Prova de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores – a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas –, de quem é a responsabilidade da decisão de contratação?
A) A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela tem condições de conhecer o perfil necessário para o cargo e a cultura organizacional.
B) A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção para atrair talentos.
C) A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois o pessoal de Recursos Humanos pode não conseguir atender a todas as áreas com a rapidez necessária.
D) A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional.
E) A responsabilidade da decisão é das consultorias especializadas, pois elas têm as condições necessárias para definir as técnicas adequadas de acordo com o perfil solicitado.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 1990. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada. A explicação para essas mudanças considera que
A) a flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.
B) as formas de organização do trabalho devem prever condições para o trabalho em equipe.
C) o desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.
D) os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.
E) os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
A consultoria Valor e Reconhecimento sugeriu a uma indústria de artigos esportivos a adoção de um pacote de benefícios, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de seu pessoal. Entre os itens mais procurados, foram sugeridos os seguintes: consultório odontológico completo, reembolso de até 75% para cursos universitários e de pós-graduação, academia de ginástica na empresa e financiamento para compra de automóvel. Considerando o alto investimento envolvido, a empresa resolveu adotar um plano de benefícios flexíveis. O que essa prática contém de relevante para diminuir os custos do programa?
A) A definição do valor a ser convertido em benefícios é feita com base em um percentual fixo aplicado ao salário a ser pago por trimestre.
B) A definição do valor a ser pago é obtida pela aplicação de um percentual ao salário com a escolha dos itens pelos empregados mais bem avaliados.
C) O valor definido para recebimento deve ser escolhido pelos empregados mais bem avaliados, dentro de limites estabelecidos para cada item.
D) O valor definido para recebimento é calculado por meio de um percentual que varia conforme o nível hierárquico.
E) O valor dos benefícios é calculado de forma correspondente aos ganhos obtidos com a remuneração variável.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
O uso de pesquisas salariais para tomada de decisão auxilia as organizações a adotar políticas de remuneração mais ou menos agressivas, operando acima dos valores pagos pelo mercado, na média do mercado ou abaixo dos valores praticado em seu negócio. Além da comparação com o mercado, essas decisões influenciam na percepção de equidade interna pelos funcionários, equilibrando a informação externa ao valor do trabalho realizado. Quais aspectos devem ser considerados para que a parcela fixa da remuneração propicie aos funcionários a percepção de equidade em relação aos demais cargos e ao valor do trabalho para o qual foram contratados?
A) Devem ser considerados prêmios, comissões, bônus e programas de incentivo na composição da remuneração total.
B) Devem ser observadas as necessidades especiais em cada área funcional, incluindo os cargos críticos e de difícil preenchimento.
C) Devem ser observadas: formação acadêmica, extensão universitária, certificações obtidas e características adicionais dos funcionários.
D) Devem ser realizadas revisões dos parâmetros de classificação de nível do cargo dentro da empresa.
E) Devem ser utilizados a remuneração variável e os resultados da avaliação de desempenho com reconhecimento por mérito.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Há um ano a empresa Três Corações enfrentava problemas devido ao aumento da competitividade no setor de artigos esportivos, em crescimento no país. Para reverter a situação, sua Diretoria resolveu utilizar um sistema de remuneração variável atrelada à participação nos lucros. Para incentivar os funcionários da fábrica a melhorar o desempenho e atender a novos critérios de qualidade, acrescentou ao salário fixo e aos benefícios que já pagava metas com diversos indicadores.
No entanto, os resultados não estão nos parâmetros desejados, a lucratividade não é positiva, e os funcionários não reconhecem vantagens na mudança. Para rever o sistema de remuneração variável, a Diretoria da empresa Três Corações deve considerar temporariamente as seguintes diretrizes:
I. definir um número de indicadores mais amplo para atender a todos os parâmetros recomendados;
II. equilibrar os pesos dos indicadores, diferenciando-os de acordo com os focos de maior interesse da empresa;
III. desligar o pagamento da remuneração por metas e resultados do indicador global de lucratividade;
IV. criar uma diferenciação entre os funcionários pagando percentuais maiores para os que atingirem as metas. É CORRETO o que se afirma somente em
A) I.
B) IV.
C) I e III.
D) II e III.
E) II e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
Um dos objetivos do sistema com enfoque estratégico é transformar a remuneração de um fator de custo para fator de aperfeiçoamento, impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.
