Prova de Secretariado Executivo ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Secretariado Executivo ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
A apropriação do Secretariado Executivo, como diversas outras profissões, tem passado por uma série de modificações para se adequar às mudanças organizacionais. O quadro apresenta algumas dessas modificações de 1950 aos dias atuais:
A década que representa a evolução do perfil tecnicista para o perfil de assessoria gerencial do profissional é:
A) 1950.
B) 1970.
C) 1980.
D) 1990.
E) A partir de 2000.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
Leia o trecho:
Muitas empresas, ainda hoje, desconhecem ou ignoram a legislação que regulamenta a profissão de Secretário Executivo.
PORQUE
Só devem ser considerados Secretários Executivos os casos previstos no artigo 2º, da Lei 7.377, de 30 de setembro de 1985, modificada pela Lei 9.261, de 10 de janeiro de 1996
art 2º Para os efeitos desta Lei é considerado:
I- Secretário Executivo:
A) o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado legalmente reconhecido, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado na forma da lei;
B) O portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de início da vigência desta Lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionadas no artigo 4º desta Lei.
A respeito dessas frases é CORRETO afirmar que
A) as duas são verdadeiras, mas a segunda não se relaciona de forma correta com a primeira.
B) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma relação correta com a primeira.
C) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas são falsas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Ana, secretária executiva de uma construtora, foi transferida de setor, devido 120 fato de seu chefe ter sido promovido para um cargo no exterior. Durante 16 anos, Ana assessorou-o com zelo e muita dedicação. O seu novo chefe demonstrou algumas resistências em tê-la no seu quadro de colaboradores, devido a alguns conflitos ocorridos com o ex-chefe de Ana.
Transcorridos três meses com a nova chefia, o sofrimento psicológico de Ana estava estampado em seu semblante. As novas imposições, as faltas de diálogo e as repetições frequentes: “Você ficou igualzinha ao antigo chefe, não consegue se ajustar ao grupo e é muito prepotente” sempre ocorriam em meio a gritos e agressões verbais.
Em relação a essa situação o comportamento do novo chefe pode ser considerado assédio moral, devido
A) aos ataques repetidos, acompanhados de desqualificações que vão minando a autoconfiança, provocam sentimentos de insegurança e de culpa.
B) aos conflitos decorrentes dessa relação, que gera recriminações, falta de diálogo e indiferenças, levando à patologia do trabalho.
C) ao mal-estar gerado no ambiente de trabalho e à indiferença ao modelo ergométrico, causando desmotivação.
D) ao estresse e ao esgotamento físico, desenvolvendo a síndrome de burnout e outras doenças que levam ao afastamento do trabalho.
E) à atitude grosseira praticada por uma pessoa tirânica, causando descontroles emocionais e doenças do trabalho entre as pessoas ao seu redor.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
O quadro a seguir retrata as habilidades correspondentes ás áreas de competência gerencial:
As competências mencionadas por Hashimoto (2006) remetem a um perfil profissional de Secretário Executivo assessor, gestor e empreendedor. Assinale a alternativa que corresponde a essa relação na sequência em que aparecem no quadro:
A) (1) conhecimento de produto; (2) liderança; (3) setor, (4) negócio; (5) rede de contato; (6) empreendedor; (7) administrativa
B) (1) negócio; (2) conhecimento de produto; (3) setor; (4) liderança; (5) rede de contato; (6) administrativa; (7) empreendedor.
C) (1) empreendedor; (2) conhecimento de produto; (3) liderança; (4) negócio; (5) rede de contato; (6) setor; (7) administrativa.
D) (1) conhecimento de produto; (2) negócio; (3) setor; (4) liderança; (5) rede de contato; (6) administrativa; (7) empreendedor.
E) (1) setor; (2) empreendedor; (3) conhecimento de produto; (4) administrativa; (5) negócio; (6) rede de contato; (7) liderança.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
O termo deontológico, usado como sinônimo de ética profissional, surgiu para definir o tipo de conhecimento que pretendia orientar os indivíduos a irem ao encontro do prazer, evitando desprazer e dor. É a tarefa de ensinar os indivíduos a administrarem suas emoções, usando-as com assertividade. É CORRETO considerar a ética profissional do Secretário Executivo como
A) a ciência do trabalho dos deveres e do cumprimento das obrigações, com foco no individual.
B) a necessidade de obedecer ordens e cumprir normas na empresa, com foco nas metas e objetivos empresariais.
