Prova CEFET-MG 2005 (Técnico Concomitância) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA As questões de (01) a (06) referem-se ao texto seguinte: Bruta ...
Prova CEFET-MG 2005 (Técnico Concomitância) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA
As questões de (01) a (06) referem-se ao texto seguinte:
Bruta flor do querer
Quando era menino, o pintor mexicano Diego Rivera
entrou numa loja, numa daquelas antigas lojas cheias de
mágicas e surpresas, um lugar encantado para qualquer criança. Parado diante do balcão e tendo na mão apenas alguns centavos, ele examinou todo o universo contido na loja
e começou a gritar, desesperado: “O que é que eu quero ???”.
Quem nos conta isso é Frida Kahlo, sua companheira por mais de 20 anos. Ela escreveu que a indecisão de Diego Rivera o acompanhou a vida toda. Ao ler isso, me perguntei: quem de nós sabe exatamente o que quer?
A gente sabe o que não quer: não queremos monotonia, não queremos nos endividar, não queremos perder tempo com pessoas mesquinhas, não queremos passar em branco pela vida. Mas a pergunta inicial continua sem resposta: o que a gente quer, o que iremos escolher entre tantas coisas
interessantes que nos oferece esta loja chamada Futuro?
Sério, a loja em que o pequeno Diego entrou chamava-se,
ironicamente, Futuro.
O que é que você quer? Múltiplas alternativas. Medicina. Arquitetura. Música. Homeopatia. Casar. Ficar solteiro. Escrever um livro. Fazer nada o dia inteiro. Ter dois filhos. Ter nenhum. Cruzar o Brasil de carro. Entrar para a política. Tempo para ler todos os livros do mundo. Conhecer a
Grécia. Morrer dormindo. Não morrer. Aprender chinês. Aprender a tocar bateria. Desaprender tudo o que aprendeu errado.
Acupuntura. Emagrecer. Ser famoso. Sumir.
O que você quer? Morar na praia. Filmar um curta. Arrumar os dentes. Abrir uma pousada. Recuperar a amizade com seu pai. Trocar de carro. Meditar. Aprender a cozinhar.
Largar o cigarro. Nunca mais sofrer por amor. Nunca mais.
O que você quer? Viver mais calmo. Acelerar. Trancar
a Faculdade. Cursar uma Faculdade. Alta na terapia. Melhorar
o humor. Um tênis novo. Engenharia Mecânica. Engenharia
Química. Um mundo justo. Cortar o cabelo. Alegrias. Chorar.
Abra a mão, menino, deixe eu ver quantos centavos
você tem aí. Olha, por esse preço, só uma caixinha vazia,
você vai ter que imaginar o que tem dentro.
Serve.
MEDEIROS, Marta . Montanha russa. Porto Alegre: LPM, 2003. p.199-200.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 01
A ideia expressa pelo título do texto é identificada na frase:
a) “Abra a mão, menino, deixe eu ver quantos centavos você tem aí”. (linha 35)
b) “Ao ler isso, me perguntei: quem de nós sabe exatamente o que quer?” (linha 9)
c) “... antigas lojas cheias de mágica e surpresas, um lugar encantado para qualquer criança.” (linha 2)
d) “Parado diante do balcão e tendo na mão apenas alguns centavos, ele examinou todo o universo contido na loja...”(linha 4)
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 02
Em relação às possibilidades de experiências de vida, o texto apresenta
a) amplitude de perspectivas.
b) pessimismo em face do futuro.
c) indignação devido à monotonia da vida.
d) imparcialidade diante da sociedade atual.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 03
A expressão “O que é que você quer?”, (linha 19), denota a (o)
a) interlocução da autora do texto com o leitor.
b) susto da vendedora devido ao desespero de Rivera.
c) desinteresse da autora mediante os desejos humanos.
d) apreensão da vendedora diante dos questionamentos dos clientes.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 04
A autora empregou as figuras de linguagem em todas as passagens abaixo, EXCETO em:
a) “...não queremos passar em branco pela vida.” (linha 13)
b) “ Tempo pra ler todos os livros do mundo.” (linha 23)
c) “Quando era menino, o pintor Diego Rivera entrou numa loja...” (linha 1)
d) “... tantas coisas interessantes que nos oferece esta loja chamada Futuro?” (linha 15)
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 05
“Abra a mão, menino, deixe eu ver quantos centavos você tem aí.” (linha 35)
A função da linguagem predominante, nesse trecho, é a
a) poética, pois a mensagem é colocada em realce.
