste processo, Goldman (1970) e Lohman (1996) avaliam as modificações da composição corporal:
Tendo como base as informações acima, o gráfico apresentado permite afirmar que
(A) o idoso, graças à depleção de algumas variáveisfisiológicas, apresenta risco acentuado de desidratação, redução da densidade óssea e aumento da gordura corporal total.
(B) o processo de envelhecimento promove mudanças no peso, IMC, compartimentos corporais e na capacidade de absorção intestinal de vitaminas hidrossolúveis.
(C) o requerimento nutricional do idoso está associado à alta ingestão de proteínas, gorduras, cálcio, água e fibras.
(D) a avaliação nutricional do idoso deve privilegiar métodos que enfatizem os ganhos corporais, a exemplo da bioimpedância.
(E) a fragilidade biológica do idoso dá-se, dentre outros motivos, pela maior susceptibilidade a doenças infecciosas, desnutrição e hipertensão arterial.
QUESTÃO 26
ENADE: Embora a decisão de amamentar ou não o filho seja da própria mãe, esta, por sua vez, sofre influências de uma série de fatores. Portanto, a promoção do aleitamento materno deve incluir diferentes ações. Com base nesse pressuposto, são feitas as afirmativas a seguir.
I - Compete ao profissional da saúde o papel de liderança na promoção do aleitamento materno e todas as categorias devem estar envolvidas nas diversas atividades.
II - É recomendada a inclusão do tópico “Aleitamento Materno” nos currículos escolares não só dos cursos da área de saúde, como também no ensino fundamental.
III - A falta de experiência anterior com a prática da amamentação, desmame precoce do filho anterior, baixa escolaridade, mãe adolescente, trabalho fora do lar e residência em zona rural são situações consideradas de risco para não amamentar.
IV - Cabe ao município criar um centro de referência para lactação e grupos de apoio na comunidade que sirvam de suporte para as mães durante o aleitamento.
Estão corretas as afirmações
(A) I e IV, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE: Segundo a Resolução 200/98, do Conselho Federal de Nutricionistas, cabe ao nutricionista, como componente de uma equipe multiprofissional:
I - consulta de nutrição, incluindo avaliação da situação alimentar e nutricional;
II - ações terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas que tenham como finalidade a promoção da saúde individual e em grupo;
III - participação em ações de planejamento, implementação, execução e avaliação de políticas, programas, cursos, pesquisas e eventos no âmbito do setor saúde;
IV - participação no planejamento e execução de atividades que visem à formação continuada de recursos humanos em saúde.
Estão corretas as condições
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) I e IV, apenas.
(D) I, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE: Vários casos de desnutrição chegaram ao Posto de Saúde do município X, em um intervalo de três meses. Crianças menores de 5 anos eram particularmente afetadas pela doença. O relato dos cuidadores tinha em comum a falta de alimento, de saneamento e de trabalho.
Com a finalidade de estabelecer as estratégias de ação, a equipe local do Posto de Saúde (médico clínico geral, enfermeiro e nutricionista) definiu, como parte do protocolo de atendimento a desnutridos,
(A) o diagnóstico através de medidas antropométricas, exames laboratoriais, sinais clínicos e fatores sociais e econômicos.
(B) a prioridade da intervenção na recuperação da massa muscular, capaz de garantir o suporte energético do crescimento.
(C) a garantia de uma alimentação rica em vitaminas e minerais, uma vez que essa conduta é que vai permitir a recuperação do peso.
(D) a garantia da internação, uma vez que isso leva a uma possibilidade maior de sucesso no tratamento.
(E) uma intervenção que leve em conta os fatores biológicos, econômicos e sociais que determinam a desnutrição.
QUESTÃO 29
ENADE: Para melhor adequação do ambiente e das instalações físicas de um restaurante comercial, a fim de garantir conforto, segurança e funcionalidade para a produção de refeições atendendo aos padrões qualitativos desejáveis, as Normas Regulamentadoras exigem:
(A) iluminação natural; temperatura de 15 °C; vestiário com 1 chuveiro para cada 20 funcionários; bancadas de trabalho com altura de 1,2 m na área de produção; portas com 1,2 m x 2 m.
(B) piso antiderrapante; nível de ruído de 70 decibéis; temperatura de 15 °C na área de produção de refeições; tubulações embutidas; vestiários separados por sexo.
(C) nível de ruído de 70 decibéis; tubulações embutidas; calçados antiderrapantes; distância de pelo menos 1 m entre os equipamentos; umidade relativa de 40%.
(D) temperatura de 30 °C na área da produção de refeições; portas de separação de sub-áreas de 2,5 m x 1,5 m; vestiários separados por sexo, com 1 chuveiro para cada 20 funcionários e água quente.