C) a promoção e a adaptação dos desejos sociais e institucionais, que levam a uma racionalidade instrumental.
D) a significação do obrigatório, justo e bom para o bem comum, trazendo satisfação individual e coletivo por meio de valores.
E) a ciência a serviço de atingir o indivíduo, por intermédio da abertura de consciência.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
Na seção V do Código de Ética Profissional, “Qualidades para o desempenho da profissão de Secretária”, afirma-se que “a Secretária deve manter-se em permanente estado de desenvolvimento profissional”.
Com base nesse pressuposto, realizaram-se pesquisas com alunos do curso de Secretariado Executivo, para mapear o interesse em qualificação com relação às habilidades primordiais para o exercício da profissão.
Interesse de qualificação na área de Secretariado
Executivo
A partir do exposto, é CORRETO afirmar que
A) gestão é a área que desperta maior interesse entre os entrevistados, em função do novo perfil profissional requerido.
B) o campo da ética profissional é uma qualificação procurada por um número menor de participantes da entrevista.
C) empreendedorismo e inteligência emocional são áreas que despertaram pouco interesse dos entrevistados.
D) inteligência emocional, por sua importância no contexto empresarial, é uma das áreas mais procuradas pelos entrevistados.
E) a demanda existente por cursos nas áreas de empreendedorismo e ética profissional é incipiente, de acordo com os entrevistados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Leia o gráfico:
Tempo utilizado para a realização de tarefas
rotineiras
O gráfico demonstra as atividades realizadas por um profissional de Secretariado Executivo e o tempo gasto para o desempenho das funções.
Considerando-se o contexto de administração do tempo e de gestão de desempenho neste exemplo, é CORRETO afirmar que o profissional
A) se empenha em planejar as atividades, valorizando a capacidade de fazer planos diários.
B) gasta parte significativa de seu tempo atendendo o telefone, em detrimento das demais atividades.
C) organiza seu tempo de modo a permitir criação de tempo livre para possíveis imprevistos.
D) prima por hierarquizar a importância das tarefas após executá-las diariamente.
E) busca equilíbrio entre o tempo gasto para desempenhar as funções que lhe são dirigidas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e de estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado.
Há vários tipos de eventos que a empresa pode utilizar para atingir tais objetivos.
A alternativa que relaciona, de forma CORRETA, o nome do evento e sua descrição é
A) Brunch: evento informal, que pode tratar de diversos assuntos, inclusive fusão de empresas, mudança de funcionários, etc. Seu horário ideal é após o expediente entre 19h e 21h, por apresentar um momento apropriado para estabelecer relacionamentos profissionais, podendo, ainda, ser cenário para reuniões de trabalho,
B) Convenção: é uma espécie de reunião, visando concentrar públicos diferenciados, ou seja, de áreas e de segmentos diferentes, para tratar de uma variedade muito ampla de assuntos ou, até mesmo, para apresentação de produtos novos no mercado. Nesses eventos, os participantes são instigados para novos desafios e continuamente motivados para atingir os objetivos propostos.
C) Coquetel: caracteriza-se pela reunião de empresários que objetivam mostrar novos equipamentos, produtos e serviços, objetivando sua apresentação e, opcionalmente, sua venda. Pode acontecer num bar, restaurante, ou na própria empresa, visando à otimização de relacionamentos.
D) Feira: é uma forma de exibição pública, com o objetivo de venda direta ou indireta, constituída de vários estandes, montados em lugares especiais, onde se colocam produtos e serviços. Os participantes têm um mesmo nível de conhecimento para possibilitar debates num nível mais sintonizado entre eles.
E) Visita técnica ou Open Day: oportunidade oferecida pelas empresas para mostrar, a um público segmentado, suas instalações, equipamentos e equipes. Faz parte do planejamento dessas visitas realizar uma recepção aos convidados, exibição de audiovisual, entrega de brindes, releases, etc., conforme o público que será recebido.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
No ambiente dos negócios, há muitas situações que exigem do Secretário Executivo uma postura adequada, conforme as regras de etiqueta, cujo objetivo é evitar constrangimentos, conquistar a simpatia e de comprometimento de outras pessoas.
Um momento vivenciado em praticamente todo tipo de empresa são as reuniões, para as quais é necessário atenção com as regras de etiqueta.
Assinale a alternativa em que se apresenta o conjunto de posturas adequadas na organização de uma reunião.
