Prova de Música ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Música ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Considerando o ritmo a seguir:
Esse ritmo caracteriza qual gênero musical brasileiro?
A) Baião.
B) Coco de roda.
C) Frevo.
D) Maracatu.
E) Samba.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
Os instrumentos harpa, triângulo e tímpano classificam-se, respectivamente, como
A) aerofone, metalofone e aerofone.
B) aerofone, metalofone e membranofone.
C) cordofone, idiofone e membranofone.
D) cordofone, metalofone e membranofone.
E) idiofone, aerofone e idiofone.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
A metodologia de solfejo, denominada Dó Móvel, tem como característica
A) a flexibilidade de afinação,
B) a transposição para Dó Maior.
C) a utilização obrigatória do diapasão.
D) o emprego do metrônomo.
E) o uso de nomes fixos para os graus da escala.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
Considere este trecho musical, da Fantasia KV 397, de Mozart:
Os números indicados sob os compassos representam a progressão harmônica
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Formas vocais características do período Renascentista - motetos, missas, cantatas e óperas - desapareceram no período Barroco.
PORQUE
A estética barroca privilegiou a música instrumental pura.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
O advento das tecnologias digitais de composição musical permitiu o surgimento da música dodecafônica.
PORQUE
A divisão de uma oitava em doze sons da escala cromática somente pode ser realizada pelo computador.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Considere a partitura a seguir:
A música “Quint'imitaquarta”, de textura homofônica, tem forma unária.
PORQUE
A peça apresenta elaboração contínua sobre o material do primeiro compasso, que utiliza os intervalos de 5j, 4 e 2m.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
A formação do educador musical, que valoriza os bens simbólicos e a identidade cultural dos grupos sociais nos quais ele atuará, tem origem no âmbito exclusivo das universidades.
PORQUE
As instituições de ensino superior cumprem o objetivo de desenvolver práticas que resultem no fortalecimento da identidade sociocultural dos grupos desassistidos socialmente.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Em 1950, Camargo Guarnieri publicou a Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil.
Sobre esse documento, é INCORRETO afirmar que
A) apresentava interesse pela formação musical dos jovens compositores.
B) considerava que o dodecafonismo degenerava a identidade musical brasileira.
C) expressava que o dodecafonismo aludia ao formalismo.
D) foi um documento de repúdio contra a dodecafonismo e ideias veiculadas pelo grupo Música Viva.
E) provocou uma reação que culminou com a Semana de Arte Moderna.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Considere os cinco trechos musicais a seguir:
Com relação a esses trechos musicais, é CORRETO afirmar que
A) em pelo menos dois trechos, a tonalidade é menor.
B) em pelo menos dois trechos, não é possível determinar se a tonalidade é maior ou menor.
C) pelo menos dois trechos correspondem a clássicos da música popular.
D) pelo menos dois trechos são modais.
E) pelo menos três trechos correspondem a melodias folclóricas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Qual alternativa NÃO se aplica ao período romântico da música erudita europeia?
A) Estreita ligação entre a literatura poética e a música programática.
B) Liberdade de modulação e elaboração do cromatismo harmônico.
C) Lirismo exacerbado e individualismo emocional.
D) Rigor formal de características nacionalistas e homogeneidade timbrística na orquestração.
E) Virtuosismo técnico exaltado no repertório solista e nas cadências de concerto.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
A matéria-prima utilizada pelos DJs provém de recursos eletroacústicos. Qual alternativa indica técnicas de criação musical utilizadas em suas performances?
A) Aumentação, mixagem e colagem.
B) Colagem, enarmonia e mixagem.
C) Mixagem, aumentação e scratch.
D) Mixagem, colagem e serialismo dodecafônico.
