Prova de Pedagogia ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Pedagogia ENADE 2008 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.
ENADE 2008 - QUESTÃO 11
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias.
Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas conseqüências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
(A) libertário, pois pregava o fim do Estado.
(B) autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
(C) elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
(D) inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
(E) conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
ENADE 2008 - QUESTÃO 12
Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?
(A) Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
(B) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita.
(C) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
(D) Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
(E) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
ENADE 2008 - QUESTÃO 13
A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006.
Qual destas afirmações expressa essa concepção?
(A) A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares.
(B) A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.
(C) O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradores e a gestão escolar, aos pedagogos.
(D) A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
(E) O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
ENADE 2008 - QUESTÃO 14
A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população
(A) vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
(B) garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
(C) proporciona acesso ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade.
(D) está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
(E) gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
ENADE 2008 - QUESTÃO 15
A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”.
A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas.
Pedro começou a perceber que morar fora d’água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes.
A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de
(A) anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
(B) associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
(C) comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
(D) desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
(E) reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
ENADE 2008 - QUESTÃO 16
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
(A) I e II
(B) II e V
(C) I, III e IV
(D) I, IV e V
(E) I, II, III e IV
ENADE 2008 - QUESTÃO 17
Considere as descrições que se seguem.
Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratórios de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos.
Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos.
Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados.
Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
(A) As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
(B) Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
(C) Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
(D) Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo calcada na teoria póscrítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
(E) As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
ENADE 2008 - QUESTÃO 18
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade.
É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como
(A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
(B) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
(C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
(D) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
(E) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
ENADE 2008 - QUESTÃO 19
Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa.
De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
ENADE 2008 - QUESTÃO 20
Leia a tabela que apresenta dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.
Qual das afirmações faz uma análise coerente entre os dados da tabela e os fatores do Ideb?
(A) Os dados sobre aprovação escolar e as médias totais de desempenho no Saeb e na Prova Brasil resultaram em índices que ultrapassaram as metas para o ensino fundamental em 2007.
(B) Os índices observados no ano de 2007, mais elevados quanto maior a escolaridade, são ferramentas para o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação.
(C) O Ideb, que reúne, em um indicador, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, foi, no total de 2007, inferior à meta para o mesmo ano.
(D) A superação das metas no ensino fundamental e no ensino médio foi um avanço, levando-se em consideração que a escala do Ideb vai de zero a seis.
(E) A expectativa de avanço nas escolas estaduais é inferior àquela esperada para as escolas municipais, uma vez que o índice é comparável nacionalmente.
ENADE 2008 - QUESTÃO 21
A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as “coisas” e os fenômenos da natureza, como “objetos” fixos, imutáveis.
O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram idéias do historicismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que
(A) a pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.
(B) a objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de pesquisa.
(C) a metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.
(D) o conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.
(E) o conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos.
ENADE 2008 - QUESTÃO 22
Há uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização.
Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória.
Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades.
As idéias do texto afirmam:
I - a confiança do discípulo na figura do mestre;
II - a busca de padrões nos processos de individuação;
III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos;
IV - a percepção do mestre como condutor às verdades.
De acordo com o texto, é(são) correta(s) APENAS a(s) idéia(s)
(A) II
(B) IV
(C) I e II
(D) I e III
(E) I, II e III
ENADE 2008 - QUESTÃO 23
As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais afirma-se:
I - as creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças;
II - o ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças;
III - o processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
IV - como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
São afirmações adequadas à concepção de creche, expressas nos documentos citados, APENAS
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
ENADE 2008 - QUESTÃO 24
A tirinha de Ziraldo apresenta-nos uma situação corriqueira. De um modo geral, tem-se a concepção de que as crianças aprenderão os conhecimentos em um único dia e de uma única forma.
Essa concepção perde o sentido quando se pensa, por exemplo, nos ciclos básicos de alfabetização, pois os mesmos pressupõem que a alfabetização é
(A) marcada por estágios.
(B) linearmente construída.
(C) construída em processo.
(D) elaborada sem interrupções.
(E) aprendida por etapas sucessivas.
ENADE 2008 - QUESTÃO 25
Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala.
