Prova de Psicologia ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Psicologia ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Qual é a relação entre a demanda econômica do período e o início das práticas psicológicas no Brasil?
A) A atividade econômica fomentou o desenvolvimento da psicologia de forma que fosse possível identificar os indivíduos proativos adequados ao exercício dos cargos.
B) A contribuição da psicanálise para o recrutamento e para a seleção foi significativa, por ser capaz de identificar características dos sujeitos compatíveis com as demandas organizacionais.
C) A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudo e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal.
D) O aspecto econômico demandou do psicólogo uma posição critica quanto ao uso, pelo capitalismo, dos seus instrumentos de avaliação psicológica.
E) O início da profissão do psicólogo no Brasil ocorreu em 1962; portanto, tais práticas devem ser consideradas como atividade de administração de empresa.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencialde propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico.
Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.
A) A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.
B) A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes.
C) A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.
D) O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificulta a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.
E) O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Em relação à visão de homem, contrastante na abordagem comportamental e na psicologia evolutiva, são feitas as seguintes afirmativas:
I. A abordagem comportamental considera que o homem é ambientalmente determinado pela sequência de comportamentos e de reforços, criando uma ilusão de liberdade.
II. A abordagem comportamental surge como uma modalidade de discurso psicológico crítico da visão monista materialista de homem e da correspondente desvalorização daquilo que ocorre privadamente no indivíduo.
III. A psicologia evolutiva descreve os componentes fundamentais da natureza humana, os quais podem ser compreendidos em termos de mecanismos psicológicos selecionados pelo indivíduo como úteis para a evolução pessoal.
IV. A psicologia evolutiva sustenta que o comportamento humano depende de mecanismos psicológicos que foram modelados pela seleção natural no ambiente anterior de adaptação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens, tal como o cognitivismo e a psicologia fenomenológica.
Em relação à concepção da psicologia como ciência nessas duas abordagens, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Ambas preconizam uma visão de ciência centrada na concepção de descrição precisa e objetiva dos dados da experiência.
II. O cognitivismo contrapõe-se à psicologia fenomenológica, por considerar que a abordagem científica adequada será do processamento da informação como dado objetivo.
III. Para a psicologia fenomenológica, a experiência é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito; portanto, os métodos experimentais são adequados.
IV. O cognitivismo apresenta uma dispersão de métodos que se origina de desdobramentos da abordagem comportamental, da psicologia social e da influência da cibernética e da teoria da informação e da teoria geral dos sistemas.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Estabeleceram-se correlações entre os dados referentes a acidentes de trabalho de 79 funcionários de uma empresa de energia elétrica com os escores obtidos por esses funcionários nos cinco testes da Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5, padronizada com amostra de sujeitos de 11 a 18 anos. Os funcionários foram agrupados conforme o tempo de experiência: o Grupo I, com 1 a 5 anos de trabalho em linha elétrica viva; o Grupo II, com 6 a 24 anos de experiência na mesma área.
O resultado das correlações é apresentado na tabela:
Correlação entre desempenho no BPR-5 e o
número de acidentes de trabalho
As análises correlacionais indicam evidências de validade do instrumento em relação à maior e à menor probabilidade de ocorrerem acidentes de trabalho. O teste mais válido na correlação com os acidentes de trabalho é o de
A) Raciocínio Abstrato.
B) Raciocínio Verbal.
C) Raciocínio Mecânico.
D) Raciocínio Espacial.
E) Raciocínio Numérico.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
A análise de prontuários de crianças e de adolescentes que apresentam dificuldades no processo de escolarização encaminhadas aos serviços indica que a psicanálise é o referencial hegemônico dos psicodiagnósticos e as questões escolares estão pouco presentes nos roteiros de entrevistas psicológicas.
PORQUE
Os testes são os instrumentos principais de avaliação psicológica, e os encaminhamentos desconsideram ações no campo educacional. Tais dados indicam a necessidade de se repensarem as práticas psicológicas frente aos encaminhamentos por problemas escolares. SOUZA, M. P. R, 2005. (Adaptado)
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmações são falsas.
D) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
E) as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Ao se investigar como a “deficiência” é tratada no mundo organizacional, Freitas, em 2007, fez uso de metodologias qualitativas e quantitativas. A partir de uma análise dos usos do construto “deficiência” na história, criou uma tipificação das concepções dos padrões de “deficiência” a ser utilizada em pesquisas empíricas. Além disso, foram construídos e validados inventários de concepção de deficiência e de ações de adequação das condições de trabalho. Foi constatada a potencialidade do modelo heurístico proposto e dos instrumentos de análise utilizados para a pesquisa.
Em relação à metodologia de investigação usada nessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações:
I. É um modelo heurístico que procura superar uma dicotomia, presente no campo da psicologia, entre métodos qualitativos e quantitativos, favorecendo o diálogo metodológico.
II. A validade desse estudo é corroborada pela tipificação e pela categorização dos dados utilizada, pela relação estabelecida entre as observações da organização empresarial e pelos resultados dos inventários.
III. O uso de estudo histórico, de caráter qualitativo, oferece a base para a elaboração dos instrumentos objetivos utilizados no estudo quantitativo.
IV. A categorização dos dados baseia-se na orientação teórica da pesquisa e modifica-se ao longo do processo de investigação, pelo cotejo incessante entre teoria e material empírico.
É CORRETO o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Um hospital oferece serviço de assistência psicológica e decide avaliar a satisfação dos pacientes atendidos. Há duas diferentes orientações profissionais entre os psicólogos do hospital: X e Y.
Para saber qual das duas orientações resulta em maior satisfação dos pacientes, são propostos três delineamentos de pesquisa, utilizando escalas de satisfação com o atendimento psicológico realizado:
I. No primeiro delineamento, os pacientes são atendidos nas orientações X e Y, e, após o atendimento, são avaliados por meio das escalas.
II. No segundo, os pacientes são designados aleatoriamente para serem atendidos nas orientações X ou Y, e, após o atendimento, são avaliados por meio das escalas.
III. No terceiro, os pacientes escolhem livremente ser atendidos na orientação X ou Y, e, após o atendimento, são avaliados por meio das escalas. Considerando-se que os três delineamentos de pesquisa oferecem distintas condições de certeza quanto à diferença de satisfação dos pacientes entre os atendimentos X e Y, qual das alternativas ordena os delineamentos da maior para a menor certeza?
A) I, II e III.
B) II, I e III.
C) I, III e II.
D) III, I e II.
E) III, II e I.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
Leia o trecho:
Com base na leitura desse texto, considere as seguintes afirmativas:
I. A memória é parte do complexo funcionamento do processo cognitivo e mostra-se mais que simples registro, revelando uma relação entre o recordar e a situação de interação.
II. A recordação pode ser falseada quanto ao conteúdo pelo engajamento emocional com o entrevistador, que pode sugerir involuntariamente elementos facilitadores da lembrança reconstruída.
III. O processo terapêutico pode evitar o surgimento de falsas memórias, pois o ambiente seguro garante a expressão emocional consistente do indivíduo, incluindo suas lembranças.
IV. A repetição da recordação de um episódio aumenta a fidedignidade da recordação, pois a experiência emocional permite afirmar que uma recordação é mais profunda e segura de que sua validade objetiva. Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
A discussão sobre o envelhecimento tem sido retomada a partir do aumento da expectativa de vida, demandando políticas públicas que orientem e articulem os diferentes segmentos de atendimento a esses grupos, seja na família, na escola, no trabalho, nos serviços médicos ou assistenciais.
Quanto às contribuições da psicologia do envelhecimento, são feitas as seguintes afirmativas:
I. A teoria psicológica dispõe de conceitos e de modelos explicativos adequados para tratar do processo de envelhecimento na contemporaneidade.
II. Uma abordagem renovadora implica compreender o envelhecimento como etapa final do ciclo de vida, incorporando contribuições de outras ciências.
III. O estudo do envelhecimento deve incorporar as novas dimensões tecnológicas que incrementam a qualidade de vida e a longevidade.
