Prova de Teatro ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Teatro ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
Observe o desenho em perspectiva da caixa cênica italiana:
Assinale a afirmativa CORRETA acerca dos elementos que compõem a caixa cênica italiana.
A) A boca de cena é uma faixa de tecido suspensa sobre toda a extensão da largura do palco e elevada em varas por cordas, evitando o vazamento superior e definindo a altura do palco,
B) A perna é um grande telão em forma de “U” no fundo do palco, nas cores branco, pérola, cinza ou azul-claro, bem esticado em estrutura cambotada de madeira ou canos de ferro em curva
C) A rotunda é uma tira de tecido pesado que desce das varas, nas laterais do palco, caracterizando o limite lateral do palco que dá entrada às coxias.
D) O ciclorama é o vão aberto da caixa cênica, também chamada quarta parede, que emoldura a visão do palco e que se encontra exatamente entre o palco e a plateia.
E) O urdimento é a parte superior da caixa do teatro onde se desenvolvem as manobras cenográficas, tendo como limite superior a grelha e, como limite inferior, a linha das varas de luz e de cenário.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
Leia este trecho:
A partir da leitura dessa citação, é INCORRETO afirmar que
A) a didática brechtiana nos ensina que a construção cênica investigativa se torna uma diversão em que se aprende simultaneamente.
B) a didática brechtiana está associada à colocação de informações em cena desprovidas de elementos teatrais, transformando a cena em aula,
C) a didática brechtiana promove a construção do conhecimento na medida em que o espectador exercita seu olhar sobre o que lhe é apresentado.
D) o teatro épico almeja que o espectador se sinta na iminência de entrar em ação para interagir com o problema apresentado.
E) o teatro épico estimula os espectadores a refletir e a buscar soluções para o que é problematizado pela cena teatral.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Leia o trecho:
Com base nesse contexto, é CORRETO afirmar que
A) a commedia dell'arte era um espetáculo em que se comia muito.
B) além de couro, as máscaras eram confeccionadas em madeira e cascas.
C) as lutas com adagas ou espadas eram frequentes entre as personagens,
D) o figurino dos zanni espertalhões era composto de barba, chapéu e cinto.
E) os zanni mais conhecidos eram Arlequim e Brighella.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Leia o trecho:
Inclui-se, na gênese do teatro pós-dramático
A) a arquitetura cenográfica abstrata do diretor Gordon Craig.
B) a comédia de costumes do dramaturgo Martins Pena
C) a ilustração do cotidiano, presente na cena realista.
D) as representações dos sermões bíblicos do padre Anchieta.
E) o Théâtre Libre (Teatro Livre), do diretor Andre Antoine.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
Moliére criou sua companhia sob a proteção do rei no século XVII. No ambiente da corte real, ele deveria apresentar trabalhos para diversas finalidades, como banquetes, festas, comemorações etc. Esse dramaturgo representa a típica situação do artista durante o regime aristocrático, tendo de se curvar, várias vezes, às perseguições.
Com base nesse contexto, é CORRETO afirmar que
I. a sociedade de corte era hierarquizada, frívola e apreciadora de espetáculos;
II. o rei era uma marionete nas mãos da corte e apreciava os espetáculos;
III. o artista era submetido ao poder e protegido pelos nobres;
IV. intrigas e disputas envolvendo artistas eram frequentes;
V. os franciscanos foram alguns dos que perseguiram Moliére.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Leia esta imagem, em que é mostrada a cenografia concebida por Lyubov Popova para a peça O corno magnífico, de 1922, dirigida por Vsevolod Meyerhold:
A partir dessa imagem, é CORRETO afirmar que essa é uma cenografia
A) construtivista, apresentando um dispositivo totalmente apoiado no solo e constituído de partes ativas necessárias ao trabalho do ator.
B) cubista, representando uma desconstrução da forma de modo a revelar as diversas faces do conjunto.
C) expressionista, constituindo-se como uma metáfora das deformações interiores da psique humana.
D) realista, materializada em objetos tridimensionais em lugar do pano pintado.
