Prova de Turismo ENADE 2009 com Gabarito
Prova de Turismo ENADE 2009 com Gabarito
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2009 - QUESTÃO 11
O Planejamento é um processo utilizado na gestão dos destinos e empreendimentos turísticos, apoiando-se na percepção do panorama atual em que o destino se encontra e nos possíveis cenários futuros.
Na tentativa de maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos, surge o planejamento baseado na sustentabilidade, o qual se apoia na dinamização
A)da demanda turística, na equidade de valores e na preservação cultural.
B) da economia local, na equidade social e na prudência ecológica.
C)da equidade jurídica, na social e na preservação cultural.
D) da oferta turística, na equidade jurídica e na prudência urbanística.
E) do fluxo turístico, na equidade de valores e na prudência urbanística.
ENADE 2009 - QUESTÃO 12
O turismo, sob a perspectiva econômica, é capaz de mobilizar diversos setores produtivos, envolvendo a prestação de serviços por gama variada de organizações e de categorias profissionais. Considerando-se essas informações, qual desses setores NÃO se relaciona diretamente com o turismo e NÃO se encontra no primeiro nível de sua cadeia produtiva?
A) Eventos.
B) Gastronomia.
C) Hoteleiro.
D) Saúde.
E) Transportes.
ENADE 2009 - QUESTÃO 13
Considerando-se esse trecho, é CORRETO afirmar que o período nele registrado foi caracterizado pela
A) ampliação da demanda nos empreendimentos turísticos consolidados.
B) estabilização da demanda em razão das oportunidades geradas pela crise.
C) homogeneização da demanda e dos mercados a partir da crise.
D) manutenção da demanda turística em razão da estabilidade monetária.
E) retração na demanda turística, sobretudo na Europa e nas Américas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 14
O planejamento turístico é um processo que busca ordenar as ações do homem no território. Ele visa direcionar a construção de equipamentos e facilidades de forma adequada e participativa, de modo a otimizar os recursos investidos e potencializar a atratividade turística.
Considerando-se o processo de planejamento com adoção de estratégias participativas para o desenvolvimento de um destino turístico, é CORRETO afirmar que
A) a gestão turística de qualidade dispensa a mobilização, a sensibilização e a articulação do autóctone.
B) a inclusão do autóctone garante, por si só, um turismo equilibrado e sustentável
C) a participação da comunidade dificulta a definição da tipologia turística a ser desenvolvida em uma localidade.
D) o envolvimento da comunidade local possibilita a identificação de prioridades, bem como viabiliza a execução das ações propostas.
E) o planejamento participativo exige o pleno desenvolvimento de empresas e de indústrias na comunidade local.
ENADE 2009 - QUESTÃO 15
Alguns princípios são fundamentais para o desenvolvimento do turismo com base na sustentabilidade, todos focados de modo direto ou indireto na melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora, pois se torna difícil desenvolver o turismo em uma localidade sem que a comunidade esteja de acordo ou integrada ao processo.
Entre as atitudes necessárias para um turismo sustentável, deve-se
I. usar os recursos com sustentabilidade: a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, sociais e culturais são cruciais e faz sentido mantê-los para o futuro da atividade.
II. reduzir o excesso de consumo e o desperdício: essas ações evitam os custos de restabelecer, em longo prazo, danos ambientais, bem como contribuem para a qualidade do turismo.
III. reduzir a diversidade: a manutenção e a promoção da diversidade natural, social e cultural são dispensáveis para o turismo sustentável duradouro.
IV. integrar o turismo ao planejamento: o turismo, integrado numa estrutura de planejamento estratégico nacional e local, empreende políticas ambientais que estabelecem relação de usufruto com a preservação do meio.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e IV.
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 16
Leia as seguintes afirmativas
O crescimento dos investimentos no segmento de hotéis econômicos no Brasil ocorre pelo fato de o país apresentar carências e oportunidades no setor, uma vez que o modelo de gestão desse tipo de negócio é facilmente desenvolvido e atende às necessidades e desejos da demanda.
PORQUE
Este modelo de gestão hoteleira apresenta um posicionamento claro, com uma estrutura operacional enxuta, capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade, porém com custos tanto operacionais quanto de consumo reduzidos.
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas.
D) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 17
Uma agência de viagens, com presença no mercado há mais de dez anos, apresentou expressiva redução em sua receita no último ano, o que compromete a viabilidade do negócio. Esse declínio motivou a contratação de um especialista em gestão turística. Após diagnóstico, o gestor contratado identificou, principalmente:
* ausência de objetivos corporativos e de metas de produtividade de curto, médio e longo prazos;
* ações de marketing deficitárias;
* baixa qualificação dos funcionários e inexistência de incentivos à qualificação.