IV. A pesquisa em psicologia deve ampliar os estudos sobre a memória, já que é uma das funções que sofre maior desgaste durante o envelhecer.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Em um estudo de crianças da zona rural brasileira, Leite (2002) observou que grande parte dos brinquedos disponíveis (bonecas, peteca, casinha, bola) era feita pelas próprias crianças ou havia reapropriação de instrumentos: paus, carrinhos de mão, cabos de vassoura e latas.
Elas brincam ao puxar lata, rodar pneu, colher fruta, andar na bicicleta dos pais, catar capim na horta, recolher o gado, cuidar do bebê, amarrar a cabra no pasto, brincar de bola, de comprar na venda, de correr. O trabalhar e o brincar da criança também aparecem em tarefas cotidianas diversas, dando a essas atividades um caráter lúdicoe singular.
Em uma pesquisa sobre o brincar da criança indígena brasileira, Oliveira e Menandro (2002) observaram brinquedos dos mais variados tipos e naturezas. Eram brinquedos artesanais, como o estilingue, o pião, a zarabatana ou chocalhos. Os autores identificaram uma diversidade de vivências lúdicas que transformam objetos em brinquedos, com base na experimentação e na fantasia.
Essas pesquisas estão sintetizadas na afirmativa
A) A apropriação de objetos e sua transformação em brinquedo caracterizam a experiência lúdica nos dois grupos, embora sejam brinquedos impregnados pelo contexto cultural.
B) A perspectiva acerca da infância e da criança nos estudos culturais é baseada num ideal de pureza e de ingenuidade, que deve ser submetido a estudos experimentais.
C) A perspectiva sobre a natureza infantil é homogênea, adotando um modelo que busca enquadrar a criança num universo sociocultural já constituído e marcado pela diversidade.
D) As diferenças na vivência da infância aparecem nas pesquisas, pois tanto as crianças da zona rural quanto as indígenas transformam objetos em brinquedos.
E) As transformações nos modos de viver o lúdico na infância mostram a importância dos brinquedos nos centros urbanos das grandes cidades.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Uma paciente de 20 anos de idade, em uma entrevista inicial, relata um quadro diagnosticado como Transtorno de Pânico Sem Agorafobia (DSM IV 300.01):
“Doutora, não sei o que eu tenho... estava na minha casa sozinha. Quando fui à cozinha, comecei a sentir mal! Senti como se algo horrível fosse acontecer. Senti como se estivesse morrendo... Minhas mãos começaram a formigar. Meu coração disparou, mal conseguia respirar. Nada estava acontecendo e eu não sabia o que me acontecia. Achei que meu coração ia parar! Comecei a chorar! O médico me disse que eu não tinha nada. Me receitou um ansiolítico e me mandou para casa. Isso foi há um ano. Isso ocorreu mais de uma vez e sempre de repente! Às vezes, quando menos espero. Eu estou apavorada! Não sei o que acontece, nem quando vai acontecer! Tenho medo de enlouquecer ou de ter um ataque cardíaco! E eu sou atleta! Sei que não tem nada a ver! Nunca tive nada disso! Nunca usei drogas! E o médico me disse que minha saúde está bem. Meus pais estão bem! Minha relação com eles é boa! Tenho namorado! Agora não consigo nem ir à aula na faculdade sem ter medo! Mesmo em casa fico preocupada! O que é que eu tenho? Tem tratamento?”
Considerando-se a diversidade de abordagens em psicologia para compreender os quadros psicopatológicos e seu diagnóstico, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a psicanálise, os sintomas relatados são reveladores de complexos inconscientes relacionados à repressão cultural do corpo e do gênero, levando a um estado regressivo, cujo principal mecanismo de defesa é a projeção; portanto, a psicanálise tem validada sua descrição da psicopatologia no DSM IV.
II. A abordagem comportamental procura, por meio da análise funcional, descrever, neste caso, as relações complexas entre os comportamentos, seus reforçamentos e condicionamentos, considerando que descrições de categorias nosológicas não são úteis, pois não revelam as relações entre variáveis de controle do comportamento.