E) Scratch, mixagem e colagem.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Leia o trecho a seguir:
Em relação a essa temática, é CORRETO afirmar que o movimento hip hop
I. surgiu no final dos anos 1970 nos EUA, e é composto majoritariamente por jovens pobres e negros.
II. privilegia a música em detrimento das artes plásticas, da dança e da crítica social.
III. estabelece conexões entre aspectos estético-musicais da música eletrônica e a cultura da periferia urbana
IV. contempla, em suas letras, a desigualdade socioeconômica, a discriminação racial e a violência urbana.
V. incide sobre o cotidiano e a reconstrução da identidade de um grupo social marginalizado.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e IV.
B) I, III e V.
C) II, III e IV.
D) II, IV e V.
E) I, III, IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Historicamente, os processos de ensino e de aprendizagem da performance instrumental e vocal baseiam-se na escrita musical, na criação musical, na oralidade ou na imitação.
Em relação a esses processos, considere as afirmativas seguintes:
I. A supervalorização do virtuosismo instrumental, no período Romântico, contrapõe-se à concepção de unidade vocal do Canto Gregoriano.
II.A pedagogia de cordas proposta por Shinichi Suzuki tornou-se conhecida por enfatizar a criação musical.
III. A pedagogia contemporânea do instrumento adota a leitura de partitura e o ensino dos conceitos teóricos nos estágios iniciais do aprendizado.
IV. A pedagogia do Bel canto aplica-se ao repertório vocal lírico, jazzístico e ao Sprechgesang (canto falado).
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.
E) II e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
Leia este relato:
Uma professora de educação musical do 2º ano do ensino fundamental utiliza na aula de música uma concepção metodológica que contempla o conhecimento musical dos alunos. Como não possui materiais, instrumentos e outros recursos, ela trabalha com percussão corporal, fazendo ostinatos rítmicos para acompanhar as canções. Além disso, elabora projetos de criação, musicalizando parlendas e ditos populares, utilizando também as danças da comunidade.
Esse relato reflete quais abordagens de ensino?
A) A pedagogia de Paulo Freire e o Canto Orfeônico.
B) A pedagogia de Paulo Freire e o método Orff.
C) A pedagogia escolanovista e o Canto Orfeônico.
D) A pedagogia humanista e o método Willems.
E) A pedagogia tecnicista e o método Orff.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Observe a figura, contendo a série harmônica:
Considerando-se os números anotados sob os sons da série harmônica, pode-se afirmar que
I. os sons de número 1, 3 e 5 formam um acorde menor.
II. os sons de número 4, 5, 6 e 7 formam um acorde menor.
III. os sons de número 5, 6 e 7 formam um acorde diminuto.
IV. os sons de número 6, 7 e 9 formam um acorde menor.
Com relação a essas afirmativas, é CORRETO afirmar que
A) I e II são verdadeiras,
B) I e III são verdadeiras.
C) I e IV são verdadeiras.
D) II e III são verdadeiras.
E) III e IV são verdadeiras.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
A prática musical instrumental requer o domínio de técnicas básicas para a sua realização.
Considere as seguintes afirmativas sobre as técnicas pertinentes aos instrumentos de sopro:
I. Técnicas de respiração, consciência corporal e relaxamento colaboram para uma execução fluente.
II. Técnicas de digitação e embocadura relacionam-se à coordenação entre sopro e dedilhado.
III. Técnicas de articulação (legato, portanto, stacatto e non legato) contribuem para a expressividade da interpretação.
IV. A técnica vocal é fundamental para a execução do repertório camerístico barroco.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
O diagrama abaixo mostra a relação entre tonalidades no tom base de Mi Maior. Observe os quadros 1 a 5.
Os quadros correspondem às seguintes tonalidades e respectivas armaduras de clave:
I. Quadro 1: Lá Maior (fá#, dó#, sol#)
II. Quadro 2: Si Maior (fá#, dó#, sol#, ré#, lá#)
III. Quadro 3: Fá # menor (fá#, dó#, sol#)
IV. Quadro 4: Dó menor (fá#, dó#, sol#, ré#)
V. Quadro 5: Sol # menor (fá#, dó#, sol#, ré#, lá#)
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) III, IV e V.
