Prova de Turismo ENADE 2006 com Gabarito
Prova de Turismo ENADE 2006 com Gabarito
FORMAÇÃO GERAL
QUESTÃO 01
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
(Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)
ENADE: Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se
(A) um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.
(B) um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.
(C) um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.
(D) um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.
(E) uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.
QUESTÃO 02
ENADE: O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.
Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
(A) Os homens e as mulheres
adormecidos na praia
que nuvens procuram
agarrar?
(MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os
melhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.)
(B) Um barco singra o peito
rosado do mar.
A manhã sacode as ondas
e os coqueiros.
(ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de
Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)
(C) Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.
(MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia
poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)
(D) E olhamos a ilha assinalada
pelo gosto de abril que o mar trazia
e galgamos nosso sono sobre a areia
num barco só de vento e maresia.
(SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os
ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)
(E) As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga...
No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados...
Cabeças coroadas de algas magras e de estrados...
Gargantas engolindo grossos goles de água amarga...
(BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)
QUESTÃO 03
ENADE: Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa
(A) a afirmação da identidade regional.
(B) a fragilização do multiculturalismo global.
(C) o ressurgimento do fundamentalismo local.
(D) o esfacelamento da unidade do território nacional.
(E) o fortalecimento do separatismo estadual.
QUESTÃO 04
ENADE: A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.
A esse respeito, leia os quadros a seguir.
Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
(A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.
(B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
(C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
(D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
(E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.
QUESTÃO 05
Samba do Approach
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite uma drag queen.
(Zeca Baleiro)
I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.”
(POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)
II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.”
(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)
III - “O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”
(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)
IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.”
(PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a
face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)
ENADE: O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas,
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
QUESTÃO 06
ENADE: A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.
Considere as afirmativas a seguir.
I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.
II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.
III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 07
ENADE: A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.
Nota: (1) A amostra não comporta a desagregação para esta categoria.
Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é
(A) Belo Horizonte.
(B) Distrito Federal.
(C) Recife.
(D) Salvador.
(E) São Paulo.
QUESTÃO 08
Observe as composições a seguir.
ENADE: Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.
A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é
(A) a primeira estrofe e o quarto quadro.
(B) a segunda estrofe e o terceiro quadro.
(C) a segunda estrofe e o quarto quadro.
(D) a segunda estrofe e o quinto quadro.
(E) a terceira estrofe e o quinto quadro.
QUESTÕES 09 E 10 SEM RESOLUÇÃO.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE: Considerando-se a evolução e as tendências do turismo e da hospitalidade, o que é correto afirmar?
A) O turismo virtual tende a substituir o turismo real.
B) A qualidade dos serviços turísticos passará a ter menos relevância, sendo substituída por outros quesitos, como, por exemplo, preço do produto oferecido.
C) O respeito à diversidade e ao pluralismo em relação às pessoas e aos gostos é uma forte tendência dos serviços de turismo na atualidade.
D) Os projetos de planejamento turístico devem ater-se mais às questões gerais e menos aos detalhes.
E) O atendimento personalizado deixará de ser prioridade em favor da padronização dos serviços.
QUESTÃO 12
ENADE: A reportagem apresentada acima aponta para um segmento do mercado turístico extremamente elitizado que está surgindo.
Acerca da segmentação do mercado turístico, julgue os itens a seguir.
I. A segmentação do mercado turístico tem como objetivo agrupar consumidores que manifestem comportamentos de compra semelhantes, para, dessa forma, buscar-se maximizar os resultados das estratégias de marketing desenvolvidas.
II. As empresas turísticas segmentam seu mercado motivadas pela necessidade de inovação, pela forte concorrência e pela mudança no comportamento dos consumidores.
III. A segmentação turística encontra-se fora do sistema de turismo, pois faz parte de uma estratégia de marketing e, portanto, situa-se no campo da administração.
Assinale a opção correta.
A) Apenas um item está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 13
ENADE: A hotelaria de uma localidade turística ofertava ao mercado, em 2003, 200 leitos. Em dois anos, passou a ofertar 300 leitos. Nessa localidade, a demanda turística teve incremento de 50% em 2005, em relação a 2003. Durante esse período — de 2003 a 2005 —, o fluxo turístico se manteve, na baixa estação, abaixo da capacidade hoteleira instalada e ultrapassou a oferta em janeiro e julho, meses de alta estação, desses anos.