E) surrealista, mostrando um dispositivo constituído de partes móveis, cuja dinâmica representa a lógica irracional do inconsciente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Leia este trecho e analise as afirmativas a seguir:
I. O ator deve familiarizar-se com a roupa, para encontrar o domínio cênico necessário.
II. O corpo nu em cena equivale à ausência de materialidade — significante devido à inexistência do figurino.
III. O figurino contribui para a caracterização individual da personagem
IV. A indumentária é capaz de modificar a projeção cênica da personagem
V.O figurino é um elemento visual desconectado dos outros, ligado ao corpo do ator.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I,II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
Sob o ponto de vista sonoro, leia as seguintes afirmativas:
I. Stanislavski utiiza o material sonoro, de modo a exacerbar a teatralidade a proporções irreais.
II. Artaud procura explorar a característica física dos sons arrancados das profundezas do corpo humano.
III. Brecht concebe a música sob a forma de números isolados, com a presença de orquestra no palco.
IV. Stanislavski reconstitui um meio ambiente por intermédio do que denomina paisagem auditiva.
V. Brecht solicita que a música seja produzida pelo corpo e pela voz do ator, por meio de caixas de ressonâncias.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I,III e V.
B) I, III e IV.
C) II, IV e V.
D) I, II e V.
E) II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Segundo André Steiger, a relação com o outro e o princípio de alteridade fundamentam o essencial do teatro. A partir dessa afirmação, dizemos que uma experiência, como passar bastões de diferentes maneiras para os companheiros, pode torná-la uma atividade estética enriquecedora e parte integrante do jogo de ator.
Considerando-se o aspecto pedagógico, é INCORRETO afirmar que essa experiência
A) estabelece circunstâncias dramáticas.
B) exige a inteireza dos jogadores.
C) explicita cumplicidade entre os jogadores.
D) necessita de concentração coletiva.
E) solicita fluência e respiração coletiva.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
O diretor Jerzy Grotowski concebeu, em uma de suas montagens, um cenário formado por um grande retângulo fechado, enclausurando os atores entre três amuradas e separando-os dos espectadores.
Assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o título da montagem, o autor do texto e as peculiaridades da encenação.
A) Akropolis, Stanislav Wyspianski: os atores saíam de uma caixa de madeira, utilizando vestimentas rústicas, cumprindo um ritual como as vítimas dos campos de concentração nazistas.
B) Apocalipsis cum fíguris, criação coletiva: os espectadores observavam as cenas, sentados no chão de salas de ensaio iluminadas por velas.
C) Kordian, Juliusz Slowacki: os espectadores sentavam-se na parte inferior de camas beliche, em cujo nível superior os atores realizavam ações.
D) O príncipe constante, Calderón/Slowacki: o espectador posicionava-se tal um voyeur (observador oculto) atento a uma metafórica dissecação que ocorria em uma, também metafórica, sala de cirurgia.
E) Shakuntala, Kalidasa: os espectadores assistam à peça, composta por textos ancestrais indianos, no palco italiano do Teatro das Treze Fileiras.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
De acordo com o contexto sociocultural, cada encenador desenvolve aspectos estéticos com finalidade comunicativa em sua forma de encenar o teatro.
Os aspectos relativos à atuação desenvolvidos pelos encenadores Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht e Grotowski são, respectivamente,
A) ações improvisadas (análise ativa), biomecânica, corpo sem órgãos, songs (canções) e corpo-memória.
B) biomecânica, songs (canções) ações improvisadas (análise ativa), corpo-memória e corpo sem órgãos.
C) corpo sem órgãos, ações físicas improvisadas (análise ativa), biomecânica, songs (canções) e corpo-memória.
D) corpo - memória, corpo sem órgãos, songs (canções) biomecânica e ações improvisadas (análise ativa).
E) songs (canções), corpo-memória, corpo sem órgãos, ações improvisadas (análise ativa) e biomecânica.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Leia o trecho:
Segundo esse autor, até meados do século XX, o teatro ainda resistia a reconhecer a cena como uma multiplicidade de signos.
PORQUE
Tanto o encenador quanto o intérprete eram sentidos e entendidos como os veículos ideais para a criação da personagem.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
B) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
C) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
E) as duas são falsas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
Quanto à utilização da máscara na cena, leia as afirmativas:
I. A principal função da máscara é garantir a expressividade plástica do espetáculo.
II. A máscara é sempre genérica, uma abstração que tipifica.
III. Um ator com máscara fica a serviço desse artefato, e seu corpo torna-se um suporte expressivo.
IV. A máscara introduz um corpo estranho na relação de identificação do espectador com o ator, por isso desrealiza a personagem
V. A máscara é um instrumento fortemente expressivo, e o seu poder consiste em revelar os fatores psicológicos da personagem.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Leia o trecho.
