Prova de Tecnologia em Processos Químicos ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Processos Químicos ENADE 2008 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.
QUESTÃO 11
ENADE: Em contraste com a maioria das substâncias, a água no estado sólido é menos densa que a água no estado líquido, fazendo com que o gelo flutue. Em regiões onde as temperaturas podem chegar abaixo de 0 °C, esta característica da água poderá se tornar um problema operacional para o uso de colunas de destilação que empregam água como líquido refrigerante?
(A) Sim, porque, ao congelar, a pressão de vapor da água aumenta, causando o rompimento do condensador.
(B) Sim, porque, ao congelar, as moléculas de água assumem um arranjo aberto e ordenado para otimizar as interações de ligação de hidrogênio intermoleculares, levando ao aumento do volume da água que pode causar o rompimento do condensador.
(C) Sim, porque, ao congelar, o ponto de congelamento da água aumenta, levando à expansão da água que pode causar o rompimento do condensador.
(D) Não, porque, ao congelar, a rede cristalina da água torna-se cúbica de corpo centrado, levando à contração do volume da água sem causar rompimento do condensador.
(E) Não, porque, ao congelar, ocorre maior empacotamento das moléculas de água do que na fase líquida, levando à contração do volume da água, sem causar o rompimento do condensador.
QUESTÃO 12
ENADE: O fósforo branco é produzido comercialmente pela redução do fosfato de cálcio em forno elétrico com carbono na presença de SiO2 , conforme reação abaixo.
Com relação ao fósforo branco e ao seu processo de obtenção, são feitas as afirmações a seguir.
I - O aproveitamento do CO para a produção de energia é uma atitude de responsabilidade social e ambiental.
II - Como o fósforo branco é facilmente oxidado, após a sua obtenção, ele deve ser armazenado sob a água.
III - A alta reatividade do fósforo branco está associada com a tensão angular provocada pela estrutura tetraédrica com ângulos de ligação de 60°.
IV - Em escala de laboratório, esta reação deve ser conduzida em mufla utilizando atmosfera com fluxo de ar.
SOMENTE é correto o que se afirma em
(A) I e IV
(B) II e III
(C) II e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
QUESTÃO 13
ENADE: A implementação de tecnologias limpas em atividades industriais é, sem dúvida, um grande desafio para a indústria química mundial.
Em 2007, a Braskem anunciou a produção do primeiro polietileno (plástico verde) a partir do etanol de cana-de-açúcar.
As duas rotas sintéticas utilizadas para a obtenção do polietileno estão ilustradas no quadro abaixo.
Em relação ao polietileno e suas rotas de obtenção, analise as afirmativas abaixo.
I - O polietileno é um polímero obtido através da reação de poliadição, independente da fonte de matéria-prima utilizada.
II - O polietileno obtido a partir do petróleo é mais resistente e durável do que o obtido a partir da cana-de-açúcar, que é biodegradável.
III - Tanto em escala de laboratório quanto em escala piloto, a fermentação pode ocorrer através de um processo contínuo ou em batelada.
IV - No balanço global, a vantagem do plástico verde é que a quantidade de CO2 produzida após a sua vida útil será menor do que a produzida pelo plástico originário de fonte não renovável.
São corretas APENAS as afirmações
(A) I e IV
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) I, III e IV
QUESTÃO 14
ENADE: Visando a determinar o teor de açúcares (glicose, frutose e sacarose), um analista injetou uma amostra de água de coco industrializada num equipamento de cromatografia líquida de alta eficiência. A análise foi realizada em coluna Nucleosil 100-5 NH2 (fase normal), com eluente cuja composição é 25% acetonitrila e 75% água, e utilizando detector de índice de refração. O resultado obtido é mostrado no cromatograma abaixo.
Em relação a esse experimento, pode-se afirmar que
I - a determinação do teor de açúcares poderia ser realizada por cromatografia gasosa, pois os componentes da amostra são estáveis a altas temperaturas;
II - utilizando as mesmas condições de análise, substituindo apenas a acetonitrila por nitrometano, seriam obtidos tempos de retenção diferentes em função da diferença de índice de refração entre os dois solventes;
III - dos açúcares contidos na amostra, a glicose é o composto menos polar e a sacarose, o mais polar;
IV - das substâncias apresentadas na tabela, somente o hexano não poderia substituir a acetonitrila no eluente.