Considerando essa situação hipotética, analise as afirmações a seguir.
Apesar de a hotelaria ter crescido, o problema da falta de leitos disponíveis em janeiro e julho continuou a ocorrer em 2005 porque em 2003, o fluxo turístico na alta estação era superior à capacidade hoteleira instalada e, em 2004 e 2005, a oferta de leitos cresceu na mesma proporção da demanda.
A) As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
B) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) As duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 14
ENADE: As pessoas não vão a um restaurante apenas para comer e beber, pois o restaurante também é um lugar para elas verem e serem vistas, ou seja, freqüentado por indivíduos com as mais variadas necessidades, expectativas e desejos. Nessa perspectiva, a hospitalidade começa bem antes da chegada do cliente ao restaurante e termina somente depois de sua saída.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
I. Na perspectiva da hospitalidade, receber um cliente em um restaurante não se resume à simples oferta de alimentos e bebidas pelo anfitrião.
II. Os proprietários e os empregados de um restaurante, além de serem responsáveis pelo atendimento aos clientes que lá estejam, devem, ainda, em seu ofício, manter atitudes de responsabilidade social e cidadania, como, por exemplo, manter a ética e os bons costumes no relacionamento entre si e com os clientes.
III. O maitre ou o seu imediato deve receber todos os clientes na entrada do restaurante, procurar conhecer as preferências dos clientes, acomodá-los em lugar apropriado e, juntamente com sua brigada, servir as comidas e as bebidas de acordo com as regras e as técnicas usuais.
IV. Em um restaurante instalado em um hotel, a oferta de alimentos e bebidas a um cliente desse hotel é atitude que não deve ser considerada uma ação de hospitalidade.
Assinale a opção correta.
A) Apenas os itens I, II e III estão certos.
B) Apenas os itens I, II e IV estão certos.
C) Apenas os itens I, III e IV estão certos.
D) Apenas os itens II, III e IV estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 15
ENADE: A pesquisa é um dos retornos mais valiosos que as instituições de ensino superior (IES) em turismo e hotelaria podem oferecer à sociedade. As pesquisas em turismo e hotelaria devem
A) ser realizadas pelas IES, quando forem de caráter acadêmico, e por empresas privadas, quando forem pesquisas aplicadas.
B) ser prioritariamente multi e interdisciplinares, porque há necessidade da contribuição de diferentes áreas do saber para disporem de visões mais completas.
C) excluir os métodos científicos, visto que turismo e hotelaria não são ciências puras.
D) valer-se sempre do amparo da administração pública, seguindo as diretrizes estabelecidas nos planos oficiais de turismo.
E) ser realizadas com rigor metodológico, o que assegura sua inquestionabilidade.
QUESTÃO 16
ENADE: Um grupo de empresários — donos de lojas de pesca, de estaleiro e de frigorífico — contratou uma consultoria para planejar e organizar um evento em uma região litorânea do Nordeste brasileiro.
A ideia era aproveitar as atividades pesqueiras de uma pequena comunidade, ressaltando os potenciais turístico-culturais dessa localidade, para se atrair grande público e obter lucro com a venda dos artigos que envolvem pesca, embarcações e peixes.
Considerando esse texto, analise as afirmações a seguir.
A consultoria contratada deve considerar, no planejamento e na organização desse evento, os impactos sociais, ambientais e econômicos, agir de forma participativa e discutir tais impactos com os promotores, gestores municipais e comunidade
PORQUE
todos os envolvidos na promoção do evento deverão arcar com as responsabilidades quanto aos efeitos negativos do evento na comunidade, mas os benefícios e o lucro deverão ser revertidos para o grupo de empresários.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
A) As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
B) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) As duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 17
ENADE: A sinalização turística não somente tem por objetivo a indicação de situações, mas também deve ser considerada um importante elemento de informação e motivação. Em cada opção abaixo, é apresentado um grupo de pictogramas de sinalização turística.
Assinale a opção em que há um pictograma que não faz parte do Guia de sinalização turística.
