Prova de Tecnologia em Gestão de Turismo ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Gestão de Turismo ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Leia as fotografias, que retratam o exercício da hospitalidade em cruzeiro marítimo:
É fundamental o exercício da hospitalidade nos cruzeiros marítimos porque eles
A) apresentam alta rotatividade, não afetando sua prestação de serviços.
B) disponibilizam atendimento aos hóspedes em horários predeterminados.
C) oferecem reduzida programação a bordo, com serviços de baixa qualidade.
D) promovem, em terra, a integração dos hóspedes com a comunidade das localidades visitadas.
E) selecionam e treinam seus funcionários para atendimento às necessidades dos hóspedes.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
A velocidade das mudanças que ocorrem no mercado desafia os destinos turísticos a se posicionarem de forma a continuar atendendo às expectativas de suas demandas. Nesse contexto, percebe-se a importância de se investir em uma cultura da hospitalidade.
A hospitalidade nos destinos envolve um amplo conjunto de ações, que inclui
I. transportes turísticos e comunicações;
II. educação e capacitação no turismo;
III. prestação de serviços turísticos;
IV. infraestrutura básica de apoio ao turismo.
Estão CORRETOS os itens
A) I e II somente.
B) I, II e III somente.
C) I, II, III e IV somente.
D) II e III somente.
E) III e IV somente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Leia o gráfico:
Considerando-se esse gráfico, em qual período do ano um empresário do setor de turismo deve estimular a procura por viagens no Brasil?
A) Janeiro a fevereiro.
B) Junho a julho.
C) Março a junho.
D) Novembro a dezembro.
E) Novembro e fevereiro.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
Leia o trecho:
Durante algumas décadas, as companhias aéreas empregaram estratégias semelhantes para motivar a demanda em seus movimentos de compra. No entanto, toda a transformação ocorrida na sociedade, em função do processo de globalização, exigiu dessas empresas novos esforços motivacionais para conquistar clientes.
Diante do contexto apresentado, como tecnólogo em gestão do turismo, atuando em uma transportadora aérea, quais orientações estratégicas você proporia à empresa?
I. Diferenciação de tarifas em baixa temporada.
II. Diferenciação de tarifas por assento.
III. Execução de programas de fidelidade.
IV. Sofisticação do serviço de bordo.
Estão CORRETAS somente as estratégias
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Uma operadora de turismo que deseja ampliar seu portfólio de produtos passou a subsidiar suas estratégias nos dados apresentados nesta tabela:
Considerando-se os dados dessa tabela, conclui-se que a operadora de turismo NÃO deve
A) criar serviços complementares para a totalidade das regiões brasileiras, que registraram maior percentual de viajantes e que têm como destino a mesma região em que residem.
B) divulgar seus produtos em revistas especializadas de distribuição, na unidade da federação brasileira de economia mais dinâmica que concentrou mais da metade das viagens domésticas do País.
C) estabelecer parcerias com as companhias aéreas para criar promoções, priorizando as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que figuram como importantes “mercados emissivos de viajantes.
D) estimular os viajantes das regiões Sul e Nordeste com promoções aéreas constantes, já que registraram, em conjunto, 40,5% do fluxo dos viajantes no mercado doméstico.
E) fazer campanhas de incentivo nacional para a maioria dos viajantes da região Sul, já que eles se deslocam sobretudo para destinos dentro de sua própria região de residência.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
As cidades são impregnadas de cultura, história, atrativos naturais e culturais. Cada uma possui uma característica peculiar que a torna especial e única. Essa peculiaridade passaria a caracterizar os recursos utilizados pelo turismo.
O empreendedor tem que se preocupar com a valorização da paisagem e com a conservação dos recursos naturais e culturais, preservando-os para as gerações futuras.
Considerando-se essas informações, o agente de turismo que formata um roteiro para uma cidade deve se preocupar em
A) investigar e formatar as práticas e as ações da educação ambiental, junto à administração municipal.
B) planejar e desenvolver a qualificação dos empreendedores turísticos da comunidade destino.
C) projetar e realizar o planejamento municipal dos espaços turísticos em seus pontos fortes e fracos.
D) responsabilizar-se pela elaboração e pela implantação das políticas públicas de turismo.