III. Na perspectiva da abordagem sistêmica, a complexidade dos quadros psicológicos não pode ser reduzida a classificações nosológicas, pois elas ocultam a relação complementar entre o sistema e o sintoma; logo, uma descrição centrada na psicopatologia não revela aspectos de recursividade e de circularidade sistêmicas.
IV. Em uma perspectiva fenomenológica existencial, a classificação de quadros psicopatológicos elucida as vivências subjetivas, pois a classificação explica o sintoma e valida o relato do paciente. Assim, a descrição das vivências da paciente é objetivada. Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
Leia o trecho:
Essa concepção de saúde e de doença mental é identificada em qual abordagem?
A) Em uma abordagem analítica, deve-se promover um trabalho de denúncia da ideologia, ligada ao tratamento da loucura e sua manifestação na família em todos os fóruns sociais, dentro e fora do contexto territorial em que a estigmatização do paciente ocorre.
B) Em uma abordagem que defenda o fim do internamento do paciente, o qual rompe com as jaulas farmacológicas e terapêuticas que acorrentaram os doentes mentais na história; logo, o fim do uso de psicofármacos e a liberdade sem restrições estão postos para o século XXI.
C) Na perspectiva biopsicossocial, em que o sofrimento mental é compreendido como instância produtora de novos sentidos, recupera-se a experiência do portador como um dado de crítica social e aspectos neuropsicológicos.
D) Naquela em que o tratamento moral deve ceder pouco a pouco seu lugar para as terapêuticas medicamentosas e psicoterápicas, pois a abordagem deve ser por etapas e acompanhada por diferentes instrumentos de avaliação.
E) Naquela em que se deve trabalhar com a tensão entre um conceito de saúde, como o bem-estar biopsicossocial e as suas possibilidades efetivas de realização nas condições concretas dos indivíduos e dos grupos sociais, na busca de garantir a humanidade e a dignidade das pessoas em condição de sofrimento psíquico, apostando na potencialidade humana do paciente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Leia as afirmativas
A contemporaneidade é o cenário no qual novos elementos despontam e convocam posicionamentos subjetivos. É nesse palco que a homossexualidade e a homofobia devem ser vistas e focalizadas, tanto teórica quanto pragmaticamente.
PORQUE
Autores como Bauman (1998) e Jameson (1997) voltam-se para as transformações sociais como deflagradoras de mudanças subjetivas: fragmentação, superficialidade, heterogeneidade discursiva e espacialização do tempo e fim da unidade e da centralidade típicos da organização subjetiva da modernidade.
Analisando-se essas afirmações, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmações são falsas.
D) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
E) as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Estudos sobre um construto chegaram às seguintes conclusões:
i) A fragmentação do núcleo familiar, o baixo grau de instrução e o prévio histórico de internação psiquiátrica são preditores de estresse pós-traumático.
ii) A ousadia protege, na exposição ao estresse extremo, e tem três dimensões: a motivação para encontrar sentido no cotidiano; a crença em poder influenciar o entorno e os resultados dos eventos; e a crença em poder aprender e a crescer a partir das experiências.
iii) A caracterização de um evento como traumático não depende somente do estímulo estressor, mas, entre outros fatores, da tendência do processamento perceptual do indivíduo.
iv) Eventos traumáticos em si não são determinantes isolados ou exclusivos do desenvolvimento de transtornos psiquiátricos.
Tais descobertas relacionam-se a estudos sobre
A) agressividade.
B) processos cognitivos.
C) processos grupais.
D) resiliência.
E) dissonância cognitiva.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista.
Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas:
I. As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções.
II. As teorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes, que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos.
III. As teorias humanistas colocam em relevo as características emergentes e irredutíveis do homem, propondo o foco na experiência psicossocial e na cultural, como fontes determinantes da constituição da pessoa.