Isso é conseguido com maior sucesso quando se busca alinhar o pagamento dos funcionários à visão de futuro que conduz à definição de investimentos organizacionais e envolvimento do pessoal no seu alcance. No entanto, há vantagens e desvantagens na utilização de cada tipo de remuneração.
Com base no que é dito no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. A remuneração por competência permite reconhecer a variação das atribuições e responsabilidades nas funções.
II. O uso de sistemas com salário fixo e baseados em cargos apresentam limitações para alavancar o desempenho.
III. A remuneração direta tem a finalidade principal de ampliar a percepção de valorização para os funcionários.
IV. Existem vários tipos de remuneração por desempenho, entre os quais se pode citar a participação nos lucros e as comissões. Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) I, II e IV.
C) I e IV.
D) II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Para diversos autores, as empresas necessitam se transformar em organizações de aprendizagem, locais onde a mudança seja uma oportunidade e onde as pessoas possam crescer à medida que trabalham. Essa mentalidade pressupõe diversas formas de aprendizagem e de compartilhamento do conhecimento, além das tradicionais. Para ampliar a perspectiva da atuação das áreas de Treinamento e Desenvolvimento nessa direção, novos conceitos foram incorporados.
Com base na leitura do texto, avalie os conceitos a seguir:
I. O desenvolvimento de capital intelectual depende cada vez mais de ensino a distância, por permitir a aplicação do que foi aprendido.
II. Para diferenciar treinamento de desenvolvimento, é preciso capacitar o pessoal em competências pessoais.
III. Os programas de desenvolvimento focalizam mais facilmente indivíduos, talentos e planos de sucessão.
IV. A educação corporativa é um modelo que inclui a continuidade da aprendizagem de forma ampla na organização.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) II e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
E) I e II.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
Você é responsável pelo planejamento de um programa de treinamento na organização Vivendo e Aprendendo e precisa apresentar uma proposta para a seguinte demanda: os técnicos da área de produção devem aprender como trabalhar em equipe para gerenciar o novo sistema de controle da produção. O melhor desenho para o programa envolve as seguintes técnicas e formas de avaliação:
I. rotação de cargos entre os funcionários e avaliação da aprendizagem;
II. aulas expositivas e avaliação do comportamento no cargo;
III. técnicas de simulação e avaliação do comportamento no cargo; IV. dinâmica de grupo e avaliação da aprendizagem.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) III.
B) I e IV.
C) II.
D) II e III.
E) I e II.
ENADE 2009 - QUESTÃO 19
A empresa Mundo Livre recentemente enfrentou problemas para sua entrada no mercado europeu, perdendo uma significativa negociação em razão de problemas éticos que foram identificados nas suas políticas de gestão de pessoal. Essas políticas demonstram alto nível de preconceito e discriminação por questões de gênero, saúde e etnia. A empresa resolveu, então, adotar a seguinte diretriz de gestão de pessoas, que assume o compromisso de incentivar a diversidade organizacional.
“A Mundo Livre considera prioridade o fortalecimento da diversidade cultural, étnica, etária, de gênero e relativa à saúde física e mental, inclusive para a ocupação de cargos em todos os níveis organizacionais.”
Entre as providências que devem ser tomadas pela empresa para implementar efetivamente essa política, encontram-se os seguintes:
I. revisão de técnicas de seleção que propiciem o julgamento de características necessárias às funções;
II. melhoria dos programas de avaliação do potencial e do desempenho para privilegiar a discriminação pelo desempenho;
III. divulgação dos planos de ação afirmativa comunicando interna e externamente à empresa as medidas tomadas;
IV. controle de indicadores correspondentes ao número das minorias na organização e acompanhamento deles ao longo do tempo.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) II, III e IV.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
O Sr. Werner Pereira é proprietário da Transportadora Asas, empresa de médio porte que possui caminhões para prestação de serviços de entrega e distribuição de mercadorias. A transportadora tem uma área de Recursos Humanos que se caracteriza pelo cumprimento regular da legislação e respeito aos direitos dos trabalhadores.
