Prova de Nutrição ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Nutrição ENADE 2007 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE: Considere que tenha sido solicitado a um grupo de alunos de nutrição, como trabalho de uma disciplina do último semestre de uma faculdade, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa cujo objetivo seja realizar uma avaliação antropométrica de crianças de 0 a 6 anos de idade atendidas em uma creche pública. Nessa situação e com relação a projetos de pesquisa dessa natureza, é correto afirmar que
A) a submissão do referido projeto a um comitê de ética em pesquisa é opcional, uma vez que a antropometria é considerada procedimento não-invasivo e o projeto de pesquisa tem cunho acadêmico.
B) o professor da disciplina deverá assumir a autoria principal da pesquisa, pelo fato de que projeto desse tipo deve ser desenvolvido sob a responsabilidade de profissional formado na área de nutrição.
C) a produção de conhecimento sobre alimentação e nutrição e a busca de aperfeiçoamento técnico-científico estão previstas no Código de Ética do nutricionista, o que poderia justificar o treinamento de alunos de nutrição em atividades de pesquisa.
D) informações obtidas nesse tipo de projeto devem ser confidenciais, o que justifica o impedimento do acesso a essas informações por parte dos pais dos alunos e dos responsáveis pela creche.
E) é necessário, para a realização da pesquisa, termo de consentimento livre e esclarecido, que, no caso em questão, deve ser assinado pelo responsável pela creche ou por seu diretor.
QUESTÃO 12
Texto I
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença — ou a falta — do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um, seja na recusa do anoréxico, seja na voracidade do bulímico, seja na relação de amor e ódio dos obesos com os alimentos.
LEAL, Gláucia. In: Mente e cérebro. Edição
especial n.º 11, p. 41 (com adaptações).
Texto II
Combinação tipicamente nacional, a dupla feijão e arroz foi citada, mas não o suficiente para integrar a lista dos 15 alimentos que deveriam estar no cardápio do brasileiro pelo menos uma vez por semana. A seleção foi o resultado de pesquisa realizada com especialistas — médicos, nutricionistas e nutrólogos.
MANTOVANI, Flávia e DÁVILA, Marcos. In: Folha
de S. Paulo, 13/10/2005 (com adaptações).
ENADE: Considerando os textos I e II acima, assinale a opção correta.
A) Ao afirmar que, “depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento”, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
B) A ingestão do leite pelo bebê, referida no texto I, constitui comportamento não-automático relacionado à vida e que envolve respiração, digestão e alimentação.
C) A busca pela modernidade alimentar, que se traduz pela praticidade e rapidez de refeições compostas de alimentos prontos e pela garantia de alimentação saudável e variada, justifica, com relação ao feijão e ao arroz, o resultado da pesquisa referida no texto II.
D) Especialistas apresentam preocupação com as quantidades de arroz e feijão consumidas pelos brasileiros, como pode ser inferido do texto II.
E) O resultado da pesquisa mencionado no texto II é conseqüência do que se denomina atualmente prática reconstruída e confirma a idéia de que um bom almoço se compõe de arroz, feijão, carne e salada.
QUESTÃO 13
ENADE: Muitos foram os avanços no campo da segurança alimentar e nutricional no Brasil, em decorrência da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
I. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi criado com o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA).
II. De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, são deveres do poder público a promoção, o monitoramento e a avaliação do DHAA.
III. Participam do SISAN, entre outros, os conselhos de segurança alimentar e nutricional, nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Assinale a opção correta.
A) Apenas um item está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
QUESTÃO 14
ENADE: Com relação à ocorrência de inapetência na fase pré-escolar, analise as asserções a seguir.
Na fase pré-escolar, é frequente a ocorrência da inapetência, que pode ser classificada como orgânica ou comportamental, sem que seja descartada sua ocorrência simultânea
PORQUE
é comum que o pré-escolar se alimente preferencialmente de alimentos tais como batata e legumes, na forma de sopas liquidificadas, o que dificulta o estímulo do paladar.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 15
ENADE: O aleitamento materno, processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais, é cercado de mitos e crenças que podem provocar práticas equivocadas e desmame precoce. Além disso, muitas mães não acreditam que são capazes de amamentar ou duvidam da qualidade do seu leite.
A figura acima ilustra a fisiologia da lactação, identificando estímulos cerebrais (setas 1 , 2 e 3) e respostas hormonais (seta 4) correspondentes aos reflexos da produção e da descida do leite materno.
A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca da lactação.