QUESTÃO 18
ENADE: Pedro, professor em uma escola pública de São Paulo, está em férias na cidade de Belém – PA. Por causa de um imprevisto familiar, tem de retornar para São Paulo dois dias antes da data marcada na sua passagem aérea emitida pela Companhia Aérea Alfa. Pedro, então, liga do hotel para seu agente de viagens para obter orientações de como proceder.
Considerando que a passagem aérea de Pedro não faz parte de pacote turístico e que os vôos dessa companhia aérea estão lotados na nova data desejada para o retorno, a atitude correta do agente de viagens deve ser
A) informar que os vôos da Companhia Aérea Alfa estão todos lotados para a nova data de retorno e dizer que, infelizmente, Pedro, por não ter comprado em pacote turístico, terá de viajar no dia marcado em sua passagem.
B) oferecer a Pedro uma passagem de ônibus para retorno a São Paulo, visto que todos os vôos da Companhia Aérea Alfa estão lotados para a data de retorno desejada.
C) informar que as companhias aéreas, atualmente, não efetuam mudança de data de passagens, pois, com a crise do mercado aéreo brasileiro, a concorrência aumentou significativamente.
D) informar que os vôos da Companhia Aérea Alfa estão todos lotados para a nova data de retorno; colocar o nome de Pedro em uma lista de espera; e, se não for possível Pedro viajar em avião dessa companhia, vender-lhe uma passagem de outra empresa aérea.
E) orientar Pedro a procurar diretamente a Companhia Aérea Alfa, pois a agência de viagem não se responsabiliza por esse tipo de situação.
QUESTÃO 19
ENADE: A figura acima representa um esquema da cadeia produtiva do turismo na formação de pacotes turísticos. Considerando essa figura, assinale a opção incorreta.
A) A cadeia produtiva do turismo pode ser entendida como uma representação sistêmica do turismo que mostra elementos ou elos e as relações que são estabelecidas entre eles.
B) As falhas de integração dos elementos que compõem a cadeia produtiva do turismo no Brasil representam um dos principais “gargalos” da atividade turística no país.
C) O turista é quem faz a cadeia produtiva do turismo entrar e permanecer em funcionamento.
D) Os meios de hospedagem, as companhias aéreas, as empresas de receptivo e outras empresas com atividades complementares podem ser considerados fornecedores da operadora, que, por sua vez, é fornecedora da agência de viagens.
E) Na cadeia produtiva do turismo, a operadora é responsável por vender os pacotes diretamente ao turista, podendo, assim, ser considerada uma empresa atacadista.
QUESTÃO 20
ENADE: Considerando-se que o diagnóstico macroeconômico da atividade turística deve, por meio de ferramentas de análise, buscar interpretar as características do consumo, da produção, dos investimentos e dos impactos do turismo, o que é incorreto afirmar?
A) Uma das utilidades do diagnóstico macroeconômico é permitir a realização de um adequado planejamento para a atividade turística, mediante o estabelecimento de critérios para a elaboração de políticas.
B) Algumas metodologias ou ferramentas utilizadas em diagnósticos a respeito da importância do turismo para a economia são: a matriz insumo-produto, as tábuas input-output e as contas satélite.
C) O consumo turístico é um consumo efetuado fora do domicílio habitual dos turistas.
D) Os gastos ou investimentos públicos podem ser divididos em correntes — relacionados à infra-estrutura — e de capital — relacionados ao mercado financeiro.
E) O turismo impacta, de forma direta ou indireta, diversos setores/atividades da economia de uma localidade, em razão do ingresso de recursos no mercado local, o que, por causa do efeito multiplicador, repercute no produto interno bruto (PIB) local.
QUESTÃO 21
ENADE: A tabela acima contém dados relativos ao turismo doméstico extraídos de uma pesquisa da EMBRATUR, realizada em 2005.
Considerando esses dados, analise as afirmações a seguir.
No Brasil, a classe de renda familiar mais alta apresenta percentuais de motivações de viagem relacionados a eventos culturais/esportivos/sociais e profissionais, turismo cultural, sol e praia, e resort superiores aos das classes de renda mensal mais baixa
PORQUE
tais produtos são direcionados, no Brasil, especificamente a classes sociais mais favorecidas, ou seja, são produtos de luxo.