Estão corretas APENAS as afirmações
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
QUESTÃO 15
ENADE: A extração de cafeína de grãos de café é realizada em escala industrial utilizando o CO2 no estado supercrítico. A figura abaixo apresenta o diagrama de fases do dióxido de carbono.
Considerando as informações apresentadas e as propriedades dosfluidos supercríticos, analise as afirmações a seguir.
I - Os fluidos supercríticos têm densidade próxima à dos líquidos edifusibilidade semelhante à dos gases.
II - Após a extração, a separação da cafeína do CO2 pode ser realizada reduzindo a pressão a valores abaixo de 72,9 atm.
III - Em qualquer temperatura acima da temperatura crítica, o vapor se condensa ao aumentar a pressão do sistema.
Estão corretas APENAS as afirmações
(A) I
(B) II
(C) I e II
(D) I e III
(E) II e III
QUESTÃO 16
ENADE: O Fe (II), apesar de não ser a forma mais estável do ferro, está presente em águas naturais. Em uma amostra de água foi determinado o teor de Fe (II) por titulação, com K2Cr2O7 0,01 N, cujo resultado é mostrado nos gráficos abaixo. O volume da alíquota foi 50 mL.
Analisando-se os dados apresentados, em relação à técnica utilizada e à amostra, conclui-se:
QUESTÃO 17
ENADE: O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso de etanol combustível por via fermentativa.
A levedura Saccharomyces cerevisiae metaboliza, anaerobicamente, o açúcar presente na cana-de-açúcar em etanol e CO2 .
Entretanto, esta levedura é um aeróbio facultativo e os produtos finais de metabolização do açúcar irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra.
Portanto, para garantir que o açúcar seja convertido em etanol e CO2 , é preciso que o processo fermentativo ocorra na
(A) ausência de O2, pois a Saccharomyces cerevisiae é ummicroorganismo quimiotrófico e heterotrófico.
(B) ausência de O2, pois a Saccharomyces cerevisiae é um microorganismo quimiotrófico e autrófico.
(C) presença de luz solar, pois a Saccharomyces cerevisiae é um microorganismo fotossintético.
(D) presença de O2, pois a Saccharomyces cerevisiae é um microorganismo quimiotrófico e heterotrófico.
(E) presença de luz ultravioleta, pois a Saccharomyces cerevisiae é um microorganismo fotossintético.
QUESTÃO 18
ENADE: Um dos processos tecnológicos utilizados na obtenção do biodiesel é a transesterificação que consiste na reação química de triglicerídeos com álcoois (metanol ou etanol), na presença de um catalisador, resultando na formação de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos (biodiesel).
A transesterificação pode ocorrer de forma completa, gerando a glicerina (glicerol) como subproduto, ou de forma parcial, obtendo-se, além da glicerina, uma mistura de mono, di e triglicerídeos, conforme mostrado na figura.
A glicerina serve como parâmetro para verificar a eficiência da transesterificação através da determinação, por cromatografia em fase gasosa, da quantidade de glicerina total produzida no processo. Os produtos (I, II e III) têm seus grupos OH derivatizados antes de serem injetados no cromatógrafo.
Esta análise está baseada nas áreas relativas e nos diferentes tempos de retenção (tI , tII, tIII e tIV) que estes produtos vão apresentar durante a corrida cromatográfica.
Analisando as informações apresentadas, considerando os princípios da cromatografia e que o detetor apresente os mesmos fatores de resposta para os compostos I - IV, conclui se que a transesterificação será eficiente se o pico de
(A) maior tempo de retenção no cromatograma apresentar a maior área.
(B) maior tempo de retenção no cromatograma apresentar a menor área.
(C) menor tempo de retenção no cromatograma apresentar a maior área.
(D) menor tempo de retenção no cromatograma apresentar a menor área.
(E) tempo de retenção intermediário no cromatograma apresentar a menor área.
