Prova de Tecnologia em Marketing ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Marketing ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Entre as decisões a serem consideradas na determinação do composto de produto, estão:
I. composição de linhas de produto oferecidas.
II. o nível de qualidade do produto.
III. a embalagem e a marca.
IV. a localização do ponto de venda,
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e III.
B) I e III.
C) II e IV.
D) II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
Um fabricante de telefones celulares sem câmera percebeu que seu produto entrou em fase de declínio.
Qual deve ser a estratégia de preços a ser implementada pela empresa?
A) Descontos progressivos baseados na quantidade comprada.
B) Preços altos que afastem a concorrência,
C) Preços altos que compensem os custos de desenvolvimento.
D) Preços baixos para vender o que resta nos estoques.
E) Preços baixos que impeçam guerras de preços.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Em termos das decisões de compra de consumidores, como são classificados os sapatos de tamanho grande (acima de 45, para homens; e acima de 42, para mulheres)?
A) Produtos de compra comparada.
B) Produtos de conveniência,
C) Produtos de especialidade.
D) Produtos industriais.
E) Produtos não procurados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
Leia as seguintes afirmativas:
Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos, com o objetivo de reduzir os custos de marketing
PORQUE
é comum o fabricante juntar numa mesma linha de produtos aqueles que possuem matéria-prima, uso ou tecnologia de fabricação similares.
A respeito dessas duas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.
B) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas.
D) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Todos os dias, mais de 200 milhões de embalagens do tipo longa-vida são distribuídas em mais de 165 países. O fabricante fornece suas embalagens para produtores de molhos de tomate, sucos, leite e vinhos. Em todos, há menção da marca do fabricante da embalagem juntamente com a marca do produto acondicionado em seu interior.
Quanto a essa relação entre fabricante da embalagem e fabricante do produto, é CORRETO afirmar que é realizada uma estratégia de
A) extensão de marca.
B) marca própria
C) marcas combinadas.
D) multimarcas.
E) nova marca.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
O Banco XYZ possui a seguinte composição da carteira de clientes: 15% de pessoas jurídicas e 85% de pessoas físicas. Apesar do pequeno percentual, os clientes PJ são os mais rentáveis, seja pelo volume de dinheiro movimentado, seja pelo número de produtos comprados (financiamentos, seguros etc.).
Após realizar uma pesquisa, Edson, o gerente de marketing e vendas, observou que os clientes PJ mais antigos estão descontentes com o tratamento oferecido e pensando em migrar para o principal concorrente, que oferece vantagens de acordo com o tempo de relacionamento, além de um portfólio de produtos maior.
Visando à solução do problema, a estratégia de vendas deve
A) concentrar-se em reforçar as características e os benefícios dos produtos existentes para os clientes atuais.
B) contemplar a realização de esforços de prospecção de novos clientes, especialmente os clientes do banco concorrente.
C) deve investir pesadamente no segmento pessoa física, que parece menos concorrido, e aumentar a base de clientes.
D) desenvolver pacotes de produtos com características diferenciadas de acordo com o perfil (montante investido, interesses) do cliente.
E) diminuir o preço dos produtos por dois meses para ambos os tipos de clientes.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Um segmento de mercado possui um grande número de consumidores. Se o objetivo da empresa para o produto a ser lançado é atingir o maior número possível de consumidores, a curto prazo, qual será a melhor estratégia de preço inicial?
A) Liderança na qualidade do produto.
B) Máximo crescimento de mercado.
C) Máximo retorno em lucro.
D) Preço de desnatamento.
E) Preço de penetração.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Uma grande empresa de televisores de LCD utiliza a sua economia de escala para dominar o mercado
PORQUE
a economia de escala faz com que custos sejam mais baixos, o que permite que a empresa pratique preços mais baixos.
A respeito dessas duas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.
B) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas,
D) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
Quando uma empresa está analisando a concorrência para ajustar os seus próprios preços, essa empresa deve
I. assumir que o concorrente não alterará seu preço.
II. pesquisar os preços praticados no segmento de atuação.
III. saber os benefícios que o seu mercado- alvo deseja.
IV. selecionar o método de apreçamento antes dessa análise.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) II e III.