A) Cortar o pensamento que está sendo verbalizado dentro de uma lógica que pode dispersar a atenção de quem está falando e prejudicar uma conclusão importante. No entanto, para não interromper a fala, é apropriado fazer um sorriso sintomático ou um gesto visível, quando se deseja fazer uma crítica ao interlocutor, pois ele entenderá a mensagem.
B) As reuniões são necessárias, mesmo para assuntos rotineiros, que podem ser resolvidos por telefone, pois somente uma reunião formaliza as decisões empresariais para que sejam respeitadas.
C) A reunião deve prever e cumprir um horário de início, sendo aceitável apenas prolongar seu encerramento, diante da impossibilidade de prever o nível das discussões, e da inabilidade do coordenador da reunião em controlar os debates.
D) Quando o assunto for urgente e melindroso, normalmente envolvendo discussões sobre posturas e comportamentos, é indicado marcar a reunião de última hora para evitar ansiedade e para que os envolvidos tenham tempo para articular justificativas para posturas inapropriadas,
E) Em uma reunião de trabalho, a irritação dos participantes é provocada pela forma de o interlocutor expor suas ideias com ironia ou agressividade. Por isso, o coordenador da reunião deve orientar os demais para evitar esse tipo de comportamento, cabendo também aos participantes, autoavaliar suas posturas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Solange é Secretária do Diretor de Marketing da filial brasileira de uma empresa multinacional francesa, que ficou responsável pela organização de uma solenidade em comemoração ao Ano da França no Brasil. Solange e seu diretor estão elaborando a composição da mesa oficial do evento.
Serão convidados para compor a mesa:
* Presidente da matriz na França;
* Presidente da filial brasileira;
* Prefeito de Palmas/TO, cidade-sede da filial brasileira da empresa;
* Diretor de Marketing;
* Diretor de Recursos Humanos;
* Presidente da Federação Nacional do Comércio.
Considere que cada quadro abaixo representa um lugar à mesa, destinado a uma autoridade.
Identifique a alternativa que atende à correta ordem de precedência e disposição na mesa de honra.
A) 1 Presidente da matriz — França
2 Presidente da filial brasileira
3 Diretor de Recursos Humanos
4 Diretor de Marketing
5 Presidente da Federação Nacional do
Comércio
6 Prefeito da cidade de Palmas
B) 1 Prefeito da cidade de Palmas
3 Presidente da Federação Nacional do
Comércio
4 Presidente da filial brasileira
6 Presidente da matriz — França
5 Diretor de Recursos Humanos
2 Diretor de Marketing
C) 6 Diretor de Marketing
5 Diretor de Recursos Humanos
4 Prefeito da cidade de Palmas
1 Presidente da matriz — França
2 Presidente da filial brasileira
3 Presidente da Federação do Comércio
D) 6 Diretor de Recursos Humanos
4 Presidente da Federação Nacional do
Comércio
2 Presidente da matriz — França
1 Prefeito da cidade de Palmas
3 Presidente da filial brasileira
5 Diretor de Marketing
E) 1 Prefeito da cidade de Palmas
2 Presidente da filial brasileira
3 Presidente da Federação Nacional do
Comércio
4 Presidente da matriz — França
5 Diretor de Recursos Humanos
6 Diretor de Marketing
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Leia a seguinte tabela:
Sobre os documentos mencionados nessa tabela, é CORRETO afirmar que
A) os documentos classificados no tipo documental sob número 0-1-1 devem ser mantidos no setor durante o tempo de vigência e, após esse prazo, transferidos para o arquivo geral por um período de quatro anos.
B) os documentos classificados no tipo documental sob número 0-1-6 devem ser arquivados no setor pelo período de um ano e encaminhados para o Arquivo Geral, para permanecerem arquivados pelo período de quatro anos.
C) os documentos classificados no tipo documental sob número 0-1-6-3 devem ser arquivados no setor durante o período de dois anos e, após esse prazo, encaminhados ao arquivo permanente.
D) os documentos classificados no tipo documental sob número 0-1-6-4 devem ser arquivados no setor durante o seu prazo de vigência, sendo que tal vigência expira quando o ato for revogado.