b) referencial, porque o trecho está centrado no referente.
c) metalinguística, por explicar o conteúdo da mensagem.
d) conativa, uma vez que o receptor é posto em destaque.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 06
A relação de intertextualidade está corretamente determinada em
a) “O que é que eu quero ???” (linha 6) (EPÍGRAFE)
b) “Quem nos conta isso é Frida ...” (linha 7) (ALUSÃO)
c) “O que você quer? Morar na praia.” (linha 27) (METALINGUAGEM)
d) “Ela escreveu que a indecisão de Diego Rivera o acompanhou a vida toda.” (linha 8) (PARÓDIA)
As questões de (07) a (10) referem-se ao fragmento abaixo da música “O quereres”, de Caetano Veloso.
Onde queres revólver sou coqueiro, onde queres dinheiro sou paixão
Onde queres descanso sou desejo, e onde sou só desejo queres não
E onde não queres nada, nada falta, e onde voas bem alto eu sou o chão
E onde pisas no chão minha alma salta, e ganha liberdade na amplidão
Onde queres família sou maluco, e onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon sou Pernambuco, e onde queres eunuco, garanhão
E onde queres o sim e o não, talvez, onde vês eu não vislumbro razão
Onde queres o lobo eu sou irmão, e onde queres cowboy eu sou chinês
Ah, bruta flor do querer, ah, bruta, bruta flor...”
VELOSO,Caetano. Disponível em: <http: /www.letrasdemúsicas.com.br,visite!>
Acesso em: 4 mar. 2005.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 07
Um outro título adequado para o texto é:
a) O mundo dos sonhos.
b) Afirmações e contradições.
c) Compatibilidade de desejos.
d) O entusiasmo diante das opções de vida.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 08
Sobre a canção, afirmar-se:
I- A metonímia é exemplificada em “bruta flor do querer.”
II- A anáfora constitui um recurso estilístico empregado.
III- A elipse do verbo encontra-se em “onde queres romântico, burguês”.
IV- O pleonasmo ocorre em “onde voas bem alto eu sou o chão”.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 09
Referindo-se aos textos de Medeiros e Veloso, é INCORRETO afirmar que ambos
a) apresentam subjetividade e lirismo.
b) estabelecem uma relação intertextual.
c) pertencem a mesma espécie literária.
d) utilizam uma linguagem plurissignificativa.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 10
O texto de Veloso apresenta certa proximidade com o ideário barroco quanto à
a) valorização do modo de viver simples e natural.
b) consciência da efemeridade da vida e do carpe-diem.
c) presença da morbidez, um estado de enfraquecimento doentio.
d) oposição entre o modo de ser do eu-lírico e a expectativa do outro.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 11
Os termos sublinhados foram substituídos corretamente pelo pronome oblíquo em:
a) Querem a felicidade dos filhos. Querem-na.
b) Quero muito bem a meu pai. Quero-o muito bem.
c) Nós não queremos monotonia. Nós não lhe queremos.
d) A tia queria ao sobrinho como a seu próprio filho. A tia queria-o como a seu próprio filho.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 12
NÃO está de acordo com a norma padrão a colocação dos pronomes oblíquos em:
a) “Quem nos conta isso é Frida Kahlo ...”
b) “Ao ler isso, me perguntei: quem de nós..”
c) “... coisas interessantes que nos oferece esta loja...”
d) “...que a indecisão de Diego Rivera o acompanhou a vida toda.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 13
Pluralizou-se, corretamente, o período em:
a) Havia uma dúvida.
HAVIAM VÁRIAS DÚVIDAS.
b) Quando deixará de existir escolha?
QUANDO DEIXARÁ DE EXISTIR ESCOLHAS?
c) Faz um ano que Frida é sua companheira.
FAZEM VINTE ANOS QUE FRIDA É SUA COMPANHEIRA.
d) Não deve haver motivo de tantas surpresas.