A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando].
Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.
Essa professora sabe que
(A) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
(B) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
(C) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.
(D) a língua portuguesa escrita não é fonética.
(E) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.
ENADE 2008 - QUESTÃO 26
A professora Inês, interessada em integrar matemática e artes plásticas, propôs aos seus alunos uma pesquisa da obra do artista plástico Piet Mondrian (1872-1944), que consistiu na observação dos quadros reproduzidos abaixo.
A qual objetivo da educação matemática para o ensino fundamental, presente nos PCN, atende a proposta da professora, de observação dos quadros de Mondrian?
(A) Identificar formas geométricas e reproduzi-las segundo categorias artísticas miméticas, a fim de apurar o gosto estético.
(B) Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.
(C) Descrever resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, estabelecendo relações entre matemática e linguagem oral.
(D) Resolver situações-problema para validar estratégias e resultados, identificando os ângulos obtuso, agudo e reto entre as formas geométricas.
(E) Apurar a percepção da forma e estimular a sua criação, por meio da cooperação, tendo em vista a solução de problemas numéricos propostos.
ENADE 2008 - QUESTÃO 27
Observe a ilustração abaixo.
A fala do menino permite os comentários a seguir.
I - Quando o menino diz “e vão quatro”, utiliza-se de um mecanismo que não reflete o valor posicional do algarismo, realizando a operação de forma mecânica.
II - Expressões como “e vão quatro” ou “desce um” estão relacionadas à “troca” que ocorre na base 10, no sistema de numeração decimal, no entendimento de sua estrutura lógico-matemática.
III - O ensino de regras destituídas de significados pode estar na origem das dificuldades apresentadas por crianças, ao tentarem utilizar os algoritmos na resolução de problemas.
IV - A compreensão do valor posicional de um algarismo é favorecida quando a criança opera com materiais concretos em que pode agrupar elementos de dez em dez ou de cem em cem, por exemplo.
São corretos os comentários
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
ENADE 2008 - QUESTÃO 28
O menino que carregava água na peneira
Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.
A mãe disse
que carregar água na peneira
Era o mesmo que roubar um vento e sair correndo
com ele pra mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixe no bolso
O menino era ligado em
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
Gostava mais do vazio
Do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
E até infinitos.
Com o tempo aquele menino
Que era cismado e esquisito
Porque gostava de carregar água na peneira
BARROS, M. de. Exercício de ser criança / bordados de Antônia Zulma Diniz, Ângela Marilu e Sávia Dumont sobre desenhos de Demóstenes Vargas. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.(fragmento)
O texto e os bordados inventam uma realidade mágica e uma estética do corpo em movimento. Esses elementos expressivos mostram algumas características de linguagem:
I - possibilidades plásticas da linguagem escrita;
II - aproximação do mundo mágico com o mundo real pela metáfora da água na peneira;
III - literatura e arte visual como expressões dos conhecimentos que caracterizam o mundo infanto-juvenil;
IV - hegemonia dos aspectos gramaticais na criação dos textos literários.
São características de linguagem evidenciadas no texto APENAS
(A) I e II
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
QUESTÃO 29 - ANULADA
ENADE 2008 - QUESTÃO 30
Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.
O professor inicia a atividade com perguntas como:
• Toda água que sai da torneira é boa para beber?
• A água suja pode se tornar limpa?
• Existem casas sem água boa para beber?
As respostas são discutidas. O professor realiza em sala atividades práticas como:
• construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
• experiência de decantação e filtração da água;
• excursão à estação de tratamento de água da cidade.
O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmações a seguir.
I - As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
II - A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população.
III - O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente.
IV - As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações
(A) I e II
(B) I e III
(C) I e IV
(D) II e III
(E) II e IV
ENADE 2008 - QUESTÃO 31
Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam – familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
(A) avaliados para uma compreeensão dos erros epistemológicos.
(B) integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
(C) reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
(D) relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
(E) esvaziados por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
ENADE 2008 - QUESTÃO 32
A Escola Nova Fronteira apresentava altos índices de reprovação e de violência. Na avaliação dos professores, as práticas pedagógicas eram individualizadas e não havia articulação interna ou com a comunidade.
