Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito

Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito

Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2009QUESTÃO 12
Um dos seis princípios do realismo político, segundo Hans Morgenthau, é: “O realismo considera que o interesse definido como poder é uma categoria objetiva universalmente válida, embora não possua um significado definitivo. Poder é o controle do homem sobre o homem.”

Considerando esse princípio, pode-se afirmar que o realismo clássico pode constituir a base conceitual e teórica da política externa dos Estados modernos.

PORQUE

Apresenta uma relação entre poder e interesse que se adéqua à centralização do poder político domesticamente e à disputa por prestígio e poder no sistema internacional.

Considerando-se essas proposições, é CORRETO afirmar que

A) as duas são verdadeiras, e a segunda explica a primeira.

B) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma explicação correta da primeira.

C) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.

D) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.

E) as duas são falsas.


ENADE 2009 - QUESTÃO 13
As teorias neo-realistas, tendo se tornado uma corrente influente a partir dos anos 80, são assim denominadas porque

A) constituem teorias que propõem uma compreensão inteiramente nova das relações de poder no sistema internacional.

B) permitem a articulação de novos conceitos sociológicos para a análise do sistema internacional.

C) podem ser interpretadas como uma resposta às críticas do movimento behaviorista (ou tentativa de tornar a disciplina de relações internacionais uma ciência social) ao realismo clássico.

D) redefiniram a discussão sobre o papel do conceito de identidade nacional para o debate sobre política internacional.

E) renovaram a compreensão do debate entre realistas e idealistas.


ENADE 2009 - QUESTÃO 14
O debate entre neo-institucionalistas e neo-realistas teve grande impacto sobre a disciplina de relações internacionais nos anos 80 do século passado e ainda é relevante hoje para a compreensão dos embates dessa área de estudos.

Segundo os autores neo-institucionalistas, a cooperação entre Estados falha quando estes não cumprem as regras ou quando desertam para otimizar seus interesses individuais. Os neo-realistas argumentam, contudo, que

A) a cooperação não é possível entre Estados que buscam maximizar seus ganhos.

B) a cooperação só é possível quando existem mecanismos robustos de monitoramento.

C) a cooperação só pode ocorrer entre países com regimes políticos domésticos similares.

D) além do problema da deserção, deve-se considerar como obstáculo à cooperação o fato de os atores calcularem ganhos relativos e não apenas ganhos absolutos.

E) o maior obstáculo a cooperação entre Estados é a ausência de uma cultura comum.


ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Para as teorias construtivistas das relações internacionais, o conceito de anarquia do sistema internacional

A) é a garantia de que a Europa não será dominada por uma potência hegemônica.

B) é culturalmente construído e pode assumir significados distintos, que vão de lutas de vida e morte entre Estados à convivência pacífica e harmoniosa.

C) é o que explica a cooperação entre Estados, porque os incentiva a trocar informações para escapar ao dilema de segurança.

D)é um constrangimento estrutural, que sempre leva os Estados à guerra, mesmo que seus governantes tenham intenções pacíficas.

E) não é relevante para o estudo das relações internacionais.


ENADE 2009 - QUESTÃO 16
Segundo teóricos que se associam à teoria crítica em relações internacionais, o comprometimento normativo do estudioso não pode ser ignorado, já que ele é inserido em um contexto histórico e social. O estudo da ordem internacional por especialistas tem implicações e consequências para a realidade política internacional, pois

A) a reprodução da ordem é produzida por especialistas trabalhando para o Estado.

B) é necessário incorporar os conceitos do interacionismo simbólico para realizar um trabalho de teoria crítica.

C) não é possível produzir teoria crítica sem o envolvimento explícito em . movimentos sociais transformadores.

D) pode-se dizer que todo estudo de relações internacionais inserido nas academias dos países centrais contribui para a reprodução da ordem.

E) um estudo que desconheça a relação entre interesses econômicos e posições políticas e ideológicas se afasta da proposta de uma teria crítica de relações internacionais e favorece a reprodução da ordem.


ENADE 2009 - QUESTÃO 17
A partir de uma perspectiva que considera a relação constitutiva entre poder e conhecimento, as teorias feministas de relações internacionais

A) apontam como uma perspectiva específica de gênero integrar a construção do conhecimento, em particular o conceito de aceitação, com base numa concepção das relações sociais comparáveis às relações privadas.