NÃO DEVE HAVER MOTIVOS DE TANTAS SURPRESAS.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 14
Admite-se crase facultativa em:
a) Devolveu o dinheiro a sua amiga.
b) Não se referira a nenhuma das alternativas.
c) Chegou a conclusão de que trocaria o carro.
d) Viu-se frente a frente com o pintor mexicano.
A questão (15) refere-se ao trecho seguinte de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
“Os teus olhos espalham luz divina
a quem a luz do sol em vão se atreve;
papoula ou rosa delicada e fina
te cobre as faces que são cor da neve.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 15
Esses versos árcades
a) destoam da tradição da simplicidade da vida.
b) exprimem claramente o ideal do “fugere-urbem”.
c) apresentam aspecto descritivo com idealismo amoroso.
d) revelam preocupação sensualista típica do “carpe-diem”.
MATEMÁTICA
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 16
Nos conjuntos P = {0, 1, 2} e R = { (x, y) ∈ P x P / x + y < 3}, o número de elementos do conjunto R é igual a
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 17
Se x - y = -1 e x + y = 1, então a expressão é idêntica a
a) y (x - y)
b) 2y (x + y)
c) 2y (x - y)
d) y (x + y)
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 19
Sendo , o número será igual a
GABARITO.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 21
Seja a função f : R - R definida por o gráfico que melhor representa a função f, é
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 22
Dados os números reais x = 0,333..., z = 0,25, o valor da expressão
é igual a
a) -1
b) 0
c) 1
d) 2
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 23
O número , pertence ao intervalo
a) ] -4 , -3 [
b) [ -3 , -2 [
c) [ -2 , -1 ]
d) ] -1 , 0 ]
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 24
Um quadrado de área A está circunscrito a uma circunferência de centro O. Se inscrevermos outro quadrado a mesma circunferência, sua área será igual a
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 25
Na figura, o quadrilátero ABCD é retângulo e os pontos E e F dividem o lado AB em três partes iguais. A razão entre as áreas do triângulo CEF e do retângulo ABCD é
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 26
Uma mercadoria no valor de R$ 400,00 é vendida à vista ou em duas parcelas iguais de R$ 210,00, sendo uma no ato da compra e outra 30 dias depois. A taxa mensal de juros, na compra parcelada é, aproximadamente, igual a
a) 5%
b) 5,5%
c) 10%
d) 10,5%
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 27
Em uma competição esportiva, 34% dos atletas são moças e 1.650, rapazes. O total de participantes desse evento é de
a) 2200
b) 2300
c) 2400
d) 2500
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 28
Sendo A um ponto de coordenadas (2x + 4, 3x - 9) do quarto quadrante do plano cartesiano, é correto afirmar que x pertence ao intervalo real
a) -2 < x < 3
b) 2 < x < 3
c) -3 < x < 2
d) -3 < x < 2
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 29
Para que a função admita duas raízes reais e distintas, os valores reais de m estão definidos em
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 30
Duas pessoas A e B, numa rua plana, avistam o topo de um prédio sob ângulos de 600 e 300 , respectivamente, com a horizontal, coforme mostra a figura. Se a distância entre os observadores é de 40 m, então, a altura do prédio, em metros, é aproximadamente igual a
a) 34
b) 32
c) 30
d) 28
FÍSICA
Instrução geral
Consulte os dados abaixo, para resolver as questões, quando for necessário.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 31
Um jogador de tênis, ao acertar a bola com a raquete, devolve-a para o campo do adversário.
Sobre essa situação, é correto afirmar que de acordo com
a) a terceira Lei de Newton, a raquete adquire, em módulo, a mesma aceleração que a bola.
b) a primeira Lei de Newton, a bola teve o seu movimento alterado devido à força exercida pela raquete.
c) a primeira Lei de Newton, após o impacto com a raquete, a aceleração da bola é grande, porque a sua massa é pequena.
d) a segunda Lei de Newton, a força que a bola exerce sobre a raquete é igual, em módulo, à força que a raquete exerce sobre a bola.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 32
Uma esfera é lançada por uma força verticalmente para cima, exercida pelo dispositivo acoplado a um carrinho que se move sobre uma superfície plana e horizontal, com velocidade constante para a direita.