QUESTÃO 19
ENADE: Hidrociclones podem ser usados na classificação de sólidos de diferentes diâmetros de partícula presentes numa suspensão. Para aumentar a eficiência nessas separações, utilizam-se hidrociclones em série com correntes de reciclo, conforme mostrado na figura abaixo.
Analisando o processo apresentado, verifica-se que o diâmetro médio das partículas na corrente
(A) A é menor do que na corrente C.
(B) B é maior do que na corrente D.
(C) C é maior do que no produto I.
(D) D é menor do que no produto I.
(E) D é maior do que no produto II.
QUESTÃO 20
ENADE: Um sedimentador opera em uma indústria de mineração com o objetivo de espessar uma corrente de uma suspensão aquosa de minério para ser transportada em um mineroduto.
Uma modificação no processo de mineração incluiu uma pequena quantidade de um aditivo polimérico (<0.01% p/p) na suspensão, que tem como consequência o aumento da viscosidade da fase aquosa, mas não modificou a distribuição de diâmetro de partículas do minério.
Após essa modificação, se não houver mudanças nas vazões do sedimentador, o que acontecerá com o teor de sólidos no concentrado?
(A) Diminuirá por causa do aumento da viscosidade da fase contínua.
(B) Aumentará por causa do aumento da viscosidade da fase aquosa.
(C) Permanecerá inalterado, pois a diferença de densidade entre o minério e a água continua a mesma.
(D) Permanecerá inalterado, pois a distribuição granulométrica do minério não foi alterada.
(E) Permanecerá inalterado, pois as vazões do sedimentador não foram alteradas.
QUESTÃO 21
ENADE: Uma refinaria processa um óleo leve, com baixa densidade, viscosidade e predominância de produtos de baixo ponto de ebulição. O processo de destilação atmosférica utilizado é mostrado na figura abaixo.
Com o aumento do preço do petróleo no mercado internacional, a refinaria viu-se obrigada a operar com óleos pesados, mais baratos, para manter a sua lucratividade. Sobre o processo de destilação apresentado e a mudança na carga, foram levantadas as hipóteses a seguir.
I - A ordem crescente de pontos de ebulição é: gasolina, querosene, gasóleo leve, gasóleo pesado e resíduo de vácuo.
II - A destilação passará a produzir mais resíduo de vácuo com a mudança na carga da refinaria.
III - A pressão na torre não altera o rendimento relativo dos produtos.
Nesse caso, é(são) pertinente(s) APENAS a(s) hipótese(s)
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III
QUESTÃO 22
ENADE: Para a remoção de SO2 de uma corrente de ar, uma empresa utiliza um lavador de gases. Com relação a esta operação, foram feitas as considerações a seguir.
I - Esta é uma operação de adsorção que se caracteriza pela remoção de um soluto da fase gasosa por diferença de solubilidade em água.
II - É uma etapa necessária para evitar emissões danosas ao ambiente.
III - O aumento da temperatura na coluna de absorção aumentará a eficiência da absorção.
IV - A vazão das correntes e a temperatura afetam a eficiência de lavagem.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
QUESTÃO 23
ENADE: Um dos grandes problemas na operação de caldeiras é o acúmulo de incrustações nas tubulações, que podem causar graves acidentes. A figura a seguir mostra uma tubulação incrustada.
O gráfico abaixo refere-se ao incremento percentual no consumo de combustível para a manutenção da operação normal da caldeira com o aumento na espessura da incrustação.
Conclui-se que os teores limite para o controle da qualidade da água devem ser
(A) maiores para a sílica do que para o CaCO3, pois este tem maior condutividade térmica que a sílica.
(B) maiores para a sílica do que para o CaCO3, pois este tem menor condutividade térmica que a sílica.
(C) iguais para a sílica e para o CaCO3, pois os dois são isolantes.
(D) menores para a sílica do que para o CaCO3, pois este tem menor condutividade térmica que a sílica.
(E) menores para a sílica do que para o CaCO3, pois este tem maior condutividade térmica que a sílica.