Assinale a opção correta a respeito dessas afirmações.
A) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas são afirmações verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) As duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 22
ENADE: Em um hotel, os profissionais que mantêm contato direto com o hóspede são aqueles de nível operacional, tais como recepcionistas e garçons, base da estrutura organizacional.
O novo gestor de meios de hospedagem deveria trabalhar com uma inversão do organograma tradicional, de forma a que aqueles que hoje estão na base da estrutura passassem para o topo, já que mantêm contato mais direto com o hóspede e demandam importantes necessidades de investimento em qualificação.
Tendo como referência esse texto, julgue os itens a seguir.
I. A proposta de inversão do organograma tradicional justifica a necessidade de mais capacitação técnica e cultural dos que trabalham nas áreas de atenção ao cliente, tais como recepcionistas, camareiras, mensageiros e garçons.
II. As pessoas que realmente importam na gestão hoteleira são as que conseguem assegurar um lugar para o turista ou cliente no organograma do hotel.
III. Se os trabalhadores que têm contato direto com os hóspedes forem elevados a uma base mais alta do organograma, haverá quebra de paradigma na gestão hoteleira, pois esses profissionais passarão a ser chefes dos profissionais da média gerência e da alta administração.
IV. No organograma tradicional, o cargo de gerente de hotel é representado como o mais importante, embora esse gestor não mantenha contato direto com os hóspedes.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 23
ENADE: Diante de mudanças estruturais em um mercado altamente competitivo e dinâmico, o planejamento de marketing da pequena e média hotelaria brasileira deve incluir
I. a utilização das linhas de financiamento existentes e a ampliação das instalações hoteleiras, visando à competição em iguais condições com a grande hotelaria, em longo prazo.
II. o investimento em estratégias de diferenciação de serviços e a cooperação com hoteleiros do mesmo porte, visando aumentar a competitividade no mercado, em médio prazo.
III. a adoção de estratégias de gestão e planejamento de marketing iguais àquelas que são utilizadas pelas grandes redes hoteleiras, visando alcançar as mesmas condições destas para competir no mercado, em médio prazo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas um item está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 24
ENADE: No que diz respeito ao direito e à legislação do turismo, assinale a opção incorreta.
A) Segundo o Código de Ética do Bacharel em Turismo, o exercício da atividade profissional inerente ao bacharel em turismo não pode ser utilizado por terceiros com objetivos econômicos, políticos ou religiosos.
B) A formulação de uma Política Nacional de Turismo é um dos instrumentos definidos pelo Estado brasileiro para cumprir o que dispõe a Constituição Federal a respeito de promoção e incentivo ao turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.
C) Segurança, saúde e higiene, conservação e manutenção, e atendimento ao hóspede são itens que compõem a matriz de classificação dos meios de hospedagem.
D) O Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), órgão regulador e fiscalizador do turismo no país, tem como objetivos a proteção ao usuário, a orientação às empresas de turismo e a verificação do cumprimento da legislação em vigor.
E) De acordo com o Código Mundial de Ética no Turismo, as atividades turísticas devem conduzir-se em harmonia com as especificidades e tradições das regiões e países receptores, observando suas leis, usos e costumes.
QUESTÃO 25
ENADE: Na perspectiva do ordenamento do espaço turístico, julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra uma praia brasileira.
I. A imagem representa um exemplo de turismo de massa que gera impactos visuais e ambientais decorrentes do uso desordenado do espaço turístico, associado à sobrecarga de demanda e à concentração espaço-temporal.
II. No planejamento de espaços turísticos, devem-se considerar os aspectos físico-ambientais e, a partir deles, definir critérios que viabilizem a utilização do espaço de forma equilibrada e racional.
III. Quanto mais pessoas estiverem no local, mais os impactos sociais, culturais e ambientais poderão ser controlados pelo complexo intercâmbio entre a infra-estrutura e a superestrutura do sistema turístico.