Para um observador no carrinho, sendo desprezível a resistência do ar, a figura que representa a trajetória da bolinha e o conjunto de forças que nela atua durante sua subida é:
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 33
O empuxo sobre um corpo mergulhado em um líquido é a força, vertical e para cima, que o líquido exerce sobre esse corpo e tem valor igual ao peso do volume de líquido deslocado. No sistema internacional de unidades, o empuxo é medido em
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 34
Um objeto de massa 0,50 kg é solto a partir do ponto A e desliza, sem atrito, até B conforme representado. Após esse ponto, em cada trecho BC, CD, DE, EF, a força de atrito realiza um trabalho de – 1,3 J.
O objeto pára no patamar
a) I
b) II
c) III
d) IV
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 35
Um automóvel parado em um sinal luminoso arranca com aceleração constante de em movimento retilíneo.
Após decorridos 3,0 segundos, a sua velocidade , em m/s, e a distância percorrida, em m, valem, respectivamente:
a) 3,0 e 3,0
b) 3,0 e 4,5
c) 3,0 e 9,0
d) 6,0 e 3,0
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 36
A figura abaixo mostra uma esfera que, após ser solta em A, desliza sem atrito ao longo das superfícies planas e retilíneas AB, BC e CD.
O gráfico V x t que melhor descreve como sua velocidade varia com o tempo é
BIOLOGIA
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 37
As hemáceas ou glóbulos vermelhos vivem, em média, apenas 120 dias no sangue circulante e, pertencem ao tecido
a) epitelial.
b) adiposo.
c) nervoso.
d) conjuntivo.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 38
Sobre uma organela citoplasmática presente em uma célula eucariota, afirma-se que:
I. são mais aparentes nos fagócitos;
II. decompõem substâncias supérfluas e estranhas;
III. aparecem como pequenos sacos citoplasmáticos envolvidos por membrana;
IV. servem para descartar fragmentos celulares na remodelação dos tecidos.
Pode-se concluir que se trata de
a) lisossomo.
b) ribossoma.
c) mitocôndria.
d) complexo de golgi.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 39
Cada célula do esperma humano possui uma estrutura longa em forma de chicote para a sua locomoção, denominada
a) cílios.
b) flagelo.
c) centríolo.
d) microtúbulo.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 40
O esquema abaixo se refere a um ciclo vital.
Os números I , II e III representam, respectivamente:
a) mitose, fecundação e meiose.
b) mitose, meiose e fecundação.
c) meiose, fecundação e mitose.
d) fecundação, mitose e meiose.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 41
Dentre os processos diretamente dependentes da água, encontra-se a fotossíntese. Nessa reação, a água tem como função
a) ser doadora de elétrons para a construção de moléculas orgânicas.
b) solubilizar o amido, necessário para a realização da fotossíntese.
c) dissipar o excesso de calor ao qual a planta fica exposta durante o dia.
d) ser doadora de átomos de carbono para a formação de moléculas orgânicas.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 42
Uma lesão na pele pode infeccionar, quando aparecem células de defesa que atravessam os capilares e caem no tecido conjuntivo, protegendo o organismo.
Os termos sublinhados referem-se, respectivamente, aos
a) trombócitos e fagocitose.
b) euritrócitos e pinocitose.
c) leucócitos e diapedese.
d) neutrófilos e clasmocitose.
QUÍMICA
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 43
Considere os seguintes sistemas:
I) nitrogênio + oxigênio.
II) 100 mL de álcool (C2H6O) em 1 litro de água.
III) 1 colher de açúcar (C12H22O11) em 1 litro de água.
IV) 3 cubos de gelo em solução aquosa de sal.
Sobre eles afirma-se corretamente que
a) I é heterogêneo, formado por substâncias simples.
b) II é heterogêneo, formado por substâncias compostas.
c) III é homogêneo, formado por 2 fases e 1 componente.
d) IV é heterogêneo, formado por 2 fases e 2 componentes.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 44
Uma mistura contendo água, gasolina, sal de cozinha e areia, foi separada de acordo com o esquema abaixo:
Os processos de fracionamento representados por I, II, e III são, respectivamente:
a) decantação, filtração e destilação.
b) filtração, decantação e destilação.
c) decantação, destilação e filtração.