B) buscam desconstruir os principais conceitos da disciplina de relações internacionais, apontando para a homogeneidade das ciências sociais.

C) apresentam uma proposta de nova síntese entre a perspectiva realista e liberal.

D) apontam como uma perspectiva específica de gênero estar presente na construção do conhecimento, em particular do conceito de poder, com base numa concepção das relações sociais como dominação e controle, e nos aspectos associados à masculinidade.

E) salientam a masculinidade dos conceitos desenvolvidos no contexto da disciplina de relações internacionais e demonstram o domínio de autores que desconhecem as implicações da distinção entre o público e o privado nessa área de estudos.


ENADE 2009 - QUESTÃO 18
A crise financeira internacional que eclodiu nos Estados Unidos, em 15 de setembro de 2008, com a falência do banco Lehman Brothers, com 158 anos de existência, foi resultado de uma série de decisões de política econômica tomadas desde o início desta década, que quase levaram ao colapso total o sistema financeiro internacional. Qual foi a causa dessa crise?

A) A falia de regulamentação do sistema financeiro e a ampla circulação dos chamados  “papéis tóxicos”, que abalaram o mercado imobiliário norte-americano.

B) A política de equilíbrio orçamentário adotada pelo governo Bush, que resultou na severa restrição do crédito nos Estados Unidos.

C) O câmbio sobrevalorizado da China.

D) O excesso de poupança interna nos Estados Unidos, que demonstrava a desconfiança da população com a saúde financeira do país.

E) O pacote de ajuste estrutural aplicado pelo FMI aos Estados Unidos, que levou a demandas por reformas nas instituições de Bretton Woods.


ENADE 2009 - QUESTÃO 19
A concepção liberal sobre crescimento econômico foi submetida a severa crítica após a Segunda Guerra Mundial. Os críticos ressaltavam que a economia internacional forma uma estrutura e que a autonomia dos países que a integram é apenas relativa, consequência da trajetória percorrida por cada um ao longo da história. Diante disso, considere as afirmações abaixo, que dizem respeito às principais teorias heterodoxas:

I. Deterioração dos termos de troca, categoria elaborada pelo economista argentino Raúl Prebisch, constituiu a base da formulação crítica da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) à teoria clássica do comércio internacional.

II. As teorias críticas à ortodoxia liberal retomavam o conceito de vantagens comparativas, defendendo que cada país deve se especializar nos setores para os quais possuem vocação natural, como gêneros agrícolas.

III. O passado colonial de exportação de produtos primários em contrapartida à importação de manufaturas explica a posição periférica da América Latina na economia internacional.

É CORRETO somente o que se afirma em

A) I e III.

B) I e III.

C) II e III.

D) II.

E) I.


ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Durante uma reunião hipotética do Conselho de Segurança da ONU, discute-se a possibilidade de determinar a aplicação de sanções a um país A que invadiu o território de seu vizinho B. Sabemos que A pode contar com o apoio de dois membros permanentes do Conselho. Discute-se sobre a natureza da operação militar realizada por A, e, dentre os membros do Conselho, há discordância sobre se esta pode ser definida como uma agressão ou se é um caso de movimento defensivo. Qual dos cenários abaixo é impossível?

A) O Conselho de Segurança não chega a nenhuma resolução, pois está dividido entre dois grupos compostos por membros permanentes, dentre outros.

B) O Conselho chega a uma resolução condenando a ação de A e a mobilização de tropas de B ocorrida anteriormente e aprova um mecanismo de negociação segundo os parâmetros do capítulo 6 da Carta da ONU.

C) O Conselho aprova uma resolução determinando que deva ocorrer uma resolução pacífica para a disputa.

D) O Conselho aprova uma resolução definindo A como agressor e sua ação como uma ameaça à paz e à segurança internacional e determina a implementação de sanções.

E) O Conselho transfere a decisão sobre a disputa para a Assembleia Geral.


ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Um indivíduo, sob custódia policial, é torturado em um país da América do Sul. O resultado de suas tentativas de utilizar o sistema jurídico doméstico para defender seus direitos é negativo. De que forma o regime internacional de direitos humanos pode ter um papel nesse contexto?

A) Como cidadão do país, a tortura é uma questão para ser resolvida pelas instâncias que organizam a relação entre Estado e sociedade dentro do território soberano do Estado. Não há relação com regimes internacionais.