O gestor do turismo, com vistas a retomar o crescimento global e integrado dessa agência, deverá
A) considerar a influência das questões ambientais e culturais.
B) criar estratégias de marketing, para motivar os funcionários.
C) estabelecer política de qualificação, para captar novo quadro funcional.
D) implementar planejamento estratégico que atue nas questões identificadas, projetando a empresa para o futuro.
E) investir na modernização tecnológica e dispensar o gerente administrativo-financeiro.
ENADE 2009 - QUESTÃO 18
O setor hoteleiro integra um conjunto de bens de serviços com características próprias de organização. Sua finalidade principal é fornecer serviços de hospedagem, de alimentação, de segurança e outros, agregados às atividades do bem receber.
Nesse contexto, conclui-se que praticar hospitalidade de excelência exige
A) a desconsideração da oferta de hospedagem como uma ação do bem-estar e da troca de serviços.
B) a manutenção da atitude ética profissional restrita ao contexto do empreendimento.
C) a prestação de serviços aos hóspedes, atendendo ao Código de Ética do turismólogo.
D) a valorização do empreendimento, restringindo-o às relações de troca de serviços.
E) o atendimento profissional adequado, visando ao bom acolhimento do hóspede.
ENADE 2009 - QUESTÃO 20
O ordenamento do turismo no território e nas organizações orienta-se pelas diretrizes políticas e pelas normas da legislação geral e específica.
Considerando essas informações, qual afirmativa está dissonante das orientações legais existentes?
A) A Lei de Crimes Ambientais dispõe sobre as penalidades advindas de atividades lesivas ao meio ambiental, em que os crimes são graduados e as penas adequadas a uma infração definida,
B) A Lei Geral do Turismo dispõe sobre a regulamentação da profissão, das exigências de novos requisitos de qualificação relacionados à capacidade e ao desempenho do profissional do turismo.
C) O Código de Ética do Bacharel em Turismo integra um conjunto de orientações destinadas a estimular a reflexão do profissional acerca da conduta adequada, no cotidiano de sua atividade laboral.
D) O Guia do Turismo valida o exercício da profissão de guia, exige o seu cadastramento e a classifica em Regional, Especializado, Nacional ou Internacional
E) O Plano Nacional de Turismo 2007/2010 traduz um trabalho integrado de cooperação e participação entre diversos setores do governo, da iniciativa privada, do terceiro setor e de instituições do CNT.
ENADE 2009 - QUESTÃO 21
O marketing turístico implica processos que fazem uso de técnicas estatísticas, econômicas, sociais e psicológicas empregadas no estudo e na compreensão da evolução de diversos mercados. Esse processo permite o estabelecimento de estratégias competitivas.
Considerando-se essas informações, o profissional da área do turismo, ao elaborar um plano de marketing, deve
A) desenvolver estratégia baseada na aplicação de reduzido número de técnicas, com vistas a simplificar tanto a etapa de planejamento quanto a de execução.
B) elaborar estratégias para os quatro Ps, com o objetivo de inviabilizar a agregação de valores econômicos e sociais.
C) estabelecer produtos em resposta à reduzida demanda, em mercados saturados, caracterizados pela alta concentração da oferta e pela elevada concorrência.
D) projetar produtos idênticos aos dos concorrentes e mantê-los desarticulados do planejamento dos destinos turísticos.
E) promover estratégias de forma diferenciada e integrada ao planejamento dos destinos, incorporando preocupações ambientais.
ENADE 2009 - QUESTÃO 22
Leia esta imagem turística:
A partir da análise da oferta turística retratada nessa imagem, o operador de turismo deve
I. possibilitar a observação da fauna e da flora para um grande número de turistas.
II. praticar a atividade de ecoturismo em pequena escala.
III. promover a integração do turista com o ambiente visitado.
IV. realizar estudos de capacidade de carga ambiental e social.
V. fomentar as restrições das relações de valor de troca entre comunidade local e o turista.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e V.
D) III, IV e V.
E) II, III e IV.
ENADE 2009 - QUESTÃO 23
Leia o diagrama, que mostra ser o usufruto dos recursos naturais suporte para as atividades de turismo praticadas na natureza:
Com base na leitura, focando-se no planejamento ambiental, é CORRETO afirmar que
A) a reintrodução de parte da receita no processo administrativo desconsidera a importância da manutenção dos recursos naturais, mas valoriza o incremento de valores econômicos totais.