E) todos os documentos da Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) devem ser mantidos no setor pelo seu período de vigência e encaminhados para o arquivo permanente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
A conjuntura contemporânea, marcada pela globalização, pelas novas tecnologias de comunicação, pela informação, bem como pela valorização estratégica da articulação de variáveis culturais exige que os estudos de comunicação organizacional assumam uma maior complexidade, tendo em vista a necessidade de se trabalhar com os diferentes vetores de produção e consumo presentes no mundo atual.
Entre esses vetores, podem-se citar: o acirramento da concorrência; a segmentação de mercados, de públicos e da mídia; a introdução de novas tecnologias que permitem o gerenciamento em tempo real, a participação vital do consumidor na produção; e a necessária articulação com o ambiente cultural - tanto aquele que se refere à dimensão local, quanto o que se refere às dimensões regionais, nacionais ou mesmo transnacionais.
Diante dessa afirmação, compete ao profissional de Secretariado Executivo compreender que
I. em função da importância da gestão da informação integrada com os objetivos institucionais, as organizações passaram a praticar a comunicação de forma fragmentada, em departamentos estanques, como assessorias de imprensas, área de promoções, de marketing, de cerimonial e de informática;
II. o planejamento estratégico da comunicação integrada é uma ferramenta importante para direcionar com eficiência e eficácia as ações comunicativas das organizações;
III. a comunicação empresarial caminha para se transformar em um processo de inteligência empresarial, na qual os profissionais se tornam gestores de informações;
IV. a comunicação se torna um elemento importante de inteligência empresarial, usufruindo das novas tecnologias, dependendo de uma política comum para toda a empresa, e seu planejamento deve ser centralizado.
Estão corretas somente as afirmativas:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) II e III.
D) I e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
O profissional de Secretariado Executivo é o elo entre os níveis decisórios e os demais públicos da empresa e, muitas vezes, coordena uma equipe de trabalho, com responsabilidade direta nos resultados. Nessa rede de relacionamentos heterogêneos e de diferentes graus de poder, a forma de atuação desse profissional na assessoria é extremamente importante.
Como o profissional de Secretariado Executivo pode atuar como assessor da gestão, mantendo Suas características de agente facilitador do trabalho em equipe?
A) Buscando oferecer os resultados concretos esperados pela empresa em todas as instâncias.
B) Ajudando cada membro da equipe na condução das atividades, dando apoio, aconselhamento, orientação, motivação e feedback.
C) Treinando as pessoas por meio de troca de ideias e de experiências, a fim de viabilizar a comunicação entre os setores.
D) Recompensando a equipe pelos resultados alcançados, comemorando o alcance das metas.
E) Avaliando constantemente o desempenho da equipe, verificando o progresso alcançado e indicando as correções necessárias.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Liderança é uma das competências gerencias que o profissional de Secretariado Executivo deve possuir para trabalhar em equipe. Essa competência auxilia na gestão e na assessoria do executivo, nas atividades rotineiras do profissional, além de ser um fator primordial para o crescimento na profissão.
Para tanto, o profissional de Secretariado Executivo precisa saber que
I. as características adequadas ao líder em uma organização podem ser inúteis em outra, pois é essencial sua compatibilização com culturas organizacionais específicas;
II. os estilos de liderança são sempre eficazes. O contexto e as características dos seus seguidores determinarão os diversos estilos de liderança que deverão compor equipes;
III. líderes eficazes possuem inteligência, personalidade sociável, grandes habilidades verbais, autoritarismo, agressividade para negócios, compreensão e perseverança;
IV. requisitos de qualidade, envolvimento dos subordinados e conflito em torno de opções são fatores situacionais que afetam o próprio volume de participação do funcionário;
V. a eficácia da liderança depende da estrutura das tarefas, poder da posição, relações líder membro, grupo de trabalho, características dos subordinados, cultura organizacional e cultura nacional.
Estão corretas somente as afirmativas
A) II, III e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) III, IV e V.
E) I, II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
As organizações, de uma maneira geral, demandam funcionários ativos e atuantes. O mais importante, nesse cenário de globalização e competição acirrada, não é apenas estar empregado, mas ser empregável.
Para o profissional de Secretariado Executivo ser empregável, é necessário
A) possuir capacidade de desempenhar suas funções com competência, honestidade, tecnicidade e zelo.
B) ampliar as habilidades conceituais, incrementar a macrovisão e a sua capacidade de gerar renda.
C) ter comprometimento com os objetivos organizacionais e com a capacidade de tomar decisões.
D) ter condição de se adaptar às contínuas mudanças no mundo do trabalho e estar apto a nele permanecer.
