Prova de Jornalismo ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Jornalismo ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Veja a imagem:
Com a publicação de charges, caricaturas, entre outras ilustrações, o jornal Pasquim está em evidência por completar neste ano 40 anos de seu lançamento. O veículo teve em sua equipe nomes significativos na história da comunicação brasileira, como Paulo Francis, Jaguar, Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil e Ferreira Gullar. Com essas informações e a leitura da imagem, assinale o significado histórico desse veículo de comunicação.
A) Denunciou, com reportagens investigativas, a corrupção dos governos militares.
B) Inovou com linguagem informal e ilustrativa no combate à censura durante a ditadura militar.
C) Inseriu o lead no texto jornalístico em matérias sociais de incentivo e apoio às minorias.
D) Introduziu novas técnicas gráficas de redação, satirizando artistas e escritores.
E) Permitiu a manifestação de artistas plásticos (cartunistas e chargistas) contrários ao regime republicano.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
A hipótese da agenda setting afirma que os meios de comunicação, embora não sejam capazes de impor o que pensar em relação a um determinado tema, são capazes de, a médio e longo prazo, influenciar sobre o que pensar e falar.
PORQUE
A influência dos meios de comunicação sobre o receptor da mensagem é sempre de curto prazo.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
E) as duas são verdadeiras.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Leia o quadro que representa o processo comunicativo proposto por Lasswell.
Assinale a alternativa que contém as duas expressões que correspondem, respectivamente, aos números I e II.
A) análise de conteúdo; análise de audiência
B) análise de conteúdo; análise dos meios
C) análise de recepção; estudos de conteúdo
D) análise de texto; análise do target
E) estudo de significados; estudos de recepção
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
A Internet vem ofertando aos profissionais de comunicação novos instrumentos midiáticos de penetração capazes de alterar antigos paradigmas, até mesmo no que diz respeito à exposição e à difusão institucional. Os blogs corporativos são exemplos concretos desses novos instrumentos na comunicação. Esses blogs vêm sendo utilizados no campo organizacional como
A) um canal de comunicação bilateral e informal, dirigido ao público externo ou interno, a clientes, a funcionários e outros.
B) um diário formulado para a divulgação de informações imediatas, com formatação linear e utilização de hiperlink.
C)um espaço midiático, focado no público jovem, com características específicas de linguagem jornalística formal,
D)um meio eficaz de comercialização de produtos, numa comunicação unilateral e objetiva, voltada aos clientes diretos.
E) uma ferramenta viral redigida em linguagem promocional com espaços restritivos à interação com seus públicos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
O rádio utiliza imagem. Uma fotografia pode ser lida como um texto. À linguagem e expressão em som e imagem têm paralelos com outras formas de comunicação.
PORQUE
O rádio obriga o ouvinte do noticiário a imaginar cenas e situações que passam pela nossa cabeça como um filme ou uma cena de televisão. A fotografia, em jornal ou revista, é lida de diversas formas, dependendo da profissão, do nível de cultura e do próprio tempo e ambiente em que vive o leitor daquelas publicações.
Considerando-se essas assertivas, é
CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
Há quem afirme que redigir matérias para revista, escrever um romance, fazer um filme, realizar um documentário de TV, compor uma novela ou peça de teatro é a mesma coisa, do ponto de vista dos princípios e bases da comunicação social. No entanto, embora as técnicas e os recursos práticos específicos sejam diferentes, os componentes e esquemas básicos são iguais. Isto é, o tema é importante, há necessidade de pesquisa, de narrativa adequada e personagens que ajudem a construir a narrativa.
Dessa forma, para produzir sua obra, o autor de quaisquer desses gêneros discursivos
I. utiliza esquemas para pensar no texto ou script da obra;
II. precisa usar a criatividade e os esquemas básicos;
III. está isento de seguir qualquer esquema básico.
É CORRETO o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Um plano de comunicação social para determinada instituição incorpora a execução de tarefas em diversas áreas, como, por exemplo, assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade, com propostas específicas de cada uma. Esse plano segue diretrizes geradas pela necessidade básica da comunicação e envolve especificidades.
É CORRETO afirmar que um plano de comunicação é
A) elaborado de forma minuciosa propondo objetivos, metas, datas e estratégias.
B) executado pela instituição com tarefas e datas a serem definidas posteriormente.
C) idealizado desconsiderando a utilização de qualquer tipo de pesquisa em comunicação.
D) proposto a partir de uma necessidade básica de se realizar pesquisa de opinião.
E) realizado pela gestão administrativa e executada por uma equipe contratada.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Ao elaborar com a equipe a capa de uma revista ou um cartaz promocional, o responsável pela produção conhece os requisitos básicos: aspectos ligados à estética com as exigências em termos de informação. Ambos, estética e títulos/textos, têm o objetivo de atrair o interesse do leitor.