A) O estímulo gerado pela sucção, indicada por 1, é prescindível para uma lactação bem-sucedida, uma vez que são os hormônios prolactina e ocitocina, indicados por 4, os responsáveis, respectivamente, pela produção e pela descida do leite materno.
B) Estímulos auditivos e visuais, indicados, respectivamente, por 2 e 3, assim como sentimentos maternos de ansiedade, dor ou dúvidas, podem interferir no reflexo da descida do leite, diminuindo a produção de ocitocina.
C) O esquema apresentado corresponde ao início do período de lactação, quando é produzido o colostro, pois, para a produção do leite maduro, há queda significativa da concentração dos hormônios envolvidos na lactação.
D) O leite materno produzido pela lactante adolescente apresenta teor protéico mais baixo que o de uma lactante adulta, devido, principalmente, a diferenças na produção de hormônios, indicada por 4.
E) Do ponto de vista fisiológico, é aconselhável que a mãe amamente seu filho em intervalos regulares, para potencializar os estímulos indicados pelas setas 2 e 3 e manter uma boa produção de leite materno.
QUESTÃO 16
ENADE: A figura acima apresenta o leiaute de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) que oferece dificuldades para o estabelecimento de um fluxo de alimentos correto durante o período de preparo de refeições.
Assinale a opção que apresenta alteração nesse leiaute que permite melhorar o referido fluxo de produção.
A) Deslocar a seleção de grãos para o refeitório.
B) Trocar a posição da antecâmara com a da câmara de vegetais.
C) Aproximar o setor de refrigeração do setor de cocção de vegetais.
D) Deslocar o ambiente de pré-preparo de carnes e vegetais para local mais próximo das câmaras frigoríficas.
E) Deslocar o setor de preparo de sobremesa para local mais próximo do ambiente de cocção de carnes e de distribuição.
QUESTÃO 17
ENADE: A gelatinização do amido é a reação química que caracteriza alguns atributos do arroz cozido, como a maciez e a textura. A maciez é inversamente relacionada ao teor de amilose. A textura, que é a resistência do grão cozido ao mastigamento, é afetada, entre outros fatores, pelas condições de cozimento — tempo e temperatura.
O arroz do tipo agulhinha, com 15% a 17% de amilose, requer uma proporção de 1 parte de arroz para 2 partes de água, para que esses atributos sejam obtidos de forma ideal. Para esse tipo de arroz, a gelatinização ocorre em um intervalo de temperatura entre 55 ºC e 60 ºC. Após o cozimento, os grãos se apresentam soltos e macios.
Considerando as informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
A) Variedades de grãos de arroz com elevado teor de amilose, de 25% a 30%, por exemplo, quando cozidas, devem absorver menor quantidade de água que a variedade de arroz do tipo agulhinha, e a cremosidade obtida é resultado da lixiviação de frações de amido para o meio de cocção.
B) A hidratação prévia do arroz pelo remolho tem a vantagem de diminuir o seu tempo de cocção sem alterar a sua maciez e textura, independentemente do teor de amilose.
C) Na preparação de um arroz com reduzido teor de amilose, entre 10% e 12%, por exemplo, a razão entre as quantidades de arroz e de água a serem utilizadas deverá ser menor que uma parte de arroz para duas partes de água na obtenção dos referidos atributos, de forma ideal.
D) Para quaisquer variedades de grãos de arroz, a água a ser adicionada à preparação deve ser quente, para reduzir o fenômeno da retrogradação.
E) O processo de obtenção do arroz integral consiste na retirada da casca do grão, o que lhe confere maior teor de amido e, conseqüentemente, de amilose, o que requer maior tempo de cocção, para a obtenção dos referidos atributos, de forma ideal.
QUESTÃO 18
ENADE: Uma UAN utiliza o sistema de auto-serviço no processo de distribuição das refeições. O cardápio oferece diversos molhos que podem ser acrescentados a pratos frios e quentes.
Esperando garantir a qualidade higiênico-sanitária dos molhos, o nutricionista dessa UAN optou por usar recipientes de menor dimensão, de modo a se fazer a reposição contínua dos alimentos durante o período de distribuição.
Considerando que, além da referida medida adotada pelo nutricionista, outros procedimentos retardam o crescimento microbiano em preparações durante a distribuição de refeições em UANs, assinale a opção correta acerca desses procedimentos.
A) O emprego da temperatura adequada na fase de preparo dos molhos quentes impede o crescimento microbiano durante a fase de distribuição.
B) A disposição dos molhos nas mesas do refeitório garante a qualidade desses molhos durante o período de distribuição.