E) ter capacidade de gerar o próprio trabalho, ter conhecimento técnico e até abrir um negócio próprio.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
A definição do tipo de consultoria possibilita ao consultor definir com maior clareza o produto que será oferecido ao cliente, como relatórios, manuais de treinamentos, manuais de conteúdo e descrição de processos.
Qual é a importância para o consultor em estabelecer essa definição?
A) Permitir ao cliente satisfazer suas necessidades e expectativas empresariais, de acordo com o consultor.
B) Possibilitar ao consultor avaliar o grau de aceitação ou resistência durante o processo de trabalho.
C) Auxiliar o consultor a justificar o tempo estimado para a execução das tarefas e o preço do projeto.
D) Permitir ao cliente calcular o retorno financeiro, decorrente das melhorias implantadas.
E) Fornecer ao consultor dados para elaborar seu currículo de experiências e de expectativas de trabalho.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
O planejamento estratégico passou a ocupar lugar no mundo empresarial em meados dos anos 1960, em resposta à obsolescência dos modelos tradicionais de gestão. A partir da década de 1980, o modelo de gestão com foco no planejamento ganhou amplitude, profundidade e complexidade.
O profissional de Secretariado Executivo passou a desenvolver formas de acompanhamento e de controle nos processos de gestão, além de enfrentar desafios e de aproveitar as oportunidades que encontra no ambiente de trabalho, desenvolvendo uma excelência de serviços com sua chefia imediata e clientes.
Qual modelo de gestão permite desenvolver esses aspectos estruturais no perfil do profissional de Secretariado Executivo?
A) Abordagem burocrática.
B) Abordagem de aprendizagem
C) Abordagem mecanicista.
D) Abordagem estratégica.
E) Abordagem estruturalista.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
A estratégia é definida como as regras e as diretrizes para a tomada de decisão que orientam o processo de desenvolvimento de uma organização.
Portanto, as decisões estratégicas são aquelas que
I. permitem à empresa desenvolver-se e prosseguir seus objetivos da melhor forma, considerando suas relações com o ambiente em que se insere;
II. desenvolvem os valores da corporação, a capacitação gerencial e o planejamento de curto prazo;
III. propiciam respostas às flutuações de mercado, procurando manter uma sintonia entre os setores da organização, a fim de potencializar os lucros;
IV. são interdependentes e refletem as exigências operacionais, em termos de programação da produção, custos e tecnologia disponível;
V. capacitam as pessoas a pensar estrategicamente, alcançando uma mudança de comportamento e cultura organizacional
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I.
E) V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
O comportamento humano busca, no trabalho conjunto, habilidades gerenciais que são consideradas essenciais: o controle emocional, a empatia, a sociabilidade, o saber ouvir, o dar e o receber feedback,
Quando a empresa, na figura dos seus integrantes, tem internalizada uma atitude de isenção diante das diferenças, torna-se capaz de percorrer, de forma mais segura e competente, os caminhos intrincados das relações humanas e de aprender com elas.
Qual é o comportamento que impacta negativamente em atitudes que agregam valor no dia a dia das organizações?
A) A interação humana: a busca pela autonomia e a necessidade de autorrealização exigem um entendimento de como isso será possível.
B) O desempenho: a qualidade a produtividade, a ética nos negócios passaram a exigir atenção, que se traduz em resultados.
C) A diversidade: promoção da convivência e a compreensão das diferenças presentes nas organizações.
D) A competitividade: incentivo à competitividade entre os membros como forma de controle da dimensão de poder.
E) A temporariedade: necessidade de se preparar para mudar constantemente, porque a velocidade das mudanças é intensa.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Um bom clima organizacional não é uma estratégia simples, necessita de articulações especializadas, desencadeia importantes facilitadores da produtividade e qualidade de vida no trabalho.
O que podemos considerar como Qualidade de Vida no Trabalho?
A) Oportunidade para desenvolver a capacidade humana, informação compartilhada e valorização do indivíduo.
B) Condições facilitadoras que impliquem bem-estar do funcionário, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
C) Estrutura da organização do trabalho, para estabelecer diretos e deveres dos trabalhadores.
D) Integração social dos trabalhadores com ausência de preconceito, estereotipias e competitividade.