QUESTÃO 24
ENADE: A partir de 2002, mais da metade do mercado da indústria química era dominado pelas especialidades. As especialidades químicas diferem das commodities pelo alto valor agregado e pela alocação no mercado por desempenho ou satisfação do consumidor, em vez de uma composição química definida.
Neste contexto, em relação às especialidades químicas, foram feitas as seguintes afirmações:
I - o desempenho de uma especialidade química é função das condições de seu uso;
II - o primeiro passo no projeto de uma especialidade química é o planejamento do processo de produção;
III - as preferências dos consumidores são importantes no projeto de uma especialidade química;
IV - o preço de uma especialidade química está diretamente relacionado ao custo das matérias-primas.
São corretas APENAS as afirmações
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
QUESTÃO 25
ENADE: O controle da qualidade da água de processo é essencial para o bom funcionamento de caldeiras, condensadores, tubulações e para a proteção do ambiente.
Um dos possíveis problemas de qualidade da água é a presença excessiva de íons que podem causar incrustações em tubulações, dentre outros efeitos indesejáveis.
Análises de qualidade da água normalmente são realizadas em laboratório, entretanto, a execução de determinações em linha desonera o laboratório e fornece informações que permitem a correção imediata de problemas, durante o processo.
Qual dos métodos analíticos a seguir é capaz de detectar, em laboratório ou em linha, variações na quantidade de íons dissolvidos na água?
(A) Viscosimetria
(B) Condutivimetria
(C) Infravermelho
(D) Cromatografia gasosa
(E) Ressonância magnética nuclear
QUESTÃO 26
ENADE: Uma reação irreversível A → B, realizada em fase aquosa, está sendo executada em um reator contínuo, no qual a pressão é mantida por nitrogênio, sendo A e B líquidos de alto ponto de ebulição.
O Tecnólogo em Processos Químicos da Empresa Vida no Campo foi solicitado a testar um conjunto de catalisadores para selecionar um que seja capaz de reduzir os custos operacionais da planta. Admitindo que os preços dos catalisadores são iguais, o problema resume-se a encontrar, experimentalmente, o catalisador mais ativo na condição da planta industrial.
Algumas variáveis operacionais das plantas, piloto e industrial, são:
I - pressão e vazão;
II - concentração de A na entrada do reator e temperatura;
III - taxa de reação;
IV - tempo de residência no reator.
Nos testes de atividade catalítica, para que o reator piloto represente o comportamento do reator industrial, qual conjunto de variáveis operacionais deve ser fixado, nos mesmos valores do reator industrial, no reator piloto?
(A) I e III
(B) II e III
(C) II e IV
(D) I, III e IV
(E) II, III e IV
QUESTÃO 27
ENADE: Os reatores tipo tanque continuamente agitado (CSTR) são reatores mais flexíveis frente a variações na carga do que os reatores em batelada.
PORQUE
Mudanças na composição da carga podem ser compensadas por mudanças no tempo de residência e na temperatura em reatores CSTR sem prejuízo para a qualidade do produto.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 28
ENADE: As operações unitárias utilizadas no tratamento de resíduos, recomendadas para a remoção de óleo da água, são:
(A) sedimentação e flotação.
(B) flotação e centrifugação.
(C) centrifugação e filtração.
(D) sedimentação, flotação e centrifugação.
(E) sedimentação, centrifugação e filtração.
QUESTÃO 29
ENADE: A fabricante de laticínios Vida no Campo percebeu que, apesar dos esforços para atender às necessidades de seus clientes, seus produtos apresentavam, frequentemente, problemas de contaminação por bactérias, situação que gerava uma desvantagem competitiva frente aos concorrentes.
Após algumas análises, o diretor concluiu que o enfoque da empresa em relação à qualidade estava restrito à inspeção dos produtos acabados, de forma que não conseguia envolver toda a produção. Decidiu orientar a gestão da qualidade para a prevenção, e implantou o Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
No entanto, não foram adotadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), ou seja, medidas higiênico-sanitárias apropriadas, conforme preconizado no Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores/ Industrializadores de Alimentos.
Nesse caso, pode-se esperar que a empresa consiga resolver o problema de contaminação?