A estética significa
A) compor a beleza e arte da capa da revista.
B) inserir informações com tipologia padronizada.
C) preencher todos os espaços gráficos.
D) utilizar fotos relacionadas a eventos atuais.
E) utilizar um título principal objetivo.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
A indústria cultural - termo empregado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno - é impositiva na definição do que deve ser consumido.
PORQUE
Como a arte popular, a indústria cultural tem seus produtos adaptados ao consumo das massas.
Considerando essas assertivas, é correto afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
A revista de comunicação e cultura MSG, em sua edição número 02, apresenta a manchete de capa “Eu mídia: Com torpedos, e-mails, blogs e vídeos cada pessoa agora é um veículo de comunicação”. Em seu lead afirma que “poucos são aqueles que ainda duvidam de que estamos no meio de uma revolução nas mídias e de modificações profundas nas formas de produção, distribuição e comunicação mediadas por computador”.
Que alternativa representa um profissional de comunicação específico para essas novas mídias digitais?
A) Copydesk.
B) Diagramador.
C) Editor de Conteúdo.
D) Infográfico.
E) Mídia
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
Leia o texto:
A situação vivenciada pelos veículos de comunicação de massa apresentada no texto é
A) atuação incisiva das assessorias de imprensa nas redações esportivas.
B) conivência da imprensa esportiva para com os proprietários das mídias.
C) manipulação dos empresários automobilísticos nos editoriais jornalísticos.
D) negligência ou omissão dos profissionais na apuração real dos fatos.
E) redação contraditória realizada pela mídia esportiva diante dos acontecimentos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Políticos, partidos, cientistas políticos, profissionais de comunicação e marketing procuram legitimar atitudes políticas com base nas sondagens de opinião, fazendo com que o conceito de opinião pública seja identificado com resultados de pesquisas.
Nesse contexto, conclui-se que
A) a formação da opinião pública nas sociedades contemporâneas não pode ser medida de outra forma.
B) a pesquisa de opinião deixa de ser compreendida como técnica de medição da opinião pública para tornar-se sua própria expressão.
C) as sondagens constantes desqualificam a metodologia de pesquisa de opinião.
D) o método qualitativo possibilita a coleta de vasta quantidade de dados, com grande número de entrevistados.
E) os atores políticos acreditam que a expressão da opinião pública não pode ser expressa pelas alternativas apresentadas nos questionários de sondagens.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Matéria divulgada no Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br) em 16 de abril de 2009 informava que os americanos utilizaram a Internet para participar das eleições presidenciais de 2008. Segundo essa matéria, a web se transformou na principal ferramenta para “pesquisar as posições dos candidatos e participar de debates”.
Em relação a esse instrumento, leia as afirmativas:
I. Google (www.google.com), Alta vista (www.altavista.com), Todobr (www.todobr.com.br) são diretórios em que assuntos são listados por categorias.
II. Os instrumentos de busca na web permitem o desenvolvimento de pesquisas significativas, realizadas por meio dos diretórios ou mecanismos de busca.
III. A utilização de frases delimitadas por aspas constitui um recurso significativo de busca que, em alguns mecanismos, pode ser associado a operadores booleanos.
É CORRETO o que se afirma em
A) II.
B) III.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.
COMPONENTE ESPECÍFICO/JORNALISMO
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
Na pesquisa jornalística, o repórter dispõe dos sites de busca na internet, da citação de autores e seus livros, da apuração do que foi dito em matérias anteriores de jornais e revistas e até de temática de filmes. No entanto, tem havido um uso indiscriminado dos textos da internet, indicados por pesquisas em sites de busca. Esses textos, na maioria, não têm o formato nem a qualidade de um texto jornalístico.
É CORRETO afirmar que
A) nas diversas modalidades da pesquisa jornalística é imprescindível verificar a exatidão das informações.
B) as informações contidas no texto de pesquisa reproduzem, na integralidade, as fontes consultadas.
C) as pesquisas realizadas nos livros são mais confiáveis do que as realizadas em jornais e revistas.
D) as fontes apuradas na internet são confiáveis e precisam ser referenciadas.
E) os sites de busca constituem o roteiro principal da pesquisa jornalística.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
O primeiro artigo do Código de Ética do Jornalista afirma: “A presunção da inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.”
Do ponto de vista ético, a situação apresentada abaixo que se aplica ao enunciado desse artigo é
A)a divulgação de gravações telefônicas autorizadas pela justiça.
B) a difusão de notícia com base em informação oficial via release.
C) a elaboração de reportagem com a versão de autoridade e especialistas.
D) a produção de matéria com base em provas e versões de todos os envolvidos.