Atualmente em processo de expansão, o Sr. Werner contratou uma consultoria que recomendou novos serviços de Recursos Humanos alinhados com a estratégia organizacional e fundamentados em uma visão de processos integrados de Gestão de Pessoas. Para concretizar a implementação da proposta, o Sr. Werner deve adotar os seguintes princípios:
I. reestruturar a área criando consultorias internas de Recursos Humanos e terceirizar as funções relacionadas ao Departamento de Pessoal;
II. definir políticas e programas de pessoas planejados em conjunto com os setores operacionais e a área de Recursos Humanos;
III. desenvolver as lideranças e transferir parte das responsabilidades de gerenciamento do pessoal para as chefias imediatas;
IV. definir a distribuição equilibrada do orçamento para subsidiar as diversas atividades de recursos humanos.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e III.
B) II e IV.
C) II e III.
D) I e IV.
E) I e II.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
Na década passada, os empregados precisavam de informações precisas sobre seus papéis na organização. As avaliações de desempenho, nessa época, destinavam-se, principalmente, a informá-los sobre a qualidade da execução de seus trabalhos, num determinado período, e o quanto de aumento de salários teriam em decorrência disso. Era o mecanismo de feedback em ação. Esse esquema pode ter servido bem a seus propósitos, mas, hoje, há fatores adicionais que devem ser tratados.
Com base no texto acima, que ação precisa ser adicionada a esses fatores?
A) Definir, com base em critério indicado pelos gestores, as metas e as medidas de desempenho do próximo ano.
B) Eliminar os aspectos legais de campanhas de promoção de segurança da CIPA para o desempenho dos empregados.
C) Informar aos empregados quão bem estão trabalhando nos padrões e nas expectativas estabelecidas.
D) Julgar exclusivamente aquelas situações de desempenho nas quais o passado passa a ser mais privilegiado.
E) Preocupar-se com aqueles aspectos organizacionais tayloristas e não comportamentais adotados na produção.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Os métodos de avaliação de desempenho variam de uma organização para outra. Cada uma procura adotar um sistema que acredita ser mais adequado para avaliar o seu pessoal. Em algumas organizações, podem-se encontrar vários sistemas específicos, conforme o nível e as áreas de alocação de pessoal. Uma suposta empresa brasileira, que se diz moderna, utiliza a avaliação 360 graus para verificação de desempenho.
Isso significa que, nela, a avaliação de desempenho é feita por
A) gerente, que atua como elemento orientador; e por colega, pela realimentação realizada pelo gerente.
B) gestor de linha ou supervisor imediato de trabalho, que conta com assessoria da área de Recursos Humanos.
C) todos os sujeitos que interagem com o avaliado, entre eles o gestor, os pares e os colaboradores.
D) trabalhador, que evita a subjetividade no processo e toma por base as variáveis de desempenho.
E) um facilitador do grupo semiautônomo, que é responsável pela definição de metas e de objetivos.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
PORQUE
As empresas obrigadas a constituírem a CIPA, em conformidade com a Norma Regulamentadora (NR-5), devem eleger os representantes tanto dos empregadores como dos trabalhadores, em nome dos funcionários.
Com base na leitura das assertivas acima, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Certa vez, no setor de solda de uma fábrica, o trabalhador X discute com seu colega de trabalho Y, que, por sua vez, lhe dá um soco e afeta sua visão. X, enfurecido, pega uma ferramenta de corte e fere a perna de Y, ocasionando forte sangramento. O companheiro de trabalho Z corre e leva X e Y para o hospital. Na volta do hospital, Z bate o carro e perde a mão.
Nessa situação, na lógica da empresa:
I. o que ocorreu com Z é acidente de trajeto.
II. o ocorrido com os três é considerado acidente do trabalho.
III. no caso de X e Y, houve acidentes pessoais.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
A ISO 9001:2000 é uma das normas mais conhecidas do mundo. Uma pesquisa mundial, efetuada pela própria ISO, mostrou que, no final de 2006, mais de 897 mil certificados de conformidade haviam sido emitidos para organizações de 170 países, representando um incremento de 16% em relação ao ano anterior.
A ISO 9001:2000 está estruturada em nove seções; cinco delas (seções de 4 a 8) contêm os requisitos do sistema de gestão da qualidade. No que se refere à seção 6 - Gestão de Recursos, o item 6.2 refere-se a Recursos Humanos.
Em referência a Recursos Humanos, assinale o item de verificação questionado numa auditoria.
A) A organização identifica, provê e mantém meios necessários para alcançar a conformidade do produto, incluindo edifícios, espaço de trabalho e instalações associadas?
B) A organização identifica, provê e mantém meios necessários para alcançar a conformidade do produto, incluindo equipamentos de processo?
