Prova de Tecnologia em Design de Moda ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Design de Moda ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Com relação à representação gráfica do corpo e da indumentária, é INCORRETO afirmar que
A) o movimento dos músculos determina como um tecido se ajusta ao corpo.
B) o esboço da figura humana prescinde de um conhecimento de anatomia.
C) o desenho indica a marcação das posições da cabeça, dos ombros e dos pés.
D) o corpo humano forma uma unidade simétrica em torno de um eixo vertical central.
E) o efeito sombreado foi conseguido pela tonalidade do branco.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
As modas atuais são apropriadas para definir um look. Elas podem, ainda, por falta de um modelo dominante, manifestar certo número de tendências, não imediatamente perceptíveis, porém latentes.
E, a partir daí, desenvolvem-se rapidamente nas profissões de moda, escritórios de tendências que se encarregam precisamente de delimitá-las, identificá-las e prevê-las.
Dentro desse contexto, compreende-se que não se trata mais de uma moda única, mas da
A) ausência dos estilos moderno e clássico.
B) coexistência de pluralidade de estilos.
C) existência um criador dominante.
D) retomada da silhueta “S”.
E) supervalorização da alta-costura.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Mudança nos hábitos ligados à vestimenta de uma sociedade alcança as dimensões da moda. A transição dos códigos de vestimenta da nobreza francesa do início do século XVIII, também chamada de “Linha Império”, para o Romantismo, de formas amplas e arredondadas, obedeceu a um ritmo de mudança institucionalizado, que precisou de uma demanda de tempo considerável.
Analise as afirmativas a seguir, tendo por base o que é necessário para que um estilo ganhe o status de moda atualmente.
I. As transformações surgem em razão de um desejo subjetivo da população.
II. O seu sentido histórico implica a mudança do vestuário da classe operária
III. As suas tendências implicam intervalos sazonais explicitamente marcados.
IV. Os estilistas especializados produzem para o mercado anônimo.
V. Os desfies apresentam inovações no contexto de coleções.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) I e IV.
C) III e V.
D) IV e V.
E) II e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
O portfólio é um instrumento essencial para organizar e manter desenhos e trabalhos de criação. Ele pode ser composto de uma pasta-fichário que se encontra nos tamanhos A1, A2, A3 ou A4. Os formatos mais indicados são os tamanhos A2 ou A3, pois são mais fáceis para o transporte e visualização. Cada projeto deve ser armazenado em um tipo específico de portfólio.
Considerando os elementos para a composição de um portfólio, quais itens NÃO são adequados?
A) Croquis, versatilidade de criação, paleta de cores.
B) Diagramação, padrão das páginas, diversidade de trabalhos.
C) Personalização dos trabalhos, formatação e cores das pranchas.
D) Trabalhos volumosos, cadernos de esboços, fotos de familiares.
E) Unidade de tamanho, fotografias, trabalhos de colagens.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
As cores são essenciais no planejamento de uma coleção ou para a ilustração de moda. O círculo cromático favorece o entendimento dos princípios básicos da teoria da cor e ajuda na aplicação no trabalho de ilustrador de modo.
Ao ler o círculo cromático, é possível identificar as três cores básicas: amarelo, ciano, magenta.
Quais são as cores complementares apresentadas nessa figura?
A) Bege, violeta e cinza
B) Branco, preto e cinza.
C) Marrom, bege e cinza.
D) Preto, laranja e amarelo.
E) Violeta, laranja e verde.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
O desenvolvimento tecnológico permite a redução do intervalo de tempo entre o pedido e a entrega das cores (lead time) em que o design escolhe em uma feira de indústria têxtil para produzir as cores de sua paleta. Como consequência, pode-se afirmar que
I. as escolhas da cartela de cores são feitas mais próximas das estações para atender à demanda do consumidor;
II. o controle computadorizado do tingimento acelerou o processo de misturar e combinar cores;
III. malharia e roupas íntimas são peças que se encaixam no processo de tingimento de roupa pronta.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Experimentos em laboratório possibilitam ao tecnólogo em design de moda fazer misturas e criar cores para montar uma paleta personalizada de tecidos e estampas.
Observa-se nesse exercício que
A) as fibras de poliéster podem ser tingidas em todos os tons.
B) o tingimento e o alvejamento fortalecem a fibra têxtil.
C) os fios naturais têm afinidades com tipos de pigmentos específicos.
D) os pigmentos naturais produzem cores firmes e não desbotam.