C) Durante a distribuição, é adequado que os molhos frios sejam mantidos em balcões refrigerados, com temperatura abaixo de 10 ºC.
D) Durante a distribuição, os molhos quentes devem ser mantidos em balcões térmicos em temperatura acima de 90 ºC.
E) Durante o período de distribuição, o reabastecimento dos molhos frios por um mesmo copeiro evita a contaminação cruzada.
QUESTÃO 20
ENADE: Descrição: pizza de calabresa, muçarela e champignon, 460 g.
Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, calabresa, queijo muçarela, polpa de tomate, champignon, azeitonas pretas, gordura vegetal hidrogenada, fermento biológico, sal, açúcar, azeite de oliva e orégano. Contém glúten.
As informações acima foram retiradas do rótulo de um produto semipronto para o consumo, comercializado no mercado de alimentação. A partir dessas informações e considerando as funções nutricionais atribuídas aos ingredientes do produto, julgue os itens a seguir.
I. O consumo de glúten, proteína de alta digestibilidade encontrada na farinha de trigo, é recomendado para dieta de indivíduos portadores de doença celíaca.
II. A farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico atende à regulamentação brasileira que visa ao combate à anemia.
III. A gordura vegetal hidrogenada presente nos ingredientes indica que esse produto possui gordura trans, considerada fator de risco para doença coronariana.
IV. O consumo de uma porção do referido produto representa 8% das necessidades energéticas diárias de um indivíduo adulto, portanto, trata-se de alimento de baixa densidade energética.
V. Esse produto contém elevada densidade de sódio, nutriente de fácil absorção pelo organismo e deve ser consumido com moderação.
Estão certos apenas os itens
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 21
ENADE: Um nutricionista lotado em uma unidade de saúde de média complexidade, ao atender uma menina de 14 meses de idade, com peso de 11,4 kg (percentil 90) e 82 cm (percentil 97), identificou, por meio da história alimentar relatada pela mãe, hábitos alimentares sugestivos de uma inadequada ingestão de micronutrientes pela criança.
Para essa situação hipotética, uma orientação dietética eficiente deverá contemplar
I o consumo de leite e derivados, para garantir-se a ingestão de cálcio, de forma a promover a adequada formação dos ossos e dentes.
II o estímulo ao consumo de alimentos-fonte de vitamina A, uma vez que, na deficiência dessa vitamina, verifica-se menor mobilização dos estoques de cobre, o que compromete o sistema digestivo.
III a ingestão adequada de proteína animal, que, além de ser fonte de aminoácidos essenciais, aumenta a biodisponib ilidade do zinco, micronutriente indispensável para o crescimento celular.
IV a inclusão de alimentos-fonte de ferro heme e de ferro não-heme, associando a este último o consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico, em uma mesma refeição.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE: O método usual para a medição do gasto energético em indivíduos é a calorimetria indireta. Entre as técnicas de calorimetria indireta, a mais aplicada é a da câmara metabólica. Atualmente, a técnica da água duplamente marcada (ADM) também é utilizada. Entre as vantagens da ADM inclui-se
I a medição com o indivíduo exercendo suas atividades cotidianas.
II o cálculo preciso da produção de CO2.
III a obtenção de acurácia superior à da câmara metabólica.
IV a aplicação em estudos epidemiológicos.
V o desenvolvimento de estudos de baixo custo.
Estão certos apenas os itens
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 23
ENADE: O estado nutricional de um indivíduo depende, entre outros fatores, da energia e do consumo de nutrientes, analisados segundo a ingestão dietética de referência (IDR). Considerando a figura abaixo, analise as asserções apresentadas a seguir.
O nutricionista, ao avaliar se um indivíduo ingere quantidades adequadas de um nutriente, deve comparar os dados de consumo com a cota diária recomendada (RDA) do nutriente, exceto para a ingestão de energia,
porque
a avaliação da necessidade de energia deve ser embasada na necessidade média estimada (EAR), pois a ingestão de energia embasada na RDA pode ser excessiva e resultar no ganho de peso corpóreo.
Com referência a essas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta para a primeira.
B) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta para a primeira.
C) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 24
ENADE: A tabela acima indica a IDR de folato, por estágio de vida. A partir dessas informações e com relação à IDR de folato, assinale a opção correta.
A) Durante a gravidez, as necessidades de folato variam de acordo com a idade da gestante.
B) A partir de 19 anos de idade, deve-se consumir, em média, mais de 1.000 :g de folato, por dia.