B) o escape de divisas é uma variável imbricada no processo de planejamento representado no diagrama, ao se abordar a relação entre espaço e usufruto dos recursos naturais.
C) o planejamento ambiental e o seu processo de gestão organizacional são aplicados para otimizar o desenvolvimento socioeconômico, gerar oportunidades de trabalho e mitigar possíveis impactos na natureza.
D) o planejamento ambiental minimiza a possibilidade de continuidade das atividades turísticas praticadas na natureza, quando parte dos lucros são reinvestidos
E) os empreendimentos que usufruem de recursos naturais em suas atividades locais desconsideram a necessidade do incremento de valores no planejamento de programas direcionados ao ambiente.
ENADE 2009 - QUESTÃO 24
Na atualidade, o Setor de Viagens e Turismo encontra-se em constante evolução, passando por um processo de mudanças em suas técnicas e serviços, em função das novas tendências que vigoram nos setores de alimentação, eventos, agenciamento e hoteleiro, fruto das necessidades e das exigências dos consumidores, bem como das diferentes motivações das viagens.
PORQUE
A utilização, em larga escala, dos recursos e das facilidades tecnológicas, especialmente as relacionadas com a tecnologia da informação e com o marketing de relacionamento como estratégia de captar e fidelizar público intensificam a diversificação do produto turístico e a segmentação de novos mercados.
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas.
D) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 25
A cadeia produtiva da atividade turística depende do sistema de distribuição e da logística na operacionalização e concretização dos serviços.
Considerando-se essas informações, leia as afirmativas:
I. A ampliação e a melhoria da infraestrutura turística estimulam a demanda por viagens e aumentam a competitividade no setor hoteleiro e de transportes.
II. A redução de retrabalhos e de desperdícios e a modernização dos processos surgem como oportunidades de minimizar custos e de melhorar a qualidade do serviço prestado.
III. O emprego de sistema de informação é essencial na montagem e na gestão do banco de dados da oferta, tendo em vista sua capacidade de otimizar as atividades do setor.
IV. Profissionais do setor de serviços, com formação e capacitação técnica no planejamento logístico, estimulam a difusão e a troca de experiências entre diferentes organizações atuantes no setor, por meio da aplicação de conceitos relativos à cadeia de suprimento.
V. Sem logística adequada, é remota a possibilidade de algum setor da economia apresentar desempenho satisfatório.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I, II, IV e V.
B) II, III, IV e V.
C) I, III e V.
D) I, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.
ENADE 2009 - QUESTÃO 26
O processo de planejamento de um destino turístico deve iniciar-se com o marketing turístico, pois, antes de resolver um problema, é necessário também identificar as características da promoção do produto. Para definir um plano de marketing de uma destinação turística, é necessária a participação de todos os empresários, a fim de compartilhar benefícios e responsabilidades.
PORQUE
É necessário reconhecer o fato de que os destinos também são interpretados de maneira subjetiva pelos consumidores, dependendo da sua bagagem cultural, motivo de viagem, nível educacional e experiências passadas.
Desse modo, para se alcançar a preferência dos turistas, no momento da decisão de sua próxima viagem, os destinos precisam se reinventar e se estruturar como produtos turísticos, de maneira a exaltar seus principais atributos e direcionar os seus esforços na busca do cliente ideal, ou seja, deve-se trabalhar os conceitos de superespecialização da oferta e super segmentação da demanda.
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
B)a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmativas são falsas.
D)as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
E) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
ENADE 2009 - QUESTÃO 27
A Tecnologia da Informação (TI) alterou o cenário atual, obrigando as agências de viagens a mudar a forma de trabalhar, adotando velocidade muito maior daquela a que estavam acostumadas.
Como empresas intermediadoras, as agências de viagens atuam simultaneamente como compradores e vendedores no mercado turístico.
Na parte administrativa, a tecnologia da informação é empregada na automação dos processos operativos, administrativos e gerenciais.
As soluções tecnológicas à disposição das agências de viagens estão reunidas funcionalmente nestes cinco agrupamentos:
I. Front-Office e CRM
II. Back-Office
III. Gestão integral e ERP
IV. Comércio Eletrônico
V. Marketing Eletrônico
Considerando-se esses agrupamentos, relacione-os às suas respectivas funções e aplicações:
( ) Analisa o mercado e promove os produtos de forma eletrônica
( ) Contempla atividades relacionadas com atenção aos clientes e identifica suas necessidades individuais,
( ) Automatiza os processos administrativos das agências e atende às necessidades de produção de relatórios financeiros com fornecedores.