E) os tecidos listrados recebem uma coloração única em toda a sua extensão.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Os tecidos em malha resultam de um trabalho de tecelagem no qual os fios se entrelaçam em laçadas de um ou mais fios. As malhas são usadas em diferentes segmentos: esportivo, saúde, aviação e outros. Para confeccionar peças em malha, NÃO é indicado o tecido
A) helanca.
B) jérsei
C) suplex.
D) tricoline
E) viscolycra.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
O tecido plano é formado pelo entrelaçamento da trama e do urdume. À respeito da sobreposição do molde ao tecido, a indicação da direção do fio é determinada pela
I. diagonal e trama do tecido;
II. largura e comprimento do tecido;
III. ourela e urdume do tecido;
IV. trama e entrelaçamento do tecido.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e IV.
E) I e II.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Em uma confecção, ao se montar uma peça, há necessidade de uma sequência operacional para otimizar a produção. Tendo como modelo uma calça jeans com cinco bolsos, as operações de costura correspondem à seguinte ordem
A) bolsos, braguilha, laterais, gancho, entrepernas, cós.
B) braguilha, bainha, bolsos, laterais, entrepernas, gancho.
C) cós, gancho, entrepernas, braguilha, bolsos, laterais.
D) gancho, laterais, entrepernas, cós, braguilha, bolsos.
E) laterais, entrepernas, cós, braguilha, gancho, bolsos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Para facilitar o corte, os tecidos são sobrepostos em várias camadas nas confecções de grande escala. Existem dois tipos básicos de sobreposição de tecidos como indicados na figura.
No enfesto manual, o tecido, quando esticado ou pressionado drasticamente, provoca uma torção no fio, deixando as peças oblíquas nas laterais.
PORQUE
O enfesto eletrônico, dada a sua precisão, permite que um tecido sobreponha o outro com leveza.
Considerando-se essas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Para costurar uma T-shirt básica em meia malha, usa-se o seguinte maquinário:
A) caseadeira e overloque.
B) interloque e reta.
C) overloque e galoneira.
D) reta e ziguezague.
E) travete e overloque.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
Leia a figura que ilustra um período específico da História da Moda no Século XX.
Essa moda alterou a silhueta das mulheres na década de 1950. A quantidade de tecido para as saias amplas foi usada exageradamente para incentivar o consumo e a produção comercial têxtil do Pós-Segunda Guerra Mundial.
A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que
A) a alta-costura restaurou o prestígio parisiense, incentivando o luxo.
B) a moda parisiense, anterior à guerra, desapareceu do cenário contemporâneo.
C) houve resgate da silhueta ampulheta, muito usada no período da Belle Époque.
D) o comércio americano negocia licenças de importação dessa moda em Paris.
E) o retorno do glamour ocorreu, principalmente, em virtude do fim da guerra.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
A saia godê, muito em moda nos anos 1950, requer uma construção diferente da saia reta. O formato base para a saia godê tem sua estrutura baseada em uma circunferência. Em uma confecção que só trabalha com tafetá de seda de 1,40m de largura, o molde de uma saia godê longa não cabe na largura do tecido. O (A) modelista utiliza-se do recurso da emenda.
PORQUE
O comprimento desejado ultrapassa a largura do tecido.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Nas fábricas, as modelagens são feitas em grade do tamanho 36 ao 54. O procedimento de ampliação dos moldes denomina-se
A) escalação.
B) fundamentação.
C) gradação.
D) produção.
E) prolongamento.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
A ergonomia aplicada ao vestuário vem sendo explorada nas roupas esportivas. Em uma bermuda ciclista, a ergonomia está aplicada no (a)
I. cor do tecido;
II. rigidez do tecido;
III. modelagem;
IV. acolchoamento nas entrepernas;
V. largura da bainha.
Estão CORRETOS somente os itens
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
Leia o texto:
As formas de representação da figura humana possibilitam o aprendizado da anatomia e o estudo dos diferentes movimentos e posturas. O aluno pode testar diversos meios e técnicas de representação, incluindo lápis grafite, pastel, pintura e colagem. Trabalhar com modelo vivo facilita a representação de formas, volumes e o uso de linhas e sombras. A partir das imagens indicadas, pode-se concluir que:
A) a figura II indica que a técnica da colagem dificulta a representação gráfica da figura.
B) a técnica da colagem permite uma representação das ideias de tecidos e movimentos.
C) o desenho é essencial para a técnica da colagem na representação do corpo humano.
D) o uso de aquarela e pastel dificulta a representação das cores e o estudo volumétrico.