C) Para uma mulher de 68 anos de idade, recomenda-se a ingestão média de folato de 400 :g/dia.
D) Durante a idade reprodutiva, a necessidade de folato é maior para a mulher que para o homem.
E) Os valores de EAR e de RDA da tabela correspondem às necessidades de folato estabelecidas a partir de uma curva de regressão da UL.
QUESTÃO 25
ENADE: Em estudo realizado com o objetivo de analisar a quantidade e a qualidade de produtos alimentícios veiculados por três redes de canal aberto da televisão brasileira, observou-se que, dos 5.338 anúncios transmitidos no período de acompanhamento, 1.395 (26%) eram anúncios de produtos alimentícios. A figura ao lado mostra o percentual desses 1.395 anúncios correspondente a cada grupo de alimentos.
S. S. Almeida et al. Revista de Saúde Pública, 2002, 36(3):353-5 (com adaptações).
Tendo as informações apresentadas no texto acima e no gráfico ao lado apenas como referência inicial e considerando os fatores determinantes para a formação de hábitos alimentares, julgue os itens a seguir.
I Existe correlação entre exposição à propaganda de alimentos veiculada na mídia televisiva e formação de hábitos alimentares.
II Os resultados do estudo representam uma pirâmide alimentar invertida com relação à sua base, fenômeno típico de transição nutricional.
III No Brasil, a inexistência de regulamentação de estratégias de propaganda e marketing de alimentos prejudica a promoção de hábitos alimentares saudáveis.
IV Raízes, tubérculos e legumes pertencem ao mesmo grupo alimentar que responde, de acordo com a pesquisa, por 21,2% dos anúncios de produtos alimentícios transmitidos pelas três redes de canal aberto de televisão estudadas. V O fenômeno da globalização bem como a variedade e a disponibilidade de produtos alimentícios são fatores que influenciam a formação do padrão alimentar contemporâneo.
Estão certos apenas os itens
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 26
ENADE: Com relação aos instrumentos utilizados na avaliação do consumo alimentar das pessoas, julgue os itens a seguir.
I O questionário de freqüência alimentar é um método retrospectivo de avaliação da ingestão de alimentos em determinado período.
II O recordatório de 24 horas é um método de avaliação de consumo alimentar que permite inferir acerca do grau de adequação do consumo de macronutrientes.
III A importância da avaliação do consumo alimentar em crianças reside no fato de que deficiências quantitativas e(ou) qualitativas do consumo acarretam, no curto prazo, atrasos pôndero-estaturais.
IV A relação cintura-quadril é um indicador que possibilita uma estimativa do consumo de gordura total a partir dos 10 anos de idade.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE: Duas mulheres, uma sedentária e a outra maratonista, com mesma idade e mesmo peso corporal, consultaram um nutricionista em busca de orientação alimentar e para estabelecer um plano alimentar.
O nutricionista calculou, para cada uma, o gasto energético diário (GED), a partir da avaliação do gasto energético de repouso (GER), do efeito térmico dos alimentos (ETA) consumidos e do efeito térmico do exercício (ETE).
Com relação a essa situação hipotética e sabendo que GED = GER + ETA + ETE, assinale a opção correta.
A) As duas mulheres devem apresentar o mesmo ETA, pois ambas têm a mesma idade e peso.
B) Na maratonista, o GER deve corresponder ao maior percentual do GED.
C) Na maratonista, o valor de GER + ETE deve corresponder a menos de 50% do valor do GED.
D) Na mulher sedentária, o GER deve corresponder ao maior percentual do GED.
E) Na mulher sedentária, o valor de ETA + ETE deve corresponder a mais de 50% do valor do GED.
QUESTÃO 28
ENADE: Resultados de avaliação nutricional em pacientes internados com câncer mostram que grande parte deles apresentam-se desnutridos ou em risco nutricional.
Acerca da relação entre desnutrição e câncer, analise as asserções a seguir.
Fatores anoréticos do tumor ou hospedeiro, dor, depressão, obstruções gastrointestinais e agressões terapêuticas provocam a diminuição da ingestão alimentar realizada por pacientes oncológicos
PORQUE
os pacientes com câncer em estágio avançado costumam apresentar intolerância à glicose, balanço nitrogrenado negativo e aumento da lipólise. Assinale a opção correta a respeito dessas asserções.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 29
ENADE: No caso de uma gestante de 35 anos de idade, na 26.ª semana de gestação, com diabetes gestacional, sem uso de medicação hipoglicemiante e que foi encaminhada ao ambulatório de nutrição, entre as opções a seguir, a melhor orientação a ser estabelecida pelo nutricionista é dieta
A) hipoenergética, utilizando-se a técnica de contagem de carboidratos e permitindo-se ganho ponderal máximo de 100 g/semana.