( ) Promove e vende, em formato eletrônico, produtos e serviços turísticos.
( ) Gerencia, de forma integrada, as informações de clientes, os fornecedores, as atividades financeiras, a contabilidade, o RH e o marketing.
A sequência CORRETA dessa relação é:
A) I, II, IV, III e V.
B) IV, III, V, I e II.
C) III, V, IV, II e I.
D) II, V, II, IV e I.
E) V, I, II, IV e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 28
Leia o trecho:
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
A) a proteção do patrimônio é alcançada quando o MTUR conclui o processo de tombamento e de registro dos bens Materiais e imateriais.
B) a relação entre turismo e patrimônio se revela pouco significativa no mundo contemporâneo, uma vez que são raras as ações conservacionistas empreendidas pelas iniciativas privada e pública.
C) o Brasil, apesar de possuir diversificado patrimônio histórico-cultural, concentra, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro — IHGB, a responsabilidade pela preservação do patrimônio.
D) o patrimônio histórico-cultural, apesar de representar simbolicamente a memória de um povo, apresenta, no Brasil, reduzida atratividade turística.
E) o planejamento do turismo deve ser conduzido de modo articulado, participativo e integrado, com vistas a assegurar a preservação da memória e a identidade de grupos sociais para gerações futuras.
ENADE 2009 - QUESTÃO 29
O Ministério do Turismo, em 2009, contestou o resultado da pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, que apresenta o Brasil numa posição pouco satisfatória no cenário turístico mundial. Essa pesquisa investigou a relação estabelecida entre os índices de oferta e de demanda turística em 124 países. O próprio Ministério declarou ser necessário um estudo mais aprofundado da pesquisa, especialmente no que se refere aos critérios adotados, que são diferentes em cada país, o que pode comportar eventuais distorções.
Considerando-se essa pesquisa é CORRETO afirmar que ela
A) adotou técnicas que consideram as diferenças socioculturais em regiões diversificadas, como no caso do Brasil e dos Estados Unidos.
B) captou a atração de fluxos de viajantes por meio dos grandes portões de entrada, a exemplo do Rio de Janeiro e de Nova lorque.
C) considerou as proximidades entre os países e as facilidades de deslocamento em situações distintas, como a América Latina e a Europa.
D) demonstrou a incapacidade de se avaliar o movimento de turistas em função das distinções regionais de países extensos, como o Brasil e a China.
E) particularizou a identificação das diversas segmentações do movimento de viagens e turismo ao continente europeu.
ENADE 2009 - QUESTÃO 30
As políticas privadas e públicas do turismo buscam complementação, ao organizar destinos explorados de forma sustentável, insersiva e descentralizada.
Considerando-se esse contexto, assinale a alternativa que apresenta ação INCORRETA das políticas privadas e públicas para incrementar o setor.
A) Ampliação do mercado de trabalho com a qualificação e profissionalização da mão-de-obra
B) Centralização das decisões estratégicas no MTur, no Fórum Nacional de Secretários e nos Dirigentes Estaduais de Turismo.
C) Cadastramento, controle e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos do país, sob a responsabilidade do MTur.
D) Organização de produtos turísticos de qualidade para atender ao crescimento da demanda.
E) Participação da iniciativa privada na estruturação de destinos para oferecer facilidades aos turistas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 31
Atualmente, percebe-se um grande interesse dos gestores públicos e privados em relação ao comportamento do turista, em especial as suas expectativas, motivações e necessidades de lazer. Esse comportamento é também caracterizado pela relação anfitrião e hóspede.
Considera-se como desafio para esses gestores oferecer experiências motivacionais em que é determinante
A) a busca por áreas isoladas, por atividades de risco e por provas de resistência.
B) o relaxamento e a tranquilidade em destinos próximos aos locais onde residem.
C) a breve escapada e a aceitação de um produto que não seja o ideal, mas de baixo custo.
D) o alojamento alternativo em destinações de difícil acesso durante as férias tradicionais.
E) o destino onde turistas e população local interagem e vivenciam tradições típicas da região.
ENADE 2009 - QUESTÃO 32
Leia este trecho:
Considerando-se essas informações, qual alternativa apresenta a combinação de segmentos emergentes do turismo?
A) Turismo de Esportes, Ecoturismo, Turismo de Negócios.
B) Turismo de Intercâmbio, Turismo Religioso, Turismo de Compras.
C) Turismo de Sol e Praia, Turismo de Saúde, Turismo de Eventos.
D) Turismo Espacial, Turismo Enogastronômico, Tanaturismo.