E) selecionar e contextualizar os atrativos para visitação, dentro da diversidade histórica e cultural municipal.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
O cluster é uma nova forma de gestão das organizações que possibilita a otimização no uso das vantagens competitivas, de forma responsável para os atores envolvidos.
A configuração de um cluster turístico contempla
A) um conjunto de empresas turísticas articuladas e concentradas geograficamente.
B) uma associação de empresas de qualificação e treinamento para o setor turístico.
C) uma atuação no mercado de pequenas e médias empresas extrativistas.
D) uma participação dos atores locais no gerenciamento das ações em um espaço regional.
E) uma significativa concentração geográfica de atrativos distribuídos num raio de 1 km.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Uma agência de turismo, apesar de fazer uso de diversos instrumentos de planejamento,
NÃO é responsável pelo desenvolvimento de
A) pesquisa de inventário da oferta turística.
B) pesquisa de marketing.
C) pesquisa de satisfação com o cliente.
D) plano de desenvolvimento de novos produtos.
E) plano de negócios.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
Leia este trecho.
Quando uma operadora turística segmenta seu mercado-alvo, ela deverá
I. estruturar produto/serviço para grupos específicos;
II. desenhar um produto e serviço que atraia a todos;
III. atender às necessidades de um cliente em qualquer ocasião;
IV. oferecer ampla variedade de preços.
É CORRETO o que se afirma em
A) I somente.
B) I e II somente.
C) I e III somente.
D) II e III somente.
E) I, II, III e IV somente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Leia o diagrama, que representa estágios do processo de compra:
Considerando-se esse diagrama, leia as afirmativas:
I. Os consumidores procuram informações, tanto em fontes pessoais quanto impessoais, ao avaliar os serviços antes da compra.
II. A avaliação de serviços é bem mais difícil do que a avaliação de produtos, principalmente em função do seu caráter intangível,
III. A possibilidade de alguma ação corretiva por parte do fornecedor do serviço está diretamente relacionada ao tipo de ação tomada pelo consumidor.
IV. A decisão de compra pelos consumidores é tomada a partir da identificação de suas necessidades, sendo que a avaliação ocorrerá no ato do consumo do produto/serviço.
Estão CORRETAS as afirmativas
A) I e IV somente.
B) I e II somente.
C) I e III somente.
D) I, II e III somente.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
O mercado de agências de turismo necessita de informações atualizadas para o bom desempenho de suas atividades no processo de tomada de decisão. Com base na informação precisa, parte-se para a venda.
Como ferramenta tecnológica, no processo de venda de produtos turísticos aos clientes, as agências empregam diversos meios para obtenção de informação, à exceção de um. Assinale-o
A) Adotam os sistemas de distribuição global (GDS).
B) Comunicam-se por GPS
C) Empregam o MSN.
D) Fazem uso do twitter.
E) Utilizam sítios informativos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
A Lei Geral do Turismo — LGT, instituída em 2008, é um marco regulatório para a atividade turística no Brasil. Essa lei dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal com relação ao planejamento, ao desenvolvimento e dá outras providências.
O que é contemplado por essa lei?
A) A legislação da Capacidade de Carga Turística.
B) As normas de sinalização turística e os aspectos relacionados.
C) As regras referentes ao Conselho Municipal de Turismo — COMTUR.
D) O Código Nacional de Turismo e suas atribuições.
E) Os direitos e os deveres dos prestadores de serviços turísticos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
O Decreto lei 5.406, de 30 de março de 2005, regulamenta o cadastramento obrigatório para fins de fiscalização das sociedades empresariais, das sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados, e dá outras providências. Esse mesmo decreto determina quais são as atividades específicas e complementares dos diversos setores de turismo, dentre eles o de agência de turismo.
Qual das alternativas apresenta atividade complementar oferecida pelas agências de turismo, normatizada nesse decreto?
A) Operação de câmbio manual, para uso exclusivo dos clientes.
B) Operação de viagens, excursões e passeios turísticos.
C) Reserva e venda de acomodações em meios de hospedagem.
D) Reserva e venda de passagens.
E) Serviços de recepção, transferência e assistência.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
A atividade turística apropria-se de recursos naturais, transformando-os em atrativos turísticos.
O tecnólogo em gestão de turismo, para utilizá-los, deve observar as normas legais.