D) I, II, III e V.
E) II, III e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Analise o exemplo musical a seguir:
Em relação a esse trecho, considere as afirmativas:
I. Atonalidade é Si bemol Maior.
II. O primeiro compasso contém três funções harmônicas diferentes.
III.O primeiro compasso começa na dominante.
IV. O segundo compasso começa na tônica.
V. A progressão é característica do estilo romântico.
É CORRETO o que se afirma em
A) II.
B) V.
C) I e V.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
A década de 1960 é marcada mundialmente por diversos movimentos culturais e artísticos contrários aos sistemas políticos dominantes, a que Marcuse (1999) chamou de “A Grande Recusa”.
No que diz respeito à música nesse período, é INCORRETO afirmar que
A) a estética nacionalista é retomada na produção de câmara e sinfônica.
B) o ato criativo é potencializado pela música eletrônica e pela exploração de objetos não musicais.
C) o Festival de Woodstock celebra o comportamento hippie e exalta a contracultura.
D) o grupo inglês The Beatles incorpora dissonâncias aos acordes do rock'n'roll.
E) o Minimalismo, de origem norte-americana, caracteriza-se pela afirmação da tonalidade.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
As formas musicais podem ser classificadas a partir da análise das seções que compõem a obra musical.
Observe o diagrama a seguir, que representa a forma binária:
Com base nesse diagrama, pode-se afirmar que
A) a forma binária se caracteriza pela estrutura AA'.
B) a forma binária foi criada no período Clássico.
C) a primeira parte termina na tônica.
D) a segunda parte termina na dominante.
E) os sinais de repetição não alteram a forma.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
Considere estes três trechos de obras musicais:
Com base nesses trechos, é CORRETO afirmar que essas obras pertencem, respectivamente, aos períodos
A) Barroco, Renascentista e Romântico.
B) Clássico, Barroco e Romântico.
C) Clássico, Renascentista e Barroco.
D) Clássico, Romântico e Barroco.
E) Romântico, Clássico e Romântico.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Observe os exemplos a seguir:
Assinale a alternativa em que é apresentada a classificação dos tipos de notas melódicas presentes nos exemplos dados.
A)antecipação — bordadura — apogiatura — nota de passagem
B) bordadura — nota de passagem — antecipação — apogiatura
C) bordadura — antecipação — apogiatura — nota de passagem
D)nota de passagem — antecipação — apogiatura — bordadura
E) nota de passagem — bordadura — apogiatura — antecipação
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
A partir da primeira metade do século XX, importantes metodologias de educação musical ativas, como as de Émile Jaques-Dalcroze, Carl Orff, Zoltán Kodály, Shinichi Suzuki e Edgar Willems, foram difundidas no Brasil.
Em relação a essas escolas de educação musical, é INCORRETO afirmar que
A) a abordagem proposta por Orff enfatiza o movimento corporal, a rítmica, a criação e a linguagem falada e cantada.
B) a metodologia Kodály incorpora avanços tecnológicos e promove a “livre expressão”.
C) a metodologia Willems se fundamenta na psicologia da natureza do ser humano.
D) a proposta metodológica de Suzuki trabalha com a educação do talento por meio do repertório europeu.
E) o princípio básico do método Dalcroze é a integração entre movimento, tempo, espaço, equilíbrio e escuta musical.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Considere a primeira estrofe da música Asa branca, de Luiz Gonzaga:
Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu preguntei
A Deus do céu, ai
Pru que tamanha judiação
SANTOS, J. F. dos. Luiz Gonzaga: a música como expressão do nordeste. São Paulo: Ibrasa, 2004
No trecho destacado, ocorre a passagem entre os acordes de
A) dominante e dominante da subdominante.
B) dominante secundária e dominante com sétima.
C) subdominante e dominante.
D) tônica e dominante com sétima.
E) tônica e dominante da subdominante.
COMENTÁRIOS