E) Turismo Náutico, Turismo Rural, Turismo de Pesca.
ENADE 2009 - QUESTÃO 33
Leia as afirmativas, que tratam da segmentação do mercado turístico:
I. A segmentação do mercado turístico agrega, do ponto de vista do território, os recursos nele existentes, o que acaba por atrair determinadas demandas.
II. A segmentação de mercado é capaz de criar e estabelecer ajustes em produtos, bem como viabilizar uma comunicação eficiente com os consumidores-alvo, transformando recursos em oferta.
III. O estabelecimento de estratégias de segmentação se dá a partir do entendimento do comportamento dos consumidores, tornando-se referência para a tomada de decisão.
A partir dessa leitura, é CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I, II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 34
A revolução tecnológica reduziu as distâncias físicas, desestruturou o tempo e o espaço, alteranado o contexto das ocorrências do turismo e de suas repercussões sociais, culturais, econômicas, políticas, ambientais e comerciais. Essa revolução, no contexto de uma economia globalizada, tem motivado a revisão das bases teóricas utilizadas para o planejamento do turismo no território e na gestão de negócios de turismo e lazer.
Considerando-se essas informações, assinale a alternativa que apresenta a atual tendência do planejamento da oferta de turismo e lazer.
A) Fomentar a formação de clusters turísticos e de lazer, com o objetivo de criar ambientes competitivos e empreendimentos corporativistas.
B) Implementar redes de distribuição de produtos turísticos, em pontos distintos do território, com características heterogêneas.
C)Inibir o processo de transformação de agrupamentos locais em objeto prioritário das políticas de desenvolvimento turístico.
D) Organizar o turismo e lazer em tomo de arranjos produtivos locais, concentrando
esforços mercadológicos, orientando investimentos e ordenando a oferta turística.
E) Planejar os processos de distribuição e de consumo de forma inovadora, atendendo às práticas sociais características da sociedade pós-moderna.
ENADE 2009 - QUESTÃO 35
Leia estas afirmativas, que abordam a relação entre turismo e espaço:
I. O espaço turístico pode ser estudado e compreendido a partir da perspectiva de geração de fluxos, Ou Seja, área emissora, área de deslocamento e área receptora.
II. O espaço turístico é formado pelas relações estabelecidas entre oferta turística, demanda, serviços, infraestrutura, transportes, poder de decisão e de informação, sistemas de promoção e de comercialização, sendo a tecnologia um elemento facilitador dessas relações.
III. O espaço turístico representa a distribuição territorial dos atrativos, os quais, por sua vez, constituem a matéria-prima do turismo.
A partir dessa leitura, é CORRETO somente o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I, II e III.
ENADE 2009 - QUESTÃO 36
Em 1991, no Japão, foi proposto um empreendimento turístico inovador, o “hotel cápsula”, descrito pela imprensa do seguinte modo:
Tal equipamento representa um exemplo adaptado à necessidade mercadológica e de espaço.
No caso do Brasil, por ser ele um país de dimensões continentais, a realidade apresenta-se distinta daquela verificada no Japão.
PORQUE
A tendência, no Brasil, é exatamente o outro extremo do espectro. À preocupação com a qualidade, os investimentos em estrutura de lazer, a inovação de serviço, o compromisso com o charme e a preservação ambiental conduzem a um mercado que busca atender a uma oferta diferenciada. Surgem desde hotéis econômicos, que se espalham pelo interior, até aqueles associados ao mercado mundial de alto luxo, em que a grife conta cada vez mais.
A partir da leitura dessas afirmativas, é CORRETO afirmar que
A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
B) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa
D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmativas são falsas.
ENADE 2009 - QUESTÃO 37
Com relação aos estudos de viabilidade socioeconômica de projetos de Meios de Hospedagem Turística (MHT) sustentáveis, é CORRETO afirmar que
A) a concorrência compreende, também, os espaços para a realização de eventos e o número de prestadores de serviço, como as agências de viagem e as locadoras de veículos.
B) os valores absolutos do investimento devem ser analisados juntamente com alguns itens específicos, exceto o terreno, visto que a localização não incide na variação do valor final.
C) os investimentos com os Equipamentos e com Assessórios do MHT devem corresponder a 95% do valor total das despesas com a construção da edificação.
D) o investimento total abrange várias etapas da implantação do MHT entre elas, as despesas pre operacionais, referentes à organização e a sua abertura, e os projetos técnicos ambientais.
E) o valor da diária média projetada para o empreendimento deve corresponder ao retorno do investimento em um prazo inferior a dez meses, para garantir a viabilidade do empreendimento.
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