E) I e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
Kotler e Keller definem propaganda como qualquer forma paga de apresentação e de promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.
Portanto, a respeito da propaganda é CORRETO afirmar que ela
A) envolve a demonstração de produtos e/ou a distribuição de amostras grátis, de forma a gerar experimentação,
B) envolve a realização de eventos filantrópicos e de patrocínio esportivo para públicos de perfis diversos.
C) considera o segmento a que se destina o produto, de forma a ajustar a linguagem e a mídia que serão usadas.
D) é uma ferramenta específica capaz de criar incentivos à venda em curto prazo por meio de promoções diversas.
E) se utiliza de meios pessoais, com a finalidade de aumentar o conhecimento acerca do produto e seus atributos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
A linha de margarinas da empresa Alfa lança este mês a promoção “Vida Saudável”, com envio de torpedos com os códigos promocionais. O vencedor ganhará R$ 30 mil. Além disso, serão sorteados eletrodomésticos.
É a primeira marca a realizar promoção utilizando mensagens SMS. Segundo a empresa, tal modalidade reúne praticidade, segurança e uma excelente relação custo-benefício. Para participar, basta enviar mensagem com o código impresso no fundo das embalagens. Se premiado, o consumidor deverá apresentar a embalagem do produto com o código informado.
Qual das alternativas a seguir é INCORRETA como potencial razão para a realização dessa promoção?
A) A Alfa pretende estimular a compra de mais embalagens por consumidor, aumentando a recompra.
B) A promoção pode gerar aumento do nível das vendas em curto prazo, atraindo novos consumidores.
C) A entrada de um novo concorrente no mercado pode ter levado a empresa a criar a promoção.
D) Essa promoção gera resultados de venda mais rápidos e fáceis de mensurar do que a propaganda.
E) Trata-se de uma boa maneira de se reforçarem os atributos físicos e os benefícios do produto.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Rocha e Christensen definem merchandising como “o conjunto de atividades realizadas dentro da loja relativas à exposição e apresentação do produto com vistas a produzir a compra”.
A respeito de merchandising, analise as afirmativas a seguir:
I. É uma das ferramentas do composto de produto.
II.Pode chamar a atenção do produto exposto.
III.Pode fomentar compras por impulso nos pontos de vendas.
IV.Pode permitir a comunicação de determinados atributos do produto.
V.São exemplos dele: displays, faixas de gôndola e cartazes.
Estão CORRETAS somente
A) II, III, IV e V.
B) I, II, IV e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
A interação direta e pessoal com clientes atuais ou potenciais, a qual permite a criação e o aprofundamento de um relacionamento com o cliente e tem resposta direta do entendimento e da avaliação do consumidor são características de qual ferramenta promocional?
A) Merchandising.
B) Promoção de vendas.
C) Relações públicas.
D) Segmentação.
E) Venda pessoal.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
No quadro a seguir, mostra-se como a multinacional XYZ posiciona suas marcas de sabão em pó no mercado.
Com base nesse quadro e nos seus conhecimentos sobre posicionamento, qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
A) A empresa procura diferenciar cada uma de suas marcas de sabão em pó, por meio dos posicionamentos desenvolvidos.
B) A XYZ cria o posicionamento para cada uma das marcas, tendo em mente o segmento ao qual ela se destina.
C) O posicionamento de uma marca deve levar em consideração como as marcas concorrentes se posicionam.
D) O posicionamento de uma marca deve levar em consideração o que seus consumidores (potenciais e atuais) valorizam.
E) O posicionamento de uma marca é igual à imagem produzida na mente do seu consumidor.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
Qual das alternativas NÃO é exemplo de intermediário?
A) Atacadistas do ramo alimentício que vendem apenas para varejistas.
B) Distribuidores especializados em algumas linhas de produtos, como medicamentos.
C) Lojas que trabalham com várias marcas e vendem para o consumidor final
D) Lojas de departamentos de produtos de luxo, em grandes centros urbanos.