(A) Sim, pois a APPCC é suficiente para adequar o produto às especificações de qualidade.
(B) Sim, pois a não-adoção de BPF está relacionada com a segurança e a higiene do trabalhador e não com o controle da qualidade.
(C) Sim, pois a APPCC destina-se ao controle de contaminantes de origem química e física.
(D) Não, pois a adoção de BPF é fundamental para que a implantação da APPCC tenha sucesso.
(E) Não, pois a APPCC está relacionada a riscos de explosão e vazamento no processo.
QUESTÃO 30
ENADE: Entre as empresas químicas que se vêm destacando recentemente, estão aquelas que adotam um conjunto de políticas e práticas definidas para orientar o comportamento de seus funcionários e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
PORQUE
As mudanças tecnológicas impactam profundamente o ambiente de negócios das empresas, gerando alterações na forma de organização do trabalho e exigindo habilidades diferenciadas por parte dos funcionários.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 31
ENADE: Quando se trata da segurança industrial, diferentes conceitos devem ser analisados. O acidente é a ocorrência de uma sequência de eventos que produz ferimentos, mortes ou danos materiais não intencionais.
Já o perigo é a condição física ou química que tem o potencial de causar danos às pessoas, à propriedade ou ao meio ambiente.
O risco vem a ser a medida de ferimentos humanos, danos ambientais ou perdas econômicas, em termos tanto da probabilidade de ocorrência de incidentes como da magnitude das perdas ou ferimentos.
O gráfico a seguir apresenta a evolução do número médio de acidentes para um conjunto de empresas da Indústria Química brasileira entre 2001 e 2007.
Analisando as informações apresentadas, conclui-se que a
(A) existência de uma torre de destilação com sistema de controle defeituoso, em 2003, certamente influenciaria o aumento do número de acidentes registrados entre os anos de 2006 e 2007.
(B) descoberta de casos de leucopenia, no ano de 2002, em trabalhadores com mais de 15 anos de exposição ao benzeno, certamente influenciaria o número de acidentes registrados entre os anos de 2003 e 2005.
(C) ocorrência de um defeito na estação de tratamento de efluentes de uma indústria, no ano de 2002, certamente influenciaria o número de acidentes registrados nesse ano.
(D) ocorrência de explosões, no ano de 2005, certamente influenciaria o número de acidentes registrados nesse ano.
(E) ocorrência de incêndios, no ano de 2005, certamente influenciaria a diminuição do número de acidentes registrados nesse ano.
QUESTÃO 32
ENADE: O processo de síntese de uma zeólita, a partir da calcinação de caulim é sensível a variações de temperatura.
Para a obtenção do referido produto de forma a garantir a sua qualidade, é necessário que a reação ocorra a aproximadamente 580 °C.
A empresa produtora utilizou o controle estatístico de processo para analisar a sua produção.
Considere as afirmações a seguir, tomando por base as informações presentes no gráfico.
I - Uma vez que o processo não atende aos critérios de controle estatístico, a melhoria da qualidade não poderá ser atingida através de ações locais.
II - Não há diferenças significativas entre o valor médio de temperatura e os valores observados, não sendo necessária a redução da variabilidade da temperatura.
III - Os limites superior e inferior de controle são calculados com base no desvio padrão da temperatura.
IV - A existência de pontos fora dos limites de controle mostra que o processo não atende aos critérios de controle estatístico.
SOMENTE é correto o que se afirma em
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
QUESTÃO 33
ENADE: Um corante azóico era produzido em um reator em batelada a 45 °C. Devido a um aumento na demanda, o Tecnólogo em Processos Químicos foi solicitado a aumentar a produtividade de cada batelada.
A solução encontrada foi aumentar a concentração dos reagentes. Uma reação foi realizada, então, em escala piloto, para verificar a possibilidade de perda de controle térmico da reação. A reação foi executada a 45 °C e nenhum aumento apreciável da temperatura do reator foi observado, concluindo-se que a reação poderia ser realizada sem nenhum problema na planta industrial.
Ao realizar a reação na planta industrial, ocorreu uma explosão que vitimou empregados, além de provocar uma destruição significativa na planta.