d) filtração, centrifugação e decantação.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 45
Referindo-se à evolução dos modelos atômicos, é INCORRETO afirmar que
a) a energia de um elétron é quantizada, isto é, restrita a determinados valores, segundo Bohr.
b) as partículas alfa de carga positiva, sofrem desvios, porque são repelidas pelos elétrons, de acordo com Rutherford.
c) a formação dos materiais ocorre através de diferentes associações entre átomos iguais ou diferentes, conforme Dalton.
d) a descontinuidade dos espectros de absorção ou emissão de energia pelo átomo de hidrogênio evidencia a existência de níveis de energia
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 46
Certo elemento forma um cátion bivalente de configuração eletrônica Pode-se afirmar corretamente que seu
a) número atômico é igual a 42.
b) átomo neutro possui 42 elétrons.
c) átomo neutro possui 4 níveis de energia.
d) cátion trivalente é mais estável que o bivalente.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 47
Nos compostos iônicos, os íons se unem devido a forças de atração eletrostáticas. Esses arranjos de cátions e ânions fornecem grande estabilidade aos compostos e determinam suas principais propriedades. A respeito dos sólidos iônicos, é correto afirmar que
a) apresentam altos pontos de fusão e ebulição.
b) são bons condutores de eletricidade no estado sólido.
c) se transformam em compostos moleculares, quando fundidos.
d) se apresentam como líquidos ou gases na temperatura ambiente.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 48
O gás amoníaco (NH3) é uma substância incolor de cheiro sufocante, utilizado em processos de refrigeração. O gás carbônico (CO2), formado na combustão completa de materiais orgânicos, é utilizado em extintores de incêndio, dentre outras aplicações. Sobre as moléculas desses dois compostos, afirma-se corretamente que
a) CO2 é constituído por moléculas apolares.
b) NH3 é constituído por moléculas apolares.
c) NH3 reage com a água formando um ácido.
d) CO2 reage com a água formando uma base.
GEOGRAFIA
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 49
Sobre a globalização, NÃO é correto afirmar que
a) o atual momento da expansão capitalista é marcado pelo avanço dos meios de comunicação e de transportes.
b) a cooperação internacional entre governos se reduz, gradativamente, em função do crescente isolamento das nações.
c) as mudanças tecnológicas provocam o desaparecimento de determinadas profissões ligadas às áreas industriais e financeiras.
d) o novo processo de reestruturação das empresas aumentou a competitividade entre os países, distanciando os ricos dos pobres .
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 50
Referindo-se ao conflito Norte-Sul, é INCORRETO afirmar que
a) a fronteira entre esses dois mundos é o Equador, reforçando o caráter geográfico dessa regionalização.
b) a oposição “Norte x Sul”, de natureza essencialmente econômica, difere do extinto conflito Leste x Oeste, de natureza geopolítica.
c) as migrações em massa, se constituem em um fenômeno preocupante, por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas.
d) os governos de países em desenvolvimento têm se empenhado em tratados de cooperação, aumentando o poder de negociação nos organismos internacionais.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 51
“Os integrantes da União Européia decidiram também pela utilização de uma moeda única, o euro, que começou a circular nos países do bloco em 1º de janeiro de 2002. A partir desse momento a União Européia constitui uma união econômica e monetária, cujo controle cambial e monetário é exercido pelo Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha.”
(SENE Eustáquio & MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espaço
geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2005. p 225)
São países participantes do mercado do euro, mas NÃO adotam a moeda única:
a) França e Itália.
b) Espanha e Portugal.
c) Bélgica e Luxemburgo.
d) Grã-Bretanha e Dinamarca.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 52
Considere as características abaixo:
Elas referem-se a seguinte sub-região do Complexo Regional do Nordeste:
a) Agreste.
b) Meio-Norte.
c) Zona da Mata.
d) Região litorânea.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 53
O complexo regional da Amazônia
a) apresenta uma elevada densidade demográfica, por ter sido intensamente ocupado e explorado, a partir da década de 70.
b) beneficia-se do processo de desconcentração industrial em decorrência da infra-estrutura estabelecida pela Zona Franca de Manaus.
c) concentra a maior produção de energia, favorecendo o seu dinamismo industrial associado ao desenvolvimento de complexos agroindustriais.
d) tem as suas estratégias de ocupação relacionadas aos projetos militares voltados para a segurança nacional e para a identificação de minerais.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 54
O Centro-Sul do Brasil apresenta as maiores diversidades na organização do espaço geográfico. A área mais urbanizada e industrializada localiza-se numa faixa de terra que vai da Grande São Paulo até o Rio de Janeiro, incluindo a Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas e seus arredores.