E) Produtores com integração vertical que atendem os consumidores.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
No final de 1998, a Vendequalquercoisa.com vendeu US$ 250 milhões no quarto trimestre, mas ainda precisava ganhar um centavo para ter lucros.
A razão é que a maioria das suas vendas é de livros e de CDs musicais, que não têm margens muito altas e ela continua a investir em uma campanha publicitária intensiva, que lhe dá extrema visibilidade.
Ela também está investindo pesadamente no desenvolvimento de armazéns de livros e de centros de distribuição.
O motivo do investimento dessa empresa em logística é
I. diminuir os custos fixos e variáveis com publicidade e propaganda.
II. implementar as ações do plano de negócios anteriormente planejado.
III. levar aos clientes os produtos no prazo combinado ao menor custo.
TV. testar a utilização de novos softwares de tecnologia de informação.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s)
A) I.
B) II.
C) III.
D) II e III.
E) I e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
À medida que as empresas usam mais canais, a fim de aumentar suas vendas, elas correm o risco de gerar conflitos. O desafio não é eliminar o conflito, mas lidar com ele.
A empresa K está em 206 mil pontos de venda, e a meta, para 2009, é conquistar mais 50 mil novos estabelecimentos. "Antes, estávamos preocupados com desenvolvimento de produto, fabricação e venda.
Agora, o foco está no consumidor e no ponto de venda", diz o diretor de trade marketing. Os distribuidores passaram a ter remuneração por desempenho. Além disso, o preço praticado não pode estar 10% abaixo ou acima do sugerido pela K.
Qual das razões de conflito a K está tentando evitar?
A) Dependência do varejista,
B) Diferenças em percepção.
C) Incompatibilidade de objetivos.
D) Papéis e direitos confusos.
E) Poder de coerção do varejista.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
O conhecimento a respeito da complexidade do ambiente de marketing é essencial para que a empresa seja bem-sucedida É necessário que o profissional de marketing encontre maneiras de se manter atualizado frente às constantes e rápidas alterações nesse ambiente.
Qual componente do Sistema de Informações de Marketing oferece dados sobre eventos o qual promova alterações no ambiente de marketing?
A) Sistema de Controle de Marketing.
B) Sistema de Informações de Vendas.
C) Sistema de Inteligência de Marketing.
D) Sistema de Pesquisa de Marketing.
E) Sistema de Registros Internos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
Uma empresa de automóveis deseja fazer uma pesquisa entre seus consumidores para saber a sua opinião sobre seus produtos. Como forma de coletar as informações, ela decide entrevistar os 50 primeiros consumidores que entrarem na revendedora.
A respeito dessa amostra, é CORRETO afirmar que é
A) probabilística: cada pessoa da população tem a mesma chance de fazer parte da amostra.
B) posicionada: os participantes compartilham de uma ou mais características em comum.
C) de conveniência: os pesquisadores utilizam respondentes que fazem parte de seu círculo de conhecimento.
D) probabilística: são associadas probabilidades de inclusão para cada uma das respostas coletadas.
E) proporcional: são determinadas por proporções de participantes com determinadas características.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
Uma empresa de alimentos deseja saber sua participação de mercado. Seu público-alvo são mães, com filhos até três anos, moradoras de grandes centros urbanos.
Com esse objetivo em mente, qual alternativa apresenta o método de coleta de dados mais adequado?
A) Entrevistas em profundidade, acerca da imagem da marca.
B) Grupos de foco, objetivando discutir o conceito da marca.
C) Questionários em que se identifica a aceitação da propaganda.
D) Questionários sobre a atitude em relação ao ponto de venda.
E) Utilização de dados de scanner nos principais supermercados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Uma empresa de higiene pessoal é conhecida pelas características únicas dos produtos que levam a sua marca. Seu público-alvo mais importante são as mulheres adultas.
É necessário acompanhar esse segmento permanentemente, saber o que as mulheres pensam e como esses pensamentos influenciam suas decisões de consumo.
O gerente de marketing deseja coletar informações sobre os sentimentos mais profundos das mulheres a respeito do que elas pensam sobre os conceitos de beleza, de juventude e de sensualidade.