B) Como cidadão sul-americano, o indivíduo está protegido apenas pelo sistema interamericano de direitos humanos.

C) Como ser humano, normas estabelecidas no contexto do sistema internacional limitam a ação do Estado. A tortura é regulamentada por uma convenção da ONU contra a tortura. Essa é a base para movimentos sociais, coalizões de Estados e organizações não governamentais buscarem enfrentar o problema.

D) Essa é uma questão a ser negociada no âmbito do sistema ONU. Cada caso de desrespeito aos direitos humanos gera novas normas a serem negociadas.

E) Se o indivíduo for um estrangeiro, ele estará protegido pelo regime internacional de direitos humanos desenvolvido para proteger os que não são cidadãos.


ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Na análise da produção de política externa, o modelo desenhado por Robert Putnam, conhecido como jogo de dois níveis, representa uma contribuição inovadora para a análise de política externa porque

A) se contrapõe ao modelo burocrático que foca na disputa intra-aparato estatal.

B) enfatiza pela primeira vez o papel da divisão de poderes em um Estado democrático liberal na definição da política externa para setores específicos.

C) inaugura a “abertura da caixa preta" no estudo de política externa.

D) incorpora a relação entre a esfera política doméstica e a esfera política internacional ao debate sobre política externa.

E) permite a incorporação de modelos oriundos da microeconomia ao estudo de relações internacionais.


ENADE 2009 - QUESTÃO 23
A aprovação da Resolução 41/11 da Assembleia Geral da ONU constituiu importante vitória da diplomacia brasileira, ao criar a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZPCAS), em 1986. Esse fato

A) aproximou o Brasil do regime de apartheid da África do Sul.

B) constituiu um obstáculo ao pleito da Argentina de exercer a soberania sobre as ilhas Malvinas.

C) impediu a nuclearização do Atlântico Sul por potências extrarregionais.

D) possibilitou o definitivo controle do Brasil sobre as 200 milhas marítimas.

E) protegeu os interesses dos Estados Unidos na região.


ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Discurso do Presidente José Sarney na fronteira entre o Brasil e a Argentina, em 29 de novembro de 1985, por ocasião da inauguração da Ponte “Presidente Tancredo Neves”.

enade

A Declaração de Iguaçu constituiu o primeiro passo na direção da integração entre Argentina e Brasil, inaugurando uma etapa nova nas relações entre os dois países. Sob o governo de Fernando Collor e Carlos Menem, o processo incorporou Paraguai e Uruguai, culminando na assinatura do Tratado de Assunção, que criou o Mercosul.

Qual das afirmações abaixo sintetiza a política externa brasileira para esse bloco?

A) Apesar de todos os esforços do Mercosul para a criação da Alca, a integração hemisférica não foi alcançada.

B) O Mercosul tem servido exclusivamente aos interesses políticos, sem envolver a liberalização do comércio entre os países membros do bloco.

C) Para a diplomacia brasileira, o aspecto negativo do Mercosul é que ele proíbe novos acordos comerciais com países de fora da região.

D) Para a política externa brasileira, o Mercosul é o pilar da integração da América do Sul, e a aliança estratégica com a Argentina constitui o elemento mais importante do bloco.

E) Para a política externa brasileira, o Mercosul é um espaço secundário na América do Sul, pois a prioridade é o mercado mexicano.


ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Com relação aos modelos teóricos para a integração regional na América Latina, é correto afirmar que

A) a integração regional apenas entrou nas preocupações teóricas da América Latina por influência do Fundo Monetário Internacional, que a defendeu como maneira de promover o desenvolvimento da região.

B) a integração regional nunca foi uma preocupação dos acadêmicos latino-americanos, que estavam mais preocupados com o equilíbrio de poder entre as grandes potências.

C) as teorias sobre integração latino-americanas são muito recentes e datam da década de 1980; começaram por influência das novas correntes acadêmicas, como o construtivismo.

D) essa não era uma preocupação para a região até a segunda metade do século XX, quando o exemplo das teorias funcionalistas e neofuncionalistas, desenvolvidas para explicar o processo de integração da Europa, incentivou tais reflexões nas Américas.

E) existe uma tradição teórica latino-americana de pensar a integração da região como algo necessário para maior autonomia política e desenvolvimento econômico, que remonta à época das independências e encontra expressão moderna no estruturalismo da CEPAL.