IV. Considerando-se o planejamento turístico, uma das possibilidades de se dimensionar a capacidade adequada de utilização da praia representada na figura acima seria calcular-se o resultado da divisão da metragem total da área pela quantidade de metros quadrados por turista, de acordo com os padrões estabelecidos.
V. No que se refere ao ordenamento do espaço turístico, deve-se cuidar para que o excesso de pessoas e de instalações não afete a paisagem, desfigurando-a.
Assinale a opção correta.
A) Apenas os itens I, II, III e IV estão certos.
B) Apenas os itens I, II, III e V estão certos.
C) Apenas os itens I, II, IV e V estão certos.
D) Apenas os itens II, III, IV e V estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 26
ENADE: O turista vilão é um ser humano que busca, com todo o direito, a felicidade pessoal durante as férias. Ele tem uma necessidade crucial dessa liberdade subjetiva que a viagem lhe confere, e a desfruta. Não tem pretensões de trabalhar pela compreensão entre os povos, pelo desenvolvimento do Terceiro Mundo, pela expansão econômica nem pela proteção da paisagem. Ninguém, até hoje, lhe abriu os olhos sobre as conseqüências desse procedimento nem sobre a responsabilidade que lhe cabe no sistema turístico. Ele ignora a maioria dos efeitos, sobretudo os efeitos de longo prazo, que as viagens produzem na população, na economia e no meio ambiente das regiões visitadas.
(KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. São Paulo: Aleph, 2000. p. 67, com adaptações.)
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A) O turista não deve ter responsabilidade sobre os efeitos negativos dos atos que comete durante a sua atividade turística, já que é um direito seu viajar.
B) Os problemas do turismo no Terceiro Mundo estão exclusivamente relacionados à irresponsabilidade do turista vilão.
C) Os efeitos de longo prazo do turismo sobre as comunidades são invariavelmente desastrosos para a população, a economia e o meio ambiente.
D) A informação e a educação sobre os impactos negativos do turismo são fatores que contribuem para que o turista vilão adquira consciência das conseqüências de sua atuação.
E) O turista deveria ser mais consciente dos efeitos negativos do turismo sobre as comunidades, sendo responsabilidade sua garantir a compreensão entre os povos, o desenvolvimento do Terceiro Mundo, a expansão econômica e a proteção da paisagem.
QUESTÃO 27
ENADE: A tabela acima apresenta as expectativas em relação a lazer e a vias de acesso do turismo internacional no Brasil, em porcentagem, segundo dados de uma pesquisa da EMBRATUR realizada em 2005.
A partir das informações fornecidas nessa tabela, assinale a opção correta.
A) O número de turistas que viajou por transporte aéreo, com expectativas de viagem plenamente atendidas, cresceu de 2004 para 2005.
B) A demanda turística é, por natureza, homogênea, o que resulta em diferentes motivações e expectativas de viagens e na necessidade de adequação da oferta para atender bem essas expectativas.
C) A característica sazonal da demanda turística está claramente representada na tabela.
D) Em 2005, independentemente do transporte utilizado, mais de 30% dos turistas tiveram suas expectativas de viagem superadas.
E) A porcentagem dos turistas que viajou por via terrestre em 2005 e que teve suas expectativas de viagem atendidas em parte superou a porcentagem em relação ao ano anterior.
QUESTÃO 28
ENADE: Certo gestor público da área de turismo, que tem como premissa o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, precisa decidir quanto á possibilidade de implantação de um grande resort internacional na costa brasileira, com estrutura de turismo, hospedagem, lazer e entretenimento.
Assinale a opção que corresponde a uma preocupação que não é compatível com o perfil do gestor acima citado e com as premissas de sustentabilidade.
A) Rentabilidade do empreendimento e prazo de retorno do investimento.
B) Número de empregos gerados para a comunidade local e faixa de renda a ser proporcionada.
C) Taxa de reinvestimento na localidade e quantidade de divisas a serem enviadas para o exterior.
D) Proteção do patrimônio natural, com imposição de limitações nas áreas públicas e indefinição de restrições para as áreas privadas.
E) Interesse da comunidade local em receber tal empreendimento e responsabilidade social e ambiental na implantação deste.