IV. A psicologia evolutiva descreve a personalidade como uma função biopsicológica, com traços geneticamente herdados, cujas características foram selecionadas pela interação com o ambiente evolutivo de adaptação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
Um professor corrige a tarefa escolar feita por seus alunos. Eles estão sentados individualmente em carteiras enfileiradas e são chamados um a um para levar o caderno até a mesa do professor. Este age batendo um carimbo que associa uma figura com uma expressão elogiosa como “muito bem”, “ótimo” ou “excelente”.
E não usa figura alguma, caso não tenha feito a tarefa. Em seguida, registra quem fez e quem não fez a tarefa, dizendo que o aluno que cumprir todas as tarefas sem erro receberá um ponto na média final bimestral. Depois, fala à classe que quem não realizou a tarefa deverá fazer durante o horário do recreio.
A conduta desse professor é corretamente interpretada pela abordagem
A) comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados pela extinção dos inadequados.
B) gestáltica, a qual destaca a correção do erro e o controle do comportamento como necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights (introvisão) e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa.
C) piagetiana, que preconiza a aprendizagem como envolvendo processos de assimilação e acomodação de novos conteúdos à estrutura cognitiva do aluno, tornada possível, enfatizando o erro cometido.
D) rogeriana, a qual compreende a conduta do professor como um convite à heteronomia do aluno como pessoa humana, pois a punição do erro deve acontecer num clima de afetividade e empatia.
E) sócio-histórica, que enfatiza o papel do parceiro mais experiente como muito valorizado para a aprendizagem, o que faz com que a correção do erro pelo professor favoreça a zona de desenvolvimento proximal.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
O trânsito é um fenômeno coletivo que explicita o conflito entre desejos individuais e prescrições sociais de condutas. O resultado das ações dos indivíduos tem sido considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública. Há mortos parcialmente contabilizados, mutilados desconhecidos e sofrimento numa dimensão gigantesca. Constitui-se em fenômenos evitáveis, a partir das ações do indivíduo que toma as decisões. Para a tomada de decisões, concorrem diversos fatores conhecidos da psicologia, entre eles, a percepção de risco, que se constitui a partir de fatores sociais, grupais e ideológicos, de fatores intrapessoais e de fatores interpessoais.
Qual das afirmativas articula a tensão entre o indivíduo e a sociedade expressa no trânsito?
A) As perspectivas individualistas devem incorporar a dimensão coletiva do comportamento individual, e as perspectivas sociais devem considerar o indivíduo como ator.
B) As práticas sociais no trânsito interferem nas relações entre classes, demarcando grupos expostos a riscos.
C) O aspecto da desigualdade social da relação de gênero determina a interação dos fatores individuais e sociais que se expressam em conflitos no trânsito.
D) O estudo do papel social do motorista revela a interação característica do principal ator do trânsito, permitindo intervir na regulação do sistema, a partir do acordo social.
E) Perspectivas individualistas focalizam características pessoais que seriam determinantes na harmonia do sistema, subsidiando novos instrumentos de avaliação psicológica.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Leia o seguinte texto:
Considerando-se a descrição desses mecanismos, é CORRETO afirmar que
A) a autonomia do processamento neural ocorre em cada nível, pois as conexões sensoriais se dão a partir do sistema sensorial aferente.
B) a complexidade da rede de interconexões entre os sistemas dorsal e ventral possibilita a modulação recíproca entre ativação emocional e contextualização da resposta comportamental.
C) existe domínio dos aspectos cognitivos sobre os emocionais, uma vez que o sistema ventral pode modular o sistema dorsal.
D) há independência entre os circuitos neurais da emoção e do processamento cognitivo, já que as conexões aferentes ocorrem primariamente no sistema ventral.
E) o sistema dorsal controla o comportamento por meio de suas conexões com as aferências sensoriais, enquanto o sistema ventral suporta sua atividade.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Leia o trecho:
Considerando-se esses dados da pesquisa sobre a etiologia genética da esquizofrenia, é CORRETO afirmar que
A) a esquizofrenia se deve ao acaso, já que a chance de um irmão monozigótico desenvolver o transtorno é de 50%, se o outro for portador.
B) o ambiente pode proteger o indivíduo do desenvolvimento desse transtorno, uma vez que apenas 1% da população o desenvolve.