ENADE 2009 - QUESTÃO 26
Iniciada em 1957 com a assinatura do Tratado de Roma, e depois de percorrer acidentado percurso em que não faltaram momentos de grande pessimismo, a integração europeia reúne hoje 27 Estados e constitui o modelo mais bem-sucedido de regionalismo. Sobre ela é correto afirmar que

A) a adesão da Rússia foi a última grande conquista da União Europeia.

B) a Política Agrícola Comum da União Europeia prejudica a zona rural e favorece os interesses industriais da Alemanha e da França.

C) a recusa de Portugal em integrar a União Europeia lhe tem causado sérios prejuízos econômicos.

D) a União Europeia deu uma demonstração de pragmatismo político ao admitir países com sistemas autoritários de poder, como Grécia e Bulgária.

E) uma vez alcançada a unificação monetária, um dos grandes desafios que se apresenta à União Europeia é a Política Externa e de Segurança Comum (PESC).


ENADE 2009 - QUESTÃO 27
O regime de não proliferação nuclear é composto por um conjunto de tratados e arranjos que visam evitar a proliferação de armas nucleares. O Tratado de Não Proliferação Nuclear de 1968 é o pilar desse conjunto normativo e institucional. Quais são suas principais características?

A) A ênfase no desarmamento e um sistema de monitoramento robusto.

B) A preocupação com a não proliferação de tecnologia nuclear de uma forma geral e o tratamento diferenciado de tecnologia para uso médico.

C) O tratamento da soberania de todos os Estados de forma equânime e a ênfase no controle de armamentos.

D) O tratamento discriminatório dos países e a associação entre não proliferação no presente e desarmamento no futuro.

E) Ser um claro enraizamento na cultura internacional do século XX, que inclui a ideia de igualdade entre os Estados soberanos.


ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Entre 1992 e 1995, uma Guerra Civil mudou a história da Europa balcânica, criando um novo país independente — a Bósnia. Qual foi a realidade sistêmica que gerou condições favoráveis a essa transformação histórica?

A) A expansão e o aprofundamento do processo de integração regional

B) A redistribuição de poder entre as potências tradicionais e os países emergentes, como China, Índia e Brasil.

C) As transformações econômicas da passagem para uma economia da informação.

D) O fim da Guerra Fria criou condições para a emergência de forças nacionalistas e/ou separatistas em diversas partes do mundo. Um conjunto de mecanismos que garantiam a ordem ou congelavam conflitos se desestruturou.

E) O fim da Guerra Fria produziu novos conflitos na medida em que os Estados Unidos se voltaram para seus problemas internos e abandonaram seu papel hegemônico.


ENADE 2009 - QUESTÃO 29
Após a realização de sete rodadas de negociação dedicadas fundamentalmente à abertura dos mercados, a Rodada Uruguai do GATT (1986-1994) foi a mais ambiciosa desde a assinatura do acordo, em 1947, porque

A) ampliou a agenda de negociações com a inclusão de temas como agricultura, propriedade intelectual e serviços.

B) criou a política agrícola comum da União Europeia.

C) facultou aos países em desenvolvimento o acesso às tecnologias sensíveis, como a energia nuclear.

D) reforçou a importância do protecionismo como principal estratégia do comércio internacional.

E) revogou todos os acordos de propriedade intelectual, criando o software livre.


ENADE 2009 - QUESTÃO 30
A conferência de Bretton Woods ocorreu em 1944 e nela foi criado o quadro institucional internacional que regulou a economia global, após a Segunda Guerra Mundial. Entre as principais decisões desse encontro diplomático está a criação

A) da Organização das Nações Unidas, que estabelece os padrões internacionais para o desenvolvimento econômico.

B) da Organização Mundial do Comércio, que define as regras para o comércio internacional.

C) do Banco de Pagamentos Internacionais, que funciona como o regulador dos bancos centrais de todo o mundo.

D) do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que atuam, respectivamente, como fonte de financiamento a projetos de desenvolvimento e de empréstimos para países que passam por crises financeiras.

E) o restabelecimento do padrão-ouro, criando condições para o crescimento do comércio internacional.