QUESTÃO 29
ENADE: Um dos campos que mais tem crescido na atualidade é o do entretenimento, que envolve, geralmente, atividades programadas e pagas, como teatro, cinema, música, literatura, games, Internet, TV a cabo, entre outras. Dessa forma, o entretenimento agrupa uma vasta gama de atividades de lazer convertidas em produtos comercializáveis.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
I. O entretenimento é uma área que pode agregar valor aos produtos e aos serviços turísticos.
II. Alguns autores, críticos do modelo capitalista, consideram o entretenimento uma forma de alienação da sociedade.
III. A oferta de entretenimento, importante atividade geradora de emprego e renda, tem sua origem em diferentes campos, tais como notícias, arte, educação e turismo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas o item I está certo.
B) Apenas o item III está certo.
C) Apenas os itens I e II estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 30
ENADE: A respeito da gestão pública do turismo no Brasil, o que é correto afirmar?
A) O Conselho Nacional de Turismo (CNT) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) participam do processo de gestão descentralizada do turismo nacional.
B) As instâncias de governança macrorregionais estão em processo de implantação e são subordinadas à EMBRATUR.
C) A EMBRATUR, que compõe o núcleo estratégico de gestão do turismo, é responsável pela divulgação interna dessa atividade no Brasil.
D) A Organização Mundial do Turismo (OMT), responsável pela divulgação do Brasil no exterior, está ligada diretamente ao ministro do turismo.
E) O núcleo estratégico de gestão do turismo do Brasil é formado pelo Ministério do Turismo, pela EMBRATUR e pela OMT.
QUESTÃO 31
ENADE: Considere que, em certo município caracterizado como núcleo receptor de turismo, mas ainda em processo de estruturação de seu planejamento e gestão como destino turístico, tenha sido criada uma secretaria de turismo e que deva ser desenvolvido, nessa secretaria, um planejamento estratégico de turismo baseado no modelo referencial do Sistema de Turismo (SISTUR). Nessa situação, o planejamento estratégico de turismo deverá
I. ser um instrumento capaz de acelerar ou complementar o processo de desenvolvimento local, o que exige a sua inserção nos objetivos de um planejamento global e integração efetiva às demais atividades produtivas da economia.
II. contemplar o potencial turístico da região, identificar a viabilidade socioeconômica, ecológica e cultural de se gerar um fluxo turístico regular e contar com a participação da comunidade local depois de ser consolidado esse potencial.
III. considerar os diversos conjuntos de subsistemas e suas inter-relações, os quais interagem em um sistema fechado que, ao se retroalimentar, se converte em ações específicas para o desenvolvimento do turismo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas um item está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos
QUESTÃO 32
ENADE: A situação financeira de uma pequena pousada, situada no Centro-Oeste brasileiro, está representada no gráfico acima.
Considerando que P seja o ponto de equilíbrio e que um empreendimento precise de sustentabilidade econômica para manter-se no mercado, assinale a opção correta.
A) P1 corresponde a uma situação de prejuízo financeiro para a pousada.
B) Se a pousada mantiver sua situação financeira em P durante 10 anos, será possível desenvolver novos investimentos.
C) P1 corresponde a uma situação em que as receitas equiparam-se às despesas.
D) No prazo de um ano, P se transformará em P1.
E) Se a pousada mantiver sua receita em P1 durante 10 anos, haverá sustentabilidade econômica do negócio durante esse período.
QUESTÃO 33
ENADE: O Ministério do Turismo está realizando o mapeamento turístico do país para identificar as regiões e os roteiros turísticos que devem ser objeto de ordenamento e estruturação territorial. Esse mapeamento, que fez parte do Programa de Regionalização do Turismo, atende à meta do Plano Nacional de Turismo de criar 3 novos produtos em cada unidade da Federação brasileira e no Distrito Federal. O que é correto afirmar a respeito do Programa de Regionalização do Turismo?
A) É dirigido a municípios, que compõem um modelo de gestão centralizada, em que são consideradas as potencialidades locais e estabelecidos roteiros segmentados.
B) Promove a cooperação e a parceria dos diversos segmentos envolvidos, formalizando os roteiros integrados e ampliando a oferta dos produtos turísticos de qualidade no mercado nacional e internacional.