E) a propagação de um “furo” com ênfase na rapidez e agilidade da divulgação.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
No jornalismo impresso os textos podem ser de opinião, principalmente na página de editoriais, e de informação, divulgados nas matérias distribuídas nas editorias.
Ao redigir os textos, é imprescindível que
A) o comentarista responsável pelas colunas Siga a orientação do Editor de Opinião.
B) o repórter reproduza fielmente as opiniões dos especialistas no assunto.
C) o Editor de Opinião indique os assuntos para os textos dos articulistas.
D) o editorialista desconsidere as informações ao redigir a matéria.
E) o Editor de Opinião e o comentarista desempenhem funções semelhantes.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
“No princípio, Deus criou o céu e a terra.” Essa frase bíblica é encontrada no Manual de Estilo da Editora Abril (Nova Fronteira, 1991) como exemplo de clareza, simplicidade e impacto, destacando que “se a primeira frase não levar à segunda, seu texto está morto”.
PORQUE
O Lide/Abertura da matéria deve trazer a informação mais importante.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Leia a figura e analise as afirmativas:
I. A manchete principal apresenta uma matéria com base em uma fonte oficiosa fixa.
II. A notícia principal se baseia em uma reportagem investigativa.
III. As chamadas nessa capa são direcionadas a matérias de gênero informativo.
IV. Há pelo menos uma chamada oriunda de Agências de Notícias Internacionais.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
O departamento fotográfico de uma revista, envolvida na produção de caderno especial, na área de esportes, determina que se faça uma cobertura de fotos dos acontecimentos mais marcantes das Olimpíadas.
Que ação o departamento indicará para as modalidades em que o Brasil não é competidor?
A) Acompanhar apenas as modalidades com atletas norte-americanos e russos.
B) Direcionar a atenção às modalidades que tenham atletas mais competitivos.
C) Efetuar cobertura com ênfase nas modalidades de interesse dos brasileiros.
D) Ignorar essas modalidades que não possuem brasileiros na disputa.
E) Realizar cobertura completa de todas as modalidades dos Jogos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
O projeto gráfico de impressos, a criação visual - design - no jornalismo on-line (sites, blogs e twitter) e os recursos gráficos de jornais televisivos respeitam as características de cada tipo de mídia.
PORQUE
O visual dos impressos apresenta imagem estática, enquanto o da web se desloca com base nas várias tecnologias, e o da TV possui a dinâmica do movimento contínuo.
A respeito dessas duas assertivas é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Nos primeiros minutos de trabalho, no início da manhã, o chefe de reportagem de uma rádio reúne sua equipe de jornalismo para distribuir as pautas para cada repórter, definindo o tipo de abordagem e os critérios de apuração dos assuntos propostos numa rápida reunião que define a linha de trabalho a ser adotada pela equipe da manhã.
Essa rotina é denominada
A) Brainstorming, que é uma técnica habitual de criação que consiste na busca coletiva de ideias.
B) Briefing, em que o resumo da pauta é transmitido pela chefia aos repórteres.
C) Broadcast, que significa reunião de equipe de rádio ou TV para roteirização de programas.
D) Checking, em que se definem os horários que cada repórter terá durante a programação.
E) Clipping, quando serão efetuados os recortes dos fatos a serem apurados pelo jornalismo.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Um jornalista divulga, em um blog, matéria ofensiva a uma pessoa Há direito constitucional de resposta ao ofendido?
Para acatar o direito de resposta, aparecem, como práticas usuais na mídia, estratégias como: minimizar o espaço da resposta; não dar destaque igual ao da acusação feita; publicar a resposta muitos dias, semanas e até meses depois.
Considerando-se o direito legal de resposta, a atitude a ser adotada pelo jornalista do blog é
I. esperar o resultado da ação impetrada pelo ofendido na justiça;
II. publicar a resposta de imediato e garantir o mesmo espaço para a argumentação do ofendido;
III. colocar a resposta do ofendido no espaço do blog dedicado aos comentários dos internautas;
IV. não ignorar o direito de resposta do ofendido com base na inexistência de legislação específica para a web.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Leia o texto:
É CORRETO afirmar que o texto está se referindo a
A) uma informação inverídica.
B) um furo de reportagem.
C) uma matéria inusitada.
D) uma notícia plagiada.
E) uma reportagem premiada.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Leia o texto:
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados à assessoria de comunicação, é CORRETO afirmar que, em momentos de crise, a melhor conduta para os profissionais da área é
A) antever problemas, mantendo as informações sob controle.
B) atender à imprensa, omitindo fatos comprometedores,
C) estar atendo aos acontecimentos e não mentir jamais.
D) manter os gestores em total isolamento, protegendo-os.
E) planejar estratégias que obstruam a visão do problema.
COMENTÁRIOS