B) hipoenergética, com alimentos de baixo índice glicêmico, para evitar a microangiopatia fetal e a cetonúria pós-prandial.
C) normoenergética, com o máximo de 30% de carboidratos totais e consumo preferencial de proteínas de alto valor biológico.
D) balanceada, que permita ganho ponderal de 300 g/semana a 400 g/semana e fracionamento das refeições, para obter melhor controle da glicemia de jejum e pós-prandial.
E) balanceada, isenta de carboidrato simples e com pelo menos 4 porções de frutas e 4 de hortaliças por dia.
QUESTÃO 30
ENADE: Atualmente, no Brasil, o ganho de peso e a obesidade representam uma ameaça crescente à saúde, constituindo um desafio para os profissionais da área.
Para a prevenção e o controle desse problema, necessita-se de uma abordagem integrada que contemple os vários fatores envolvidos na gênese da obesidade.
O diagrama ao lado explicita os diferentes níveis de determinação da obesidade. Tendo-se como base esse diagrama, é correto inferir que
A) a forma hierárquica é a que permite melhor avaliar os fatores relacionados a prevenção e controle do ganho de peso e da obesidade.
B) existe uma rede de fatores que expressam as múltiplas interações entre saúde, mercado global de alimentos, mídia, processos de urbanização, perfil de educação e acesso aos transportes e ao lazer.
C) é preciso interromper o processo de globalização para que seja possível controlar a epidemia da obesidade.
D) abordagens de prevenção e controle da obesidade bem-sucedidas, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, devem ser focalizadas em estratégias comportamentais.
E) o consumo de alimentos com elevada densidade energética representa, segundo o diagrama, o principal fator relacionado à obesidade na população.
Texto para as questões 31 e 32
Um jovem de 17 anos de idade foi encaminhado para internação no serviço de emergência de um hospital, com diagnóstico de crise aguda de doença inflamatória intestinal (DII). O paciente tem história recente de distensão e dores abdominais, fezes líquidas e receio de alimentar-se, em função do quadro álgico. O jovem encontra-se visivelmente emagrecido. O nutricionista responsável prescreveu dieta por via oral, com característica constipante.
QUESTÃO 31
ENADE: A tabela ao lado apresenta resultados referentes a exames bioquímicos do paciente cujo quadro clínico está descrito no texto. Com relação às informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) A proteína total é um indicador bioquímico sensível do estado nutricional, estando o seu nível sanguíneo comprometido no paciente, provavelmente devido a baixa ingestão alimentar e má absorção de nutrientes.
B) A albumina sérica, apesar de ser indicador muito utilizado na prática clínica, se altera na DII devido a menor síntese realizada pelos enterócitos, sendo, portanto, pouco útil como parâmetro nutricional do referido paciente.
C) O valor de leucócitos observado deve-se, provavelmente, ao processo inflamatório ativo, característico da fase aguda da doença, e configura-se como parâmetro que indica desnutrição aguda do tipo evolutiva.
D) A contagem linfocitária total nesse paciente é indicador impreciso do seu estado nutricional, pois a mesma deve estar mascarada pelos valores de leucócitos aumentados.
E) O resultado da PCR é compatível com o estado de DII agudizada, sendo que a melhora desse parâmetro é sugestivo de remissão da fase aguda e de anabolismo do paciente.
QUESTÃO 32
ENADE: Com relação às características que a dieta mencionada no texto deve apresentar para se adequar ao estado do referido paciente, julgue os itens que se seguem.
I Na ocorrência de esteatorréia, a dieta deverá conter alimentos-fonte de ácidos graxos de cadeia média, que têm absorção facilitada, mesmo na deficiência de lipase pancreática.
II A dieta deve ser isenta de lactose, para prevenir quadro de diarréia osmótica propiciado pela situação de má absorção e pelo achatamento das vilosidades.
III A dieta de consistência líquida é inadequada, devido ao seu baixo teor de fibras solúveis e densidade energética insuficiente para satisfazer as necessidades do paciente.
IV A suplementação de glutamina é indicada para esse paciente, por ser fonte energética preferencial dos enterócitos e imunomodulador, o que auxilia na recuperação da mucosa intestinal.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE: Em uma unidade básica de saúde (UBS), foi realizado um levantamento com o objetivo de fornecer informações para a elaboração de um projeto de educação alimentar e nutricional para meninas adolescentes.