E) Organização do trabalho, como meio de ganhar a vida com um salário justo e compensador.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Leia o texto:
Toda correspondência empresarial deve deixar clara a intenção do autor, pois “a intenção indicará, sempre, o modo, a maneira como será conduzida a comunicação. Não é uma questão de estilo; é uma questão de tratamento. É a intenção que determinará as palavras que serão usadas para tratar o assunto e alcançar o resultado desejado.” (Machado Neto, 2003)
Na correspondência citada, a intenção do emissor é
A) limitar-se a criticar os procedimentos de tempo de almoço e as instalações do restaurante da empresa.
B) ater-se a descrever a situação dos funcionários da empresa, que se sentem prejudicados pelos procedimentos no horário do almoço.
C) apresentar propostas de melhorias nas condições de almoço dos funcionários da empresa, a partir dos dados coletados nesse horário.
D) estabelecer uma relação de entendimento com a Divisão de Benefícios, a fim de conquistar melhores condições de trabalho para os funcionários.
E) sugerir a revisão dos horários e organização do restaurante, para melhorar as condições de almoço dos funcionários.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
O Manual de Redação da Presidência da República (www.planalto.gov.br) estabelece as normas para a redação de documentos oficiais.
Para redigir um ofício, é correto afirmar que
A) nas comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento Vossa Santidade. Aos Sacerdotes utliza-se Vossa Excelência.
B) fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares, sendo suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.
C) ao tratamento Vossa Magnificência, empregado por força da tradição, em comunicações dirigidas aos reitores de universidades e autoridades religiosas, corresponde-lhe o vocativo Magnífico Reitor, Magnífico Padre.
D) o Manual estabelece o emprego de vários fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial ente eles: Respeitosamente para autoridades superiores e Atenciosamente para autoridades de mesmo nível hierárquico ou inferiores.
E) para padronizar todas as comunicações oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da República, deve-se trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Ela se caracteriza pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, como dispõe a Constituição no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer do Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência(..)”.
BRASIL: Manval de Redação da Presidência da “República, Parte 1, cap. 1, 2002.
Dessa forma, consideram-se como impessoalidade.
A) as impressões individuais de quem comunica, de quem recebe a comunicação e o caráter pessoal do assunto tratado.
B) a clareza, a concisão, a objetividade e a informalidade do texto de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais.
C) a concisão, a clareza, a formalidade, a uniformidade, as impressões pessoais de quem comunica.
D) a utilização de estilo literário ou jornalístico, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
E) a ausência de impressões individuais de quem comunica e de quem recebe, ou seja, o caráter impessoal do próprio assunto.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
O Manual de Redação da Presidência da República (www.planalto.gov.br) estabelece as normas para a redação de documentos oficiais.
Ao redigir um ofício, quais elementos compõem a estrutura desse tipo de documento?
A) Título, Local e data, Destinatário, Vocativo, Texto, Fecho e Assinatura.
B) Vocativo, Local e data, Destinatário, Texto, Fecho e Assinatura.
C) Título, Local e data, Destinatário, Texto, Fecho e Assinatura.
D) Título, Local e data, Destinatário, Vocativo, Texto e Assinatura.
E) Local e data, Destinatário, Vocativo, Texto, Fecho e Assinatura.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
When deciding on the relevance of information, it is important to judge the difference between facts and value opinions. In this sense, it's important to understand the passages from reports.
Summary of Previous Report made by Purchasing Department at Interbloch HQ in July 2009
According to the report above is correct to state that
A) the leasing method cost will depend on the copies amount per month.
B) buyingis the most expensive cost considering machine taxes.
C) buyingis the cheapest cost considering the monthiy total and copy volume.
D) rentalis the best solution, the best method, and the cheapest.
E) leasing method would be an option, but rental is cheaper.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Read the article about eBay.
Now read these statements and decide whether they are True or False.
I. eBayis regarded as the top online auction company.
II. The company buys goods and holds them before reselling them.
III. Itmakes a large profit on every deal
IV. eBay has only just started to make a profit.
V. eBay has recently bought a payments business.
VI. The US Department of Justice has tried to stop eBay trading
The only alternative that is CORRECT is
A) I e V.
B) II e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
A redação comercial é atribuição do Secretário Executivo. Cabe a ele, portanto, conhecer as diversas formas de garantir a coesão e a coerência entre os elementos de um texto.
Leia o texto:
Para que esse texto forme uma estrutura coesa, a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna é
A) lamentavelmente.
B) sendo que.
C) ou seja
D) se bem que.
E) sendo assim.
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