ENADE 2009 - QUESTÃO 32
A vitória da Prússia na guerra de 1870-1871 e a consequente criação do Império Alemão inauguraram nova fase na política internacional, na qual o Império Alemão assumiu a condição de Estado protagonista e o chanceler Otto von Bismarck desempenhou o papel de principal articulador político.

I. Ao se constituir, o Império Alemão rompeu o equilíbrio de poder na Europa, por se tornar o Estado econômica e militarmente mais forte no continente.

II. A formação do Império Alemão não se constituiu como um obstáculo à hegemonia britânica nos mares, pois a concepção estratégica alemã era exclusivamente terrestre.

III. Ao convocar o Congresso de Berlim em 1884-1885, para organizar a Partilha da África, Bismarck demonstrou que a conquista de colônias não era o principal objetivo de sua política.

É CORRETO o que se afirma em

A) I 

B) II e III somente.

C) I e III somente.

D) I e II somente.

E) I, II e III. 


ENADE 2009 - QUESTÃO 33

enade

O Pacto Briand-Kellogg é considerado a expressão máxima da fase idealista que reinou no sistema internacional após a Primeira Guerra Mundial. Entre os documentos abaixo, assinale aquele que abriu essa fase do sistema

A) A criação do Comintern  (Terceira Internacional).

B) A Declaração assinada por Arthur James Balfour.

C) A ratificação do Tratado de Versalhes.

D) O Pacto de Locarno.

E) Os 14 Pontos de Wilson: Mensagem ao Congresso.


ENADE 2009 - QUESTÃO 34

enade

As palavras de Nyerere exprimiam a visão que os líderes do Movimento dos Não Alinhados tinham sobre o lugar que o Terceiro Mundo ocupava na estrutura do sistema internacional.

A esse respeito assinale a afirmativa correta:

A) Devido à sua posição na Guerra Fria, o Brasil se opôs à criação do G-77.

B) O Movimento dos Países Não Alinhados continua a ser um movimento muito influente, a despeito do fim da Guerra Fria.

C) O Movimento dos Países Não Alinhados tem origem na Conferência Afro-Asiática de Bandung, ocasião em que a bipolaridade da Guerra Fria perde a rigidez.

D) Os Estados Unidos e a URSS acolheram com entusiasmo o Movimento dos Não Alinhados e o G-77, como forma de dividir a responsabilidade de administração do sistema internacional.

E) Os países da América Latina tiveram papel destacado na Conferência de Bandung.


ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Entre as décadas de 1820 e 1870, a política externa brasileira promoveu diversas intervenções militares nos países da bacia do Rio da Prata. Leia as afirmações abaixo com relação a esses acontecimentos diplomáticos:

I. O objetivo dessas guerras era anexar os antigos territórios do Vice-Reinado do Prata ao Império do Brasil.

II. Entre as principais causas dessas intervenções estavam os receios brasileiros de que os antigos territórios do Vice-Reinado do Prata se reunissem num só Estado, que poderia ameaçar a segurança do Brasil por meio do fechamento dos rios platinos à navegação,

III. A relação entre Brasil e Argentina oscilou muito ao longo desse período. Os dois países foram inimigos na guerra pelo controle da Cisplatina (Uruguai) e aliados contra o Paraguai,

É CORRETO somente o que se afirma em

A) II e III.

B) I.

C) I e III.

D) III.

E) II.


ENADE 2009 - QUESTÃO 36

enade

Ao representar o Brasil como Delegado na Segunda Conferência da Paz de Haia (1907), o jurista Rui Barbosa o fez com raro brilho, tornando-se conhecido como “Águia de Haia”. A fama obtida por Rui Barbosa deveu-se ao fato de

I. ter comandado a rejeição à proposta de Washington de criação de um Tribunal Mundial de Justiça, em que oito potências teriam assento permanente e as demais teriam assentos rotativos, defendendo o princípio da igualdade jurídica das nações;

II. ter conseguido aliar-se com os diplomatas norte-americanos e, assim, impedido que o tribunal mundial de justiça fosse formado exclusivamente por países europeus.

III. haver afirmado uma questão de princípio constituinte da ordem internacional que transcendia os interesses do Brasil indo ao encontro dos interesses de todos os países da América Latina.

É CORRETO somente o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e II.

D) II e III.

E) I e III.


COMENTÁRIOS

Nome

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einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,943,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Relações Internacionais ENADE 2009 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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