(E) temperatura de 23 °C na área de produção de refeições; lâmpadas proporcionando iluminação suficiente de acordo com a área física; vestiários separados por sexo com lavatório de 1 torneira para cada 20 funcionários.
QUESTÃO 30
ENADE: Em diferentes Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que oferecem cardápio de padrão médio obtiveram-se os resultados do consumo de materiais classificados segundo o método da curva ABC apresentados nas opções abaixo. Identifique a UAN que apresenta um perfil de distribuição mais equilibrado frente aos percentuais recomendados, assim como o critério de seleção dos gêneros para a composição dos cardápios.
(A) Primeiros itens da classificação: contrafilé , café, arroz, filé de frango; Materiais A – 5% do total de itens, correspondendo a 68% da verba aplicada; Materiais B – 15% do total de itens, correspondendo a 20% da verba aplicada; Materiais C – 80% do total de itens, correspondendo a 12% da verba aplicada.
(B) Primeiros itens da classificação: patinho, filé de frango, café, pão francês; Materiais A – 12% do total de itens, correspondendo a 61% da verba aplicada; Materiais B – 28% do total de itens, correspondendo a 30% da verba aplicada; Materiais C – 60% do total de itens, correspondendo a 9% da verba aplicada.
(C) Primeiros itens da classificação: filet mignon, creme de leite, queijo mussarela, café; Materiais A – 10% do total de itens, correspondendo a 72% da verba aplicada; Materiais B – 35% do total de itens, correspondendo a 23% da verba aplicada; Materiais C – 55% do total de itens, correspondendo a 10% da verba aplicada.
(D) Primeiros itens da classificação: lagarto, pão francês, queijo mussarela, açúcar refinado; Materiais A – 25%do total de itens, correspondendo a 70% da verba aplicada; Materiais B – 10% do total de itens, correspondendo a 10% da verba aplicada; Materiais C – 65% do total de itens, correspondendo a 20% da verba aplicada.
(E) Primeiros itens da classificação: frango inteiro, lagarto, patinho, presunto; Materiais A – 30% do total de itens, correspondend a 20 % da verba aplicada; Materiais B – 10% do total de itens, correspondendo a 60% da verba aplicada; Materiais C – 60% do total de itens, correspondendo a 20% da verba aplicada.
QUESTÃO 31
ENADE: Em uma empresa que possui um quadro de 420 funcionários, o Índice de Utilização da UAN é de 90%. Sabendo-se que o horário de distribuição é das 11 às 13 horas, o Tempo Médio (TM) é de 30 minutos e o refeitório dispõe de mesas retangulares de 6 lugares, indique, respectivamente, o Índice de Rotação (IR) desta UAN, o número de funcionários atendidos por turno e o número de mesas existentes.
(A) IR = 6; 76 funcionários; 12 mesas
(B) IR = 6; 63 funcionários, 11 mesas.
(C) IR = 5; 95 funcionários; 15 mesas.
(D) IR = 4; 95 funcionários; 16 mesas
(E) IR = 4; 63 funcionários; 11 mesas.
QUESTÃO 32
ENADE: O custo direto da refeição servida numa unidade de alimentação considera os elementos constitutivos.
Na unidade de alimentação X, valores per capita tais como: manutenção de equipamentos = R$ 0,12; aluguel do imóvel = R$ 0,08; gêneros alimentícios = R$ 2,70; mão-de-obra da UAN = R$ 0,70; energia elétrica = R$ 0,08; descartáveis = R$ 0,20; material de limpeza = R$ 0,15 podem perfazer o custo direto de
(A) R$ 3,13
(B) R$ 3,75
(C) R$ 3,87
(D) R$ 3,95
(E) R$ 4,03
QUESTÃO 33
ENADE: As atividades realizadas em UAN podem ser classificadas como sendo anteriores à produção (planejamento), durante a produção (comando e coordenação) e posteriores à produção (controle).
Assinale a opção que apresenta as atividades que caracterizam, respectivamente, cada uma das etapas, segundo esta classificação.
(A) Registro do número de refeições servidas, avaliação das sobras, estabelecimento do padrão dos cardápios.
(B) Supervisão da técnica de pré-preparo, avaliação de custo, apuração numérica do volume de vendas.
(C) Caracterização da clientela, controle das etapas de pré-preparo e cocção, apuração de custos.
(D) Caracterização da clientela, planejamento qualitativo de gêneros, treinamento de pessoal.
(E) Definição dos cardápios, planejamento qualitativo e quantitativo de gêneros, treinamento de pessoal.
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