C) o componente genético existe, mas também ocorre a participação do componente ambiental na esquizofrenia, pois 50% dos gêmeos monozigóticos desenvolvem o transtorno, se o outro for portador.
D) o fato de 12% dos gêmeos dizigóticos desenvolverem igualmente o transtorno demonstra o peso dos fatores psicológicos familiares no transtorno.
E) os resultados, ao variar em 50% para gêmeos monozigóticos, 12% para gêmeos dizigóticos e apenas 1% para a população em geral, demonstram a ausência de relação entre o ambiente e os fatores genéticos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
Um psicólogo escolar é chamado pelo diretor de uma escola pública, devido às seguintes queixas: uma das turmas do ensino médio tem se manifestado de forma violenta com colegas e professores, destruindo o patrimônio da escola.
Embora as estimativas variem, a taxa de concordância para esquizofrenia em gêmeos idênticos é ao redor de 50% e, para gêmeos dizigóticos, é da ordem de 12%, sendo significativamente maior que o 1% de risco da população geral...
Qual afirmativa descreve a atuação apropriada do psicólogo?
A) Analisar o processo de constituição da queixa escolar, referenciando-se em estudo diagnóstico que contemple as práticas dos sujeitos em suas relações com as dimensões social, organizacional e pedagógica que participam do fenômeno da violência escolar.
B) Encaminhar os alunos indisciplinados para atendimento num Centro de Atendimento Psicossocial ou num Núcleo de Atendimento Psicossocial, para intervenção medicamentosa do comportamento agressivo.
C) Indicar psicoterapia individual e grupal, dentro ou fora do ambiente escolar, pois as pesquisas indicam que é a intervenção mais bem-sucedida para lidar com a violência na escola.
D) Realizar reuniões com familiares, com os jovens envolvidos em atos de violência, em conjunto com o Conselho Tutelar, caso seja necessário intervir juridicamente sobre o caso.
E) Realizar um diagnóstico das dimensões social, organizacional, pedagógica, individual, em uma perspectiva dialógica da psicologia jurídica, que oriente o planejamento, a intervenção e avaliação dos resultados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Leia o trecho:
Qual é a contribuição desse modelo para o campo da psicologia organizacional?
A) Aborda perspectivas individuais e sociais, em uma visão de gestão de pessoas que orienta a distinção entre o público e o privado.
B) Combina reatividade e proatividade de atores que estão no comando ou na execução da tarefa como competidores.
C) Inova na compreensão de aspectos considerados antagônicos, por enfatizar o papel do líder como dialeticamente articulado às demandas do mercado.
D) Pretende demonstrar a possibilidade de se conciliarem modelos de gestão caracterizados como opostos, irredutíveis e inarticuláveis.
E) Renova olhar sobre a psicologia organizacional, após a exaustão das práticas tradicionais pelo modelo taylorista da gestão do trabalho.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
Uma empresa de Tecnologia da Informação identifica que os casos de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) estão gerando afastamentos de funcionários, o que compromete o gerenciamento organizacional.
Qual intervenção deve ser realizada pelo psicólogo nessa organização?
A) Identificar os funcionários afastados, realizar entrevistas individuais com foco na execução do trabalho, analisar e informar os aspectos prioritários para intervenção.
B) Investigar, com funcionários afastados, os fatores organizacionais e pessoais envolvidos, buscando diferenciar problemas psicológicos individuais de problemas organizacionais, orientando a intervenção.
C) Planejar a composição interdisciplinar da equipe para o diagnóstico, focalizando informações sobre número de funcionários envolvidos por atividades, por áreas de atuação, por grupos de trabalho, e caracterizar o problema.
D) Planejar o encaminhamento dos casos para acompanhamento psicológico, propor e acompanhar intervenções de ergonomia no ambiente de trabalho, prevenindo futuros afastamentos.
E) Realizar o diagnóstico, identificando variáveis contextuais, organizacionais, grupais e individuais; gerar dados e informações que orientem o planejamento e a avaliação da intervenção.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
A psicologia jurídica tem tratado questões que envolvem a família no contexto das demandas legais. Mudanças na construção metodológica do parecer técnico incorporaram a dinâmica familiar e o potencial das famílias no encaminhamento de resolução dos conflitos.