O diagnóstico com as adolescentes mostrou a seguinte situação: 80% relatam já ter feito pelo menos em uma ocasião dieta para redução de peso; 50% delas não ingerem leite ou derivados, apesar de o considerarem um alimento bastante nutritivo; quanto ao desjejum, 40% delas não tomavam café da manhã.
Considerando o resultado desse diagnóstico, é correto afirmar que
A) as adolescentes têm boa percepção quanto ao seu peso corporal, refletindo em sucessivas experiências de dieta.
B) a condição socioeconômica da clientela avaliada sugere a adoção da teoria tecnicista de educação nutricional, como modelo de projeto a ser adotado na referida UBS.
C) o comportamento alimentar identificado é característico de adolescentes, os quais são resistentes a mudanças, o que sugere o emprego de estratégia de negociação nas ações educativas.
D) o projeto a ser elaborado na referida UBS é uma iniciativa experimental na área de educação e foge do modelo de assistência previsto no Sistema Único de Saúde.
E) o diagnóstico identifica que as adolescentes se encontram no estágio de ação, segundo o modelo transteórico de mudança de comportamento.
QUESTÃO 34
1.º depoimento:
“Quanto mais falam pra eu emagrecer, daí eu
como mais. Meu pai falava tem que
emagrecer. Aquilo dava um desespero, eu
comia mais.”
2.º depoimento:
“Às vezes uma conversa é melhor que algo
escrito no papel. Se a gente tá pensando no
assunto, pode mudar.”
3.º depoimento:
“Dizem pra eu não ficar nervoso por ser
gordo, que Deus me fez assim.”
Érika M. Rodrigues e Maria Cristina F. Boog. In: Cad.
Saúde Pública, maio/2006, p. 923-31 (com adaptações).
ENADE: As falas apresentadas acima foram obtidas em um estudo de educação nutricional realizado com adolescentes obesos e em que foi adotado o método da problematização.
Nessa pesquisa, a fala dos adolescentes emergiu trazendo temáticas que nem sempre estão contempladas em intervenções educativas nutricionais.
Nesse contexto, assinale a opção que apresenta associação correta entre depoimento e temática.
A) 1.º – estigma social; 2.º – religiosidade; 3.º – práticas alimentares
B) 1.º – contexto familiar; 2.º – práticas alimentares; 3.º – religiosidade
C) 1.º – práticas alimentares; 2.º – profissionais de saúde; 3.º – contexto familiar
D) 1.º – contexto familiar; 2.º – profissionais de saúde; 3.º – religiosidade
E) 1.º – religiosidade; 2.º – contexto familiar; 3.º – estigma social
QUESTÃO 35
ENADE: A figura abaixo indica a evolução do perfil antropométrico-nutricional da população adulta brasileira, comparando-se estimativas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2002-2003 com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN) de 1989 e o Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) de 1974-1975.
Com relação aos dados apresentados na figura e às possíveis inferências a partir deles, assinale a opção correta.
A) Observa-se que, nos anos avaliados na pesquisa, tanto para homens quanto para mulheres, houve aumento no excesso de peso, como conseqüência, provavelmente, da implantação de programas sociais de transferência de renda.
B) De acordo com as pesquisas, entre os anos avaliados, houve declínio dos deficits ponderais tanto para homens quanto para mulheres.
C) Independentemente de os homens apresentarem mais fatores obeso gênicos, no período avaliado, as mulheres apresentaram maior crescimento relativo tanto do excesso de peso quanto da obesidade.
D) O aumento do excesso de peso e da obesidade observado entre as mulheres é distinto nos dois períodos demarcados pelas três pesquisas, sendo maior entre as décadas de 70 e 80 em virtude das maiores reduções de deficit de peso nesse mesmo período.
E) A comparação entre os dados obtidos nos três estudos fica comprometida pelo fato de apenas o ENDEF e a PNSN serem estudos de representatividade nacional.
QUESTÃO 36
ENADE: Avalie as asserções a seguir.
A análise microbiológica de alimentos realizada em UANs tem, isoladamente, eficácia limitada para a garantia da qualidade do alimento
PORQUE
a segurança dos alimentos é garantida principalmente pelo controle de sua origem e de seu processo e pela aplicação de boas práticas de higiene durante a produção, o processamento, a manipulação, a distribuição, o armazenamento, a comercialização, a preparação e o uso, em combinação com a aplicação do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.
COMENTÁRIOS