Considerando-se essas informações, o que está em DESACORDO com a legislação ambiental brasileira?
A) A implantação de empreendimento turísticos em área ambiental está condicionada à realização de estudos de impactos ambientais.
B) As atividades turísticas estão proibidas de serem realizadas nos Parques Nacionais, devido às especificações da legislação ambiental.
C) As Unidades de Conservação são categorizadas e, a partir de suas especificidades, são definidos os usos autorizados em seu território.
D) O patrimônio natural é regulamentado por legislação específica que determina, entre outros aspectos, as punições e as ações lesivas ao meio ambiente.
E) O turismo possui legislação específica; todavia, como é uma atividade em interface com outras áreas, cumpre outras determinações legais.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Um passageiro adquiriu um pacote de viagens em uma agência de turismo. Durante sua viagem, ele teve um problema com um dos prestadores de serviço local.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qual prestador de serviço tem a obrigatoriedade de solucionar o problema?
A) A agência de turismo vendedora do pacote.
B) A operadora que formatou o pacote
C) O Procon da cidade de destino do passageiro.
D) O Procon da cidade de origem do passageiro.
E) O receptivo local, responsável pelo dano causado.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
Sobre esse macroprograma, considere as afirmativas:
I. O conceito do programa incorpora, também, o ordenamento dos arranjos produtivos como estratégico, a fim de alcançar a inserção das unidades produtivas em microempresas, visando ao bem-estar da população.
II. A roteirização é voltada para construção de parcerias, mas vale destacar que a estruturação de roteiros é de responsabilidade da iniciativa privada, tendo esse programa o papel de indutor do processo.
III. O envolvimento de vários atores locais é uma ação prevista no macro programa para a operacionalização do resultado final.
IV. À monitoria e a avaliação dos roteiros turísticos estão ausentes nos diversos passos do processo de regionalização do turismo.
A) I e II.
B) I, II e III.
C) I e III.
D) II e III.
E) IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
O Ministério do Turismo - MTur, criado em 2003, representa um avanço para o turismo brasileiro. Sua principal ação foi a criação do Plano Nacional de Turismo nas versões 2003 -2007 e 2007-2010.
Uma das ações do PNT 2007-2010 é a estruturação de 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional para a obtenção de padrão de qualidade internacional.
PORQUE
A centralização política e a estruturação desses destinos indutores foram definidas como prioridade do PNT 2007-2010, assim como a implantação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo — PNMT.
Com base nessas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira,
E) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Para atuar em um novo segmento de mercado, uma agência de turismo precisa realizar uma pesquisa com finalidade de identificar seu público-alvo. Um tecnólogo em Gestão do Turismo, com a função de desenvolver tal pesquisa, deve buscar informações a respeito de
A) fontes de comercialização dos serviços.
B) hábitos, costumes e características socioeconômicas do consumidor.
C) informações a respeito da infraestrutura física.
D) novo canal de distribuição para o produto turístico.
E) oferta disponível no destino.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
O gestor de uma transportadora de turismo rodoviário em ascensão no mercado deve considerar vários aspectos referentes aos seus recursos humanos e à qualidade dos serviços prestados por seus funcionários.
Qual desses aspectos está em DESACORDO com a gestão de recursos humanos?
A) Contratar funcionários com disposição para lidar com pessoas.
B) Fazer avaliação de desempenho com a equipe interna.
C) Orientar seu quadro funcional quanto à missão e à estratégia da empresa.
D) Realizar cursos de capacitação e reciclagem.
E) Reduzir o efetivo de funcionários que atua em telemarketing.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Quais fatores contribuíram para a mudança do perfil profissional do Gestor de Agência de
Turismo no mundo contemporâneo?
A) A acessibilidade às novas tecnologias de telecomunicações e a necessidade de atender às mudanças em relação ao consumidor.
B) A ampliação do comissionamento pago pelas companhias aéreas às agências e aos sistemas de controle desse processo.
C) A redução da influência das operadoras de viagens estrangeiras diante do crescimento das nacionais.
D) A regulamentação do transporte aéreo sugerida pelo governo brasileiro e a ampliação do número de companhias aéreas.