A professora Clara foi eleita diretora e entendeu que os aspectos administrativos deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Liderou um movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática. Para isso, Clara considerou alguns dos princípios a seguir.
I - A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
II - A participação dos pais e da comunidade nas assembléias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
III - A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
IV - A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.
São princípios da gestão democrática, que devem ser considerados por essa professora APENAS
(A) I e II
(B) II e III
(C) II e IV
(D) I, II e IV
(E) I, II, III e IV
ENADE 2008 - QUESTÃO 33
A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada.
Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)
(A) particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
(B) equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
(C) ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
(D) projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
(E) programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
ENADE 2008 - QUESTÃO 34
Uma organização social com foco no trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco está tendo problemas de evasão dos participantes do projeto de iniciação musical e profissionalização.
Os gestores ficaram preocupados, pois o projeto conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados.
Considerando os princípios da gestão, qual o primeiro procedimento para tentar resolver o problema?
(A) Disponibilizar recursos financeiros.
(B) Investir na formação docente.
(C) Fazer diagnóstico sobre a situação.
(D) Promover ações que envolvam a comunidade.
(E) Reorganizar a gestão de pessoas.
ENADE 2008 - QUESTÃO 35
A Escola Municipal Maíra vem modificando as características de sua gestão. Ampliou as ligações com a comunidade em seu entorno e fortaleceu o conselho escolar, que tem acompanhado a freqüência e o desempenho dos alunos.
Quando surgem problemas, os membros do conselho, formado por professores, alunos, pais, funcionários e representantes da comunidade, conversam entre si, com os professores e a família do aluno.
Além disso, o conselho participa das decisões pedagógicas e administrativas, inclusive no que tange ao uso dos recursos financeiros da escola, seja para obras de manutenção, para passeios educativos ou para a compra de materiais didáticos.
De acordo com a regulamentação municipal, haverá novas eleições para o conselho escolar no próximo ano.
A escola apresentada nesse texto está atuando
I - de forma equivocada, pois envolve os alunos nas decisões pedagógicas e administrativas;
II - em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas;
III - em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão;
IV - de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
(A) II
(B) III
(C) IV
(D) I e III
(E) II e IV
ENADE 2008 - QUESTÃO 36
Considere os depoimentos para responder à questão.
Qual das afirmações abaixo analisa corretamente um ou mais dos depoimentos desses coordenadores pedagógicos?
(A) Lucas e Henrique possuem uma concepção de coordenação proveniente da pedagogia renovada, já que enfatizam um posicionamento crítico, voltado às questões sociais.
(B) Lucas e Ely demonstram ser técnicos normatizadores, pois seus procedimentos estão voltados à manutenção da ordem e às questões administrativas.
(C) A visão de Ely sobre coordenação pedagógica está calcada em um modelo de gestão técnico-científico, pois se preocupa com o desenvolvimento profissional dos docentes.
(D) A atividade proposta por Maria reflete um modelo de gestão participativa, na medida em que corresponde a uma prática passível de ser controlada em detalhes.
(E) O depoimento de Henrique revela uma visão de coordenação que privilegia a técnica, voltada para o controle do comportamento, para o desempenho e para os resultados.
ENADE 2008 - QUESTÃO 37
O ano de 2008 foi repleto de atividades e comemorações na Escola Machado de Assis, devido ao centenário de morte do grande escritor brasileiro. O resultado desse processo necessitava ser sistematizado e socializado. Para isso, considerou-se a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades:
I - organizar reuniões com docentes das escolas vizinhas para que os mesmos procedimentos fossem adotados pelas demais;
II - publicar as produções de alunos e professores, visando à valorização e difusão do conhecimento;
III - convidar um especialista no tema para ratificar a qualidade das produções dos alunos e legitimar os conhecimentos construídos;
IV - realizar um período de culminância das atividades, com exposições, apresentações artísticas e demonstrações para a comunidade.
A(s) atividade(s) coerente(s) como uma concepção da escola como produtora de conhecimento e de vivências democráticas é(são) APENAS
(A) I
(B) II
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
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