Contribuíram para essa concentração os seguintes fatores:
I- maior concentração de capital;
II- presença de grandes reservas de carvão mineral;
III- amplo mercado consumidor;
IV- aproveitamento energético dos cursos de água;
V- expansão da agroindústria canavieira.
São verdadeiros apenas os itens:
a) I, III, IV
b) I, III, V
c) II, III, V
d) II, IV, V
HISTÓRIA
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 55
Sobre a República Velha, é correto afirmar que
a) o tenentismo se aliou ao coronelismo para combater os focos de rebelião que, alastrando-se pelo País, ameaçavam a estabilidade política do governo.
b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café geraram capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.
c) a eliminação do federalismo da Constituição Nacional foi determinante para que o governo federal pudesse controlar as pretensões autonomistas dos Estados.
d) o Convênio de Taubaté, reunindo representantes dos cafeicultores, estabeleceu o controle da produção de café, devido às limitações do mercado consumidor.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 56
Durante a Era Vargas (1930-1945), o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela (o)
a) expansão da indústria de bens de capital e pela retração dos bens intermediários através do planejamento da economia estatal.
b) aproveitamento mais intenso da capacidade produtiva existente, com transferência de capitais do setor agrícola para o industrial.
c) aumento da participação do Governo nos investimentos econômicos em setores estratégicos para o desenvolvimento nacional.
d) política de substituição de importações de bens de consumo, com o crescimento das indústrias alimentícias e as de equipamentos agrícolas.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 57
O governo Getúlio Vargas (1951-1954) foi marcado por medidas econômicas e políticas de longo alcance. Em relação a esse Governo, NÃO se pode afirmar que
a) travou forte oposição da imprensa, que lhe movia violentos ataques, sensibilizando setores das Forças Armadas.
b) estabeleceu a legislação que obrigava o pagamento do salário mínimo, bem como criou o sistema previdenciário no País.
c) criou a Petrobrás, estabelecendo o monopólio estatal do petróleo, mesmo com a forte oposição das multinacionais do setor.
d) enfrentou graves crises de abastecimento de produtos industrializados, devido ao enfraquecimento das relações comerciais com os Estados Unidos.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 58
Em relação ao Brasil, na primeira metade da década de 60, é correto afirmar que
a) o governo JK acelerou o desenvolvimento econômico, em particular, das indústrias de bens de capital e de bens de consumo duráveis.
b) a política reformista de Goulart, combatida pela esquerda, recebeu integral apoio dos grandes proprietários rurais, industriais, banqueiros e do capital norte americano.
c) o regime militar, implantado em 1964, consolidou as reformas de base propostas pelo governo Goulart, ampliando as liberdades políticas e civis constitucionais.
d) a crise da renúncia de Jânio Quadros foi contornada com a adoção do parlamentarismo que, para muitos, significou uma espécie de golpe a fim de reduzir os poderes de João Goulart.
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 59
O modelo de desenvolvimento implantado no Brasil, entre 1964 e 1984, fundamentou-se em
a) uma concentração da propriedade industrial articulada com o sistema bancário.
b) uma definição de prioridades, incentivando a expansão das atividades agrícolas.
c) uma política de crescimento econômico distributivo, através do incentivo à poupança do assalariado.
d) um equilíbrio adquirido na relação importação-exportação, garantindo uma balança favorável de pagamentos .
CEFET-MG 2005 - QUESTÃO 60
O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)
a) ampliou a presença financeira do Estado nos gastos com habitação, educação e programas de saúde pública.
b) foi marcado pelas privatizações das empresas estatais, visando à obtenção de capital suficiente para abater a dívida pública.
c) reduziu a presença do capital estrangeiro a investimentos em pontos localizados da indústria de base, sob rígido controle do setor público.
d) conseguiu diminuir parte significativa dos desequilíbrios econômicos regionais, por meio da implementação de programas agrários subsidiados pelo Estado.
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