E) a colagem utiliza elementos bidimensionais e tridimensionais, alterando a grafia da figura humana.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
Leia as figuras que representam graficamente uma coleção:
Ao analisar os elementos que correspondem à composição visual dos looks (ritmo, cor, proporção, harmonia), escolha a afirmação INCORRETA.
A) A gradação ressalta ou desvia a atenção de partes da silhueta.
B) A repetição de linhas simplifica o corte e a montagem.
C) O padrão listrado favorece a harmonia e a proporção das silhuetas.
D) O uso da cor escura dá a ilusão de uma silhueta mais esguia.
E) Uma única cor serve de fundo para pespontos diferenciados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
O gráfico a seguir corresponde á produção de fibras a partir de reutilização/reciclagem de garrafas PET.
Atualmente, a indústria têxtil tem apoiado o empreendimento de recursos alternativos, como o uso de fibras PET.
Observe as afirmativas:
I. A maior fatia para o PET reciclado é a produção de fibras para a indústria têxtil.
II. O planejamento do ciclo de vida do produto não é importante, do ponto de vista do designer.
III. O processo de produção, a partir da reciclagem, é um fator de gestão empresarial.
IV. Fitas, cerdas e embalagens representam 40% do mercado de PET.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I e III.
E) I e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
A coleção de moda pressupõe uma metodologia projetual que se nutre de um universo de referências e processos. Ao desenvolver uma coleção de calçados, o designer elaborou o seguinte diagrama:
Leia o diagrama acima e escolha a opção que contemple o modelo projetual adotado.
A) Fases do processo.
B) Pesquisa de referências.
C) Planificação da forma.
D) Resistência à carga corporal.
E) Simulação de reação.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
Ao elaborar uma coleção de produtos com a utilização de um sistema CAD inteligente, o tecnólogo em design de moda simula as equações que regem o comportamento dos produtos. Isso permite calcular valores e projetar reações. O sistema possibilita a otimização da implementação de condições de produção, escolha de soluções, ordenação e dimensionamento.
É da competência do tecnólogo definir:
A) adequação ao público-alvo.
B) formas de representação.
C) hierarquização das etapas.
D) possibilidades de erros.
E) processo de construção.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Em uma indústria de confecção, o desenho técnico mostra claramente o volume da roupa sobre o corpo, o comprimento e outros detalhamentos do modelo.
As figuras abaixo representam o desenho técnico, o esquema e a modelagem plana de um vestido infantil.
Qual é o detalhamento importante que falta no desenho técnico?
A) Comprimento da manga.
B) Comprimento do vestido.
C) Desenho da gola.
D) Marcação do bolso.
E) Medida da cintura.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
A moda sempre é um processo que envolve mudanças. A coleção de inverno será substituída na próxima estação e assim por diante. Entender como o mercado absorve essa mudança é uma tarefa do marketing de moda. Os analistas de mercado consideram fatores que identificam a viabilidade de um produto ou serviço, bem como tendências de mercado, planejamento e gestão de recursos, concepção de produto e o público alvo.
NÃO é atribuição do Marketing de Moda
A) aumentar o poder de compra.
B) estimular a inovação e a criatividade.
C) fortalecer o desejo do consumidor por um produto.
D) planejar marcas e embalagens.
E) promover produtos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
A indústria têxtil mundial pesquisa uma série de inovações tecnológicas. O resultado desse processo gerou diversos produtos chamados de tecidos inteligentes ou tecnológicos aplicados em uniformes dos esportistas, possibilitando: aumento de performance, isolamento térmico, absorção e transporte de umidade, sensação de conforto na pele.
Sobre os tecidos inteligentes assinale a alternativa INCORRETA.
A) Eles diminuem o molde-base na confecção da peça-piloto.
B) Eles agregam qualidade e resistência
C) Eles representam um avanço na pesquisa de matérias-primas.
D) Eles envolvem conhecimentos.
E) Eles interferem na aparência e no toque do produto.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Uma confecção de médio porte foi contratada para desenvolver produtos para empresas de roupas esportivas, cujo segmento é futebol feminino. Sugere-se, no processo projetual dos produtos, adotar um esquema metodológico que contemple as seguintes etapas:
I. conceito de marketing, liquidação e pilotagem;
II. colagem de referências, desenho dos croquis e desenhos de estampas;
III. modelagem, definição de público-alvo e encargos;
IV. definição de público-alvo, cartela de cores e compra de tecidos;
V. contratação de funcionários, proposta de criação e liquidação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e IV.
B) II e IV.
C) I e III.
D) III e V.
E) II e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Os anos 1960 marcam uma série de transformações relacionadas à História da Moda. Assinale abaixo a alternativa que representa um marco desse período.
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