E) O decréscimo da personalização de serviços ao consumidor e a diminuição de entradas de estrangeiros no Brasil.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
O patrimônio cultural constitui um recurso de considerável capacidade de atração de turistas. O título concedido pela Unesco às cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade contribui com o marketing turístico e com a difusão de tais destinos pelo mundo.
No que tange à atividade turística nessas áreas, há uma questão complicada de ser operacionalizada: os “usos” turísticos e a conservação do patrimônio. Nesse sentido, ressalta-se a importância de um estado regulador que contribua para a conservação do patrimônio cultural e com a gestão do turismo cultural.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
A) as cidades de turismo cultural têm seu acervo assegurado, desde que contempla- das com o título de Patrimônio da Humanidade.
B) o patrimônio material assume caráter mais relevante que o imaterial frente ao desenvolvimento da atividade turística.
C) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco garante, por si só, demanda volumosa e constante para os destinos de turismo cultural
D) o turismo pode contribuir com a revitalização de centros históricos, a partir da maior valorização do patrimônio cultural e, consequentemente, dos investimentos gerados nessas áreas.
E) os usos turísticos são, via de regra, favoráveis às cidades patrimoniais, pois o turismo é prioritariamente propulsor de impactos positivos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
O empreendedor de serviços que age de forma ética e responsável socialmente em relação à cadeia turística
A) atrasa a prestação de serviços e desconsidera as reclamações dos turistas.
B) contrata recursos humanos oriundos de outras localidades e desconsidera obrigações trabalhistas.
C) honra contratos assumidos com fornecedores e valoriza a comunidade local.
D) participa de rede de serviços descomprometida com a comunidade e com o trade.
E) prioriza seus lucros em detrimento à preservação do meio ambiente, onde se encontra instalado.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Leia a figura:
A partir dessa leitura, é CORRETO afirmar que a figura caracteriza
A) a estratégia de promoção e comercialização dos produtos de uma determinada empresa de navegação.
B) a programação planejada e oferecida a bordo pelas empresas de navegação turística.
C) as parcerias estabelecidas entre transportadoras aéreas e empresas de cruzeiros marítimos.
D) o canal de distribuição pelo qual o produto será disponibilizado ao mercado.
E) o mercado para onde a promoção do produto está sendo dirigida.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
O back-office é um sistema que auxilia a guardar, a organizar e a gerenciar informações. Nesse sentido, algumas agências de turismo criaram seus próprios sistemas de gestão, com vistas a controlar Suas operações e seus custos.
As funcionalidades básicas de um back-office são:
I. cadastro dos fornecedores e dos clientes;
II. venda de produtos turísticos;
III. integração com outros sistemas;
IV. financeiro, administrativo e gerência;
Estão CORRETAS somente as funcionalidades
A) I e II.
B) II e III.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Uma agência de turismo tem custos fixos mensais de R$ 12 mil. No mês de maio, teve custos variáveis de R$ 600,00. Já em junho, esses custos variáveis foram de R$ 700,00, acrescidos de gastos de R$ 3 mil, com a rescisão contratual de um funcionário. Nos meses de maio e junho, obteve receita total de R$ 29 mil.
Qual o cenário de tal agência, nos meses de maio e junho?
A) A despesa superou a receita.
B) A empresa registrou déficit no período considerado.
C) A receita foi maior que a despesa.
D) A rescisão contratual representa uma receita para a empresa.
E) Os custos variáveis do mês de maio foram superiores aos de junho.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Elaborar roteiros significa organizar as visitações a partir da oferta turística disponível na localidade, levando em consideração a sua contribuição para o processo de desenvolvimento turístico local.
Um tecnólogo em Gestão do Turismo, ao elaborar roteiros, NÃO deve
A) conhecer e respeitar as legislações do turismo e do local.
B) desconsiderar a conservação dos diversos tipos de patrimônio.
C) identificar o perfil do cliente potencial para a visitação.
D) investir em pesquisa para lançamento de novo produto.
E) promover o aumento da permanência do turista na localidade.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Para a montagem de um pacote turístico rodoviário, verifica-se que alguns serviços devem, na planilha de formatação do preço do roteiro, ser considerados como custo fixo e, outros, como custo variável.
Constitui custo fixo dessa planilha
A) a hospedagem utilizada.
B) o cartão de assistência aos passageiros.
C) o ingresso para atrativos.
D) o lanche de bordo.
E) o transporte utilizado.
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