A partir dessas informações, conclui-se que
(A) o acidente ocorreu devido à maior entalpia molar da reação realizada em escala industrial.
(B) o disco de ruptura do reator piloto era mais resistente do que o do reator industrial.
(C) o Tecnólogo cometeu algum erro na operação em escala piloto, já que o comportamento da reação nessa escala foi diferente do observado no reator industrial.
(D) a temperatura no reator industrial não se manteve sob controle porque a área de troca térmica por unidade de volume é maior no reator piloto do que no industrial.
(E) a pressão se manteve constante nas escalas piloto e industrial, pois ambas as reações foram realizadas à mesma temperatura.
QUESTÃO 34
ENADE: A Empresa Química S/A possui uma planta de fabricação de uma commodity química com capacidade instalada de 1.000 toneladas/dia.
O custo variável total é R$ 10.000,00/dia e o custo fixo total é R$ 30.000,00/dia. Uma vez que a demanda do produto está em declínio, a empresa irá operar utilizando apenas 70% da sua capacidade instalada e irá vender toda a quantidade produzida.
Nessa situação, o custo total de produção e o preço mínimo do produto, em reais, para que a empresa não tenha prejuízo, são, respectivamente,
(A) 40.000,00/dia e 57,00/ton
(B) 40.000,00/dia e 40,00/ton
(C) 37.000,00/dia e 53,00/ton
(D) 37.000,00/dia e 37,00/ton
(E) 28.000,00/dia e 40,00/ton
QUESTÃO 35
ENADE: O Brasil é um grande produtor de produtos agrícolas, como a soja, a cana-de-açúcar e inúmeras outras culturas.
Com o aumento da produção agrícola, ocorre também um aumento da geração de resíduos agroindustriais.
Esse cenário configura-se como uma oportunidade de
(A) investimento em novas áreas para o cultivo de culturas energéticas, para geração de biocombustíveis.
(B) comercialização de créditos de carbono, em função do maior uso de recursos renováveis.
(C) desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento e valorização da biomassa residual, gerando produtos de interesse comercial.
(D) exportação de resíduos, aumentando o saldo da balança comercial.
(E) redução dos custos de produção para que o impacto da geração de resíduos seja menor.
QUESTÃO 36
ENADE: A tecnologia de fermentação vem sendo aprimorada nos últimos anos com o objetivo de aumentar a produtividade dos processos fermentativos.
Um exemplo desse avanço é o desenvolvimento da Sacarificação e Fermentação Simultâneas (Simultaneous Saccharification and Fermentation - SSF), que consiste em realizar num mesmo reator a hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos, gerando açúcares que são fermentados no mesmo reator por microrganismos ali presentes.
Considerando a utilização dessa tecnologia para a produção de etanol, a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar, analise as afirmações abaixo.
I - A utilização da tecnologia SSF para a produção de etanol valoriza os resíduos da indústria de açúcar e álcool, pois há um crescimento da demanda mundial por biocombustíveis.
II - Nesse tipo de reator, a formação de subprodutos é grande, em função da natureza dos agentes de hidrólise e fermentação, o que consiste em uma vantagem do ponto de vista ambiental.
III - Quando as condições ótimas de atividade das enzimas de hidrólise e dos microrganismos que realizam a fermentação forem diferentes, a quantidade de etanol produzida nesse tipo de fermentador ficará comprometida.
IV - O aproveitamento da palha e do bagaço de cana já é realizado industrialmente e, por isso, não é necessário desenvolver alternativas para seu aproveitamento.
São corretas APENAS as afirmações
(A) I e II
(B) I e III
(C) I e IV
(D) II e III
(E) III e IV
QUESTÃO 37
ENADE: Os avanços em Políticas de Atuação Responsável da indústria química brasileira incluem práticas como o reúso da água, cada vez mais adotada industrialmente nos últimos anos.
PORQUE
As empresas estão sendo cobradas não só pelo volume de água captada e pelo volume de efluentes lançados, mas também pelo teor de contaminantes contidos nesses efluentes.
Analisando as afirmações, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
COMENTÁRIOS