Com esse objetivo em mente, qual é o método de coleta de dados mais adequado?
A) Aplicação de questionários, via telefone.
B) Entrevistas em profundidade, face a face.
C) Experimentos de utilização de produtos.
D) Observações de compras em diversos pontos de venda
E) Preenchimento de questionários impressos em revistas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
A avaliação contínua de atitudes de clientes de estabelecimentos de serviços contribui positivamente para o faturamento das empresas
PORQUE
sempre que os clientes avaliam positivamente um prestador de serviços, eles se tornam fiéis.
A respeito dessas duas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.
B) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas.
D) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
A televisão de João quebrou e o técnico informou que o conserto custará mais da metade do preço de uma nova. João pesquisa no encarte da loja ABC e também em sítios de busca na Internet. Apesar de gostar do modelo X, o preço é tão alto que João só poderia pagá-lo contraindo um empréstimo; o televisor Y é mais barato, mas tem resolução ruim; e o modelo Z tem boa resolução, mas som ruim.
Levando-se em consideração o modelo de decisão de compra, em qual estágio se encontra João?
A) Avaliação de alternativas.
B) Descarte do produto.
C) Estrutura de comportamento.
D) Formação de atitudes sobre marcas.
E) Identificação de necessidades não atendidas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
A cor de esmalte usada pela protagonista da novela das oito é um sucesso de vendas.
No exemplo, podemos ver a influência de qual dos fatores listados abaixo?
A) Conhecimento.
B) Cultura
C) Estilo de vida.
D) Família.
E) Grupos de referência.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Enquanto faz as compras de supermercado, Felipe, pai de dois filhos, se pergunta: “Qual é mesmo o nome daquele biscoito de que as crianças tanto gostam?”
Nesse caso, o papel das crianças na decisão de compra é de
A) compradores e influenciadores.
B) compradores e usuários.
C) influenciadores e usuários.
D) iniciadores e compradores.
E) iniciadores e decisores.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Um supermercado que serve a uma população de baixa renda cobra preços mais caros pelos gêneros de primeira necessidade do que os supermercados dos bairros na mesma rede. Grupos de consumidores reclamaram que essa prática explora os pobres.
O lojista argumenta que os compradores dos bairros ricos compram mais supérfluos lucrativos, permitindo que as lojas baixem os preços dos gêneros de primeira necessidade. A gerência da loja também alega que há uma incidência maior de furtos e de vandalismo na loja do bairro pobre, resultando em quase nenhum lucro, mesmo com preços mais altos.
Tendo em mente o conceito de Responsabilidade Social, qual deve ser a ação dessa cadeia de supermercados?
A) A loja deveria baixar seus preços na loja de baixa renda e aumentar os preços para a Clientela mais rica.
B) Aumentar a oferta de produtos supérfluos, que oferecem maior margem, para os consumidores pobres.
C) Deveria fechar a loja localizada no bairro de baixa renda, uma vez que vem apresentando problemas.
D) Deveria praticar política de preços mais baixos e chamativos em produtos de primeira necessidade.
E) Oferecer possibilidade de compras a crédito, a juros altos, para cobrir a diferença de preço aos pobres.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Uma empresa de varejo de eletrodomésticos colocou uma propaganda em um grande jornal de circulação nacional, no qual anunciava uma geladeira duplex por R$ 500,00, podendo ser paga em 24 meses. Entretanto, quando o consumidor tentava se aproveitar da oferta, descobria que, para isso, teria que possuir um cartão de crédito da loja, que cobra juros abusivos.
Tal empresa fere qual direito básico do consumidor?
A) A proteção da vida, da saúde e da segurança do consumidor contra possíveis riscos provocados por quaisquer práticas associadas ao fornecimento de produtos e de serviços considerados perigosos e/ou nocivos.
B) A educação do consumidor e a divulgação sobre formas de consumir adequadamente produtos e serviços, assegurando a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações,
C) A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos, bem como contra práticas e cláusulas abusivas impostas no fornecimento de produtos e serviços.
D) A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.
E) O acesso aos órgãos judiciários e administrativos na prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais ou coletivos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados.
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