A autora vincula teologia e teatro porque
A) a Paixão, aqui e agora, fica à margem dos espetáculos religiosos.
B) o espaço das representações estava atado ao interior da igreja.
C) o espetáculo religioso medieval tomava a história divina como centro.
D) o homem dessa época é tomado como centro da ação teológica.
E) o racionalismo foi o responsável pela concepção teológica da história.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
É INCORRETO afirmar que o aprendizado da prática teatral, pelo despertar da percepção sensorial, está diretamente relacionado ao desenvolvimento da expressão criativa porque
A) cria enredo e faz acontecer grandes coisas.
B) desconsidera certas ou erradas as ações.
C) desperta autonomia de resoluções de propostas.
D) está relacionada com o cumprimento de objetivos.
E) inexistem vencedores ou vencidos no jogo.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
Qual afirmativa está de acordo com o teatro dramático, porém contrária às características do teatro denominado pós-dramático?
A) As partituras são caracterizadas por diferentes graus de abstração.
B) As partituras são caracterizadas por diferentes graus de subjetividade.
C) As partituras são caracterizadas por processos de produção de sentido.
D) Os atores estão comprometidos em contar histórias.
E) Os atores reinventam códigos e convenções culturais.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Segundo o autor, o espectador tornou-se, ao longo do século XX, um problema crucial para a estética teatral, obrigando os encenadores a se curvarem à força de sua presença.
PORQUE
Nenhum espetáculo subsiste sem público, mesmo quando ele articula o devaneio ou seu instinto lúdico.
Considerando essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
B) a segunda é verdadeira, mas a primeira é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, sendo a segunda uma inferência da primeira.
E) as duas são verdadeiras, mas a primeira não induz à segunda.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
Entendendo, como escreve Augusto Boal, que:
Entre as alternativas, aquela que diverge da função dos atributos estéticos e poéticos do teatro, segundo essa estrofe, é:
A) O artista plástico alemão Joseph Beyes, ao afirmar que “a arte é inútil”, emendava que essa inutilidade se fazia necessária ao apuro perceptivo do observador.
B) O escritor Oscar Wilde, ao decorar sua residência com quadros e esculturas iluminados por luz negra e ao som de música barroca inglesa, evocava os princípios do drama.
C) Para o artista plástico Marcel Duchamp, suas obras conceituais “*Roda de bicicleta” (1913) e *A fonte" (1917) impunham-se, principalmente, como valor estético.
D) Para o diretor Gerald Thomas, estar preso à palavra equivale a levar o teatro à condição de cicerone (guia) descritivo de assuntos realistas.
E) Segundo o iluminador Adolph Appia, a iluminação provoca, por meio de sua intensidade, ângulo, cor, foco e tipo de reflexão, circunstâncias dramáticas e volumes.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Leia o trecho:
A autora analisa o confronto entre o texto e a encenação, esclarecendo que
I. o texto é como um cristal elaborado pela imaginação do autor;
II. o ator é anterior à existência do autor;
III. o texto dramático não registra os ritmos pressupostos no trabalho do ator;
IV. o autor propõe um jogo dialogado, a ser encarnado pelo ator;
V. a pontuação existente no texto dramático mata a imaginação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e V.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) II e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Leia este trecho:
Após análise do trecho apresentado, leia as afirmativas a seguir:
I. O ator/performer aproxima-se de uma “iconização crescente”, que amplia os códigos da representação.
II. O ator/performer une as categorias da representação, do imaginário e do virtuosismo.
III. O ator/performer encarna um papel, em vez de jogar, encorpar e fundar a comunicação.
IV. O ator/performer mistura experiências que remetem a outras artes sonoras e visuais.
V. O ator/performer privilegia o movimento (desenhado por um coreógrafo).
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e IV.
B) II, IV e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Leia o trecho:
Considerando-se a afirmação do autor a respeito do uso do espaço cênico dramático, leia as afirmativas:
Quando a distância entre atores e espectadores é reduzida, de tal maneira que a proximidade física e fisiológica (respiração, espasmos, olhar etc.) se sobrepõe à significação mental, há uma tendência à quebra do espelhamento.
PORQUE
Surge um meio de intensa dinâmica centrípeta em que o fato teatral se torna uma relação de energias co-vivenciadas, e não mais de signos transmitidos.
A partir dessa leitura, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
E) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
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