C) As características do produto são medidas e monitoradas, em estágios apropriados, para verificar se os requisitos do produto estão sendo atendidos?
D) As competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto foram determinadas?
E) Quando a não conformidade é detectada após a entrega, são tomadas ações apropriadas?
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
Atente para a seguinte conversa entre diretores da empresa Voe Bem Ltda.:
Um diretor diz:
– Os funcionários não têm dificuldades em acessar o sistema e buscar os benefícios que lhes são disponibilizados. A princípio, quem atuava nessa relação era o gerente de linha. Ele era o provedor que o nosso funcionário tinha antes do modelo informatizado. Então, veja a carga que tiramos do gerente de linha. Isso não é gerência de RH. O que seria isso? O gestor de linha deve estar preocupado com a produção, com desenvolvimento dos recursos humanos, com a satisfação do indivíduo no local de trabalho. Com esse modelo, demos instrumentos e ferramentas para o processo de gestão de pessoas conduzido pelo gerente. Criamos um ambiente melhor para a relação superior–subordinado. O gestor mudou o canal de contato, ele não fala tanto com o RH, mas fala muito mais com seu subordinado.
O outro diretor replica:
– Sim, com o projeto INFORH, a área de RH deixa de ser preponderantemente operacional e passa a assumir uma atuação mais consultiva. Isso, contudo, implicou a diminuição de seu quadro de funcionários. A racionalização de processos eliminou vagas de menor qualificação.
A evolução do número de funcionários da empresa Voe Bem Ltda. por analista de RH, desde o início do projeto INFORH de informatização, em 1996, é apresentada no gráfico abaixo:
Com base nos dados do gráfico e a conversa entre os diretores, é CORRETO afirmar que a informatização
I. não transformou a atuação do gerente de linha.
II. melhorou o foco de atuação do gerente de linha.
III. trouxe benefícios, tanto para o gerente de linha quanto para o RH.
É CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
A aprendizagem como fenômeno organizacional representa um processo de mudança de entendimentos e de comportamentos que se dá no âmbito das experiências coletivas dos indivíduos. A necessidade de formular sistemas educacionais competitivos, que incorporem os recursos tecnológicos e os métodos de aprendizagem os quais promovam a transição de aprendizes passivos para ativos gestores de negócios, demanda uma forma de aprender mais dinâmica, ativa e participativa e, por sua vez, mais eficaz. Gerenciar o conhecimento consiste em procurar alinhar a educação dos colaboradores com os objetivos estratégicos do negócio.
Para atingir esse objetivo, as organizações vêm privilegiando a educação corporativa, por meio de universidades próprias, criadas com o intuito de
A) aperfeiçoar seus funcionários continuamente.
B) centralizar o conhecimento como fator competitivo.
C) melhorar a descrição de cargo.
D) mudar o foco do cliente.
E) reter a informação.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.
Nesse sentido, empresas compartilham práticas em diferentes demandas que, a princípio, exigiriam práticas específicas porque
A) a cultura predominante recebe forte influência do sistema patriarcal e aristocrático, que privilegia o trabalho coletivo.
B) as demandas não diferem nessas empresas, pois os agentes têm os mesmos interesses, os mesmos recursos e as mesmas estratégias.
C) as práticas correntes permitem a identificação e o mapeamento dos ativos de conhecimento e de informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.
D) as práticas iguais dão vida aos dados, tornando-os utilizáveis e úteis, transformando-os em informação essencial ao desenvolvimento pessoal e comunitário.
E) elas estariam submetidas a pressões institucionais, as quais levariam à difusão de práticas e à tendência de copiar, quando há incerteza ambiental, usando fórmulas adotadas por empresas de prestígio.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
O atual contexto social e econômico caracteriza-se por demandar de grande parte das empresas uma crescente atenção com seus ativos intangíveis.
O que são o Economic Value Added (EVA) e o Balanced Scorecard (BSC), na mensuração dos resultados das práticas de Qualidade de Vida no Trabalho?
A) Fatores de escores estratégicos do cargo.
B) Indicadores de retorno de monitoramento.
C) Métodos de Avaliação de Cargos e Funções.
D) Métodos de Técnicas de Treinamento.
E) Sistema de Gerenciamento das Competências.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva.