Tais mudanças oferecem subsídios para audiências conjuntas com o juiz e o técnico psicossocial. Assim, tem-se adotado na elaboração de um laudo uma ênfase maior na dimensão compreensiva do conflito do que na disputa entre querelantes. Por outro lado, a resolução CFP 07 de 2003 determina o que um laudo psicológico deve possuir como elementos mínimos.
Com base na leitura desse texto, é CORRETO afirmar que
A) o processo psicodiagnóstico produz um documento que responde às determinações formais da resolução do CFP, focalizando as questões jurídicas familiares.
B) a realização do processo psicodiagnóstico na situação familiar implica a flexibilização da apresentação formal de um laudo, pois prejudicaria o processo de intervenção familiar, orientada pelo juiz.
C) a avaliação psicológica inclui a identificação, o levantamento da demanda e o uso de instrumentos psicológicos, organizando a análise de resultados a qual deve subsidiar decisões judiciais em relação à dinâmica do caso.
D) o laudo psicológico se caracteriza pelo uso de entrevistas e da opinião da família, pois as demais técnicas de avaliação não se prestam à compreensão do vivido pela família, e podem distorcer a decisão judicial.
E) a resolução do CFP obriga o profissional a relatar todos os aspectos psicológicos levantados durante a entrevista, pois revelam dados jurídicos aparentemente desconexos, mas importantes para a demanda judicial.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
O psicólogo que trabalha com grupos atendidos pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), atua no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos do PAIF são: a prevenção e o enfrentamento de situações de risco social; fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; promoção de aquisições sociais e materiais às famílias, visando fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e de comunidades.
É CORRETO afirmar que, nesse programa, cabe ao psicólogo a análise
A) da demanda; caracterização do grupo; planejamento conjunto das atividades; escolha de técnicas de dinâmica de grupo que estimulem a participação; acompanhamento e avaliação das atividades grupais; e avaliação do programa social.
B) da integração regional das ações, no campo do micro e macrossistema de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade, compatibilizando ações no campo da psicologia social e intervenções econômicas.
C) da normatização das atividades de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade social e das contribuições dos movimentos sociais, identificando alternativas psicológicas de intervenção.
D) de políticas públicas dirigidas para o setor, conhecimento das características do bairro para definir o público-alvo; análise do cronograma de desembolso financeiro dos órgãos de fomento e definição de proposta avaliativa.
E) dos trabalhos desenvolvidos nos ambulatórios que dão suporte para a saúde da população atendida, bem como sua articulação com o planejamento de atividades.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Leia o texto:
Estudos de caracterização da clientela e de motivos para abandonos de tratamentos psicoterápicos em serviços comunitários em saúde mental identificaram a incidência acumulada de 39,2%. Outros trabalhos citam o índice de 25% a 50% referente a pacientes que desistem do atendimento, havendo menor abandono na clínica privada do que nos serviços comunitários de saúde mental. Assim, são necessárias ações que possam auxiliar a redução dessa alta incidência de abandono de tratamento por meio de abordagem e ações especiais, implementadas enquanto políticas públicas.
BENETTI S.P.C et al. 2008 (Adaptado)
Em relação à leitura feita, é CORRETO afirmar que
A) a atividade psicoterapêutica é mais adequada para o tratamento de pacientes de maior poder aquisitivo, pois ela é muito longa e gera desistência.
B) o atendimento nas clínicas privadas, por ser multidisciplinar, gera maior adesão e menor desistência dos pacientes em psicoterapia.
C) a desistência dos pacientes sugere a ausência de fundamento nas teorias psicoterapêuticas que articulem setores público e privado.
D) os modelos psicoterapêuticos atuais são adequados. O abandono dos pacientes é devido à preferência pelo atendimento privado.
E) os modelos terapêuticos, mesmo sendo eficazes, demandam investigação de sua adequação à população atendida.
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