C) Visa exclusivamente à comercialização independentemente dos arranjos produtivos locais, uma vez que os produtos locais já estão consolidados.
D) Considera os aspectos locais de inclusão e participação da comunidade local, mantendo as instâncias de gestão no nível federal.
E) Foi concebido como forma de continuação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), visando à organização dos territórios turísticos no âmbito municipal.
QUESTÃO 34
ENADE: A discussão sobre ética vem dominando a agenda da sociedade moderna nos últimos tempos e transformando a vida política e social do mundo. A ética profissional baseia-se na abordagem que propõe a intervenção nos processos de trabalho, de forma a tornar possível o exercício da profissão dentro de parâmetros que contemplem o interesse maior da sociedade. A respeito do Código de Ética Mundial para o Turismo, julgue os itens a seguir.
I. O código, elaborado por ministros do turismo de diversos países, baseia-se no entendimento de que os princípios são interdependentes e servem como parâmetros para ajustes de condutas daqueles que trabalham com o negócio turístico.
II. Nesse código, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, enfatiza-se o direito ao turismo e à liberdade de deslocamento turístico.
III. De acordo com esse código, deve-se considerar o turismo como um meio privilegiado de desenvolvimento individual e coletivo.
IV. Esse código enumera as obrigações dos agentes do desenvolvimento turístico bem como refere-se à qualidade da informação oferecida ao turista e à transparência dos contratos de turismo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas um item está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens II, III e IV estão certos.
D) Apenas os itens III e IV estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 35
ENADE: Acerca da situação do transporte aéreo brasileiro, assinale a opção correta.
A) O aumento do preço das passagens aéreas no Brasil está diretamente relacionado à criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), motivada pela ação dos empregados das companhias aéreas em processo de falência e reestruturação, para a garantia de emprego no setor aéreo comercial.
B) O setor de aviação comercial brasileiro, até o presente momento, não conseguiu absorver o fluxo de passageiros que, em suas viagens aéreas, utilizavam os serviços da empresa Varig. Verifica-se, ainda, aumento da demanda por passagens aéreas, o que gera desequilíbrio entre oferta e demanda e, conseqüentemente, elevação do preço das passagens.
C) A escassez de passagens aéreas é facilmente sanada adotando-se uma visão de mercado mais abrangente, pois, se as empresas de aviação comercial trabalhassem juntas, em forma de sistema, poderiam criar, na baixa temporada, estoques de passagens aéreas para serem vendidas na alta temporada.
D) O barateamento das passagens aéreas tem ocorrido principalmente pelo aumento da utilização das aeronaves e também pelo aumento da velocidade de deslocamento das mesmas durante as viagens.
E) A suspensão de vários destinos operados pela Varig não afetou o mercado nacional de aviação comercial, uma vez que as demais companhias vêm adotando a filosofia low cost, low fare.
QUESTÃO 36
Patrimônio cultural da humanidade
ENADE: Em 1997, a UNESCO concedeu à cidade de São Luís – MA o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecendo a beleza e a importância de um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia no mundo. São três mil e quinhentas construções ocupando uma área de 250 hectares. Esse acervo arquitetônico já havia sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1955.
Considerando o tema do patrimônio natural e histórico-cultural, assinale a opção correta.
A) Os municípios com interesse no tombamento de algum recurso natural ou histórico-cultural devem encaminhar formulário preenchido ao Ministério do Turismo, que, por sua vez, o encaminhará ao IPHAN para análise final.
B) É de competência do governo federal incentivar e fiscalizar as ações que permitam racionalizar o uso dos recursos patrimoniais de um município em pleno desenvolvimento turístico.
C) As comunidades que abrigam patrimônio cultural da humanidade têm direitos especiais sobre ele, embora as obrigações fiquem a cargo de entidades como o IPHAN e a OMT, bem como do setor privado local.
D) Os recursos naturais e histórico-culturais de uma comunidade pertencem ao patrimônio comum do município no qual estão inseridos e compete somente a eles a sua exploração comercial.
E) As políticas e atividades turísticas devem respeitar o patrimônio artístico, arqueológico e cultural, visando sua preservação para as gerações futuras.
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