Nesse caso, a negociação escolhida conduz
A) a uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
B) a uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
C) a uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
D) a uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
E) a uma visão conjunta das partes, no sentido de trazer benefícios e vantagens a ambas e sem que haja necessariamente um ganhador e um perdedor.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Pela proposta motivacional de Maslow, a empresa que pretende prever o comportamento de seus funcionários e torná-los mais comprometidos e motivados em relação às metas organizacionais deve atender às suas necessidades. A respeito da hierarquia de necessidades de Maslow, considere as afirmativas a seguir:
I. As necessidades fisiológicas são também denominadas de necessidades biológicas ou básicas.
II. As necessidades de segurança relacionam-se a proteção contra perigos ou ameaças à sobrevivência.
III. As necessidades sociais são consideradas as mais elevadas e maximizam as aptidões e potenciais do ser humano.
IV. As necessidades de estima tratam da maneira como a pessoa se vê e se autoavalia em relação a si própria e ao grupo.
V. As necessidades de autorrealização são as necessidades de amizade, participação, filiação a grupos, amor e afeto.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e IV.
B) II, IV e V.
C) III, IV e V.
D) I, II e III.
E) II, III e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
As empresas têm constantes problemas com os processos de comunicação organizacional, apesar dos inúmeros canais de comunicação disponíveis.
PORQUE
Entre o emissor e o receptor da mensagem há diversas barreiras organizacionais, tecnológicas e individuais.
Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas são falsas.
D) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe.
A atitude dessa gerente está correta?
A) Não, pois ela deveria incentivá-lo a estudar assuntos que de fato lhe interessem, mesmo não sendo relacionados ao trabalho atual.
B) Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes.
C) Sim, pois a atitude da gerente acabará por influenciar os outros funcionários a ter uma atitude mais compreensiva em relação a ele.
D) Sim, pois ela conseguirá ao longo do tempo adquirir a confiança do funcionário e mudar seu comportamento.
E) Sim, pois, se ela premiasse o comportamento indesejado, Gabriel acabaria por entender seus erros e mudaria o seu comportamento.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
A família Souza, proprietária da tradicional fábrica de meias Pé Quente, resolveu afastar-se da administração da empresa e passá-la para as mãos de profissionais do mercado. Contratou a tecnóloga em recursos humanos Júlia para fazer tal transição. Júlia, considerando o cenário atual que exige mudanças, apoio dos funcionários, crescimento contínuo e comprometimento para atingir as novas metas, adotou uma liderança transformacional.
Conclui-se, com base nesse caso, que um líder transformacional
A) ajusta seu comportamento de modo a complementar as contingências situacionais encontradas no ambiente de trabalho.
B) amplia e eleva os interesses de seus liderados, quando gera a conscientização e a aceitação dos propósitos e da missão do grupo.
C) consegue um desempenho de rotina de comum acordo entre o próprio líder e os liderados.
D) observa os desvios de regras e de padrões predeterminados e toma as medidas corretivas.
E) rejeita a imaginação e a inventividade para solucionar problemas organizacionais e grupais.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
A Cia. Norueguesa Viking de Navegação nomeou Eric para trabalhar na filial brasileira. Sua função principal era tornar a cultura organizacional da filial brasileira idêntica à da matriz, mantendo o clima organizacional favorável.
Isso não foi uma tarefa fácil para Eric, considerando que
A) a existência de várias subculturas em uma única cultura organizacional impede a manutenção de um bom clima organizacional.
B) as culturas proporcionam continuidade e estabilidade aos membros da organização, facilitando a satisfação e a motivação para com o trabalho.
C) as culturas são tão espontâneas e ocultas que não podem ser diagnosticadas ou intencionalmente alteradas.
D) o clima organizacional se origina das maneiras informais de proceder, enraíza-se nas atitudes de seus membros e torna-se irreversível.
E) para entender a cultura e o clima de uma organização é necessária uma experiência pessoal tão profunda que, em muitos casos, inviabiliza sua administração.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
A Auto-Viação Orquídea, frente às diversas reivindicações trabalhistas de seus funcionários, indicou Pedro para representá-la junto ao sindicato de classe. Por sua inexperiência com as políticas de relações trabalhistas, e pelo pouco tempo na empresa, ele aceitou todas as reivindicações dos trabalhadores, de modo fácil e rápido, sem discussões. A atitude de Pedro caracteriza um tipo de política
A) autocrática.
B) culturalista.
C) de reciprocidade.
D) participativa.
E) paternalista.
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